You are on page 1of 18

Limeira/SP - Ano 4, n 12- De outubro dezembro de 2007

PSICODINMICA DAS CORES EM COMUNICAO1


Ana Karina Miranda de FREITAS (anak_tj@hotmail.com)

As cores sempre estiveram presentes desde o comeo da histria do homem. Elas faziam parte mais das necessidades psicolgicas do que das estticas, como por exemplo, na histria dos egpcios que sentiam na cor um profundo sentido psicolgico, tendo cada cor como um smbolo. Posteriormente nas artes, Vincent van Gogh2 conferiu s suas pinturas sensaes cromticas deslumbrantes, que traduzem intensas cargas emotivas e psicolgicas de seu autor. Mas, foi s no sculo XIX que houve um interesse maior em estudar cientificamente a cor, at mesmo com a participao de filsofos e escritores. As cores enfim, tm a capacidade de liberar um leque de possibilidades criativas na imaginao do homem, agindo no s sobre quem admirar a imagem, mas tambm sobre quem a produz. Sobre o observador que recebe a comunicao visual, a cor exerce trs aes: a de impressionar a retina, a de provocar uma reao e a de construir uma linguagem prpria comunicando uma idia, tendo valor de smbolo e capacidade. tamanha a expressividade das cores que ela se torna um transmissor de idias, to poderoso que ultrapassa fronteiras espaciais e temporais. No tem barreiras nacionais e sua mensagem pode ser compreendida at por analfabetos.

Influncia das cores nas artes


1

Artigo produzido no 8 Semestre de Publicidade e Propaganda- ISCA Faculdades, sob orientao do Prof. Renato Frigo 2 Vincent van Gogh (1853-1890), pintor holands nascido em Zundert.

Nas artes, o clima um grande influenciador na utilizao das cores. No Brasil, isso pode ser percebido atravs da arte do nordestino em contraste com a do sulista. Vivendo debaixo de um sol causticante, o artista nordestino sofre a influncia de um intenso cromatismo que se refletem luminosa e vibrantemente na sua obra, expondo as cores de uma forma apaixonante e pura. Em contrapartida o artista sulista que no sofre tal influncia, volta-se para as cores frias que expressam muito mais as reaes atravs da forma, impondose o racionalismo frio caracterstico do artista plstico paulista.

Influncia das cores na publicidade

Para que uma marca, um ttulo, ou uma informao, tenham legibilidade preciso que se anlise a cor de fundo deles para que haja um contraste. Do contrrio, tero a visibilidade prejudicada e dificilmente sero memorizados. Podemos dizer que o Sol o grande regente na orquestra das cores, visto que precisamos sempre dele para uma boa visualizao delas. claro que h um peso psicolgico na escolha dessa ou aquela cor, que definido pelo sistema neurofisiolgico de cada indivduo.

Teoria de Young-Helmholtz
Young3 procurou a existncia das trs cores primrias na constituio do homem, e no na natureza da luz como outros tericos fizeram. Segundo Young, a maioria dos fenmenos relacionados cor deve-se existncia de estmulos de excitao do olho humano, sensveis luz que reagem, respectivamente, ao azulvioleta, ao verde e ao vermelho-alaranjado.

Teoria de Hering
3

Hermann von Helmholtz, fisiologista e fsico alemo (1821-1894), conhecido por seus estudos sobre ressonncia acstica, acomodao visual, etc. Desenvolveu mais as teorias das cores de Young, e que ns chamamos de Teoria de Young-Helmholtz. Inventou o oftalmmetro e o telestereoscpio. Helmholtz autor do famoso Manual de ptica fisiolgica, que, apesar de ser do sculo passado, ainda uma obra bsica de estudo e consulta.

Hering4, defende a teoria da existncia de trs variedades de cones de dupla ao. Um dos grupos seria responsvel pela formao das luzes azul e amarela; outro pelas luzes verde e vermelha, e o terceiro seria excitado pelas luzes preta e branca. Essa teoria expressa que, as cores verde, preta e azul refazem a substncia das clulas, porm essa mesma substncia destruda pelo branco, pelo vermelho e pelo amarelo.

