You are on page 1of 22

DESIGUALDADES SOCIAIS, ESTRATIFICAO E ESTRUTURA DE CLASSES

DESIGUALDADES SOCIAIS

1- DEFINIO:
Uma desigualdade social no uma simples diferena individual. Algumas das diferenas que podemos encontrar entre os indivduos que compem uma sociedade so sociologicamente irrelevantes: a estatura fsica, alguns gostos artsticos, por exemplo, podem em nada influenciar as oportunidades de vida concretas, ou nada nos dizer sobre as posies sociais de cada um. Uma desigualdade social dever resultar, sobretudo, de um grau desigual de acesso a bens, servios ou oportunidades, cuja raiz explicativa se encontre nos prprios mecanismos da sociedade. Segundo Robert Girod, uma desigualdade social consiste na repartio no uniforme, na populao de um pas ou regio, de todos os tipos de vantagens e desvantagens sobre os quais a sociedade exerce uma qualquer influncia Anthony Giddens define as desigualdades sociais- ou sistema de estratificao social- como um conjunto de desigualdades estruturadas entre diferentes grupos de indivduos, estando os mecanismos de estruturao baseados na sociedade.

Podemos definir, em sntese, uma desigualdade social como uma diferena socialmente condicionada no acesso a recursos.

2- PERSPECTIVA ESTRUTURALISTA E PERSPECTIVA INTERACCIONISTA


Perspectiva Estruturalista:
Numa perspectiva deste tipo, a anlise das desigualdades coloca-se sob um foco predominantemente estruturalista: so as oportunidades de vida, colectivamente determinadas, que exercem uma presso especfica (no sentido durkeimiano de constrangimento social) sobre os indivduos, fazendo-os ocupar certos lugares no mapa das desigualdades. As oportunidades de vida individuais escapam, em certa medida, s nossas atitudes singulares: a existncia de um conjunto de mecanismos profundos determina grande parte dos nossos sucessos ou fracassos- o percurso e as biografias que vamos construindo. Assim, por exemplo, o facto de se deter maior ou menor volume de riqueza, maior ou menor prestgio ou valorizao social, diferentes possibilidades de escolarizao e sucesso escolar, diferentes capacidades de exerccio de poder ou da cidadania, estar subordinado a mecanismos do tipo social que condicionam os destinos individuais

Perspectiva Interaccionista (ou individualista):


A necessidade de anlises individualistas ou interaccionistas colocar-se- num plano complementar: So as diferentes formas de interaco entre os indivduos que os levam, frequentemente, a construir subjectivamente certas diferenas, e estas podero ganhar formas objectivas a interaco concreta que leva os indivduos a interiorizar diferencialmente as realidades. ela que, no limite, revela possibilidades de sada individual para situaes que o constrangimento colectivo no predeterminava.

. -

RESUMO: a perspectiva estruturalista coloca a nfase no facto das oportunidades de vida serem colectivamente determinadas e exercerem presso sobre os indivduos; a perspectiva interaccionista d relevncia interaco entre os indivduos uma vez que esta permite construir subjectivamente diferenas

3- CRITRIOS DE DESIGUALDADE:
I. Reunio de um conjunto de caractersticas objectivas, que permitem atribuir um vnculo comum a um conjunto de indivduos- nvel de vida ou nveis de riqueza semelhantes, posies determinadas na escala de prestgio e valorizao social, nveis de poder, graus de escolarizao, acesso ao mercado de trabalho, etc. Conjunto de caractersticas subjectivas que moldam uma identidade comum normas e valores, padres de comportamento, atitudes e opinies, atitudes polticas, gostos pessoais, etc. Conjunto de oportunidades de vida idnticas- isto , a existncia de mecanismos de tipo colectivo que explicam, em grande parte, os regimes de mobilidade social existentes, envolvendo a permanncia ou a transio de uns grupos sociais para outros.

II.

III.

4- SISTEMAS DE ESTRATIFICAO SOCIAL


Os socilogos falam da existncia de estratificao social para descrever as desigualdades. Assim, as sociedades podem ser vistas como constituindo estratos hierarquizados, com os mais favorecidos no topo e os menos privilegiados perto do fundo. Podem distinguir-se quatro sistemas bsicos de estratificao: a escravatura, as castas, os estados e as classes. Estes encontram-se algumas vezes em conjuno uns com os outros. A escravatura, por exemplo, coexistiu com as classes em Roma ou na Grcia Antiga, ou nos estados do sul dos EUA, antes da guerra Civil Americana.

a) Escravatura:
A escravatura uma forma extrema de desigualdade, na qual alguns indivduos eram literalmente possudos por outros como sua propriedade As condies legais para a posse de escravos variaram consideravelmente consoante as diferentes sociedades. Em alguns casos os escravos eram desprovidos de quase todos os direitos legais- como sucedia no sul dos EUAenquanto noutros a sua posio estava mais prxima da dos criados.

Nos EUA, na Amrica do Sul e nas ndias Ocidentais, nos sculos XVIII e XIX, os escravos eram usados quase exclusivamente como trabalhadores nas plantaes e como criados domsticos. Na Grcia Antiga, pelo contrrio, os escravos encontravam-se em vrios postos, ocupando por vezes posies de grande responsabilidade. Em Roma, onde os grupos dominantes tinham em baixa considerao as actividades comerciais e mercantis, os escravos tornavam-se por vezes bastante ricos atravs do comrcio e alguns destes escravos com dinheiro chegavam mesmo a possuir escravos. A escravatura provocou frequentemente a resistncia e oposio dos que a ela estavam sujeitos. Os sistemas de trabalho baseados na escravatura ruram, em grande parte, por causa das lutas que provocavam e, por outro lado, porque incentivos econmicos (ou de outro teor) motivavam os trabalhadores mais efectivamente do que a compulso directa. Desde que a liberdade foi garantida aos escravos no continente americano, h cerca de um sculo atrs, a escravatura como instituio formal foi sendo gradualmente erradicada, tendo hoje em dia quase desaparecido por completo.

