You are on page 1of 28

Matizando o discurso eurocntrico sobre a interpretao constitucional na Amrica Latina1

Andrs Botero Bernal2


Resumo: Este trabalho prope matizar os discursos que estendem Amrica Latina, o passado constitucional europeu, a um ponto de inviabilizar o nosso passado em uma questo especfica: a interpretao constitucional. Esse discurso eurocntrico fruto de um exerccio de colonizao da cultura jurdica latino-americana, que deve ser posto sob suspeita. Da mesma forma, destaca-se que existiu uma interpretao constitucional na Amrica Latina durante o sculo XIX e que o historiador do direito deve dialogar com o constitucionalista dogmtico para dar, a este ltimo, elementos na construo da memria de sua disciplina, de tal maneira que este possa identificar as relaes hegemnicas que se desenvolveram no seu campo de atuao. Ento, Abstract: This paper proposes to nuance speeches extending to Latin America about the European constitutional past, speeches that invisibilize our past in a very specific issue: constitutional interpretation. This Eurocentric discourse is the result of an exercise of colonization of Latin American legal culture that has to be put under suspicion. Similarly, this paper indicates that existed constitutional interpretation in Latin America during the nineteenth century, and proposes that the legal historian must dialogue with the constitutionalist dogmatic for to build the memory of this discipline, so that it can identify the hegemonic relations that have gestated in this juridical area. Then, during the discussions

Grande parte das informaes aqui fornecidas sobre a histria da aplicao judicial da Constituio so obtidas de: BOTERO BERNAL, Andrs. Haciendo memoria de la defensa judicial de la constitucin. In: Pensamiento Jurdico: Universidad Nacional de Colombia, No. 20 (septiembre-diciembre de 2007); p. 91-101. A verso em espanhol deste texto foi apresentada no Segundo Simpsio Internacional sobre Jurisprudncia, Campeche, Mxico, 2009. Agradeo os comentrios crticos e sugestes dos professores Carlos Petit (Universidade de Huelva), Ramn Narvez (Instituto de Investigaes Jurisprudenciais da Suprema Corte da Nao do Mxico) e Andrea Maca (Universidade Autnoma de Madrid). 2 Professor da Universidade de Medelln. Correio eletrnico: botero39@gmail.com. * Tradutor: Francisco Codorniz. Mestre em Anlise Econmica do Direito pela Universidade de Salamanca, Espanha. Advogado, inscrito na OAB/RS sob o no 65.363. Graduado em Cincias Jurdicas e Sociais pela PUC-RS. Correio eletrnico: francisco_ codorniz@hotmail.com.
1

Matizando o discurso eurocntrico sobre a interpretao constitucional na Amrica Latina

pela ocasio das reflexes sobre o bicentenrio, importante repensar as relaes que o direito constitucional hispano-americano assumiu com a dogmtica constitucional do primeiro mundo, assunto este que a histria do direito pode aportar muito mais do que ela mesmo creia.

on the Bicentennial, it is important to rethink the relations that the Hispanic American constitutional law has assumed within the constitutional dogmatics from first-world, for which the history of law can make far more than it thinks.

Palavras-chave: Colonialismo cultural. Cultura Keywords: Cultural colonialism. Legal culture. jurdica. Interpretao judicial. Constituio. Judicial interpretation. Constitution.

Introduo
O presente texto analisa um discurso acadmico que considera que a histria da defesa judicial da constituio obedece a dois mitos fundacionais: Marbury versus Madison, de um lado, e Kelsen, com seus tribunais constitucionais, de outro. Com base nisso, concluise que o referido discurso reproduz as lgicas do colonialismo cultural e do pensamento hegemnico e que, se nada for feito, terminaro por invisibilizar definitivamente o rol que outras esferas culturais, como a latino-americana, tiveram em relao defesa judicial da constituio. Para realizar esta tarefa, o trabalho comea com a exposio de um caso concreto que pe em evidncia o juiz como era um ator importante na defesa da constituio, muito antes dos tribunais constitucionais. Igualmente, para finalizar, o leitor ser advertido sobre os perigos dos colonialismos culturais em matria jurdica. Este texto resultado do projeto de pesquisa j concludo, A cultura jurdica na antioquia do sculo XIX, financiado pela Universidade de Medelln (Colmbia). Agradeo os comentrios crticos e sugestes dos professores Ramn Narvez (Instituto de Pesquisas Jurisprudenciais da Suprema Corte da Nao do Mxico) e Andrea Maca (Universidade Autnoma de Madrid) aos quais dedico este trabalho, no somente pelo seu valor acadmico mas, acima de tudo, pela sua amizade incondicional.

272

Revista Seqncia, no 59, p. 271-298, dez. 2009.

Andrs Botero Bernal e Francisco Codorniz (tradutor)

1 O caso do Cruz Muoz


Em 2 de Agosto de 1833, o Sr. Cruz Munoz queixou-se, perante a Justia, contra o prefeito ordinrio3 do pequeno povoado de Quirimara, Antioquia, Nova Granada, porque este mandou colocar aquele no cepo, que o prefeito tinha em casa, e s permitiu sua liberdade aps 24 horas de tal punio. Cruz, habilmente instrudo por quem lhe redigiu a queixa,4 alega que foi violado o seu direito constitucional liberdade individual; que se violou o procedimento estabelecido no Cdigo Sagrado de Nova Granada5 em relao forma de como deter uma pessoa (isto , que foi detido por autoridade sem competncia e ficou preso mais de 24 horas sem ser informado, por escrito, no prazo de 12 horas, sobre o motivo de sua priso); que a casa do prefeito no priso constitucionalmente nem legalmente constituda e, finalmente, que o cepo no sano vlida para o seu caso.6 De acordo com o auto de priso que o prprio prefeito entregou a Cruz, aps os fatos ocorridos, este ltimo foi detido por 24 horas por desobedecer, em vrias ocasies, a autoridade local.
N.T: Prefeito Ordinrio decorre da traduo de Alcalde Ordinrio. O termo ordinrio neste caso no possui traduo na lngua portuguesa. Trata-se de uma gura do direito colonial que sobreviveu algum tempo durante a repblica. Este era eleito pelo Cabildo, cumulando funes administrativas e judiciais de primeira instncia. 4 Vrios arrazoados de Cruz so rmados por uma terceira pessoa (Pascacio Uribe) a rogo do prprio interessado. O mais provvel que esta pessoa tenha redigido os documentos em questo, assunto que seguir sendo investigado, pois importante para estabelecer a formao de Uribe, em seu sentido mais amplo. 5 Pgina 6r, Documento 6735, Ordinria, Queixa, Demandante Cruz Muoz, Demandado Prefeito de Quirimara, 1833, Arquivo Judicial Histrico de Medelln (a seguir A. J. H. M.). 6 Basta dizer que, na imaginao do antioquenho no letrado, o cabildo (N.T.: esta palavra no possui signicado na lngua portuguesa. Trata-se do corpo utilizado pela Espanha para administrar as suas entidades locais, mas neste contexto signica o espao fsico onde o cabildo atua) e a priso eram o mesmo espao. Vrias normativas como a que alega Cruz a seu favor na verdade, tentaram separar os dois espaos, com pouco sucesso. Mesmo na clebre causa do Aguacatal (1873), em um dos testemunhos deste processo, o negro Evaristo Galiano se refere ao Cabildo para designar a priso. MUOZ, Francisco de Paula. El crimen del Aguacatal. Medelln: Imprenta del Estado por Len F. Villaveces, 1874. Captulo IX, Parte II.
3

Revista Seqncia, no 59, p. 271-298, dez. 2009.

273

Matizando o discurso eurocntrico sobre a interpretao constitucional na Amrica Latina

O Juiz de Direito, conhecendo a queixa de Cruz, determinou ao prefeito paroquial que informasse sobre as suas aes, alegando este que tem sido o costume do lugar proceder desta forma por delitos de pouca considerao; que se violou qualquer lei escrita no foi por temeridade, seno porque no sabe ler nem escrever e que no h qualquer pessoa no povoado a quem pudesse perguntar sobre leis.7 Referiu-se o juiz, expressamente, ao costume de prtica jurdica local, que estava bem respaldado normativamente pelo Livro V, Ttulo III das Leis das ndias, dedicada aos prefeitos ordinrios.8 Algo semelhante encontrado no Ttulo I do Livro VII, dedicado aos pesquisadores9 e aos jueces de comisin,10 especialmente a Lei 10, normas estas que ainda mantinham a sua validade por mandato expresso republicano11 no momento do incidente. Finalmente, o alegado pelo prefeito, sobre o costume do seu lugar no era um argumento dbil, seguindo as normas indianas vigentes, mas algo distinto aconteceu quando irrompeu, no jargo jurdico hegemnico isto , dos juzes e assessores de Direito a constituio como uma norma jurdica superior. Ou seja, o costume no se justifica s por normas positivas que o autorizam ou que o referem, isto tambm se d atravs de seus pressupostos socioculturais, como uma prtica que acaba prevalecendo como norma jurdica, porque se deixa de se cumprir, deixa de existir, isto , que se o costume perde a sua eficcia
Pgina 4r, Documento 6735, 1833, A.J.H.M. Entre as leis deste ttulo se encontram vrias remisses ao costume ou prtica judicial no distrito de atuao do juiz; vejam-se as leis 14 (que prev uma norma, mas se refere que no ser aplicada se o costume local tiver introduzido o contrrio), 16 (que remete a que se siga o preceituado no costume do lugar em relao a quem deve conhecer os conitos entre espanhis e ndios), 19 (que ordena seguir o costume local no relativo jurisdio do prefeito) e 22 (que indica para seguir o costume local sobre as horas e as datas das audincias dos prefeitos). 9 N.T: Pesquisadores so os juzes encarregados que investigam um crime ou delito. 10 N.T: Os jueces de comisin so os juzes que recebem algum encargo especial. 11 As normas espanholas seguiam sendo fonte jurdica, sempre e quando no chocassem com as republicanas, conforme estabeleceu, entre outras normas, a Constituio de Angostura de 1819, a Constituio de 1821, a Lei de 13 de Maio de 1825 e a Lei de 14 de Maio de 1834. Formalmente, a normativa espanhola foi denitivamente revogada mediante o artigo 15 da Lei n. 153 de 1887.
7 8

274

Revista Seqncia, no 59, p. 271-298, dez. 2009.

