You are on page 1of 46

Pequeno Manual de Instruces

Para o meu mundo da Perturbao do Espectro do Autismo

Dizem

que comunicar uma das mais importantes caractersticas do ser humano. As pessoas transmitem muitas emoes com olhos, pelas expresses faciais, gestos, tons de voz e expresso corporal.

Para

mim,

olhar algum nos

olhos significa ser bombardeado com demasiada informao que no sou capaz de processar. Estabelecer contacto visual directo estimula demasiado o meu crebro, e uma experincia dolorosa para mim, causa-me muita ansiedade. Olhar para outra pessoa pode causar-me irritabilidade, dores de cabea, e at ataques de pnico ou birras (meltdowns). Por isso, muitas vezes ao falar com outra pessoa, olhamos para um ponto que transmita menos informao, como a boca, o queixo ou at os ombros.

Dou

muita ateno a pormenores, mesmo que insignificantes. Posso descobrir detalhes que passam despercebidos a outras pessoas, e que para mim funcionam como post-its, que me ajudam a identificar pessoas, locais ou objectos.

Com

essa informao, posso reconhecer pessoas, stios, cheiros, sons, texturas, cores, formas, reflexos, enfim, tudo o que envolva os meus sentidos. Tenho muito boa memria.

Muito

barulho descontrola-me, e tapo muitas vezes os ouvidos para me defender de todas as informaes que os sons transmitem. Apesar de conseguir identificar os sons individualmente, no os consigo interpretar quando so demasiados - um stio com muitos sons, como a rua, por exemplo pode ser para mim um lugar hostil e confuso.

Posso, por exemplo, recusar-me a


comer num stio barulhento, ou andar a p na rua, porque tantos sons ao mesmo tempo assustam-me muito. Os meus ouvidos so to sensveis que s vezes ouo sons que as outras pessoas no ouvem, e tambm no gosto de sons muito agudos ou muito graves. Tambm no gosto que falem alto ou gritem comigo.

Sou

muito esquisito com a comida

e posso rejeitar alimentos slidos, texturas ou cheiros que me sejam estranhos ou que me faam impresso.

Por outro lado, e por causa da minha perturbao sensorial,


posso sentir-me atrado e compelido a comer ou mastigar objectos estranhos, como papel, lpis de cera, livros de carto, creme das fraldas, pilhas ou lmpadas, entre outros.

Gosto muito de brincar e tenho um sentido de


humor muito peculiar. s vezes tenho ataques de riso sem razo aparente muitas vezes quando estou cansado ou tenho sono, ou quando vejo um pormenor que escapa a toda a gente - e sorrio quando vejo coisas de que gosto ou reconheo.

Por vezes no entendo brincadeiras, gestos ou


expresses. Gosto que me digam o que se vai passar a seguir porque no sei antecipar acontecimentos, e que me ensinem devagar, com calma e muita pacincia, porque experincias novas podem-me assustar muito, e um passo mal dado numa experincia anterior pode-me deixar algum trauma.

s vezes gosto de me isolar e de me


sentar a balanar o corpo, como se estivesse a andar de baloio. Isso ajuda-me a aliviar o stress, e gosto de o fazer at me acalmar, ou, em caso de estar cansado, at dormir.

s vezes tenho grandes birras (meltdowns), porque preciso


de descarregar energia e informao excessiva que fui acumulando durante o dia/dias. No confundam estas birras os meltdowns - com m educao, mau temperamento ou mero capricho: Quando tenho um meltdown no vejo se as pessoas se importam com o que estou a fazer, fao-o porque me sinto triste, desconfortvel, com excesso de energia, quando quero muito uma coisa e no me consigo fazer compreender, ou at mesmo ao sentir-me doente. No o fao para chamar de propsito a ateno dos outros.

Durante um meltdown perco completamente o controlo e posso pr em causa a minha prpria segurana ou a de terceiros. Posso eventualmente bater com os ps no cho, bater com as mos na minha cabea, bater com a cabea na parede, torcer os dedos das mos dos outros, bater ou morder.
Os meus meltdowns so grandes e podem durar algumas horas desaparecem muito devagar e geralmente nessas alturas no gosto que me toquem ou falem alto comigo.

Em caso de meltdown, removam objectos do stio onde me encontro e com que


me possa magoar ou magoar os outros. Posso atirar com coisas ou dar murros ou pontaps nas portas, paredes, esquinas, mesas, cadeiras, etc. Se possvel, removam todas as pessoas do stio onde me encontro. As palavras no me chamam razo, se me tentar magoar, tentem acalmar-me pondo-me num baloio, ou balanando comigo. Tambm gosto de ouvir msica clssica muito baixinho e estar num quarto com uma lmpada que mude de cor, ou um candeeiro que projecte imagens nas paredes.

