You are on page 1of 4

DIRETORIA REGIONAL DE ENSINO DE CEILNDIA CENTRO DE ENSINO FUNDAMENTAL 20 DE CEILNDIA DISCIPLINA: MATEMTICA AMOSTRA PEDAGGICA

Economia verde, sustentabilidade e erradicao da pobreza.


PROFESSORES: GILVAN, JANADES E PEDRO

TEMA GERAL:
Economia verde, sustentabilidade e erradicao da pobreza.

TEMA ESPECFICO
Desenvolvimento sustentvel. Desenvolvimento sustentvel o desenvolvimento que satisfaz as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das geraes futuras de suprir suas prprias necessidades."
Fonte: Relatrio Brundtland, 1987, ONU (Comisso Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento - tema "NossoFuturo Comum").

OBJETIVO GERAL
Conscientizar os alunos da necessidade de preservao do meio ambiente atravs de modificaes nos processos de produo como: especializao da mo-de-obra, reduo de resduos, uso controlado da energia, utilizao de matriasprimas menos txicas, reciclagem...

OBJETIVOS ESPECFICOS
Saber coordenar e desenvolver um evento de pequeno porte; Prever necessidades de recursos humanos; Aguar lideranas; Reconhecer humildade e solidariedade como caractersticas importantes para o bom relacionamento no trabalho. Compreender a importncia da fluncia verbal na comunicao, para que todos fiquem interados sobre o que fazer, como fazer etc. Partilhar informaes e idias com o propsito de alcanar um objetivo; Saber pesquisar e compreender informaes veiculadas na internet com intuito de buscar assimilar uma notcia ou reportagem; Reconhecer como elaborar banner(s) ou cartazes com qualidade para determinado fim; Reconhecer a existncia de trapaas existentes em jogos de diversos tipos, inclusive em parque de diverses.

DINMICA
O professor conselheiro explorar o tema com seus alunos ou com outras turmas de acordo com as decises estipuladas pela equipe pedaggica e corpo docente da escola. Os grupos de Matemtica ficaro encarregados de produzir jogos. Os materiais de apoio sero apostilas e vdeos da internet que sero disponibilizados para as equipes. Cada professor conselheiro de matemtica ficar incubido de apresentar as apostilas e o vdeo relacionados ao tema, para sanar eventuais dvidas dos alunos. Ser responsabilidade das equipes formadas, desenvolverem todo o trabalho, contando com a orientao do professor conselheiro. Depois que os jogos estiverem preparados, ser realizada uma primeira avaliao da produo que corresponder parte da nota do bimestre. Esta avaliao ocorrer no dia 24/08. Neste dia o professor conselheiro

escolher os melhores jogos para apresentao na FEIRA DE CINCIAS, no SESC de Ceilndia, em 29/08 (5 dias depois). OBSERVAO Apostila com orientaes gerais e exemplos de jogos: cada equipe receber com seu professor conselheiro. Vdeos: acesse os links em: www.professorgilvan.com. Clique em Vdeo-Aulas, depois Diversos. (5 vdeos do programa Fantstico da rede globo sobre jogos estaro disponveis)

DATA DA AMOSTRA PARA O PROF. CONSELHEIRO 24/08/2012 DATA DA AMOSTRA NA FEIRA DE CINCIAS SESC - CEILNDIA 29/08/2012 LOGSTICA DA AMOSTRAGEM
a) Organizao do local: No dia do evento, as amostras concentraro-se em locais apropriados (sala de aula ou ambiente externo). Cada turma ou grupo de turmas compartilharo em alguns casos, o mesmo espao. No caso, da equipe DE MATEMTICA, o espao destinado aos jogos, ser no ptio em frente cantina. Veja abaixo uma ilustrao de como ser a organizao de cada stand. JOGO A Monitor

Arquiteto

Coordenador

Para cada apresentao dever haver espao suficiente para o visitante participar da atividade e para os demais aguardarem sua vez. Tudo muito bem organizado, com filas identificadas aos portadores de necessidades especiais (necessidades fsicas) ou sem fila especfica, mas com a preocupao em atender esses alunos primeiramente e cordes de isolamento (fitas apropriadas), caso necessrio. As equipes devero conter em suas camisas sua identificao (monitor, coordenador, arquiteto) e devero confeccionar um letreiro para identificao do stand. Exemplo:

b) Membros participantes do stand: 1. Monitor: O aluno responsvel pela monitoria ficar encarregado de mostrar aos participantes como jogar.

