You are on page 1of 44

CENTRO DE CINCIAS HUMANAS, EDUCAO, COMUNICAO E ARTES

FERNANDO SEIJI KIKUCHI

EDITORIAL DE MODA COM AS INFLUNCIAS DO MOVIMENTO PUNK

Londrina PR 2010

FERNANDO SEIJI KIKUCHI

EDITORIAL DE MODA COM AS INFLUNCIAS DO MOVIMENTO PUNK

Trabalho de Concluso de Curso, Fase II, apresentado Universidade Norte do Paran - UNOPAR, como requisito parcial para a obteno do ttulo de Bacharel em Artes Visuais Multimdia. Orientador: Prof. Danny Haiduk.

Londrina PR 2010

FERNANDO SEIJI KIKUCHI

EDITORIAL DE MODA COM AS INFLUNCIAS DO MOVIMENTO PUNK

Trabalho de Concluso de Curso aprovado, apresentado UNOPAR - Universidade Norte do Paran, no Centro de Cincias Humanas, da Educao, Comunicao e Artes, como requisito parcial para a obteno do ttulo de Bacharel em Artes VisuaisMultimdia, com nota final igual a _______, conferida pela Banca Examinadora formada pelos professores:

Prof. Orientador: Danny Haiduk Universidade Norte do Paran

Prof. Membro 2 Universidade Norte do Paran

Prof. Membro 3 Universidade Norte do Paran

AGRADECIMENTOS Inicialmente a Deus, por tudo que me proporciona na vida. Quero agradecer a minha me, um ser humano mpar que tomo como referncia para a minha vida, sempre presente nos momentos mais difceis, me apoiando em todas as circunstncias, com amor, carinho, e compreenso. Agradeo tambm a meu pai e aos meus irmos, vocs so tudo na minha vida! Um agradecimento muito especial aos queridos amigos, Diego, Willian, Elisangela, Eduardo, Rodrigo, Josiane, Leandro, Ktia, Karina, Hitomi pelos anos de amizade, vocs fazem parte do meu corao. Agradeo aos meus amigos e colegas de graduao, por nossa amizade, correria e loucura dos nossos trabalhos. Agradeo ao meu orientador, Danny Haiduk, pela pacincia, pelas explicaes, pela ateno, e direcionamento que me foram essenciais para o desenvolvimento e concluso do projeto. Um agradecimento a todos os professores da UNOPAR,

especialmente a Prof. Dr. Sonia Maria Mendes Frana e a Prof. Ms. Lara Haddad que com toda a sabedoria e educao me auxiliaram, mesmo no sendo seu orientando. E finalmente, agradeo a todos que me ajudaram direta ou indiretamente para o desenvolvimento deste projeto.

"Embora ningum possa voltar atrs e fazer um novo comeo, qualquer um pode comear agora e fazer um novo fim. (Chico Xavier)

SUMRIO 1 Introduo ............................................................................................................. 7 2 Objetivos ................................................................................................................. 8 2.1 Objetivo geral .................................................................................................... 8 2.1 Objetivo especficos ......................................................................................... 8 3 Justificativa .............................................................................................................. 9 4 Anlise de Similares ............................................................................................. 11 4.1 Anlise das imagens bandas de rock punk .................................................... 11 4.2 A relao do interlocutor e receptor dos trs exemplos ................................. 12 5 Pblico Alvo .......................................................................................................... 19 6 Gerao de Alternativas ....................................................................................... 20 7 Metodologia Especfica ......................................................................................... 23 8 Potica e Linguagem ............................................................................................. 32 9 Projeto Conceitual ................................................................................................. 33 10 Plano de Negcios .............................................................................................. 34 11 Resultados Alcanados ...................................................................................... 41 12 Consideraes finais .......................................................................................... 42 13 Cronograma de desenvolvimento........................................................................ 43 Referncias .............................................................................................................. 44

1. INTRODUO

O produto um editorial de moda cujo conceito influenciado pelo movimento anarco-punk. No entanto, o produto sugere um dilogo no estereotipado com o receptor, supondo que este tenha algum apreo pela ideia que o conceito prope. Essa relao inicialmente entra em dissonncia com a ideologia punk, que pregava o anarquismo anticapitalista. Porm a ideia do punk aplicado moda no compartilha necessariamente dos aspectos sociais que o indivduo punk

