You are on page 1of 58

Clculo (Volume 1)/Integrais

Aplicaes das derivadas


Clculo (Volume 1) Anlise de funes elementares (1)

Disciplina: Clculo I

Integrais
Uma vez que podemos analisar a variao de determinados valores em uma funo, como poderamos reverter a anlise, ou seja, se possvel criar uma funo a partir de outra utilizando a diferenciao, o que teramos se fizssemos a operao inversa? Esta uma questo que nos leva a mais um mtodo do clculo, a integrao uma forma de reverter a derivao, com ela temos um artifcio para recuperar a funo original a partir da sua derivada. Outra caracterstica interessante da integral que o valor numrico de uma integral definida exactamente em um intervalo correspondente ao valor da rea do desenho delimitado pela curva da funo e o eixo x (abscissas). Vamos analisar em seguida como funciona o mecanismo bsico de integrao e nos captulos seguintes nos aprofundaremos no tema, que bastante vasto. Uma breve introduo dos conceitos que detalharemos neste captulo pode ser encontrada em:

Antiderivadas e antidiferenciais
Como procedemos para reverter a derivao? O princpio verificado atravs da anlise da inverso, da seguinte forma: Considere a funo cuja derivada ,

ento dizemos que a antiderivada de , a nossa primeira constatao que a funo primitiva inclui uma constante, que durante o processo de derivao descartada, j que sua derivada nula, se fizermos o processo inverso para obter a funo original teramos para operar e consegui-lo, isso nos leva a uma indefinio da funo obtida atravs da antidiferenciao, a menos que conheamos o valor da constante. Se quisermos obter a funo original teramos que operar e zero, o primeiro requisito , a princpio, plausvel de ser conseguido, porm operar zero para obteno de qualquer constante parece algo no concebvel.

Podemos ento dizer:


A antiderivao o processo pelo qual operamos a derivada de uma funo para encontrar a sua exacta funo primitiva.

O que nos leva a concluso que a antiderivao exige que tenhamos meios para encontrar a constante que pertencia a funo quando ela foi derivada, ou que dedues, a partir de suas caractersticas e dos fenmenos utilizados para sua formulao, possam fornecer a constante.
A antidiferenciao, esboo da opera apenas os processos para deduo . de um

funo, o que chamamos de frmula geral, no formato:

Como podemos encontrar diversas constantes, temos diversas funes, o que nos d a possibilidade de operar, por exemplo as funes: de , mesmo que derivadas , ao operarmos as

funes derivadas utilizando a antidiferenciao teremos , que no nos garante meios de encontrar as primitivas, visto que no conhecemos meios para deduzir as constantes.

Definies
Ao operar a inversa da derivada, podemos fazer a anlise com as diferenciais, ou seja, cosidere a funo a algo muito interessante: , ento temos: , o que nos leva

O que nos lembra:

Temos ainda que operar:

, fazendo-nos deduzir que precisamos

Para encontrar y. Esta operao chamada de antidiferencial e simbolizada por:

Onde (f) a funo e (d) a diferencial da varivel independente. De forma mais completa a antidiferencial da funo :

onde C a constante que define a funo primitiva.

Operaes bsicas
A antidiferenciao uma operao que tende a ser complicada na maioria das funes, ao longo do nosso estudo veremos mtodos para simplificar o processo, porm existem formas de funes que no podem ser operadas nesse processo. Algumas das regras bsicas para operao de antidiferenciais sero abordadas nas sees subsequentes, outras regras sero abordadas nos prximos captulos. Devido a complexidades que envolvem o processo, muitos dos mtodos necessitam de alguma regra que ainda no estudamos; para no colocar questes que no possam ser esclarecidas neste captulo teremos que deix-las para o momento oportuno, quando todos os elementos necessrios para a abordagem do assunto estejam bem claros.

T20 - Diferenciais
Integrao de diferenciais A diferencial ao ser operada pela antidiferenciao, resulta:

Com C constante. Comprovao: De fato se :

T21 - Constantes
Integrao de constantes A constante c operada como coeficiente da varivel independente, de forma que sua antidiferencial :

Comprovao: Se fizermos: , teremos:

Conforme o teorema T13 - fator.

T22 - Adio
Integral da adio de funes Se ento:

Comprovao: Se o resultado da soma de duas antidiferenciais, logo:

1. Temos que admitir que e so diferenciais; 2. A soma de diferenciais admite que: 1. Se 3. Alm disso: Se e , temos: ento, podemos fazer: 2. Sendo, portanto, possvel fazer:

Portanto, pela anlise da reversibilidade, possvel constatar que a adio de duas antidiferenciais pode ser operada distributivamente, o que atesta a regra que expomos.
4

T23 - Varivel com expoente constante (antidiferencial)


Antidiferencial da funo com expoente constante Seja a funo onde n constante, sua antidiferencial :

; onde:

Onde C constante. Comprovao:

T24 - Regra da cadeia para antidiferenciais


Regra da cadeia para antidiferenciais Seja as funes e , contnuas em seus domnios ou no intervalo a que se prope a anlise em questo. A antidiferencial da funo composta com relao a x :

Onde C a constante que define a primitiva. Comprovao:


5

Uma vez que: , temos:

O que nos possibilita operar, por substituio:

, obtendo:

para definir a antiderivada, usamos a constante C:

O que comprova a regra.

Introduo a equaes diferenciais


Considerando a questo da indefinio criada pela diferenciao, o processo de antidiferenciao traz uma consequncia indesejvel para o processo de equacionamento de diferenciais. Quando uma equao diferencial proposta, a constante de antidiferenciao faz com que o processo de resoluo seja bastante prejudicado, o que exige que tenhamos tcnicas especiais para tentar resolv-la. Faremos agora uma breve introduo aos conceitos de equaes diferenciais, porm, o estudo completo do tema demanda um aprofundamento maior por parte dos interessados, ao longo dos nossos estudos teremos meios para simplificar o processo, embora que a soluo de muitas equaes diferenciais quando no so impossveis exigem muito esforo e dedicao.

Diferenciais de primeira ordem


Seja a equao , a sua derivada expressa como:

sendo uma constante arbitrria, definida pelas caractersticas das dedues que originaram a equao.

O que resulta na equao diferencial:

Esta equao denominada: Equao diferencial de primeira ordem, visto que originada de uma derivada primeira, o que permite facilmente separar as variveis diferenciais. Por outro lado, como meio para reverter o processo de diferenciao, fazemos:

Com C constante; lembre-se que C uma constante no definida, a constante original . Pelo exposto deduzimos que a equao assumir a forma:

Porm, como C uma constante indefinida, temos uma funo ainda indefinida.