b) Castas
A casta est essencialmente associada s culturas do subcontinente indiano. O termo casta no origem indiana, mas deriva da palavra portuguesa casta que significava raa ou estirpe pura. Os indianos no tm uma palavra nica para descrever genericamente o sistema de castas, mas um conjunto de palavras que se referem a diversos aspectos do mesmo, sendo as duas mais importantes varna e jati. H quatro categorias de varna, cada uma com uma posio diferente em termos de honra social. Os que pertencem varna mais elevada, os Brmanes, representam a condio de pureza mais elevada, e os Intocveis a mais baixa. Os Brmanes devem evitar certos tipos de contacto com os Intocveis e s a estes ltimos permitido o contacto fsico com animais e substncias consideradas impuras. Os jati so grupos localmente definidos no mbito dos quais se organizam as distines de casta. O sistema de castas extremamente elaborado e varia na sua estrutura de regio para regio de tal forma que no chega propriamente a constituir um sistema, mas um conjunto diverso de crenas e prticas. No entanto, alguns princpios so amplamente partilhados. O sistema de castas est intimamente ligado crena Hindu no renascimento: cr-se que os indivduos que no se submetem aos rituais e deveres da sua casta renascero numa posio inferior na prxima encarnao.

O sistema indiano de castas nunca foi completamente esttico. Embora os indivduos sejam impedidos de se mover entre as castas, grupos inteiros podem mudar (e tm-no feito frequentemente) a sua posio dentro da hierarquia de castas. O conceito de casta por vezes usado fora do contexto da ndia, quando dois ou mais grupos tnicos se segregam fortemente entre si, e prevalecem noes de pureza racial.

c) Estados (ordens).
Os estados faziam parte do Feudalismo europeu, mas existiram tambm em muitas outras civilizaes tradicionais. Os estados feudais consistiam em estratos com diferentes obrigaes e direitos, sendo algumas destas diferenas estabelecidas pela lei. Na Europa, o estado mais elevado era composto pela aristocracia e pela pequena nobreza rural. O clero formava outro estado, com um status inferior, mas com privilgios prprios. Aqueles que se tornaram conhecidos como terceiro estado eram os homens do povo servos, camponeses livres, mercadores e artesos. Em contraste com as castas, eram tolerados alguns casamentos entre indivduos oriundos de estados diferentes, existindo alguma mobilidade individual entre os estados. Os homens do povo podiam ser armados cavaleiros, por exemplo, em retribuio de servios especiais prestados ao monarca e os mercadores podiam por vezes adquirir ttulos. Uma reminiscncia deste sistema persiste ainda na Gr-Bretanha, onde os ttulos hereditrios continuam a ser reconhecidos, e alguns indivduos podem ser armados cavaleiros ou receber ttulos em reconhecimento dos seus servios. No passado, os estados tendiam a desenvolver-se onde quer que houvesse uma aristocracia tradicional baseada na nobreza do nascimento. Nos sistemas feudais, como o da Europa medieval, os estados estavam intimamente ligados comunidade senhorial local. Os imprios tradicionais mais centralizados, como a China ou o Japo, estavam organizados numa base nacional.

d) Classes
Os sistemas de classe so diferentes em muitos aspectos da escravatura, das castas e dos estados. Podem ser mencionadas quatro diferenas essenciais: 1. Ao contrrio de outros tipos de estratificao, as classes no so estabelecidas por disposies legais ou religiosas; a posio de classe no assenta numa posio herdada por lei ou pelo costume. Os sistemas de classe so

tipicamente mais fluidos do que os outros tipos de estratificao e as fronteiras entre as classes no so absolutamente rgidas. No existem restries formais aos casamentos entre pessoas de classes diferentes. 2. A posio de classe de um indivduo , pelo menos em parte, adquirida e no atribuda, como comum em outros tipos de estratificao. A mobilidade social muito mais comum do que em outros tipos de estratificao. 3. As classes dependem das diferenas econmicas entre grupos de indivduos desigualdade na posse e no controlo de recursos materiais. Nos outros tipos de sistema de estratificao, os factores no econmicos, como a influncia da religio no sistema de castas da ndia, so geralmente mais importantes. 4. Nos outros tipos de sistema de estratificao, as desigualdades so primordialmente expressas em relaes pessoais de dever ou de obrigao. O sistema de classes, pelo contrrio, funciona principalmente atravs de conexes em larga escala de tipo impessoal.

Podemos definir classe como um grupo grande de pessoas com interesses econmicos comuns que influenciam fortemente os seus estilos de vida. A riqueza material, em conjunto com a ocupao, constitui a base das diferenas de classe. As principais classes das sociedades ocidentais so uma classe alta (os ricos, patres e industriais, mais os executivos de topo), uma classe mdia (que inclui a maioria dos trabalhadores de colarinho branco e profissionais liberais) e a classe trabalhadora (os colarinhos azuis, operrios ou trabalhadores manuais). Em alguns pases industrializados, como a Frana e o Japo, uma quarta classe os camponeses foi, at h pouco tempo, importante, nos pases do Terceiro mundo, os camponeses, de uma forma geral, formam ainda a maior classe.

TEORIA DAS CLASSES E DA ESTRATIFICAO


Podemos definir trs grandes paradigmas tericos na abordagem sociolgica das classes e da estratificao: as teorias marxista e neomarxista das classes (ou teorias do conflito), a teoria funcionalista da estratificao (ou teorias do consenso) e as teorias weberiana, neoweberiana e mistas. A abordagem mais habitual da sociologia, no campo das desigualdades sociais, insiste nos mecanismos socioeconmicos de diferenciao. Tal acontece na maioria das perspectivas adoptadas, salvo, parcialmente, nas que decorrem de Weber. O essencial das fracturas e das identidades sociais detectado a partir das diferentes inseres dos indivduos e dos grupos na estrutura econmica das sociedades. As classes sociais so consideradas como adquirindo o essencial dos seus atributos no

campo socioeconmico, os aspectos comportamentais ou culturais dos indivduos e dos grupos so tratados como variveis derivadas a partir daquela varivel primria.

