You are on page 1of 2

PROGRAMA DE PS GRADUAO EM ARQUITETURA E URBANISMO DISCIPLINA: PROJETO ASSISTIDO POR COMPUTADOR PROFESSORAS: ALICE CYBIS PEREIRA | REGIANE PUPO

ALUNO: RAFAEL ZANELATO LEDO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

REFERNCIA
LIVRO: O PROCESSO DE PROJETO EM ARQUITETURA DA TEORIA TECNOLOGIA REFERNCIA: KOWALTOESKI, Doris C. C. K. et al. O processo de projeto em Arquitetura / Doris C. C. K. Kowaltowski, Daniel de Carvalho Moreira, Joo R. D. Petreche, Mrcio M. Fabricio (orgs.) So Paulo: Oficina de Textos, 2011. 504 p. CAPTULO 5: O PROGRAMA ARQUTETNICO REFERNCIA: MOREIRA, Daniel de Carvalho; KOWALTOWSKI, Doris C.C.K O programa arquitetnico / Doris C. C. K. Kowaltowski, Daniel de Carvalho Moreira, Joo R. D. Petreche, Mrcio M. Fabricio (orgs.) So Paulo: Oficina de Textos, 2011. p.80-100.

RESENHA CRTICA
A sntese da ideia principal do texto do captulo 5 a importncia da construo de um programa de necessidades que leve em considerao muito mais que a organizao de reas, que os autores denominaram de programa arquitetnico. Este programa descreve alm das reas dos ambientes, suas relaes, usos, relaes com exterior, aspectos simblicos, oramentrios etc. Estes itens seriam as propriedades do programa e foi agrupada em oito itens de acordo a lgica de Hershberger (1999) citado no texto. Verifica-se certa nfase na necessidade de se levantar, detalhar todas as variveis de modo que elas apaream no estudo preliminar. Ainda cita que os itens que no puderem ser contemplados no estudo preliminar devero ser ao longo do desenvolvimento das outras etapas. Fazendo uma relao com o captulo 4, essa rigidez na sistematizao descrita no texto remete de modo direto com o mtodo de satisfao de restries de Lawson (2005). Esse mtodo das restries pode conduzir e influenciar a elaborao de um estudo preliminar baseado num checklist. Ou seja, pode-se levar a crer que se todas as restries esto contempladas o projeto estar enquadrado e no caminho certo. Talvez fosse importante ressaltar que o processo de projeto dinmico, acontece em espiral e esta em constante reavaliao. Talvez alguns itens que apareceram no programa de necessidades no inicio do processo podem desaparecer ou perder rea e importncia no projeto como um todo. Ressaltam-se tambm a descrio das Normas NBR 13531 e NBR 15532 que enrijecem a sequncia de aes na construo do programa arquitetnico. Coloca-se a sequncia levantamento, programa de necessidades e viabilidade. Em alguns casos, no necessrio fazer um levantamento e um programa de necessidades para se verificar a viabilidade de uma edificao. Se for a construo, por exemplo, de um hospital numa rea proibida pelo plano diretor nem preciso montar programa de necessidades para depois fazer um estudo de viabilidade. Ele j invivel logo no inicio do processo. Com isso ratifica-se a afirmao do captulo 4 na qual o projeto um problema no qual o ponto de partida desconhecido.

ntido que o estudo preliminar precisa se basear no programa arquitetnico. Mas dentro da construo do programa no est claro qual a sequncia. Provavelmente esta sequncia ser definida de acordo a caracterstica de cada projeto. Tambm no est evidente como se define o que prioridade e quem as define. O texto explora pouco a questo sobre qual a influncia do cliente e do projetista no levantamento, no programa de necessidades e no estudo de viabilidade. A participao e o poder decisrio do cliente na construo do programa arquitetnico podem mudar radicalmente dependendo da escala do projeto e seu carter pblico/privado. Entende-se como relevante a identificao da participao de cada agente nesta etapa podendo ter sido mais explorado.

You might also like