Constante antidiferencial
A constante resultante da indefinio na antidiferenciao expressa na equao diferencial como observamos na seco anterior, para aumentar as possibilidades da anlise, consideremo-la como varivel, ao fazer isto temos um comportamento interessante para a funo resultante; quando atribumos valores a esta varivel temos uma equao para cada valor assumido pela mesma, se observarmos mais atentamente, descobriremos que o grfico da funo mantm a forma, porm varia a altura em relao ao eixo das abcissas (varivel independente), ou seja, a equao antidiferencial fornece um conjunto de curvas, o que possibilita uma infinidade de valores. O que definiria a escolha de uma constante em particular? A constante definir qual a curva que obedece o comportamento espelhado pelos nmeros que compem a curva a ser escolhida. De fato basta um par ordenado definido dentro do conjunto de nmeros que obedecem equao e teremos a definio da funo exacta. Em vrias reas onde podemos utilizar estas equaes temos a definio deste par ordenado a partir do comportamento dos nmeros que so observados ou deduzidos, na maioria das vezes este par de nmeros chamado de estado inicial, pois estabelece o comportamento da equao quando os valores das variveis so conhecidos inicialmente. No nosso caso da seco anterior conseguimos a frmula geral:

Certamente, podemos afirmar que: Quando temos pois:


7

uma afirmao fcil de ser encontrada, uma vez que conhecemos a equao original, porm se no a conhecemos, a observao e a deduo lgica devem ser usadas para encontr-la. Algumas vezes podemos nos perguntar: Basta-nos conhecer o conjunto de equaes ou precisamos de uma equao especfica? O mrito desta questo deve ser avaliado de acordo com a necessidade da anlise a ser feita, cabendo ao analista verificar quais so seus requisitos dentro do que se prope a verificar.

A integral indefinida
Seja a antidiferencial:

Observamos que a mesma corresponde a uma operao sobre pequenas sees de rea, pois corresponde a multiplicao de um segmento numrico de largura, , pela altura, o valor da funo aproximada ao limite em cada ponto. A operao da forma que se apresenta estende-se de a . Analisando qual a natureza desta operao, podemos tomar dois valores para , sejam: e , sendo , quando analisamos este fato concluimos que a rea do intervalo menor est dentro da rea do maior, vemos que a operao comporta-se como uma soma de reas, se somarmos todas as componentes de reas ao longo da curva teremos uma rea delimitada pela curva e o eixo x. Chamamos esta operao de integral, seu smbolo o mesmo da antidiferenciao, pois devido aos fatos acima introduzidos e ao teorema fundamental do clculo, que discutiremos adiante, a operao de antidiferenciao pode ser chamada de integral indefinida.

A integral definida
Aprofundando o conceito de que h uma soma de pequenos segmentos de rea para cada ponto em uma curva, podemos delimitar uma seco da curva, atravs da adopo de um intervalo, desta forma teremos uma rea definida, a qual chamamos de integral definida. Antes de detalhar o processo para encontrar a referida rea faz-se necessrio a observao de conceitos que sero teis para seu desenvolvimento, o prximo tpico abordar a somatria, um procedimento que facilitar o estudo das somas sucessivas que propomos analisar.

Somatrias
Considere a operao: , chamamos esta operao de somatria, ela simbolizada pela letra grega sigma ( ), utilizando a notao escrita como segue:

O significado deste smbolo facilmente compreendido: A varivel i chamada de ndice, o nmero n a quantidade de parcelas, ocorre que, ao substituir estes valores na expresso , fazemos de forma sequencial, somando um valor ao anterior, como descrito na operao acima, o que resultar no valor final de U, pretendido na referida operao. Propriedades T25 - Constante

com c constante. Comprovao:

n vezes. T26 - Fator

com c constante. Comprovao:

T27 - Adio

Comprovao:

T28 - Excluso de termo antecedente

Comprovao

Definio da Integral de Riemann


O conceito de integral est ligado necessidade de encontrar a rea de curvas, as abordagens tomadas para solucionar o problema do clculo de reas curvas encontram sempre o mesmo resultado. Para no nos extendermos muito, faremos uma explanao do processo chamado: Integral de Riemann, o qual um dos mais conhecidos. Vejamos o grfico abaixo:

10

Integral de Riemann Figura 4 O grfico mostra uma funo sinuosa, se fizermos sees retangulares para imitar o contorno das curvas teremos uma maneira grosseira de calcular a rea delimitada pela curva e o eixo x, uma vez que temos a possibilidade de aumentar a quantidade de retngulos, podemos aumentar a preciso dos nossos clculos... Se fizermos com que o nmero de retngulos aumente numa tendncia ao infinito, teremos o valor da rea. Consideremos a funo do grfico: de x: a e b : , a sua integral entre os valores

Chamamos o intervalo de partio e simbolizamos como: . Ao dividirmos o intervalo em n "pedaos"(sees) temos a possibilidade de definir o tamanho de cada um, porm a regra de Riemann mais flexvel e estabelece que podemos ter pedaos de tamanhos diferentes, de forma que tenhamos apenas que estabelecer os valores de x tal que: . Uma vez que estabelecemos os valores dos x, podemos arbitrar um ponto intermedirio entre eles para que seja o ponto onde definiremos o valor da funo, este ponto ser importante porque ele estabelecer a altura do retngulo. O valor de x, que determinar o ponto da altura de cada retngulo referenciado como pontos como: . , referenciamos estes

A base dos retngulos , onde os valores podem variar livremente, porm h sempre um retngulo que possui a maior base, que chamamos de norma da partio , simbolizada por .

11

Podemos somar todos os retngulos da partio, fazendo o clculo aproximado da rea, da seguinte maneira:

A integral obtida quando fazemos os retngulos to pequenos que poderemos considerar suas bases quase nulas, para isso podemos dividir a partio em pedaos de [a,b]:

O que nos permite delimitar a norma e definir a sua tendncia a zero, tambm nos d a possibilidade de definir a integral como:

Propriedades da integral definida


Algumas propriedades so observadas a partir dos conceitos expostos sobre a integral, so regras para simplificar algumas operaes, mas que podem ser teis para o estudo de teoremas que veremos em captulos mais adiante, vejamos as propriedades e suas comprovaes: Sejam que: T29 - Limites iguais e , funes contnuas no intervalo , podemos afirmar

Comprovao: Podemos observar que, ao tomarmos o intervalo [a,b], dividindo-o em n pedaos, teremos:

Sendo b = a teremos:

ento:
12

e:

O que comprova o teorema. T30 - Fator do integrando Sendo K constante:

Comprovao:

que igual a:

O que comprova o teorema. T31 - Inverso dos limites

Comprovao: Novamente tomando o intervalo , dividindo-o em n pedaos, teremos:

