You are on page 1of 20

Certificao Profissional ANBID CPA-10

Ol,
Voc foi c onvidado a participar do programa de estudo preparatrio para a prova que permitir a voc conquistar a Certificao Profissional ANBID s rie 10 (CPA-10). A ANBID a principal entidade certificadora dos profissionais do mercado financ eiro bras ileiro. O Programa de Certificao Continuada da ANBID tem por finalidade promover o aumento da c apacitao dos profissionais do mercado de c apitais que tm contato, presencial ou distncia, com os investidores na comercializao de produtos de investimento. A conquis ta da certific ao profissional c olocar voc em posio de destaque perante seus colegas e s eus clientes . Representa um ates tado da s ua qualificao profissional para exercer a funo comerc ial de produtos de inves timentos e c ons iste em uma estratgia legtima para acelerar seu plano de carreira. O programa definido pela ANBID que ser exigido na prova de c ertificao c omposto de 6 (seis ) mdulos , cada qual com seu peso relativo. O bs erve abaixo a importncia de c ada tema para s ua certificao e planeje seus es tudos .

Mdul o 1 2 3 4 5 6

Tema Sistema Financeiro Nac ional tica e Regulamentao No es Economia e Finanas Princpios de I nvestimento Produtos de I nves timento Fundos de Investimento

Propor Propor o na prova 5% a 10% 10% a 15% 10% a 15% 10% a 20% 15% a 25% 25% a 40%

Voc poder ser insc rito no exame impresso ou no exame online de acordo c om a poltica da s ua ins tituio financeira. Em ambos os cas os , s ero aprovados os candidatos que obtiverem aproveitamento igual ou superior a 70% das questes de mltipla escolha c om 4 alternativas . N o exame impresso o candidato ter 3 horas para responder 80 questes e no exame online ter 2 horas para responder 50 questes . O objetivo deste curso ajudar voc a conquistar s ua Certific ao P rofissional. Faa um planejamento para es tudar todo o programa, realize todos os exerccios e simulados que esto a s ua disposio, esc larea s uas dvidas e... Boa Sorte! Ao longo das apostilas voc vai enc ontrar 2 c ones para orientar seus estudos :

O PROFESSOR O PROFESSOR O professor introduz um novo assunto, traz algum esclarecimento ou aponta os principais aspectos de cada tema apres entado.

FIQUE LIGADO! FIQUE LIGADO!


Chama sua ateno para temas que frequentemente so solicitados na prova.

BMI BankRisk Management Institute | Copyright 2009. Todos os direitos reservados.

MDULO I | Sistema Financeiro Nacional

1. Funes Bsicas

Meta de aprendizado: funo dos intermedirios financeiros e definio de intermedia o financeira.

Agentes Econmicos Superavitrios Emprestam dinheiro para o intermedirio financeiro Intermedirio Financeiro

Agentes Econmicos Deficitrios Tomam dinheiro emprestado do intermedirio financeiro

Intermediao f inanceira o processo pelo qual tomadores e doadores de rec ursos encontram-s e em um ambiente organizado, fiscalizado e c ontrolado por vrios rgos , visando o perfeito func ionamento desta importante misso do Sistema Financeiro Nac ional. A intermediao financ eira oferece uma es pcie de ponte entre os agentes deficitrios e s uperavitrios . O mercado financeiro c ompos to por instituies especializadas em conciliar os interesses de poupadores e tomadores de rec ursos . As principais funes dos intermedirios financeiros s o: Intermediao Fina ncei ra: garante maior agilidade e rapidez ao processo, ao permitir tanto que o agente poupador invista s eus recursos quanto que o tomar a qualquer tempo obtenha rec ursos sem a necessidade de que os interesses oc orram simultaneamente. Reduo do ri sco de no pa game nto: o acesso s imultneo de um grande nmero de agentes tomadores e doadores de rec urs os dilui o risco do poupador no receber seus recurs os de volta. Isto oc orre porque o risco de vrios tomadores de rec ursos no pagarem s uas dvidas simultaneamente menor do que o de apenas um. Reduo do R isco por meio da e speciali zao: O s poupadores no sabem analisar o risco de c rdito dos tomadores . As empres as do mercado financ eiro poss uem profissionais especializados e alta tec nologia obtendo uma anlise de crdito mais eficiente e a c riao de produtos s ofisticados que atendam a necessidade es pecfica dos agentes ec onmicos . Def inio mais cla ra do pre o do dinheiro: representada pela taxa de juros , o que torna o processo mais efic iente medida que concilia a maior remunerao possvel para o agente s uperavitrio e o menor c usto possvel ao tomador.

BMI BankRisk Management Institute | Copyright 2009. Todos os direitos reservados.

Certificao Profissional ANBID CPA-10

2. Estrutura do Sistema Financeiro Nacional

Meta de aprendizado: c onhecer quais so os rgos de regulao, autoregulao e fiscaliza o do merc ado.

