You are on page 1of 24

Tecido nervoso Histria Teoria neuronista (ca.

1888)
As clulas nervosas so ento unidades anatmicas absolutamente independentes. E os seus prolongamentos contactam uns com os outros, no por anastomoses mas sim por contactos simples.
Doutrina do neuronio

Aspetos clssicos ou anatmicos (Ramon y Cajal, 1888) Todos os prolongamentos celulares terminam por extremidades livres; sendo assim contguos, mas no contnuos, quando formam malhas intrincadas.
Doutrina do neuronio

Aspetos fisiolgicos (Ramon y Cajal, 1911) As clulas nervosas no precisam de estar em continuidade, mas apenas em contacto umas com as outras, para que o impulso possa ser transmitido. O fluxo do impulso vai do axnio de uma clula ao corpo celular de outra (lei da polarizao dinmica do neurnio). NEURNIOS, 1891, Wilhelm von Waldeyer AXNIO , 1896, Rudolph Albert von Kolliker.

O sistema nervoso capaz de responder a mudanas contnuas do meio interno e externo. Controla e integra as actividades funcionais dos rgos e dos sistemas de rgos. Em particular est em contacto com os msculos, regulando o seu movimento, e com os tecidos glandulares regulando a sua actividade secretora. Sistema nervoso central - SNC, constitudo pelo encfalo e medula espinal Sistema nervoso perifrico- SNP, constitudo pelos nervos cranianos e espinais que conduzem os impulsos desde (eferentes ou motores) ou para (aferente ou sensoriais) para o SNC, gnglios nervosos e terminaes nervosas (motoras e sensoriais) Diviso funcional do sistema nervoso 1- Sistema Nervoso Somtico partes somticas do SNC e SNP. Controla as funes voluntrias, exceto os arcos reflxicos. Inervao sensorial e motora para todas as partes do corpo, exceto as vsceras, msculos liso e cardaco e glndulas 2- Sistema Nervoso Autnomo parte autnoma do SNC e SNP. Inervao eferente motora involuntria para o msculo liso, sistema condutor do corao e glndulas e inervao aferente sensorial das vsceras (dor e reflexos autonmicos). O subsistema entrico inerva o trato digestivo, que comunica com o SNC pelas fibras nervosas simpticas e parassimpticas, no entanto, tambm pode funcionar independentemente destes dois subsistemas. Existe ainda o sistema nervoso entrico que enerva o trato gatrointestinal e que comunica tanto com o simptico como o parassimptico Sistema nervoso autnomo Funo: regulao da funo dos rgos internos, atravs de:

1- Msculo liso: a sua contrao modifica o tamanho e forma de vsceras e vasos. 2- Clulas condutoras cardacas (fibras de Purkinje): localizadas no sistema de conduo do corao regulando a frequncia de contrao do msculo cardaco 3- Epitlio glandular regula a sntese, composio e libertao de secrees: regula a sntese,
composio e secreo

4- Tecido neuroendcrino a regulao dos rgos internos deve-se cooperao entre o sistema nervoso e o sistema endcrino
Composio:

O tecido nervoso formado por clulas excitveis especializadas em transmitir estmulos ou impulsos nervosos graas a uma srie muito complexa de actividades fsico-qumicas da sua membrana. As clulas que formam o tecido nervoso podem ter diversas formas, caractersticas, comprimentos e funes muito diversas, segundo o papel desempenhado por cada uma.

1- Clulas do tecido nervoso


As clulas do sistema nervoso dividem-se em: Neurnios unidade funcional do sistema nervoso, responsveis pelas funes receptivas. Clulas da Glia ou Neurglia as quais so responsveis pela sustentao e pela proteco dos neurnios. Alm destas clulas, existe ainda uma extensive vasculatura bo SNP e SNC. Os vasos sanguneos esto separados do tecido nervoso pela lamina basal e tecido conjuntivo. Esta ligao permite excluir a entrada de muitas molculas - restrio selectiva feita pela barreira hemato-enceflica

1.1 Neurnios
Os neurnios so considerados a unidade bsica do sistema nervoso. Estas so as verdadeiras clulas condutoras do tecido nervoso as responsveis pela recepo e pela transmisso dos impulsos nervosos sob a forma de sinais elctricos. Os neurnios esto arranjados em cadeia formando uma rede de comunicao. A informao entre os neurnios transmitida atravs da sinapse.

Os neurnios so compostos pelo corpo celular, Dendrites e Axnios. Corpo celular: nesta estrutura que se d a sntese proteica, sendo tambm nesta aqui que ocorre a convergncia das correntes elctricas geradas na rvore dendrtica. Cada corpo celular neuronal contm apenas um ncleo que se encontra no centro da clula e todos os organelos que mantm todas as funes celulares em geral. Dendrites: So extenses citoplasmticas ou prolongamentos especializados em receber e transportar os estmulos das clulas sensoriais, dos axnios, e de outros neurnios. Possuem mltiplas ramificaes e extremidades arborizadas, o que lhes d a capacidade de receber mltiplos estmulos de vrios neurnios em simultneo. Axnios: so prolongamentos nicos (excepto nas clulas amcrinas da retina), de calibre constante ao longo da ramificao, variando somente entre os neurnios. Normalmente existe apenas um nico axnio em cada neurnio. Os axnios tm como funo a conduo dos impulsos elctricos que partem do corpo celular para outros neurnios, msculos, ou glndulas. Caractersticas dos neurnios Os neurnios no se dividem, contudo, em algumas reas do crebro, h clulas nervosas estaminais (neural stem cells ricas em nestina) e podem diferenciar-se e substituir as clulas nervosas Dimenses: 4 a 7 micrmetros, de acordo com a espcie (gro do cerebelo a clula nervosa mais pequena que se conhece nos Vertebrados) at 65 micrmetros (clula de Purkinje, cerebelo) ou mais, como as clulas de Mauthner emparelhadas, do feixe reticuloespinal de alguns peixes e anfbios, com corpo celular no bolbo raquidiano, medindo cerca de 150 micrmetros).

