You are on page 1of 7

Anais do 16o Conclave Odontolgico Internacional de Campinas ISSN 1678-1899 N.

115 Maro/Abril 2005

APARELHOS ORTODNTICOS REMOVVEIS E ORTOPDICOS FUNCIONAIS. DEMONSTRAO DE CONFECO AUTORES: JANISSE SILVA DE FARIA, VALERIA GASPAROTO F. DE FARIA Introduo Para tratar das ms ocluses podemos lanar mo de vrias tcnicas e filosofias. Existem a Ortodontia e Ortopedia Funcional dos Maxilares(OFM), tambm a Ortodontia mecnica que est dentro da disciplina da ortodontia. Dentro dessas filosofias existem vrias formas de se trabalhar. Na ortodontia temos os aparelhos fixos e os removveis (AOR), na ortopedia funcional dos maxilares temos os aparelhos ortopdicos funcionais (AOF). Os aparelhos empregados na clnica ortodntica so confeccionados por tcnicos de laboratrio. Estes aparelhos so confeccionados em ambiente laboratorial, longe da boca do paciente, portanto devem passar por um ajuste e adaptao na cavidade bucal, feita pelo ortodontista. O objetivo do trabalho feito no laboratrio o resultado clnico. Justamente por tal motivo necessrio um perfeito diagnstico e desenho do aparelho pretendido. Sua confeco rigorosamente correta, constitui um passo fundamental para uma perfeita adaptao clnica. Todas as filosofias e tcnicas visam o melhor tratamento para o paciente. So destinadas a manter o desenvolvimento normal da ocluso ou interferir no transcurso da desarmonia e restabelecer o curso normal do desenvolvimento dentofacial. Conceito dos aparelhos ortodnticos removveis(AOR) Os AOR so dento muco suportados. Na maioria dos aparelhos a base suporte tem a funo de ancoragem, suporte e reteno e em alguns como funo ativa. So dispositivos destinados a interferir nas ms ocluses. Em 1902, C.A. Hawley utilizou o aparelho palatal removvel com o objetivo de us-lo como conteno de dentes movimentados ortodonticamente (fig. 1). Ainda hoje, a placa de conteno de Hawley tem esse uso, mas muitas modificaes foram introduzidas para transform-la num aparelho ativo. As desarmonias do sistema estomatogntico podem se normalizar com o uso dos AOR, quando bem diagnosticados, tendo um bom conhecimento de suas pontencialidades mecnicas, controle de utilizaes e saber de suas limitaes. Portanto o profissional deve conhecer bem as matrias bsicas como a anatomia, histologia, neurofisiologia, alm de ter muita experincia clnica.

Fig. 1 Placa de Hawley Componentes dos aparelhos ortodnticos removveis Base suporte Parte retentiva Parte ativa

Os fios ortodnticos compem a parte retentiva e ativa dos Aparelhos ortodnticos removveis. (Fig. 2) Base Suporte Constitudos de resina acrlica que, alm de unir as vrias partes do aparelho, suportam os esforos liberados pela parte ativa e os grampos de reteno quando ativados.(Fig. 7) Parte retentiva composta por elementos que tem a funo de manter o aparelho na cavidade bucal.A reteno deve sobrepor as foras ativas do aparelho quando em ao (Fig. 2). Os elementos de reteno so: Grampos de reteno Arco vestibular Base acrlica

Anais do 16o Conclave Odontolgico Internacional de Campinas ISSN 1678-1899 N. 115 Maro/Abril 2005

Parte ativa Constituda por elementos que geram foras para movimentar os dentes. Que so: Molas e fios ortodnticos Parafusos Arco vestibular Elsticos

