You are on page 1of 5

Combinatria

Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

Ir para: navegao, pesquisa Esta pgina ou seco foi marcada para reviso, devido a inconsistncias e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistncia e o rigor deste artigo.
Considere utilizar {{reviso-sobre}} para associar este artigo com um WikiProjeto.

O tringulo de Pascal, intimamente relacionado como o teorema binomial. A combinatria um ramo da matemtica que estuda colees finitas de objetos que satisfaam certos critrios especficos, e se preocupa, em particular, com a "contagem" de objetos nessas colees (combinatria enumerativa) e com a deciso se certo objeto "timo" existe (combinatria extrema) e com estruturas "algbricas" que esses objetos possam ter (combinatria algbrica). O assunto ganhou notoriedade aps a publicao de "Anlise Combinatria" por Percy Alexander MacMahon em 1915. Um dos destacados combinatorialista dos ltimos tempos foi Gian-Carlo Rota, que ajudou a formalizar o assunto a partir da dcada de 1960. O engenhoso Paul Erdos trabalhou principalmente em problemas extremos. O estudo de como contar os objetos algumas vezes considerado separadamente como um campo da enumerao. Um exemplo de problema combinatrio o seguinte: Quantas ordenaes so possveis fazer com um baralho de 52 cartas? O nmero igual a 52! (ou seja, "cinquenta e dois fatorial"), que o produto de todos os nmeros naturais de 1 at 52. Pode parecer surpreendente o quo enorme esse nmero, cerca de 8,065817517094 1067. Comparando este nmero com alguns outros nmeros grandes, ele maior que o quadrado do Nmero de Avogadro, 6,022 1023, quantidade equivalente a um mol".

ndice
[esconder]

1 Princpios aditivo e multiplicativo 2 Permutaes simples 3 Arranjos o 3.1 Arranjo com repetio o 3.2 Arranjo simples 4 Combinao o 4.1 Combinao simples o 4.2 Combinao com repetio 5 Funes enumerativas 6 Resultados 7 Bibliografia

8 Ligaes externas 9 Ver tambm

[editar] Princpios aditivo e multiplicativo


Princpio aditivo: Dado os conjuntos A1,A2,...,An, dois a dois disjuntos, em que Ai tem exatamente ai elementos, ento o nmero de elementos da unio dado por a1 + a2 + a3 + ... + an. Princpio multiplicativo: Se um evento Ai pode ocorrer de mi maneiras diferentes, ento o nmero de maneiras de ocorrer os eventos A1,A2,...,An de forma sucessiva dado por m1.m2...mn.

[editar] Permutaes simples


Definimos permutaes simples como sendo o nmero de maneiras de arrumar n elementos em n posies em que cada maneira se diferencia pela ordem em que os elementos aparecem. Aplicando o princpio da multiplicao obtemos a seguinte equao para permutaes simples:

Pn = n.(n 1).(n 2)...2.1 = n!

[editar] Arranjos
Em arranjos, a ordem dos objetos importante.

[editar] Arranjo com repetio


Ver artigo principal: Seqncia (Combinatria) O arranjo com repetio usada quando a ordem dos elementos importa e cada elemento pode ser contado mais de uma vez.

Onde o total de elementos e o numero de elementos escolhidos.

[editar] Arranjo simples


Ver artigo principal: Permutao Arranjo simples de n elementos tomados r a r, onde n > = 1 e r um nmero natural, qualquer ordenao de r elementos dentre os n elementos, em que cada maneira de tomar os elementos se diferenciam pela ordem e natureza dos elementos. A frmula para clculo de arranjo simples dado por:

Onde o total de elementos e o numero de elementos escolhidos.

[editar] Combinao
Na combinao, a ordem em que os elementos so tomados no importante.

[editar] Combinao simples


Ver artigo principal: Combinao (matemtica) Quando a ordem no importa, mas cada elemento pode ser contado apenas uma vez, o nmero de combinaes o coeficiente binomial:

Onde o total de elementos e o numero de elementos escolhidos.

[editar] Combinao com repetio


Ver artigo principal: Seleo com repetio Quando a ordem no importa, mas cada objeto pode ser escolhido mais de uma vez, o nmero de combinaes

Onde o total de elementos e o numero de elementos escolhidos.

[editar] Funes enumerativas


Calcular o nmero de maneiras que certos arranjos podem ser formados o princpio da combinatria. Considerando S um conjunto com n elementos. As combinaes de k elementos de S so subconjuntos de S tendo k elementos (onde a ordem em que so listados os elementos no so irrelevantes). Permutaes de k elementos do conjunto S so seqncias de k diferentes elementos de S (onde duas subseqncias so consideradas diferentes se contm o mesmo elemento, mas em ordens diferentes). Frmulas para o nmero de permutaes e combinaes so bem conhecidas e importantes para a combinatria. De modo geral, dado uma coleo infinita de finitos conjuntos {Si} cujo ndice tipicamente recorre aos nmeros naturais, combinatria enumerativa estuda as diversas formas de descrever uma funo enumerativa, f(n), que conte o nmero de elementos em Sn para qualquer n. Ainda que contar o nmero de elementos seja um problema onipresente na matemtica, em um problema combinatrio os elementos Si geralmente tero uma descrio combinatorial relativamente simples, e pouca estrutura adicional. As funes mais simples so, deste modo, frmulas fechadas, que podem ser expressas como uma composio de funes elementares tais como fatoriais, potncias, etc. Como foi dito anteriormente, o nmero de ordernaes distintas possveis de um mao de baralho de n cartas f(n) = n!.

