You are on page 1of 10

Gey Espinheira

VIOLNCIA E POBREZA: janelas quebradas e o mal-estar da civilizao

Gey Espinheira

DOS POBRES A POBREZA por demais sabido o esprito pragmtico dos americanos. Um povo cuja cultura tem uma caracterstica de destaque: a prtica, ou melhor, a tendncia simplificao para a proposio de solues. Poderamos dizer, em outras palavras, que todo o problema visto pelo ngulo de uma possvel soluo ou reduo de efeitos perversos. O pragmatismo, universalmente reconhecido como trao cultural anglo-americano, tem sua vantagem e desvantagem; entre a primeira, a forma decisiva como atuam na busca de soluo do problema detectado; j entre as de segunda ordem, a pressa em estabelecer relaes, ou correlaes, que efetivamente no se processam como causa e efeito, no mais das vezes, sem uma relao direta. Vale a recomendao do clssico Durkheim quando demonstra ser falsa a simplificao de relaes entre duas variveis sem o devido exame de outros fatores que intervm na configurao de fatos sociais. A teoria da Broken Windows um desses achados americanos que encantam pela simplicidade de suas concluses e pela aparente verdade

que comunicam. James Q. Wilson e George L. Kelling foram os responsveis pela divulgao da idia cientificamente trabalhada de que sinais pessoais e sociais de decadncia, quando no corrigidos, indicam que o processo de decadncia prossegue e culmina em desastre, abrindo portas para crimes srios. One unrepaired broken Windows is a signal that no ones cares, and so breaking more Windows costs nothing (Miller, 2001). A idia situa as pessoas em seus aspectos mais aparentes e manifestos, sobretudo dentre aquelas que se caracterizam pela pobreza. Um conjunto de sinais estaria a indicar o tipo de reao que as pessoas teriam diante de determinados fatores sociais de decadncia. sempre perigoso transpor traos psicolgicos para o social, em que pese o fato de ser o indivduo um ser social. O social, como se sabe, mais amplo e muito mais profundo do que o meramente individual. Loc Wacquant (2001) dedicou-se, em as prises da misria, a examinar essa tendncia americana analisando as concluses de alguns autores celebrados nos Estados Unidos, que ganharam um vertiginoso prest-

461 461 461

CADERNO CRH, Salvador, v. 18, n. 45, p. 461-470, Set./Dez. 2005

VIOLNCIA E POBREZA: janelas quebradas e o mal-estar da civilizao

CADERNO CRH, Salvador, v. 18, n. 45, p. 461-470, Set./Dez. 2005

gio nos meios miditicos e acadmicos, mas tambm governamentais, na medida em que subsidiam polticas pblicas. The Bell Curve: intelligence and class structure in American life. Nova York, Free Press, 1994, dos autores Charles Murray e Richard Hernstein, um exemplo maior. Mas os americanos so prdigos na produo de teses conclusivas a respeito do mundo social, como neste caso em que o QI (quociente de inteligncia) o ndice a medir o sucesso social das pessoas, avaliando-as em seus resultados. Uma das concluses apontadas por Wacquant a da concentrao de pessoas com uma mesma identidade em certos espaos das cidades, constituindo massa de pobres, favelados e desordeiros, consumidores de assistncia social e dependentes do Estado, tornando-se, portanto, supostamente, peso morto para a sociedade. Essas teorias realimentam a velha tese da cultura de pobreza,1 em que a pobreza empobrece a cultura, formando um crculo vicioso a depreciar os que se encontram nesta condio de vida. Assim, os pobres tenderiam a se juntar em ambientes naturalmente pobres e empobrecidos com a tendncia nica de acentuao do quadro social de pobreza, como se fosse uma necessidade ecolgica. Este argumento seria suficiente para desestimular esforos sociais no sentido da promoo social de pessoas ou grupos sociais em situao de pobreza, uma vez que os indivduos seriam, eles prprios, por sua capacidade cognitiva, responsveis pela situao em que se encontram. Sendo o QI dado da natureza, gentico, portanto, no caberia ao Estado intervir na vida social, ou, nas palavras de Wacquant a interpretao subjacente: o Estado deve se abster de intervir na vida social para tentar reduzir desigualdades fundadas na natureza, sob pena de agravar os males que tenta atenuar perpetuando as perverses, do ideal igualitrio surgido com a Revoluo Francesa. Pois, sejam jacobitas [sic] ou leninistas, as tiranias igualitrias so desumanas: so inumanas.
LEWIS, Oscar. La vida: a puerto rican family in the culture of poverty. N.Y., Random House.