comunicaria, uma vez que a moda se apropria somente dos elementos de visualidade, dando a eles aplicaes diferentes do aspecto do grupo em si. Visto que o mercado normalmente faz uso de conceitos simplrios em editoriais de moda, grande parte das ideias que andam na contramo dessa propositada simplicidade ganha destaque, valorizando e promovendo as marcas, trazendo diferenciao em relao aos editoriais convencionais. Destituindo o material comunicacional de conceitos redundantes, a marca no somente lembrada, revela-se positivamente sendo bem lembrada. O produto visual realizado composto por doze imagens fotogrficas que se compem com interferncias de ilustraes artesanais que interagem com os modelos, compondo estruturas que remetem cena urbana, habitat natural da figura do punk identificado anteriormente. A inspirao para o conceito das ilustraes provm do poema Quadrilha, de Carlos Drummond de Andrade, enquanto o conceito atribudo s imagens se origina do caos urbano, onde os modelos, em tese, so alocados em um espao com ausncia de informaes, obrigando o receptor a constituir uma dialtica que preencha as lacunas encontradas nos fundos brancos da imagem. Deste modo factvel que este receptor crie cognitivamente relaes entre estes espaos vazios, de acordo com suas experincias pessoais de modo a estabelecer uma leitura das imagens de forma subjetiva e passvel de modificao.

2 OBJETIVOS

2.1 Objetivo Geral

Desenvolver um editorial de moda com as influncias do movimento punk, analisando os vesturios das bandas de rock punk da dcada de 1970, pontuando as suas principais caractersticas que tornaram esse movimento social uma referncia para a linguagem da moda contempornea.

2.2 Objetivos especficos

Produzir doze imagens comprovando a influncia do movimento punk na moda contempornea; Utilizar o editorial de moda como portiflio profissional para trabalhos posteriores.

3 JUSTIFICATIVA

O movimento punk influenciou grande parte dos jovens dos anos 1970. Era anrquico e pouco democrtico, dosado por um forte pragmatismo que isolaria o grupo em seus interesses internos. Pregava-se o princpio da autonomia, havia o interesse pela aparncia agressiva que ia contra a no-violncia pregada pelos hippies, pela simplicidade e pela subverso da cultura. A moda caracterizada pela releitura de conceitos, aplicando-os a novos contextos. Assim, entendemos que ela consegue quebrar as regras do movimento e democratizar a indumentria, deslocando-a de sua configurao scio-polticoideolgica e traveste o usurio com sua marca, fantasiando em segundo plano uma ideologia incubada nas tramas dos tecidos. Dessa forma, na criao do editorial de moda, buscou-se identificar os principais cdigos da cena punk, sejam estes acessrios, ambientaes, maquiagem, cabelos, ou atitudes, gestos, caretas e outras manifestaes que possam criar um inventrio de componentes estticos. Assim como o movimento era caraterizado pela subverso cultural, o produto subverte elementos punk fazendo-os interagir de forma harmoniosa e limpa, inseridos em uma linguagem que aplica referncias punk moda, sem necessariamente remeter ideologia do movimento como um todo. Para isso, foi realizada uma anlise de similaridades para identificar referncias visuais caractersticas das bandas de punk rock. Analisaram-se, tambm, os editoriais de moda, que acabam por filtrar e esgotar as significaes codificadas e atribuir a elas linguagem que possa ser identificada, decodificada e compreendida em um contexto que visa valorizar o produto de moda inerente a alguma manifestao de cunho antropolgico ou filosfico, uma vez que sabido que o movimento punk contrrio a interesses capitalistas. Demonstrando que h semelhanas entre os mesmos e outrossim comprovando quais so as caractersticas que operam como construtores apropria e coexiste. Atravs das referncias visuais identificadas na anlise das bandas de punk rock foi definida a produo do set em geral, como as roupas, maquiagens, cabelos e acessrios, escolhidos premeditadamente, por possurem cdigos que norteiam esse universo. desse sentido que a moda se

10

Os grafismos utilizados na interferncia digital serviram como suporte para a criao do cenrio dos modelos. Atravs de estudos realizados pela ilustradora, este inseriu na ilustrao elementos escolhidos de acordo com cenrios urbanos que operam isoladamente como coadjuvantes da cena toda e que em conjunto identificam o conceito do produto atravs do poema Quadrilha de Carlos Drummond de Andrade. Interagindo os desenhos com os modelos, os grafismos conduzem a percepo do receptor dando dinamismo imagem criando uma falsa sensao de movimento.

11

4 ANLISE DE SIMILARES

A anlise de similares foi realizada com catlogos de moda do ano de 2010 com influncias que remetem ao movimento punk da dcada de 1970. Os critrios pontuados para a criao do produto visual foram as bandas de punk rock, com elementos de caractersticas suburbanas para a composio da cenografia dos catlogos. J o cabelo moicano, pintura nos olhos, roupa predominantemente preta, calas rasgadas e acessrios com rebites so cdigos que remetem o sentido do usurio, no caso, os modelos. Essa composio se mostra em concordncia com os outros elementos que tangem tanto prpria rouparia quanto aos acessrios que, em conjunto, do o sentido objetivado pelo projeto.