1- AS TEORIAS MARXISTA E NEOMARXISTAS

A teoria marxista
A maior parte das obras de Marx debruam-se sobre a estratificao e, sobretudo, sobre as classes sociais, mesmo que ele no tenha elaborado uma anlise sistemtica do conceito de classe. O manuscrito em que Marx trabalhava por altura da sua morte acaba precisamente no ponto em que ele coloca a questo : o que constitui uma classe?. O conceito de classe de Marx teve, por isso, de ser reconstrudo a partir do conjunto dos seus trabalhos. Para Marx uma classe um grupo de pessoas com uma posio comum face aos meios de produo- os meios que garantem o seu sustento. Antes do aparecimento da indstria moderna, os meios de produo consistiam essencialmente na terra e nos instrumentos usados para a trabalhar ou nos animais. Por conseguinte, nas sociedade pr-industrializadas as duas principais classes eram constitudas por aqueles que possuam a terra (aristocratas, pequena nobreza rural ou donos de plantaes) e pelos que a cultivavam directamente (servos, escravos e camponeses livres). Nas sociedades industriais modernas, as fbricas, os escritrios, a maquinaria e a riqueza ou capital necessrio sua aquisio, tornaram-se mais importantes. As duas classes principais so constitudas por aqueles que possuem este novos meios de produo os capitalistas- e aqueles que ganham a vida vendendo a sua fora de trabalho aos primeiros- o proletariado. A relao entre as classes, de acordo com Marx, uma relao de explorao. Nas sociedade feudais, a explorao tomava frequentemente a forma de uma transferncia directa de produtos do campesinato para a aristocracia.. Nas sociedades capitalistas modernas, a fonte de explorao menos bvia. Marx ficou perplexo com as desigualdades criadas pelo sistema capitalista. Embora em tempo anteriores os aristocratas vivessem uma vida de luxo, totalmente diferente da do campesinato, as sociedades agrrias eram relativamente pobres. Contudo, pese embora o facto de com o desenvolvimento da indstria moderna a riqueza ser produzida numa escala muito maior do que em qualquer outro momento anterior, os trabalhadores tm pouco acesso riqueza gerada pelo seu trabalho. Embora na teoria marxista existam duas classes sociais principais, constitudas por aqueles que possuem os meios de produo e pelos que no possuem, Marx

reconhece que os sistemas de classes reais so muito mais complexos do que este modelo sugere. Alm destas duas classes bsicas, h o que o autor denomina por vezes como classes de transio. Trata-se de classes provenientes de um sistema de produo anterior, tal como o campesinato na sociedade moderna. Marx chama tambm a ateno para as roturas que ocorrem no interior das classes: No seio da classe alta, h frequentemente conflitos entre os capitalistas financeiros e os industriais, existem divises de interesses entre os detentores de pequenos negcios e aqueles que so proprietrios de grandes empresas, na classe trabalhadora, os desempregados a longo prazo (especialmente minorias tnicas) tm piores condies de vida do que a maioria dos trabalhadores .

Em sntese, podemos afirmar que: 1. Marx considera as classes sociais como possuindo a sua definio no nvel directamente produtivo das sociedades. 2. A definio das classes efectuada sob uma perspectiva relacional 3. A relao entre as classes conflitual 4. O essencial da relao de domnio consiste na propriedade dos meios de produo 5. As classes sociais so o eixo de mediao entre a vida econmica e as prticas dos grupos sociais.

Teorias neomarxistas:
As teorias neomarxistas das classes sociais apresentam dois objectivos essenciais: resolver alguns pontos menos conclusivos da obra de Marx acerca dos critrios de identificao das classes e situar teoricamente algumas das novidades que o sculo XX apresentou, identificando situaes contemporneas de classe.

a) Nicos Poulantzas
Os critrios para a identificao de classe so mistos: eles obrigam a situar a anlise quer a nvel das relaes de produo quer a nvel da superestrutura ideolgica. Apesar da importncia primordial do nvel econmico nas relaes sociais de produo, as configuraes ideolgicas e polticas que da resultam adquirem, por vezes, uma relativa autonomia, o que lhes permite tornarem-se, elas prprias, critrios de identificao de classes.

b) Erik Olin Wright


Segundo este autor, existe a necessidade de cruzar quatro eixos para definir os lugares de classe:

1. A propriedade dos meios de produo que permanece a relao de explorao dominante no capitalismo 2. Recursos organizacionais 3. Recursos educacionais/ Qualificao- posse de habilitaes, profissionais e escolares. 4. Dimenso da empresa- que permite averiguar algumas inseres socioprofissionais especficas. Wright hierarquiza estes quatro factores: a relao de explorao baseada na propriedade dos meios de produo define o essencial do antagonismo social, da que se possa falar de explorao dominante e em mecanismos secundrios de explorao ( a explorao organizacional e explorao por credenciais) No caso de existirem posies sociais onde a posse de recursos aja em sentido contrrio (por exemplo, inexistncia de recursos de propriedade e abundncia de recursos educacionais ou de autoridade) encontramos situaes de lugares contraditrios de classe, ocupando, assim, posies de classe simultaneamente exploradas e exploradoras. Temos os seguintes exemplos destes lugares contraditrios de classe: Os quadros superiores e supervisores ( domnio sobre a classe operria mas ausncia de propriedade dos meios de produo) Os pequenos patres (controlo da fora de trabalho mas reduzida dimenso da empresa) Os empregados semiautnomos (autonomia de processo de trabalho mas assalariamento forado)