O Sistema Financeiro Brasileiro pode ser entendido como o c onjunto de instrumentos , mecanismos e ins tituies que asseguram a c analizao da poupana para o investimento, ou seja, dos setores que possuem recurs os financeiros superavitrios para os que des ejam ou necessitam de rec ursos (deficitrios ).

O Sistema Financeiro Brasileiro segmentado em quatro grandes "mercados em que s o realizadas diversos tipos de operaes : Merca do monetrio: o merc ado onde se concentram as operaes para controle da oferta de moeda e das taxas de juros de c urto prazo a fim de garantir a liquidez da economia. O Banco Central do Brasil atua neste mercado praticando a chamada Poltica Monetria.

Merca do Monetrio: onde so realizadas as operaes de curto e curtssimo prazos a fim de que os agentes econmic os e os prprios intermedirios financeiros supram s uas necessidades momentneas de c aixa. A liquidez desse mercado regulada por operaes abertas , realizadas pelo Banco Central, via c olocao, recompra e res gate de ttulos da dvida pblica.

Merca do de crdito: atuam nes te mercado diversas instituies financeiras e no financeiras prestando s ervi os de intermediao de rec ursos de c urto e mdio prazo para agentes deficitrios que necessitam de rec ursos para c ons umo ou c apital de giro. O Banco Central do Brasil o principal rgo res ponsvel pelo c ontrole, regulao e fiscalizao deste mercado. Merca do de capitais: tem como objetivo canalizar recursos de mdio e longo prazo para agentes deficitrios , atravs das operaes de compra e de venda de ttulos e valores mobilirios , efetuadas entre empresas , investidores e intermedirios . A Comisso de Valores Mobilirios o princ ipal rgo res ponsvel pelo c ontrole, regulao e fiscalizao deste mercado. Merca do de c mbio: mercado onde so negociadas as trocas de moedas estrangeiras por reais . O Banc o Central do Brasil o responsvel pela administra o, fiscalizao e controle das operaes de cmbio e da taxa de cmbio atuando atravs de sua Poltica Cambial.

BMI BankRisk Management Institute | Copyright 2009. Todos os direitos reservados.

MDULO I | Sistema Financeiro Nacional

Vamos conhecer os principais rgos de regulao, auto- regulao e fiscalizao do Sis tema Financeiro Nacional.

2.1 rgos de Regulao, Auto-Regulao e Fiscalizao


2.1.1 Conselho Monetrio Nacional - CMN
O Conselho Monetrio Nacional (CMN) o rgo superior do Sistema Financeiro Nacional. Foi c riado pela Lei 4 .595 , de 31 de dezembro de 1964, e s ofreu algumas altera es em s ua c ompos io ao longo dos anos . O CMN tem a responsabilidade de formular a poltica da moeda e do c rdito, objetivando a es tabilidade da moeda e o desenvolvimento econmico e s ocial do Pas . Sua composio atual : Ministro da Fazenda, como Pres idente do Conselho Ministro do Planejamento, O ramento e G esto Presidente do Banc o Central do Brasil O s seus membros renem-se periodicamente para deliberar sobre assuntos relacionados com as competncias do CMN. As matrias aprovadas s o regulamentadas por meio de Res olues , normativo de carter pblico, sempre divulgado no Dirio O ficial da Unio e na pgina de normativos do Banco Central do Bras il, na Internet. As principais atribuies do Conselho Monetrio Nacional s o: Normatizar a constituio e regulamentos das instituies financeiras; Estabelec er medidas de preveno ou c orreo de desequilbrios ec onmicos ; D isciplinar todos os tipos de crdito; Estabelec er a meta anual da infla o.

FIQUE LIGA DO! O Conselho Monetrio um rgo normativo. E le no um rgo exec utor. Exemplo: ele regula o func ionamento das ins tituies financeiras . Mas quem fisc aliza, na prtica, o Banco Central. o Conselho M onetrio Nacional que define a meta de inflao anual.

BMI BankRisk Management Institute | Copyright 2009. Todos os direitos reservados.

Certificao Profissional ANBID CPA-10

2.1.2 Banco Central do Brasil - Bacen


O Banc o Central do Bras il foi c riado em 1964 pela L ei da Reforma Bancria (Lei 4595 de 31 /12 /64). Sua s ede em Braslia e possui representaes regionais em outros es tados . uma autarquia federal que tem como principal misso institucional assegurar a es tabilidade do poder de c ompra da moeda nac ional e da s olidez do SFN . A partir da Constitui o de 1988, o Bacen passou a ter o exerc cio exclusivo para emisso de moeda. O pres idente do BC e os s eus diretores s o nomeados pelo P residente da Repblica aps a aprovao prvia do Senado Federal, que feita por uma argio pblic a e pos terior votao sec reta. As principais atribuies do Banco Central so: A utorizar o funcionamento e fiscalizar as ins tituies financeiras ; E mitir moeda; C ontrolar c rdito e capitais estrangeiros ; Executar a poltica monetria e c ambial.

