You are on page 1of 10

Ev.

Sebastio Liberato INTRODUO


Ele fez de uma s pessoa toda nao da raa humana para habitar sobre toda face da terra, e ele determinou os tempos designados para estas naes e os limites da sua habitao. Elas devem buscar a Deus, se talvez, tateando, o possam encontrar, apesar de ele no estar longe de cada um de ns. Pois nele ns vivemos, e nos movemos, e existimos. Assim como at mesmo alguns dos seus prprios poetas disseram: Somos sua descendncia. Atos. 17.26-28. No passado, Deus permitiu que todas as naes seguissem seus prprios caminhos. E, no entanto, ele no deixou a si prprio sem testemunho. Deus concedeu benefcios dando a vocs chuvas do cu e estaes frutferas. Ele encheu o corao de vocs de alimento e contentamento. Atos 14.16,17.

Atravs do Sermo de Paulo no Arepago em Atenas (At 17.22-31) podem-se analisar alguns fatores interessantes que daro inicio ao discurso presente neste estudo. Para isso devemos analisar que Paulo, antes de iniciar sua preleo, anda pela cidade e examina os magnficos templos, os altares e os dolos presentes naquela sociedade e percebe a idolatria presente naquela sociedade que possua um deus para cada situao. Os principais so Zeus, Poseidon, Afrodite, Atenas, Apolo, Hermes, Ares etc. Entretanto Paulo percebe um altar vazio, onde somente se encontrava escrito agnostos theos, ou seja, deus desconhecido. a partir dessa passagem que o missionrio Don Richardson desenvolve um profundo e valioso estudo sobre o testemunho de Deus presente em todas as naes.

I.

POVOS DO DEUS REMOTO


1. Os atenienses
No sculo seis antes de Cristo, a cidade de Atenas sofreu uma grande praga (essa praga no pode ser confundida com a que ocorreu em 430 a.C.) que matou muitos atenienses. A histria nos conta que os atenienses queimaram muitos sacrifcios aos seus deuses para que a praga fosse extinta, como no conseguiram, buscaram entre outros povos alguma soluo entre os seus deuses, mesmo assim a praga continuou. Entretanto uma sacerdotisa recebeu uma mensagem de um orculo que dizia que os atenienses estavam sendo punidos por causa da traio do rei Mgacles aos seguidores de Fator Melquisedeque Pgina 1

Clon. A sacerdotisa afirmou que havia um deus que ainda no tinha sido apaziguado, e que se deveria enviar um navio a Cnossos, na ilha de Creta, e trazer de l um homem chamado Epimnides. Epimnides chegando a Atenas descreveu trs suposies: a primeira que ainda existe outro deus, um deus cujo nome no conhecemos e que no est sendo representado por qualquer dolo em sua cidade, a segunda que esse deus bastante poderoso e suficientemente bondoso para fazer alguma coisa a respeito da praga, se apenas pedirmos sua ajuda e terceiro que qualquer deus suficientemente grande e bondoso para fazer algo a respeito da praga tambm poderoso e misericordioso para nos favorecer em nossa ignorncia se a reconhecermos e o invocarmos. Epimnides disse que preparassem muitas ovelhas de diversas cores e no as deixassem se alimentar, mandou tambm aos pedreiros que se preparassem. No dia seguinte pelo nascer do Sol, Epimnides mandou soltar as ovelhas famintas, aonde as ovelhas deitassem em vez de se alimentar deveria ser construdo um altar ao deus desconhecido. Muitos altares foram construdos naquele dia, mas nos dias do apstolo Paulo somente um ainda estava preservado. Segundo o que analisamos da Bblia, Epimnides apesar de ser um estrangeiro propcio idolatria, ele foi considerado por Paulo como um profeta (Tt 1.12), que citou uma de suas poesias:
Os cretenses diziam como verdade a respeito de Zeus, que ele era um senhor; foi dilacerado por um javali e foi sepultado; e veja: seu tmulo conhecido entre ns; assim Minos, filho de Zeus, proferiu um discurso de louvao em favor de seu pai; e disse: os cretenses entalham para ti um tmulo, santo e altssimo! Mentirosos, bestas selvagens e lentos glutes, pois tu no ests morto para sempre; tu ests vivo e ressurreto; pois em ti ns vivemos e nos movemos, e temos o nosso ser.