Wacquant cita a obra consultada em suas pginas 167 e seguintes, recomendando, ainda, a leitura de uma outra que denominou de uma crtica devastadora e definitiva desse compndio do senso comum racista e conservador (p.154), remetendo a Claude Fischer et al., Inequality by Design: Cracking the Bell Curve Myth (Princeton, Princeton University Press, 1996). O sucesso desses trabalhos de cientistas sociais americanos que assessoram administradores pblicos e privados tem uma imediata repercusso em todo o mundo dada a divulgao das idias pelos meios miditicos, mas tambm pelo circuito cientfico das universidades atravs de seminrios, simpsios e outros encontros do gnero; mas o relevante em tudo isso a intencionalidade de tais estudos, o endereo certo que tm como tese a defender algo previamente estabelecido e que se quer definitiva e cientificamente provar, como o caso das pessoas socialmente desfavorecidas responsveis diretos por sua condio social.

ELEITOS E ABANDONADOS Poderamos dizer que o centro dessa viso est no puritanismo americano, do sujeito acstico de que fala Morse (1988, p. 47) e que vale a pena resgatar a sua pequena e procedente anlise do trabalho de Weber, a partir da recorrncia ao pensamento tomista e da sntese teolgica protestante realizada por John Gerhard (1582-1637):
Os dois modos de conhecimento por ele identificados surgem da distino de Lutero entre crenas sobre Deus e f em Deus, entre uma crena adquirida de que Cristo morreu e ressuscitou e a verdadeira f ou certeza interior de que Ele o fez por mim e por meus pecados. O primeiro um conhecimento terico baseado no reconhecimento intuitivo de um princpio verdadeiro; o segundo um conhecimento acstico adquirido mediante a palavra concretamente ouvida como a voz de Deus. Em termos prticos, o conhecimento terico permite a aplicao prudente e casustica de verdades gerais a casos particulares, ou viver de acordo com princpios reconhecidos como verdadeiros. O conhecimento acstico uma apreenso direta da palavra de Deus vinda do alm, ou o que Weber chamava de

462 462 462

Gey Espinheira

capacidade do pneuma de experimentar o xta- rentados. se. O primeiro associado a um sentido da viso Os contextos sociais desaparecem, como interior, ou intuio, orienta a conduta; o segundo, vinculado a um sentido interior da escuta, ou bem analisado por Wacquant, para ficar to soaudio, transforma a pessoa.

Pode parecer apressada a relao, mas cabvel, da tica protestante calvinista da predestinao aplicada de modo transverso a certas situaes em que os indivduos so vistos como seres inferiores, ou, teologicamente, fazendo parte daqueles abandonados por Deus, como se pode ver no Capitulo V (da Providncia) n. 6, citado por Weber (ibid. p. 69):
Ele, como juiz imparcial, cegou e endureceu por antigos pecados, Deus no s negou Sua graa pela qual teriam sido iluminados em seu entendimento e dilatados em seu corao, como tambm s vezes retirou os dons que tinham e os exps a objetos que sua corrupo transformou em ocasies de pecado, e, alm disso, abandonou-os prpria luxria, s tentaes do mundo e ao poder de Satans, pelo que eles endureceram mesmo por aqueles meios que Deus usa para o abrandamento de outros.

mente a ao do indivduo, este congelado, assim como a sua ao, no tempo e fora dele, como um ato em si e para si, na simplificao da sentena: o culpado do crime o criminoso. no prprio Weber, em uma de suas indispensveis notas, a de n. 20, do captulo I, que se pode reconhecer as transformaes que se processam nos indivduos quando esto sob a influncia de circunstncias especiais, como se pode ver nos Para aqueles homens maus e sem Deus, a quem comentrios do autor:
A mesma jovem polonesa, que em sua ptria no era libertada de sua preguia tradicional por nenhuma chance de ganhar dinheiro, por mais tentadora que fosse, parece alterar toda a sua natureza e tornar-se capaz de realizaes ilimitadas quando colocada na condio de trabalhador migrante num pas estrangeiro. O mesmo se d com os trabalhadores migrantes italianos. [...] O simples fato de trabalhar num meio diferente daquele ao qual se esteja acostumado rompe com a tradio e constitui uma fora educativa. quase desnecessrio notar quanto ao desenvolvimento econmico norte-americano resultou de tais fatores.

Ora, s alguns so, e esto entre, os escolhidos: todos aqueles, e somente aqueles, que predestinou vida, por Sua palavra e esprito... (ibid. p. 69). Seria, por analogia, lgico supor que aqueles que se encontram em situao de corrupo, deixados prpria luxria, estivessem entre e fossem os abandonados de Deus, a quem Deus no s negou Sua graa... como retirou os dons.... Se, assim se pode racionalizar do ponto de vista teolgico, do poltico, por analogia, o Estado deveria abster-se de interferir entre os abandonados de Deus, pelo simples fato de que sua ao seria ineficaz e implicaria em custos sociais significativos. O modo de pensar guiado por uma mentalidade puritana condiciona o julgamento da condio humana como algo irreversvel, assim como um elemento ou fator da natureza, do que seria imutvel, pelo menos ao poltica. O psicologismo se volta para a identificao de fatores da natureza, como o QI, e a partir dele e da concentrao de pessoas com ndices prximos ou equivalentes, a tecer teorizaes subsidirias de tendncias ecolgicas aglutinao de seres apa-