Andrs Botero Bernal e Francisco Codorniz (tradutor)

e o parecer da sua obrigatoriedade, ele deixa de ser vlido. Assim, o prefeito de Quirimara, ainda imerso na concepo jurdico-colonial, estava convencido da validade do costume que lhe permitiu prender Cruz em sua casa, enquanto esta era uma prtica que se constituiu em seu entorno, que estava autorizada pelo Direito vigente e, alm disso, que a considerava como obrigatria (opinio iuris). Porm, se est diante de um caso onde o costume repetido considerado obrigatrio pelo prefeito, perdeu sua validade, no por faltar de seus elementos constitutivos j vistos, mas pelo discurso hegemnico de juzes de Direito que, entre outras coisas, afirmavam a existncia de certa hierarquia que faz com que o costume deva ser analisado luz de outras normas (neste caso, constitucionais) e que, em virtude de tal confrontao, poder perder seu carter vinculativo. Na verdade, os argumentos do prefeito no convenceram o juiz de Direito, que presumiu e no admitiu prova em contrrio, sobre o conhecimento da constituio e da lei (em seu sentido mais amplo, abrigando aqui, inclusive, as recopilaes espanholas), assim como o alfabetismo do funcionrio que julga (lembre-se que as recopilaes estabeleciam que somente alfabetos poderiam ser juzes),12 pelo que condenou em reparaes e custas processuais o Prefeito paroquial julgado.
Trata-se do livro 5, ttulo III, Lei 4, da Recopilao das ndias, que arma que para ser Prefeito necessrio ser pessoa qualicada e alfabetizada. No obstante, tal exigncia no era requerida na Pennsula, tal como nos informa Tapia: Para ser prefeito ordinrio necessrio ter vinte anos de idade, e no preciso saber ler ou escrever, sempre que seja homem capaz TAPIA, Eugenio de. Febrero novsimo, librera de jueces, abogados y escribanos, refundida, ordenada bajo nuevo mtodo, y adicionada con un tratado del juicio criminal, y algunos otros. Valencia: Imprenta de Ildefonso Mompi, 1828. Volume I, p. 196. comum a demanda por via oral perante os tribunais locais, embora alguns autores consideravam que esta havia cado em desuso, o que correto se olharmos para o processo desenvolvido perante os juzes de Direito do Antigo Regime como da repblica. Nesta impreciso cai MONTERO AROCA, Juan. La ley de enjuiciamiento civil espaola de 1855: la consolidacin del proceso comn. In: GIULIANI, Alessandro e PICARDI, Nicola (a cura di). LEducazione giuridica. VI Modelli storici Della procedura continentale. Tomo II Dallordo iudiciarius al codice di procedura. Napoli: Edizioni Scientiche Italiane, 1994. p. 383 e 447 (nesta ltima, cita a Tapias como a fonte de tal apreciao).
12

Revista Seqncia, no 59, p. 271-298, dez. 2009.

275

Matizando o discurso eurocntrico sobre a interpretao constitucional na Amrica Latina

Assim sentencia o juiz de Direito:


Vistos: 1o Considerando que Jos Caro, prefeito paroquial de Quirimara, prendeu em sua casa, em priso de cepo, o Sr. Cruz Muoz, por vinte e quatro horas, e que no lhe entregou o auto at estas vinte e quatro horas, conforme consta no prprio e de informao de nossos feitos: 2o que com estes fatos violou os artigos 18613 e 19014 da Constituio, no dando dentro de doze horas a cdula ou ordem que expresse os motivos da deteno e recluso, e realizando esta em sua prpria casa e no em lugar conhecido como priso, e no caso de no existir esta deveria efetuar a priso na capital da parquia, ou punir com multa, conforme prevista no artigo 154 e seguintes da Lei de 11 de maio 1825. Por estas razes e para administrar a justia em nome da Repblica e pela autoridade da lei se reprova o procedimento do prefeito Jos Caro, que condenado nas custas, danos e prejuzos que por este procedimento tenha causado ao querelante, e para o seu cumprimento taxe-se as custas incidentes em trs pesos, sem incluir os selos, e quanto aos prejuzos se ouvir o prefeito, que poder prorrogar os encargos que no sejam correntes, ou que sejam excessivos, entregando-lhe uma cpia desta sentena para que tome cincia o 1o prefeito paroquial da parquia que pertence Quirimara, para que se satisfaam os prejuzos remediados por esta sentena. Estanislao Gomez [Assinatura e rubrica]. O prov o Senhor Juiz de direito em vinte e oito de agosto de mil oitocentos e trinta e trs. Trujillo [Meiaassinatura e rubrica] Escrivo.15

Artigo 186: No prazo de doze horas, no mximo, de vericada a priso ou deteno de alguma pessoa, o juiz expedir uma ordem rmada, na qual se expressem os motivos da priso ou deteno, se deve ou no estar ou continuar incomunicvel o preso; e a este ser dada uma cpia. O juiz que no cumprir esta disposio, e o carcereiro que no reclamar a ordem, passadas doze horas, sero punidos como rus de deteno arbitrria. Nem um nem o outro podero usar de mais motivos ou prises do que so necessrias para a segurana do preso ou detido (fora do texto). URIBE VARGAS, Diego. Las constituciones de Colombia. Madrid: Ediciones Cultura Hispnica, 1977. Tomo II, 1977, Op. Cit., p. 821. O texto de Uribe diz doze anos em vez de doze horas. Ns corrigimos este erro na transcrio. 14 Artigo 190: Ningum ser enviado para a priso em lugares que no so pblicos e legalmente reconhecidos como prises. Idem, p. 821. 15 Traduo feita do espanhol da poca. Pginas 7r-7v, Documento 6735, 1833, A. J. H. M.
13

276

Revista Seqncia, no 59, p. 271-298, dez. 2009.

Andrs Botero Bernal e Francisco Codorniz (tradutor)

Finalmente, o juiz condenou o prefeito nas custas do processo (que inclua o pagamento do advogado de Cruz, aparentemente Pascasio Uribe Ochoa, uma vez que ele aparece assinando o pedido do demandante) e a reparar os prejuzos causados. Ao mesmo tempo, o juiz de Direito coagiu o prefeito e ratificou, em seus vistos, que se verificou uma violao da Constituio, nos artigos 186 e 190, violao que era constitutiva da sano imposta. Neste caso, tomado de uma amostra aleatria, para o juiz de Direito as normas constitucionais eram argumento jurdico vlido e, portanto, condenou o prefeito. Mas, para conseguir isso, o juiz de Direito teve que se voltar a uma interpretao da constituio (pois se acredita que esta aplicao mediada por uma interpretao),16 no somente pelas normas constitucionais invocadas por Cruz, seno tambm por aquelas norma vigentes que tratavam do Poder de Polcia em um sentido contemporneo das autoridades locais, assim como da presuno de legalidade do costume local. No h qualquer registro dos juzos interpretativos realizados pelo juiz. Somente existe este pequeno resumo das investigaes jurdicas judiciais nos vistos; mas, apesar deste silncio, evidente que o juiz de Direito privilegiou a constituio ao costume, e interpretou a primeira para aplic-la a um caso concreto. Sem embargo, o que surpreendente neste caso a data: 1833. Bem que poderia, o sbio leitor, determinar a data pelo contexto do caso mas, se no fosse por essas circunstncias contextuais, poderia tratar-se de um recurso de amparo apresentado na contemporaneidade.