Fique Ligado! O Banco Central um rgo executor. Exemplo: ele fiscaliza as institui es financeiras e c umpre a meta de inflao definida pelo Conselho M onetrio Nacional. O Conselho Monetrio manda. O Banco Central exec uta!

Meta de inf lao O Conselho Monetrio Nacional define a meta de inflao anual. O Banco Central cumpre a meta de inflao.

BMI BankRisk Management Institute | Copyright 2009. Todos os direitos reservados.

MDULO I | Sistema Financeiro Nacional

2.1.3 Comisso de Valores Mobilirios


respons vel por regulamentar, des envolver, c ontrolar e fiscalizar o mercado de valores mobilirios do pas , promovendo medidas inc entivadoras para a canalizao de poupana de investimentos ao mercado de c apitais . Suas principais atribuies so: Promover medidas incentivadoras da canalizao da poupana ao merc ado de capitais; Estimular o func ionamento das bolsas e das ins tituies operadoras do mercado de capitais ; Proteger os investidores do merc ado de capitais .

competncia da CVM tudo que diz res peito a valores mobili rios. Exemplos de valores mobilirios mais negociados no mercado bras ileiro: a es , debntures e cotas de Fundos de Investimento. Portanto, a CVM regula e fiscaliza todos os Fundos de I nvestimento.

Valor mobili rio Definio s egundo a Lei 10.303, artigo I X. Q uando ofertados publicamente, quais quer ttulos ou contratos de investimento coletivo, que gerem direito de participa o, de parceria ou de remunerao, inclusive resultante de prestao de servios , c ujos rendimentos advm do esforo do empreendedor ou de terceiros". Nenhuma emisso pblica de valores mobilirios poder s er distribuda, no merc ado, sem prvio regis tro na CVM , entendendo-s e por atos de dis tribuio a venda, promessa de venda, oferta venda ou s ubsc rio, ac eitao de pedido de venda ou s ubsc rio de valores mobilirios .

2.1.4 A NBID A ssociao Nacional dos Bancos de Investimento


A ANBID - Associao Nacional dos Banc os de I nvestimento a principal representante das ins tituies que atuam no merc ado de c apitais brasileiro, e tem por objetivo buscar seu fortalec imento c omo ins trumento fomentador do desenvolvimento do pas . Atuando de forma inovadora, a A NBID a nic a entidade de classe que, alm de representar os interesses de s eus associados , auto- regula suas atividades com a adoo de normas geralmente mais rgidas do que as impostas pela legisla o. A A NBID tambm a principal provedora de informa es do mercado de capitais do pas e promove ainda amplas iniciativas voltadas para a educ ao dos investidores e dos profissionais deste mercado. Seus associados so Bancos de I nvestimento, Bancos Mltiplos com carteiras de investimento, que atuam na ges to e administrao de fundos de inves timento, ofertas pblicas de valores mobilirios , fuses e aquisies , private banking, custdia, entre outros servi os prioritrios relac ionados ao mercado de c apitais , empresas de ass et management, e de consultoria financeira.

BMI BankRisk Management Institute | Copyright 2009. Todos os direitos reservados.

Certificao Profissional ANBID CPA-10

Objetivos Permanentes

Fortalec er o mercado de capitais como instrumento de financiamento do des envolvimento A poiar o fortalecimento da CVM como rgo regulador do mercado de capitais A perfeioar os arc abou os legal, regulatrio e tributrio do mercado de capitais I ncentivar a adoo de melhores prticas entre os associados e o respeito aos direitos dos investidores A primorar a infra- estrutura de servi os e a racionalizao das prtic as operacionais do mercado de capitais D otar o mercado bras ileiro de mecanis mos de auto- regulao C ontribuir para a ampliao do conhec imento dos investidores e agentes relevantes do mercado sobre os produtos de investimento disponveis no mercado de capitais D otar o mercado de informaes representados pela entidade relevantes sobre os segmentos da indstria financeira

A uto-Regulao A atividade de auto- regulao da ANBID teve incio em 1998. Des de ento, a entidade tem c riado e ins titudo Cdigos de Auto- Regulao em que os prprios participantes deste mercado estabelecem normas muitas vezes mais rgidas para regular suas atividades . A Auto-Regulao contribui para a elevao do padro das prticas operacionais do mercado e proporciona maior transparnc ia ao investidor. A rea de Auto-Regulao c onta com Conselhos de A uto-Regulao, c ompostos em sua maioria por membros externos Associao, garantindo assim sua total independncia. So eles: A uto-Regulao de Fundos de Investimento A uto-Regulao para as O fertas Pblic as de D istribui o e Aquisio de Valores M obilirios A uto-Regulao dos Servios Q ualificados ao Mercado de Capitais A uto-Regulao do Programa de Certificao Continuada A uto-Regulao da Atividade de Private Banking no M erc ado Doms tico

Os Cdigos de A uto-Regulao
Cdigo de A uto-Regulao pa ra os Fundos de Investimento Com es te c digo, os administradores de fundos passaram a ter de elaborar e colocar dis pos io dos investidores prospectos atualizados com um conjunto mais amplo de informaes para a tomada de decis es de investimento. O cdigo tambm es tabelece regras para a publicidade dos fundos , para a divulgao de res ultados por parte dos adminis tradores , alm de normas e diretrizes acerca da marcao a merc ado dos fundos .