Voltemos ao tema central em discusso, ou seja, a teoria da Broken Windows, cujo paradigma tem sido utilizado para a alimentao da ideologia da intolerncia como um componente fundamental da ordem pblica contempornea. Pequenos vestgios de desordens seriam sinais de grandes acontecimentos criminosos, de tal modo que uma poltica preventiva poderia ser posta em prtica desde quando se pudessem captar esses sinais anunciadores das desordens sociais, com grandes vantagens em termos de custos pblicos de manuteno da ordem. Entre os pobres as janelas esto mais freqentemente quebradas e so entre eles os que mais freqentemente tambm no as consertam. Sinais de decadncia, portanto, so anunciadores de desgraas. A pobreza criminalizada no por sua situao em si mesma, ou seja, a sua condio, mas pelo que pode desencadear na e para a sociedade em volta, para o entorno do qual a periferia torna-se uma ameaa permanente. H muito

463 463 463

CADERNO CRH, Salvador, v. 18, n. 45, p. 461-470, Set./Dez. 2005

VIOLNCIA E POBREZA: janelas quebradas e o mal-estar da civilizao

os pobres so vistos como pertencentes s classes perigosas. Wacquant (2001, p. 25) se volta para os autores da Broken Windows theory, enfatizando: essa pretensa teoria sustenta que lutando passo a passo contra pequenos distrbios cotidianos que se faz recuar as grandes patologias criminais. Conclui Wacquant:
Essa teoria, jamais comprovada empiricamente, serve de libi criminolgico para a reorganizao do trabalho policial empreendida por William Bratton, responsvel pela segurana do metr de Nova York promovido a chefe de polcia municipal. O objetivo dessa reorganizao: refrear o medo das classes mdias e superiores as que votam por meio da perseguio permanente dos pobres nos espaos pblicos (ruas, parques, estaes ferrovirias, nibus, metr etc.). Usam, para isso trs meios: aumento em 10 vezes dos efetivos e dos equipamentos das brigadas, restituio das responsabilidades operacionais aos comissrios de bairro com obrigao quantitativa de resultados, e um sistema de radar informatizado (com arquivo central sinaltico e cartogrfico consultvel em microcumputadores a bordo dos carros de patrulha) que permite a redistribuio contnua e a interveno quase instantnea das foras da ordem, desembocando em uma aplicao inflexvel da lei sobre delitos menores tais como a embriagues, a jogatina, a mendicncia, os atentados aos costumes, simples ameaas e outros comportamentos anti-sociais associados aos sem teto, segundo a terminologia de Kelling.

A CONSTRUO SOCIAL DO MEDO A institucionalizao do medo corolrio da aceitao tcita do crime como normalidade social, como uma resposta da sociedade a questes estruturais, a exemplo do desemprego ou do trfico de drogas, complexo de atividades que gera uma diversidade de situaes favorveis s transgresses e ao crime. Portanto, diante do inevitvel ou do insolvel no plano das polticas prximas, a exemplo da esfera municipal, a resposta de carter paliativo, mas ao mesmo tempo eficaz, para controlar a segurana pblica em limites tolerveis pelas expresses mais comuns da vida cotidiana, na representao dos hbitos de vida da maioria dos habitantes, no ir e vir a qualquer hora do dia e da noite e na freqncia aos lugares pblicos. O reconhecimento do estado de violncia produz alteraes comportamentais significativas, com diferentes respostas sociais, mas tambm uma permanente presso da mdia e das associaes da sociedade organizada em relao aos rgos governamentais encarregados da segurana pblica. Os tempos e os espaos do crime2 so diferenciados, assim como os atores que encenam os gestos dramticos das cenas criminosas. Portanto, no esto todos, a todo ou ao mesmo tempo, sujeitos violncia, mas de modo diferenciado, ou seja, uns mais que outros; ou, em certas circunstncias, qualquer um, desde que esteja no lugar errado e na hora certa, como se diz no senso comum, como a representar o acaso infeliz em que a pessoa abatida por um fato desastroso quando aquilo que no socialmente esperado, e estatisticamente provvel, torna-se um acaso para um destino pessoal. Mas, preciso ter-se em conta que a posio de classe social e, conseqentemente, onde e como mora em uma cidade so fatores ligados s condies estruturais da sociedade, e isso o que enfatiza a distino dos destinos pessoais na vida cotidiana ligados aos das classes sociais a que pertencem.
Cf. artigo homnimo de Gey Espinheira in A Outra face da moeda: violncia na Bahia (vide bibliografia).
2