Este mtodo nem sempre pode ser totalmente satisfatria (ou prtica) para qualquer problema combinatrio. Por exemplo, considerando que f(n) seja o nmero de subconjuntos distintos formados a partir dos inteiros no intervalo [1,n] que no contenha dois nmeros inteiros consecutivos; assim, com n = 4, teremos {}, {1}, {2}, {3}, {4}, {1,3}, {1,4}, {2,4}, logo f(4) = 8. Verifica-se que f(n) resulta no chamado nmero de Fibonacci de ordem n+2, cuja expresso em uma frmula fechada :

onde = (1 + 5) / 2, a razo urea. Porm, dado que estamos olhando para um conjunto de inteiros, a presena de 5 no resultado deve ser considerado como "antiesttica" do ponto de vista combinatrio. De modo alternativo, f(n) pode ser expressa como a repetio

f(n) = f(n 1) + f(n 2)


que pode ser mais satisfatria (do ponto de vista puramente combinatrio), visto que isto mostra mais claramente porque o resultado como ele . Outro mtodo encontrar uma frmula assinttica f(n) ~ g(n) onde g(n) uma funo "familiar", e onde f(n) se aproxima a g(n) como n tende ao infinito. Em alguns casos uma simples funo assinttica pode ser prefervel do que uma terrvel e complicada frmula fechada que no proporciona nenhum critrio de comportamento de objetos contados. No exemplo abaixo, uma frmula assinttica seria

quando n muito grande. Finalmente, e mais prtico, f(n) pode ser expressa por uma srie de potncias formal, chamada funo geratriz, que pode ser tanto a funo geratriz ordinria

como uma funo geratriz exponencial

Uma vez determinada, a funo geratriz permite extrair todas as formas anteriores de expressar f(n). Na demais, as vrias operaes naturais com funes geratrizes como a adio, multiplicao, diferenciao, etc., tem um significado combinatrio; e isso permite estender resultados de um problema combinatrio com a finalidade de resolver outros.

[editar] Resultados

Algumas configuraes muito sutis podem ser desenvolvidas e alguns teoremas surpreendentes podem ser provados. Um exemplo de tais teoremas se deve a Frank P. Ramsey: Suponha que 6 pessoas encontrarem-se em uma festa. Cada par qualquer conhecem-se ou no se conhecem. Em todo caso, sempre se pode encontrar 3 dessas 6 pessoas que se conhecem entre si, ou que nenhuma no conhea os outros dois. A prova uma curta prova por contradio: suponha que h 3 pessoas cumpra o que afirma o teorema. Considerando uma pessoa qualquer das 6 que est na festa chamada de pessoa A: das 5 pessoas restantes, h pelo menos trs que ou conhecem A (e A os conhece), ou no a conhecem. Sem perda da generalidade, assuma que trs pessoas conheam A. Ento, entre essas trs pessoas deve haver pelo menos duas que se conheam (ao contrrio, teramos 3 pessoas que no se conhecem entre si). Com isso, essas pessoas e A se conhecem entre si. (Este um caso especial do Teorema de Ramsey. Pode-se conseguir demonstrao alternativa mediante contagem dupla: contam-se o nmero de triplos ordenados de pessoas (A, B, C) onde as pessoas A e B se conhecem, mas B no conhece C. Suponhamos que a pessoa K conhea k dos outros 5. Ento a pessoa B exatamente k(5-k) triplos - A deve ser uma das k pessoas que ele conhece. C deve ser uma das (5-k) pessoas que ele no conhece). Portanto, a pessoa B de 0*5=0, 1*4=4 ou 2*3=6 triplos. Como h 6 pessoas, e cada uma o B de no mximo 6 triplos, h no mximo 36 triplos. Agora considere um triplo das pessoas onde exatamente duas pessoas se conhecem. Est claro que ns podemos formar com elas dois triplos distintos: deixando C a que desconhecida, e colocando as outras no lugar de A e B. Da mesma forma se exatamente 2 pares se conhecem, tambm se pode organizar em um triplo de duas formas distintas: deixe A ser a pessoa que conhece ambos os outros, e ainda B e C (em alguma ordem) que so dois que no se conhecem. Ento, h 36/2=18 triplos no mximo onde qualquer um exatamente 1 par ou exatamente 2 pares que se conhecem. Como h 20 triplos, deve haver no mximo 2 triplos qualquer que conhecem todos ou que no se conhecem entre si. A idia de achar ordem em configuraes aleatrias d origem a teoria de Ramsey. Essencialmente esta teoria diz que qualquer configurao suficientemente grande conter, pelo menos, um caso de qualquer outro tipo de configurao. Deve-se notar que as possibilidades combinatrias costumam gerar nmeros grandes, por exemplo, o maior nmero que foi usado (seriamente) pela matemtica, o nmero de Graham, aparece na soluo de um problema da teoria de Ramsey.

You might also like