Corpo celular
Ncleo: hipertrfico, eucromtico, grande, esfrico a ovide,

central, com nuclolo bem definido e grande. O citoplasma perinuclear rico em RER, ribossomas, Golgi e citoesqueleto Golgi: visto pela 1a vez numa celula nervosa, na celula de Purkinje da coruja-das-torres , por Celulas Neuronios Camillo Golgi, 1898) Corpsculos de Nissl (RER): tm este nome pois os corantes de Nissl evidenciam-nos; a quantidade varia com a especializao dos neurnios. Em menor quantidade na zona do cone de implantao (axon hillock) Esta zona permite distinguir os axnios das dentrites quando no corpsculos axnio Citosqueleto: neurofilamentos, microtbulos e microfilamentos Incluses (4) grnulos de melanina, Lipofuscina aumenta com a idade; depsito de radicais livres, Grnulos de secreo, Acumulaes lipdicas Neurpilo conjunto denso de prolongamentos entrecruzados de neurnios (axnios, dendrites e terminais sinticos) e de clulas gliais que, na substncia cinzenta, preenche o espao entre corpos celulares das clulas nervosas e das gliais

1.1.1 Classificao dos neurnios:

Os neurnios podem ser divididos e classificados segundo algumas caractersticas particulares como a forma e a funo. Quanto forma: Multipolares: Tem um axnio e 2 ou mais dendrites, pertencem a esta classe a maior parte dos neuronios; ex.: neuronios motores e interneurnios Bipolares: em condies normais possuem um dendrito e um axnio; este tipo de neurnios est associado aos sentidos, pode ser encontrado na retina e mucosa olfativa. Unipolares: sendo muito raros, este tipo de neurnios possuem apenas um corpo celular e um prolongamento. Pseudounipolares: aquando do desenvolvimento embrionrio este apresenta-se bipolar, sofrendo uma mutao posterior. Mais tarde torna-se unipolar devido a crescimento assimtrico do citoplasma e rotao; estes possuem ainda arborizaes terminais que funcionam de forma semelhante as dendrites. Estes neurnios so neurnios sensoriais e os corpos celulares so encontrados nos gnglios cranianos e espinhais.

Quanto funo: Motores (eferentes): Levam informao do SNC ou gnglios para clulas efectoras. Inclui os eferentes motores que controlam fibras musculares e eferentes viscerais controlando rgos efetores, glndulas e fibras musculares lisas. Sensoriais (aferentes): recebem estmulos do organismo ou do ambiente e levam para o SNC. Inclui as fibras aferentes somticas e viscerais Interneurnios: estabelecem conexes entre outros neurnios, formando circuitos complexos.

A enorme variedade de neurnios deve-se a 2 factores, sendo estes a existncia de uma grande variedade do ponto de vista da morfologia neuronal, e a existncia de uma grande diversidade de neurotransmissores.

Quanto ao comprimento do axnio 12Clulas de Golgi tipo I, de Deiters ou neurnios de projeo: o axnio deixa a substncia cinzenta, podendo inclusivamente abandonar o SNC Clulas de Golgi tipo II ou neurnios dos circuitos locais: de axnio muito curto, dividindo-se na rea ou nas proximidades do campo dendrtico, ou, se o axnio for maior, no deixa a substncia cinzenta que aloja o corpo celular (ex.: as clulas em cesto do crtex cerebeloso)

1.2 Clulas da Glia ou neuroglia


Termo criado por Virchow (1846)

Estas clulas so consideradas o suporte do crebro, da medula espinal e dos nervos perifricos. No recebem nem propagam impulsos nervosos, sendo as principais funes: 1- Suporte fsico (proteo) para os neurnios 2- Isolamento dos corpos celulares dos neurnios, das dendrites e dos axnios, o que facilita a transmisso rpida de impulsos nervosos 3- Reparao de danos neuronais 4- Regulao do ambiente interno do fluxo (internal fluid environment) do SNC 5- Clearance de neurotransmissores das fendas sinticas 6- Trocas metablicas entre o sistema vascular e os neurnios do sistema nervoso H uma grande interdependncia entre as clulas da glia e os neurnios O SNC contm (neurglia central) 1234Oligodendricitos formao e manuteno da mielina Astrcitos heterogneos, funo suporte e metablicas Clulas ependimrias colunares, nos ventrculos - LCR Micrglia - propriedades fagocitrias

Colorao: s se vem os ncleos em H&E, tem de se usar coloraes metlicas ou mtodos imunohistoqumicos para se ver tudo O SNP contm (neurglia perifrica): 123Clulas de Schwann isolam os neurnios das clulas adjacentes e da matriz extracelular! Clulas satlite Outras clulas associadas a estruturas especficas (rgos ou clulas), que esto associadas ao motor end plate