2. Arquiteto: O arquiteto ficar responsvel para apresentar a estrutura matemtica do jogo, em cartaz bem elaborado. No cartaz dever conter as manhas matemticas para se ganhar o jogo ou trapaas matemticas que impeam a vitria. Veja a ilustrao ao lado. OBSERVAO: dever ser valorizada a linguagem matemtica, portanto, pea ajuda ao professor. 3. Coordenador: A funo do coordenador ser controlar as filas e garantir a participao dos portadores de necessidades especiais. Toda a organizao do stand estar a cargo dele com apoio do professor responsvel pelo stand. O papel do coordenador de fundamental importncia, pois garantir a organizao do evento.

ESTRUTURA MATEMTICA DO JOGO. O alvo encontra-se abaixo do centro da circunferncia com inclinao de 45 graus em relao s pernas do cavalete, impedindo que o jogador alcance a vitria.

c) Traje dos participantes: Traje unificado para todos que iro trabalhar nos stands. Fica a critrio do aluno a escolha da roupa, mas o professor dever ser avisado sobre a deciso.

d) Recursos humanos: a) para confeco dos jogos; b) para apoio no dia da culminncia na preparao dos stands (servios gerais). c) para monitorar o jogo; d) para apresentar e explicar a arquitetura do jogo com uso de cavalete ou similar. e) para orientar a fila de participantes. f) para criar os cartazes explicativos dos jogos (estrutura matemtica/Funo do arquiteto). g) para limpeza superficial do local da apresentao ao trmino do evento.

AVALIAO DAS AMOSTRAGENS PARA CLCULO DA NOTA BIMESTRAL


A avaliao dos trabalhos confeccionados pelos alunos ser realizada pelo seu professor conselheiro. A nota mxima ser 5 pontos. O valor aferido corresponder parte da nota bimestral do aluno em todas as disciplinas. Os quesitos a serem avaliados sero em relao a execuo das funes atribudas a cada aluno, conforme acordo estabelecido com o professor. Mesmo queles alunos que no participarem diretamente no dia da apresentao dos trabalhos, tero direito a nota mxima, desde que realizem com responsabilidade o que lhes foi conferido, contribuindo para o progresso de todas as equipes. Veja abaixo alguns quesitos que sero analisados: 1. Elaborao do jogo em toda sua especificidade; 2. Participao ativa na culminncia para os selecionados (Coordenador, arquiteto, monitor). 3. Participao dos alunos encarregados para arrecadar material de apoio como: tesoura, cola-quente, TNT, durex, pistola de cola quente, extenso eltrica, cartolinas, fitas decorativas, fita dupla face, fita de marcao de cho etc. 4. Organizao e limpeza superficial do local do evento aps seu trmino.

AO PROFESSOR
1. Faa anotaes referentes a dedicao de cada aluno ao trabalho a ser realizado. Suas anotaes serviro de base para o fechamento das notas.

SUGESTES
Os sbados de reposio de aula podero ser negociados com outros professores para as preparaes. Cada equipe ter direito a 2 apostilas (este material) para consulta. Os demais integrantes podero disponibiliz-la no link: WWW.professorgilvan.com em DOWNLOADS . Vdeos: acesse os links em: www.professorgilvan.com. Clique em Vdeo-Aulas, depois Diversos. (5 vdeos do programa Fantstico da rede globo sobre jogos estaro disponveis)

Equipe de Matemtica Turno vespertino Professores: Gilvan, Janades e Pedro JULHO/2012

You might also like