CADERNO CRH, Salvador, v. 18, n. 45, p. 461-470, Set./Dez. 2005

No caso especfico dos Estados Unidos, o aprimoramento do policiamento a resposta governamental questo da criminalidade; no se focam as causas da criminalidade, mas as formas e o controle, mesmo quando se reconhecem que as condies sociais so fatores contribuintes para os comportamentos transgressores e criminosos. As teorias em voga jogam com os sentimentos difusos da populao que tem uma noo ainda que confusa da violncia como um estado de esprito e cujo sentimento imediato e reao automtica so o medo e as cautelas decorrentes que moldam comportamentos de suspeio na vida cotidiana. O outro, o diferente, o estigmatizado, tambm o inimigo, a ameaa constante e o perigo iminente.

464 464 464

Gey Espinheira

O exemplo inequvoco e contundente dessa distino encontrado no corte social e tnico quando se analisa comparativamente os grupos afros-descendentes eufemisticamente outsiders e os estabelecidos, para usar aqui a terminologia de Noberto Elias e John L. Scotson (2000), no quadro das classes sociais em que o recorte de cor tem significado maior. So os negros e todos os demais tons que derivam dessa cor matriz os mais sacrificados pela violncia, tanto a da proximidade, isto , a decorrente da intolerncia da vida comunitria, da vizinhana,3 como a desencadeada pelas polcias, Civil e Militar, no curso da vida cotidiana, sobretudo os jovens, de modo que as faixas em maior risco so as das idades de 14 a 25 anos, predominando as pessoas do sexo masculino.4

do que com a primavera, esta que se anuncia, no Norte do Planeta, no ms de abril, o mais cruel dos meses, germinando lilases da terra morta, misturando memria e desejo, avivando agnicas razes com a chuva da primavera5 (T.S. Eliot. 2004, p. 139). Na adolescncia a existncia se expande de forma vertiginosa na ampliao esttica do ser, na necessidade de compartilhar a solido que assombra o ser, da necessidade do outro, de outros com quem se possa comunicar e, certamente, amar. A sociabilidade tem o seu lugar e o ser, inquieto pelas convocaes existenciais quer cumplicidade, mais ainda a cumplicidade amorosa.

EMBRIAGUS E EBRIEDADE: o canto de Dionsio Os fatos sociais so produtos da vida social e tendem a se intensificar na relao direta com a efervescncia da vida social em sua sazonalidade, como j havia sido demonstrado por Durkheim em seu clssico estudo sobre o suicdio, que se tornou paradigmtico. No , portanto, por acaso, em que os maiores conflitos, com os mais elevados ndices de crimes ocorram em momentos de comemorao, em festas de rua, em finais de semana e dias feriados, conseqentemente aqueles em que as atividades sociais alcanam maiores intensificaes. Vale registrar a matria publicada na edio de segunda-feira, dia 26 de dezembro de 2005, pgina 8, o primeiro dia til da semana e o seguinte ao Natal, com o ttulo Violncia marca a noite de Natal:
A noite de Natal em Salvador foi marcada pela violncia com o registro de seis assassinatos, vrias pessoas baleadas e outras espancadas. Os bairros do subrbio ferrovirio foram os locais mais violentos durante as comemoraes natalinas, registrando dois homicdios, sete baleados e outras pessoas gravemente feridas.

EFERVESCNCIA DA VIDA A vida na juventude tende a ser mais intensa que em outros ciclos vitais, por ser a adolescncia uma fase efervescente de formao e de transio para a vida adulta consolidada, valendo maiores riscos pessoais e ao mesmo tempo maiores liberdades culturais para certas formas de transgresso. Bourdieu (1983, p. 114) se refere a uma irresponsabilidade provisria e concluiu que estes jovens esto numa espcie de no mans land social, so adultos para algumas coisas, so crianas para outras, jogam nos dois campos. A efervescncia da vida na fala Octavio Paz (1984, p. 13), referindo-se solido, situa a adolescncia como um momento muito prprio: o adolescente vacilante entre a infncia e a juventude, fica suspenso um instante diante da infinita riqueza do mundo. O adolescente se assombra com ser. A adolescncia uma estao da vida que pode ser comparada com o vero brasileiro, mais
Cf. ESPINHEIRA, Gey. Proximidade e intolerncia. In Espinheira, G. et allii. Sociabilidade e violncia (vide bibliografia). 4 Cf. SANTOS, Jos Eduardo Ferreira. Travessias: a adolescncia em Novos Alagados (vide bibliografia).
3

A celebrao da vida na intensificao dos contatos sociais proporciona, portanto, os momen5

Terra desolada. I. O enterro dos mortos.

