You are on page 1of 9

MEMORIAL LOCALIZAO Obra situada no Bairro Cabral na Rua Belm esquina Rua Chichorro Jnior- na Cidade de Curitiba.

CARACTERSTICAS DO LOCAL As principais caractersticas, prximas do canteiro de obras so as seguintes: Comrcio: Existe atividade comercial de mdio fluxo. Trnsito: Fluxo definido como intenso. Cinco linhas de nibus passam em frente ao empreendimento. Posteamento eltrico pblico: Existem postes na calada da face da obra, sendo que os mais prximos esto a uma distncia de 02 metros da face do tapume (ver anexo ) Imveis: Existem imveis adjacentes (residncias), com garagem contgua (ver anexo ). CARACTERSTICAS DO EMPREENDIMENTO Edifcio de uso comercial com as seguintes caractersticas: Fundaes: Fundao profunda por estaca cravada; O CANTEIRO A alocao do canteiro de obra ser realizada conforme croqui (ver anexo), onde temos alm da projeo da planta da obra, a alocao da rea de vivncia. REA DE VIVNCIA Instalaes Sanitrias As instalaes sanitrias provisrias estaro dimensionadas adequadamente para atender ao nmero mximo previsto de trabalhadores (40). Os sistemas construtivos sero padronizados, assegurando a durabilidade s instalaes. Banheiros (ver anexos) Os banheiros sero constitudos de 2 lavatrios, 2 bacias turcas, mictrio tipo calha, 4 chuveiros plsticos, seguindo o estipulado na NR-18.4.2.4. Caractersticas Sero utilizadas bacias turcas, por serem mais higinicas e durveis. Instaladas em compartimentos individuais e dotadas de portas indevassveis. A ventilao ser natural para o exterior atravs de aberturas (janelas) de ventilao. As paredes divisrias com altura de 2,10 metros, sendo estas revestidas com material cermico (sobras das obras) at uma altura de 1,50m.

O piso ser revestido com material cermico antiderrapante (sobra de obras). Cada compartimento contar com recipiente para papis usados. Papel higinico ficar disposio no almoxarifado, em compartimento especfico (ver esquema nos anexos) e ao alcance de todos os trabalhadores. Ser realizada limpeza diria no incio do expediente e s 13 horas. Chuveiros (ver esquema no anexo 3) Caractersticas __Os chuveiros sero plsticos com gua quente e fria, do tipo coletivo, aterrados eletricamente. __Haver suporte para sabonete e cabide para toalha. __O piso ser provido de material emborrachado, e retirado frequentemente para secagem. __O piso ter caimento necessrio para escoamento da gua para a rede de esgoto. Local de refeies (ver esquema nos anexos) Caractersticas __Mesas com tampo forrado com material impermevel. __Marmiteiro tipo banho-maria com capacidade para atender aos usurios. __Lixeiras para resduos. __Limpeza realizada aps o caf da manh e aps o almoo, todos os dias. Vestirio (ver esquemas nos anexos) Caractersticas mnimas __Com armrios e bancos em nmero suficiente. __Armrios: Estes armrios sero confeccionados em madeira laminada, numerados e com fechadura e cadeado. No ser permitida a guarda de bebida alcolica nem armas de qualquer natureza. __Iluminao natural e artificial adequada. INSTALAES ELTRICAS Devero ser observadas as instrues conforme Norma Regulamentadora NR10 Segurana em instalaes e em servios de eletricidade do Ministrio do trabalho e emprego e a RTP05 Recomendao Tcnica de Procedimento Instalaes eltricas temporrias em canteiro de obras, da Fundacentro. Caractersticas mnimas O quadro geral ser aterrado, alm de dispor de terminal neutro para alimentar o sistema monofsico. Manter as portas do quadro fechadas para evitar que os funcionrios encostem nas partes energizadas (vivas) e no guardem roupas, garrafas ou outros objetos dentro dele.