As clulas de suporte dos gnglios nas paredes do trato digestivo denominam-se clulas entricas da

neurglia, e so morfolgica e funcionalmente semelhantes s da neurglia do SNC Oligodendrcitos : Clulas escuras da glia, possuem um corpo celular arredondado e de pequenas dimenses, com poucos prolongamentos, curtos, finos e pouco ramificados So satlites interfasciculares Colorao: impregnao por ouro, v-se mal ao MO Funes: - sntese das bainhas de mielina dos axnios do SNC responsveis pelo isolamento eltrico (mielina) dos neurnios Astrcitos: Caractersticas gerais: 123456789Populao morfologicamente heterognea Clulas claras da glia (ao MO e ao ME) Maiores clulas da glia Muitos filamentos no citoplasma (podem marcar-se com anticorpos especiais) Papel importante no movimento do metabolitos para e dos neurnios Removem neurotransmissores da fenda sinptica Formam ps perivasculares (microvascularizao) - Barreira hematoenceflica Podem modular os ndulos de Ranvier Tm feixes de filamentos intermdios compostos por GFAP. Mais numerosos nos fibrosos protena cida fibrilhar da glia. Identificao por anticorpos 10- So as clulas gliais mais comuns (perfazem 20 a 25% do Volume cerebral humano, dependendo da regio cerebral), com grande diversidade morfolgica e funcional! 11- Regulam a concentrao de K+ no espao extracelular do crebro

3 tipos: Fibrosos essencialmente na substncia branca. Tm poucos axnios e dendrites com prolongamentos longos com poucas ramificaes, so relativamente straight

Protoplasmtica essencialmente na substncia cinzenta. Tm muitos axnios e dendrites, ambos com ramificaes e curtos

Plasmatofibrosos zonas de fronteira substncia branca/substncia cinzenta. Tudo indica que podem dividir-se (tal como as restantes clulas da glia) Coloraes: os prolongamentos veem-se com coloraes metlicas ou imunocitoqumicas Funes 123456Fornecer suporte fsico: constituintes do esqueleto do tecido nervoso Funes metablicas:papel importante no movimento de metabolitos e detritos de e para os neurnios Ajudam a manter as tight junctions dos capilares que formam a barreira hemato-enceflica Cobrem as reas sem mielina dos axnios mielinizados nos ndulos de Ranvier e nas sinapses Podem confinar os neurotransmissores fenda sintica e remover o excesso de neurotransmissores, por pinocitose Sntese de factores Neurotrficos.

Glia limitans os astrcitos protoplasmticos das superfcies do crebro e da espinal medula estendem os seus processes (subpial feet) at lmina basal da pia mater, formando a glia limitans, uma barreira relativamente impermevel que rodeia o SNC Os astrcitos modulam a atividade neuronal atuando como um buffer da concentrao de potssio no espao EXTRACELULAR do crebro Leso do SNC (astrcitos ativados) e funo no estado normal Glutamato a mais mata neurnios!

Micrglia No SNC do adulto, mais de 10% das clulas so micrglia, variando de cerca de 5% at cerca de 20%, dependendo da localizao

Caractersticas: 1234567Faz parte do sistema mononuclear fagocitrio (com origem na medula ssea) Clulas pequenas, ncleo alongado e heterocromtico (MO) Possui muitos lisossomas, incluses e vesculas mas pouco RER e microtbulos Pode usar-se marcadores (Iba-1, por exemplo, pode usar-se maioria dos deste sistema!) Normalmente, em estado quiescente; quando so ativados, podem migrar libertam e captam glutamatos; fagocitam detritos, com vacolos de fagocitose Existe nas substncias branca e cinzenta Sem grandes variaes regionais

8-

Esto relacionadas com as clulas hematopoiticas e com as do SNC: H dvidas, sobre se, na vida adulta, h recrutamento destas clulas, da linhagem hematopoitica

Funo: - defesa imunolgica do SNC (tm capacidades fagocticas e antignicas) -ingerem e destroem bactrias e clulas; ao morrerem, segregam protenas que atraem macrfagos do sistema imunitrio para o local infectado. - rede proativa de monitorizao,respondem a diferentes tipos de sinais de alarme imunolgicos: Fatores endgenos citocinas - Material das clulas apoptticas - Agregados de protenas, como pries Fatores exgenos glicoprotenas virais, em envelope Como resposta, a micrglia pode sofrer vrios nveis de ativao, sendo o resultado final uma clula fagoctica completamente ativada. Podem ser friends or foes, para as clulas vizinhas: Friends limpam material txico (neurnios apoptticos, agregados proteicos), secretam fatores neurotrficos como BDNF e fatores protetores, como a gluatationa, aumento da clearance de glutamato excitotoxic, pelos astrcitos Foes: secretam molculas potencialmente neurotxicas, como: citocinas pr-inflamatrias (TNF-alfa, IL-1 beta), glutamato, radicais livres, xido ntrico

Clulas ependimrias Caractersticas: 123Formam a linha semelhante a um epitlio dos ventrculos do crebro e do canal espinal Transfiguram-se quando formam plexos corides Parecem clulas epiteliais colunares mas no tem lmina externa

1.2.2 Glia perifrica: 12Clulas de Schwann Clulas satlite volta (quase depende dos gnglios) totalmente dos sensory neuron dos gnglios

Clulas de Schwann Funo: dar suporte s fibras nervosas mielinizadas (formam a bainha de mielina) e no mielinizadas Caractersticas: Com pequenos ncleos, espalhados nas periferias dos prolongamentos Origem e diferenciao: vem da crista neural e diferenciam pela expresso do fator de transcrio Sox10 Bainha de mielina A bainha de mielina diferente no SNC e SNP. Os oligodendrcitos expressam diferentes protenas. No SNC: proteolipid protein (PLP), myelin oligodendrocyte glycoprotein (MOG), and oligodendrocyte myelin glycoprotein (OMgp), no h lmina externa No SNP: igual + P0 and PMP-22