2- TEORIA FUNCIONALISTA DA ESTRATIFICAO


Kingley Davis e Wilbert Moore so os principais autores que, no funcionalismo, desenvolveram a teoria sociolgica das desigualdades sociais. O texto fundador desta perspectiva foi escrito em 1945. Outras referncias clssicas da perspectiva funcionalista da estratificao so Talcott Parsons e Bernard Barber. Estes autores respeitam as premissas bsicas do estrutural-funcionalismo: Por um lado, eles adoptam uma perspectiva estrutural, ao considerar os eixos de organizao social profundamente enraizados nas sociedades, isto , os suportes da organizao social no se encontram primariamente ligados s conscincias dos indivduos, mas formas entidades objectivas que transcendem o tempo e o espao individuais, e adquirem supremacia sobre as aces humanas. Por outro lado, so

funcionalistas pois a sua nfase colocada nas interligaes orgnicas dos elementos, estes preenchem diferentes papis, representam diversas funes, mas esto unidos num mesmo objectivo, que o funcionamento global da sociedade. Na perspectiva estrutural-funcionalista das desigualdades, estas encontram-se enraizadas na sociedade, no existindo organizao social que possa sobreviver em condies de perfeita igualdade. As desigualdades sociais, em vez de serem um mal a evitar so funcionais, precisamente a ocorrncia dos seus mecanismos que permite a uma sociedade possuir integridade, dinamismo e, no fundo, satisfazer os indivduos e os grupos que a compem. Existem dois eixos em torno dos quais devemos raciocinar. Por um lado, verificase a existncia de uma importncia funcional diferencial das posies sociais: diferentes profisses, tarefas, actividades, apresentam uma importncia varivel pois algumas delas so vitais para a vida social e outras no. Por outro lado, deparamos com uma escassez diferencial de pessoal, isto , nem todas as posies sociais podem ser ocupadas pelos mesmo indivduos pois algumas exigem aptides naturais particulares, outras exigem largo tempo de formao, etc. Segundo esta teoria, se a sociedade recompensasse igualmente todas as posies sociais, dificilmente encontraramos indivduos dispostos a ocupar posies de maior responsabilidade, ou a perder anos da sua vida em estudos e formao para melhor desempenho. precisamente o facto de a sociedade conferir bens materiais (rendimentos e salrios), prestgio e tempos de lazer variveis s diferentes posies sociais que lhe permite encontrar indivduos que ocupem todos os lugares. As desigualdades sociais, ou estratificao social, so, assim, uma necessidade funcional. Mais ainda, a criao dos mecanismos de desigualdade assenta numa base inconsciente da sociedade pois o seu funcionamento que leva diferenciao.

3- TEORIAS WEBERIANA, NEOWEBERIANA E MISTAS


Teoria Weberiana
Segundo Weber, a diviso de classes deriva no s do controlo dos meios de produo, mas tambm de diferenas econmicas que no tm a ver directamente com a propriedade. Tais recursos incluem especialmente os saberes e os ttulos ou qualificaes que afectam os tipos de trabalho que as pessoas so capazes de obter. Weber distinguiu tambm outros aspectos bsicos da estratificao alm das classes: o status e o partido.

10

Weber considera trs eixos de desigualdades sociais:

1. Desigualdades econmicas- so estabelecidas em funo da posio perante o mercado e constituem as classes. Envolvem no s a propriedade e o controlo dos meios de produo, mas tambm a posse de outros recursos como, por exemplo, as qualificaes educacionais. 2. Desigualdades de prestgio, honra social ou estilos de vida constituem os grupos de status, que dependem especialmente das apreciaes subjectivas dos indivduos no decorrer da aco social. 3. Desigualdades de poder- constituem os partidos, o partido define um grupo de indivduos que unem os seus esforos na medida em que possuem interesses idnticos e perseguem um objectivo comum Estas desigualdades no esto indissociadas mas a associao no directa, existindo uma certa autonomia destes nveis de desigualdades. O novo-riquismo um dos exemplos mais conhecidos: um indivduo que recentemente acedeu a capitais econmicos elevados pode no deter o status correspondente. Weber afirma tambm que a preponderncia relativa dos nveis de desigualdades varivel, nas sociedades: em perodos de grandes alteraes econmicas normal que as posies de classe adquiram centralidade e sejam elas a estabelecer o critrio fundamental das hierarquias de prestgio e poder poltico; j em situaes de estabilidade, provvel que os grupos de status adquiram centralidade e que regulem o acesso ao poder econmico e poltico.

Teorias Neoweberianas e Mistas: a) Frank Parkin


Para este autor a posse da propriedade- os meios de produo- constitui o fundamento bsico da estrutura de classes, contudo, Parkin defende que a propriedade apenas uma forma de fechamento social, que pode ser monopolizada por uma minoria e usada como base de poder sobre outros. Pode definir-se fechamento social como todo e qualquer processo pelo qual os grupos tentam manter o controlo exclusivo sobre os recursos, limitando o acesso aos mesmos. As formas de garantir esta exclusividade so vrias, entre elas encontram-se a propriedade e a riqueza, a etnia, a linguagem e a religio. Existem dois processos de fechamento social. O primeiro o da excluso, que se refere s estratgias que os grupos adoptam para se separarem de estranhos, impedindo-lhes o acesso a um conjunto socialmente valorizado de recursos (os sindicatos de brancos nos EUA impediam, no passado, a entrada de negros, de modo a manterem os seus prprios privilgios) O segundo processo o da

11

usurpao, que consiste na tentativas de grupos menos privilegiados de aquisio de recursos monopolizados por outros (como sucedeu quando os negros tentaram lutar pelo direito de pertena a sindicatos). Ambas as estratgias podem ser usadas simultaneamente em algumas circunstncias. Parkin chamou a isto duplo fechamento. O duplo fechamento diz respeito, em grande medida, aos lugares contraditrios de classe de Wright.

b) Pierre Bourdieu
Para Bourdieu, a estrutura de classes rene, no mesmo plano terico, os nveis econmico, social e cultural/simblico das relaes sociais a posse, historicamente varivel, de graus diversos de capital econmico, social ou cultural, que permite identificar situaes relativas de classe. O sistema cultural incorporado nas posies objectivas de classe, gerando um processo onde a aco social depende simultaneamente de propriedades materiais e de atitudes culturais. Apesar da existncia de lutas pela atribuio de recursos, o sistema social capaz de gerar, na esfera da reproduo, mecanismos que contribuem para a estabilidade social, o que ocorre nos vrios nveis e, em particular, atravs da difuso de um sistema simblico dominante.

