You are on page 1of 10

BIELA INTELIGENTE

. rea de concentrao: Pneumtico, eletropneumtico.

Ipatinga, 13 Setembro de 2010 Pgina 1

SUMRIO
RESUMO..........................................................................................................................3 OBJETIVOS....................................................................................................................4 INTRODUO...............................................................................................................5 RESUMO DO TESTE DE FREIO.................................................................................6

DESCRIO DO PROJETO........................................................................................8

GANHOS COM A IMPLANTAO............................................................................9 CONCLUSO................................................................................................................10

Pgina 2

Resumo
O teste de freio uma atividade de suma importncia para o desempenho dos vages, onde o mesmo submetido a diversas situaes, a fim de eliminar qualquer possibilidade de falha em seu sistema de frenagem durante sua atuao, por isso a otimizao desse sistema fundamental e de grande valia. A Biela Inteligente um novo componente para vages, que de maneira simples aperfeioa o sistema de frenagem, viabilizando vrios benefcios no que se diz respeito manuteno de vages com segurana, agilidade, reduo de custos e acima de tudo qualidade.

Pgina 3

OBJETIVOS
Demonstrar o funcionamento da Biela Inteligente no sistema de frenagem do vago. Ratificar a aplicabilidade da Biela Inteligente. Confirmar a facilidade de implantao da melhoria. Definir os principais ganhos com a implantao da Biela Inteligente.

Pgina 4

Introduo
O projeto tem como finalidade, proporcionar ao sistema de frenagem um novo componente que resulta em uma manuteno inovadora. A idealizao veio a partir da dificuldade encontrada pelos profissionais durante os testes de freio, onde encontravam a necessidade da regulagem do curso do cilindro de freio, por acharem a biela que tem a funo de regular o curso do cilindro de freio atravs da parte roscada, totalmente danificada por oxidao e contaminao da carga transportada, o resultando era uma manuteno demorada e perigosa, levando aos profissionais riscos de queda, corte, batida-contra, prensamento, queimadura e ainda causando gastos desnecessrios, pois na maioria das vezes havia a necessidade da troca do componente.

Fotos de como a biela chega a oficina para manuteno, contaminada e oxidada.

Uma caracterstica da Biela Inteligente que dever ser evidenciada seu dinamismo, por ser um componente simplificado e eficiente, torna possvel a adequao da novidade em vrias frotas de vages e sua disseminao gradativa. Sem grandes investimentos financeiros, existe um desenvolvimento significativo no desempenho do sistema de frenagem do vago, gerando inmeros ganhos tangveis e intangveis.

Pgina 5

Resumo do Teste de Freio

Durante o teste freio realizado nas oficinas auxiliado pelo single car (equipamento usado para testar o freio do vago), o mecnico realiza primeiramente a inspeo visual de todo sistema de freio, aps a verificao passado o ar no encanamento geral (EG) retirando qualquer impureza do EG que testado inicialmente por vazamento, no havendo ocorrido vazamentos, o coletor de p aberto carregando o conjunto de vlvulas e reservatrio de ar, at que o sistema fique equalizado com 90 psi, em seguida iniciado o teste de alvio dando uma aplicao mnima de 3 a 4 psi, aguardando 2 minutos observando uma possvel queda de presso e posteriormente dando o recobrimento onde deve acontecer o alvio por volta de 20 a 45 segundos, finalizando o teste de alvio. Depois dada uma aplicao de 15 psi, aguardado 1 minuto, observando se existe algum desequilbrio de presso, no havendo, ento concludo o teste de vazamento. Por fim realizado o teste do curso do cilindro de freio, que fundamental para que o vago saia de forma confivel para operao, pois o curso do cilindro determina a presso efetuada nas sapatas de freio, ou seja, um curso de cilindro de freio desregulado pode ocasionar em um vago sem freio algum, ou um vago com excesso de freio, gerando freio agarrado, paralisando todo o trem. O teste do curso do cilindro de freio o foco do nosso projeto, ele iniciado com uma aplicao de 20 psi e medido o curso do cilindro de freio com tolerncia de (um quarto de polegada).

Pgina 6

O curso do cilindro de freio varia de acordo com o tipo de cilindro de freio. O cilindro de freio de 8 (oito polegadas) tem o curso ideal com 4 (quatro polegadas) em carga e 3 5/16(trs polegada e cinco dezesseis avos de polegada) em vazio, o de 10 (dez polegadas) tem o curso ideal com 8 (oito polegadas) em carga e 7(sete polegadas) em vazio, e o de 12(polegadas) sem o comando vazio/carregado tem o curso ideal de 5 (cinco polegadas).

cilindro de freio de oito polegadas

cilindro de freio de dez polegadas

cilindro de freio de doze polegadas

Quando a medida conferida no esta dentro da tolerncia permitida necessria a regulagem do curso do cilindro, que realizada atravs da biela, onde o mecnico retira o contra-pino e pela parte roscada da biela regula o curso, sabendo que a cada volta diminuindo a biela aumenta-se 1/8 no curso do cilindro de freio, e a cada volta aumentando a biela diminui-se 1/8 no curso do cilindro de freio, dessa forma o mecnico posiciona a biela na posio correta e consegui a regulagem ideal dentro dos limites estabelecidos, por isso fundamental uma biela malevel para possibilitar ao mecnico a regulagem sem maiores transtornos, fato que no vinha ocorrendo sem a utilizao da Biela Inteligente. Para concluir o procedimento do teste de freio, depois do teste do curso do cilindro ainda se fazem convenientes o teste de emergncia e o alvio acelerado.

Pgina 7

Descrio do Projeto
O projeto da Biela da Inteligente mudou a forma de regular o curso do cilindro de freio, a biela que antes era regulada pelos seus filetes de rosca, 1/8 (um oitavo de polegada) por cada volta completa, agora regulada em sua outra extremidade por dez furaes eqidistantes de 19,5 milmetros de dimetro estrategicamente posicionadas, com espaamento de (um quarto de polegada), e a outra extremidade roscada que antes tinha a funo de regulagem foi diminuda 2 (duas polegadas e trs quartos de polegada), que ficara faceando com o batente do ajustador sem a necessidade de ser movido, ou seja, a danificao dos filetes de rosca com o tempo, no interferir na regulagem do curso do cilindro de freio. Sendo assim, a atividade fica bem mais fcil, pois o procedimento que antes tinha vrias etapas como a retirada de presso da contra-porca, a remoo do contra-pino, e por fim o giro da biela pelos filetes de rosca, agora foi reduzido e simplificado pela remoo do contra-pino e posicionamento em uma das furaes.

DADOS GERAIS Quantidade de furos Dimetro dos furos Comprimento da barra de furaes Largura da barra de furaes Espessura da barra de furaes Comprimento de filetes de rosca Comprimento total da biela 10 19,5 mm 210 mm 60 mm 15 mm 2 1755 mm

Pgina 8

Ganhos com a Implantao


Com a implantao da Biela inteligente, temos ganhos expressivos, sero eles: Diminuio em 30 minutos no teste de freio. Maior vida til do componente. Segurana dos empregados, evitando inmeros riscos. Satisfao de todos envolvidos na atividade. Baixo custo na adequao do componente. Fcil adaptao em todas as frotas de vages.

Pgina 9

Concluso
A consolidao do projeto da BIELA INTELIGENTE atingiu o resultado esperado, alcanando ndices de excelncia com uma manuteno inovadora, quebrando barreiras existentes na manuteno de vages, aprimorando um sistema de forma simples e tendo um retorno custo/benefcio admirvel por todos.

Pgina 10

You might also like