BMI BankRisk Management Institute | Copyright 2009. Todos os direitos reservados.

MDULO I | Sistema Financeiro Nacional

Cdigo de A uto-Regulao para Of ertas Pblicas de Di stribui o e A quisio de Valore s Mobili rios Estabelece princpios de melhores prticas a serem adotados pelo mercado, alm de um conjunto de informaes adicionais ao exigido pela legislao bras ileira. A partir de sua ltima revis o, em setembro de 2005 , regras mais rgidas foram es tabelecidas para que as ofertas pblicas de valores mobilirios no Bras il fossem c ompatveis com os mais elevados padres internacionais .

Cdigo de A uto-Regulao pa ra os Se rvios Qua lif icados ao Me rcado de Capitais Estabelece as atividades relacionadas ao servio de c ustdia qualificada e determina que as ins tituies observem um conjunto de exigncias mnimas , s uperiores s exigidas pela legislao. Tem por objetivo elevar os padres do servio de c ustdia prestado no mercado brasileiro, c om o es tabelecimento de parmetros que envolvem os seguintes aspectos : exis tncia de segregao de posi es de ativos ; sigilo das informaes ; segregao de funes ; sistemas apropriados para processamento, c ontrole, s egurana e comunicao; plano de continuidade de negc ios ; clus ulas contratuais mnimas , entre outros .

Cdigo de A uto-Regulao pa ra o Progra ma de Certif icao Continuada Estabelece os princ pios e regras para o P rograma de Certific ao Continuada ANBID (CPA - 10 e CPA - 20 ). Tem como objetivo instituir normas de tica e padres de c onduta, elevando o nvel de capacitao tc nica dos profissionais , a c onc orrncia leal e a adoo de prticas eqitativas e uniformes .

Cdigo de A uto-Regulao pa ra a A tividade de P riva te Banki ng no Mercado Dom stico Estabelece para as Instituies Participantes os parmetros relativos a atividade de Private Banking no mercado doms tico com as seguintes finalidades : manter os mais elevados padres ticos e consagrar a institucionalizao das prticas eqitativas no mercado; estimular o adequado func ionamento da atividade de Private Banking no mercado domstico; manter trans parncia no relacionamento com os clientes ; promover a qualificao das instituies e de seus profissionais envolvidos na atividade de Private Banking; e c omprometer-se com a qualidade da recomendao na distribuio de produtos e servios .

A A uto-Regulao c ontribui para a elevao do padro das prticas operacionais do mercado e proporciona maior transparncia ao inves tidor.

BMI BankRisk Management Institute | Copyright 2009. Todos os direitos reservados.

Certificao Profissional ANBID CPA-10

EXERCCIO 1 | Quem sou eu? EXERCCIO 1 | Quem sou eu?


Com base nas carac ters ticas indic adas desc ubra quem o pers onagem oc ulto. Com base nas carac ters ticas indic adas desc ubra quem o pers onagem oc ulto.

Executo as diretrizes determinadas pelo Conselho Monetrio N acional. 1 Compro e vendo ttulos pblicos no mercado. Autorizo o funcionamento e fiscalizo as instituies financeiras .

Corrijo desequilbrios econmic os , quando necessrio. 2 Estabele o as diretrizes gerais das polticas econmicas . Estabele o a meta da inflao.

Sou paga para exec utar ordens de compra e venda de a es . 3 Posso administrar e distribuir fundos de investimentos . Sou a ins tituio financeira auxiliar que opera no recinto da Bolsa.

Posso captar depsitos vis ta e a prazo. 4 Posso organizar, administrar e vender Fundos de Investimento. Tenho no mnimo duas carteiras e uma delas comerc ial ou de investimento.

Meu dever proteger o interesse dos participantes do mercado de c apitais . 5 Sou rgo fiscalizador, as Companhias Abertas devem contar tudo para mim. Supervisiono tudo o que diz respeito a Valores Mobilirios , inc lus ive Fundos de I nves timento.

Gabarito: (1) Banco Central, ( 2) Co nselho Monetrio Nacional, (3) Corretora de Valores, (4) Banco Mltiplo, ( 5) Comisso de Valores Mobilirios.

BMI BankRisk Management Institute | Copyright 2009. Todos os direitos reservados.

MDULO I | Sistema Financeiro Nacional

2.2 Principais Intermedirios Financeiros

2.2.1 Bancos Mltiplos


O s bancos mltiplos s o ins tituies financeiras que realizam operaes ativas (opera es de c rdito), passivas (operaes de captao) e servios diversos , por intermdio das seguintes carteiras : C omercial; De investimento; De desenvolvimento (exclusiva para bancos pblicos ); De c rdito imobilirio; De c rdito, financiamento e investimento (financeiras ); De arrendamento mercantil (leas ing). O banco mltiplo deve s er constitudo por, no mnimo, duas carteiras , sendo uma delas , obrigatoriamente, c omercial ou de investimento. O banco mltiplo c om carteira comerc ial pode captar depsitos vista.