Os fios e cabos sero extendidos de forma area e por locais que no atrapalhem a passagem de pessoas mquinas e materiais. Sempre que se realizarem trabalhos prximos da rede externa eltrica, os mesmos sero acompanhados por pessoa experiente para avisar quando houver risco de acidente. A rede de distribuio nas instalaes de apoio ser protegida por eletrodutos de PVC. No ser permitido o uso de gambiarras. Todas as conexes dos equipamentos sero pelo conjunto Plug/Tomada. MQUINAS E EQUIPAMENTOS As mquinas e equipamentos eltricos sero aterrados adequadamente, a anel de aterramento. Todos os operadores de mquinas e equipamentos recebero instrues via Ordem de Servio sobre os mtodos mais seguros para cada operao ( ver anexo 6). Trator de esteira Este equipamento de escavar atender as seguintes orientaes: Somente ser operado por operador devidamente treinado e qualificado. Verificar antes do inicio e no trmino das operaes os pinos e contrapinos do escarificador. Verificar antes do inicio e no trmino das operaes o alarme de presso do leo do motor. Verificar antes do inicio das operaes o extintor de incndio. Verificar antes do inicio das operaes o freio operante. Bate Estacas Este equipamento dever atender as seguintes orientaes: Somente ser operado por operador devidamente treinado e qualificado. Check list dirio de operacionalidade realizado antes do inicio das operaes (ver anexo 20) Perfuratriz Este equipamento de perfurao atender as seguintes orientaes: Somente ser operado por operador devidamente treinado e qualificado. Check list dirio de operacionalidade realizado antes do inicio das operaes (ver anexo 21) Caminho Pipa Este equipamento dever atender as seguintes orientaes: Somente ser operado por operador devidamente habilitado com CNH Categoria D, treinado e qualificado. Check list dirio de operacionalidade realizado antes do inicio das operaes (ver anexo 22)

Grua Este equipamento de guindar atender as seguintes orientaes: __A ponta de lana e o cabo de ao ficaram afastados no mnimo a trs metros de qualquer obstculo e ter afastamento da rede eltrica conforme orientao da CEMIG. __O primeiro estaiamento da torre fixa ao solo ser no oitavo elemento e a partir da de cinco em cinco elementos. __Sempre que o equipamento de guindar no estiver em operao, a lana ser colocada em posio de descanso. __No ser realizado trabalho sob intempries desfavorveis (principalmente em prenncio de chuva, durante a chuva, e ventos fortes), que exponham a risco aos colaboradores da rea, e principalmente a terceiros. __A grua estar aterrada eletricamente, e se necessrio, dispor de para-raios situado a dois metros acima da ponta mais elevada da torre. __O moito necessariamente dispor de trava de segurana. __As reas de carga e descarga sero convenientemente delimitadas, permitindo o acesso s mesmas somente ao pessoal envolvido na operao. Bobcat Ser operado por funcionrio habilitado e identificado. Durante os servios os cuidados sero os mesmos do trator comum. Nos servios realizados no subsolo deve-se utilizar mscara contra gases e abafador de rudo. O Bobcat dever trabalhar com giroflex e cabina em perfeito estado. Ferramentas O Almoxarifado dispor de todas as ferramentas necessrias etapa da obra. Caso algumas ferramentas, equipamentos, instrumentos ou similares precisem ser alugados os mesmos devero acompanhar garantia explicitada em documento prprio, de funcionamento e de manuteno realizada nos equipamentos alugados. __Antes da sada (das ferramentas) do almoxarifado ser verificado o funcionamento da mquina ou equipamento. Verificao visual. __Sero periodicamente vistoriadas todas as ferramentas e equipamentos de apoio, nas suas protees, estado, fiao eltrica e outros considerados necessrios e recomendados pelos fabricantes. __Se a ferramenta requerer EPI especfico, o responsvel do almoxarifado entregar a Ferramenta e o EPI obrigatoriamente. (Ex. entalhadora e culos de segurana). SINALIZAO Interna

Toda a obra ser sinalizada com avisos e cartazes, informando sobre Riscos, Ateno e Avisos, conforme orientaes da segurana do trabalho. (ver croqui nos anexos)