Portanto fator determinante do sinal. Se tomarmos a integral no intervalo e invertermos a sua posio no clculo, teremos:

Logo, tomando

como

igual a tomar

como

13

O que comprova o teorema. T32 - Adio

Comprovao: Sendo a integral:

logo:

O que comprova o teorema. T33 - Sees complementares Sendo c constante e :

Comprovao:

Tomando o intervalo entre a e c e fazendo a relao:

O fazer:

um valor que pode ser atribudo s duas relaes, portanto podemos

14

Que semelhante a propriedade da soma das reas de dois objetos que formam um corpo maior, que costumamos usar na geometria e que prova o teorema. T34 - Valor mdio Seja a seo no domnio da funo , dizemos que M o valor mdio da funo neste intervalo, sendo seu valor definido como segue:

Comprovao O valor mdio de uma funo expresso pela funo abaixo:

Onde representa um valor em particular. Sendo o valor da funo para cada retngulo, podemos fazer a sua mdia da seguinte forma:

Por outro lado, podemos fazer com que o n seja:

logo:

Uma vez que o um valor muito grosseiro, podemos encontrar o limite quando a norma da partio tende a ser nula, desta forma:

O que comprova o teorema.

15

T35 - Teorema fundamental do clculo


Seja a funo contnua no intervalo b obtida pela operao que segue: , a sua integral definida entre a e

Onde:

Chegamos ao ponto culminante deste estudo inicial sobre as integrais, este teorema, chamado de Teorema fundamental do clculo, a base de nossas anlises mais especficas nos prximos captulos, ele afirma que a integral definida pode ser obtida atravs da antidifererncial da funo, para tal, adotamos a seguinte notao :

Comprovao: Devemos demonstrar que a derivada de igual a .

Como podemos observar, quando calculamos o valor da integral definida, variamos o limite superior gradativamente de a at b, isto nos indica que podemos criar uma nova funo, como escrito abaixo:

Observe que x dita independente de u, pois a ltima constroi a curva da funo, enquanto que a outra nos d a integral de qualquer ponto com relao a distncia da contante a, portanto, calculando sua derivada temos:

Conforme o teorema T34, a parte da equao operada pelo limite um valor mdio.
16

Observe que

, ou seja, o limite do valor mdio , pois equivalente a fazer

quando o intervalo tende a ser nulo, o que resulta em

uma mdia com apenas um elemento, o prprio valor de . Observemos ainda que o valor mdio, aqui expresso, no constante, visto que depende de x, o que quer dizer que temos um valor mdio para cada seo da curva. O valor mdio dos valores entre e dois extremos apresentados, da seguinte forma: no mnimo feito com os

no limite:

resulta: . Portanto antidiferencial de .

Por outro lado ao fazer:

ento:

que a antidiferencial de

, logo:

O que comprova o teorema.

Matemtica Essencial: Alegria Financeira Fundamental Mdio Geometria Trigonometria Superior Clculos

17

Ensino Superior: Clculo: Integrais de Funes Reais


Introduo ao Clculo Elementos histricos sobre a integral Partio de um intervalo Integral de uma funo real Obs. sobre a definio de integral Propriedades da Integral definida O Teorema da Mdia Primitivas Integral indefinida Regras das integrais indefinidas Aplicao da integral indefinida Teorema Fundamental do Clculo Aplicao da integral definida Integrao por substituio Integrao por partes Aplicaes da integral definida

Introduo ao Clculo Diferencial e Integral


A derivada e a integral so duas noes bsicas do Clculo Diferencial e Integral. Do ponto de vista geomtrico, a derivada est ligada ao problema de traar a tangente a uma curva enquanto que a integral est relacionada com o problema de determinar a rea de certas figuras planas, mas tambm possui muitas outras interpretaes possveis. Na realidade, a grande descoberta de Newton e de Leibniz foi que a Matemtica, alm de lidar com grandezas, capaz de lidar com a variao das mesmas.

Elementos histricos sobre a Integral


A idia bsica do conceito de integral j estava embutida no mtodo da exausto atribudo a Eudoxo (406-355 a.C.), desenvolvido e aperfeioado por Arquimedes (287212 a.C.), grande matemtico da escola de Alexandria. Pode-se obter a rea de uma figura plana irregular ou obter o volume de um slido com o formato de um barril.

O mtodo da exausto consiste em "exaurir" a figura dada por meio de outras de reas e volumes conhecidos. O caso mais conhecido o famoso problema da quadratura do crculo, isto , o problema de obter um quadrado com a mesma rea de um crculo de raio r dado.

Uma primeira aproximao para a rea do crculo dada pela rea do quadrado inscrito no crculo. Com o acrscimo de quatro tringulos issceles convenientes, obtemos o

18

octgono regular inscrito no crculo, cuja rea fornece uma aproximao melhor rea do crculo.

Continuando com o processo de acrescentar novos tringulos, tomamos um polgono regular de 16 lados. Do ponto de vista geomtrico, possvel observar que j se tem a impresso de termos exaurido o crculo, embora saibamos que existem algumas reas que no foram cobertas. Continuamos a exaurir o crculo para obter aproximaes cada vez melhores para a rea do crculo, atravs de polgonos regulares inscritos de 2n lados.

Usando um procedimento similar a este, com polgonos inscritos e circunscritos, Arquimedes calculou a rea do crculo de raio unitrio mostrando que a rea A (=Pi) est compreendida entre:

3 +10/71 = 3,140845 < A < 3 + 1/7 = 3,142857


O inconveniente do mtodo de exausto de Arquimedes que para cada novo problema havia a necessidade de um tipo particular de aproximao. Por exemplo, para obter a rea de uma regio localizada sob um segmento de parbola ACB. Arquimedes, usou como primeira aproximao o tringulo ABC, em que C foi tomado de modo que a reta tangente parbola que passa pelo ponto C seja paralela reta AB.

De modo semelhante so escolhidos os pontos D e E e construdos os tringulos ACD e BCE.

19

Na sequncia foram construdos mais tringulos com as mesmas propriedades que os outros obtidos nos passos anteriores.

Observamos que tais tringulos esto exaurindo a rea da regio parablica. O Clculo Diferencial e Integral foi criado por Isaac Newton (1642-1727) e Wilhelm Leibniz (1646-1716). O trabalho destes cientistas foi uma sistematizao de idias e mtodos surgidos principalmente ao longo dos sculos XVI e XVII, os primrdios da chamada era da Cincia Moderna, que teve incio com a Teoria heliocntrica de Coprnico (1473-1543). O que permitiu a passagem do mtodo de exausto para o conceito de integral foi a percepo que em certos casos, a rea da regio pode ser calculada sempre com o mesmo tipo de aproximao por retngulos.

