You are on page 1of 7

FUNDAMENTOS DE RELAES PBLICAS GOVERNAMENTAIS

Teobaldo de Andrade

O importante num programa de Relaes Pblicas Governamentais est na sinceridade das informaes, pois o governo deve dizer tudo o que fez, inclusive seus erros e as medidas tomadas para corrigi-los. A utilizao dos meios de comunicao pelo governo, para fins que no exclusivamente o de informar e esclarecer, constitui um crime gravssimo, especialmente num pas como o Brasil, onde metade da populao analfabeta.

Uma das caractersticas do mundo moderno aquela conscincia que tem cada cidado que cada cidado contribui para a obra coletiva, eliminadas que foram, com o advento do regime democrtico, as barreiras entre os homens que governam e aqueles que so governados. que a democracia conseguiu atrair para o Governo, atrair para a coisa pblica, todos os indivduos, trazendo para o Governo, em sua acepo mais larga, os prprios homens que so governados, se no com uma participao direta, pelo menos com esse direito elementar de poder escolher os governantes. (Teoria do Estado, Themstocles Brando Cavalcanti, Rio de Janeiro, 1958, p. 5.) O modo de evitar rebelies proclamava o terceiro presidente norte-americano Thomas Jefferson consiste em: dar ao povo plena informao de seus negcios, mediante canais da imprensa, e imaginar meios que permitam esses escritos penetrar toda a massa do povo. Assim, no aspecto da segurana pblica, como tambm em qualquer outro, a chave de qualquer regime est na informao dada ao povo, no como um ato de liberalidade, mas como cumprimento de uma incumbncia sagrada de prestar contas a quem deve seu consentimento para gerir as coisas pblicas. O direito do governado informao e o dever de informar dos governantes esto sustentados pela Declarao Universal dos Direitos do Homem, da ONU. A informao unanimemente reconhecida como direito universal, inviolvel e inalienvel, do homem moderno, correspondente a uma profunda necessidade de sua natureza racional . disse o papa Paulo VI, em alocuo proferida no Seminrio Europeu das Naes Unidas, em abril de 1964.

2
3

A separao entre governantes e governados conseqncia, principalmente, da falta de informaes. A Administrao Pblica pode funcionar sem a compreenso popular de suas atividades e processos, pois o poder pblico depende do consentimento do povo frente s polticas governamentais. Porm, os Governos em geral, como se no precisassem dos cidados, no cuidam de estabelecer um aparelhamento de informaes, capaz de permitir o esclarecimento do povo a respeito da motivao e dinmica administrativas. Cabe ao Estado democrtico proteger e facilitar a formao da opinio pblica contra influncias perniciosas que se destinam a criar embaraos de toda ordem, impedindo que os cidados se manifestem livremente, sem a presena indbita de injunes de qualquer natureza. Ao Governo compete manter abertas as fontes de informao e os caminhos da comunicao, limpando-os dos obstculos e armadilhas colocados pelos grupos de presso.

4 5
6

No basta que os governos democrticos proclamem que adotaram uma poltica aberta de informao, mas que, realmente, dem oportunidade e condies eficazes para que o homem do povo possa participar da administrao governamental, em todos os seus ramos e reas. O ideal, talvez, fosse o que propunha Aristteles, quando dizia que a populao de uma cidade no deveria ser superior ao nmero de pessoas que pudessem estar reunidas em uma assemblia, dentro do alcance da voz humana, para a manifestao conjunta de suas opinies. Mas hoje, a no ser excepcionalmente, no existem mais as cidades-estado, muito embora se deva lembrar que o progresso dos veculos de comunicao permite um alcance quase ilimitado da voz humana. O direito informao o primeiro direito de uma sociedade democrtica. O cidado, que paga impostos tem o direito de saber como os governantes o aplicam; o operrio tem o direito de ser informado; das atividades, planos, projetos e lucros da empresa que o emprega e do sindicato a que se filia; o empresrio tem o direito de conhecer, no regime de livre competio, as disposies de governo que afetem os seus negcios; o estudante tem o direito de antever as perspectivas do futuro que o espera; o acionista que investe sua poupana que renncia e sacrifcio tem o direito informao sobre a gesto da empresa, seus programas de atividades e suas receitas; os usurios de servios pblicos tm o direito de ser. informados sobre operaes, custos e tarifa dos servios de que utilizam. A informao, pois, instrui e elucida, orienta e educa. Por isso, a liberdade de informar ou de opinar no pode estar a servio de privilgios, de minorias ou elites, sejam econmicas, polticas, raciais ou religiosas (Governador Abreu Sodr, Dirio Oficial do Estado, So Paulo, 5 mar. 1968, p 2.)