Fig. 2 Materiais para confeco de AOR Resina Acrlica As resinas so compostos orgnicos formados por um polmero de resina acrlico (p) e um monmero (lquido) fig. 3, que misturadas proporcionalmente polimeriza a resina e que vai formar a base suporte dos AOR e AOF (Aparerelhos Ortopdicos Funcionais) fig. 7. As resinas podem ser autopolimerizvel ou quimicamente ativadas ou ainda termicamente ativadas. Apesar das resinas acrlicas termicamente ativadas serem melhores, os AOR e AOF geralmente so confeccionados com resinas autopolimerizveis, por serem aparelhos temporrios.As resinas autopolimerizvel so porosas o que faz com que absorvam lquidos bucais que geram odores desagradveis ao se decomporem no seu interior. Alm de liberarem o monmero residual e o paciente reclama de um sabor desagradvel. Por outro lado s resinas termo polimerizveis requer um manuseio mais complexo e um tempo maior de trabalho na sua construo, o que no justifica. Para diminuir essa porosidade a polimerizao deve ser feita em gua sob presso. Utiliza-se um recipiente com gua sob 25 a 30 libras/pol de presso, entre 40 a 50C, durante 20 a 30 minutos. Ligas metlicas Ao inoxidvel constitui a liga metlica mais usada em ortodontia. Quase a totalidade do universo ortodntica constituda de ao inoxidvel. Ele usado para confeco de alicates, bandas, instrumentos, acessrios para colagem e soldagem, aparelhos intrabucais e extrabucais, fios ortodnticos para confeco de molas e arcos. Fios ortodnticos Constitui a parte ativa da ortodontia.Quando amarrados em acessrios ortodnticos liberam foras que permite a movimentao dos dentes dentro dos alvolos (tecido sseo). As caractersticas mecnicas de um fio ortodntico devem favorecer a movimentao dentria rpida e com um custo biolgico reduzido, isto , sem dor excessiva e sem danificar a crista ssea alveolar. Ele deve ser biocompatvel, ou seja, no deve provocar reabsoro alveolar. O ao usado em ortodontia o ao da srie 300, mais especificamente o ao 304, que tem na sua composio 18% de cromo, 8% de nquel e 2 %de carbono. O cromo (17% a 25%) evita a oxidao no meio bucal. O nquel (8% a 25%) aumenta a dureza e ajuda a evitar a oxidao pela ao dos alimentos e dos fluidos bucais. O ao inoxidvel tem vantagem que justificam sua permanncia no mercado de trabalho, seu custo reduzido em relao ao ouro, tambm a sua boa flexibilidade, a biocompatibilidade, o baixo atrito superficial devido alta polidez, a boa formabilidade e a possibilidade de confeco de todos os tipos de dobras, e tambm a soldagem. Na clnica ortodntica so usados fios de calibre mais fino, so os fios redondos, retangulares e quadrados.Tambm so usados na rotina do laboratrio os fios de ao redondo que so empregados na confeco de molas, arcos e grampos. Esses fios podem ser de diversos calibres: 0,6mm, 0,7mm, 0,8mm, 0,9mm ou 1,0mm e 1,2mm. De acordo com o tipo de aparelho que ser confeccionado podemos lanar mo da utilizao de diferentes calibres dos fios. Algumas indicaes para confeco de molas e grampos:

Anais do 16o Conclave Odontolgico Internacional de Campinas ISSN 1678-1899 N. 115 Maro/Abril 2005
Fio 0.6mm- Grampos em gota; conteno lingual fixa inferior e molas digitais. Fio 0,7mm- Grampos em gota; molas digitais; arco vestibular da placa de Hawley e grade palatina. Fio 0,8mm- Quadrihlice; bihelice e unihlice. Fio 0,9mm ou 1,0mm- Grampo em C; barra transpalatina; boto de nance; arco lingual de nance; quadrihlice; bihlice; unihlice.

Manuseio dos fios de ao inoxidvel muito importante que o profissional domine o fio desenvolva sua habilidade manual. Para isso preciso treino e disciplina. Para iniciar as dobras para confeco dos componentes dos AOR e AOF, necessrio que os fios estejam retos sem nenhuma marca ou irregularidades, pois podem provocar quebras e erro na construo das peas dos aparelhos. A figura 6 ilustra uma tcnica para retificao do fio de ao.

