You are on page 1of 4

Relatrio sobre ataque de Lagarta no Lrio do Brejo

Dia 12/06/2012

Aspectos Gerais

Anteriormente havia sido identificado um foco de ataque de lagartas em um pequeno canteiro de Lrio do brejo prximo ao viveiro de mudas, foi solicitado aos funcionrios da jardinagem que fizessem a coleta manual dos indivduos, j que era uma rea pequena com aproximadamente 20 plantas a serem inspecionadas, porm o controle manual recomendado no foi executado porque os funcionrios desconheciam a obrigatoriedade desta funo e se recusaram a fazer tal servio. Aparentemente as lagartas ali presentes terminaram seu ciclo de vida e deixaram o local. At ento no havia presena das mesmas em outras reas com lrio do brejo, porm hoje, dia 12/06/2012, foi constatada a presena destas lagartas em quantidade muito superior a inicial em outra rea, no canteiro em frente ao Piquenique.

Descrio do ataque

O ataque se d de forma voraz em reboleiras a partir da bordadura do canteiro, como demonstrado no rascunho abaixo:

O ataque se d inicialmente na insero da folha no caule, onde provavelmente o local de oviposio. Esta regio da planta acaba fornecendo para a lagarta um abrigo contra intempries ambientais e ataque de aves, alm de escond-las, dificultando a constatao de sua presena. A lagarta se alimenta da folha, inclusive do caule, resultando na quebra da folha e seu perecimento, como pode ser notado abaixo:

Quando as folhas quebradas param de receber nutrientes as lagartas deixam estas de lado e passam para folhas sadias da mesma planta, ou migram para as plantas vizinhas, caminhando sobre o solo ou pelas folhas, como na imagem:

Descrio da lagarta
Seu tamanho varia de acordo com o tempo de vida, foram encontradas lagartas de 2 at 5 cm aproximadamente. Possui uma colorao escura no abdmen beirando o preto, tambm vrias pintas de cor verde bem claro. Sua cabea, regio anal, e membros traseiros so de colorao alaranjada com pintas pretas. Possui cerdas urticantes (pelos) de tamanho pequeno na parte posterior do abdmen.

Nmeros relativos ao ataque


Foram constatadas que aproximadamente 50 plantas sofreram ou esto sofrendo o ataque das lagartas, destas, 20 esto na reboleira menor e 30 na maior. Com relao ao numero de lagartas no foi feito um levantamento mais efetivo, mas provavelmente seu nmero ultrapasse o de 50 indivduos, que esto em sua maioria presentes nas extremidades das reboleiras ou em algumas plantas de maior porte que foram atacadas e ainda esto sendo consumidas.

Concluses
Baseando-se nos nmeros e no histrico da praga, altamente recomendado que se realize o controle dos indivduos antes que terminem seu ciclo e aumentem novamente a populao. Outra razo para que seja realizado o controle, o fato de que as galinhas do parque demonstraram pouco ou nenhum interesse nestas lagartas, possivelmente porque estas possuem cerdas urticantes ou que as galinhas possuem alimento abundante e mais fcil no parque, por isso acabam no realizando o controle natural. O controle qumico no recomendado, por se tratar de uma rea de acesso pblico, isso impossibilitaria a aplicao, alm de eliminar insetos benficos que sejam mais sensveis, causar resistncia em caso de erro de aplicao e causar desequilbrio ecolgico. O controle poderia ser feito utilizando leo de nim, calda de fumo ou de arruda, mas no se conhece com efetividade sua seletividade, portanto a aplicao dever ser feita localizada e acompanhada por um responsvel. Outro mtodo de controle o manual, ou seja, a catao dos indivduos com as mos ou com pina, a rea pequena e no deve demandar muito tempo nem energia dos funcionrios designados para realizarem o controle.

You might also like