You are on page 1of 2

ESTUDO BBLICO 13/03/2012 AT 19/03/2012

JESUS A VERDADE
Texto Bblico: Joo 14:6 Pr. Nuno Lage INTRODUO:
A semana passada estudamos que apesar dos caminhos alternativos que as pessoas geralmente tomam para chegar at Deus, somente Jesus, por causa da sua divindade e humanidade poder estabelecer a ligao entre Deus e o Homem. Jesus o nico caminho para Deus. Mas Jesus no apenas o caminho, Jesus tambm a verdade! O conceito da "verdade" tem desafiado a humanidade atravs dos sculos. Os filsofos da antiga Grcia debatiam a natureza da verdade entre eles. Discutiam se ela era real e absoluta, ou relativa e ilusria. O mesmo acontece nos dias de hoje, a busca do Homem pela verdade to grande, que facilmente o mesmo iludido pela mentira. Por isso Jesus declarou: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ningum vem ao Pai, seno por mim. (Joo 14:6). Talvez voc j se questionou: O que a verdade? Qual o resultado da verdade! Para responder a estas questes vamos meditar no texto de Joo 8:31-36.

OBJETIVO:
Apesar de sabermos que segundo o pensamento dos homens, a verdade dos mesmos relativa. Quando nos referimos a verdade de Deus, descobrimos que a mesma absoluta! O objetivo desta lio : Conhecer a verdade que liberta!

1. CONHECEREIS A VERDADE!
Ainda que o Homem caminhe num mar de dvidas e incertezas em relao a verdade, Jesus bem claro e direto. Ele no se refere a verdade como um conjunto de pensamentos humanos, religiosos ou filosficos, mas como um facto revelado e eterno. Jesus disse: Eu sou a verdade!. Ele no disse que era uma das verdades, mas deixa bem claro quando afirma que Ele a nica verdade. Poderemos ento conhecer a verdade? Segundo Joo 8:32 podemos, o prprio Jesus disse: E conhecereis a verdade. Ento possvel uma pessoa encontrar a verdade! Mas quando? Quando se tem um encontro verdadeiro com Jesus, quando a verdade revelada de Deus ilumina a nossa vida. Ento as mentiras de Satans caem por terra, e o nosso caminho torna-se claro. Joo 8:44 diz que o diabo o pai da mentira, e somente a verdade pode vencer a mentira. Jesus a verdade, voc quer conhec-lo?

Rua Pedro da Fonseca 5A 6000-257 Castelo Branco (+351) 272 331 776; (+351) 926 333 244 www.iprpcastelobranco.org geral@iprpcastelobranco.org

GRUPOS VIDA - Estudo Bblico

ESTUDO BBLICO 13/03/2012 AT 19/03/2012

2. A VERDADE VOS LIBERTAR!


Jesus no apenas a verdade, Ele a verdade que liberta! A liberdade valorizada universalmente. Inmeras foram e so as pessoas que tm sacrificado as suas vidas esforando-se para assegurarem a sua prpria liberdade, de suas naes ou ideologias. Mais valiosa do que a nossa liberdade fsica a nossa liberdade espiritual. A liberdade a que Jesus se refere em Joo 8:32 mais significativa do que a liberdade que os judeus ansiavam: a libertao do imprio romano. Os nossos pecados nos levam escravido e consequentemente morte eterna, ou seja separao de Deus. Paulo escreveu em Romanos 3:23: Porque todos pecaram e destitudos esto da glria de Deus.. A consequncia do pecado a escravido e a morte. Mas por amor, segundo Joo 15:13, Jesus ofereceu-se para nos libertar das consequncias da nossa prpria rebelio contra Deus! Ele disse: E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertar. (Joo 8:32). Jesus no veio apenas para nos revelar a verdade, Ele veio para nos libertar. Contudo, Ele no nos obriga a sermos livre. Muitas pessoas so enganadas pelo diabo e seus falsos mestres para que no possam discernir a verdade que liberta. Infelizmente, muitas pessoas rejeitam a liberdade que Deus oferece e insistem em permanecem presas em seus prprios pecados. Jesus usou as palavras do profeta Isaas, para descrever a triste condio daqueles que no aceitam a liberdade divina: "Porque o corao deste povo est endurecido, e ouviram de mau grado com seus ouvidos, e fecharam seus olhos; Para que no vejam com os olhos, e ouam com os ouvidos, e compreendam com o corao, e se convertam, e eu os cure." (Mateus 13:15).

CONCLUSO:
Para aqueles que buscam com sinceridade a verdade, necessrio ter um encontro verdadeiro, no com uma religio ou igreja, mas com Jesus Cristo. Como consequncia desse encontro, ns nos tornamos livres por causa da Verdade! Jesus disse: Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres. (Joo 8:36).

APELO:
Voc reconhece que Jesus a verdade? Voc quer ser livre? Ento receba Jesus como nico e suficiente Salvador em sua vida!

Rua Pedro da Fonseca 5A 6000-257 Castelo Branco (+351) 272 331 776; (+351) 926 333 244 www.iprpcastelobranco.org geral@iprpcastelobranco.org

You might also like