2 A histria do judicial review (defensa judicial da constituio) feita pela cincia jurdica
No entanto, em setembro de 2006, em Medelln, em uma reunio com renomados colegas constitucionalistas e jus-filsofos espanhis,
Este tema poderia dar muito mais do que falar. Sem embargo, aqui se quer apenas recordar como a suposta aplicao mecnica da lei, sem interpretao, foi aceita por muitos como um mito jurdico da modernidade. Isto leva, ademais, a uma crtica generalizada da losoa do Direito proposta dworkiana de um juiz Hrcules que encontra a nica deciso jurdica correta para cada caso que lhe seja posto.
16

Revista Seqncia, no 59, p. 271-298, dez. 2009.

277

Matizando o discurso eurocntrico sobre a interpretao constitucional na Amrica Latina

em uma atitude muito amvel mas prpria de exerccios que podem ser denominados de neocolonialismo jurdico17 explicaram, a partir de dualidades irredutveis (pedagogicamente muito boas, mas completamente distanciadas da realidade histrica), as diferenas entre os modelos constitucionais: de um lado, o Estado liberal (legicentrista, positivista, do sculo XIX) e do outro, o Estado constitucional (constitucional-centrista, no positivista, contemporneo). De acordo com este discurso, assistido com muita ateno pela plateia, a Constituio colombiana de 1991 se insere no segundo modelo, sendo assim um filho legtimo da tradio constitucionalista europeia do ps-guerra, em especial da constituio espanhola. Com base nesta dicotomia, que se encontra tambm na maioria dos textos constitucionais europeus, explicaram-se as principais caractersticas das constituies e das concepes que se utilizam para observ-las ao longo da modernidade:18
Dois esclarecimentos: I) Estes exerccios do colonialismo so alheios, por vezes, vontade dos agentes colonizadores, o que supe pensar tambm no papel dos colonizados nestes mesmos exerccios. Inclusive, em vrios casos, possvel que a colonizao se deva mais ao papel dos colonizados que ao dos colonizadores. II) Alguns colegas preferem o uso de ps-colonialismo, outros de colonialismo, h aqueles que sugerem o uso de pensamento hegemnico, tambm colonialismo cultural, etc. Diante de tal variedade de signicantes para o mesmo fenmeno deixa-se nas mos do leitor o uso do termo que considere mais apropriado. 18 Existem muitos textos que partem do uso de dicotomias para explicar o modelo constitucional atual. Por exemplo: Aguil Regla, Josep. Sobre derecho y argumentacin. Palma de Mallorca: Lleonard Muntaner, 2009. p. 16-26. Este autor, atravs de dez conjuntos de oposies, diferencia o antigo modelo de imprio da lei do atual Estado constitucional ou ps-positivista. Igualmente procede este mesmo autor, em outro texto, ao propor quatro pares de concepes sobre a constituio, que acaba por simplicar em dois (de um lado a concepo constitucional mecnico-procedimental-poltica como fonte das fontes do Direito, e do outro a concepo normativo-substantivista-jurdica como fonte do Direito), ainda que o mesmo qualique esta dicotomia ao lembrar que no absoluta, seno que versa sobre pesos e acentos. AGUIL REGLA, Josep. Cuatro pares de concepciones opuestas de la Constitucin. In: AGUIL REGLA, Josep; ATIENZA, Manuel y RUIZ MANERO, Juan. Fragmentos para una teora de la Constitucin. Madrid: Iustel, 2007. p. 21-62. Algo semelhante acontece com Zagrebelsky que parte da oposio entre um velho direito por regras (ou tipicamente positivista) de um vigente direito por princpios (que atua como se fosse um direito natural). ZAGREBELSKY, Gustavo. El derecho dctil: ley, derechos, justicia. Trad. Marina Gascn. Madrid: Trotta, 1999. p. 109-130. Tambm Alexy, que distingue dois sistemas, o legalista (prprio, diz
17

278

Revista Seqncia, no 59, p. 271-298, dez. 2009.

Andrs Botero Bernal e Francisco Codorniz (tradutor)

1. As constituies do sculo XIX e de princpios do sculo XX continham programas polticos (sendo, ento, fonte poltica e no jurdica da lei), as contemporneas apresentam normas jurdicas (como fontes de Direito no sentido estrito). 2. As constituies do sculo XIX e de princpios do sculo XX no estabeleciam hierarquias perante a lei e o seu sistema de reforma no era mais difcil do que o da lei, as contemporneas sim. 3. As constituies do sculo XIX e de princpios do sculo XX no estabeleciam sistemas de defesa judicial, as contemporneas sim. 4. A justia constitucional contempornea se deve ao constitucionalismo europeu do ps-guerra que, por sua vez, possui razes em dois grandes pilares: Kelsen e os seus tribunais constitucionais, por um lado, e a tradio estadunidense que comeou com o famoso caso de Madison v. Marbury, por outro. Portanto, a defesa judicial da Constituio Latino-Americana se limita a um transplante das duas tradies jurdicas maiores sobre o tema: a tradio estadunidense de sistema difuso com decises judiciais de efeito inter-partes, e a tradio europia de sistema concentrado, com decises de carter poltico dos tribunais constitucionais (polticos tambm para Kelsen), com efeitos erga omnes.

Em suma, o que foi dito e o que no foi dito acabou por gerar um ar terrvel na plateia: o sculo XIX foi um desperdcio de tempo para o pensamento jurdico ocidental (incluindo a Hispano-Amrica) e que, graas evoluo constitucional do primeiro mundo durante a segunda metade do sculo XX, houve uma revoluo constitucional que, em virtude da capacidade de expanso de boas ideias, chegou humilde Amrica Latina, o que bem justifica citar os acadmicos europeus para que expliquem aos latino-americanos, com termos bsicos e com dicotomias fceis de memorizar acriticamente, este processo de transplante jurdico.19
ele, dos sistemas do sculo XIX e de princpios do sculo XX), do constitucionalista (na poca contempornea). ALEXY, Robert. El concepto y la validez del derecho. Trad. Jorge M. Sea. Barcelona: Gedisa, 1994. p. 159-177. Enm, estes conjuntos de oposies no podem ser aplicados, sem mais, tradio constitucional latino-americana. 19 Conceito de: WATSON, Alan. Legal transplants: An approach to comparative law. Edinburgh: Scottish Acad. Press, 1974. Nome, no mnimo, criticvel, pois d a entender que o processo se limita a uma ao unilateral a partir da parte hegemnica na relao centro-periferia. Poderia ser melhor o termo recepo criativa; isto , reconhecer

Revista Seqncia, no 59, p. 271-298, dez. 2009.

279

Matizando o discurso eurocntrico sobre a interpretao constitucional na Amrica Latina

Diante de tais afirmaes, se poderia replicar com argumentos histricos, uma questo que suporia questionar este esquema de dualidades e dicotomias que, por ser to repetido na formao dos juristas, j se tem como uma verdade (um assunto que, por sinal, permitiria uma anlise do neocolonialismo jurdico existente, o que suporia colocar sob suspeita no somente o papel desempenhado pelo centro mas, sobretudo, o da periferia). Ento, seria possvel que este sistema memorizado no fosse certo? Certamente possvel duvidar de sua certeza. No se poderia falar neste texto sobre o que aconteceu com o constitucionalismo europeu, mas, no que diz respeito ao constitucionalismo latino-americano, pode-se dizer, com certeza, que muitas de nossas constituies do sculo XIX foram normas jurdicas (sem remover, isso sim, as suas implicaes polticas), que estabeleciam certos sistemas hierrquicos perante a lei, que foram defendidas de diversas e vrias maneiras pelos juzes e que, alis, eram em certa medida rgidas.

3 A constituio e os juzes do sculo XIX


Um bom exemplo do anterior o caso do Sr. Cruz, o qual constitua parte de uma amostra, escolhida aleatoriamente, de 190 processos judiciais transcritos, correspondentes ao perodo de 18121899, na provncia de Antioquia (Colmbia). Nessa amostra, verificouse que em 10 processos citada, explicitamente, em algumas de suas partes, a constituio. Mas isso no era algo isolado da Antioquia, seno que, dialogando com colegas jus-historiadores, casos semelhantes ocorreram tambm em outras comarcas judiciais e em outros pases latino-americanos durante o mesmo perodo. Em outras palavras, no difcil encontrar decises judiciais do sculo XIX que tenham citado diretamente a constituio, seja para limitar os poderes do Estado, seja

que, em matria jurdica, pelo menos, no se copia sem mais, seno que se reconstri internamente e externamente o modelo, o que explica, de um lado, as diferenas que se suscitam entre o enviado e/ou tomado com o recebido e/ou copiado e, do outro, as diferenas existentes entre os diversos sistemas que bebem das mesmas fontes.

280

Revista Seqncia, no 59, p. 271-298, dez. 2009.