Um banco mltiplo deve ter, no mnimo, 2 carteiras e uma delas deve s er, necessariamente: a) Carteira comercial b) C arteira de inves timento

2.2.2 Banco Comercial


O s bancos comerciais tm como objetivo princ ipal proporc ionar s uprimento de rec ursos necessrios para financiar, a curto e a mdio prazos , o comrc io, a indstria, as empresas pres tadoras de servios , as pessoas fs icas e terceiros em geral.

Bancos come rciai s c aptam depsitos vis ta (c onta c orrente) e deps itos a prazo (CDB). Suas operaes de crdito so de curto/mdio prazos .

BMI BankRisk Management Institute | Copyright 2009. Todos os direitos reservados.

10

Certificao Profissional ANBID CPA-10

2.2.3 Bancos de Investimento


O s bancos de investimento so institui es financeiras es pecializadas em: financiamento de c apital fixo e capital de giro, a mdio e longo prazos ; administrao de rec ursos de terceiros (administrao e venda de fundos de inves timento); intermediao de ttulos e valores mobilirios .

Bancos de Investimento c aptam somente depsitos a prazo NO podem captar depsitos vista em conta corrente, produto que ele no oferece.

2.3. Outros Intermedirios ou Auxiliares Financeiros

2.3.1 Bolsa: BM&FBovespa


A Bolsa mantm ambiente adequado realizao de trans aes de c ompra e venda de ttulos e valores mobilirios , em mercado livre e aberto, es pecialmente organizado e fiscalizado pelos seus prprios membros e pela Comisso de Valores Mobilirios . A BM&FBOVESPA S.A . - Bolsa de Valores , Mercadorias e Futuros foi c riada em 2008 com a integrao entre Bolsa de M erc adorias & Futuros (BM&F) e Bolsa de Valores de So Paulo (BOVESPA ). O s mercados da BM&FBOVESPA abrangem a negociao de ttulos e valores mobilirios , de renda varivel e renda fixa, nos merc ados de bolsa e de balco organizado.

BOLSA O Mercado de Bolsa um segmento de negociao de ativos administrado pela BVSP, com regras especficas, onde os negcios e os parti cipantes diretos so supervisionados pela Bolsa de Valores de So Paulo - BVSP. Formas de Negociao Mercado a Vista Mercado a Termo Mercado de Opes Mercado Futuro de Aes

BALCO ORGANIZADO O Mercado de Balco Organizado um segmento de negociao de ativos administrado pela BVSP, em que h a presena da entidade auto-reguladora exercendo a superviso dos negcios. Entretanto, os parmetros de negociao e as regras de listagem so menos exigentes do que os do Mercado de Bolsa. Formas de Negociao Mercado a Vista

Na Bolsa, somente as Corretoras de Valores atuam como intermedirias.

Na Balco Organizado, atuam como intermedirias: as Corretoras de Valores, as Distribuido ras de Valores e os Bancos de Investimento.

BMI BankRisk Management Institute | Copyright 2009. Todos os direitos reservados.

11

MDULO I | Sistema Financeiro Nacional

E mbora a Bovespa e a BM&F tenham se trans formado em uma nica empresa, os merc ados de atuao de cada uma delas s o muito dis tintos . Somente alguns dos ttulos e valores mobilirios listados abaixo s ero objeto de estudo na Certificao CPA-10. Voc os conhecer em detalhes na apostila de P rodutos de I nvestimento.

Mercados BOVESPA

Valores Mobili rios Passvei s de Negocia o em BOLSA A es BDRs Patrocinados C RIs (Certificado de Recebveis I mobilirios ) FIDC (Fundos de I nves t. em D ireitos Creditrios ) FII (Fundos de Investimento Imobilirio) PIBB (Papis ndice Brasil Boves pa - 50 ) Debntures Notas Promissrias D ireitos de Subscrio RCSA - Recibo de Carteira Selecionada de Aes PIP - Proteo de I nvestimento c om Partic ipao Warrants (O pes No Padronizadas )

Valores Mobili rios Passvei s de Negocia o em BA LCO ORGA NIZA DO A es C RIs (Certificado de Recebveis I mobilirios ) FIDC (Fundos de I nves t. em D ireitos Creditrios ) FII (Fundos de Investimento Imobilirio) Debntures Notas Promissrias D ireito de Subscrio Recibo de Subscrio

Mercados BM&F

Derivativos agropecurios A car c ristal A lgodo Bezerro Boi gordo C af arbica C af robusta conillon Etanol Milho Soja

Derivativos f inanceiros O uro ndices de a es (Ibovespa, I BrX-50) ndices de inflao (IGP-M, INPC , IPCA) Taxas de cmbio Taxas de juro Ttulos da dvida s oberana

Merca dos de balco Termo Swaps O pes flexveis

BMI BankRisk Management Institute | Copyright 2009. Todos os direitos reservados.