4.1 ANLISE DAS IMAGENS DAS BANDAS DE ROCK PUNK

Para melhor visualizar as influncias do punk na imagem da moda foi preciso, primeiramente, detectar algumas de suas caractersticas e destac-las originalmente nas imagens das bandas e, em seguida, compar-las s imagens dos catlogos de moda.

Infogrfico 01 - U.K Subs

Disponvel em: http://www.theclashonline.com/node/137

12

Infogrfico 02 - Sex Pistols

Na imagem contida no infogrfico 01 tem-se a fotografia da banda U.K Subs na qual podemos identificar: 01 - Roupa Surrada, 02 - Cala rasgada, 03 - Pulseira com rebites, 04 - Luvas de couro. Nesta imagem, o item 04 possui relao com os materiais para a confeco de roupa, como o couro, por exemplo, utilizado na indumentria punk. Na imagem contida no infogrfico 02 tem-se a fotografia da banda Sex Pistols na qual podemos identificar: 01 - Jaqueta de couro, 02 - Cala de couro, 03 - Cala apertada cor preta, 04 - Alfinetes. Alguns desses itens podero se repetir nos infogrficos posteriores, por conta da coincidncia que h em seus detalhes.

4.2 A RELAO DO INTERLOCUTOR E DO RECEPTOR DOS TRS EXEMPLOS

4.2.1 Colcci | Catlogo de moda | Fonte: http://www.colcci.com.br

O similar foi escolhido pelos elementos de caractersticas punks, pelas roupas descoladas (gria jovem para aquilo que moderno e est na moda) e contemporneas, usadas pelos jovens das grandes metrpoles, que viraram

Disponvel em: http://nihilismontheprowl.tripod.com

13

sinnimo de atitude. No entanto o apelo maior da marca apenas comercializar as suas roupas atravs dos catlogos de moda, no propondo ao receptor nenhuma reflexo diante dos editoriais de moda.

Infogrfico 03 Colcci3 As caractersticas encontradas no infogrfico 03 so: 01 Coturno, 02 Pulseira de couro com rebites, 03 Cala jeans com rebites, 04 Malha surrada, 05 Cinto com Rebites, itens encontrados nos infogrficos das bandas, combinam elementos das suas caractersticas.
3

Disponvel em: http://www.colcci.com.br/home.html

14

Infogrfico 04 Colcci 4 As caractersticas encontradas no infogrfico 04 so: 01 Boina, 02 Vestido cinza, 03 Chapu. Os elementos listados, quando so isolados, perdem o sentido em que esto sendo analisados no decorrer desta anlise, transformando-se em apenas mais um acessrio da moda contempornea.

4.2.2 Osklen | Editorial de moda | Fonte: http://www.osklen.com

O similar foi escolhido por sempre utilizar conceitos inovadores, inspirando-se nas metrpoles e na natureza brasileira, unindo sofisticao e despojamento da moda contempornea, levando o receptor reflexo em suas colees, agregando a valorizao da marca, desejos e valores diferenciados, atingindo grupos de alto

Disponvel em: http://www.colcci.com.br/home.html

15

poder aquisitivo.

Infogrfico 05 Osklen5 As caractersticas encontradas no infogrfico 05 so: 01 Vestido preto, 02 Roupas com formatos conceituais, 03 Posies conceituais, 04 Luvas de couro, 05 Roupa preta, os itens 01, 04 e 05, remete influncia encontrada nos infogrficos das bandas, combinam elementos das suas caractersticas, j os itens 02 e 03 transmitem ao receptor uma leitura visual interpretativa, levando-o reflexo

Disponvel em: http://www.osklen.com/

16

do editorial.

Infogrfico 06 Osklen6 As caractersticas encontradas no infogrfico 06 so: 01 Blusa colorida, 02 Vestido colorido, 03 Chapu colorido. Os elementos listados no infogrfico 06 no combinam elementos provenientes das bandas de rock punk.

Disponvel em: http://www.osklen.com/

17

4.2.3 Titus | Look Book | Fonte: http://www.titus.com.br

O similar foi escolhido pelos elementos de caractersticas punk e para demonstrar a diferena entre os similares anteriores, pois o mesmo no possui conceitos agregados em suas colees, o intuito da marca puramente mostrar que est no mercado, ou seja, que as roupas esto venda.

Infogrfico 07 Titus7

Disponvel em: http://www.titus.com.br/verao2011/

18

As caractersticas encontradas no infogrfico 07 so: 01 Colete com Rebites, 02 Pintura nos olhos, 03 Cala preta, 04 Luvas de couro, 05 Bolsa com rebites, itens encontrados nos infogrficos das bandas, combinam elementos das suas caractersticas.