Gosto

e procuro a companhia de adultos que me consigam entender e ajudar. Quando preciso ou quero alguma coisa, pego na mo da pessoa e levo-a ao stio onde a mesma coisa se pode encontrar. A minha linguagem verbal pode ser inexistente ou muito reduzida, o som ahhh gua ou d, p papa ou pap e b bola. Por vezes tento imitar o que me dizem, e outras vezes repito o som duas vezes por exemplo, b, b bola, bola. s vezes digo m, que me ou m, e digo claramente NO. Mas ando a ensaiar!

Gosto

que me cantem msicas para eu olhar para a boca e perceber como que se emitem os sons. Apesar de procurar mais os adultos, tambm gosto da companhia de outros meninos, e eventualmente posso tentar brincar com eles, ou pedir-lhe ajuda. Outros meninos como eu podem ter uma linguagem muito sofisticada.

Portas abertas so um perigo para mim, porque gosto de fugir silenciosamente e sem direco
definida. Como no falo, no consigo pedir ajuda, direces, ou explicar quem sou e quem contactar, e como no tenho muito sentido de direco em espaos abertos, tenho dificuldade em encontrar o caminho de volta.

posso ser vtima de bullying, por as pessoas no perceberem porque sou assim, e ter comportamentos considerados quem esteja mais perto uando preciso de ajuda, procuro estranhos ou incomodativos. de mim, mesmo que sejam estranhos. O simples facto de ir a um supermercado, por exemplo, e Como no tenho noo de perigo, e no me conseguem explicar o que fazer ou no fazer, confio em dar gritos de alegria por ver coisas novas pode qualquer pessoa, o que meincomodar grandea pe em risco. populao comum. E eu no sei pedir ajuda em situaes de de ser protegido destas situaes e que perigo. Por isso preciso Preciso de ateno extrema em stios minha condio populao geral. divulguem a frequentados por outras pessoas.

No tenho noo de perigo, e

tenho muita tendncia para acidentes, ou de me colocar em

situaes potencialmente perigosas, que me podem causar danos fsicos ou mesmo a morte. Uma janela aberta para mim pode ser fascinante e debruo-me para ver uma perspectiva, ou os passarinhos. Posso ir para a estrada para ver os carros mais de perto, e uma piscina com gua cheia de reflexos e movimento para mim ainda mais apelativa do que para os outros meninos.

Gosto de observar coisas novas, e ficar parado a olhar


para o infinito. Essas so as alturas do semforo vermelho, e no gosto que me toquem, ou que me interrompam. Fico muito irritado quando estou concentrado e me interrompem!

Gosto de brincar com bolas de tnis, de futebol e at gosto de jogar basquete.

Adoro pintar, seja com lpis, lpis de cera, canetas de


feltro e digitintas. s vezes peo ajuda para o fazer e fico muito zangado se no me ajudam. Tambm gosto muito de plasticina e consigo fazer bolas e cobrinhas.

Gosto de bolinhas de sabo, apesar de s vezes no gostar de lhes tocar.

gosto mesmo muito de tomar banho e mexer na gua!

Adoro andar de baloio!

E gosto mesmo

Ando

muito nas pontas dos ps e gosto de esbracejar, dar saltinhos, e de enrolar o corpo.

Tambm gosto jogar apanhada e s escondidas com


um pano.

Sou muito curioso e gosto de aprender coisas novas.

At j aprendi a espreitar pelos buracos das fechaduras!

Gosto muito de ouvir msica e de tocar tambores e piano.

Gosto de borboletas e passarinhos.

Adoro
nmeros!

letras e

Adoro

Gosto da lua e das estrelas gosto


do sol, mas faz-me muita impresso aos olhos.

s vezes gosto de observar as coisas em posies


estranhas, e descobrir novos pontos de vista!

E gosto de me espreguiar!

Gosto muito que me apertem as mos, os


ps, e de abraos apertados quando estou nervoso. Tambm gosto muito de andar descalo.

Gosto de dar cambalhotas, devagarinho para no ter medo, e dar saltos na cama elstica se algum
me segurar as mos.

Adoro ter amiguinhos diferentes.

gosto muito da minha famlia, sou muito importante para ela.

Obrigado

me ajudarem a ter um futuro

integrado, seguro, feliz e brilhante!

Crditos: Imagens: Pesquisa Google Os direitos das mesmas direitos pertencem ao seu autor original. Apresentao inspirada no livro All Cats Have Aspergers Syndrome, de Kathy Hoopmann, nas obras de Daniel Tammet e de Temple Grandin. Msica: The Cinematic Orchestra Arrival of the Birds & Transformation Os direitos da mesma pertencem ao seu autor original. Textos: Martin&Martin, pais orgulhosos. Dedicado ao nosso projecto em desenvolvimento contnuo, com o maior amor do mundo. A todos os profissionais que nos e o ajudam e acompanham na descoberta do Mundo. A todas as famlias, meninos, meninas e adultos com Perturbaes do Espectro do Autismo.

You is kind. You is smart. You is important. (and we love you very, very much!) Kathryn Stockett, The Help Nunca te esqueas disto, e nunca acredites se algum disser o contrrio.

You might also like