O prprio Paulo no discurso do Arepago utilizou de sua poesia ao tambm dizer pois em ti ns vivemos e nos movemos, e temos o nosso ser. Paulo ao citar uma poesia e considerar a histria dos sculos passados, chamando o prprio Epimnides de profeta, no estava assumindo uma postura herege. Pois quando os escribas foram chamados para a traduo do AT para o grego no sculo II a.C., eles pensaram muito acerca do nome grego que usariam para traduzir o nome do Deus IAV, e uma das opes foi Zeus e Theos, como Zeus j estava manchado por terem designado a ele atitudes e sentimentos ligados a

Fator Melquisedeque

Pgina 2

corrupo humana e designado a ele pais chamados Cronos e Ria, logo os escribas escolheram Theos que por enquanto estava livre da corrupo. Quanto a isso os prprios filsofos gregos combatiam a degenerao e multiplicidade dos deuses gregos, como Xenfanes, que no sculo VI a. C. comeou a rotular os textos dos poetas como blasfmias. Queixava-se de que os escritores Homero e Hesodo atribuam aos deuses "tudo o que vergonhoso e escandaloso entre os homens, pois os deuses roubam, matam, cometem adultrio, e enganam uns aos outros". Anaxgoras, por exemplo, partiu para um autoexlio fora de Atenas, por duvidar que a lua fosse uma deusa e afirmar que, pelo contrrio, vislumbrava em sua terra mares e montanhas. Aristteles, que no aceitava a explicao de que o tit Atlas carregava a terra e o cu nas costas (afirmao que rotulou de "ignorncia e superstio do povo grego"), exilou-se por temer que terminasse como Scrates, que obteve acusao de impiedade e morreu. Scrates foi condenado com 71 anos, acusado, entre outras coisas, de atesmo e de corromper os jovens gregos com seus ensinamentos. O latim Deus descende do Protoindo-europeu deiwos = "divino", mesma raiz que Dyus, a divindade principal do panteo indo-europeu, igualmente cognato do grego Zeus. Na era clssica do latim o vocbulo era uma referncia generalizante a qualquer figura endeusada e adorada pelos pagos. Foi So Jernimo que traduziu a palavra hebraica Elohim para o latim como Deus na traduo da Vulgata em 400 d.C. Vemos outro ponto de ligao com a cultura grega quando o apstolo Joo ao escrever seu evangelho utiliza a palavra logos, trazendo tona na mente grega ouvinte uma enxurrada filosfica que se iniciara por volta do ano 600 a.C. quando o filsofo grego Herclito utiliza pela primeira vez logos como a razo, capacidade de racionalizao individual ou o plano divino que coordena o Universo em mudana, ou seja, um princpio csmico de ordem e beleza que rege toda a criao logicamente.

2. Os cananeus
Deus apareceu a Abrao e disse:
De ti farei uma grande nao, e te abenoarei, e te engrandecerei o nome. Seja tu uma beno: abenoarei os que te abenoarem, e amaldioarei os que te amaldioarem. Em ti sero benditas todas as famlias da terra. (Gn 12.2,3)

Deus abenoou a Abrao com um nico propsito, que atravs dele todas as famlias da terra seriam abenoadas. Antes disso Deus mandou Abrao habitar numa regio desconhecida, onde j se encontrava cerca de dez tribos diferentes (Gn 15.19-21). Fator Melquisedeque Pgina 3