Teoria de Ladd Franklin

Para Christine Ladd Franklin5, a viso da cor um processo de evoluo do homem primitivo, que s distinguia o branco, o preto e o cinza. Ocorreu uma evoluo e os bastonetes se transformaram em dois tipos distintos de cones, que podiam distinguir os demais tipos de cores.

SENSAES VISUAIS ACROMTICAS E CROMTICAS

As sensaes visuais que tm apenas a dimenso da luminosidade so chamadas de acromticas. Incluem-se todas as tonalidades entre o branco e o preto, quer dizer, o cinzaclaro, o cinza e o cinza-escuro, formando a chamada escala acromtica. J as sensaes visuais compostas por todas as cores do espectro solar, so denominadas cromticas. Podemos dizer que as cores quentes derivam do vermelho-alaranjado e as cores frias do azul-esverdeado.

PSICOLOGIA DAS CORES


4

Ewald Hering, fisiologista alemo (1834-1918). Trabalhou especialmente sobre a fisiologia do sentido da vista, da percepo do espao e das cores. 5 Christine Ladd Franklin, psicloga, realizou nos Estados Unidos vrios estudos sobre a evoluo da sensao da cor.

As cores quentes so estimulantes e produzem as sensaes de calor, proximidade, opacidade, secura e densidade. Em contraste, as cores frias parecem nos transmitir as sensaes de frias, leves, distantes, transparentes, midas, areas e acalmantes.

Fatores que influem nas escolhas das cores

Existem trs fatores que influenciam e determinam as escolhas de cores, so eles: psicolgicos, sociolgicos e fisiolgicos. Porm, a escolha de uma cor, algumas vezes se determina no por preferncias pessoais, mas pela utilizao que ela poder ter em funo de algo. A partir de hbitos sociais que se estabelecem durante toda uma vida, fixam-se reaes psicolgicas que norteiam tendncias individuais. Atribumos significados conotativos s sensaes visuais que temos, como por exemplo: Estou verde de fome. Ele est roxo de frio. Fiquei branca de susto. Atravs de experimentos feitos por Rorschach6, foi descoberto que caracteres alegres correspondem intuitivamente cor, enquanto as reaes de pessoas deprimidas correspondem forma. Pessoas sensveis, que se deixam influenciar, e que tm tendncia desorganizao e a oscilaes emocionais, so geralmente indivduos que tm preferncia pela cor. O temperamento frio, controlado e introspectivo, so caractersticas daqueles que reagem forma.

Os estudos de Bamz
6

Hermann Rorschach, Psicodiagnstico, Editora Paids, Buenos Aires, 1961.

O psiclogo Bamz7 defende o fator idade versus preferncia na manifestao de uma pessoa por determinada cor.

Vermelho: de 01 a 10 anos- idade da espontaneidade e da efervescncia; Laranja: de 10 a 20 anos- idade da aventura, excitao, imaginao;

Amarelo: de 20 a 30 anos- idade da arrogncia, fora, potncia; Verde: Azul: Lils: Roxo: de 30 a 40 anos- idade da diminuio do fogo juvenil; de 40 a 50 anos- idade da inteligncia e do pensamento; de 50 a 60 anos- idade da lei, do juzo, do misticismo; alm dos 60 anos- idade da benevolncia, do saber, da experincia.

Se fizermos uma anlise cientfica das preferncias, poderemos observar que o cristalino do olho humano vai gradativamente se tornando amarelo com o passar dos anos. Por exemplo, uma criana absorve 10% da luz azul, em contrapartida um idoso absorve cerca de 57%. Ao observarmos os adultos fazendo compras poderemos notar que os mais idosos do preferncia a produtos contidos em embalagens em que prevalece a cor azul.

Cor, memria e comunicao

Mesmo que a reao cor seja algo instintivo, no podemos negar as experincias que o homem vai acumulando em sua memria no decorrer de sua vida que o define e o faz agir de determinadas maneiras. Esta constatao algo fundamental para o trabalho do publicitrio.