Andrs Botero Bernal e Francisco Codorniz (tradutor)

para executar os seus mandatos de maneira imediata.20 Claro est que essas citaes podem ter muitas origens distintas, tal como a busca por critrios de autoridade por parte do juiz, da poca liberal, para fundamentar a sentena. Pode, tambm, tratar-se de um Estado legal em projeto constitucional e, portanto, o juiz citava a constituio como forma de implantar o legalismo-estatismo. Inclusive, essas citaes comprometem o investigador na busca de significados alm dos artifcios dogmticos do presente: o que entender por constituio e por lei no sculo XIX?21 No entanto, essas citaes de ordens ou pedidos sugerem, pelo menos, uma vivncia jurdica da constituio,22 que o dogmtico constitucionalista no pode ignorar. Como prova, mas sem pretender ser exaustivo, tais despachos e peties foram:23 1) Petio dos cidados Miguel e Rafael Fernndez para que se proveja o pagamento de alguns crditos, e o Ministrio Pblico recomendou, sempre, e quando no se viole com isto a constituio vigente (Arquivo Judicial Histrico de Medelln, documento n. 3.300, 1815). 2) Petio de Juan de Dios Uribe para que fosse eximido de um emprego consultivo (Arquivo Judicial Histrico de Medelln, documento 361, 1825).
Veja RESTREPO PIEDRAHITA, Carlos (Comp.). Control de constitucionalidad: Colombia y Repblica de Nueva Granada, 1821-1860. Bogot: Universidad Externado de Colombia, 2006. Este texto incorpora diversos atos jurdicos e decises judiciais que aplicaram diretamente as constituies neogranadinas do sculo XIX, para sugerir a existncia de um controle de constitucionalidade desde essa poca. 21 Os detalhes contidos nestas linhas surgiram pela pertinncia dos comentrios crticos do professor Carlos Petit. 22 A Constituio vive em quanto se aplica pelos juzes, COUTURE, Eduardo J. Estudios de derecho procesal civil. Tomo I: La constitucin y el proceso civil. 2. ed. Buenos Aires: Depalma, 1978, p. 95. Isto remete clssica distino entre ter uma constituio e estar em constituio (VERD, Pablo Lucas. Tener y estar en Constitucin. In: Anales de la Real Academia de Ciencias Morales y Polticas, n. 85 (2008); p. 322-334). Esta distino importante porque, como disse Aguil, possvel estar em constituio sem ter uma constituio. AGUIL, Josep. Sobre la constitucin del estado constitucional. In: Doxa, 24 (2001); p. 445. Em consequncia, urge estudar como viveu a constituio (por exemplo, entre os juzes) tanto (ou mais) que estudar o que disse uma constituio formal. 23 Em BOTERO, Haciendo memoria, op. cit., apareceu esta mesma lista, mas com alguns erros em relao s fontes do arquivo de que foram tomadas. Vale esta publicao para corrigir este erro involuntrio.
20

Revista Seqncia, no 59, p. 271-298, dez. 2009.

281

Matizando o discurso eurocntrico sobre a interpretao constitucional na Amrica Latina

Naquele, a prefeitura informou ao senhor governador e comandante militar sobre a eleio dos prefeitos ordinrios conforme a constituio e as leis, ao interpretar um silncio constitucional sobre a quantidade de bens que deveriam ter os escolhidos para ocupar tal encargo. 3) Processo ordinrio de queixa do Sr. Cruz Muoz contra o prefeito de Quirimara, 1833, por ter violado na minha pessoa a Constituio do Estado ao priv-lo da liberdade no cepo da casa do prefeito (Arquivo Judicial Histrico de Medelln, sentena n. 6.735, 1833). 4) Arrazoado do abogado de pobres (defensor pblico) em um caso de contrabando em que assinalou que, ao se tomar o juramento de seus clientes, foi violada a constituio, pelo que pediu que esses fossem aliviados de suas obrigaes; e a sentena deste processo, em que o juiz observou que a apreenso que se fez dos cultivos de tabaco dos rus no era compatvel com a constituio (Arquivo Judicial Histrico de Medelln, documento n. 2.341, 1833). 5) Incidente civil entre Francisco A. Gnima e Pablo Pizano, Jos Maria Uribe Restrepo, Jos Antonio Gaviria e Manuel Jos Manuel Tirado, fiadores de Manuel Latorre, que foi interventor da tesouraria da Fazenda da provncia, juiz de Direito da Fazenda e desta comarca (1845), onde uma das partes fundamentou sua alegao no sentido de que a sentena de primeira instncia violou o estipulado pelo artigo 158, alm de outras citaes recorrentes constituio em outras questes de Direito (Arquivo Judicial Histrico de Medelln, documento n. 1.473, 1845). 6) Ao de responsabilidade contra Jos Mara Escobar, porque como juiz da comarca de Sopetrn atrasou um expediente, ao qual foi anexada uma cpia da escritura de posse que, por sua vez, certificou o juramento constitucional de desempenhar bem e fielmente seu cargo requerido para a posse de juiz e secretrio (Arquivo Judicial Histrico de Medelln, documento n. 1.831, 1860). 7) A Instruo promovida por Miguel Jaramillo relativa ao que tramita contra Joaquina Upegui, que se destina a declarar a executoriedade da sentena de primeira instncia (Arquivo Judicial Histrico de Medelln, documento n. 94, 1864) onde, tanto uma das partes, como o prprio Tribunal, citam a constituio em seus fundamentos de Direito, especialmente para determinar a constitucionalidade, ou no, da retroatividade de uma lei. 8) Em um processo pelo crime de furto (Arquivo Judicial Histrico de Medelln, documento n. 2.073, 1870), os testemunhos e o interrogatrio comeam com frmulas em que se refere o respeito pelos mandatos constitucionais no momento de colher essas provas. 9) Arrazoado 282
Revista Seqncia, no 59, p. 271-298, dez. 2009.

Andrs Botero Bernal e Francisco Codorniz (tradutor)

do promotor que investiga o crime do Aguacatal (1873)24 sobre a forma de interpretar a norma constitucional desse tempo, que proibiu uma pena pessoal de mais de dez anos. 10) Instruo para averiguar se o diretor do presdio e outros funcionrios desse estabelecimento cometeram algum delito, iniciada em 5 de janeiro de 1882 pela prefeitura do departamento, onde foi citado e aplicado diretamente o inciso 4o, artigo 3o do ato legislativo reformatrio da Constituio do Estado, na qual se adverte a todos os acusados sobre seus direitos constitucionais e se acatam as formalidades constitucionais para a declarao (Arquivo Judicial Histrico de Medelln, documento n. 4.815 (2.790), 1882).

4 Outras coisas ademais do Marbury v. Madison e do Kelsen


Igualmente, a defesa judicial da constituio no um assunto que se deva exclusivamente dualidade Marbury v. Madison, de um lado, e a Kelsen e o constitucionalismo europeu do ps-guerra, de outro. Podese referir agora, mais precisamente, que sobre o tema relativo ao controle judicial da constituio, tem razo Prakash,25 ao apontar que os debates mais famosos acerca da supremacia constitucional so feitos pelos juzes federais estadunidenses, com casos reconhecidos como Marbury v. Madison, Dred Scott v. Sandford (que merece um estudo apartado, por ser um caso de fronteirio entre diversas tendncias na judicial review),26 Brown v. Maryland, e Roe v. Wade, entre outros. Entetanto, Marbury no foi o primeiro caso judicial de supremacia constitucional, porque j existia um certo ambiente institucional (e no apenas judicial) em favor da medida. Poder-se-ia citar alguns casos, como o debate sobre a constitucionalidade da Deciso de 1789 sobre a criao de um Departament of Foreing Affairs (Departamento dos assuntos exteriores), as legislaturas de Virgnia e de Kentucky que solucionaram a inconstitucionalidade da Alien and Sedition Acts, e a contenda surgida em The Federalist em torno do sistema de freios
MUOZ, El crimen, op. cit. PRAKASH, Saikrishna. New Light on the decision of 1789. In: Cornell Law Review, Vol. 91, July 2006, n. 5; p. 1022-1023. 26 SCHWARTZ, Bernard. A history of the Supreme Court. New York Oxford: Oxford University Press, 1993, p. 105-125.
24 25

Revista Seqncia, no 59, p. 271-298, dez. 2009.