Camada rica em lpidos, Produzida Funes: 1234por: clulas de Schwann Isolamento do axnio do compartimento extracelular que o rodeia, de endoneuro Permite a rpida conduo do impulso elctrico Ajudam a limpar os detritos do SNP Ajudam a guiar o recrescimento de axnios do SNP

O axon hillock e as arborizaes terminais onde o axnio faz sinapse com as clulas-alvo no esto cobertas de mielina As fibras no mielinizadas tambm so envolvidas e nutridas pelo citoplasma das clulas de Schwann e pelas suas LMINAS EXTERNAS Conforme a clula, o enrolamento da mielina tem orientaes diferentes! H muitas teorias diferentes! A clula de Schwann enrola-se volta de uma poro de um axnio e a sua membrana celular fica polarizada. Forma-se trs domnios: Membrana plasmtica abaxonal parte da membrana da clula de Schwann que est exposta ao ambiente externo b. Membrana plasmtica adaxonal ou periaxonal em contacto direto com o axnio c. Mesaxnio forma-se quando o axnio est completamente includo na membrana da clula de Schwann. Membrana dupla que conecta as duas membranas anteriores e anexa o estreito espao extracelular. O citoplasma e a membrana plasmtica da clula de Schwann comeam a formar camadas compactas consecutivas, enroladas concentricamente volta do axnio As camadas internas sobrepostas das membranas plasmticas das clulas de Schwann formam as folhas (sheaths) de mielina A certa altura, o citoplasma e o ncleo das clulas de Schwann so empurrados para a periferia da clula, medida que se forma a bainha de mielina a.

234-

Nodos de Ranvier juno entre 2 clulas de Schwann adjacentes Fendas Schmidt-Lanterman parte interna do citoplasma das clulas de Schwann entre o axnio e a mielina, tem lisossomas e incluses, correlacionado com o dimetro do axnio 3 Sinapses Definio: modo de comunicao de um neurnio (pr-sinptico) com outros neurnios (ps-sinptico) ou com clulas efetoras ou clulas alvo, como clulas musculares e clulas glandulares. Colorao: no se veem em H&E, mas sim atravs mtodos de precipitao pela prata, como o de Golgi Tipos de sinapses: 123456Axossomticas Axodendrticas Axoaxnicas Dendrodendrticas Somatossomticas Somatodendrticas

Auto-sinapses ou autapses: sinapses entre os elementos de um mesmo neurnio (dendrites e soma); mais comuns so do tipo inibitrio so auto-limitantes; as autapses enceflicas podem ser excitatrias (glutamato) e inibitrias (GABA). Ao auto-inibir, mantendo a preciso com que o neurnio dispara potenciais de ao, executa uma ao de pacemaker nos circuitos neuronais

Contactos sinpticos
Boutons en passant: frequentemente, o neurnio que est a vir (incoming neuron) viaja ao longo da superfcie do neurnio, fazendo vrios contactos sinticos, chamados boutons en passant (Ross) Bouton terminal: nmero de sinapses de um neurnio, dos seus axnios ou das suas dendrites, que

pode variar de muito poucos, a umas dezenas ou a milhares por neurnio, o que parece estar diretamente relacionado com o nmero de impulsos que um neurnio est a receber e que processa. (Ross) Funo: Transmitir impulsos inalterados de um neurnio para o outro e no s! Tipicamente, o impulso que passa do neurnio pr para o ps-sintico modificado na sinapse por outros neurnios que, apesar de no estarem diretamente nessa via, tm acesso sinapse e podem influenciar as membranas dos neurnios pr ou ps sinticos e facilitar ou inibir a transmisso de impulsos. O firing de impulsos no neurnio ps-sintico causado pelo somatrio de aes de centenas de sinapses. Classificao das sinapses : Eltricas comuns nos invertebrados. Contm gap junctions que permitem o movimento de ies entre as clulas e consequentemente permitem que a corrente eltrica se espalhe de uma clula para a outra. Estas sinapses no requerem neurotransmissores para funcionarem. Os equivalentes nos mamferos so as gap junctions no msculo liso e nas clulas do msculo cardaco. Funcionam uni ou bidirecionalmente. Diminuem ao longo da escala filogentica. So mais eficazes, mas do para menos modulao. Qumicas a conduo de impulsos deve-se libertao de substncias qumicas (neurotransmissores) do neurnio pr-sintico. Depois, os neurotransmissores difundem-se atravs do espao intercelular estreito que separa o neurnio pr-sintico dos ps-sintico ou da clula-alvo

Transmisso sintica Elemento pr-sinptico: Contm vesculas sinpticas que contm os neurotransmissores. Uma sinapse precisa de captao de clcio; induz fuso de vesculas (com acetilcolina) com membrana pr-sintica, processa na fenda sintica. Demora ms! O processo mediado por protenas, as SNARES soluble NSF attachment receptors. V-SNARES ligam as vesculas, t-SNARES- target, ligam a membrana prsinptica. Sinaptotagmina tambm est envolvida. O processo est regulado por RAB-GTPase proteinas Os canais de clcio dependentes da voltagem na membrana pr-sintica regulam a libertao do transmissor. Vo activar a exocitose das vesculas sinticas via SNARE e sinaptotagmina Clatrina: protena que reveste membrana, puxando vesculas para o citoplasma, reenchendo-o Fenda sinptica: espao que separa o neurnio pr e ps-sinptico . 20-30 nm. Os neurotransmissores libertados para a fenda sintica podem ser degradados ou recapturados Membrana ps-sinptica: contm receptores onde se vo ligar os neurotransmissores. O neurotransmissor liga-se ou a canais transmitter-gated ou a recetores ligados protena G na membrana ps-sintica Porocitose secreo de neurotransmissores que no envolve a fuso de vesculas sinticas com a membrana pr-sintica