Infogrfico 08 Titus8 As caractersticas encontradas no infogrfico 08 so: 01 Colete jeans, 02 Blusa country, 03 Bota country, 04 Chapu. Os elementos listados no infogrfico 06 e 07, no esto seguindo a mesma linguagem esttica, utiliza caractersticas e influncias diferentes no mesmo catlogo, causando conflitos visuais ao receptor.

Disponvel em: http://www.titus.com.br/verao2011/

19

5. PBLICO ALVO O principal pblico alvo so empresas de moda que buscam apresentar sua marca, diferenciando as suas colees com conceitos bem elaborados transmitidos claramente ao mercado consumidor, transformando-as em objeto de desejo. Isso usado como instrumento de divulgao de seus produtos para variados segmentos, fortalecendo sua imagem e valor diante de seus consumidores, assim, direcionando seu investimento ao seu pblico almejado.

20

6. GERAO DE ALTERNATIVAS

Primeira Gerao: Na primeira gerao, sem nenhuma interferncia digital, vemos o modelo esttico, sem nenhum movimento, assim, no agregando o conceito que o editorial pretende transmitir, baseado no poema de Carlos Drummond de Andrade, em que ocorrem encontros e desencontros amorosos entre os personagens.

21

Segunda Gerao: Na segunda gerao foi utilizada a interferncia digital, para transmitir a sensao de movimento, no entanto, sem a sobreposio adequada, a ilustrao no interage como se pretendia com o modelo. O resultado uma aparncia sem acabamento.

22

Terceira Gerao: A terceira gerao segue a mesma proposta anterior, utilizando a interferncia digital, porm, usando a sobreposio, resulta em uma aparncia mais apropriada, como se deseja no projeto, gerando uma esttica mais refinada, como se os dois elementos estivessem interligados.

Escolha da Alternativa

A opo que melhor atende proposta do produto a terceira. Comparando as trs opes, percebe-se que na primeira gerao o modelo est esttico; na segunda gerao a interferncia digital agrega movimento, no entanto, sem a sobreposio, a imagem acaba ficando simplria diferente da terceira gerao em que a ilustrao est sobreposta, transmitindo melhor a proposta do movimento, como se os dois elementos estivem interligados, facilitando o entendimento da linguagem esttica.

23

7. METODOLOGIA ESPECFICA

O primeiro passo foi analisar o produto, que neste caso foi premeditadamente escolhido por ter uma aparncia que se compe de caractersticas das imagens analisadas que dialogam com o universo punk. Seguidamente pautou-se em definir o conceito. Para isso foram realizadas pesquisas com diversos autores de poemas brasileiros, que correspondessem proposta do editorial de moda, que tem como objetivo levar o receptor reflexo sobre a imagem. Por isso foi escolhido o poema Quadrilha de Carlos Drummond de Andrade, pois o poema Possui uma elasticidade no ritmo e o esquema mtrico irregular. (SILVA, 2009, p. 139). A seguir apresentamos o poema:

Quadrilha Joo amava Teresa que amava Raimundo que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili que no amava ningum. Joo foi para os Estados Unidos, Teresa para o convento, Raimundo morreu de desastre, Maria ficou pra tia, Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes que no tinha entrado na histria.

O terceiro passo foi definir a linguagem corporal, para isso foi realizada uma busca de similares em editoriais de moda, como a Osklen, que busca transmitir conceitos inditos, somando moda, arte, cultura, design e a preocupao com o meio ambiente, que hoje item indispensvel para determinar valores atuais ao vesturio. O intuito da marca se posicionar melhor, valorizando-se e promovendose, fazendo com que o receptor a lembre de uma maneira diferenciada perante seus concorrentes. Aps definidas as mesmas foram vetorizadas no software Coreldraw X5 (Fig.01).

24

Fig. 01: Poses vetorizadas:

Aps o conceito e poses definidas, juntamente com a ilustradora Lara Haddad, foi realizado um brainstorming para a definio das ilustraes. Estas foram construdas a partir de um levantamento de referncias visuais encontradas em fotografias de bandas punk (Fig. 02), onde foi definido o tipo de grafismo, texturas, cores e elementos que ocorrem constantemente nas fotografias e levam ao entendimento de que esses elementos simbolizem caractersticas que definiram toda esttica punk. Os desenhos foram desenvolvidos a partir de uma referncia retirada da revista Zuri (Fig. 03).