Empunhadura do alicate e do fio O alicate serve de suporte. O dedo polegar apia na parte superior do fio e os dedos indicador e mdio apiam-se na parte inferior, fazendo movimentos de presso contrria ao contorno. Alicates

Existe uma variedade de alicates ortodnticos, so instrumentais muito especializados que necessitam que sejam conhecidos para a prtica da ortodontia. Para a construo dos AOR e AOF so usados poucos tipos de alicates, mesmo porque o profissional desenvolve uma habilidade e criatividade.

Alicate 139 Utilizado para trabalhar com qualquer tipo de fio. Possui uma parte cnica e outra piramidal, que proporciona angulos vivos ou arredondados.

Alicate Dela Rosa- Utilizados para contorno de fios calibrosos em aparelhos como arco lingual de Nance, Barra transpalatina

Alicate Meia Cana- Utilizado para trabalhar com fios calibrosos. Possibilitando a confeco de algumas dobras.

Alicate de corte- Utilizado para a extremidade do fio cortar

Anais do 16o Conclave Odontolgico Internacional de Campinas ISSN 1678-1899 N. 115 Maro/Abril 2005
Aparelhos Ortodnticos Removveis Com os aparelhos ortodnticos removveis pode-se corrigir a posio individual de alguns dentes ou de um grupo de dentes ou de uma arcada completa, assim como normalizar uma m ocluso total visando restabelecer o funcionamento do sistema estomatogntico. Construo; Base Suporte Na maioria dos aparelhos a base suporte tem a funo de anconragem, suporte e reteno, em alguns casos desempenha papel ativo. Os AOR so dento muco-suportados, aproveita os dentes, palato e msculos como ancoragem. Limites da base suporte; Na maxila , limita-se, na regio posterior, distalmente ao primeiro ou segundos molares; anterior e lateralmente as faces palatinas de todos os dentes. No arco inferior obedece a profundidade do sulco lingual e deve ser mais espessa para evitar fraturas.

Fig.7 base suporte com suas limitaes Tipos de Aparelhos Ortodnticos Removveis: - Placa de Hawley; indicada para conteno aps movimentao com aparelhos fixos. Classe I com vestbulo verso de incisivos.

Placa de Expanso; indicada para descruzamento de mordida posterior uni ou bilateral

Placa com grade lingual; A placa superior pode ter agregada uma grade palatina de fio de ao. Esta serve para o tratamento das disfunes linguais, nos casos de mordida aberta anterior.

Anais do 16o Conclave Odontolgico Internacional de Campinas ISSN 1678-1899 N. 115 Maro/Abril 2005

Aparelhos Ortopdicos Funcionais

A ortopedia funcional dos maxilares, diagnostica, previne e trata os problemas de crescimento e desenvolvimento que afetam os arcos dentrios e suas bases.Visa restabelecer a harmonia do sistema neuromuscular, restabelecendo as funes normais bucais alteradas, utilizando foras naturais originrias do prprio funcionamento muscular. Os aparelhos ortopdicos funcionais so de atuao bimaxilar, soltos na boca, para exerccios e fisioterapia. Ela pode tratar com ou sem aparelho, e quando com aparelho necessrio um diagnstico especfico para as muitas possibilidades de pontos e/ou reas de contatos. Objetivo- remover interferncias indesejveis durante o crescimento e desenvolvimento fisiolgico, atuando diretamente no sistema neuromuscular que comanda o desenvolvimento sseo dos maxilares usual vai levar os dentes a ocuparem seus lugares funcionais e estticos. Atuando assim a mandbula ocupa novos reflexos posturais, outra dinmica o que produz uma harmonia para o sistema estomatogntico e que vai obter uma eficincia mastigatria, que conduz uma atitude saudvel para o sistema digestivo. Construo; Depois de efetuados o registro de mordidas, as mudanas de postura, comea-se a confeccionar os componentes do AOF, que so as molas e arcos. Molas Frontais- Peas pares, construdas com fio 0,8 mm dois cotovelos A e B construdos em planos diferentes e a curva C medindo aproximadamente 2 a 3mm entre os dois fios. Fronteiras; depende da ao desejada. Reteno; deve ser acentuada