A natureza qumica do neurotransmissor determina o tipo de resposta naquela sinapse na gerao de impulsos: Excitatrios libertao de neurotransmissores que abrem os canais de sdio dependentes de voltagem (ou outros canais catinicos), havendo um influxo de sdio que causa a reverso local da voltagem na membrana ps-sintica para um certo limiar (despolarizao), o que leva ao incio de um potencial de ao e gerao de um impulso nervoso. Exemplos de neurotransmissores: 123Acetilcolina Glutamina Seratonina

Inibitrios a libertao de neurotransmissores abre os canais transmissores ligados ao cloro (transmitter-gated Cl- channels) ou outros canais aninicos, causando a entrada do cloreto na clula e a hiperpolarizao da membrana ps-sintica, tornando-a ainda mais negativa. Nestas sinapses, a gerao de um potencial de ao torna-se mais difcil. Exemplos de neurotransmissores: 12GABA Glicina

A ltima parte da gerao de um impulso nervoso num neurnio ps-sintico (firing) depende do somatrio dos impulsos excitatrios e inibitrios que atingem esse neurnio, o que permite a regulao precisa da reao de um neurnio ps-sintico (ou fibra muscular ou clula glandular). Sistemas de transporte axonal O transporte dendrtico parece ter as mesmas caractersticas e funes do axonal, As substncias necessrias no axnio ou nas dendrites so sintetizadas no corpo celular do neurnio e requerem transporte para esses locais, O transporte axonal um mecanismo bidireccional Funo: Modo de comunicao intracelular, transportando molculas e informao ao longo dos microtbulos e filamentos intermdios do terminal do axnio ao corpo celular do neurnio e vice-versa Tipos Antergrado transporta material do corpo celular do neurnio para a periferia. A cinesina, uma protena motora (ATP dependente) associada aos microtbulos, est envolvida Retrgrado transporta material do terminal do axnio e das dendrites para os corpos celulares de neurnios. Este transporte mediado por outra protena motora associada aos microtbulos, a dinena (ATP-dependente) Pode tambm pode ser lento: s antergrado, transporte de tubulina, actina e protenas dos neurofilamentos. Rpido: antergrado e retrgrado, transporte pequenas molculas, protinas, toxinas, neurotransmissores Conduo do impulso Potencial de aco comea no axon hillock onde junta todos os impulsos recebidos na dendrite e depois vai ser conduzido ao longo do axnio onde existem muitos canais de Na+ e K+ que vo levar a novas deposlarizaes ao longo do axnio. Nas fibras mielinizadas Estas despolarizaes ocorrem apenas nos ndulos de ranvier conduo saltatria (mais rpida)

Origem do tecido nervoso


Podemos dizer que o tecido nervoso um epitlio altamente modificado, isto porque o folheto embrionrio que est na origem do tecido nervoso e do tecido epitelial o mesmo, a epiderme. A neuroectoderme desenvolve-se e d origem a todo o sistema nervoso, quer o central, quer o perifrico. As clulas

diferenciam-se para formar as diferentes clulas. Apenas algumas clulas mantm- indiferenciadas mantendo a sua capacidade de diviso as clulas estaminais neuronais.

4 - Sistema nervoso perifrico SNP


Nervo perifrico: feixe de fibras nervosas envolvido pelo tecido conjuntivo As fibras nervosas individuais e as clulas de Schwann que lhes esto associadas so mantidas juntas por tecido conjuntivo, organizado em trs componentes distintos

1. 2.

Endoneuro inclui o tecido conjuntivo que rodeia cada fibra nervosa individual Perineuro inclui tecido conjuntivo especializado que rodeia cada fascculo nervoso, contribui para a formao da barreira hemato-enceflica Epineuro inclui tecido conjuntivo denso irregular que rodeia o nervo perifrico e preenche os espaos entre os fascculos nervosos. Liga os fascculos nervosos num feixe comum

3.

Nota: num fascculo nico, o mais externo o perineuro, no o epineuro! Os corpos celulares dos neurnios motores ficam no SNC, Os corpos celulares dos neurnios sensoriais esto localizados nos gnglios fora do SNC, mas perto deste Fibras nervosas axnios no mielinizados 1- A clula de Schwann comea a envolver vrios neurnios 2- Os axnios no mielinizados so envolvidos pelas clulas de Schwann, mas no h bainhas de mielina volta de cada axnio

Classificao das fibras do SNP (A, B e C): Quando os nervos mistos so vistos em corte, todas as fibras so morfologicamente axnios. Porm, e sob o ponto de vista concetual, s o so os que transportam informao eferente (isto , proveniente de corpos celulares de neurnios) O cone de implantao e o segmento inicial do axnio tm especial importncia na qualidade de zonas spike trigger e de zonas receptoras de aferncias inibitrias. Os ns de Ranvier so zonas muito especializadas com elevada capacitncia e baixa resistncia elctrica conduo saltatria (ou descontnua). H uma relao directa entre espessura axonal, espessura da bainha de mielina e velocidade de conduo. Quanto velocidade de conduo, as fibras nervosas so classificadas em: Fibras do tipo A: 15 a 100 metros/seg. Fibras do tipo B: 3 a 14 metros/seg. Fibras do tipo C: 0,5 a 2 metros/seg. Quando os nervos mistos sao vistos em corte histolgico, todas as fibras so morfologicamente axonios. Porem, e sob o ponto de vista conceptual, so verdadeiramente axnios aqueles que transportam informao eferente (isto e, proveniente de corpos celulares de neuronios). Relativamente aos neurnios pseudo-unipolares, o ramo de aparncia axonal que se dirige para a periferia tem funes de dendrite, pelo facto de transformar informao aferente, no sendo assim um axnio; da o cilindro-eixo como termo alternativo geral. Os termos axnio e cilindro-eixo no so verdadeiramente sinnimos. Assim, no caso de um nervo misto, e correto fazer referencia as fibras nervosas vistas ao corte como possuindo axonios e cilindro-eixos.