Sensaes acromticas
7

J. Bamz, Arte y cincia del color, publicada em Barcelona pelas Ediciones de Arte.

Branco Associao material: neve, casamento, lrio, batismo, areia clara. Associao afetiva: limpeza, paz, pureza, alma, divindade, ordem, infncia. Branco vem do germnico blank (brilhante). o smbolo da luz, e no

considerada cor. No ocidente, o branco traduz a vida e o bem, em contrapartida para os orientais o branco traduz a morte, o fim ou o nada.

Preto renncia. Vem do latim niger (negro, escuro, preto). angustiante e expressivo Associao material: enterro, morto, sujeira, coisas escondidas. Associao afetiva: tristeza, desgraa, melancolia, angustia, dor, intriga,

Cinza Associao material: ratos, p, neblina, mquinas. Associao afetiva: velhice, sabedoria, passado, tristeza, aborrecimento. Cinza do latim cinicia (cinza) ou do germnico gris (gris, cinza);

Intermediria entre luz e sombra, o cinza no tem interferncia nas cores em geral.

Sensaes cromticas

Segue abaixo algumas sensaes cromticas: Vermelho Associao material: guerra, sangue, sol, mulher, feridas, perigo, fogo, rubi. Associao afetiva: fora, energia, paixo, vulgaridade, coragem, furor,

violncia, calor, ao, agressividade.

7 Do latim vermiculus [verme, inseto (a cochonilha)]. Desse verme extrada

uma substncia, o carmim, a qual chamamos de carmesim [do rabe: qirmezi (vermelho bem vivo)]. Essa cor simboliza encontro, aproximao.

Laranja (faz correspondncia ao vermelho moderado) solares. advertncia. Laranja tem origem do persa narang, por meio do rabe naranja. Simboliza o Associao afetiva: tentao, prazer, alegria, energia, senso de humor, Associao material: pr do sol, festa, laranja, luz, outono, aurora, raios

flamejar do fogo.

Amarelo Associao material: palha, luz, vero, calor de luz solar, flores grandes. Associao afetiva: alerta, cime, orgulho, egosmo, euforia, originalidade,

iluminao, idealismo. Vem do latim amaryllis. o smbolo da luz que irradia em todas as direes.

Verde mar, umidade. Associao afetiva: bem-estar, sade, paz, juventude, crena, coragem, Associao material: frescor, primavera, bosques, guas claras, folhagem,

firmeza, serenidade, natureza. Deriva do latim vidiris. o smbolo da harmonia da faixa que existe entre o

cu e o Sol. De paz repousante e reservada, favorece o desencadeamento de paixes.

Azul Associao material: frio, mar, cu, gelo, guas tranqilas, feminilidade.

8 Associao afetiva: verdade, afeto, paz, advertncia, serenidade, espao,

infinito, fidelidade, sentimento profundo. Tem origem no rabe e no persa lzrd, por lazaward (azul). Proporciona a

sensao do movimento para o infinito. Cu sem nuvens.

AS PESQUISAS E TESTES DE LSCHER

Lscher8, um dos maiores pesquisadores mundiais sobre cores, baseia seu processo psicolgico para o estudo do ser humano em um teste com sensaes cromticas e acromticas. So elas: azul, verde, vermelho, violeta, marrom, preto e cinza. Por meio de vrios testes chegou s seguintes concluses: O azul indicativo de plena calma; um indivduo que se encontra doente e que deseja recuperar-se rapidamente escolhe esta cor; mas o mesmo tambm se torna sensvel e tende a magoar-se; Pode-se concluir assim que doenas como a acne e o eczema, muitas vezes podem estar ligadas a relaes perturbadas que envolvem ternura, amor ou afeto ntimo, como a famlia, o casamento e o amor jovem. O azul-escuro representa amplitude e profundidade de sentimento; preferida pelos que tem excesso de peso; indicador de satisfao e contentamento, tradio e valores duradouros, perpetua o passado. Cor considerada por Lscher como infinito da eternidade. Azul + vermelho tem bom equilbrio entre si, pois o azul se equilibra e se harmoniza com a fora ativa do vermelho. O verde tem a preferncia de pessoas que possuem teimosia ou querem impressionar. O verde-azulado representa elasticidade de vontade; defensivo, passivo, imutvel, repressivo, autnomo. Seu contedo emocional o orgulho. Verde + vermelho revelam-se autnomos e auto-reguladores cansativos.