283

Matizando o discurso eurocntrico sobre a interpretao constitucional na Amrica Latina

e contrapesos como um refinamento do modelo de separao de poderes, a fim de evitar que um poder se sobreponha aos outros ou que dois poderes se unam contra o terceiro. Por seu lado, Treanor27 analisa 38 casos prvios deciso de 1803, que marcaram um forte precedente de controle judicial da Constituio, concluindo that judicial review was dramatically better established in the years before Marbury than previously recognized28 (que o judicial review foi dramaticamente mais bem estabelecido nos anos antes do Marbury que o que previamente se reconhece). Inclusive, Pereira e Ahumada, que apontam que Marbury iniciou a judicial review nos Estados Unidos, reconhecem a existncia de circunstncias precedentes que marcariam, inevitavelmente, o caminho tomado por Marshall em 1803 e continuado durante todos esses anos naquele pas.29 Acrescente-se que as declaraes judiciais estadunidenses de inconstitucionalidade no se limitam a efeitos interpartes, pois so possveis pro futuro, caso Linkletter v. Walker (381, U.S. 518, 1965) e U.S. v. Johnson (457 U.S. 537, 1982), para mencionar apenas dois casos. Com respeito ao interregno do sculo XIX, vale recordar que a jurisprudncia estadunidense avanou consideravelmente no tocante a exerccios de interpretao direta da Constituio com implicaes limitativas atividade estatal, assunto que analisa Frickey30 para o caso de naes indgenas. J no que se refere realidade hispano-americana, deve notar-se que no foi pouco o que se fez neste sentido, embora no se trate de um
TREANOR, William Michael. Judicial review before Marbury. In: Stanford Law Review, Vol. 58, Number 2, November 2005; p. 455-562. 28 Ibid., p. 457. 29 PEREIRA MENAUT, Antonio Carlos. Lecciones de teora constitucional. 2. ed. Madrid: Editorial Revista de Derecho Privado, 1987, p. 245-246. AHUMADA RUZ, Mara ngeles. Marbury Versus Madison, Doscientos aos (y ms) despus. In: Fundamentos, n. 4, 2006, p. 112 et seq. Outros estudos sobre os antecedentes do caso Marbury: FERNNDEZ SEGADO, Francisco. Evolucin histrica y modelos de control de constitucionalidad. In: GARCA BELAUNDE, D.; FERNNDEZ SEGADO, F. (Coord.). La jurisdiccin constitucional en Iberoamrica. Madrid: Dykinson, 1997. 30 FRICKEY, Philip P. (Native)American Exceptionalism in Federal Public Law. In: Harvard Law Review, v. 199, December 2005, n. 2, p. 431-490.
27

284

Revista Seqncia, no 59, p. 271-298, dez. 2009.

Andrs Botero Bernal e Francisco Codorniz (tradutor)

controle judicial no sentido contemporneo do termo, mas sim algo de que se deve fazer memria.31 Em primeiro lugar, deve-se referir sobre as fontes doutrinais que serviram de apoio ao processo constitucional; em especial, as teorias da fortaleza. Acontece que, durante princpios do sculo XIX, discutiuse, especialmente na Hispano-Amrica, se a constituio regia sobre a fortaleza que protege o pas contra o inimigo, ou se rege sobre todas as aes do Estado, inclusive quando este sai de sua fortaleza para repelir o invasor. A primeira das teorias afirmava que, enquanto o Estado estiver na defensiva ou em paz isto , quando a nao est guarnecida na fortaleza a constituio vige plenamente, mas uma vez que o Estado sai da fortaleza para lutar contra o inimigo isto , em um momento de exceo , esta deixa de reg-lo ou, pelo menos, no o rege nos pontos crticos, pelo que o Estado livre at que a ordem seja restabelecida, com o que regressa sua disposio constitucional originria. Obviamente, com esta teoria, a constituio est a um passo de consagrar-se somente como mandato poltico, e no como um imperativo jurdico sobre o governo (em sentido amplo), posto que bastaria uma exceo nas circunstncias nacionais, decretada pelo prprio governo, para que a constituio fique sem efeito: ou seja, seria um simples programa poltico. Neste sentido, foi um constitucionalista com grande influncia no meio americano, Benjamin Constant32 que, em seus estudos sobre a suspenso e violao da constituio, critica a concepo da constituio como fortaleza, isto , critica aqueles que acreditam que esta no foi feita para abrigar
Existem vrios trabalhos constitucionalistas sobre o caso europeu, que indagam por instituies, normativas, debates, etc., nos quais se poderia deduzir algo interessante para uma memria da justia constitucional, como o jury constitutionnel de Sieys ou violaes Constituio de Cdiz. LORENTE SARIENA, Marta. Las infracciones a la constitucin de 1812. Madrid: Centro de Estudios Constitucionales, 1988. Veja-se a sntese feita por FERNNDEZ, Evolucin histrica, op. cit.; DIETZE, Gottfried. Judicial review in Europe. In: Michigan Law Review, v. 55, February 1957, n. 4; p. 539 et seq. Sobre a importncia do conceito memria na histria do direito, ver: PETIT, Carlos. De la historia a la memoria. A propsito de una reciente obra de historia universitaria. In: Cuadernos del Instituto Antonio de Nebrija de Estudios sobre la Universidad, n. 8 (2005); p. 237-279. 32 Entre outros: CONSTANT, Benjamin. Curso de poltica constitucional. Trad. D. J. C. Pages. Paris: Librera de Rosa, 1825. Segundo Tomo, p. 223-246.
31

Revista Seqncia, no 59, p. 271-298, dez. 2009.

285

Matizando o discurso eurocntrico sobre a interpretao constitucional na Amrica Latina

o inimigo e, portanto, que quando est bloqueada, a guarnio pode sair para dispersar aos que a sitiam. Portanto, todo governo constitucional (em seu sentido mais amplo) sempre deve acatar a constituio (tanto de governos republicanos como de monarquias constitucionais). No entanto, o influente francs no resiste em deixar uma exceo: Se for antiga, esta democracia pode sair da Constituio para defender o sistema poltico, em momentos profundamente excepcionais, mas um sistema jovem no poderia viol-la em nenhum momento. Em segundo lugar, deve-se mencionar algo sobre o processo de amparo mexicano, especialmente como foi estabelecido na Constituio do Estado de Yucatn de 1841 (bem como a reforma constitucional federal de 1847, e as constituies de 1857 e 1917), amplamente analisados por vrios constitucionalistas,33 por seu papel no desenvolvimento de uma aplicao direta de certos direitos constitucionais a uma supremacia constitucional.34 Outro ponto que gostaria de destacar e que no poder ser passado por cima, entre os casos mais renomados, so os seguintes: a ao popular de inconstitucionalidade dos atos dos legisladores provinciais o artigo 113, inciso 8o da Constituio venezuelana de 1858; artigo 50
Incluo aqueles que armam taxativamente que esta instituio remonta colnia, em especial pelos recursos de fora, splica e de notria injustia CID SEBASTIN, Elia. Antecedentes del juicio de amparo. De la Real Audiencia a la Suprema Corte de Justicia de la Nacin. In: SUPREMA CORTE DE JUSTICIA DE LA NACIN. Historia de la Justicia en Mxico, siglos XIX y XX. Tomo I. Mxico: Suprema Corte de Justicia de la Nacin, 2005, p. 89-116. Tambm aos que a consideram como resultado da inuncia anglo-americana, castelhana, indiana e francesa, que foi forjada na dialtica entre federalistas e centralistas mexicanos ABREU Y ABREU, Juan Carlos. La justicia constitucional a dos fuegos: federalistas contra centralistas. In: SUPREMA CORTE DE JUSTICIA DE LA NACIN. Historia de la Justicia en Mxico, siglos XIX y XX. Tomo I. Mxico: Suprema Corte de Justicia de la Nacin, 2005. p. 3-21. 34 FIX-ZAMUDIO, Hctor y VALENCIA CARMONA, Salvador. Derecho constitucional mexicano y comparado. Mxico: Porra y UNAM, 1999. p. 797-802. EDER, Phanor J. Judicial review in Latin American. In: Ohio State Law Journal, 1960; p. 570-615. SOBERANES, Jos Luis. Notas acerca del control de la constitucionalidad de las leyes. In: Estudios jurdicos en homenaje al profesor Santa Cruz Teijeiro. Valencia: Universidad de Valencia, 1974. Tomo 2, p. 420-421. NARVEZ HERNNDEZ, Jos Ramn. Historia social de la defensa de los derechos en Mxico: El origen del juicio de amparo en la pennsula yucateca. Mxico: Suprema Corte de Justicia de la Nacin, 2007.
33

286

Revista Seqncia, no 59, p. 271-298, dez. 2009.

Andrs Botero Bernal e Francisco Codorniz (tradutor)