Para a realizao das ilustraes, neste processo de criao foram utilizados os materiais ecoline Talens, nanquin Carutas Stander, Nanquin Winson e Newtow, papel fabriano 350gr, pincis Tigre n 08, 18 e 20 linha Pinctore. Como o intuito da ilustrao trazer movimento nas imagens fotogrficas, foi realizado um layout

25

bsico (Fig.04), que conta com um esboo de como as ilustraes interagiriam com os modelos e constituiriam as pginas do editorial de moda proposto. Os layouts foram criados atravs de software vetorial para simular como seria a construo e a interao entre os modelos e os grafismos.

Fig. 02: Bandas de Rock Punk9

Disponvel em: http://nihilismontheprowl.tripod.com

26

Fig. 03: Revista Zuri

27

Fig. 04: Layout bsico

PRODUO:

Com o conceito, poses e ilustraes definidas (Fig.05), as etapas foram basicamente as seguintes: a escolha dos modelos, das roupas, da maquiagem e dos acessrios, dentro do contexto que remete influncia do movimento punk na moda contempornea, processo realizado com sucesso, sem imprevistos. As fotos foram tiradas no studiolich com o auxlio dos layouts prontos, pelo autor, ocorrendo algumas alteraes nas poses no decorrer do ensaio, com a iluminao (demonstrado na Fig. 06) foram usadas trs tochas configurando um cenrio descrito sobre a seguinte ordem: a luz primria posicionada a 12:00 do modelo

28

frontal e semi-dura obtida atravs de sombrinha prateada de 1m20 posicionada 1m35 do modelo (distncia optima). As outras duas tochas foram posicionadas para iluminar o fundo a uma distncia de 1m85 a 45 graus da distncia do cenrio, utilizando a mesma intensidade para todos, fotografados com a cmera 1D Mark III, no total foram realizadas 50 fotos para cada modelo, sendo que, aps a seleo, foram escolhidas 12 fotos ( Fig.07 ) para o editorial de moda.

Fig.05: Ilustraes finalizadas

29

Fig. 06: Iluminao do Estdio

30

Fig. 07: Fotos no Estdio

Ps produo

As fotos foram manipuladas no software Adobe Photoshop CS5, assim como as ilustraes. Depois de digitalizadas elas foram aplicadas nas fotografias, e adequadas ao tamanho real do editorial de moda, vinte e trs por trinta e dois e meio centmetros, impressas no papel couch fosco. Cada imagem recebeu uma ilustrao diferente conforme planejado e estudado pela ilustradora, gerando um aspecto geral limpo e harmonioso entre a interferncia digital e os modelos (Fig. 08)

31

Fig. 08: Editorial de moda pronto

32

8. Potica e Linguagem

A escolha correta de cores utilizadas fundamental para proporcionar ao receptor sensaes objetivadas pela imagem. Como o conceito do produto foi baseado no poema Quadrilha, de Carlos Drummond de Andrade, que trata de encontros e desencontros amorosos, os tons em vermelho intencionalmente destacam-se em todo o grafismo, o que se justifica no que afirma Rocha (2007, p.22): Paixo sua associao imediata. A cor quente do sangue latino, que faz pulsar as ambientaes. As ilustraes interligam as poses e os olhares dos modelos reforam essa conotao e transmitem a busca constante dos seres humanos pelo o amor de algo ou algum. Segundo a obra Mensagem (terceira parte, segundo smbolo Ao Quinto Imprio) do poeta Fernando Pessoa, a seguinte afirmao: Ser descontente ser homem. Para a criao do cenrio punk, ao invs de inserir ambientaes sujas ou mal conservadas, com pouca iluminao, foram inseridos nos desenhos cdigos marcantes como elementos pontiagudos, caveiras e alfinetes, utilizando-se de uma linguagem minimalista, ou seja, sem excesso de informaes desnecessrias, criando, assim, uma composio harmoniosa e limpa entre os elementos. J as formas da ilustrao remetem s influncias da Arte Nouveau, onde destacam-se as formas orgnicas inspiradas em flores, folhagens, labaredas e cisnes.

33

9. Projeto conceitual

A Linguagem geral mais clean, no tendo a inteno de ficar algo alegre, mas sim harmonioso, tendo como objetivo transmitir a interao entre os modelos e o grafismo. Uma marca constituda de um conjunto de elementos que tm relao entre si Gomes (2008, p.42). Assim sendo, a ilustrao representa o cenrio onde so encontrados os punks, aps estudos realizados com a ilustradora, foram definidos cones que simbolizassem o imaginrio do movimento tais como; elementos pontiagudos e triangulares que remetem os rebites; alfinetes, caveiras e braceletes acessrios marcantes nas roupas; e cortornos pretos fortes representando a bandeira anrquica, como afirma Bookchin que a cor negra o smbolo da misria dos trabalhadores e a expresso de raiva e tristeza" (Bookchin, 51n1). O papel utilizado para os desenhos foi escolhido por ser texturizado e possuir uma boa gramatura, possibilitando explorar melhor a sensao de grafismo nas imagens. J as formas orgnicas surgiram atravs da proposta da revista Zuri, que fomenta e incentiva a arte, o design, a ilustrao, o grafite, a fotografia, a moda e a propaganda no Brasil, itens pertinentes ao produto. Para estipular o conceito do produto, os movimentos das ilustraes foram planejados conforme a posio dos modelos, marcando a ao corporal de cada um, baseado no poema Quadrilha de Carlos Drummond de Andrade, citado na metodologia especfica, [] o poema apresenta uma serializao de desencontros amorosos, atravs de associaes ligadas aos nomes prprios, afirma Silva (2009, p. 139).