c) Anthony Giddens
Giddens considera que, no capitalismo, o mercado que surge como o mecanismo bsico das desigualdades, mas, para analisarmos as formas concretas de estruturao de classes devemos conjugar mltiplos critrios: Estruturao mediata- propriedade dos meios de produo, qualificaes tcnicas e educacionais e fora de trabalho manual Estruturao imediata- diviso de trabalho nas organizaes, relaes de autoridade nas organizaes, grupos de status definidos pelo consumo Estruturao resultante de atributos no econmicos- diferenas tnicas ou culturais

As configuraes e comportamentos de classes concretos, bem como as oportunidades de mobilidade social, resultam das formas particulares de conjuno existentes.

12

d) Ralf Dahrendorf
Na opinio de Dahrendorf so as relaes de autoridade, e no as relaes de produo, que permitem definir as diferentes classes sociais nas sociedades contemporneas. Este ponto visvel, por exemplo, nas posies de topo da escala social. Contrariamente poca de primeira industrializao, diz-nos Dahrendorf, a actividade de poder econmico no est hoje nas mos dos detentores do capital; a ciso da propriedade e do controlo , precisamente, uma das marcas distintivas da nova sociedade industrial. Os indivduos proprietrios do capital afastaram-se, em grande parte, das actividades de gesto, tendo-as transmitido a profissionais de novo tipo. A nova classe dominante deve ser analisada, assim, no em funo da propriedade mas da posse de autoridade- o actual atributo decisivo do domnio e das clivagens. Decorre de Dahrendorf a ideia de uma pluralidade de conflitos nas sociedades contemporneas. a conjugao dos grupos em torno de interesses especficos, e o seu conflito com grupos que apresentam interesses opostos, que empresta dinamismo s sociedades. O objectivo destes corpos agora o controlo dos processos sociais, de forma impor o seu interesse especfico, e no o controlo da propriedade. A criao de grupos de interesse no se confina esfera econmica das sociedades: a existncia de clivagens pode atravessar mltiplos sectores da vida social. Encontramos, assim, sobreposio de grupos de interesse e mltiplos nveis de estruturao das sociedades.

13

ndice
ndice de figuras e quadros ..................................................................................... ix Sobre os autores......................................................................................................... xv Apresentao............................................................................................................. 1 Renato Miguel do Carmo Parte I | Anlise de indicadores (Portugal e comparao europeia) Renato Miguel do Carmo, Frederico Cantante e Ins Baptista 1 Disparidades de riqueza: Portugal, um dos pases mais desiguais ..... 5 Coeficiente de Gini.......................................................................................... 5 Desigualdade de rendimento (S80/S20): os 20% mais ricos face aos 20% mais pobres ....................................................................................... 7 Desigualdade de rendimento (S90/S10): o fosso entre os 10% mais ricos e os 10% mais pobres............................................................................. 9 O PIB per capita portugus representa 3/4 do valor desta medida nos pases da UE-27 ....................................................................................... 10 2 Taxa de risco de pobreza: incidncias diferenciadas .............................. 15 Risco de pobreza: o efeito das transferncias ............................................. 15 Risco de pobreza: estudar faz toda a diferena.......................................... 18 Risco de pobreza: o efeito negativo do desemprego ................................. 25 3 Emprego e desemprego: retratos do ltimo ano ...................................... 33 Emprego em 2009 ............................................................................................ 33
v

Desemprego acima dos 10% no final de 2009............................................. 38 Desemprego registado no IEFP em Dezembro de 2009............................ 42 4 Educao: alguns sinais de recuperao, mas um longo caminho a percorrer ........................................................................................................ 53 Populao que concluiu no mximo o 3. ciclo do ensino bsico............ 53 Populao que completou pelo menos o ensino secundrio ................... 55 Populao empregada em Portugal: a predominncia dos pouco qualificados ...................................................................................................... 59 Abandono escolar precoce ............................................................................. 63 Aprendizagem ao longo da vida .................................................................. 65 Dimenso mdia das turmas e proporo alunos/docentes .................... 68 Despesas em educao na UE-27: pases nrdicos entre os que mais gastam ............................................................................................................... 74 5 Sade: a gradual consolidao..................................................................... 81 Esperana de vida nascena: populaes do Leste da Europa com menor longevidade................................................................................. 81 Mortalidade infantil: Portugal apresenta um registo favorvel .............. 83 Camas nos estabelecimentos de sade ........................................................ 85 Recursos humanos na sade: Portugal, um pas com escassez de mdicos........................................................................................................ 89 Despesas em cuidados de sade................................................................... 91 6 Balano: a persistncia das desigualdades................................................ 95 Parte II | Estudos 7 Pobreza e participao no mercado de trabalho em Portugal ............... 101 Nuno Alves 8 Ser pobre em Portugal: percepes da pobreza e polticas sociais ...... 111 Raquel Cruz 9 Condies de classe e aco colectiva na Europa..................................... 119 Nuno Nunes e Renato Miguel do Carmo
vi DESIGUALDADES SOCIAIS 2010

10 Classes sociais e a desigualdade na sade ................................................ 127 Ricardo Antunes

14

11 Desigualdades sociais na educao bsica................................................ 135 Pedro Abrantes 12 Desigualdades de percursos no ensino superior ..................................... 145 Antnio Firmino da Costa e Joo Teixeira Lopes 13 O abandono escolar precoce e suas implicaes nos percursos profissionais dos jovens ..................................................... 153 Maria das Dores Guerreiro, Frederico Cantante e Margarida Barroso 14 Alunos descendentes de imigrantes no final do ensino bsico: orientaes escolares e condicionalismos sociais .................................... 165 Teresa Seabra, Sandra Mateus, Elisabete Rodrigues e Magda Nico 15 Evoluo articulada do PIB e do desemprego: Portugal e a mdia da Unio Europeia, 2000-2009 ...................................................................... 173 Nuno de Almeida Alves 16 Emprego dos licenciados universitrios.................................................... 181 Carlos Manuel Gonalves 17 Desigualdades geracionais: os jovens e a precariedade de emprego na UE........................................................................................... 191 Lusa Oliveira e Helena Carvalho 18 Trabalho e desemprego entre jovens de um bairro social ..................... 199 Alexandre Silva e Fernando Lus Machado 19 Populao e mobilidade nos Aores: desigualdades na educao e na profisso dos imigrantes ...................................................................... 207 Gilberta Pavo Nunes Rocha
NDICE vii