12

Certificao Profissional ANBID CPA-10

2.3.2 Corretora de Ttulos e Valores Mobilirios


I nstituio auxiliar do sis tema financeiro, que opera no merc ado de c apitais com ttulos e valores mobilirios , em especial no mercado de a es . a intermediria entre os investidores nas transaes em bolsas de valores . So institui es autorizadas a funcionar pelo Banc o Central e e s o tambm fiscalizadas pela Comisso de Valores Mobilirios (CVM) por conta de s uas operaes c om valores mobilirios . Somente as corretoras es to habilitadas a executar opera es de compra e venda de aes ou de derivativos na BM&FBovespa. Dentre seus objetivos es to: operar em bolsas de valores , s ubsc rever emisses de ttulos e valores mobilirios no mercado; comprar e vender ttulos e valores mobilirios por conta prpria e de terceiros ; encarregar-se da adminis trao de carteiras e da cus tdia de ttulos e valores mobilirios ; exercer funes de agente fiducirio; ins tituir, organizar e administrar fundos e c lubes de investimento; intermediar operaes de cmbio e praticar operaes no mercado de c mbio de taxas flutuantes ; realizar operaes compromissadas ; praticar operaes de compra e venda de metais preciosos , no mercado fsico, por conta prpria e de terceiros operar em bolsas de mercadorias e de futuros por conta prpria e de terceiros .

Atua como intermediria das trans aes de compra e venda de ativos e c ontratos negoc iados em Bolsa.

2.3.3 Sociedades Distribuidoras de Ttulos e Valores Mob ilirios


I nstituio auxiliar do sis tema financeiro, que opera no mercado de capitais com ttulos e valores mobilirios . So supervisionadas pelo Banc o Central. Algumas de suas atividades : intermediar a oferta pblica e distribuio de ttulos e valores mobilirios no mercado; administrar e custodiar as carteiras de ttulos e valores mobilirios ; ins tituir, organizar e administrar fundos e c lubes de investimento; operar no mercado acionrio, c omprando, vendendo e dis tribuindo ttulos e valores mobilirios , por conta de terceiros ; fazer a intermediao com as corretoras para trans aes em bolsas de valores e de mercadorias; efetuar lanamentos pblicos de aes ; operar no mercado aberto e intermediar operaes de c mbio.

Atua como intermediria das trans aes de mercado de Balco Organizado

BMI BankRisk Management Institute | Copyright 2009. Todos os direitos reservados.

13

MDULO I | Sistema Financeiro Nacional

EXERCCIO 2 | Verdadeiro ou Falso EXERCCIO 2 | Verdadeiro ou Falso


Assinale se a afirmativa relacionada ao Assinale se a afirmativa relacionada ao Sistema Financeiro Nac ional Verdadeira ou Falsa. Sistema Financeiro Nac ional Verdadeira ou Falsa.

A FIRMA TIVA 1 . O Conselho Monetrio Nacional um rgo normativo, responsvel por expedir as principais diretrizes econmicas . 2 . O funcionamento e as atividades dos bancos c omerciais so regulamentados pela CVM, Comisso de Valores Mobilirios . 3 . Somente os bancos comerciais e bancos mltiplos com c arteira comercial podem manter contas de depsitos vis ta, de livre movimentao em conta corrente. 4 . Um banco mltiplo deve operar no mnimo duas carteiras , sendo uma delas obrigatoriamente a de banco comercial ou a de banco de investimento. 5 . Tanto uma Dis tribuidora de Ttulos e Valores Mobilirios quanto um Banco de I nves timento podem administrar, organizar e vender Fundos de Investimento. 6 . As operaes de compra e venda de aes negociadas na BM &FBovespa so liquidadas e c ustodiadas pelo Selic Sistema Espec ial de Liquidao e Cus tdia 7 . O s bancos de investimento podem captar depsitos vista e a prazo. 8 . O SPB o conjunto de proc edimentos , regras e s istemas operac ionais integrados usados para transferir recursos , bem c omo para o processamento, a c ompensao e a liquidao de pagamentos em qualquer de suas formas . 9 . O SELIC um s istema eletrnico que c ustodia e liquida as opera es c om ttulos pblicos federais . 10 . A BM&FBoves pa uma entidade auto- reguladora que opera sob a s uperviso do Banc o Central. 11 . A CVM regulamenta e fiscaliza todos os Fundos de I nves timento. 12 . U m dos objetivos da Anbid incentivar a adoo de melhores prticas entre os assoc iados e o res peito aos direitos dos inves tidores .

Gabarito: (1) Verdadeiro; (2) Falso; (3) Verda deiro; (4) Verda deiro; (5) Verda deiro; (6) Falso; (7) Falso; (8) Verda deiro; (9) Ver dadeiro ; ( 10) Falso; (11) Verdadeiro; ( 12) Verda deiro.

BMI BankRisk Management Institute | Copyright 2009. Todos os direitos reservados.