Sendo constitudo principalmente de tcnicas e tendo sua cabea uma personalidade no muito 'poltica' apesar das simpatias que sua retido de carter e suas boas intenes suscitam geralmente o atual governo se ressente da ausncia de um 'public relations', funo que talvez devesse caber ao seu ministro da Justia ou a mais um ministro extraordinrio com funes especficas de relaes pblicas (Governo no tem Relaes Pblicas, Folha de So Paulo, 13 set. 1964, caderno econ./financ., p.

4). Por essa poca, Ney Peixoto do Vale, ento presidente do Conselho Nacional da Associao Brasileira de Relaes Pblicas, em conferncia pblica em So Paulo, dizia: O governo revolucionrio no deve ficar espera de que o povo entenda suas intenes por telepatia.

Como no h um programa amplo de divulgao que encoraje confiana nos planos que se efetivam dia a dia, no so poucas as sugestes para providncias que, afinal, j esto em curso. A prtica demonstra que o noticirio amplo e bem coordenado naturalmente sem os resqucios demaggicos to do gosto de governantes agitadores providncia, de grande valia que sustenta a confiana popular. Enquanto o Governo, profundamente preocupado em realizar, silencia, os descontentes utilizam-se das mnimas oportunidades na propaganda de seus propsitos derrotistas. O povo quer saber. Quer opinar. E deseja motivao para defender ou acusar o Governo, direito e privilgio que democracia lhe garante. Qualquer realizao, quando divulgada com amplitude seja por quem for, provoca verdadeira enxurrada de correspondncia sobre o mesmo assunto (Depoimento senhor Carlos Costa, secretrio particular ao Presidente Costa e Silva, Folha de So Paulo, So Paulo, 21 abr. 1968, caderno esp., p. 18.) Se existe uma regime poltico que necessite de Relaes Pblicas precisamente o democrtico. Participao do povo no governo o principio fundamental da democracia. Participao ampla e efetiva, para que todos possam, realmente, influir nas decises oficiais. Ningum deve ser excludo da responsabilidade de contribuir para a formulao e soluo dos problemas ligados aos negcios pblicos. Para seu xito, a administrao governamental depende da atitude e opinio populares. Francisco S Filho, em seu livro Relaes entre os poderes do Estado, escrevia: Outro aspecto relevante da participao popular na conduta dos negcios pblicos consiste na provocao de grandes movimentos de opinio, nos amplos inquritos e consultas populares, que servem de esclarecimentos, prova e orientao para os .homens de Estado, tanto da legislatura, como da administrao (Rio de Janeiro, Borsoi, 1969, p. 75.)

10

11 12

O poder pblico depende do apoio popular. O administrador governamental, mais do que ningum, est sujeito a crticas e incompreenses de toda espcie. O governo precisa, alm de educar, esclarecer, para que seus planos e programas obtenham, primeiramente, compreenso e depois apoio. crescente complexidade dos processos governamentais, tanto em dimenso, como em atividades, aumenta a dificuldade da compreenso pblica. Muitas vezes, medidas e projetos oficiais, justos e imprescindveis, so mal compreendidos pelo povo em razo da falta de comunicaes. s entidades pblicas precisam reconhecer a obrigao que tm de esclarecer, o povo quanto ao seu funcionamento, suas realizaes e seus programas.

13

Se o povo desconhece o que este sendo feito e o por qu, bem como por que no se faz, ele no poder compreender a dinmica das atividades governamentais e nem mesmo poder agir, com efetividade, no seu papel natural de fiscal e orientador. E assim, pouco a pouco, os governantes deixam de representar aquele prprio povo que os conduziu aos postos diretivos da Administrao Pblica. Alm disso, frente a esse estado, de coisas, criam-se condies ideais para a proliferao do desinteresse, da stira e at mesmo da hostilidade.

