You are on page 1of 3

Os barnabs da Psicologia.

Fala-se dos homossexuais. Trata-se dos homossexuais. No se curam os homossexuais. E o mais impressionante que no so curados, a despeito de serem absolutamente curveis (Jacques Lacan, Seminrio As formaes do Inconsciente, livro 5, Captulo XI, pg. 214, ed. Jorge Zahar, 1999)

Suponhamos que a Psicanlise estivesse regulamentada como profisso no Brasil e seu rgo de classe fosse imagem e semelhana do Conselho Federal de Psicologia. Suponhamos ainda, caro leitor, que o eminente psicanalista Jacques Lacan, uma vez nascido brasileiro, c estivesse entre ns, mais vivo do que nunca. Algum tem dvida de que as declaraes em epgrafe, feitas durante um de seus inmeros seminrios, seriam motivo suficiente para atiar a fria dos ativistas LGBTs, deflagrando contra seu autor uma espcie de campanha macarthista? Creio que no. Com toda certeza, veramos uma militncia radical e facciosa despejar sobre o hipottico Conselho Federal de Psicanlise doravante designado pela sigla CFP uma saraivada de protestos, denncias e representaes disciplinares, algo capaz de infernizar a vida de qualquer profissional consciencioso. Imagine a cena kafkiana: conselheiros do CFP se renem s pressas num gabinete corde-rosa da capital para redigir censura pblica contra um dos maiores psicanalistas do sculo XX! Como qualquer pessoa razovel, voc deve estar se perguntando de que autoridade intelectual ou moral se valem esses conselheiros, e se existiriam de fato motivos plausveis para punir o psicanalista. Alguma heresia? Algum pecado capital? Algum delito de opinio? Nada disso. A grande encrenca de Jacques Lacan que sua opinio sobre a cura gay, certa ou errada, se pauta unicamente por critrios empricos, tericos e/ou clnicos. E se h uma coisa que os conselheiros, ou melhor, que os comissrios do povo no podem aceitar, a alienao de uma cincia burguesa. Na cartilha submarxista dos comissrios, toda e qualquer construo terica que se atenha aos indcios e evidncias da prtica clnica, padece de um vcio de origem absolutamente intolervel. Idias sem pedigree ideolgico no assumem compromissos sociais, no propiciam o engajamento poltico ou favorecem a justia social. E no adianta. Por mais que voc tente explicar aos comissrios que o maior compromisso social da cincia produzir conhecimento, eles no querem nem saber. O negcio deles afagar ativistas radiais e barulhentos, coisa que sempre faz sob o nobre pretexto de defender os direitos humanos. nessa atmosfera mental que pronunciamentos como o de Jacques Lacan, independente do mrito cientfico que porventura tenham, acabam sendo alvo dos mais variados vituprios. Como bons burocratas, os comissrios do CFP fogem s discusses tericas, sobretudo quando o assunto complexo e demanda certo esforo intelectual. Para eles,

mais fcil baixar uma resoluo e, usando seu poder de polcia, suprimir possveis controvrsias. A lgica stalinista dos comissrios do CFP funciona como o tribunal da rainha de copas em Alice nos Pas das Maravilhas. Se existe uma contenda cientfica em torno dalgum tema, eles proferem a sentena por meio de uma resoluo, e s depois, quando se instaura o processo disciplinar, que vem o julgamento. Eu sei que o mtodo no l muito democrtico, mas o jeito sovitico de ser dos nossos comissrios. Agora, sejamos francos: existe gesto mais boal do que barnabs de uma repartio pblica chamando s falas um intelectual do porte de Jacques Lacan? Logo ele, um queridinho das esquerdas, acusado injustamente de reforar preconceitos sociais (vide art. 3 da resoluo 01/99), apenas porque teve a petulncia de defender publicamente a tal cura gay? Quanta infmia, no?! E se esse linguarudo pensa que seus problemas acabaram, est enganado. To-logo os ativistas gays se dem conta de que suas mais loucas pretenses foram averbadas pelo carimbo de um rgo oficial, eles largam o mundo da fantasia e passam imediatamente ao ato, iniciando uma verdadeira caa s bruxas contra o ilustre psicanalista. Assim, eles se infiltram no seu consultrio, filmam clandestinamente sua prtica clnica, jogam sua reputao profissional na sarjeta, at que o pobre coitado, infectado por uma espcie de lepra social, perde por completo os meios de subsistncia. Quem no j viu esse filme? Basta lembrar o caso da psicloga Rozngela Justino, contra a qual foi perpetrado o maior assassinato de personalidade j registrado na histria da psicologia brasileira. Mas, caro leitor, nem s de simpatias gayzistas vive nosso hipottico CFP. As teses materialistas e atias tambm despertam afinidades entre os comissrios. Embora no cheguem ao ponto de assumi-las publicamente, suas tendncias niilistas acabam transparecendo sob a forma atenuada de um discurso laicizante. Com a alegao de que defendem uma cincia secular desde a autoridade de um Estado laico, o CFP cr piamente que pode impedir psiclogos de professar sua f ou manifestar adeso a valores religiosos. Nem precisa lembr-los de que as garantias constitucionais, vlidas para todos os cidados, tambm se aplicam aos psiclogos. Basta que eles entendam que, num Estado laico, s quem no pode ostentar preferncias religiosas o prprio poder pblico, e no os cidados que ele governa. O mesmo raciocnio se aplica relao que existe entre o CFP e seus associados. Eu me pergunto, c com os meus botes, o que fariam os comissrios do CFP se um dia topassem com as seguintes declaraes: 1. Coisa alguma da mensagem do Cristo est em contradio com as descobertas freudianas 2. Freud, sem o saber, estabeleceu uma base emprica de vida que est de acordo com o ideal cristo.

Algum arriscaria um palpite sobre sua autoria? Quem pensou na psicloga Marisa Lobo, errou. Tais declaraes partiram de dois renomados psicanalistas, a saber, Franois Dolto e Gregory Zilboorg, respectivamente. A primeira delas foi retirada do livro Os Evangelhos luz da Psicanlise (Verus editora, 2010) e a segunda, do livro Psicanlise e Religio (Editora Vozes, 1969). Ambos eram cristos professos e escreveram obras com o objetivo de, cada um a seu modo, estabelecer intersees entre a religio crist, a mensagem bblica e a psicanlise. E fizeram isso, diga-se de passagem, com uma boa dose de criatividade. Mas ser que os comissrios do nosso hipottico CFP teriam a audcia de intimar os psicanalistas cristos sede da autarquia, e em seguida ameaar-lhes com um processo disciplinar, caso as menes ao cristianismo no fossem retiradas de suas obras num prazo de 15 dias? Chegariam a tanto? Ningum se sabe... O certo que a tragdia da psicologia brasileira, como se v, beira o mais rematado ridculo. Os conselhos de psicologia, em sua maior parte, foram tomados por uma horda de brbaros, uma arraia-mida cuja mentalidade foi forjada na agitao das passeatas, na violncia dos piquetes e no burburinho dos diretrios acadmicos. Quanto mais intelectualmente inepta, quanto mais inculta, tanto mais essa corriola exala seu fanatismo ideolgico. Como no possui argumentos, persegue, intimida e protesta com gritos e palavras de ordem. Quando dialoga, o faz com aquela linguagem manietada dos clichs e slogans politicamente corretos. Enfim, seus atos e pensamentos refletem os paradoxos de uma loucura: so intolerantes quando clamam por tolerncia, totalitrios quando defendem a diversidade, injustos quando reivindicam direitos e autoritrios em nome da democracia. Viva o comissariado do povo!

You might also like