14

Certificao Profissional ANBID CPA-10

EXERCCIO 3 | Quem sou eu? EXERCCIO 3 | Quem sou eu?


Com base nas carac ters ticas indic adas desc ubra quem o pers onagem Com base nas carac ters ticas indic adas desc ubra quem o pers onagem oc ulto: mercado de Bolsa ou merca do de Bal co. oc ulto: mercado de Bolsa ou merca do de Bal co.

Segmento de negociao de ativos administrado pela BVSP, c om regras es pecficas , onde os negc ios e os participantes diretos so s upervis ionados pela Bolsa de Valores de So Paulo - BVSP. Somente as corretoras atuam como intermedirios financeiros .

As formas de negociao nesse ambiente so: Mercado a Vista Mercado a Termo Mercado de O p es Mercado Futuro de Aes

Segmento de negociao de ativos administrado pela BVSP, em que h a pres ena da entidade auto- reguladora exercendo a superviso dos negc ios com parmetros de negociao e regras de listagem menos exigentes . Corretoras de Valores , Dis tribuidoras de Valores e Bancos de I nves timento atuam como intermedirios financ eiros . A forma de negoc iao nesse ambiente : Mercado a Vista

Gabarito: (1) Mercado de Bolsa; ( 2) Mercado de Balco Organizado.

BMI BankRisk Management Institute | Copyright 2009. Todos os direitos reservados.

15

MDULO I | Sistema Financeiro Nacional

2.4 Sistemas e Cmaras de Liquidao e Custdia

Agora que voc j sabe quais so as principais institui es financ eiras e operadoras do mercado, vai aprender como so liquidadas as ope rae s realizada s por esse s diversos a gentes, ou s eja, c omo se processa o pagamento e o recebimento dos recursos financeiros e a c ustdia dos ttulos e valores mobilirios trans acionados .

2.4.1 SELIC Sistema Especial de Liquidao e Custdia


O SELIC um sis tema eletrnico que processa o registro, a cus tdia e a liquida o financeira das operaes realizadas com ttulos pblicos f ederais, garantindo segurana, agilidade e transparncia nos negc ios .

2.4.2 CETIP Cmara de Custdia e Liquidao


A CETIP um sistema eletrnico que processa o registro, a c ustdia e a liquidao financeira das operaes realizadas com ttulos privados, garantindo segurana, agilidade e transparncia nos negc ios .

2.4.3 CBLC Companhia Brasileira de Liq uidao e Custdia


A CBLC atua como C ontraparte Central para todos os Agentes de Compensao. Sua principal funo colocar-s e entre todos os compradores e vendedores , ass umindo o risco das c ontrapartes entre o fec hamento do negcio e s ua liquidao. E mbora a CBLC possa cus todiar diversos ttulos e valores mobilirios , os princ ipais valores mobilirios c ustodiados na CBLC so as aes de companhias abertas negoc iadas na Boves pa.

FIQUE LIGA DO! Importante fixar os ativos de cada central de liquidao e c ustdia: SELIC - Ttulos pblicos (LFT , LTN e NTNs ) CETIP - Ttulos privados (CDB, Letra Hipotecria, CDI , Debnture, Swap) C BLC - Aes

BMI BankRisk Management Institute | Copyright 2009. Todos os direitos reservados.

16

Certificao Profissional ANBID CPA-10


Funes Bsicas

2.4.4 SPB Sistema de Pagamentos Brasileiro


Sistema de pagamentos o conjunto de regras , procedimentos , instrumentos e sis temas operac ionais integrados que so utilizados para pagamentos e trans fernc ias de fundos entre os divers os agentes ec onmicos . O sistema de pagamentos compreende, de um lado, os bancos e os instrumentos de pagamento (dinheiro em espcie, cheque, cartes de dbito e de c rdito, etc .) e, do outro lado, os s istemas de compensao e de liquidao de obrigaes . Falhas na cadeia de pagamentos podem causar perda de confiana nas ins tituies bancrias e, no limite, desestabilizar todo o sistema financeiro. Para reduzir o risco s istmico, isto , a possibilidade de quebra em cadeia de instituies financeiras (efeito domin), os banc os centrais proc uram atuar para assegurar robustez e segurana aos sis temas de pagamentos . Uma das mais importantes mudanas foi a implantao do Sistema de T rans ferncia de Reservas (STR). C om esse s istema, operado pelo Banco Central, as trans ferncias de fundos interbancrias passaram a contar com a opo de liquidao em tempo real, em carter irrevogvel e incondicional. Esse fato, por si s, j assegurou a redu o dos riscos de liquida o nas operaes interbancrias .

rgos de Regula o, Fiscalizao e Auto-Regulao

Principais Intermedirios

A TEN O! A principal funo do SPB reduzir o risco si stmico no Sistema Financeiro Nac ional.

Outros Intermedirios Sistema de Liquidao e Custdia

BMI BankRisk Management Institute | Copyright 2009. Todos os direitos reservados.