Arco Vestibular-Pea nica, em fio 0,9mm. Fronteira e posio; Antes de chegar na distal do segundo pr-molar ou molar decduo. O espao entre a curva e o fio deve ter 3mm e deve estar no mesmo plano. Reteno; Deve haver 1cm de reteno sinuosa colocada em posio superior as molas frontais. (Ref.5)

Arcos Dorsais-Peas pares em fio 0,9 mm, chamado de conduo inferior Fronteiras e posio; segue reto da poro mais distal do ltimo dente inferior na direo dos colos. (Ref 5)

Anais do 16o Conclave Odontolgico Internacional de Campinas ISSN 1678-1899 N. 115 Maro/Abril 2005

Parafusos- Geralmente se localizam mais para frente e profundo possvel,entre pr-molares e molares decduos.

Base Acrlica- Limites da base suporte; Na maxila , limita-se, na regio posterior, distalmente ao primeiro ou segundos molares; anterior e lateralmente as faces palatinas de todos os dentes. No arco inferior obedece a profundidade do sulco lingual e deve ser mais espessa para evitar fraturas . Aparelhos de Planas; O professor Pedro Planas idealizou os AOF Planas. Pistas Indiretas Planas Simples (PIPS). Indicados para terminar casos

Pista Indireta Planas Composta (PIPC).So aparelhos com ao bimaxilar construdos com pistas indiretas sustentados por arcos dorsais unindo a parte superior a inferior, que funciona como reforo de manuteno de postura. Indicado quando a mudana de postura for muito grande.

Simes Network; Aparelhos idealizados pela Dra Wilma Alexandre Simes que utiliza uma cadeia de sistemas operando como uma unidade. Tambm para minimizar as dificuldades apresentadas por outros aparelhos em determinado perodo de crescimento. Eles podem ser: Bioplsticos- so mais rgidos- SN1 e SN7 Bioelsticos- SN2, SN3 e SN6

Simes Network 1; SN1 Usados para neutrocluso e distocluso e nunca para mesiocluso. Quando os incisivos no erupcionam o suficiente para colocar escudo e gravata de Bimler. Na poca de erupo dos segundos molares para colocao de acessrios para girar os mesmos.

Anais do 16o Conclave Odontolgico Internacional de Campinas ISSN 1678-1899 N. 115 Maro/Abril 2005

Simes Network 2; SN2 Estimula a mudana de postura da lngua, elevando a sua ponta e a levando para cima. Tambm indicado para quadrar a mandbula.

Simes Network 3; SN3 Biprotuso ou mordida aberta, principalmente quando h divergncia dos planos oclusais. Atua no desenvolvimento transversal, favorece o controle da regio anterior.

Referencias bibliogrficas 1.MAIA, F. A. Ortodontia Preventiva e Interceptadora- Manual Prtico, 1 edio,So Paulo, Santos, 2000. 2.CABRERA,C.A.G.et al Ortodontia Operacional,Curitiba, Interativas Ltda, 2000. 3.GROHMANN, U. Aparatologia em Ortodontia, Ortopedia Dentofacial e Ortopedia Funcional- Atlas Ilustrativo, So Paulo, Santos, 2003. 4 .PLANAS, P. Rehabilitacin Neuro-oclusal (RNO), 2 edio, Barcelona, Masson-Salvat, 1994. 5. SIMES, W. A. Ortopedia Funcional dos Maxilares-Atravs da Reabilitao Neuro-Oclusal-Volume 2, 3 edio, So Paulo, Artes Medina, 2003.

You might also like