You are on page 1of 7

O SNUC divide as categorias de unidades de conservao federais em dois grandes grupos: proteo integral e uso sustentvel.

Cada um desses grupos possui diversas categorias de unidades; o grupo de proteo integral formado por cinco diferentes categorias, sendo elas Estao Ecolgica, Reserva Biolgica, Parque Nacional, Monumento Natural e Refgio de Vida Silvestre. J no grupo de uso sustentvel, as categorias so: rea de Proteo Ambiental, rea de Relevante Interesse Ecolgico, Floresta Nacional, Reserva Extrativista, Reserva de Fauna, Reserva de Desenvolvimento Sustentvel, Reserva Particular do Patrimnio Natural. Entretanto, como o SNUC pressupe complementariedade por meio dos Sistemas Estaduais e Municipais de Unidades de Conservao, em algumas situaes podem haver UCs de categorias diferentes das acima listadas. Leia mais sobre as diferenas entre as categorias clicando aqui. Categorias de UCs As Unidades de Conservao de proteo integral so classificadas em cinco categorias. Seu intuito principal a manuteno dos ecossistemas sem as alteraes causadas por interferncia humana, admitido apenas o uso indireto dos seus atributos naturais. Assim, sendo seu principal intuito a preservao, a maioria delas sequer permite atividades que envolvem consumo, coleta, dano ou destruio dos recursos naturais.

As Unidades de Uso Sustentvel, por sua vez, tm como objetivo compatibilizar a conservao da natureza com o uso sustentvel dos recursos, conciliando a presena humana nas reas protegidas. H sete categorias de UCs de Uso Sustentvel, que compreendem desde territrios exclusivos para populaes tradicionais consolidarem um manejo sustentvel de baixo impacto, privilegiando suas formas de conhecimento, at amplas reas j urbanizadas, nas quais o estabelecimento de uma UC pode contribuir para o zoneamento, manejo adequado dos remanescentes florestais e cumprimento das leis ambientais. Embora o Sistema Nacional de Unidades de Conservao (SNUC) tenha definido 12 categorias de UCs, encontramos nas esferas estaduais e municipais algumas unidades

com outras denominaes. Isso ocorre por que anteriormente criao do SNUC em 2000, que unificou etapas e criou diretrizes comuns para a criao, gesto e manejo das mesmas, instruindo inclusive as possibilidades de procedimentos dos municpios e estados da federao na criao, j havia nas vrias instncias, instrumentos legais que possibilitavam outras figuras. As unidades de conservao e reas protegidas criadas com base nas legislaes anteriores e que no pertenam s categorias previstas no SNUC, deveriam ser reavaliadas, no todo ou em parte, no prazo de at dois anos, com o objetivo de definir sua destinao com base na categoria e funo para as quais foram criadas. Entretanto, nem todas as reavaliaes ocorreram no prazo estabelecido, e ainda hoje, principalmente nas esferas estaduais e municipais, so existentes categorias de UCs que no condizem com as definidas na Lei que estabeleceu o SNUC. Todavia, alm da pendncia de reavaliao, h outra origem para as diferentes categorias existentes. O prprio SNUC facultou a existncia, excepcionalmente e a critrio do Conama, de UCs estaduais e municipais que, concebidas para atender a peculiaridades regionais ou locais, possuam objetivos de manejo que no possam ser satisfatoriamente atendidos por nenhuma categoria prevista nesta Lei e cujas caractersticas permitam, em relao a estas, uma clara distino. So essas duas causas da existncia de outras categorias de UCs que no as 12 definidas na Lei de 2000, como por exemplo a Estrada Parque (MT), RPPN de proteo integral, Estrada Parque e Rio Cnico (AM), Rio Cnico e inexistncia de Reserva Biolgica (TO) e inexistncia de RDS (RO). Confira nos instrumentos legais abaixo. Veja abaixo o detalhamento de cada uma das categorias de Uso Sustentvel e Proteo Integral, e entenda mais suas semelhanas e diferenas clicando aqui . Na prxima seo, confira por categoria, as UCs estaduais e federais existentes na Amaznia Legal.