Esta foi uma descoberta conceitual importante, mas em termos prticos, a descoberta fundamental foi a possibilidade de exprimir a integral de uma funo em termos de uma primitiva da funo dada e este fato conhecido pelo nome de Teorema Fundamental do Clculo. Estas idias sero aqui expostas mas observamos que o conceito de integral pode ser introduzido de vrias formas, todas elas tendo em comum a mesma idia geomtrica, mas que se diferenciam pelo rigor matemtico utilizado. Neste caso ocorre um problema usual em Matemtica: quanto menos rigorosa ou formal a conceituao de um objeto matemtico, mais simples a sua compreenso, porm mais inadequada ou de conhecimento inatingvel para um ser humano comum, em funo das propriedades que decorrem do processo conceitual utilizado.
20

A ideia ou o conceito de integral foi formulado por Newton e Leibniz no sculo XVII, mas a primeira tentativa de uma conceituao precisa foi feita por volta de 1820, pelo matemtico francs Augustin Louis Cauchy (1789-1857). Os estudos de Cauchy foram incompletos mas muito importantes por terem dado incio investigao sobre os fundamentos do Clculo Integral, levando ao desenvolvimento da Anlise Matemtica e da teoria das funes. Por volta de 1854, o matemtico alemo Bernhard Riemann (1826-1866) realizou um estudo bem mais aprofundado sobre a integral e em sua homenagem a integral estudada por ele passou a receber o nome de Integral de Riemann. Tal nome serve para distinguir essa integral de outras que foram introduzidas mais tarde, como por exemplo, a Integral de Lebesgue. A forma usada para introduzir o conceito de Integral de Riemann nos cursos de Clculo a verso devida a Cauchy. O que justifica isto que, ela simples e bastante acessvel aos alunos de um curso de inicial de Clculo, alm de atender aos propsitos de um curso desta natureza. Nos cursos de Anlise Matemtica apresenta-se uma verso mais refinada, a Integral de Darboux-Riemann, usando os conceitos de soma inferior, soma superior, integral inferior e integral superior, que correspondem ao mtodo de exausto usando, respectivamente, polgonos inscritos e polgonos circunscritos. Mas, para que ningum alimente idias equivocadas, observamos que as diversas definies da Integral de Riemann mencionadas so equivalentes e a diferena entre elas se situa na adequao das definies para a obteno das propriedades da referida Integral. Como o objetivo deste material focalizar muito mais as idias do que uma anlise rigorosa das propriedades da Integral de Riemann e considerando que nem todos os visitantes desta pgina, tm os requisitos de Anlise para um enfoque mais rigoroso, apresentamos aqui tambm a verso mais simples, introduzida por Cauchy.

Partio de um intervalo
Uma partio de um intervalo [a,b] da reta real um conjunto finito de pontos {xo,x1,...,xn} em R tal que

a=x0 < x1 < ... < xn=b


Ij=[xj,xj+1] o j-simo subintervalo da partio. Dado um intervalo [a,b], podemos tomar uma partio muito particular, como aquela que toma pontos de modo que os subintervalos da partio tenham comprimentos iguais.

Integral de uma funo real

21

Cauchy usou o seguinte processo para definir a integral de uma funo real. Seja f:[a,b] R limitada no negativa, isto , f(x)>0 ou f(x)=0 para todo x em [a,b] e tomemos uma partio:

a=x0< x1 < ... < xn=b


do intervalo [a,b] que tenha todos os n subintervalos com o mesmo comprimento dx=(ba)/n. Tomaremos apenas os primeiros pontos da partio e faremos uma anlise geomtrica da curva no sub-intervalo [xo,x1]. Para os outros sub-intervalos ocorre uma situao similar. A rea sob a curva no intervalo [xo,x1] pode ser obtida atravs da rea S1 do retngulo cuja base mede dx=x1-xo e a altura a linha tracejada cuja medida dada por f(c1) onde c1 um ponto em [xo,x1].

Existe uma compensao da rea "branca" que fica acima da curva e dentro do rectngulo com a rea "branca" que fica abaixo da curva e fora do rectngulo. Em cada subintervalo Ij=[xj,xj+1] desta partio tomamos um ponto genrico qualquer cj e formamos n rectngulos, todos com as bases de medida dx e alturas dadas por:

f(c1), f(c2), ..., f(cn)


Se a partio tem n subintervalos, denotamos por Sn a soma das reas dos n retngulos:

Sn = f(c1)dx + f(c2) dx + ... + f(cn)dx =


sendo a soma realizada sobre todos os j=1...n. Se essas somas forem calculadas para todos os valores de n, formaremos uma sequncia:

{S1, S2, ..., Sn, ...}

22

Se esta sequncia numrica {Sn} convergente para um nmero real bem definido, dizse que f integrvel no intervalo [a,b] e o valor do limite desta sequncia denotado por:

(1)

A expresso da esquerda a integral de f entre os limitantes de integrao a e b e a expresso da direita o limite da sequncia de somas parciais Sn.

Observaes sobre a definio de integral


1. Devido ao importante trabalho de Riemann, j citado antes, a integral definida por (1) denominada Integral de Riemann e as somas

Sn=
so chamadas de somas de Riemann. 2. O processo de construo usado na definio da Integral de Riemann sugere que:

seja definido como a rea da figura limitada pelo grfico de f, pelo eixo OX e pelas retas x=a e x=b. 3. A existncia e o valor do limite (1) deve ser independente da escolha dos pontos c1, ..., cn nos subintervalos de [a,b]. 4. O limite (1) da sequncia das somas Sn pode existir ou no. A existncia ou no da integral de f, quando o domnio de integrao um intervalo limitado e fechado (compacto) [a,b], depende da regularidade da funo f neste intervalo. 5. Determinar condies necessrias e suficientes para que uma funo f tenha integral uma questo muito delicada e requer conceitos que somente so abordados em um curso mais avanado de Anlise Matemtica. Para se ter uma ideia desta dificuldade lembramos que este problema s foi completamente resolvido no incio do sculo XX, aproximadamente cem anos aps os estudos realizados por Cauchy quando se tentava dar um tratamento rigoroso ao conceito de integral.

