You are on page 1of 7

23 perguntas

para ter um site de qualidade por Amit Singhal


Lder da equipe de ranking de Google

www.Go2Jump.com.br Julho de 2011

Publicado em julho de 2011 Equipe: Jorge Aldrovandi (coordenador, Babel-Team) | Micheline Christophe (tradutora dos originais em ingls, preparao do manuscrito e reviso final). Copyright : Jorge Aldrovandi & Go2Jump, 2011. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. O texto, em parte ou em sua totalidade, pode ser reproduzido para fins no comerciais, dentro dos termos da licena Creative Commons 2.5 e desde que se citem os crditos em sua totalidade. http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/2.5/br/deed.pt_BR

Pgina2de7

Limite de responsabilidade
O objetivo desta publicao facilitar o acesso a um contedo originalmente produzido por Amit Singhal (Google Felow) e deix-lo disponvel para colegas e empresrios interessados em aperfeioar seus conhecimentos em SEO, no idioma portugus. Foram feitas pequenas adaptaes para ajust-lo ao contexto brasileiro. O contedo original pode ser acessado neste link http://googlewebmastercentral.blogspot.com/2011/05/more-guidance-onbuilding-high-quality.html As marcas Google, Go2Jump e Babel-Team so marcas registradas por seus respectivos proprietrios. De nenhuma maneira se garante que o nvel de qualidade dos sites vo melhorar pela simples aplicao da check list.

Pgina3de7

Como construir sites de alta qualidade? Nos ltimos meses temos nos focado especialmente em ajudar pessoas a achar sites de alta qualidade nos resultados da pesquisa pelo Google. A mudana no algoritmo Panda melhorou o ranking para um grande nmero de sites de alta qualidade, assim a maioria de vocs que esto lendo no tem nada com que se preocupar. No entanto, para sites que podem ter sido afetados pelo Panda ns queremos oferecer orientao adicional sobre como o Google pesquisa sites de alta qualidade. Nosso conselho para editores continua sendo de focar em proporcionar a melhor experincia possvel para o usurio em seus websites e no se concentrar muito no que eles pensam serem os novos algoritmos ou sinais do ranking do Google atualmente. Alguns editores esto obcecados com a nossa mudana anterior do algoritmo Panda, mas o Panda era apenas um de cerca de 500 melhorias na pesquisa que ns esperamos publicar este ano. Na verdade, desde que ns lanamos o Panda, publicamos mais de uma dzia de pequenas mudanas nos nossos algoritmos de ranking e alguns sites supuseram erroneamente que a mudana de suas posies no ranking estava ligada ao Panda. A pesquisa uma arte e cincia complicada e em evoluo, ento mais do que focar em pequenas alteraes feitas nos algoritmos, ns encorajamos que voc se foque em proporcionar a melhor experincia possvel aos usurios. O que conta como um site de alta qualidade? Nossos algoritmos de qualidade de sites so destinados a ajudar pessoas a achar sites de alta qualidade ao reduzir os rankings de contedo de baixa qualidade. As mudanas recentes no Panda abordam a difcil tarefa de avaliar a qualidade algortmica dos websites. Dando um passo atrs, gostaramos de explicar algumas das ideias e pesquisas que levaram ao desenvolvimento dos nossos algoritmos. Abaixo esto algumas perguntas que um indivduo poderia usar para avaliar a qualidade de uma pgina ou artigo. Estas so o tipo de perguntas que ns nos fazamos enquanto escrevamos os algoritmos que tentam avaliar a qualidade de um site. Pense nisso como a nossa abordagem na codificao do que pensamos que os usurios querem. Claro, no estamos revelando os sinais de classificao reais do ranking que so usados nos nossos algoritmos porque no queremos que o pessoal brinque com os nossos resultados de pesquisa; mas se voc quer entrar na mentalidade do Google, as perguntas abaixo fornecem alguma orientao de como analisamos esta questo:

Pgina4de7

Check lists de 23 Perguntas para melhorar a qualidade de seu site


ID P01 P02 P03 P04 P05 P06 P07 P08 P09 P10 P11 P12 P13 P14 P15 P16 P17 P18 P19 P20 P21 P22 P23 Pregunte-se em relao a seu site
Voc confiaria na informao apresentada neste artigo? Este artigo foi escrito por um especialista ou entusiasta que sabe bem sobre o assunto, ou mais de natureza superficial? O site tem artigos duplicados, sobrepostos ou redundantes sobre um mesmo assunto ou temas similares com pequenas diferenas de palavras-chaves ou variaes? Voc se sentiria confortvel em dar a informao do seu carto de crdito para este site? Este artigo tem erros de ortografia, de estilo ou factuais? Os temas so desenvolvidos por interesses genunos dos leitores do site ou o site gera contedo na tentativa de descobrir o que pode classific-lo bem no ranking de pesquisas? O artigo fornece contedo ou informao original, reportagem original, pesquisa original ou anlise original? A pgina fornece valor substancial quando comparada com outras pginas no resultado da pesquisa? Quanto controle de qualidade feito no contedo? O artigo descreve os dois lados de uma histria? O site de uma autoridade reconhecida deste tpico? O contedo produzido em massa ou por um grande nmero de criadores, ou espalhado por uma grande rede de sites, de forma que pginas individuais ou sites no consigam tanta ateno ou cuidados? O artigo foi bem editado, ou parece ser desleixado ou produzido apressadamente? Para uma pesquisa relacionada sade, voc confiaria na informao deste site? Voc reconheceria este site como uma fonte autorizada quando mencionado pelo nome? Este artigo fornece uma descrio completa e abrangente do tema? Este artigo contm uma anlise profunda ou informaes interessantes que vo alm do bvio? Esta o tipo de pgina que voc gostaria de adicionar aos seus favoritos, dividir com os seus amigos ou recomendar? Este artigo tem um grande nmero de propagandas que distraem o leitor ou interferem com o contedo principal? Voc esperaria ver este artigo numa revista impressa, enciclopdia ou livro? Estes artigos so curtos, insubstanciais ou no tm detalhes teis? Estas pginas so produzidas com cuidado e ateno ao detalhe ou com pouca ateno ao detalhe? Os usurios reclamariam quando lessem as pginas deste site?

Resp.

Escrever um algoritmo para acessar a qualidade de uma pgina ou site uma tarefa muito mais difcil do que isto, mas ns esperamos que as perguntas acima tenham dado uma noo de como tentamos escrever algoritmos que distinguem sites de alta qualidade de sites de baixa qualidade.
Pgina5de7

O que voc pode fazer Temos escutado de muitos de vocs que vocs querem mais orientao sobre o que podem fazer para melhorar a sua posio no ranking do Google, particularmente se acreditam que foram impactados pela atualizao do Panda. Convidamos vocs a pensarem nas perguntas como as descritas acima quando estiverem desenvolvendo contedo de alta qualidade em vez de tentar otimizar suas pginas ou sites para um algoritmo especfico do Google. Uma outra orientao especfica que oferecemos que contedo de baixa qualidade em algumas partes do website pode impactar na classificao do site no ranking. Assim, remover pginas de baixa qualidade, mesclar ou melhorar contedo de uma pgina rasa em pginas mais teis ou mover as pginas de baixo contedo para um domnio diferente poderia eventualmente ajudar a classificar melhor o seu contedo de alta qualidade no ranking. Ns continuamos a trabalhar em novas interaes de algoritmos adicionais para ajudar webmasters operando sites de alta qualidade a obterem mais trfego da pesquisa. medida que vocs continuem a melhorar seus sites, em vez de focar em uma pequena mudana especfica de um algoritmo, encorajamos vocs a se formularem perguntas parecidas com as que ns nos perguntamos quando olhamos para o quadro todo. Desta forma, seus sites tero mais chances de ficarem bem posicionados no longo prazo. Enquanto isso, se vocs tm comentrios, por favor, enviem-nos atravs do nosso Webmaster Forum.
http://www.google.com/support/forum/p/Webmasters/?hl=es).

Criado por Amit Singhal, lder da equipe de ranking de Google. Traduzido ao portugus pela equipe de Jorge Aldrovandi & BabelTeam para Go2Jump Brasil www.Go2Jump.com.br.

www.Go2Jump.com.br

Pgina6de7

Publicado em julho de 2011 Equipe: Jorge Aldrovandi (coordenador, Babel-Team) | Micheline Christophe (tradutora dos originais em ingls, preparao do manuscrito e reviso final). Copyright : Jorge Aldrovandi & Go2Jump, 2011. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. O texto, em parte ou em sua totalidade, pode ser reproduzido para fins no comerciais, dentro dos termos da licena Creative Commons 2.5 e desde que se citem os crditos em sua totalidade. http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/2.5/br/deed.pt_BR

Pgina7de7

You might also like