Organizao do sistema nervoso central


Consiste no crebro (encfalo, cerebelo e dinecfalo) na cavidade craniana e a espinal medula, protegido por 3 meninges:

Meninges
O SNC est contido e protegido na caixa craniana e no canal vertebral, sendo envolvido por membranas de tecido conjuntivo chamadas meninges. As meninges so formadas por 3 camadas, que, de fora para dentro, so as seguintes: duramter, aracnide e pia-mter. Dura-mter: Localiza-se no canal vertebral e espao epidural, na cavidade craniana e nos seios venosos. A sua camada mais externa a dura peristea, que tem funo de peristeo, e a mais interna a dura

menngea. As clulas limitantes da dura so denominadas por clulas meningoteliais, devido sua parecena com as clulas endoteliais e com as mesoteliais. No estado normal o espao subdural est ausente, mas em situaes patolgicas pode acumular-se sangue neste espao. Aracnide: Apresenta duas partes, uma em contacto com a dura-mter e sob a forma de membrana, e outra constituda por traves que ligam a aracnide com a pia-mter. As cavidades entre as traves conjuntivas formam o espao subaracnoideu, onde existem troncos de artrias e de veias que esto relacionadas com a nutrio do encfalo. As clulas meningoteliais podem ser limitantes ou trabeculares da aracnide. As vilosidades aracnoideias so importantes para a circulao do LCR. Com o avano da idade, pode haver proliferao e formao de agregados de clulas meningoteliais, denominados granulaes de Pacchioni. Pia-mter: muito vascularizada e aderente ao tecido nervoso, embora no fique em contacto directo com clulas ou fibras nervosas. constitudo por uma lmina basal e pela glia limitans externa, que uma membrana constituda pela aposio de expanses terminais, intimamente aderentes, de prolongamentos da astrglia perifrica.

Lquido cefalorraquidiano
Este lquido contm apenas pequena quantidade de slidos e ocupa a cavidade do terceiro e quarto ventrculo, dos ventrculos laterais, o espao subaracnoideu, a cisterna magna expanso do espao subaracnoideu, localizada entre o bolbo raquidiano e o cerebelo , o canal central da medula e o Aqueduto de Sylvius. A comunicao entre o quarto ventrculo e a cisterna magna faz-se atravs do buraco de Magendie (mediano) e dos buracos de Luschka (laterais). As vilosidades aracnoideias tm a funo de transferir o LCR do espao subaracnoideu para os seios venosos da dura-mter. Se houver algum obstculo circulao do LCR, h o aparecimento de hidrocefalia.

Estrutura geral do crebro


Est dividido em substncia branca e substncia cinzenta, que por sua vez se divide em central ncleos da base e perifrica (ou crtex). Na substncia cinzenta perifrica temos o alocrtex, que abrange 10% da rea total cortical e subdivide-se em arquicrtex, formado por uma camada granulosa (receptora) e por uma camada

piramidal (efectora), e em paleocrtex (ou crtex olfactivo). Temos tambm o neocrtex que abrange cerca de 90% da rea total cortical e apresenta 6 camadas. H 2 tipos de neocrtex, nomeadamente o neocrtex homotpico, com 6 camadas bem delineadas, e o neocrtex heterotpico, com as 6 camadas pouco delimitadas. No sentido periferia/profundidade, as 6 camadas so as seguintes: Camada Camada Camada Camada Camada Camada molecular granulosa externa piramidal externa granulosa interna ganglionar (ou camada piramidal interna) multiforme (ou camada de clulas polimrficas)

Os hemisfrios cerebrais encontram-se revestidos por uma camada de substncia cinzenta, qual chamamos crtex cerebral. A superfcie deste crtex incrementada pelas denominadas circunvolues cerebrais, as quais se encontram separadas por fissuras ou sulcos. No crtex, encontramos neurnios, clulas gliais e neurpilo. Distinguem-se 5 tipos de clulas nervosas: Clulas piramidais: Os corpos celulares das clulas piramidais podem medir de 10 a 50 m de dimetro, mas h uma variedade de clulas que gigante as clulas de Betz que medem cerca de 120 m, encontrando-se na circunvoluo pr-central do lobo frontal, na 5 camada constituinte. Apesar das dimenses destes neurnios do crtex motor, os seus axnios constituem uma pequena minoria da populao de fibras dos feixes piramidais. As regies apicais das clulas piramidais dirigem, no sentido da superfcie cortical, um dendrito principal espesso, formando no seu conjunto um campo dendrtico apical. Estas clulas tambm apresentam um sistema dendrtico basal. O axnio parte da poro somtica basal e dirige-se para as camadas corticais mais profundas. Clulas estreladas (ou granulosas): Possuem seco poligonal. Estes neurnios apresentam inmeros prolongamentos dendrticos e um axnio relativamente curto, o qual termina nas imediaes do soma, pelo que so clulas de Golgi de tipo II. Clulas fusiformes: So alongadas, orientando o eixo maior perpendicularmente superfcie cortical. Possuem em cada plo um sistema de dendritos. O axnio parte da poro inferior do corpo celular dirigindo-se para a substncia branca. Clulas horizontais de Cajal: So de pequeno porte, fusiformes e orientadas horizontalmente, situando-se nas camadas mais superficiais do crtex. De cada plo emerge um pequeno campo dendrtico. O axnio alonga-se paralelamente superfcie cortical fazendo conexes sinpticas com os dendritos das clulas piramidais. Clulas de Martinotti: So pequenos neurnios multipolares que se encontram a diversos nveis do crtex. Possuem dendritos curtos e o axnio dirige-se em direco superfcie cortical, terminando em camadas mais superficiais.