23

6. Para as nossas necessidades suficiente saber que toda funo contnua definida num intervalo limitado e fechado (compacto) integrvel e que toda funo limitada definida num compacto [a,b] integrvel se o nmero de pontos de descontinuidade da funo neste intervalo for finito. 7. Cauchy tomou uma partio muito particular do intervalo [a,b], subdividindo-o em partes iguais. Podemos refazer o processo com intervalos de comprimentos diferentes, sendo cada intervalo da forma [xj,xj+1] e comprimentos dxj=xj+1-xj. Neste caso as somas de Riemann Sn tomam a forma

Sn=f(c1)dx1+f(c2)dx2+...+f(cn)dxn=
Ao proceder desta forma temos que tomar uma precauo adicional. No basta tomar o limite de Sn quando n , mas temos que acrescentar a condio que o maior dos comprimentos dx1, ..., dxn deve convergir para zero. Com isto em mente, temos a notao:

=
onde |P|=max{dx1,...,dxn} a norma da partio P. 8. Inicialmente fizemos a suposio que f devesse ser positiva. Se f no necessariamente positiva em [a,b], ainda assim a integral de f pode ser definida pelo mesmo procedimento anterior, sem qualquer problema, mas alguns cuidados devem ser tomados em relao interpretao geomtrica.

Suponhamos que o grfico de f seja como na figura acima. Levando em considerao a ltima observao, podemos formar as somas de Riemann da funo f no intervalo [a,b] de modo a incluir um ponto c como um dos pontos da partio. Caso exista a integral de f sobre [a,b], verifica-se, que:

b f(x) c f(x) b f(x) dx dx = dx + (2)


24

Esta propriedade ser tratada mais frente, mas observamos que a primeira integral do segundo membro de (2) positiva, enquanto que a segunda integral do segundo membro negativa. Desse modo a integral de f sobre o intervalo [a,b] ser diferena das reas (que so valores positivos) assinaladas com os sinais (+) e (-). Para considerar este caso, a partio do intervalo [a,b] em subintervalos de comprimentos iguais j no mais adequada. A definio de integral abstracta e no um instrumento adequado para calcular integrais, razo pela qual o clculo de integrais geralmente feito mediante o uso do Teorema Fundamental do Clculo, que veremos adiante. Para melhor entender a definio de integral de uma funo f num intervalo [a,b] apresentaremos um exemplo bastante comum.

Exemplo: Para calcular a rea da figura delimitada pela parbola y=x, o eixo OX e a reta vertical x=1, inicialmente dividiremos o intervalo [0,1] em n partes iguais de comprimento dx=1/n.

Tomaremos os pontos cj como os extremos esquerdos de cada j-simo intervalo, de forma que:

c1=0, c2=dx, c3=2 dx, ..., cn=(n-1)dx


Para f(x)=x, tomamos h=dx=1/n e escreveremos a soma

Soma = Sn = f(c1) h + f(c2) h + ... + f(cn) h


da forma
Soma = = = = = [0 + [1 + [1 + [n/3 1/3 h + (2h) +...+ ((n-1)h)].h 2 + 3 +...+ (n-1)] h 2 + 3 +...+ (n-1)] / n - n/2 +n/6] / n 1/(2n) + 1/(6n)

25

Quando n , a expresso da soma se aproxima de 1/3 e chegamos concluso que:

1 x dx = 1/3 0
Propriedades da Integral definida
A definio de integral abstrata e tem pouco uso operacional. Em funo disto, introduzimos mecanismos que facilitam certos clculos e os principais so as propriedades das integrais.

Proposio: Se f e g so funes integrveis no intervalo [a,b], ento f+g integrvel no mesmo intervalo e alm disso:

(f+g)(x) f(x) g(x dx = dx + ) dx a a a

Proposio: Se f uma funo integrvel no intervalo [a,b] e c uma constante qualquer, ento a funo cf integrvel e

(c.f)(x) dx f(x =c ) dx a a

As duas proposies acima constituem as propriedades lineares da integral definida, sendo que as demonstraes das mesmas so relativamente simples, com o uso da definio de integral apresentada.
26

Proposio: Se f uma funo integrvel nos intervalos [a,c] e [c,b], ento f integrvel em [a,b] e alm disso:

f(x) f(x) f(x dx = dx + ) dx a a c

Esta proposio trata da propriedade da aditividade da integral definida e pode ser demonstrada requerendo um pequeno artifcio de incluir o ponto c entre os pontos da partio do intervalo [a,b].

Exerccio: Tente demonstrar as proposies ou procure em um bom livro de Anlise Matemtica.

O Teorema da Mdia
O nome Teorema Fundamental do Clculo j diz sobre a importncia do mesmo. Este teorema permite exprimir a integral de uma funo em termos de uma outra funo conhecida como primitiva e esta notvel descoberta de Newton e Leibniz no sculo XVII, forneceu ao Clculo uma ferramenta eficaz para o clculo da maioria das integrais que aparecem no cotidiano. Necessitamos do Teorema da Mdia, que um resultado preparatrio para demonstrar o Teorema Fundamental do Clculo. Teorema da Mdia: Seja f uma funo contnua num intervalo [a,b]. Ento existe um valor c nesse intervalo tal que

b f(x) dx = f(c) (b-a) a


Demonstrao: Relembramos que
27

=
onde cj um ponto qualquer do j-simo subintervalo de medida dx=(b-a)/n e o limite tomado quando n .

Se m=min{f(x):x em [a,b]}, M=max{f(x):x em [a,b]} e f contnua sobre um intervalo fechado e limitado da reta, temos a garantia (pelo Teorema dos valores extremos de Weierstrass) que existem x=xo e x=x1 tal que m=f(xo) e M=f(x1), ento, para todo cj do intervalo [a,b] tem-se que:

m < f(cj) < M


donde segue que:

m dx < f(cj) dx < M dx


Realizando a soma sobre todos os ndices j=0...n, obteremos

m dx <
logo

f(ci) dx <

M dx

n m(b- f(ci) dx < a) < M(b-a) j=0


Tomando o limite com n teremos: sobre todas as trs expresses nas desigualdades,

m (b- b f(x) dx < M a) < (b-a)

28

a
isto :

b 1 m f(x) dx < <M b-a a


Portanto, o termo do meio dessas desigualdades est entre f(xo) e f(x1) e pelo Teorema do Valor Intermedirio, podemos concluir que existe c em [a,b] tal que

b 1 f( f(x c) = ) dx b-a a
o que completa a demonstrao do Teorema da mdia.

Primitivas
Uma primitiva para uma funo f=f(x) uma outra funo F=F(x) cuja derivada coincide com f, isto , F'(x)=f(x). Pode ser que existam vrias primitivas para uma mesma funo f. Voc conhece alguma funo real que no tem primitiva? Exemplos: Algumas primitivas para f(x)=x, so:
F(x)=x/3 G(x)=x/3 + 1 H(x)=x/3 + C

pois as derivadas destas funes so iguais a f(x)=x. A constante C da ltima primitiva to geral, que na verdade poderia assumir qualquer valor numrico. Assim, uma primitiva geral para f(x)=x, teria a forma:

29

F(x) = x/3 + C
em que o nmero C uma constante arbitrria e x em Dom(f).