20 As desigualdades de gnero em nmeros: reflexes metodolgicas acerca da construo de ndices ....................................... 215 Ins Baptista 21 Mltiplas dualidades: o efeito territrio nas desigualdades de remunerao............................................................................................... 229 Renato Miguel do Carmo e Frederico Cantante Siglas ........................................................................................................................... 241

Publicaes

Desigualdades Sociais 2010. Estudos e Indicadores


Carmo, Renato Miguel do (org.) (2010), Desigualdades Sociais 2010. Estudos e Indicadores, Lisboa, Editora Mundos Sociais.

Produzido no mbito do Observatrio das Desigualdades, este livro tem como objectivos coligir o trabalho a desenvolvido, disponibiliz-lo a um pblico no necessariamente acadmico e produzir uma reflexo sobre este fenmeno. Divide-se em duas partes: a primeira remete para a anlise da

15

situao portuguesa numa perspectiva comparada; na segunda os quinze ensaios examinam esta problemtica sob diferentes ngulos. Na primeira parte abordam-se separadamente as disparidades de riqueza, a pobreza, o emprego e o desemprego, a educao e a sade. Na fotografia, Portugal surge como um dos pases mais desiguais da Europa, no que se refere distribuio de rendimentos e no qual o risco de pobreza, apesar da diminuio, continua a afectar de forma muito significativa os indivduos com baixa escolaridade, os desempregados, as famlias monoparentais e aquelas com um nmero elevado de filhos ou indivduos que vivem ss. Promove-se, igualmente, uma anlise da incidncia e variao do desemprego entre diferentes grupos sociais e territrios. Destaca-se o aumento do desemprego entre a populao com menos educao e com qualificaes intermdias e, a nvel regional, a maior expresso deste fenmeno no Algarve e no norte do pas. No que respeita educao, ainda que se verifique uma melhoria dos nveis de escolaridade da populao portuguesa, demonstra-se que se continuam a registar elevadas taxas altas de abandono escolar e um baixo nvel de formao ao longo da vida. A sade uma das reas na qual Portugal apresenta alguns dos indicadores mais favorveis, sobretudo na taxa de mortalidade infantil e na esperana mdia de vida. Portugal dos pases que mais gasta, em termos de percentagem de PIB neste domnio, ainda que indicadores como o nmero de camas e mdicos registem valores inferiores mdia europeia. Enquanto a primeira metade do livro assenta sobretudo numa descrio de indicadores estatsticos relativos educao, pobreza, sade ou ao (des)emprego, na segunda parte promovida uma problematizao e um aprofundamento analtico dessas mesmas temticas a partir de pequenos ensaios. Para alm do registo da anlise ter uma natureza diferente do observado na primeira metade do livro, so tambm integrados na Parte II outros temas e eixos de problematizao das desigualdades sociais, tais como a aco colectiva ou as classes sociais. O tema da pobreza analisado sob o ponto de vista dos factores que o potenciam e mitigam, mas tambm dos modos de representao desse fenmeno. Quanto aos textos sobre educao, que se debruam sobre vrios nveis de ensino, so abordados os efeitos deste tipo de desigualdades e as suas repercusses nos projectos e percursos de vida. Mesmo nos ensaios dedicados s dinmicas do mercado de trabalho, a questo das qualificaes salientada, destacando-se a sua importncia no acesso ao emprego e a sua influncia no tipo de insero profissional. Vrios so os ensaios que relacionam o tipo de insero profissional dos jovens no mercado de trabalho, as qualificaes por eles detidas e a situao de precariedade laboral experienciada. No mbito das classes sociais, alude-se no s importncia desta varivel na compreenso das desigualdades no campo da sade (a esperana mdia de vida), como das formas de aco colectiva. Este livro procura traar um retrato multidimensional das desigualdades sociais em Portugal e sua evoluo. Apesar dos progressos feitos e evidenciados ao longo do livro, demonstrado que continuam a existir debilidades estruturais que fragilizam o pas e a sua capacidade para fazer face aos desafios colocados pela actual conjuntura de crise econmica e financeira. Tiago Carvalho Ver ndice

16

Desigualdade Social e as Classes Sociais

I. II.

Desigualdade social

No mundo em que vivemos percebemos que os indivduos so diferentes, estas diferenas se baseiam nos seguintes aspectos: coisas materiais, raa, sexo, cultura e outros. Os aspectos mais simples para constatarmos que os homens so diferentes so: fsicos ou sociais. Constatamos isso em nossa sociedade pois nela existem indivduos que vivem em absoluta misria e outros que vivem em manses rodeados de coisas luxuosas e com mesa muito farta todos os dias enquanto outros no sequer o que comer durante o dia. Por isso vemos que existe a desigualdade social, ela assume feies distintas porque constituda de um conjunto de elementos econmicos, polticos e culturais prprios de cada sociedade. III.