Em certo dia, seu sobrinho L foi sequestrado, e Abrao sai em seu resgaste, e ao voltar e chegar ao Vale de Sav (Vale do Rei) veio a Abrao um homem chamado Melquisedeque, rei de Salm. O seu nome uma combinao de duas palavras cananeias, Melchi (rei) e Zadok (Justia), ou seja, rei de justia. Melquisedeque tambm atuava como sacerdote do El Elyon (Deus Altssimo) (Gn 14.12-24). Tanto El como Elyon eram nomes cananeus para o prprio Jav. A palavra El aparece em diversas lnguas semticas como o fencio, aramaico e o acadiano. Elyon tambm aparece como um nome para Deus nos textos antigos escritos em fencio (uma ramificao da posterior da lngua canania). A forma composta El Elyon aparece at numa inscrio aramaica da antiguidade encontrada recentemente na Sria como nos informa Don Richardson. A pergunta que nos feita a seguinte: Ser que Abrao que chamava o Senhor de Jav, ressentiu-se de um cananeu o chamar em seu prprio idioma de El Elyon? Claro que no, pois Abrao no somente aceitou o po e o vinho dado por Melquisedeque (Gn. 14.18), como tambm Abrao foi abenoado por Melquisedeque pela beno de El Elyon (Gn. 14.19,20) e ele mesmo passou a chamar Jav de El Elyon (Gn 14.22) tambm dando seus dzimos a Melquisedeque como forma de submisso! O homem que foi escolhido por Deus para abenoar toda a terra, se humilha perante um cananeu desconhecido (Hb 7.4-10). A presena de Melquisedeque to impressionante que o prprio Jesus deveria se tornar um sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque (Sl 110.4; Hb 7.15-17). Talvez possa se especular que Abrao tambm deva ter ficado abalado quando descobriu que Deus possua um representante seu entre os mpios cananeus, e ento se inquirido do porque mesmo assim Deus o chamou para testemunhar sua beno entre todos os povos! Agora ento podemos entender o tema de que o livro de Don Richardson trata. Melquisedeque apresentou-se no Vale de Sav como um smbolo ou tipo da revelao geral de Deus humanidade, enquanto Abrao representava a revelao especial de Deus humanidade baseada na aliana e registrada no cnon bblico. A revelao geral de Deus superior a sua revelao especial de duas maneiras: ela mais antiga e tem influenciado 100% da humanidade (Sl. 19) em vez de apenas uma pequena porcentagem. medida que a revelao especial (Fator Abrao) continuou a estender-se pelo mundo, atravs das eras do AT e NT, ela descobriu que a revelao geral (Fator Melquisedeque) j se achava em cena, trazendo po e vinho, e abenoando a todas as naes, preparando-as para chegada do Fator Abrao. Entretanto, tambm existe o 3 fator. Assim que Abrao acabou de se encontrar com Melquisedeque, Bera, rei de Sodoma disse a Abrao: D-me a mim as almas e a fazenda fica para ti (Gn 14.21). Abrao recusou a oferta do rei de Sodoma, mas infelizmente muitas Fator Melquisedeque Pgina 4

culturas, mesmo tendo se encontrado com o Fator Melquisedeque, no resistiram ao Fator Sodoma.

3. Os incas
Pachacuti foi rei da incrvel civilizao inca da Amrica do Sul, de 1438 a 1471 d.C. Segundo Philip Ainsworth Means, perito em antiguidades andinas, Pachacuti levou o imprio inca ao seu apogeu. Pachacuti foi responsvel pela construo da fortaleza inca Machu Pichu. Aps reconstruir o templo de Inti (o deus Sol na mitologia Inca) Pachacuti comeou a questionar a soberania desse Deus. Ele percebeu que o Sol sempre segue um caminho determinado, realiza tarefas definidas e mantm horas certas como as de um trabalhador, e Inti fosse realmente Deus, nenhuma simples coisa criada por ele, como uma nuvem, teria poder para reduzir a sua luz. Pachacuti buscou ento em meio s memrias de seu povo, e descobriu que antigamente seu povo adorava a um deus chamado Viracocha (senhor criador onipotente de todas as coisas) que possua um templo em Quishuarcancha, h muito esquecido. Pachacuti lembrou que seu pai, Hatun Tupac, afirmou ter recebido conselho num sonho de Viracocha, onde disse que Ele era verdadeiramente o Criador de todas as coisas. Pachacuti descobriu ento que Viracocha a divindade invisvel, criadora de toda a cosmoviso andina, era considerado como o esplendor original, o Senhor, Mestre do Mundo, sendo o primeiro deus dos antigos tiahuanacos, que das guas do lago Titicaca criou o cu e a terra. Pachacuti ento se reuniu com os sacerdotes de Inti, e lhes exps sua descoberta. Crendo eles que o povo se revoltaria por tanto tempo terem adorado a um deus falso, resolvem ento guardar esse segredo por mais um tempo, mas infelizmente os espanhis chegaram!