Max Lsher, o teste das cores de Lsher est tambm em sua edio em portugus, publicada pela Renes, do Rio de Janeiro. Psiclogo suo, consultor sobre cores no campo industrial e especificamente da Volkswagen, na Alemanha.

9 O vermelho revela uma vida intensa e liderana. impulso, avidez e fora de vontade, em oposio ao verde que elasticidade da vontade. O vermelho-alaranjado significa desejo, todas as formas de nsia e apetite insacivel. Seu contedo emocional o desejo e sua percepo sensorial o apetite. uma cor ativa. O violeta tenta unificar a impulsividade do vermelho com a delicadeza do azul. Busca, neste caso, identificao, podendo significar unio ntima ou ertica. Em geral pessoas imaturas emocional e mentalmente, bem como homossexuais tem preferncia por essa cor. O marrom faz com que o indivduo se sinta sensitivo, destitudo, sensual, no vendo perspectivas. Sua preferncia denota s vezes mal-estar e desconforto no indivduo. Induz a uma atitude negativa perante a vida, cor passivamente receptiva. O preto, assim como o cinza e o marrom, indicador, geralmente, de uma atitude negativa perante a vida. A preferncia por essa cor denota revolta do indivduo contra o destino, e ao insensata e precipitada. Obstinadamente ele quer renunciar a tudo. O cinza uma sensao acromtica que em termos de compensao parece querer dividir o mundo. Ele gosta de isolamento, e no quer envolvimento. A pesquisa de Lscher possibilita obter informaes psicolgicas precisas sobre um indivduo mediante as suas preferncias ou rejeies por determinadas cores.

Utilizao da cor

Ela tem como caracterstica marcante fixar os aspectos positivos da sociedade. Por seu poder de impacto, por seu contedo emocional e por sua expressividade de fcil assimilao, a cor anda lado a lado com a Publicidade contribuindo fortemente para a transmisso da mensagem idealizada. A cor tem o poder de captar rpida e emotivamente a ateno do comprador por isso, a perfeita adequao dela sua finalidade deve ser precisa. Do contrrio, poder anular o valor de qualquer veculo de comunicao por mais dispendioso que seja. Entre estes veculos podemos incluir a embalagem.

Anlise do mercado em funo da cor

10

A proposta de um produto s poder enfatizar uma determinada cor, depois de analisar a classe social e a faixa etria do pblico-alvo a ser atingido. Por isso, a Publicidade reflete as tendncias do momento, acentuando o clima desejado e proporcionando um ambiente que se adeque ou se antecipe ao desejo do consumidor. Seja como for, os psiclogos publicitrios definem uma variada gama de consumidores conforme segue: os sentimentais, em maior nmero, os volitivos, sempre prontos a satisfazerem seus desejos, os intelectuais, em menor nmero, que passam por um processo psicolgico de compra quer na anlise e relao entre posies de oferta e demanda, quer na vivncia da aspirao, ou melhor, na aplicao a relaes de posio. Mas, embora a Publicidade reflita as tendncias que a sociedade ir consumir, inegvel que o homem tem em sua essncia, uma necessidade constante de mudana. interessante observar que a cor sempre um fator decisivo na substituio de um objeto.

A embalagem

. A embalagem tem a mgica funo de dar um psiu ao comprador. Alm disso, deve fazer com que a compra seja renovada, impulsionando o consumidor a ficar fiel sua marca (posicionamento).9 A cor a primeira coisa que atinge a ateno do olhar do comprador. Por exemplo, quando substitumos o branco, o preto e o azul por cores vermelhas e laranjas num brinquedo de criana, a reao s vendas torna-se praticamente imediata. Podemos concluir assim, que a cor e a embalagem constituem a prpria embalagem. Geralmente, a cor que mais atrai o laranja seguido pelo vermelho. Especialmente nas embalagens de gneros alimentcios, essas cores tm grande eficincia. Podemos concluir ento, que a cor na embalagem tem atuao sobre a mente e a sensibilidade, estando ligadas diretamente s funes pticas, fisiolgicas e neurolgicas.