Observao: Se F=F(x) e G=G(x) so primitivas para uma funo f, ento para todo x no domnio da funo f, existe uma constante C tal que:

F(x) - G(x) = C
Isto significa geometricamente, que o grfico de uma primitiva a translao vertical do grfico da outra primitiva no plano cartesiano. Traando segmentos de retas verticais com extremidades nas curvas y=F(x) e y=G(x), estes segmentos tero sempre a mesma medida C.

Integral indefinida
Definimos a integral indefinida de uma funo real f, como uma primitiva de f, isto :

f(x) dx = F(x) + C
para todo x em Dom(f), sendo que o smbolo de integral o mesmo j usado antes que teve origem como uma variao da letra grega sigma comumente usada para somas.

Exemplo: A integral indefinida funciona como uma espcie de inversa para a derivada. Se f(x)=x, ento:

x dx = x/3 + C
Algumas regras das integrais indefinidas
Como a derivada de f(x)=xn+1/(n+1) igual a g(x)=xn, segue que:

xn dx = xn+1/(n+1) + C
30

fundamental que n seja diferente de -1, pois a derivada da funo logartmica f(x)=ln(x) a funo g(x)=1/x, assim:

(1/x) dx = ln(x) + C
Como a derivada da funo exponencial f(x)=exp(x)=ex a prpria f(x)=ex, ento:

ex dx = ex + C
Uma aplicao da integral indefinida
Se a taxa de crescimento da populao de uma cidade daqui a x anos pode ser considerada como f(x)=117+200x e hoje existem 10.000 pessoas na cidade, qual ser o nmero total de pessoas da cidade daqui a 5 anos? Como:

P(x) = 117 + 200x


ento:

P(x)=

P(x)dx=

(117+200x)dx=117x+100x+C

assim, podemos obter o valor de C pois P(0)=10.000. Realmente:

10000 = P(0) = 1170 + 1000 + C


logo

P(x) = 117x + 100x + 10000


e daqui h 5 anos, a populao da cidade ser:

P(5)=1175 + 1005 + 10000 = 13085


Teorema Fundamental do Clculo
Agora podemos demonstrar o teorema mais importante do Clculo Diferencial e Integral. Ns o faremos em duas verses e posteriormente mostraremos que ambas so equivalentes.
31

1o. Teorema Fundamental do Clculo: Seja f uma funo contnua num intervalo [a,b] e seja F a funo definida por

x F( f( x) = dt t) a
Ento, F derivvel em todos os pontos internos desse intervalo e

F'(x) = f(x)
Demonstrao: Dando um acrscimo h varivel x, poderemos escrever:

x x x +h +h +h F(x+ f(t f(t f(t)dt=F f h)= )dt=)dt+ (x)+ (t)dt a a x x

Pelo teorema da mdia, existe um valor c entre x e x+h, tal que

x +h f(x) dx = f(c) h x
Das duas ltimas expresses, obtemos para x < c < x+h, que:

F(x+h) - F(x) = f(c) h

32

Dividindo ambos os membros por h e fazendo h tender a 0, teremos a definio de derivada da funo F=F(x). O clculo deste limite garante que c tender a x e pela continuidade de f, f(c) tender a f(x), assim F'(x)=f(x), o que significa que

x F( f( x) = dt t) a
uma primitiva para a funo f.

2o. Teorema Fundamental do Clculo:Seja f uma funo contnua num intervalo [a,b] e G uma primitiva de f, ento,

b f(x)dx = G(b) - G(a) (3) a

Equivalncia entre as duas verses: Suponhamos que a 2a.verso seja vlida e vamos substituir em (3) a varivel b por x. Assim,

x f(x)dx = G(x) - G(a) (4) a


Como por hiptese, G derivvel com derivada f, ento o primeiro membro de (4) tambm derivvel tendo a mesma derivada f, assim a 2a. verso implica a 1a. verso. Reciprocamente, vamos admitir que a 1a. verso seja vlida, isto , que:

F( xf(
33

x) = dt t)

a
seja uma primitiva para f. Se G for outra primitiva de f, ento

G(x) - F(x) = K (constante)


logo

x G(x) = f( K + t) dt a
a expresso mais geral de uma primitiva para f e como a integral de t=a at t=a nula, segue que

G(a) = K
o que garante que:

x G(x) = f( G(a) + t) dt a
Tomando x=b nesta ltima expresso, obtemos:

b G(b)- f( G(a) = t) dt a
34

Exemplo 1: Usando o Teorema Fundamental do Clculo, vamos refazer o clculo da rea da figura delimitada pela parbola y=x, o eixo OX e as retas x=0 e x=1. Uma primitiva para f(x)=x a funo G(x)=x/3 e pelo Teorema Fundamental do clculo, temos que:

1 x dx = G(1) - G(0) = 1/3 0

Exemplo 2: Calcular a rea da regio limitada pela parbola y = x e a reta y = 3-2x.

1 r (3ea = 2x)dx -3 -3

1 x dx = 32/3

Uma Aplicao da integral definida


Um certo estudo indica que, daqui a x anos, a populao de uma cidade crescer taxa de 117+200x pessoas por ano. Qual ser o aumento populacional da cidade nos prximos 10 anos? Soluo: Seja P=P(x) a populao daqui a x anos, ento:

P'(x) = 117 + 200 x


Uma primitiva para P'(x) G(x)=117x+100x, logo o aumento populacional nos prximos 10 anos ser dado por

35

1 0 P(10)P(0)= 0 (117+200x)dx=G(10)G(0)=11170

Observao: Para o clculo de uma integral mediante o uso do Teorema Fundamental do Clculo, necessitamos conhecer uma primitiva para a funo envolvida. Obter uma primitiva de uma funo nem sempre um problema simples de ser resolvido e algumas vezes impossvel, como o caso das integrais elpticas, que aparecem naturalmente quando se deseja calcular o comprimento do arco de uma elipse atravs de integrais. Obter uma primitiva para uma funo pode envolver tcnicas bastante sofisticadas, que so desenvolvidas nos cursos de Clculo e Anlise Matemtica. Nosso objectivo aqui no desenvolver estas tcnicas de integrao. Estamos mais interessados na compreenso do conceito de integral e de suas consequncias.

Integrao por substituio


Este tipo de integral funciona como a regra da cadeia para integrais de funes. Para obter a integral da forma:

f(u(x)) u'(x) dx
substitumos u=u(x) na integral acima e calculamos a integral

f(u) du

Exemplos: Para cada integral substitumos a varivel indicada. 1. u=x+3x.

(x+3x)(2x+3)dx=

udu=u/2+C=(x+3x)/2+C

36

2. u=x+1.