Fator Melquisedeque

Pgina 5

4. Os santal
Em 1867, o missionrio Lars Skrefsrud viajou at o norte de Calcut na India, e descobriu um povo composto de dois milhes e meio de pessoas, os santal. Ele acreditou que demoraria algum tempo at algum deles aceitarem a mensagem do evangelho, mas quase imediatamente os santal se reuniram e disseram a ele que eles sabiam que deus ele estava pregando, que ele era um enviado de Takur Jiu! Como vocs sabem a respeito de Thakur Jiu? Perguntou o Skrefsrud. Eles responderam: Nossos ancestrais o conheciam no passado. Um sbio santal chamado Kolean disse mais: No passado, Thakur Jiu criou Haram e Ayo, e os colocou em um jardim, no leste da ndia, na regio chamada Hihiri Pipiri. Ali, um ser chamado Lita tentou fazer cerveja de arroz e, depois, induziu-os a jogar parte da cerveja no solo como uma oferta ao demnio. Haram e Ayo se embriagaram com a cerveja e dormiram. Ao acordar, souberam que estavam nus e tiveram vergonha. Mais tarde Ayo teve 7 filhos e 7 filhas de Haram, os quais se casaram e formaram 7 cls. Os cls migraram para uma regio chamada Kroj Kaman, onde se tornaram corruptos. Thakur Jiu chamou a humanidade para voltar a Ele. Quando o homem se recusou, Thakur Jiu escondeu um casal santo numa caverna no monte Harata, destruindo o restante da humanidade atravs de um dilvio. Tempos depois, os descendentes do casal santo se multiplicaram e migraram para a plancie de Susan Beda. Thakur Jiu os dividiu ali em muitos povos diferentes. Nossos descendentes migraram para a Terra de Jarpi avanando para o leste at que altas montanhas bloquearam seu caminho. Eles procuraram por uma passagem, mas no encontraram, pois os espritos da montanha estavam bloqueando o caminho. Disseram que para passar deveriam sacrificar a eles. Foi assim que nosso povo caiu nas mos dos Maran Buru para ento conseguiram passagem. Aps entender que eles estavam falando do mesmo Deus, e Skrefsrud comear a pregar em nome de Thakur Jiu, os santal comearam a se converter, sendo batizados em mdia cerca de 80 indivduos por dia! Skrefsrud batizou mais de 85.000 crentes santal!

Fator Melquisedeque

Pgina 6

5. Os Gedeos
Nas montanhas da Etipia, os gedeos compartilham uma crena no deus benvolo chamdo Magano. Porm muitos deles estavam preocupados em apaziguar a ira de Sheitna, ento um gedeo chamado Warrasa Wange preocupado com essa idolatria, fez uma orao a Magano para que ele se revelasse a seu povo. Logo aps essa orao,Warrasa teve um sonho onde via dois homens brancos abrigados debaixo de um sicmoro, mas eles construam sobre o sicmoro tetos que eram muitos brilhantes. Ento ele ouviu uma voz que disse: Esses homens traro uma mensagem de Magano, o Deus que voc procura. Espere por eles. No final dessa viso, Warrasa v a estaca que sustentavam sua casa se mover, onde ele tirava a estaca e pregava-a no solo junto a habitao de telhado brilhante dos dois homens. Oito anos se passaram, at que em Dezembro de 1948, Albert Brant e Glen Cain, apareceram para iniciar uma misso evanglica dentro de um caminho velho. O caminho enguiou debaixo de um sicmoro antigo. Trs dcadas mais tarde mais de 200 igrejas estavam construdas, cada uma com em mdia 200 membros!

6. Os mbaka
Os mbaka uma tribo banto que reside perto da cidade de Sibyut na Repblica Centro Africana. Quando os missionrios batistas chegaram at este povoado liderados por Ferdinand Rosenau no tiveram muito trabalho de faz-los entender o evangelho, pois um dos seus ancios lhes disse que: Koro, o criador, enviou uma mensagem a nossos antepassados h muito tempo, dizendo que Ele j mandara seu filho realizar uma coisa maravilhosa em favor de toda a humanidade. Mais tarde, porm, nossos ancestrais afastaram-se da verdade sobre o Fator Melquisedeque Pgina 7

filho de Koro. Com o tempo, eles at esqueceram o que Ele havia feito pela humanidade. Desde a poca do esquecimento , geraes sucessivas de nosso povo desejaram descobrir a verdade sobre o filho de Koro. Mas tudo o que pudemos saber foi que mensageiros finalmente viriam para repetir esse conhecimento esquecido. De alguma forma, sabamos tambm que os mensageiros seriam provavelmente brancos. Em qualquer caso, resolvemos que, chegada dos mensageiros de Koro, todos ns lhe daramos as boas-vindas e creramos na sua mensagem.