465 465 465

CADERNO CRH, Salvador, v. 18, n. 45, p. 461-470, Set./Dez. 2005

VIOLNCIA E POBREZA: janelas quebradas e o mal-estar da civilizao

tos mais elevados de conflitos potenciais, sobretudo quando as pessoas se envolvem com a alterao do estado de conscincia e dos sentidos atravs do uso de substncias psicoativas, dentre as quais o lcool socialmente reconhecido como o maior responsvel por conflitos interpessoais e crimes, notadamente o homicdio. Em seu ensaio sobre as virtudes da ebriedade, o destaque de outros usos do lcool e da misria humana, Onfray (1999, p. 71) supe certa condio humana que leva o indivduo a perder-se de si mesmo, sofrer e fazer sofrer outros em decorrncia de sua misria social, a exemplo da situao e da condio que ele descreve:
Ora, o esquecimento de si e a amputao de uma das mais ricas partes de si no acontecem sem dores, conscientes ou inconscientes, sem perturbaes e inquietudes. O desejo de ser outro, mesmo por alguns momentos, breves, est enraizado numa insatisfao metafsica anterior. O trgico no est longe. O desejo psicotrpico est enxertado numa frustrao existencial. O tempo contado, os desejos, mais numerosos que os prazeres, a submisso generalizada ao princpio de realidade desde os primeiros momentos da vida, a monotonia de uma existncia em comparao qual o imaginrio e o hipottico sussurram, a insatisfao dominando com freqncia, tudo convida a sofrer o cotidiano como um peso que, por vezes, faz sentir dolorosamente sua natureza.

O corte de classe social e os lcoois fortes dos mais pobres no diferem do potencial para a violncia dos mais ricos e dos seus sofisticados lcoois fortes, que dentre eles reina o usque, com toda a sua potncia e simbologia, em contraste com a cachaa, bebida das classes subalternas. Em ambos os casos o potencial de violncia vem da frustrao, dos sofrimentos, da misria humana que se pode medir com diferentes instrumentos em suas mltiplas razes. Atualmente, como medidas profilticas contra a violncia, o fechamento de bares em certos bairros e horrios, em So Paulo, e o exame da questo na cidade do Salvador, tem levantado discusses acirradas, contra e a favor, atribuindo-se s substncias psicoativas uma causalidade da violncia, embora se saiba que esta reao est ligada condio concreta da existncia e a violncia uma das respostas s condies de opresso, quaisquer que sejam, materiais ou simblicas, ou ambas a um s tempo. Recorramos, mais uma a Onfray (1999, p. 68) em seu elogio da ebriedade, mas tambm a sua condenao da embriaguez, essas prticas, que fazem do usurio um objeto que se sujeita e no um sujeito que deseja. Mas, diz-nos o filsofo:
Dionsio necessrio quando Apolo triunfa em toda linha, o que se d em nossa civilizao. Com Mal-estar na civilizao, Freud demonstrou de maneira magistral que o preo a pagar pela instalao de uma forma cultural durvel a renncia s paixes, aos impulsos e aos instintos. Esse abandono causa do mal-estar, sofrimento e dores, melancolias e neuroses. Ele cria presses, pesos e transfigura a existncia em caminho da cruz. O desejo considerado uma maldio, o prazer uma falta, o gozo um pecado. Restam a compuno, as aes de graa e os teros. Ou o vinho, entre outras maneiras de desatar o corpo quanto a alma pela dana do esprito que ele permite.

Como agravante, agentes da ordem pblica destacam hbitos comportamentais e poder aquisitivo da populao, a exemplo do consumo de bebidas destiladas, cujo feito rpido e de baixo custo, logo se faz sentir na proliferao de conflitos em razo da embriaguez das pessoas. Beber cachaa ao invs de cerveja, como se daria em classes sociais mais elevadas, sintomtico das populaes de baixo poder aquisitivo, que logo ficam tomadas pelo lcool. H uma forte convergncia na indicao do consumo de lcool como um problema social maior, como disposio dos indivduos para conflitos que podem resultar em mortes, como registram os dados de delegacias sempre que se processam festas e comemoraes, o que faz com que os tempos livres do trabalho e as atividades ldicas e de lazer se traduzam nos riscos sociais mais elevados.

CADERNO CRH, Salvador, v. 18, n. 45, p. 461-470, Set./Dez. 2005

A sociedade do trabalho torna-se, na sociedade contempornea da suposta ps-modernidade, sociedade do prazer. Dionsio toma o seu lugar e convoca para os cortejos bacantes, para as migraes ldicas, para as expresses mais vivas da esttica, de todo o corpo, de todos os sentidos, eles prprios aguados pelas substncias mgicas que

466 466 466

Gey Espinheira

sensibilizam, embora tambm os tornem opacos e insensveis quando os limites so ultrapassados. tudo uma questo de domnio, do saber, da educao dos sentidos... E assim seria, no fosse a realidade inelutvel do mal-estar na civilizao.