34

10. Plano de Negcio

1. SUMRIO EXECUTIVO

Este trabalho visa estabelecer um dilogo a respeito do uso de manifestaes especficas intencionadas ao produto de moda, por meio de uma anlise sobre o movimento punk, de forma a apontar suas contribuies e influncias nas indumentrias fabricadas atualmente. Visto que o mercado faz uso de conceitos simplrios em editoriais de moda, grande parte das ideias que andem na contramo desta propositada simplicidade, ganha destaque valorizando e promovendo as marcas trazendo diferenciao nos produtos.

1.1 O produto

Por meio de fotografias e interferncias digitais atravs de softwares, ser criado o editorial de moda impresso, agregando conceitos inovadores e esteticamente harmoniosos, os editoriais criados so nicos e exclusivos para cada cliente, destina-se a empresas de vestimentas, como item de divulgao para suas roupas.

2 ANLISE DE MERCADO

2.1 Anlise Setorial

O mercado regional focado na criao de editoriais de moda, com conceitos inovadores e preocupaes estticas, no muito abrangente, acaba por ficar com profissionais pouco qualificados, exemplo disso so freelancers que cobram valores abaixo do preo de mercado, criando peas sem criatividade e com baixa qualidade, diferente de profissionais dedicados a esse tipo de servio, que sempre agregam valores conceituais em suas criaes, transformando-o em objeto de desejo perante o seu pblico alvo.

35

2.2 Mercado-alvo

Consumidores principais

O principal pblico-alvo so empresas de moda que buscam apresentar sua marca, diferenciando as suas colees com conceitos bem elaborados ao mercado consumidor, transformando-o em objeto de desejo. So usados como instrumento de divulgao de seus produtos para variados segmentos, fortalecendo sua imagem e valor diante de seus consumidores, assim, direcionando seu investimento no seu pblico almejado. Os consumidores secundrios seriam os clientes das lojas, alcanados por meio dos editoriais de moda.

2.3 Projeo de vendas

A projeo de vendas ser realizada em visitas nas empresas de vestimentas e tambm pelo site do fotgrafo. Os editoriais sero criados sob encomenda.

2.4 Necessidades do cliente

As lojas de vestimentas que almejam algo personalizado e esteticamente conceitual, criado exclusivamente para ele, transformando os seus produtos em objeto de desejo e visando sempre um melhor desempenho de vendas e divulgao.

2.5 Benefcios do negcio

O produto valoriza as empresas de vestimentas, pois o produto agrega conceitos estticos conceituais, fortalecendo sua imagem e valor diante dos seus consumidores, assim, direcionando seu investimento ao seu pblico almejado, contribuindo positivamente o aumento das vendas das roupas, gerando benefcios para a divulgao da marca. Diferenciando-se dos concorrentes que so produzidos com pouca criatividade e qualidade.

36

2.6 Competidores

Bernardo Sardi: www.bersardi.com/ Joo Guedes: http://www.joaoguedes.com/

2.7 Vantagem competitiva

A valorizao do conceito das roupas, atravs de estudos antropolgicos ou contemporneos especficos para cada coleo, pode gerar uma diferenciao frente aos concorrentes, agregando conceitos inovadores e artsticos, e valorizando o produto comercializado, tornando-se desejvel para o consumidor.

2.8 Anlise FOFA (foras/oportunidades/fraquezas/ameaas)

Foras: Produto conceitual e artstico, criado com qualidade e criatividade; Conceitos das colees feitos atravs de estudos;

Oportunidades: Divulgar a marca diferenciando-se das concorrentes;

Fraquezas: Produes similares; No possuir estdio fotogrfico e equipe de produo;

Ameaas: Produes similares com preos mais acessveis, mas com qualidade inferior.

37

3 PLANO DE MARKETING

3.1 Produto

O mercado atual exige produtos diferenciados e que se destaquem para alcanar as suas metas de vendas. Diante disso, a proposta do editorial de moda inovar com conceitos que remetem ao desejo do consumidor, tornando-se assim um objeto de desejo.

