You are on page 1of 5

Adjunto adnominal o termo que caracteriza o nome sem intermediao de um verbo.

. As classes de palavras que podem desempenhar a funo de adjunto adnominal so adjetivos, locues adjetivas, pronomes, numerais e artigos. Ele uma expresso que acompanha um ou mais nomes conferindo-lhe um atributo. Trata-se, portanto, de um termo de valor adjetivo que modificar o nome a que se refere. Os adjuntos adnominais no determinam ou especificam o nome. Eles apenas conferem uma nova informao ao nome e por isso so chamados de modificadores. Exemplos * No desfile, duas garotas vestiam calas e camisetas brancas. * O espetculo de dana foi suspenso at segunda ordem. * O espetculo coreogrfico foi suspenso at segunda ordem. * O passeio era demorado e filosfico. Mas... No faa confuso com o predicativo: importante notar que o adjunto adnominal pode estar em qualquer parte da orao e d uma caracterstica constante ao substantivo. J o predicativo s se encontra no predicado, e d uma caracterstica momentnea ao substantivo. Podemos diferenciar um do outro substituindo a estrutura sinttica por -o, -os, -a, -as. Veja os exemplos: * Busquei o caderno velho. --> Busquei-o. Note que a estrutura o caderno velho pode ser substituda por o. Isso caracteriza o adjunto adnominal. * Considero sua deciso triste. --> Considero-a triste Note que a estrutura sua deciso triste no pode ser substituda inteiramente, caracterizando o predicativo, que nesse caso o predicativo do objeto, pois se refere ao substantivo deciso. E tambm no confunda com o complemento nominal: comum as pessoas fazerem confuso ao tentar classificar essas estruturas sintticas. Uma dica sempre notar que o adjunto adnominal s trabalha para o substantivo (concreto ou abstrato), enquanto o complemento nominal pode trabalhar para o substantivo abstrato, adjetivo e advrbio. Quando uma estrutura que se est em dvida quanto sua classificao estiver trabalhando para um adjetivo ou advrbio, certamente ser complemento nominal. Quando a estrutura estiver relacionada a um substantivo, basta olhar se este substantivo "existe" sem o auxlio de um complemento. Se existir, a estrutura classificada como adjunto adnominal, se no, complemento nominal. Vejamos exemplos: * necessidade de ateno note que necessidade no "existe" sem o complemento de "de ateno". Isso caracteriza o complemento nominal; * chuva fria note que chuva "existe" sem complemento, fria pode ser retirado, sem alterar o significado do substantivo. Isso caracteriza o adjunto adnominal. E complemento nominal sempre vem com uma preposio.

Adjunto adverbial: O adjunto adverbial um termo acessrio da orao cuja funo complementar um verbo intransitivo, ou seja, um verbo que tem sentido pleno, completo, ou um verbo transitivo, aquele que possui um complemento. Exemplo: Choveu ontem. O termo grifado, no caso, sob uma anlise sinttica, um adjunto adverbial, visto que complementa um verbo intransitivo, de sentido pleno, que no caso o verbo "chover". J numa anlise morfolgica, o termo ontem passa a ser categorizado como um advrbio composto pela prpria palavra, ou seja, os adjuntos adverbiais tm que ter obrigatoriamente um verbo. Os adjuntos adverbiais podem ser classificados em: Afirmao: Estou realmente preocupado. Assunto: Falaram sobre poltica. Causa: Os homens morrem de fome. Companhia: Fui ao cinema com meu amigo. Concesso: Voltaram apesar do escuro. Condio: No saiam sem meu consentimento. Direo: Apontou para o alto. Dvida: Talvez ela volte para mim. Efeito: Sua atitude redundou em prejuzos. Excluso: Todos partiram menos ela. Finalidade: Sa a passeio. Instrumento: Cortou-se com a faca. Intensidade: Comeu muito. Lugar: Estive na praia. Matria: Vinho se faz com uva. Meio: Passei a tentar levar o barco pelo leme. Modo: Correu desesperadamente. Negao: No sai. Oposio: Voltou contra o prprio partido. Ordem: Classificou-se em segundo lugar.

Preo: Comprei tudo por dois tostes. Tempo: Voc chegou agora? Aposto um termo acessrio da orao que se liga a um substantivo, tal como o adjunto adnominal, mas que, no entanto sempre aparecer com a funo de explic-lo, aparecendo de forma isolada, ora entre vrgulas, ora separado por uma nica vrgula no incio ou no final de uma orao ou ainda por dois pontos. Existem cinco tipos de aposto: O aposto explicativo, o aposto enumerativo, o aposto especificativo, o aposto distributivo e o aposto oracional. Na norma culta permitido utilizar qualquer um dos apostos tambm entre parnteses ou entre dois travesses. Vocativo Dentro da sintaxe, o vocativo um termo de natureza exclamativa, que tem como funo chamar algum ou alguma coisa personificada. Exemplos "Tenho certeza, amigos, que isso vai acabar bem." "Ide l, rapazes!" "Paulo,venha c. Termos Integrantes da Orao COMPLEMENTO VERBAL

OBJETO DIRETO

Termo no regido por preposio. Completa o sentido do verbo transitivo direto. Exemplo: Eles esperavam o nibus. VTD Ela vendia doces. VTD Objeto dir. Objeto Dir.

Um mtodo bem prtico para determinar o objeto direto perguntar QUEM? ou O QU? Depois do verbo.

Ela vendia O QU? Doces Objeto dir.

OBJETO INDIRETO

Completa o sentido do verbo transitivo indireto e regido por preposio.

Exemplo: Aline gosta de frutas. Objeto ind.

No confio em polticos. Objeto ind.

Para reconhecer o objeto indireto, basta perguntar QUEM ou QUE depois do verbo + preposio.

Exemplo: Aline gosta de frutas. Aline gosta de qu? De frutas COMPLEMENTO NOMINAL o termo que completa o sentido de substantivos, adjetivos e advrbios, ligando-se a esses nomes por meio de preposio. Exemplo: Tenho a certeza de sua culpa. Compl. Nominal. A rvore est cheia de frutos. Compl. Nominal. Ns chegamos perto dos gorilas. Compl. Nominal Para determinar o complemento nominal basta seguir o seguinte esquema: Nome + preposio + QUEM ou QUE? Ele perito em computao.

AGENTE DA PASSIVA

Ocorre em oraes cujo verbo se apresenta na voz passiva a fim de indicar o elemento que executa a ao verbal. Exemplo: As terras foram invadidas pelos sem-terra. Agente da passiva A cidade estava cercada de belezas naturais. Agente da passiva Observao: O agente da passiva, o objeto indireto e o complemento nominal so regidos por preposio, muitas vezes h dvidas na diferenciao dos trs. Quando isso acontecer, basta observar o sujeito da orao. Para ser agente da passiva o sujeito precisa ser paciente. Exemplo: A jangada havia sido levada pelas tsunamis. Agente da passiva Sentia-se livre de qualquer responsabilidade. Complemento nominal Vamos precisar de sua compreenso. Objeto indireto.

You might also like