NOSTALGIA DA FAMLIA E DA COMUNIDADE O senso comum, nostlgico, procura resgatar a famlia como grupo social bsico que teria sido responsvel pela boa socializao no passado, quando imperava respeito aos mais velhos e aos papis de pai e me, e a vida comunitria estava acima dos interesses individuais. Este outro tempo, localizado na memria dos mais velhos, tem a famlia como uma instituio forte e eficaz na socializao e na educao social para a vida cotidiana. a transformao neste grupo social a principal resposta ao caos social, em que a extrapolao de limites e de respeito s pessoas instauram uma ordem social sem hierarquias e sem referncias morais seguras na vida cotidiana, sobrecarregando a escola e a prpria polcia na soluo de conflitos interpessoais. Os educadores se queixam da sobrecarga disciplinar a que esto obrigados pela falta de educao familiar da maioria dos jovens, sobretudo nos estabelecimentos pblicos dos bairros populares, em que a vida social nas escolas tornou-se particularmente problemtica, com ndices crescentes de fatos violentos, de agresses a homicdios, tanto entre os estudantes como em relao a funcionrios e professores, como se a escola tivesse mudado de sentido e at mesmo de funo, o que se torna mais vlido quando so vistos os cursos noturnos. As famlias, por seu lado, registram os sinais evidentes da crise do grupo, cuja manifestao mais ostensiva a da ausncia do parceiro masculino adulto, pai biolgico ou emprestado, exilado de casa por uma ou vrias razes que tornam a vida familiar em comum insuportvel para um ou mais membros do grupo. Pode-se argir que a causa mais freqente a da incapacidade

financeira da pessoa em arcar com o provimento das condies materiais de existncia de modo sistemtico; essa falncia acarreta perda de status e de autoridade, revela o adulto como um fracassado e incapaz de dar respostas s demandas dos mais jovens, mas tambm da mulher que est sempre mais adaptada sobrevivncia diante de condies adversas do que o homem. O conflito de geraes acompanhado passo a passo pelo de gnero na competio pela liderana e pela manuteno de identidades socialmente reconhecidas como vlidas. O desemprego masculino tem sido mais crnico, assim como menos flexvel a disposio dos homens na aceitao de trabalhos alternativos, de pouca remunerao. Ter uma profisso reconhecida e no encontrar colocao no mercado de trabalho faz dessa pessoa uma vtima social do desemprego antes de qualquer coisa, mas esta condio seguida do fracasso social revelado na incapacidade de obteno de renda, o que invalida socialmente a pessoa a ponto de desqualific-la quando a situao de desemprego perdura. Passa a ser ela, nesses momentos subseqentes, a responsvel por sua situao, aquela que no foi capaz de arranjar trabalho. Esta situao desqualifica a pessoa em sua condio de macho adulto, portanto, de sua funo social e de sua condio de pessoa socialmente vlida. Diante das novas geraes e da mulher, o homem desempregado e sem renda um peso morto e um complicador a mais para o conjunto do grupo, no raro dado ao uso de lcool e tabaco que exigem esforos de familiares para o provimento dessas necessidades, implicando em dependncia que se torna progressivamente penosa para todos, sobretudo pelos efeitos morais que refletem os hbitos decadentes. O macho adulto sem renda um ser fracassado; incapaz de se assumir como um adulto vlido, inclusive em sua sexualidade, j que se torna incapaz de ser responsvel por filhos que porventura tiver com eventual ou eventuais companheiras. Mes solteiras e de pouca idade se multiplicam e constituem famlias parciais com suas

467 467 467

CADERNO CRH, Salvador, v. 18, n. 45, p. 461-470, Set./Dez. 2005

VIOLNCIA E POBREZA: janelas quebradas e o mal-estar da civilizao

CADERNO CRH, Salvador, v. 18, n. 45, p. 461-470, Set./Dez. 2005

prprias mes e outros parentes, gerando uma sociedade familiar, centrada nas mulheres mais velhas e estabelecidas como profissionais a amparar as mais jovens engravidadas que parem seus filhos ainda adolescentes. A crise da famlia mais que uma crise do trabalho, mas tem nesta a sua identidade imediata. No possvel o desenvolvimento de processos efetivos de socializao em ambientes extremamente carentes de bens materiais, a comear pela moradia: exgua e precria, e tudo o mais que configura o grupo familiar na vida cotidiana, em que a escassez se liga s necessidades insatisfeitas de cada membro do grupo na pluralidade das demandas dirias, de cada momento. As brigas, o embrutecimento das pessoas, a perda de referenciais afetivos, substitudos por outros conflitivos, vo minando as relaes sociais, desqualificando as pessoas que se mostram socialmente fracassadas, incapazes de atendimento s expectativas reais e desejadas dos mais diferentes membros da famlia, sobretudo dos mais jovens. Sennett (2001, p. 41) chama a ateno para certos modelos explicativos da crise de autoridade, dentre os quais o de Freud bsico, mas a ele se segue o da Escola de Frankfurt, cujo trabalho coletivo autoridade e famlia s foi parcialmente traduzido para o ingls, sob a organizao de Theodor Adorno depois da Segunda Guerra Mundial. Para Sennett, Horkheimer, na obra original, registrou que:
medida em que se desgastaram os controles do pater famlias burgus no sculo XIX, passou-se a esperar que o Estado entrasse em cena e funcionasse como um substituto tema recentemente retomado por Cristhopher Lasch em seu livro Haven in a heartless World [Refgio num mundo desalmado].