Desigualdade social: a pobreza como fracasso

No sculo XVIII, o capitalismo teve um grande crescimento, com a ajuda da industrializao, dando origem assim as relaes entre o capital e o trabalho, ento o capitalista, que era o grande patro, e o trabalhador assalariado passaram a ser os principais representantes desta organizao. A justificativa encontrada para esta nova fase foi o liberalismo que se baseava na defesa da propriedade privada, comrcio liberal e igualdade perante a lei. A velha sociedade medieval estava sendo totalmente transformada, assim o nome de homem de negcios era exaltado como virtude, e eram-lhe dadas todas as credenciais uma vez que ele poderia fazer o bem a toda sociedade. O homem de negcios era louvado ou seja ele era o mximo, era o sucesso total e citado para todos como modelo para os demais integrantes da sociedade, a riqueza era mostrada como seu triunfo pelo seus esforos, diferente do principal fundamento da desigualdade que era a pobreza que era o fator principal de seu fracasso pessoal . Ento os pobres deveriam apenas cuidar dos bens do patro, maquinas, ferramentas, transportes e outros e supostamente Deus era testemunha do esforo e da dedicao do trabalhador ao seu patro. Diziam que a pobreza se dava pelo seu fracasso e pela ausncia de graa, ento o pobre era pobre porque Deus o quis assim.

17

O pobre servia nica e exclusivamente para trabalhar para seus patres e tinham que ganhar somente o bsico para sua sobrevivncia, pois eles no podiam melhorar suas condies pois poderiam no se sujeitar mais ao trabalho para os ricos, a existncia do pobre era defendida pelos ricos, pois os ricos so ricos as custas dos pobres, ou seja para poderem ficar ricos eles precisam dos pobres trabalhando para eles, assim conclui-se que os pobres no podiam deixar de serem pobres. IV.

A desigualdade como produto das relaes sociais

Vrias teorias apareceram no sculo XIX criticando as explicaes sobre desigualdade social, entre elas a de Karl Marx, que desenvolveu um teoria sobre a noo de liberdade e igualdade do pensamento liberal, essa liberdade baseava-se na liberdade de comprar e vender. Outra muito criticada tambm foi a igualdade jurdica que baseava-se nas necessidades do capitalismo de apresentar todas as relaes como fundadas em normas jurdicas. Como a relao patro e empregado tinha que ser feita sobre os princpios do direito, e outras tantas relaes tambm. Marx criticava o liberalismo porque s eram expressos os interesses de uma parte da sociedade e no da maioria como tinha que ser. Segundo o prprio Marx a sociedade um conjunto de atividades dos homens, ou aes humanas, e essas aes e que tornam a sociedade possvel. Essas aes ajudam a organizao social, e mostra que o homem se relaciona uns com os outros. Assim Marx considera as desigualdades sociais como produto de um conjunto de relaes pautado na propriedade como um fato jurdico, e tambm poltico. O poder de dominao que da origem a essas desigualdades. As desigualdades se originam dessa relao contraditria, refletem na apropriao e dominao, dando origem a um sistema social, neste sistema uma classes produz e a outra domina tudo, onde esta ltima domina a primeira dando origem as classes operrias e burguesas. As desigualadas so fruto das relaes, sociais, polticas e culturais, mostrando que as desigualdades no so apenas econmicas mas tambm culturais, participar de uma classe significa que voc esta em plena atividade social, seja na escola, seja em casa com a famlia ou em qualquer outro lugar, e estas atividades ajudam-lhe a ter um melhor pensamento sobre si mesmo e seus companheiros. V.

As classes sociais

As classes sociais mostram as desigualdades da sociedade capitalista. Cada tipo de organizao social estabelece as desigualdades, de privilgios e de desvantagens entre os indivduos. As desigualdades so vistas como coisas absolutamente normais, como algo sem relao com produo no convvio na sociedade, mas analisando atentamente descobrimos que essas desigualdades para determinados indivduos so adquiridos socialmente. As divises em classes se da na forma que o indivduo esta situado economicamente e socio-politicamente em sua sociedade.

18

Como j vimos no capitalismo, quem tinham condies para a dominao e a apropriao, eram os ricos, quem trabalhavam para estes eram os pobres, pois bem esses elementos eram os principais denominadores de desigualdade social . Essas desigualdades no eram somente econmicas mas tambm intelectuais, ou seja o operrio no tinha direito de desenvolver sua capacidade de criao, o seu intelecto. A dominao da classe superior, os burgueses, capitalistas, os ricos, sobre a camada social que era a massa, os operrios, os pobres, no era s economica mas tambm ela se sobrepe a classe pobre, ou seja ela no domina s economicamente como politicamente e socialmente. VI.

A luta de classes
As classes sociais se inserem em um quadro antagnico, elas esto em constante luta, que nos mostra o carter antagnico da sociedade capitalista, pois, normalmente, o patro rico e d ordens ao seu proletariado, que em uma reao normal no gosta de recebe-las, principalmente quando as condies de trabalho e os salrios so precrios. Prova disso, so as greves e reivindicaes que exigem melhorias para as condies de trabalho, mostrando a impossibilidade de se conciliar os interesses de classes. A predominncia de uma classe sobre as demais, se funda tambm no quadro das prticas sociais pois as relaes sociais capitalistas aliceram a dominao econmica, cultural, ideolgica, poltica, etc. A luta de classes perpassa, no s na esfera econmica com greves, etc, ma em todos os momentos da vida social. A greve apenas um dos aspectos que evidenciam a luta. A luta social tambm est presente em movimentos artsticos como telenovelas, literatura, cinema, etc. Tomemos a telenovela como exemplo. Ela pode ser considerada uma forma de expressar a luta de classes, uma vez que possa mostrar o que acontece no mundo, como um patro, rico e feliz, e um trabalhador, sofrido e amargurado com a vida, sempre tentando ser independente e se livrar dos mandos e desmandos do patro. Isso tambm uma forma de expressar a luta das classes, mostrando essa contradio entre os indivduos. Outro bom exemplo da luta das classes a propaganda. As propagandas se dirigem ao pblico em geral, mesmo aos que no tem condio de comprar o produto anunciado. Mas por que isso? A propaganda capaz de criar uma concepo do mundo, mostrando elementos que evidenciam uma situao de riqueza, iludindo os elementos de baixo poder econmico de sua real condio. A dominao ideolgica fundamental para encobrir o carter contraditrio do capitalismo.

19

VII.