Externa Na sinalizao externa sero atendidos os critrios para Bloqueio de testada de Obra e Trnsito de Veculos de Carga e Descarga do DETRAN e da BHTRANS. (ver esquema nos anexos) A execuo de servios externos (fora dos limites do canteiro, principalmente na rua) ser sinalizada com cavaletes, cones, fita zebrada e um orientador de trnsito veicular e de pedestres, quando necessrio. Ainda deve ser observado o seguinte: Na eventualidade de obstruo temporria do passeio para fins de descarga de materiais, dever ser providenciado cordo de isolamento, em volta do veculo, de maneira a criar um corredor para passagem do pedestre (ver esquema nos anexos). Durante a descarga de concreto usinado, ser utilizado cordo de isolamento, como descrito no item anterior. Pode ser utilizada fita zebrada fixa em balizas, e como complemento cones de sinalizao (ver esquemas nos anexos). Antes da execuo de qualquer servio na rua verificar e certificar-se que no exista risco contra terceiros. Devemos priorizar a segurana dos pedestres (principalmente crianas) e veculos. PROCEDIMENTOS DE EMERGNCIA Em caso de ocorrncia de acidente, onde a vtima precise ser removida para centro de atendimento mdico, sero tomadas as seguintes providncias: _Hospital: O hospital mais prximo que deve ser procurado em caso de acidentes o SO LUCAS , Rua So Carlos, 125. Fone: (0##41) 345-0987. (ver esquema do roteiro da obra ao hospital no anexo 10). Pequenos acidentes _Encaminhar a vtima para o almoxarifado do canteiro, onde se encontra o material de primeiros socorros, e funcionrio treinado em primeiros socorros para o atendimento. _A caixa de primeiros socorros estar abastecida com: sal de fruta, esparadrapo, gazes, ataduras, algodo, luvas de procedimento, tesoura ponta romba, Termmetro clinico, esfigmomanmetro. __Comunicar ao setor de segurana no trabalho, pelo 333-2033. Acidente de gravidade mdia e alta __Se esta for a situao, tomar as seguintes providncias: __Acionar o SAMU pelo telefone 193, ou o CORPO DE BOMBEIROS 192 __Comunicar Administrao da Obra, ao setor de segurana do trabalho ou ao departamento de recursos humanos.

Acidente com bito __Comunicar Administrao da Obra, ao setor de segurana do trabalho ou ao departamento de recursos humanos. __Comunicar a Polcia Civil pelo fone 234-5421 ou 223 6565 __Isolar a rea do acidente, __Comunicar Delegacia Regional do Trabalho pelo fone 200-1600. __No mexer no local at liberao por parte da polcia ou DRT. Em todas as situaes, o departamento de pessoal, emitir a Comunicao de Acidentes do Trabalho CAT , com a seguinte destinao (conforme ordem de servio do INSS n 329, de 26.10.93): 1 via ao INSS 2 via ao SUS 3 via ao sindicato dos trabalhadores 4 via empresa 5 via ao segurado ou dependente 6 via DRT/Ministrio do Trabalho. Igualmente ser preenchido o Anexo I da NR-18, com a seguinte destinao: 1 via para Fundacentro/CTN. Endereo: Rua Guajajaras, 40 13/14 andares centro

CEP: 30180-100 Belo Horizonte/MG E-mail: crmg@fundacentro.gov.br


2 via arquivar por no mnimo 03 (trs) anos para fiscalizao. PROGRAMA DE PREVENO DE RISCOS AMBIENTAIS PPRA Esta Norma Regulamentadora - NR estabelece a obrigatoriedade da elaborao e implementao, por parte de todos os empregadores e instituies que admitam trabalhadores como empregados, do Programa de Preveno de Riscos Ambientais - PPRA, visando preservao da sade e da integridade dos trabalhadores, atravs da antecipao, reconhecimento, avaliao e conseqente controle da ocorrncia de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em considerao a proteo do meio ambiente e dos recursos naturais. Aps inspeo realizada no canteiro de obra, o Servio Especializado em Engenharia de Segurana e em Medicina do Trabalho, caracterizou os seguintes riscos ambientais:

Risco Fsico: Temperaturas extremas. Trabalhadores expostos s intempries externos, SOL e CHUVA. Rudos.