legitimidade das idias, regras e pessoas que lhe so apresentadas. tambm uma questo de sua prpria carncia de crer. O que elas querem de uma autoridade to importante quanto o que a autoridade tem a oferecer. E, como aspecto destacadamente frisado na obra de Max Horkheimer, a prpria carncia da autoridade moldada pela histria e pela cultura, assim como pela predisposio psicolgica.

Essa esperana enfatizada em relao escola, como j dito, cabendo instituio escolar o papel disciplinar da velha famlia burguesa, mas uma outra ordem de fenmenos se apresenta quando se analisa mais detidamente a crise de valores, assim Sennett (2001, p. 41) destaca o fato de que:
Aquilo que as pessoas se dispem a acreditar no uma simples questo de credibilidade ou

A questo da legitimidade assume importncia maior, tal como formulado por Sennett: o dilema da autoridade em nossa poca, o medo peculiar que ela inspira, est em nos sentirmos atrados por figuras fortes que no cremos serem legtimas (p. 41). Quando a este aspecto a imagem da autoridade, tanto aquela do domiclio, quando a de ocupantes de posies de mando na esfera pblica, so postas em dvida em termos da legitimidade, na falha de correspondncia entre o que se espera como crena e o que se tem como realidade experimentada. A famlia incapaz de resolver os seus problemas na verdade os problemas que os jovens vo se constituindo ao longo do tempo e medida que se tornam adultos que primariamente se situam na esfera dos bens materiais e, em seguida, nos imateriais e simblicos, necessrios vida social; a escola, instituio tambm incapaz de dar ao jovem o encaminhamento esperado pela famlia, que em ltima instncia seria o de lhe assegurar a entrada tranqila no mercado de trabalho, capacitado para o desempenho de funes, mas, sobretudo moldado para realiz-las a contento, como disposio, assim como no dizer de Heidegger (2001, p. 29) dis-ponibilidade. A crise da autoridade da famlia se faz acompanhar de uma crise existencial mais ampla de localizao e situao do jovem no cenrio social, em que o novo indivduo, formado a partir de uma conscincia de si mesmo, se impe como crena em outros valores; Sennett (2001, p.124) destaca que:
A disciplina da pessoa autnoma de hoje bem diferente. A autonomia provm da expresso de si mesmo, e no da abnegao. Quanto mais o sujeito expressa tudo de si, tanto seus prazeres quanto suas habilidades, mais bem formado ele . Para ns, a disciplina significa organizar e orquestrar essa panplia de recursos internos a fim de que ele tenha coeso. Nossa tarefa no repri-

468 468 468

Gey Espinheira

mir parte da psique, mas dar forma ao todo. Por isso que nos dispomos a submeter cada vez mais as atividades de nossa vida ao treinamento formal. Compramos manuais sobre o sexo, treinamento da assertividade ou administrao do lazer, no por sermos consumidos pela luxria, pela ira ou frivolidade, como pensariam os vitorianos, mas por questes de desenvolver nossas aptides. Socialmente, essa formao e treinamento da totalidade do eu tem um objetivo: eles fazem do sujeito uma pessoa que os outros notam.

No vasto campo das contradies da sociedade contempornea, a desarticulao de modelos tradicionais no acompanhada de outros modelos que imitem ou reproduzam a velha ordem social, mais abstrata em sua concepo que realmente concreta em seus efeitos, mais uma imagem de equilbrio e harmonia nas evocaes nostlgicas do que realidade histrica experimentada. A velocidade das mudanas e transformaes; a profuso do produzido e da produo em processo aceleram a dinmica da sociedade como um torvelinho em que todos ficam tontos com os mltiplos e intemporais envolvimentos na vida social; todos se tornam apropriados por uma fora magntica de atrao e repulso e lanados na espiral do redemoinho que tanto projeta como suga, submergindo em afogamentos sucessivos at a exausto de todas as possibilidades.