5x/(x+1)dx=(5/2) 2x/(x+1)dx=(5/2) du/u=(5/2)ln(u)+C=(5/2)ln(x+1)+C


3. u=x+1.

x/(x+1)dx=

(u-1)/u du= duln(x+1)+C

du/u=u-ln(u)+C=x+1-

Observao: Para trabalhar com o mtodo de integrao por substituio h a necessidade de fazer uso de bastante criatividade, percepo e muitos exerccios!

Integrao por partes


Se existe uma primitiva G para a funo g, isto : G'(x)=g(x), ento:

f(x)G'(x) dx = f(x)G(x) Pela derivada do produto de duas funes, segue que:

f'(x)G(x) dx

(f(x)G(x))' = f'(x)G(x)+f(x)G'(x) = f'(x)G(x)+f(x)g(x)


e integrando os os membros desta ltima igualdade, obteremos:

(f(x) G(x))' dx =
isto

[f'(x)G(x) + f(x)g(x)] dx

f(x)G(x) =
assim

[f'(x)G(x) + f(x)g(x)] dx

37

f(x)G(x) =
donde segue o resultado.

f'(x)G(x) dx +

f(x)g(x) dx

Exemplo: Para calcular x.ln(x)dx, tomamos g(x)=x e f(x)=ln(x). Assim, uma primitiva para g=g(x) a funo G(x)=x/2 e f'(x)=1/x e a frmula de integrao por partes, nos informa que:

f(x)g(x)dx = f(x)G(x) Substituindo as funes acima definidas, teremos:

f'(x)G(x)dx

x.ln(x)dx = ln(x).x/2 logo

(1/x).xdx

x.ln(x)dx = x ln(x) - x + C
A constante s foi colocada no final para no atrapalhar os clculos intermedirios.

Exerccio: Calcular as integrais abaixo pelo uso sucessivo do mtodo de integrao por partes.

1. E1=

x ex dx

2. E2=

x ex dx

38

3. E3=

x ex dx

4. En=

xn ex dx

Aplicaes da integral definida

1. 2. 3. 4. 5. 6.

Comprimentos de arcos de curvas planas Momentos estticos de curvas planas Momentos de inrcia de curvas planas reas de superfcies de revoluo Volumes de slidos de revoluo Projeto para o futuro

Limites, Derivadas e Integrais LDT02 Derivadas


Propriedades operatrias das derivadas
Qual a derivada de uma soma de funes ? LDT030301
igual soma das derivadas das parcelas

funo y = u(x) + v(x) + t(x)


Exemplos: Veja a derivada das funes

derivada y' = u'(x) + v'(x) + t'(x)

funo y = x - x + sen x
5 3 5

derivada y' = (x )' - (x )' + (sen x)'


3

39

Qual a derivada de um produto de funes ? LDT030302


igual soma dos produtos da derivada de uma das funes pelas outras funes

Funo y = u(x).v(x) ou y = u.v y = u(x).v(x).t(x) ou y = u.v.t


Exemplos: Veja a derivada das funes

Derivada y' = u'(x).v(x) + u(x).v'(x) ou y = u'.v + u.v" y'=u'(x).v(x).t(x)+u(x).v'(x).t(x)+u(x).v(x).t'(x) ou y' = u'.v.t + u.v'.t + u.v.t'

funo
3

derivada y' = (x )'.sen x + x .(sen x)' y' = 3x .sen x + x .cos x


y'=(x2)'senx.cosx+x2(senx)'cosx+x2senx(cosx)' y' = 2x.sen x.cos x + x2cos2x - x2sen2x
2 3 3

y = x .sen x y = x2.sen x.cos x

Qual a derivada do produto de uma constante por uma funo ? LDT030303


igual ao produto da constante pela derivada da funo

funo y = C.v(x) ou y = C.v


Exemplo: Veja a derivada da funo

derivada y' = C.v(x) ou y = C.v'

funo

derivada

40

y = 5x

y' = 5(x3)' y' = 15x2

Qual a derivada de um quociente de funes ? LDT030304


igual funo mostrada abaixo

funo

derivada

Exemplos: Veja a derivada das funes

funo

derivada

41

Qual a derivada do inverso de uma funo ? LDT030305


igual funo mostrada abaixo

funo

derivada

Exemplo: Veja as derivadas das funes

funo

derivada

Como calcular a derivada de uma funo de funo ? LDT030306


Seja uma funo seno de um arco que funo de x, como por exemplo y = sen 3x2. Para derivarmos esta funo, derivamos o seno em relao ao arco e em seguida multiplicamos pela derivado do arco em relao x. Na funo y = sen 3x2 fazemos 3x2 = u e passamos a ter y = sen u. A derivada de y em relao x (dy/dx) igual derivada de y em relao u (dy/du) multiplicada pela derivada de u em relao x (du/dx)

Em nosso exemplo:

y = sen u ... dy/du = cos u ... dy/du = cos 3x2 u = 3x2 ... du/dx = 6x
42

y = sen 3x2 ... y' = dy/dx = cos 3x2.6x ... y' = 6x.cos 3x2
Generalizando:

funo y = f [ u(x) ]
Exemplos: Veja as derivadas das funes

derivada

Exemplo 1 >>> funes f (x)


y = (3x2 + 2)5

u (x)
u = 3x2 + 2

f (u)
y = u5

derivadas dy/du
5u4 = 5(3x2 + 2)4

du/dx
6x

dy/dx = dy/du . du/dx


y' = 5(3x2 + 2)4.6x

y' = 30x(3x2 + 2)4

Exemplo 2 >>> funes f (x)


y = e3x+2

u (x)
u = 3x + 2

f (u)
y = eu

derivadas dy/du
e =e
u 3x+2

du/dx
3

dy/dx = dy/du . du/dx


y' = e3x+2.3

y' = 3e3x+2

Exemplo 3 >>> funes f (x)


y = loge(sec x + tg x)

u (x)
u = sec x + tg x

f (u)
y = loge u

derivadas dy/du
1 / u = 1 / (sec x + tg x)

du/dx
sec x . tg x + sec2 x

dy/dx = dy/du . du/dx


y' = (secx.tgx + sec2x) / (secx + tgx)

y' = sec x Exemplo 4 >>> funes

43

f (x)
y = loge cos x

u (x)
u = cos x

f (u)
y = loge u

derivadas dy/du
1 / u = 1 / cos x

du/dx
- sen x

dy/dx = dy/du . du/dx


y' = - sen x / cos x

y' = - tg x

Resumo das propriedades operatrias das derivadas LDT030307

Representaes
funo y = f (x) u = u (x) v = v (x) funo y = f (u) derivada em relao a x dy/dx ou y' du/dx ou u' dv/dx ou v' derivada em relao a u dy/du

Resumo das propriedades operatrias


funo y=u+v y = u.v y=1/v y = f [ u (x) ] derivada y' = u' + v' y' = u'.v + u.v' y' = v' / v2

