You are on page 1of 2

FICHAMENTO 2 Leonardo Nbrega da Silva PPGSA / UFRJ Teoria 1 Teoria Sociolgica Clssica Prof: Maria Lgia Durkheim, Emile.

. As Regras do Mtodo Sociolgico. So Paulo: Companhia Editora Nacional, 2001.

Captulo 1 Que fato social? Funes que se exercem de forma regular na sociedade no necessariamente so de interesse sociolgico. Os fatos sociais, que so de interesse da sociologia, tm a caraterstica marcante de estarem fora das conscincias individuais. So tambm imperativos e coercitivos. Estamos, pois, diante de uma ordem de fatos que apresenta caracteres muito especiais: consistem em maneiras de agir, de pensar e de sentir exteriores ao indivduo, dotadas de um poder de coero em virtude do qual se lhe impe. Por conseguinte, no poderiam se confundir com os fenmenos orgnicos (no sentido biolgico), pois consistem em representaes e em aes; nem com os fenmenos psquicos, que no existem seno na conscincia individual e por meio dela. Constituem, pois, uma espcie nova e a elas que deve ser dada e reservada a qualificao de sociais p. 3. Aqui ele d exemplos de como o fato social se faz sentir num comportamento de massas (reao coletiva em manifestaes pblicas etc.). O exemplo da educao de crianas ainda mais forte: nota-se como a elas so impostas certas coisas

as quais elas no chegariam espontaneamente. (...) existem certas correntes de opinio que nos impelem com intensidade desigual, segundo as pocas ou ento a uma natalidade mais ou menos forte, etc. Tais correntes so evidentemente fatos sociais p. 6-7. O fato social est bem longe de existir no todo devido ao fato de existir nas partes, mas a contrrio existe nas partes porque existe no todo p. 7. O sentimento coletivo que explode numa reunio, no exprime simplesmente o que h de comum em todos os sentimentos individuais. Constitui algo de muito diferente (...) p. 8. Fisiologia X Morfologia: (...) os fatos que nos forneceram base para ela (definio de fato social) so todos eles modos de agir; so de ordem fisiolgica. Ora, existem tambm maneiras de ser coletivas, isto , fatos sociais de ordem anatmica ou morfolgica p. 9. Como exemplo de um fato morfolgico: Se a populao se comprime nas cidades em lugar de se dispersar nos campos, porque existe uma corrente de opinio, uma presso coletiva que impe aos indivduos essa concentrao p. 10. Fato Social => fato social toda maneira de agir fixa ou no, suscetvel de exercer sobre o indivduo uma coero exterior; ou ento ainda, que geral na extenso de uma sociedade dada, apresentando uma existncia prpria, independente das manifestaes individuais que possa ter p. 11.

Concluso Podemos resumir os caracteres deste mtodo da maneira que segue: em primeiro lugar, independente de qualquer filosofia p. 123. (...) Em segundo lugar, nosso mtodo objetivo p. 125. Mas se considerarmos os fatos sociais como coisas, consideramo-los como coisas sociais. Este o terceiro trao caracterstico de nosso mtodo, que prima em ser exclusivamente sociolgico p. 126. A definio do que fato social, alm das regras relativas observao dos fatos sociais, a distino entre normal e patolgico, e todas as demais caractersticas metodolgicas analisadas por Durkheim neste livro, servem ao propsito claro de fundar uma cincia. Para isto, ento, foi necessrio identificar um objeto distinto dos demais objetos das outras cincias j estabelecidas, alm de mtodos para lidar com estes objetos. Essa afirmao fica clara nesta passagem: Estimamos que este o progresso mais importante que resta sociologia realizar. Quando uma cincia est nascendo, somos realmente obrigados, para constru-la, a nos referir aos nicos modelos que existem, isto , s cincias j formadas. (...). Todavia, uma cincia no pode considerar-se como definitivamente constituda seno quando tiver conseguido formar uma personalidade independente. Pois no tem razo de ser seno quando apresenta como objeto uma ordem de fatos que as outras no estudam. Ora, impossvel que as mesmas noes possam convir de maneira idntica a coisas de natureza diferente p. 127.

You might also like