da Constituio da Colmbia (da Confederao Granadina) de 185835 e logo sobre todos os atos jurdicos estatais artigo 110, inciso 8o da Constituio venezuelana de 1893 e artigo 95, inciso 10o da Constituio venezuelana de 1904 , bem como a aplicao preferencial da Constituio sobre a lei, nos termos do artigo 5o da Lei colombiana 57 de 1887 (esta norma foi alterada pela Lei n. 153 de 1887, artigo 6o, que determinava a presuno de constitucionalidade de toda lei promulgada durante a Constituio colombiana de 1886, sendo que a supremacia constitucional com controle judicial, que se referia Lei n. 53 de 1887, ficava limitada, na prtica, s leis anteriores Constituio de 1886) e o artigo 20o do Cdigo de Processo Civil venezuelano de 1897;36 a ao pblica de inconstitucionalidade consagrada primeiramente na lei segunda de 190437
Assim diz: Cabe Corte Suprema suspender a execuo dos atos das Legislaturas dos Estados, quando sejam contrrias constituio ou s leis da Confederao; dando conta da suspenso ao Senado, para que este decida denitivamente sobre a validade ou nulidade desses atos. Igualmente, devem mencionar-se as possibilidades da suspenso dos atos jurdicos quando eles violavam a constituio. Por exemplo, os artigos 14, 59 e 87 da Lei de 19 de maio de 1834 permite ao governador, aos chefes polticos e, parcialmente, aos alcaides suspender os acordos municipais se os acordos violarem a constituio ou a lei. Tambm o artigo 49 da Lei de 3 de junho de 1848 que permite ao governador suspender atos da cmara provincial do cabildo ou de qualquer outra autoridade municipal que so contrrios constituio ou lei. A Lei n. 149 de 1888 dizia que os governadores poderiam suspender acordos municipais contrrios constituio ou lei, porm em nesse caso o mais importante era que o juiz de circuito decidia em primeira instncia e logo o tribunal para deciso denitiva. 36 BREWER-CARAS, Allan R. El sistema mixto o integral de control de constitucionalidad en Colombia y Venezuela. In: AA.VV. Anuario de derecho constitucional latinoamericano. Medelln: Fundacin Konrad Adenauer, CIEDLA, Asociacin Venezolana de derecho constitucional, Asociacin costarricense de derecho constitucional y Dik, 1996, p. 163-243. BREWER-CARAS, Allan R. La jurisdiccin constitucional en Amrica Latina. In: GARCA BELAUNDE, D.; FERNNDEZ SEGADO, F. (Coord.). La jurisdiccin constitucional en Iberoamrica. Madrid: Dykinson, 1997, p. 125-135. AYALA CORAO, Carlos M. La jurisdiccin constitucional en Venezuela. In: GARCA BELAUNDE, D.; FERNNDEZ SEGADO, F. (Coord.). La jurisdiccin constitucional en Iberoamrica. Madrid: Dykinson, 1997, p. 933-936. AYALA CORAO, Carlos M. Origen y evolucin del control constitucional en Venezuela. In: AA.VV. Anuario de derecho constitucional latinoamericano. Medelln: Fundacin Konrad Adenauer, CIEDLA, Asociacin Venezolana de derecho constitucional, Asociacin costarricense de derecho constitucional y Dik, 1996, p. 247-284. 37 Cf. Dirio Ocial 12.148 de 20 de agosto de 1904.
35

Revista Seqncia, no 59, p. 271-298, dez. 2009.

287

Matizando o discurso eurocntrico sobre a interpretao constitucional na Amrica Latina

e na reforma constitucional de 1910, atravs da qual se outorga Suprema Corte de Justia da Colmbia, a faculdade de excluir do ordenamento jurdico as leis que contrariem a constituio, assunto que alguns juristas colombianos analisam com grande efusividade sentimental, e a ao de inaplicabilidade de uma norma inconstitucional, assim como a nulidade de atos jurdicos municipais contrrios constituio, estabelecida no Panam, em 1917, entre os casos mais renomados. Em relao ao contexto da obra de Kelsen, deve-se notar que ele, ainda que tenha desempenhado um papel crucial como organicista, no se pode afirmar que no houvesse, na mesma poca, outras melodias que, com um ritmo similar, mas de menor volume, retumbaram no cenrio. Lembremos, por exemplo, como o prprio Kelsen se ocupou da experincia sua de controle federal da legislao cantonal, ou o caso da constituio republicana portuguesa anterior a Weimar. Rafael Bielsa, na Argentina de 1935, escrevia a primeira edio de La proteccin constitucional y el recurso extraordinrio, com uma segunda edio em 1958. J em 1915, em Montevidu, conhecia-se o trabalho de Jimnez de Archaga denominado Sobre la inaplicabilidad de leyes inconstitucionales. Tambm se encontra o texto do mexicano Rodolfo Reyes38 (1934) to admirado na Espanha por seu trabalho em torno ao de amparo, que se agrega a uma srie de escritos que destacam este aludido39 instrumento e que deram lugar subdisciplina com um bom sabor mexicano do direito processual constitucional, com uma srie de trabalhos que se remontam anteriores aos textos kelsenianos e que influenciam, inclusive para outros lados do Atlntico, como reconhecido por Cappelletti.40 Na Colmbia, circulou uma importante bibliografia que defendia e elogiava a ao pblica de inexequibilidade,41 ao mesmo tempo em que
REYES, Rodolfo. La defensa constitucional. Madrid: Espasa Calpe, 1934. VALLARTA, Ignacio Luis. El juicio de amparo y el Writ of Habeas Corpus. Mxico: edicin arreglada por el lic. Alejandro Vallarta, 1896. 40 CAPPELLETTI, Mauro. Obras: la justicia constitucional y dimensiones de la justicia en el mundo contemporneo. Prlogo de Hctor Fix Zamudio. Presentacin de Fernando Serrano Migalln. Mxico: Porra y UNAM, 2007, p. 3-351. 41 Por exemplo, RODRGUEZ PIERES, Eduardo. Relaciones entre los poderes judicial y legislativo. En: RODRGUEZ PIERES, Eduardo. Por el reinado del derecho: escritos varios. Bogot: Imprenta de la Luz, 1927, p. 336-337.
38 39

288

Revista Seqncia, no 59, p. 271-298, dez. 2009.

Andrs Botero Bernal e Francisco Codorniz (tradutor)

comeava a aparecer uma literatura importante em defesa dos sermes kelsenianos contra o neotomismo e o formalismo pseudoexegeta que prevalecia na formao universitria hispano-americana. Na Espanha, encontra-se Prez Serrano com El proyecto de tribunal de garantias y el recurso de inconstitucionalidad de 1933, assim como La constitucin espaola editada, em 1932; Fernndez de Velazco (Cuestiones prcticas. El Tribunal de Garantias Constitucionales de 1933), De Arcaya (com El Tribunal de Garantas Constitucionalesde 1934), etc. Na Alemanha, esto os trabalhos de Buhler (com uma traduo ao espanhol de Rovira Armengol),42 nos quais deve ser destacada sua anlise a favor de uma justia constitucional. Agregue-se que chega Espanha e Hispano-Amrica uma bibliografia diversa sobre o controle judicial da constituio (sendo interessante a leitura de Holcombe com seu texto State Government of the United States governo estatal dos Estados Unidos , publicado em Nova Iorque em 1916, e de Jellinek, com sua Teora del Estado, com traduo de Fernando de los Rios em 1915, entre outros), juntamente aos textos que constituem o debate Kelsen-Schmitt, a finais da dcada de vinte e princpios da dcada de trinta ( caso de Snchez Sarto, que traduz Der Hter der Verfassung O guardio da Constituio de C. Schmitt, como La defensa de la Constitucin, em 1931, sendo editado em Barcelona no mesmo ano da publicao do texto kelseniano, Wer soll der Hter der Verfassung sein? Quem deve ser o guardio da constituio?; assim como a grande circulao de La garantie juridictionnelle de la Constitution (a garantia jurisdicional da Constituio) do prprio Kelsen e Wesen und Entwicklung der Staatsgerichtsbarkeit (A natureza e o desenvolvimento da jurisdio do Estado), ambos de 1928, que complementam as decises tomadas por ele em 1920 com Vom Wesen un Wert der Demokratie (A essncia e o valor da democracia) e que volta a edit-lo pela sua urgncia e relevncia em 1929), que ajudou a mitigar o olhar que se tecia sobre o Tribunal de Garantias Constitucionais da II Repblica espanhola em 1931.43 Ademais,
BUHLER, Ottmar. La Constitucin alemana. Trad. de Rovira Armengol. Barcelona: Labor, 1931. 43 FERNNDEZ SEGADO, Francisco. La jurisdiccin constitucional en Espaa. Bogot: Universidad Externado de Colombia, 1999, p. 9-10. CRUZ VILLALN, Pedro.
42

Revista Seqncia, no 59, p. 271-298, dez. 2009.

289

Matizando o discurso eurocntrico sobre a interpretao constitucional na Amrica Latina

se est em um perodo de reivindicao judicial diante da crise do cdigo, que caa em defesa de um modelo de judicial review, o que explica em certa medida o sucesso da recepo de Geny e a literatura emergente sobre a jurisdio constitucional (para a Colmbia, por exemplo, o texto de Arajo Jurisdiccin constitucional de 1936). Poder-se-ia muito bem continuar citando a recepo de textos concomitantes (e provavelmente um pouco influenciados por Kelsen), mas que do a ideia exata de que no se tratou de um concerto solista do austraco, mas de uma orquestra inteira retumbando (pelo menos) na Pennsula Ibrica e na Hispano-Amrica. Isto, por sinal, de algum modo justifica a pertinncia de uma mudana de rumo na histria do Direito, no sentido de resgatar os estudos de culturas jurdicas, mais do que os grande autores, posto que estes ltimos obtm tais qualificativos e proeminncias no contexto de culturas jurdicas que lhes justificam e explicam.

Concluso
Com este trabalho pretende-se deixar claro que o decisionismo judicial estadunidense e o constitucionalismo europeu do ps-guerra, pelo menos para a Amrica Latina, no so as nicas referncias, e que no estamos diante de um transplante passivo de duas tradies jurdicas maiores; e que tampouco pode-se levar a crer que no haja nada de novo sob o sol ou, pior ainda, que todo o contemporneo j estivesse de forma idntica no passado. Este ltimo seria um anacronismo cruel, que no raro se camufla, (impunemente) em vrios textos dogmticos com o apelido de antecedentes. Por fim, que existe algo em nossa cultura jurdica latino-americana que merece ser historizado e no simplesmente invisibilizado pelo discurso colonialista que, constantemente, paira sobre o mundo acadmico. Em suma, h uma reflexo crtica em mente, como uma obsesso: o problema que vrios dogmticos e historiadores do Direito ignorem os discursos jurdicos pretritos em suas matrias e suas regies, e tomem
La formacin del sistema europeo de control de constitucionalidad (1918-1939). Madrid: Centro de Estudios Constitucionales, 1987, p. 309-317.