3.2 Preo

A produo do editorial de moda com as 12 imagens tem o custo de R$ 4.200.00, custando R$ 350.00 cada imagem, o mnimo de pginas para cada editorial so seis. No preo est embutido os valores dos materiais utilizados, modelos, maquiadores, cabeleireiros, ilustraes, acabamentos finais, e valor conceitual do projeto.

3.3 Praa

Em lojas de roupas e no site.

3.4 Promoo Visitas em empresas de vestimenta, divulgao no site e redes sociais.

4 ESTRUTURA E OPERAO

Organograma funcional Atendimento Contato: Fernando Kikuchi Administrativo Financeiro: Fernando Kikuchi Planejamento Cronograma e Prazos: Fernando Kikuchi Editorao

38

Projeto grfico: Fernando Kikuchi Layout Criao: Fernando Kikuchi Ilustrao Lara Haddad Fotografia Planejamento: Studio Lich Execuo: Fernando Kikuchi Iluminao: Studio Lich Produo Colaboradores: Lincoln Tramontini Atelier de beleza Colcci Finalizao Arte final, impresso: Fernando Kikuchi

4.2 Recursos Humanos

O projeto inicial contar com parcerias com maquiadores, cabeleireiros e produtores de moda, que buscam divulgar o seu trabalho atravs do editorial de moda, gerando assim qualidade no produto e retorno financeiro para ambas as partes.

4.3 Prestadores de servios

Empresas de impresses fotogrficas, de qualidade e preos acessveis.

4.4 Tecnologia a ser utilizada

Divulgao pelo site do autor e redes sociais.

4.5 Estratgia de crescimento

Demonstrando o produto em visitas nas lojas de vestimentas e atravs de

39

redes sociais. Expondo as vantagens do editorial de moda, que agrega conceitos esteticamente inovadores, diferenciado-se dos concorrentes, gerando benefcios para ambas as partes.

5 PLANO FINANCEIRO 5.1 Evoluo dos resultados econmicos O investimento inicial gira em torno de R$ 3.500,00. Utilizando R$ 500,00 para as ilustraes, R$ 1.000,00 para a impresso, R$1.000,00 na contratao do fotografo e criao de arte e conceito do projeto, R$1.000,00 para as despesas de produo na compra de acessrios, contratao de cabeleireiro, maquiador, modelos, transportes e alimentao. 5.2 Gastos principais

A criao do produto ser realizada em estdio particular, no haver necessidade de alugar nenhum imvel. Os gastos principais sero utilizados para a impresso e para a produo do editorial de moda.

5.3 Evoluo dos resultados financeiros

Conforme a demanda de vendas.

5.4 Indicadores de rentabilidade

No momento no haver necessidade.

5.5 Cenrios alternativos

Publicaes em revistas e jornais locais.

40

5.6 Restries

No houve restries na execuo do projeto, pois o mesmo foi planejado antecipadamente, evitando dificuldades posteriores.

6 Tecnologias Utilizadas

Hardware: Vaio Computer Pentium(R) Dual-Core CPU T 4400 @ 2.20GhzScanner Hp Cmera 1D Mark III Pen drive 4GB

Software Adobe Photoshop CS5 Adobe Illustrator CS5 Corel DRAW X5

6.1 Investimento produto:

Vaio Computer Pentium(R) Dual-Core CPU T 4400 @ 2.20Ghz: R$ 3.200,00 Scanner Hp G2410: R$: 295,00 Cmera 1D Mark III: 4,500,00 Pen drive 4GB: R$: 29,90 Estdio R$: 1.200,00 Impresso: 1.000,00

Investimento total do produto: R$: 10, 224.90

41

11. Resultados Alcanados

A produo do produto com as doze imagens foi criada a partir de anlises de similares escolhidas por possurem cdigos que remetem s caractersticas que permeiam o universo punk, levantadas atravs de infogrficos das bandas desse estilo e relacionadas a editoriais de moda contempornea, trazendo referncias visuais para a composio da produo em geral e da interferncia digital. J as ilustraes com formas orgnicas e elementos do movimento social bem estruturadas foram interligadas intencionalmente nos modelos transmitindo a sensao de movimento, tomando como referncia o poema escolhido, agregando a valorizao conceitual e esttico do produto. O resultado alcanado foram imagens harmoniosas, interagindo com os modelos dentro do cenrio criado atravs do grafismo com sinais que transmitem essa ideologia. Concebendo ao receptor a reflexo do produto. Toda imagem tambm uma mensagem segundo Cardoso (2008, p. 152). Aps uma breve anlise com receptores que visualizaram o editorial de moda, o mesmo comprovou atravs dessa breve pesquisa, que a moda se apropria dos indiciais consolidados das caractersticas do movimento punk nas indumentrias fabricadas atualmente, validando o objetivo do projeto.