17

MDULO I | Sistema Financeiro Nacional

EXERCCIO 4 | Verdadeiro ou Falso EXERCCIO 4 | Verdadeiro ou Falso


Coloque os ativos financeiros nos respectivos sis temas de liquidao e ccustdia Coloque os ativos financeiros nos respectivos sis temas de liquidao e ustdia

Ttulos pblicos

Ttulos privados

Aes

CBLC Companhia Bras ileira de Liquidao e Custdia

SELIC Sistema Es pecial de L iquidao e Custdia

CETIP Cmara de L iquidao e Custdia

Gabarito: (1) Mercado de Bolsa; ( 2) Mercado de Balco Organizado.

BMI BankRisk Management Institute | Copyright 2009. Todos os direitos reservados.

18

Certificao Profissional ANBID CPA-10

3. Avalie seu Conhecimento


1. Estabelece r medidas de preve no ou corre o de de sequi lbrios econmicos uma atribuio: a) da Comisso de Valores Mobilirios . b) do Conselho Monetrio Nacional. c ) do Banco Central do Bras il. d) do Presidente da Repblica.

2. Controlar o cr dito e executar a poltica monetria e ca mbial so, dentre outras, atribuies: a) da Comisso de Valores Mobilirios . b) do Conselho Monetrio Nacional. c ) do Banco Central do Bras il. d) do Presidente da Repblica.

3. Nos cdigos de A uto-Regulao da A NBID os prprios participa ntes deste merca do estabelecem norma s pa ra regular sua s atividades. A A uto-Regulao contribui pa ra: a) a elevao do padro das prtic as operacionais do mercado e proporciona maior trans parncia ao investidor. b) reduzir a volatilidade das cotaes dos ativos negociados no mercado. c ) aumentar a quantidade de investidores em ativos de renda fixa. d) reduzir a participa o do governo na determinao das melhores prtic as de mercado.

4. miss o do Sistema de Paga mentos Brasileiro SPB: a) trans ferir rec urs os entre institui es financeiras . b) processar trans aes em moeda es trangeira. c ) reduzir o risco sis tmico do mercado financeiro. d) compensar cheques em tempo menor.

5. Os rgos que f iscaliza m as instituies f inancei ras e os f undos de investimento so, respectivamente: a) Banco Central e Banco Central. b) CVM e CVM. c ) CVM e Banco Central. d) Banco Central e CVM.

Gabarito: (1) B, (2) C, ( 3) A, ( 4) C, ( 5) D.

BMI BankRisk Management Institute | Copyright 2009. Todos os direitos reservados.

19

MDULO I | Sistema Financeiro Nacional

4. Resumo

Neste mdulo voc aprendeu que: I ntermediao financeira o processo pelo qual agentes ec onmicos s uperavitrios e deficitrios se encontram em um ambiente organizado, fiscalizado e controlado por vrios rgos do Sistema Financeiro Nacional. O Conselho Monetrio Nacional o rgo normativo do Sistema Financeiro N acional. O Banc o Central e a CVM so res ponsveis por executar as normas expedidas pelo Cons elho Monetrio alm de regular e fiscalizar o mercado financeiro e o mercado de capitais . A CVM responsvel pela regulao e fiscalizao de todas as transaes com valores mobilirios , dentre eles , cotas de Fundos de Investimento. A ANBID uma entidade de classe que, alm de representar os interesses de seus associados , autoregula s uas atividades c om a adoo de normas que devem s er seguidas pelos associados . Elaborou os s eguintes Cdigos de Auto-Regulao: A uto-Regulao das O fertas Pblicas de Ttulos e Valores Mobilirios A uto-Regulao de Fundos de Investimento A uto-Regulao para os Servios Q ualificados ao Mercado de Capitais A uto-Regulao do Programa de Certificao Continuada A uto-Regulao do Mercado de Private Bank no Mercado D omstic o O Banco Comercial capta depsitos vis ta (c onta c orrente) e depsitos a prazo. O Banco de I nves timento capta somente depsitos a prazo. O Banc o Mltiplo se carac teriza por poss uir no mnimo 2 obrigatoriamente, a de banco comerc ial ou banco de inves timento. carteiras sendo, uma delas ,

Bolsa de Valores o ambiente onde realizada a compra e a venda das aes das empresas . Na BM&F realizada a compra e venda de c ontratos de derivativos de mercadorias agropecurias e financeiras . As c orretoras de valores so intermedirias financeiras que atuam no mercado de bols a. No mercado de balco organizados os intermedirios financeiros so, alm das corretoras de valores , as distribuidoras de valores e os bancos de investimento. As cmaras de liquidao e c ustdia so respons veis pela liquida o financeira e fsica (c ustdia) das operaes realizadas no mercado. a SELIC registra as operaes com ttulos pblic os federais a CETIP registra as opera es de ttulos privados a CBLC as opera es envolvendo aes . O SPB Sistema de Pagamentos Brasileiro tem a misso de reduzir o risco sistmico do mercado.

BMI BankRisk Management Institute | Copyright 2009. Todos os direitos reservados.

20

You might also like