290

Revista Seqncia, no 59, p. 271-298, dez. 2009.

Andrs Botero Bernal e Francisco Codorniz (tradutor)

como dogmas as afirmaes repetidas exausto nas escolas jurdicas, recebidas de autores forneos da moda, que, seguramente, satisfazem as suas prprias tradies jurdicas. Isto levou, infelizmente, perda de uma memria valiosa no (dogmtico e historiador do direito) constitucionalista de muitos temas prprios da interpretao constitucional ibero-americana, e a valorizar apenas a memria fornea que se transmite em exerccios acadmicos que reproduzem lgicas coloniais. Por este esquecimento, que pode ser consciente ou no, foi perdida a capacidade de se seguir sobre aquilo que merece, e a cultura acadmica se inclina em contnuas descontinuidades; isto , em aceitar constantemente como prprias as rupturas epistemolgicas forneas, ridicularizando e invisibilizando o existente, que, por sua vez, era fruto, entre outras coisas, de imposies culturais anteriores processos de recepo criativa. exatamente isto que acontece quando, em nossa cultura jurdica, aparecem agentes discursivos que, tomando a ruptura epistemolgico-constitucional europeia do ps-guerra, acreditam e fazem os outros crer que o passado europeu foi, igualmente, o mesmo passado latino-americano e que, portanto, as distines e as concluses que os constitucionalistas europeus possam fazer sobre as suas constituies do sculo XIX se estenderiam, atravs dessas leituras receptoras que foram anteriormente referidas, s constituies latino-americanas do mesmo perodo. No entanto, o quadro muito mais complexo do se pode crer, porque o discurso jurdico hegemnico busca que certa ideia, norma ou instituio seja imposta a uma cultura jurdica preexistente, utilizandose, para isto, da atitude acrtica e com poucos matizes de uma cultura acadmica latino-americana propensa a idolatrar o forneo, ainda que o existente neste momento de imposio fosse, por sua vez, uma mistura de elementos jurdicos igualmente impostos, mas com variveis diferentes, e de outros exerccios neocoloniais anteriores que se somaram com elementos prprios (e, por sua vez, estes elementos prprios foram tambm a confluncia em tempos anteriores de recepes de posturas forneas junto com elementos prprios). Isto nos leva a considerar seriamente a existncia de uma contnua recepo criativa que faz com que o efeito deste processo ou melhor, o que ficou como recebido e/ou copiado seja parcialmente diferente da causa isto , o enviado e/ou tomado , processo que imprime uma certa identidade interna e externamente ao sistema.
Revista Seqncia, no 59, p. 271-298, dez. 2009.

291

Matizando o discurso eurocntrico sobre a interpretao constitucional na Amrica Latina

Tudo isto torna difcil, ento, partir de um dualismo prprio forneo, que, embora de fcil memorizao acrtica e, portanto, de se reproduzir como um dogma, to falsa como as dualidades que tm sido criticadas aqui antes, neste artigo. Por exemplo, o fato de se reconhecer que existiram exerccios de aplicao judicial da constituio no sculo XIX, no significa que esta aplicao judicial tenha sido um elemento originrio ou prprio diante da ideia fornea, hoje em dia tomada por muitos como verdade, que o sculo XIX latino-americano tenha sido um sculo sem judicial review (que seria a ideia fornea), uma vez que esta aplicao judicial foi, entre outras coisas, resultado de outros processos colonizadores (na regio ou fora dela), em seu momento. Considerese, no caso do Sr. Cruz, como o juiz de Direito se imps, com lgicas jurdicas desconhecidas, a um prefeito que estava fazendo aquilo que vinha sendo feito desde algum tempo na sua comunidade: no se trata de outro exerccio hegemnico? Agora, reconhecer a existncia de uma contnua histria das descontinuidades pelos exerccios colonizadores no leva, necessariamente, a juzos morais e polticos predeterminados. Eles so bons ou maus? So certos ou errados? So pertinentes ou inoportunos? No seu caso, poder julgar-se, a partir dos esteretipos de quem julga e com a suposio ideolgica de um auditrio que acredita que se poder convencer. Mas, no final, uma coisa no leva outra. Ento, este sistema mais complexo do que parece, uma vez que o exerccio neocolonial no pensamento jurdico no novo, o que faz com que o historiador do Direito encontre como prprio os implantes de raciocnio jurdico que, da mesma forma, inviabilizaram outras linhas de pensamento no passado. Assim, tanto o historiador do direito colonizado (consciente ou inconscientemente), como um crtico que faz matizes (que ainda assim no poder chegar a uma posio originria, isto , isenta de qualquer exerccio neocolonial) encontraro informaes a seu favor em um passado que, por desacreditado, est quase todo por explorar. Desta forma, no faltaro, nessas complexas idas e vindas do pensamento jurdico, traos de experincia constitucional prpria, bem como de implantes que se fundiram com essa experincia, resultando na impossibilidade de declarar no mundo da vida, como mencionado, as 292
Revista Seqncia, no 59, p. 271-298, dez. 2009.

Andrs Botero Bernal e Francisco Codorniz (tradutor)

dualidades irredutveis prprio (ou nacional) forneo, o que exige novas formas de investigar. Somente assim, afastando-se tanto quanto possvel das dicotomias, especialmente se so irredutveis, e buscando a continuidade dialtica com a prpria tradio se poder conceber um modelo sustentvel de dilogo acadmico produtivo ao interior da histria do Direito entre as diferentes memrias do que foi jurdico em diversos espaos-tempo vitais, posto que na subordinao no h possibilidade de dilogo. Em outras palavras, no se prope uma ruptura do dilogo com outras tradies, se no, canalizar as possveis relaes entre elas, do plano da hegemonia ao plano do dilogo, assunto que, ademais, poder conduzir de melhor forma a uma histria do Direito fundada nas comparaes no reducionistas e nas conexes. Alm disso, a relao hegemnica no to simples como uma oposio colonial norte sul, como os hemisfrios. Acontece que essas relaes hegemnicas tambm se apresentaram e se apresentam, paralelamente, no prprio interior dos hemisfrios, podendo ser historizadas como o centro (que, repita-se, tanto pode ser externo como interno) impe-se sobre a periferia, sendo, perfeitamente, o centro, alguns espaos-tempo privilegiados no raciocnio jurdico que, por sua alta carga energtica, pode se impor, amoldando, ainda que nem sempre aniquilando a experincia jurdica do colonizado. Um exemplo disso ver como algumas escolas jurdicas so capazes de impor modelos de sujeio no pensamento jurdico sobre outras, dentro de uma mesma regio ou, no caso de Cruz, os juzes de Direito sobre os prefeitos ordinrios, o que mostra a complexidade do fenmeno que aqui se demonstra, mas que, por mais complexo, no reduz o valor do afirmado em torno da importncia de reconhecer que, desde muito antes do que se quis acreditar, na Amrica Latina j havia exerccios diferentes aos dos europeus sobre a vivncia da constituio. Esperemos que no seja necessrio lembrar prxima gerao de juristas constitucionalistas latino-americanos, diante dos ataques colonizadores a que esto e estaro submetidos, que houve um passado (mestio, se assim se prefere) regional nas instituies que se considerar uma herana de culturas jurdicas maiores. Em outras palavras, se se trata de interpretar a constituio, esta tem sido interpretada na Ibero-Amrica muito antes do que quer a nova 293

Revista Seqncia, no 59, p. 271-298, dez. 2009.

Matizando o discurso eurocntrico sobre a interpretao constitucional na Amrica Latina

epistemologia colonial aceitar, pelo menos, para seus territrios. Outra coisa que se quer qual a forma de interpret-la corresponda ao modelo que hoje em dia se erige como paradigma a se seguir. Mas, para reformular essas relaes hegemnicas dentro da dogmtica constitucional, preciso revitalizar a histria do Direito, aproveitando o impulso que esta tem obtido pela ocasio do bicentenrio. Uma histria do Direito, entendida como disciplina jurdica, com a misso de formar a memria do jurista e do jurdico,44 dialogando com a dogmtica, fornecer contextos claros para que essas relaes de colonialismo cultural possam ser postas sob suspeita, como aqui se pretende.