Limites, Derivadas e Integrais

44

Limites, Derivadas e Integrais LDT


Derivadas das funes hiperblicas
Representao das funes hiperblicas inversas

y = senh-1 x ou y = arc senh x


Clculo da derivada de y = senh x LDT030701

Clculo da derivada de y = cosh x LDT030702

45

Clculo da derivada de y = tgh x LDT030703

Clculo da derivada de y = cotgh x LDT030704

Clculo da derivada de y = sech x LDT030705

Clculo da derivada de y = cossech x LDT030706

Tabela das derivadas das funes hiperblicas LDT030707

Resumo
Funes y = senh x Derivadas y' = cosh x
46

y = cosh x y = tgh x y = cotgh x y = sech x y = cossech x

y' = senh x y' = sech2 x y' = - cossech2 x y' = - sech x.tgh x y' = - cossech x.cotgh x

Clculo da derivada de y = senh-1 x LDT030708

Clculo da derivada de y = cosh-1 x LDT030709

Clculo da derivada de y = tgh-1 x LDT030710

47

Clculo da derivada de y = cotgh-1 x LDT030711

Clculo da derivada de y = sech-1 x LDT030712

Clculo da derivada de y = cossech-1 x LDT030713

48

Tabela das derivadas das funes hiperblicas inversas LDT030714

Resumo

Limites, Derivadas e Integrais

Limites, Derivadas e Integrais LDT Limites LDT01


Conceitos bsicos LDT0101
49

O que se entende por limite de uma funo f ( x ) quando x tende para a ? LDT010101 Dizemos que o limite de uma funo f ( x ) quando x tende para a b, quando para toda a sequncia de valores de x pertencentes ao domnio da funo tendendo para a (mas diferentes de a) corresponde uma sequncia de valores da funo tendendo para b

Importante: importante lembrar que no clculo do limite de f(x) quando x tende para a, estamos interessados no comportamento da funo quando x se aproxima de a e no o que ocorre com f(x) quando x = a Exemplo:

O que se entende por funo contnua num ponto ? LDT010102 Intuitivamente uma funo contnua no ponto x = a quando ela no apresente interrupo neste ponto.
50

Uma funo f(x) contnua em x = a quando:


existe f(a) existe o limite de f(x) quando x tende para a o limite de f(x) com x tendendo para a for f(a)

Exemplos: 1)

2)

51

Quais so as propriedades das funes contnuas ? LDT010103 Considere as funes f(x) e g(x) contnuas no intervalo [a, b]:

a funo (f + g)(x) = f(x) + g(x) contnua no intervalo [a, b] a funo (f - g)(x) = f(x) - g(x) contnua no intervalo [a, b] a funo (f . g)(x) = f(x) . g(x) contnua no intervalo [ a, b] a funo (f / g)(x) = f(x) / g(x) contnua no intervalo [a, b] para g(x) diferente de zero no intervalo [ a, b]

As funes polinomiais, racionais, trigonomtricas, exponenciais e logartmicas, so contnuas em todos os pontos de seus domnios. Como calcular o limite de uma funo contnua f ( x ) quando x tende para a ?

LDT010104
O limite calculado fazendo-se na funo x = a. Exemplo: Seja a funo f(x) = x2 - 2, vamos calcular o seu limite quando x tende para 3. O limite ser f(3) = 32 -2 = 7 O que se entende por limites laterais ?LDT010105 Considere uma funo f(x). So limites laterais: Quando x se aproxima de a por valores superiores a funo f(x) tende para b,
52

um limite pela direita Quando x se aproxima de a por valores inferiores a funo f(x) tende para b, um limite pela esquerda. Exemplo de limites laterais iguais LDT010106 Exemplo:

Exemplos de limites laterais diferentes LDT010107 Exemplos:

1)

53

2)

54

Quando existe o limite de uma funo num ponto ? LDT010108 Considere uma funo f(x). Quando x se aproxima de a por valores superiores a funo f(x) tende para b. Quando x se aproxima de a por valores inferiores a funo f(x) tende para b. Ento dizemos que o limite da funo f(x) b quando x tende para a.

55

Quando o limite de uma funo num ponto no existe? LDT010109 Considere uma funo f(x). Quando x se aproxima de a por valores superiores a funo f(x) tende para b. Quando x se aproxima de a por valores inferiores a funo f(x) tende para c. Ento dizemos que o limite da funo f(x) quando x tende para a no existe

56

Limites, Derivadas e Integrais LDT Limites LDT01


Propriedades Operatrias dos limites LDT0102
Clculo do limite da soma de funes LDT010201
O limite da soma de funes igual soma dos limites de cada funo

Lim x >>> a [f(x) + g(x)] = Lim x >>> a f(x) + Lim x >>> a g(x)
Exemplo: Se Lim x >>> 2

f(x) = 5 e Lim x >>> 2 g(x) = 7


ento

Lim x >>> 2 [f(x) + g(x)] = 5 + 7 = 12


Clculo do limite da diferena de funes LDT010202
O limite da diferenas de duas funes igual diferenas entre os limites de cada funo

Lim x >>> a [f(x) - g(x)] = Lim x >>> a f(x) - Lim x >>> a g(x)
Exemplo: Se Lim x >>> 2

f(x) = 5 e Lim x >>> 2 g(x) = 7


ento

Lim x >>> 2 [f(x) - g(x)] = 5 - 7 = - 2


Clculo do limite do produto de funes LDT010203
O limite do produto de duas funes igual ao produto dos limites de cada funo

57

Lim x >>> a [f(x) . g(x)] = Lim x >>> a f(x) . Lim x >>> a g(x)
Exemplo: Se Lim x >>> 3 f(x)

= 8 e Lim x >>> 3 g(x) = 4


ento

Lim x >>> 3 [f(x) . g(x)] = 8 . 4 = 32


Clculo do limite da razo de funes LDT010204
O limite da razo entre duas funes igual razo entre os limites de cada funo

Lim x >>> a [f(x) / g(x)] = Lim x >>> a f(x) / Lim x >>> a g(x)
Exemplo: Se Lim x >>> 3 f(x)

= 8 e Lim x >>> 3 g(x) = 4


ento

Lim x >>> 3 [f(x) / g(x)] = 8 / 4 = 2


Clculo do limite da potncia de funes LDT010205
O limite da potncia de uma funo igual potncia do limite da funo

Lim x >>> a f(x)n = [Lim x >>> a f(x)]n


Exemplo: Se

Lim x >>> 1 f(x) = 3


ento

Lim x >>> 1 f(x)4 = 34 = 81


Limites, Derivadas e Integrais Derivadas e Integrais

58

You might also like