As fibras nervosas esto arranjadas, quer radialmente, seguindo um trajecto perpendicular em direco superfcie cortical, quer tangencialmente, seguindo um trajecto paralelo superfcie cortical, encontrando-se altamente concentradas na poro superficial da 4 camada faixa externa de Baillarger e na poro profunda da 5 camada faixa interna de Baillarger. Na rea visual do crtex cerebral, a faixa externa est particularmente marcada e denomina-se estria de Gennari.

Estrutura geral do crtex cerebeloso


O cerebelo constitudo por 2 hemisfrios unidos atravs de uma formao alongada denominada vermis. A substncia branca constituda por um centro medular, do qual partem ramificaes, as quais, no seu conjunto, formam o stratum lbum (rvore da vida do cerebelo). No seio do centro medular dispem-se vrios ncleos cinzentos. A zona cerebelosa perifrica est diferenciada em lamelas ou folia separados por fissuras transversais. Cada folium tem um eixo de substncia branca e um revestimento de substncia cinzenta o crtex. Este apresenta 3 zonas: Camada molecular: a camada mais superficial. Nos 2/3 superficiais a camada aloja clulas estreladas, e no tero profundo aloja as clulas em cesto estas assim chamadas pelo facto de, ao percorrerem os folia no sentido transversal, emitirem colaterais axonais descendentes, as quais vo estabelecer uma srie de ramificaes inibitrias (os cestos) com os corpos celulares e segmentos iniciais dos axnios das clulas de Purkinje. Nesta camada tambm esto presentes todos os tipos de clulas gliais vulgares e um tipo especial de astrglia as clulas de Faans. O cido -aminobutrico o neurotransmissor inibitrio do crtex cerebeloso. Camada de clulas de Purkinje: Aloja-se na interface das camadas molecular e granulosa. Aqui situam-se os corpos celulares dos neurnios do mesmo nome. Outras clulas tambm se alojam nesta camada intermediria, como o caso das clulas da glia vulgar e as clulas de Bergmann astrcitos especiais locais. Os axnios das clulas de Purkinje constituem as nicas fibras eferentes do crtex cerebeloso, ou seja, so as nicas clulas de Golgi de tipo I que aquele crtex possui. Considera-se que as clulas de Purkinjetm aspecto periforme. As regies nosinpticas das clulas de Purkinje esto isoladas por astrcitos especiais: as clulas de Bergmann, a nvel da camada das clulas de Purkinje, e as clulas de Faans, a nvel da camada molecular inferior. Camada granulosa: a camada mais profunda e aloja as clulas granulosas (ou gros do cerebelo). Estes neurnios so muito atpicos, no s tendo em conta as suas dimenses diminutas, mas tambm o facto de possurem ncleos bastante heterocromticos e no terem corpos de Nissl convencionais. Os seus axnios ascendem para a camada molecular onde se dividem em T, constituindo as fibras paralelas. Estas tambm se articulam fisiologicamente com os dendritos ascendentes das clulas de Golgi e com os dendritos dos dois tipos de interneurnios da camada molecular. Localmente h ainda mais dois tipos de neurnios de

dimenses intermedirias: as clulas de Lugaro e as clulas em candelabro. Clulas da glia vulgar tambm esto presentes.

As clulas granulosas so os nicos elementos excitatrios (intrnsecos) do crtex cerebeloso, sendo a neurotransmisso mediada pelo glutamato. O crtex recebe 2 tipos de fibras aferentes (ou extrnsecas), as quais so de natureza excitatria: Fibras trepadoras: Estabelecem uma relao monogmica com as clulas de Purkinje, constituindo sinapses com os dendritos mais calibrosos. Fibras musgosas: Dilatam-se, constituindo expanses denominadas rosetas, repletas de vesculas sinpticas, comportando-se como elementos pr-sinpticos em articulaes com os dendritos das clulas granulosas. Estes dendritos sofrem tambm influncias inibitrias por parte dos curtos axnios das clulas de Golgi.

As rosetas, os dendritos das clulas granulosas e os terminais axonais das clulas de Golgi integram elementos do neurpilo cerebeloso denominados glomrulos cerebelosos. O crtex do cerebelo responsvel pela coordenao motora de todos os reflexos da actividade muscular, dita voluntria, permitindo movimentos mais precisos e com economia de esforo.

Estrutura geral da medula espinhal


A substncia branca situa-se perifericamente e a substncia cinzenta est no centro, com forma de H. Na medula espinhal, a substncia cinzenta no forma um ncleo. O trao central do H representa o canal central, com seu revestimento ependimrio. As pontas anteriores contm neurnios motores, cujos axnios do origem s razes ventrais dos nervos raquidianos, e as pontas posteriores recebem as fibras dos neurnios situados nos gnglios das razes dorsais dos nervos espinhais.