Do artigo Quando a magia das cores faz vender, publicado na revista Embalagem, ano I, n 3, 1974, editada por Armando Amorim Publicidade, Rio de Janeiro.

11 As cores bsicas so as que possuem maior fora, j as cores suaves provocam o efeito contrrio. Por esse motivo os designers de embalagem no costumam levar em conta os gostos pessoais, e sim os efeitos fisiolgicos e psicolgicos em reao cor. Portanto, as qualidades bsicas que a cor confere a embalagem so: visibilidade, impacto e atrao.

A cor na natureza e nas caractersticas do produto e da embalagem

importante sempre lembrar que se deve relacionar a cor da embalagem com o produto, independente de suas qualidades essenciais.

Gosto do consumidor, cor e embalagem do produto

Por meio da embalagem a cor dever identificar, portanto rapidamente o produto, refletir sua essncia e sua finalidade. A cor de uma embalagem de produto alimentcio deve estimular o paladar, fazendo com que o consumidor faa uma associao psicolgica no momento exato da compra. Ela pode ser sugestiva at mesmo com respeito fragrncia, como podemos ver de forma marcante com as embalagens de caf. As crianas tm uma tendncia pelas cores puras que pode ser facilmente notada. Complementando as informaes sobre o significado psicolgico das cores, a fim de fixar e estabelecer o gosto do consumidor e suas tendncias s cores aplicadas nas embalagens, segue algumas associaes:

caf: marrom-escuro com toque de vermelho ou laranja; iogurte: branco e azul; perfumes: roxo, amarelo-ouro e prateado;

12 remdios em geral: azul-claro, marrom, branco e vermelho, dependendo do

tipo medicinal, estimulante ou repousante. Mas o fator ainda mais importante de uma embalagem que ela deve conter um apelo emocional, pois no se vende uma mercadoria, vende-se um sonho de satisfazer um desejo, de preencher uma necessidade.

Visibilidade da cor na embalagem

A fim de chamar a ateno de um consumidor, em uma loja ou supermercado devemse considerar trs aspectos para a visualizao de um produto: 1. o ngulo de viso; 2. a clareza da apresentao; e 3. a capacidade de visualizao rpida.

A cor no tamanho da embalagem

Os tons pastel do embalagem a noo de que ela maior, j com as cores escuras acontece exatamente o contrrio, e as imagens parecem ser vistas menores do que realmente so.

Peso da cor na embalagem

A cor tambm pode ter influncia em relao ao peso de um produto. As embalagens escuras parecem mais pesadas, enquanto que as mais claras parecem mais leves.

A cor da embalagem em relao ao display

13

O impacto causado pela cor deve induzir o consumidor a distinguir e adquirir o produto, selecionando o que lhe interessa dentre vrios outros.

AS CORES APLICADAS CRIATIVIDADE PUBLICITRIA

Aplicaes em produtos alimentcios

Segue abaixo algumas aplicaes eficazes do uso de cores nas embalagens de alimentos: Laranja (no-amarelado), de grande apelao para o apetite; Prpura-clara: eficiente para vinhos e licores. Marrom e canela-clara: sensao de chocolate; Rosa: eficicaz para alimentos doces; entre outros.

Captulo II

EMBALAGEM

EMBALAGEM NO MUNDO ATUAL

A globalizao e o trnsito acelerado e ampliado de produtos e informao vm exigindo da embalagem maior desempenho e qualidade, pois as exigncias se tornaram maiores quanto proteo, conservao e transporte para a circulao internacional e intercontinental dos produtos.