Referncias
ABREU Y ABREU, Juan Carlos. La justicia constitucional a dos fuegos: federalistas contra centralistas. In: Suprema Corte de Justicia de la Nacin. Historia de la Justicia en Mxico, siglos XIX y XX. Tomo I. Mxico: Suprema Corte de Justicia de la Nacin, 2005. p. 3-21. AGUIL REGLA, Josep. Cuatro pares de concepciones opuestas de la Constitucin. In: AGUIL REGLA, Josep; ATIENZA, Manuel; RUIZ MANERO, Juan. Fragmentos para una teora de la constitucin. Madrid: Iustel, 2007. p. 21-62. AGUIL REGLA, Josep. Sobre derecho y argumentacin. Palma de Mallorca: Lleonard Muntaner, 2009. AGUIL REGLA, Josep. Sobre la constitucin del estado constitucional. In: Doxa, n. 24, 2001, p. 429-457. AHUMADA RUZ, Mara ngeles. Marbury Versus Madison, Doscientos aos (y ms) despus. In: Fundamentos, n. 4, 2006. ALEXY, Robert. El concepto y la validez del derecho. Trad. Jorge M. Sea. Barcelona: Gedisa, 1994.

44

PETIT, De la historia a la memria, op. cit. .

294

Revista Seqncia, no 59, p. 271-298, dez. 2009.

Andrs Botero Bernal e Francisco Codorniz (tradutor)

AYALA CORAO, Carlos M. La jurisdiccin constitucional en Venezuela. In: GARCA BELAUNDE, D.; FERNNDEZ SEGADO, F. (Coord.). La jurisdiccin constitucional en Iberoamrica. Madrid: Dykinson, 1997. p. 933-936. AYALA CORAO, Carlos M. Origen y evolucin del control constitucional en Venezuela. In: AA.VV. Anuario de derecho constitucional latinoamericano. Medelln: Fundacin Konrad Adenauer, CIEDLA, Asociacin Venezolana de derecho constitucional, Asociacin costarricense de derecho constitucional y Dik, 1996. p. 247-284. BOTERO BERNAL, Andrs. Haciendo memoria de la defensa judicial de la Constitucin. In: Pensamiento Jurdico: Universidad Nacional de Colombia, n. 20, septiembre/diciembre de 2007, p. 91-101. BREWER-CARAS, Allan R. El sistema mixto o integral de control de constitucionalidad en Colombia y Venezuela. In: AA.VV. Anuario de derecho constitucional latinoamericano. Medelln: Fundacin Konrad Adenauer, CIEDLA, Asociacin Venezolana de derecho constitucional, Asociacin costarricense de derecho constitucional y Dik, 1996. p. 163-243. BREWER-CARAS, Allan R. La jurisdiccin constitucional en Amrica Latina. In: GARCA BELAUNDE, D.; FERNNDEZ SEGADO, F. (Coord.). La jurisdiccin constitucional en Iberoamrica. Madrid: Dykinson, 1997. p. 125-135. BUHLER, Ottmar. La Constitucin alemana. Trad. de Rovira Armengol. Barcelona: Labor, 1931. CAPPELLETTI, Mauro. Obras: la justicia constitucional y dimensiones de la justicia en el mundo contemporneo. Mxico: Porra y UNAM, 2007. CID SEBASTIN, Elia. Antecedentes del juicio de amparo. De la Real Audiencia a la Suprema Corte de Justicia de la Nacin. In: Suprema Corte de Justicia de la Nacin. Historia de la Justicia en Mxico, siglos XIX y XX. Tomo I. Mxico: Suprema Corte de Justicia de la Nacin, 2005. p. 89-116. CONSTANT, Benjamin. Curso de poltica constitucional. Trad. D. J. C. Pages. Paris: Librera de Rosa, 1825. Tomo II.
Revista Seqncia, no 59, p. 271-298, dez. 2009.

295

Matizando o discurso eurocntrico sobre a interpretao constitucional na Amrica Latina

COUTURE, Eduardo J. Estudios de derecho procesal civil. Tomo I: La Constitucin y el proceso civil. 2. ed. Buenos Aires: Depalma, 1978. CRUZ VILLALN, Pedro. La formacin del sistema europeo de control de constitucionalidad (1918-1939). Madrid: Centro de Estudios Constitucionales, 1987. DIETZE, Gottfried. Judicial review in Europe. In: Michigan Law Review, v. 55, February 1957, n. 4. EDER, Phanor J. Judicial review in Latin American. In: Ohio State Law Journal, 1960, p. 570-615. FERNNDEZ SEGADO, Francisco. Evolucin histrica y modelos de control de constitucionalidad. In: GARCA BELAUNDE, D.; FERNNDEZ SEGADO, F. (Coord.). La jurisdiccin constitucional en Iberoamrica. Madrid: Dykinson, 1997. FERNNDEZ SEGADO, Francisco. La jurisdiccin constitucional en Espaa. Bogot: Universidad Externado de Colombia, 1999. FIX-ZAMUDIO, Hctor; VALENCIA CARMONA, Salvador. Derecho constitucional mexicano y comparado. Mxico: Porra y UNAM, 1999. FRICKEY, Philip P. (Native)American Exceptionalism in Federal Public Law. In: Harvard Law Review, v. 199, December 2005, n. 2, p. 431-490. GARCA PASCUAL, Cristina. Legitimidad democrtica y poder judicial. Valencia: Edicions Alfons el Magnnim, 1997. LORENTE SARIENA, Marta. Las infracciones a la Constitucin de 1812. Madrid: Centro de Estudios Constitucionales, 1988. MONTERO AROCA, Juan. La Ley de enjuiciamiento civil espaola de 1855: la consolidacin del proceso comn. In: GIULIANI, Alessandro; PICARDI, Nicola. LEducazione giuridica. VI Modelli storici Della procedura continentale. Tomo II Dallordo iudiciarius al codice di procedura. Napoli: Edizioni Scientifiche Italiane, 1994. p. 347-458. MUOZ, Francisco de Paula. El Crimen del Aguacatal. Medelln: Imprenta del Estado por Len F. Villaveces, 1874.

296

Revista Seqncia, no 59, p. 271-298, dez. 2009.

Andrs Botero Bernal e Francisco Codorniz (tradutor)

NARVEZ HERNNDEZ, Jos Ramn. Historia social de la defensa de los derechos en Mxico: El origen del juicio de amparo en la pennsula yucateca. Mxico: Suprema Corte de Justicia de la Nacin, 2007. PEREIRA MENAUT, Antonio Carlos. Lecciones de teora constitucional. 2. ed. Madrid: Editorial Revista de Derecho Privado, 1987. p. 245-246. PETIT, Carlos. De la historia a la memoria. A propsito de una reciente obra de historia universitaria. In: Cuadernos del Instituto Antonio de Nebrija de Estudios sobre la Universidad, n. 8 (2005), p. 237-279. PRAKASH, Saikrishna. New Light on the decision of 1789. In: Cornell Law Review, v. 91, July 2006, n. 5, p. 1022-1023. RESTREPO PIEDRAHITA, Carlos (Comp.). Control de constitucionalidad: Colombia y Repblica de Nueva Granada, 18211860. Bogot: Universidad Externado de Colombia, 2006. REYES, Rodolfo. La defensa constitucional. Madrid: Espasa Calpe, 1934. SCHWARTZ, Bernard. A history of the Supreme Court. New York/ Oxford: Oxford University Press, 1993. p. 105-125. RODRGUEZ PIERES, Eduardo. Relaciones entre los poderes judicial y legislativo. In: RODRGUEZ PIERES, Eduardo. Por el reinado del derecho: escritos varios. Bogot: Imprenta de la Luz, 1927. p. 336-337. SOBERANES, Jos Luis. Notas acerca del control de la constitucionalidad de las leyes. In: Estudios jurdicos en homenaje al profesor Santa Cruz Teijeiro. Valencia: Universidad de Valencia, 1974. Tomo 2, p. 420-421. TAPIA, Eugenio de. Febrero novsimo, librera de jueces, abogados y escribanos, refundida, ordenada bajo nuevo mtodo, y adicionada con un tratado del juicio criminal, y algunos otros. Valencia: Imprenta de Ildefonso Mompi, 1828. Tomo I. TREANOR, William Michael. Judicial review before Marbury. In: Stanford Law Review, v. 58, n. 2, November 2005, p. 455-562.

Revista Seqncia, no 59, p. 271-298, dez. 2009.

297

Matizando o discurso eurocntrico sobre a interpretao constitucional na Amrica Latina

URIBE VARGAS, Diego. Las constituciones de Colombia. Tomo I y II. Madrid: Ediciones Cultura Hispnica, 1977. VALLARTA, Ignacio Luis. El juicio de amparo y el Writ of Habeas Corpus. Mxico: edicin arreglada por el lic. Alejandro Vallarta, 1896. VERD, Pablo Lucas. Tener y estar en Constitucin. In: Anales de la Real Academia de Ciencias Morales y Polticas, n. 85 (2008), p. 322-334. WATSON, Alan. Legal transplants: An approach to comparative law. Edinburgh: Scottish Acad. Press, 1974. ZAGREBELSKY, Gustavo. El derecho dctil: ley, derechos, justicia. Trad. Marina Gascn. Madrid: Trotta, 1999. p. 109-130.

Enviado em: 07/2009 Aprovado em: 10/2009 298

Revista Seqncia, no 59, p. 271-298, dez. 2009.

You might also like