Sistema nervoso autnomo (SNA)

um sistema de tipo motor e exclui os neurnios sensitivos viscerais, ou sistema interoceptivo, que constitui o componente aferente dos arcos reflexos viscerais. Tem uma importncia funcional na modificao do ritmo cardaco, no controlo da secreo de algumas glndulas, no controlo da contraco do tecido muscular liso e na estimulao da actividade do tecido adiposo pardo. H a possibilidade de domnio de algumas funes por determinadas pessoas (ex: choro dos artistas de cinema). O comportamento emocional tem influncia sobre o SNA, causando alteraes psicossomticas (ex: diarreias nervosas) ou mesmo doenas psicossomticas (ex: lcera duodenal de origem nervosa). Cada via neurovegetativa integra uma fibra pr-ganglionar (mielnica), uma fibra ps-ganglionar (amielnica) e um gnglio, onde se estabelece articulao sinptica entre as duas fibras. Cada gnglio pode estar relacionado com mais de uma via neurovegetativa, contudo, h apenas uma nica sinapse para cada via. Os neurnios ganglionares so do tipo multipolar e as clulas satlites constituem um revestimento incompleto, ao contrrio do que se sucede nos gnglios cerebroespinhais.

Sistema simptico (ou ortossimptico)


Situa-se na parte toracolombar do SNA e constitudo por fibras pr-ganglionares curtas, com corpo celular situado na coluna cinzenta intermediolateral da substncia cinzenta da medula espinhal, e por fibras ps-ganglionares longas. A grande maioria das fibras ps-ganglionares do simptico so adrenrgicas, contudo, algumas so colinrgicas. composto por gnglios da cadeia simptica vertebral e por gnglios pr-viscerais (ou esplncnicos). Existem tambm ramos comunicantes brancos e ramos comunicantes cinzentos. Os mediadores qumicos (ou neurotransmissores) so a acetilcolina, na sinapse das fibras prganglionares com os neurnios ps-ganglionares, e a noradrenalina, nas terminaes nervosas das fibras ps-ganglionares. A medula da supra-renal apenas recebe fibras pr-ganglionares a fim de ser inervada.

Sistema parassimptico
Situa-se na parte craniossagrada do SNA e constitudo por fibras ps-ganglionares curtas e por fibras pr-ganglionares longas, com corpo celular nos ncleos do encfalo e na substncia cinzenta da medula sagrada. Saem por 4 nervos cranianos: III, VII, IX e X pares, e pelos nervos sacros. composto por gnglios justaviscerais e intraviscerais (ou intramurais) no so capsulados e possuem poucas clulas, quer de tipo nervoso, quer de tipo satlite. As clulas nervosas dos plexos intramurais do tubo digestivo formam o plexo de Meissner (ou plexo submucoso) e o plexo de Auerbach (ou plexo mioentrico). O mediador qumico a acetilcolina, tanto na sinapse das fibras pr-ganglionares com os neurnios ps-ganglionares, como nas terminaes nervosas das fibras ps-ganglionares.

Nota: Os sistemas simptico e parassimptico tm aces antagnicas (as mais comuns) ou


complementares (ou sinrgicas).

Degenerescncia e regenerao do tecido nervoso


Como os neurnios dos mamferos geralmente no se dividem, a destruio de um neurnio representa uma perda permanente. Seus prolongamentos, no entanto, dentro de certos limites, podem regenerar-se devido actividade sinttica dos respectivos pericrdios. Por isso, podemos dizer que os nervos se regeneram, mas com dificuldade. Quando uma clula nervosa destruda, as que a ela se ligam nada sofrem, excepto nos raros casos em que um neurnio recebe impulsos exclusivamente de outro. Neste caso, o neurnio que fica completamente privado de impulsos nervosos, pela destruio de outro, sofre a chamada degenerescncia transneuronal (ou transinptica). Ao contrrio dos elementos nervosos, as clulas da glia, as clulas de Schwann e as clulas satlites dos gnglios so dotadas de grande capacidade de proliferao. Os espaos deixados pelas

clulas e fibras nervosas do SNC, destrudo por acidente ou doena, so preenchidos por clulas da neurglia. Devido sua distribuio por todo o corpo, as leses dos nervos no so raras. Quando um nervo seccionado, ocorrem alteraes degenerativas, seguidas de uma fase de reparao. O segmento proximal, por manter contacto com o pericrdio, que o centro trfico, frequentemente regenerado, enquanto o colo distal e dos seus invlucros degeneram totalmente e acabam por ser reabsorvido. O corpo celular cujo axnio sofre leso mostra as seguintes alteraes: Cromatlise dissoluo dos corpsculos de Nissl e consequente diminuio da basofilia citoplasmtica. Aumento do volume do pericrdio. Deslocao do ncleo para a periferia do pericrdio.

Quando a parte distal do nervo perdida, como ocorre na amputao de um membro, as fibras nervosas crescem formando uma dilatao muito dolorosa na extremidade no nervo, chamada neuroma de amputao. A eficincia funcional da regenerao depende das fibras ocuparem as colunas de Schwann destinadas aos locais correctos. Num nervo misto, por exemplo, se as fibras sensitivas regeneradas ocuparem colunas destinadas s placas motoras de um msculo estriado, a funo do msculo no ser restabelecida. A possibilidade de recuperao funcional aumentada pelo facto de cada fibra em regenerao dar origem a vrios prolongamentos e cada coluna receber prolongamentos de vrias fibras.

You might also like