Sistema Nacional de Unidades de Conservao Imprimir E-mail A conservao de florestas em reas pblicas se d atravs do Sistema Nacional de Unidades de Conservao (SNUC), criado pela lei 9.985, de 18 de julho de 2000. Essa mesma lei define Unidades de Conservao como "espao territorial e seus recursos ambientais, incluindo as guas jurisdicionais, com caractersticas naturais relevantes, legalmente institudo pelo Poder Pblico, com objetivos de conservao e limites definidos, sob regime especial de administrao, ao qual se aplicam garantias adequadas de proteo". Os objetivos principais do Sistema Nacional de Unidades de Conservao (SNUC) so garantir a preservao da diversidade biologia, promover o desenvolvimento sustentvel a partir dos recursos naturais e proteo das comunidades tradicionais, seus

conhecimentos e cultura. As categorias de Unidade de Conservao (UC) esto dividas em dois grupos: Unidade de Proteo Integral - cujo objetivo principal preservar a natureza, sendo admitido apenas o uso indireto dos seus recursos naturais; Unidade de Uso Sustentvel - cujo objetivo principal compatibilizar a conservao da natureza com o uso sustentvel de parcela dos seus recursos naturais. Cada um desses dois grupos apresentam diversas categorias com diferentes objetivos especficos:

FUNO DE CADA CATEGORIA DE UNIDADE DE CONSERVAO. Proteo Integral: Estao Ecolgica - preservao da natureza e realizao de pesquisas cientficas; Reserva Biolgica - preservao integral da biota e demais atributos naturais existentes em seus limites, sem interferncia humana direta ou modificaes ambientais, excetuando-se as medidas de recuperao de seus ecossistemas alterados e as aes de manejo necessrias para recuperar e preservar o equilbrio natural, a diversidade biolgica e os processos ecolgicos naturais. Parque Nacional - preservao de ecossistemas naturais de grande relevncia ecolgica e beleza cnica, possibilitando a realizao de pesquisas cientficas e o desenvolvimento de atividades de educao e interpretao ambiental, de recreao em contato com a natureza e de turismo ecolgico. Monumento Natural - preservar stios naturais raros, singulares ou de grande beleza cnica. Refgio de Vida Silvestre - proteger ambientes naturais onde se asseguram condies para a existncia ou reproduo de espcies ou comunidades da flora local e da fauna residente ou migratria.

Uso Sustentvel: rea de Proteo Ambiental - rea em geral extensa, com certo grau de ocupao humana, dotada de atributos abiticos, biticos, estticos ou culturais especialmente importantes para a qualidade de vida e o bem-estar das populaes humanas, e tem como objetivos bsicos proteger a diversidade biolgica, disciplinar o processo de ocupao e assegurar a sustentabilidade do uso dos recursos naturais. rea de Relevante Interesse Ecolgico - rea em geral de pequena extenso, com pouca ou nenhuma ocupao humana, com caractersticas naturais extraordinrias ou que abriga exemplares raros da biota regional, e tem como objetivo manter os ecossistemas

naturais de importncia regional ou local e regular o uso admissvel dessas reas, de modo a compatibiliz-lo com os objetivos de conservao da natureza. Floresta Nacional - rea com cobertura florestal de espcies predominantemente nativas e tem como objetivo bsico o uso mltiplo sustentvel dos recursos florestais e a pesquisa cientfica, com nfase em mtodos para explorao sustentvel de florestas nativas. Reserva Extrativista - rea utilizada por populaes extrativistas tradicionais, cuja subsistncia baseia-se no extrativismo e, complementarmente, na agricultura de subsistncia e na criao de animais de pequeno porte, e tem como objetivos bsicos proteger os meios de vida e a cultura dessas populaes, e assegurar o uso sustentvel dos recursos naturais da unidade. Reserva de Fauna - rea natural com populaes animais de espcies nativas, terrestres ou aquticas, residentes ou migratrias, adequadas para estudos tcnicocientficos sobre o manejo econmico sustentvel de recursos faunsticos. Reserva de Desenvolvimento Sustentvel - rea natural que abriga populaes tradicionais, cuja existncia baseia-se em sistemas sustentveis de explorao dos recursos naturais, desenvolvidos ao longo de geraes e adaptados s condies ecolgicas locais e que desempenham um papel fundamental na proteo da natureza e na manuteno da diversidade biolgica. Reserva Particular do Patrimnio Natural - rea privada, gravada com perpetuidade, com o objetivo de conservar a diversidade biolgica; exceo das categorias do SNUC, pois a nica categoria de UC que continua sendo de propriedade privada aps sua criao.

You might also like