14 Exigindo-se textos bilnge e trilnge, as embalagens tambm tiveram que respeitar as legislaes dos pases de destino do produto, por esses motivos o design e a apresentao visual necessrios competio no ponto-de-venda tambm tiveram seu papel valorizado. As empresas de embalagem tm se preocupado em oferecer solues que lhes permitam ampliar os horizontes de seus produtos internacionalmente, mas para isso precisaremos de melhores embalagens, que agreguem valor e melhorem a competitividade brasileira.

AS CORES DA LIDERANA

Atravs da apresentao de uma cor definida de forma plena como acontece com produtos como Sonho de Valsa, Maisena, Milka e o chocolate Diamante Negro, por exemplo, representa um grande argumento para a identificao do produto e um referencial definido de sua personalidade junto aos consumidores. Um melhor reconhecimento de um produto, muitas vezes definido pela cor como atributo de personalidade dele, a cor torna-se uma fora propulsora. Fbio Mestriner10 faz um pequeno estudo agrupando os produtos adquiridos numa nica visita ao supermercado de acordo com suas cores predominantes, uma vez que na maior parte dos produtos existem combinaes de cores que no resultam numa cor definida. Este estudo lhe chamou a ateno para um fato interessante: Os produtos lderes na maioria das categorias tm uma cor nitidamente definida. E ainda, nas categorias de alimentos e bebidas, num universo de 50 sub-categorias, metade dos lderes so vermelhos, a outra metade dividida em: 25% azuis, 15% amarelos e 10% outras cores. Apesar de no ser um estudo aprofundado, podemos chegar a duas importantes concluses: 1 Os produtos lderes em sua absoluta maioria tm uma cor claramente definida;

10

Fbio Mestriner designer, professor coordenador do Ncleo de Estudos da Embalagem da ESPM, cordenador do Comit de Estudos Estratgicos da ABRE - Associao Brasileira de Embalagem e autor do livro "Design de Embalagem - Curso Avanado".

15 2 Em alimentos e bebidas a cor predominante na liderana das vrias sub-categorias o vermelho com grande margem sobre os demais, enquanto que em higiene e limpeza o azul impera absoluto na liderana.

Captulo III

COMPORTAMENTO INFANTIL

AGORA, A DECISO DAS CRIANAS


Uma pesquisa encomendada pelo canal Cartoon Netwok pela Kids Experts entrevistou 1200 crianas de 06 11 anos e constatou que de 600 meninos consultados, 47% fazem compras sozinhos no entanto com o dinheiro de pais ou parentes; outros 39% obtm os produtos com a mesada que ganham; e apenas 18% pedem que os pais comprem por eles. Entre as meninas, se d o mesmo: 46% compram com dinheiro de terceiros, 35% com a mesada que ganham dos pais e apenas 19% so consumidoras indiretas. Conforme observa Joo Matta da ESPM, desde cedo elas j sabem o que comprar, que produtos e quais marcas. Isto se deve ao grande volume de informaes s quais as crianas tm acesso. Esse pblico-alvo deve ser levado mais a srio, pois eles apontam para o padro de consumo do futuro.

A Influncia das Embalagens no Comportamento de Compra do Consumidor

As crianas tm um grande poder de influenciar os pais no momento da compra, por isso, o consumo de embalagens infantis torna-se forte pelo motivo de as crianas de hoje participarem ativamente das atividades de consumo e das decises de compra dos produtos voltados para elas.

16 Outro fator importantssimo que os pais passam mais tempo fora de casa, o que d criana maior liberdade para fazer suas prprias escolhas e optar por itens que lhe dem a sensao de individualidade. Mesmo passando por vrias transformaes, o ldico ainda tambm um fator determinante para o consumidor infantil, como forma de respeitar a fantasia que trs encantamento, pois para alguns autores da rea educacional o que diverte a criana tambm pode educar. O ldico pode ser uma estratgia de Marketing e Comunicao para chegar a esse pequeno consumidor, pois tambm necessria a percepo de brincadeira e diverso. O recomendado ao desenvolverem-se embalagens para o pblico infantil, que sejam usadas fontes que facilitem a sua compreenso, para que se facilite a aquisio do produto, por a embalagem ser um forte veculo de comunicao. No se compra apenas pela cor, ela no um produto. Embora esteja sempre ligada a algo fsico ou imaginrio, a cor existe objetivamente, mas em geral nos relacionamos com ela de maneira subjetiva. E a criana quer mais do que o convencional, ela quer cor, luminosidade, se possvel, quer at mesmo tocar o produto.