7. Os macuxis
Os macuxis so um subgrupo dos pemons. Eles habitam a regio compreendida entre as cabeceiras do rio Branco e do rio Rupununi, territrio partilhado entre o Brasil e a Guiana. Entre eles existe a lenda do Monte. Conta que antigamente no havia nenhuma elevao naquelas terras. Muitas tribos indgenas viviam naquela rea plana e frtil onde a caa, a pesca e outros frutos eram abundantes. Porm, num dia, nasceu num local uma bananeira, uma rvore que nunca aparecera ali antes. Tornou-se, rapidamente, viosa e cheia de belos frutos, mas um recado divino foi dado aos pajs: "Ningum poderia tocar nela ou em seus frutos, pois aquele era um ser sagrado; Se algum o fizesse, inmeras desgraas aconteceriam ao povo daquela terra. Todos obedeceram ao aviso que lhes foi dado. Porm, ao amanhecer de certo dia, a tribo percebeu que haviam cortado a rvore e, em instantes, a natureza revoltou-se. Troves e relmpagos rasgavam o cu deixando todos assustados. Os animais fugiam. E do centro da Terra surgiu o Monte Roraima, elevando-se imponente at o cu. Pessoas dizem que at hoje o monte "chora" pela violao no passado. Os macuxis dizem acerca da criao da terra que: No incio era assim: gua e cu. Um dia, um menino caiu na gua, o sol quente soltou a pele do menino, a pele escorregou e formou a terra. Ento, a gua dividiu o lugar com a terra e o menino recebeu uma nova pele cor de fogo. No dia seguinte, o menino subiu numa rvore, provou de todos os frutos e jogou todas as sementes ao vento. Muitas sementes caram no cho e viraram bichos. Muitas sementes caram na gua e viraram peixes. Muitas sementes continuaram boiando no vento e viraram pssaros. No outro dia, o

Fator Melquisedeque

Pgina 8

menino foi nadar e mergulhou fundo, e encontrou um peixe ferido. O peixe explodiu e da exploso surgiu uma menina. O menino deu a mo para a menina e foram andando, e o menino e a menina foram conhecer os quatro cantos da terra. Hoje os ndios macuxis possuem o primeiro pastor

indgena no Brasil, o pastor Cizi Simplcio Manduca. Desde a metade do sculo 20, missionrios tem investido na evangelizao dos ndios brasileiros, conseguido alcanarem milhares de almas. Percebemos tambm que nem sempre os missionrios utilizaram o Fator Melquisedeque de forma correta. Exemplo disso foram os jesutas que utilizaram Tup como a divindade ao qual eles estavam anunciando. Entretanto tup no era o nome de um deus, mas sim um ato divino de Nhanderuete (o liberador da palavra original).

CONCLUSO
Este estudo tem por base a propagao desse evangelho que destinado a todos os povos, onde muitos se tm esquecido de que o prprio Jesus disse para irmos e o preg-lo a toda a criatura, comeando em Jerusalm, na Judeia, em Samaria e chegando at os confins da Terra, mas infelizmente muitos tem tentado guard-lo a cadeados no compartilhando desse amor to grande e misericordioso. Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unignito, para que todo aquele que nele cr no perea, mas tenha a vida eterna. Evangelho de Joo 3.16 O Deus que preparou o evangelho para todos os povos, preparou tambm todos os povos para o evangelho. Don Richardson

Fator Melquisedeque

Pgina 9

BIBLIOGRAFIA
RICHARDSON, Don. O fator Melquisedeque: o testemunho de Deus nas culturas por todo o mundo. 2 ed. So Paulo, 2008. Ed. Vida Nova KISTEMAKER, Simon. Comentrio do Novo Testamento: Atos vol. 2. So Paulo, 2006. Ed. Cultura Crist. EMAD. Guia prtico de misses. 3 ed. Rio de Janeiro, 2008. Ed. CPAD. RICHARDS, Lawrence O. Comentrio histrico-cultural do Novo Testamento. Ed. CPAD.

SITES ACESSADOS
http://veja.abril.com.br/100299/p_059.html (17 Fev 2011) http://pt.wikipedia.org/wiki/Mitologia_grega (17 Fev 2011) http://pt.wikipedia.org/wiki/Epim%C3%AAnides (18 Fev 2011) http://pt.wikipedia.org/wiki/Logos (18 Fev 2011) http://pt.wikipedia.org/wiki/Nomes_de_Deus_no_juda%C3%ADsmo (18 Fev 2011) http://pt.wikipedia.org/wiki/Jer%C3%B3nimo_de_Str%C3%ADdon (18 Fev 2011) http://pt.wikipedia.org/wiki/Deus (19 Fev 2011) http://pt.wikipedia.org/wiki/Tup%C3%A3 (19 Fev 2011)

Fator Melquisedeque

Pgina 10

You might also like