42

12. Consideraes Finais

Algumas dificuldades foram encontradas para a concretizao do projeto, como a definio do conceito que intencionalmente era necessrio coincidir com a mesma linguagem esttica das ilustraes, que no caso seria a ambientao dos punks, elevando assim, o nvel de reflexo do receptor ao receber as informaes transmitidas atravs das imagens. O gerenciamento na escolha de modelos, maquiadores, cabeleireiros, lojas de roupas e acessrios, que concordassem realizar parceria com o autor, como meio de divulgao dos seus servios sem fins lucrativos, apenas como portiflio para ambas as partes, atravs desta experincia foi possvel perceber a importncia de contatos com terceiros e como relevante o planejamento prvio na elaborao de um projeto, transmitindo assim credibilidade com os envolvidos na proposta, pois foi somente atravs desse fator, que foi possvel a concretizao do produto. Mesmo com o gerenciamento antecipado da criao do produto, no momento da execuo, fatores invariveis e incontrolveis aparecem no decorrer do tempo, criando novas possibilidades e ideias, passiveis a modificaes, pois o mesmo no um elemento linear, agregando benefcios at o termino do projeto. Apesar das dificuldades encontradas, diante do que foi desenvolvido e exposto neste trabalho, atravs do editorial de moda criado, pode-se comprovar que o movimento punk, com o seu visual cheio de estilo e atitude, obteve grande influncia no vesturio contemporneo. Conclui-se tambm que a moda no consiste em apenas embelezar a vida da sociedade, a mesma representa um meio essencial de expresso humana. Atravs dela os sujeitos expressam as suas ideologias, se auto afirmam perante o seu grupo, diferenciando-se com estilos ditados pela moda ou no.

43

13. CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO

Agosto 05 Inscrio do Artigo Cientfico no X Encontro de Atividades Cientficas da UNOPAR. 12 19 26 Definio do produto Cronograma Resumo expandido

Setembro 02 09 16 Metodologia Desenvolvimento TCC fase II Metodologia de Criao, Definio do produto, Objetivos e Justificativa, Pblico alvo 23 30 Plano de Negcio, Anlise de similares Desenvolvimento TCC fase II

Outubro 07 14 21 27 29 Ensaio fotogrfico Manipulao das imagens Finalizao da edio Apresentao do Artigo no X Encontro de Atividades Cientficas da UNOPAR.

Novembro 04 10 15 19 15 26 Ultimas alteraes do produto final Entrega da verso final. Preparao para apresentao das bancas

Dezembro 06 Publicao em Edital da NOTA DE TCC - Fase II.

44

Referncias

BOOKCHIN, Murray. The Spanish Anarchists: The Heroic Years 1868-1936. Harper Colophon Books, 1977. Disponvel em: http://mal.bpi.comze.com/outrostextos/anarquismo_e_historia_da_bandeira_negra.ht m CARDOSO, Rafael. Vilm Flusser: O mundo codificado. . So Paulo: Cosac & Naify, 2008. COLCCI. Disponvel em: http://www.colcci.com.br/home.html/. Acessado em: 08/10/2010. DRUMMOND DE ANDRADE, Carlos. Alguma Poesia. Rio de Janeiro: Editora Record, 2001. GOMES, J. F. Gestalt do Objeto: Sistema de Leitura Visual da Forma. So Paulo: Escrituras. 2008. OSKLEN. Disponvel em: http://www.osklen.com/. Acessado em: 08/10/2010. Revista Zupi, So Paulo, n.11, novembro 2008. ROCHA, Antonio W. Neves da, 1960- As Cores da Festa / Antonio W. Neves da Rocha. - Rio de Janeiro: 3r Studio, 2007, p. 310. SEX PISTOLS. Disponvel em: http://www.sexpistolsofficial.com/. Acessado em: 08/10/2010. SILVA, Andria Anhezini da. Quadrilha: uma anlise da relao poesia e msica. In: CELLI COLQUIO DE ESTUDOS LINGUSTICOS ELITERRIOS. 3, 2007, Maring. Anais... Maring, 2009, p. 138-149. TITUS. Disponvel em: http://www.titus.com.br/verao2011/. Acessado em: 08/10/2010. U.K SUBS. Disponvel em: http://nihilismontheprowl.tripod.com/. Acessado em: 08/10/2010. Virtual Books. Poema Mensagem de Fernando Pessoa. Disponvel em http://www.scribd.com/doc/2586540/Fernando-Pessoa-Mensagem. p.16. Acessado em: 10/11/2010.

You might also like