A Importncia Do Mercado Infantil


Segundo dados coletados pelo IBGE, as crianas exercem um grande poder de deciso sobre a famlia no que diz respeito s compras de supermercado e outros tipos de compras. Contudo, faz-se necessrio analisar quais so os fatores influenciadores nas decises de compra de crianas de nove a doze anos de idade, por exemplo, quando optam pelo produto A ou pelo produto B. Quando se fala em consumidor, elas so na maioria das vezes, os mais atingidos pela imensido de produtos lanados freqentemente no mercado. As embalagens causam euforia nas crianas, fazendo com que as mesmas tentem obrigar seus pais a comprar o produto desejado.

17

Concluso

Portanto, a fim de que uma embalagem obtenha sucesso no mercado infantil necessrio que se explore ao mximo o uso das cores puras as quais encantam as crianas. Cores como o vermelho e o laranja por exemplo, despertam nas crianas a espontaneidade, efervescncia e imaginao. Quando essas so usadas nas embalagens de brinquedos, tendem a aumentar quase que imediatamente as vendas em comparao com embalagens de outras cores. Este fenmeno acontece devido s sensaes afetivas que essas cores transmitem. Alm das j citadas, elas tambm exprimem energia, ao, prazer, alegria, senso de humor e euforia, provocando nas crianas o sonho de satisfao do desejo. Por meio da apresentao de uma cor definida de forma plena, cria-se tambm uma identificao e personalizao do produto frente criana. Dessa maneira, mesmo que ela no saiba ainda dizer o nome do produto poder identific-lo atravs da prpria cor. Assim, a cor pode ser definida como uma mola propulsora para a identificao do produto. Os chamados mascotes das embalagens tambm so fatores importantssimos nos designs das embalagens infantis, pois atravs do uso deles mostra-se respeito fantasia que encanta esse tipo de pblico, lembrando-se que o que diverte a criana tambm pode educar. Igualmente, no se deve esquecer o uso de fontes que promovam a sua compreenso, a fim de facilitar a aquisio do produto. Seguindo esses quesitos de maneira adequada, o produto ter grandes chances de ser um sucesso de vendas.

18

Bibliografia

SEVERINO, Antnio Joaquim, Metodologia do trabalho cientfico. 22 ed. So Paulo: Cortez 2002 FARINA, Modesto, Psicodinmica das cores em comunicao. 5 ed. So Paulo: Edgard Blusher, 2000

MESTRINER, Fbio. Embalagem no mundo atual http://www.designbrasil.org.br/portal/opiniao/exibir.jhtml?idArtigo=1049- 30/06/07- acesso 17/09/07 MESTRINER, Fbio. As cores da liderana http://www.designbrasil.org.br/ppd/opiniao/exibir.jhtml?idArtigo=419-matria de 30/11/2005- acesso 08/09/2007- 14:47

RABELO, Arnaldo. Agora, a deciso das crianas http://marketinginfantil.blogspot.com/2007_08_01_archive.html- acesso 03/09/2007- 21:57 CZINKOTA, Michael. Marketing: as melhores prticas. Trad. Carlos Alberto Netto e Nivaldo Montingeelli Jr. Porto Alegre: Bookman. GIGLIO, Ernesto M. O comportamento do consumidor. 2. ed.rev.ampl. So Paulo: Pioneira Thompson Learning, 2002. GIGLIO, Ernesto. O comportamento do consumidor e a gerncia de marketing. So Paulo: Pioneira, 1996. PIAGET, Jean. A construo do real na criana. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1975. SANTOS, Santa Marli Pires dos (Org.) Brinquedoteca: a criana, o adulto e o ldico. Petrpolis: Vozes, 2000.

You might also like