NO FOI POR TODOS... Assim como Cristo, no calvinismo, no REFERNCIAS morreu por todos, o capitalismo tambm no para todos. O paradoxo que prope, para alm daquele BOURDIEU, Pierre. A juventude apenas uma palavra. Quest s de S ciolo ia. Traduo Jeni Vaitsman. Rio mais geral formulado por Latour (1994, p. 37), em In: Janeiro:eMarcooZero,g1983. de que a sociedade nos ultrapassa infinitamente, ELIAS, Norbert & SCOTSON, John L. Os estabelecidos e o de sermos, agora, excessivos mais do que fomos os outsiders. Traduo Vera Ribeiro. Rio de janeiro: Jorge Zahar Ed., 2000. no passado; gente demais para alcanar o paraso ELIOT, T. S. Terra desolada. In: Obra completa: Volume I da sociedade do consumo. Poesia. Traduo e notas de Ivan Junqueira. So Paulo: Arx, 2004. O complexo mundo contemporneo supriESPINHEIRA, Gey e t a l . S o c i a b i l i d a d e e v i o l n c i a : miu a escassez com a superproduo, mas limitou Criminalidade no cotidiano de vida dos moradores do excessivamente as possibilidades de obteno de Subrbio Ferrovirio de Salvador. Salvador: Ministrio Pblico do Estado da Bahia, Universidade Federal da Bahia, renda por vias formais, forando uma parcela sig- 2004. 204 p. nificativa da populao a dedicar-se a atividades _______________. Proximidade e intolerncia. In: A outra face da moeda: violncia na Bahia./Nelson de Oliveira, informais, clandestinas e dentre elas as crimino- Luiz Mulert S. Ribeiro, Jose Carlos Zanetti (Org.). Salva-

469 469 469

CADERNO CRH, Salvador, v. 18, n. 45, p. 461-470, Set./Dez. 2005

sas. Se neste campo a violncia se estabelece como modo de ser e de fazer, torna-se um componente dessa forma de obteno de rendimentos, a exemplo do chamado crime organizado, em que um de seus ramos mais ostensivo o trfico de drogas. Mas no se resume a violncia ao criminal, a violncia difusa, na universalidade das classes sociais, mas tambm a violncia da pobreza, esta prpria condio como expresso de violncia e nela as violaes do ser em uma pluralidade de dimenses no cotidiano de vida. A espacializao na ocupao urbana ecologicamente estabelecida, no por uma atrao de iguais, mas pela imposio via mercado das localizaes, na lgica da segregao social a separar ricos dos pobres, remediados dos no remediados, campos de concentrao, disposio de seres humanos de acordo com a classe, como castas, a marcar definitivamente as identidades. Assim foram criadas as periferias, e nelas o ser perifrico se distancia da centralidade de todas as coisas, uma poderosa fora magntica de repulso o mantm distante das coisas boas e belas, do suprfluo; fica apenas com o bsico, e nem sempre esta a medida de sua sorte. A rica sociedade capitalista oferece, generosamente, aos pobres a pobreza e os acusa de fracassados, de perigosos e de desperdcio social da riqueza acumulada. Definitivamente, Cristo no morreu por todos.

VIOLNCIA E POBREZA: janelas quebradas e o mal-estar da civilizao

dor: Comisso de Justia a Paz, 2000. FREUD, S. Mal-estar na civilizao. Traduo Jos Octvio de Aguiar Abreu. Rio de Janeiro: Imago, 1997. HEIDEGGER, Martin. A questo da tcnica. In Ensaios e conferncias. Traduo Emmanuel Carneiro Leo... et al. Petrpolis, RJ: Vozes, 2001. LATOUR, Bruno. Jamais fomos modernos. Traduo Carlos Irineu da Costa. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1994. MILLER, D. W. Po k i n h o l e s i n t h e T h e o r y o f B r o ke n Wi n d o w s . http://chronicle Vaitcom/free/v47/i22/ 22a01401.htm. (February 9, 2001). MORSE, Richard M. O Espelho de Prspero: cultura e idias nas Amricas. Traduo Paulo Neves. So Paulo: Companhia das Letras, 1988. ONFRAY, Michel. A razo gulosa: filosofia do gosto. Traduo Ana Maria Scherer. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.

PAZ, Octavio. O labirinto da solido e Post Scriptum. Traduo Eliane Zagury. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984. SANTOS, Jos Eduardo Ferreira. Travessias: a adolescncia em Novos Alagados. Bauru, SP: EDUSC, 2005. SENNETT, Richard. Autoridade. Traduo Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Record, 2001. WACQUANT, Loc. As Prises da misria. Traduo Andr Telles. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001. WEBER, Max. A tica protestante e o esprito do capitalismo. Traduo M. Irene de Q.F. Szmrecsnyi e Tams J.M. K. Szmrescnyi. 3. ed. So Paulo: Livraria Pioneira Editora, 1983.

(Recebido para publicao em novembro de 2005) (Aceito em dezembro de 2005)

CADERNO CRH, Salvador, v. 18, n. 45, p. 461-470, Set./Dez. 2005

470 470 470

You might also like