Trabalhadores expostos a rudos da retro escavadeira e outras mquinas (operadores) e ajudantes. Vibraes. Trabalhadores expostos a vibraes provenientes do vibrador de concreto.

Riscos Qumicos. Poeiras Os nveis de poeiras de slica, relativas as escavaes esto dentro dos padres, no sendo necessrio adotar medidas de proteo individual para elimin-las.

Risco Biolgico. Inexistentes. Limites de Tolerncia dos Riscos Ambientais.

Rudo. O SESMT, informa que o limite de tolerncia conforme Norma Regulamentadora NR15 Anexo 1 do Ministrio do trabalho para os equipamentos abaixo 85 dB(decibeis) e acima deste limite obrigatrio o uso de proteo auditiva: Bate estacas Perfuratriz Grua Trator de Esteira BobCat Caminho pipa Calor. Para atender o dispositivo da NR. 15 Anexo 3 quadro 1, ser adotado o regime de atividade moderada. Adequao e controle: Ser fornecida gua potvel e fresca a disposio dos trabalhadores prxima ao local de trabalho. Durante o decorrer da obra, faremos medies ambientais e acompanhamento mdico, visando o controle efetivo dos trabalhadores. Poeiras.

Os nveis de poeiras de slica livre sero controlados atravs de medidas de protees individuais a serem adotadas no decorrer da construo. Para fins de melhorias do ambiente de trabalho, e reduo das concentraes de poeiras de slica, oriundo das escavaes e aterros ser feito a partir da irrigao peridica, atravs de caminho pipa. Mapa de Risco. Visando atender a Norma Regulamentadora n. 9 (NR-9), o mapa de risco ser elaborado pelo SESMT em conjunto com os membros da CIPA. Sendo o mesmo aprovado em reunio da CIPA pelos membros participantes, para posterior colocao em quadro de aviso localizada o mais prximo do canteiro de obras.

Divulgao dos dados. Os resultados das medies ambientais sero colocados no quadro de aviso, visando informar a todos os trabalhadores as condies do local de trabalho. Medio dos Riscos Ambientais. Regularmente o Servio Especializado em Segurana e em Medicina do Trabalho (SESMT), far medies de RUDO e CALOR, com vistas a adequar o ambiente e o indivduo aos nveis mnimos de tolerncia, recomendado pela Norma Regulamentadora n. 15 (NR-15) e seus respectivos anexos referente a portaria 3214/78. PROGRAMA EDUCATIVO DE TREINAMENTO Roteiro para Integrao de segurana para recm admitidos:Segundo item 28.2 da NR-18, o treinamento admissional deve ter carga horria mnima de 6 (seis) horas, ser ministrado dentro do horrio de trabalho, antes de o trabalhador iniciar suas atividades.Os treinamentos Inicial e Peridico contemplaro os seguintes assuntos: A importncia da Construo Civil; Responsabilidade; A Segurana: A Comisso de Preveno de Acidentes CIPA; Servio de Sade e Segurana SESMT; Principais Riscos de Acidentes e Mapa de Riscos; Equipamentos de Proteo (EPIs e EPCs); Praticando a preveno; A Sade e Higiene: Doenas sexuais; Como evitar as doenas do trabalho. Na concluso do curso, o trabalhador deve assinar termo ou formulrio apropriado com o seguinte teor: Diante do exposto, declaro estar ciente dos riscos aos quais estou sujeito e ter recebido as orientaes acima descrita, no sentido de evitar qualquer dano minha integridade fsica e mental e a dos meus companheiros de trabalho. Treinamento especfico por funo Treinamento de capacitao tcnica e de segurana em diversas funes especificas, com durao e contedo do programa variado e treinamentos de manuteno peridica. Operao e manuteno de mquinas (retro escavadeira, bobcat, grua, perfuratriz, caminho pipa.). Capacitao para eletricistas; Direo Defensiva para motoristas e operadores de mquinas.

You might also like