A desigualdade social no Brasil

O crescente estado de misria, as disparidades sociais, a extrema concentrao de renda, os salrios baixos, o desemprego, a fome que atinge milhes de brasileiros, a desnutrio, a mortalidade infantil, a marginalidade, a violncia, etc, so expresses do grau a que chegaram as desigualdades sociais no Brasil. A desigualdade social no acidental, e sim produzida por um conjunto de relaes que abrangem as esferas da vida social. Na economia existem relaes que levam a explorao do trabalho e a concentrao da riqueza nas mo de poucos. Na poltica, a populao excluda das decises governamentais. At 1930, a produo brasileira era predominantemente agrria, que coexistia com o esquema agrrio-exportado, sendo o Brasil exportador de matria prima, as indstrias eram pouqussimas, mesmo tendo ocorrido, neste perodo, um verdadeiro surto industrial. A industrializao no Brasil, a partir da dcada de 30, criou condies para a acumulao capitalista, evidenciado no s pela redefinio do papel estatal quanto a interferncia na economia (onde ele passou a criar as condies para a industrializao) mas tambm pela implantao de indstrias voltadas para a produo de mquinas, equipamentos, etc. A poltica econmica, estando em prtica, no se voltava para a criao, e sim para o desenvolvimento dos setores de produo, que economizam mo-de-obra. Resultado: desemprego. VIII.

Desenvolvimento e pobreza

O subdesenvolvimento latino-americano tornou-se pauta de discusses na dcada de 50. As proposta que surgiram naquele momento tinham como pano de fundo o quadro de misria e desigualdade social que precisava ser alterado. A Cepal (Comisso econmica para a Amrica Latina, criada nessa decada) acreditava que o aprofundamento industrial e algumas reformas sociais criariam condies econmicas para acabar com o subdesenvolvimento. Acreditava tambm que o aprofundamento da industrializao inverteria o quadro de pobreza da populao. Uma de suas metas era criar meios de inserir esse contingente populacional no mercado consumidor. Contrapunha o desenvolvimento ao subdesenvolvimento e imaginava romper com este ltimo por maio de industrializao e reformas sociais. Mas no foi isso o que realmente aconteceu, pois houve um predomnio de grandes grupos econmicos, um tipo de produo voltado para o atendimento de uma estrita faixa da populao e o uso de mquinas que economizavam mo-de-obra. De fato, o Brasil conseguiu um maior grau de industrializao, mas o subdesenvolvimento no acabou, pois esse processo gerou uma acumulao das riquezas nas mos da minoria, o que no resolveu os problemas sociais, e muito menos acabou com a pobreza.

20

As desigualdades sociais so enormes, e os custos que a maioria da populao tem de pagar so muito altos. Com isso a concentrao da renda tornou-se extremamente perceptvel, bastando apenas conversar com as pessoas nas ruas para nota-la. Do ponto de vista poltico esse processo s favoreceu alguns setores, e no levou em conta os reais problemas da populao brasileira: moradia, educao, sade, etc. A pobreza do povo brasileiro aumentou assustadoramente, e a populao pobre tornou-se mais miservel ainda. IX.

A pobreza absoluta
Quando se fala em desigualdade social e pobreza no Brasil, no se trata de centenas de pessoas, mas em milhes que vivem na pobreza absoluta. Essas pessoas sobrevivem apenas com 1/4 de salrio mnimo no mximo! A pobreza absoluta apresenta-se maior nas regies Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Para se ter uma idia, o Nordeste, em 1988, apresentava o maior ndice (58,8%) ou seja, 23776300 23776300 pessoas viviam na pobreza absoluta. Em 1988, o IBGE detectou, atravs da Pesquisa Nacional por Amostra em Domiclios, que 29,1% da populao ativa do Brasil ganhava at l salrio mnimo, e 23,7% recebia mensalmente de l a 2 salrios mnimos. Pode-se concluir que 52,8% da populao ativa recebe at 2 salrios mnimos mensais. Com esses dados, fica evidente que a mais da metade da populao brasileira no tem recursos para a sobrevivncia bsica. Alm dessas pessoas, tem-se que recordar que o contingente de desempregados tambm muito elevado no Brasil, que vivem em piores condies piores que as desses assalariados. As condies de miserabilidade da populao esto ligadas aos pssimos salrios pagos. X.

A extrema desigualdade social


Observou-se anteriormente que mais de 50% da populao ativa brasileira ganha at 2 salrios mnimos. Os ndices apontados visam chamar a ateno sobre os indivduos miserveis no Brasil. Mas no existem somente pobres no Brasil, pois cerca de 4% da populao muito rica. O que prova a concentrao macia da renda nas mos de poucas pessoas. Alm dos elementos j apontados, importante destacar que a reproduo do capital, o desenvolvimento de alguns setores e a pouca organizao dos sindicatos para tentar reivindicar melhores salrios, so pontos esclarecedores da gerao de desigualdade social. Quanto aos bens de consumo durveis (carros, geladeiras, televisores, etc), so destinados a uma pequena parcela da populao. A sofisticao desses produtos, prova o

21

quanto o processo de industrializao beneficiou apenas uma pequena parcela da poppulao. Geraldo Muller, no livro Introduo economia mundial contempornea, mostra como a concentrao de capital, combinado com a mmiserabilidade, responsvel pelo surgimento de um novo bloco econmico, onde esto Brasil, Mxico, Coria do Sul, frica do Sul, so os chamados pases subdesenvolvidos industrializados, em que ocorre uma boa industrializao e um quadro do enormes problemas sociais. O setor informal outro fator indicador de condies de reproduo capitalista no Brasil. Os camels, vendedores ambulantes, marreteiros, etc, so trabalhadores que no esto juridicamente regulamentados, mas que revelam a especificidade e desigualdade da economia brasileira e de seu desenvolvimento industrial. Bibliografia: TOMAZI, Nelson Dcio. Iniciao a Sociologia. SP, atual; 1993
Autoria: Pedro Roberto Cardoso

22

You might also like