Existe uma interdependncia entre governo e povo muito maior do que entre qualquer corporao ou indstria e seus pblicos. Por esta razo, necessrio que o organismo pblico conduza um programa de Relaes Pblicas, de modo que seus objetivos e pontos de vista possam estar disposio das pessoas, no comparar com as informaes e opinies procedentes de outras fontes (Public Relations, Theodore R. Sill, Chicago, 1951, p. 237.) Em seu depoimento, no IV Congresso Mundial de Relaes Pblicas (1967), o representante da Guiana Francesa, Jacques Mesnier, disse que h muitas formas de conquistar a opinio pblica. Ao longo da histria, o apoio pblico foi alcanado atravs de diversos mtodos: crenas, temor, fora, esperana, ideologia, promessas. Hoje, na Franca, as Relaes Pblicas tm sido muito solicitadas para conseguir o apoio pblico, pois elas tm uma finalidade social inegvel e, assim, por justia, cabe a elas esse papel. Em razo disso, o desenvolvimento de Relaes Pblicas no campo governamental espetacular: existem vrios servios de RR.PP. funcionando nos poderes pblicos. Em face da imensa competio pela notcia, tanto no plano internacional quanto nos mercados internos, j no h governo que no se preocupe cem a organizao de seu sistema de informao ao pblico. A questo atualmente gira apenas em torno de que critrios marcaro a qualidade desses servios. Mesmo os pases socialistas do tipo marxista j compreenderam o risco das tentativas de massificao mistificadora ou das omisses pelo silncio e iniciam-se nos processos de integrao de Relaes Pblicas, conforme o demonstram as conferencias pronunciadas pelos representantes de algumas dessas Repblicas na srie que resultou na obra L'opinlon publique (Presses Universitaires de France, 1957) (Conceituao de Opinio Pblica e Relaes Pblicas, Walter Ramos Poyares, Rio de Janeiro, Agir, 1967, p. 47). A maior dificuldade para a obteno do apoio pblico reside, na verdade, nos esteretipos acerca da Administrao Governamental (gastos excessivos, filhotismo, pouca eficincia dos servidores, suborno generalizado, obsoletismo, burocracia desenfreada etc.), que aparecem na mente dos cidados de qualquer pas, com maior ou menor intensidade. Ser assim difcil convencer os homens de empresa da necessidade e da vantagem da iniciativa pblica em atividades essencialmente ligadas ao progresso social e segurana nacional. Reorientar esse sentimento coletivo a esse respeito constitui a primeira misso das Relaes Pblicas no mbito governamental.

14
15

16

17

Relaes Pblicas Governamentais o esforo deliberado, planificado, coeso e contnuo da alta administrao pblica, para estabelecer e manter uma mtua compreenso entre governantes e governados (adaptao da definio oficial de Relaes Pblicas da Associao Brasileira de Relaes Pblicas). Ou ainda, Relaes Pblicas Governamentais o mtodo de ao que, atravs do dilogo planificado e permanente entre governantes e governados, procura identificar o interesse social. Dois argumentos principais podem ser adiantados em favor das Relaes Pblicas Governamentais. O primeiro poderia ser chamado de argumento da informao. Um governo democrtico precisa informar o povo. Isto no envolve, necessariamente, qualquer elemento de persuaso. O segundo chamaramos de argumento administrativo. Certas medidas administrativas no tero sucesso, a menos que o pblico ou setores do pblico estejam adequadamente informados acerca dos seus direitos e deveres a poltica exterior em alguns de seus aspectos bom exemplo pois da compreenso que surge a aquiescncia (Public Relations and American Democracy, J. A. R. Pimlott, New Jersey, 1951, p. 76.) O importante num programa de Relaes Pblicas Governamentais est na sinceridade das informaes, pois o governo deve dizer tudo o que fez, inclusive seus erros e as medidas que foram tomadas para corrigi-los. Muito embora a responsabilidade da informao governamental fique a cargo de um servio ou de profissionais especialmente contratados, preciso no esquecer que todos os servidores pblicos devem contribuir para a execuo das tarefas de Relaes Pblicas. Leone Baster, delegada dos Estados Unidos da Amrica, no IV Congresso Mundial de RR.PP., lembrou que nenhum outro aspecto de Relaes Pblicas afeta a todos mais significativamente e menos compreendido do que o uso e abuso dos instrumentos e tcnicas de RR.PP. no setor poltico-governamental. Disse ainda que a fora poltica construda pela tcnica de comunicao e, hoje orientada pelas Relaes Pblicas, tanto pode ser domesticada para um servio pblico srio, como pode cair em mos de irresponsveis e resultar em ao explosiva. E concluiu: Os profissionais de Relaes Publicas seriam levianos, se pretendessem ignorar essa realidade. O delegado uruguaio, Roman Perez Senac, no mesmo congresso, afirmou: Quando falamos em Relaes Pblicas no Governo, estamos falando na possibilidade de manejar todo o povo. Assim, as Relaes Pblicas esto sendo chamadas a desempenhar um papel cada vez mais importante, pois o homem comum deve ser informado, imparcial e exaustivamente, a fim de que possa julgar, no pela emoo, mas pela razo. Como disse Ward Steyenson, ningum pode trabalhar em RR.PP. sem antes possuir um profundo respeito pela Opinio Pblica. Segundo Harwood L. Childs, no Curso de RR.PP. ministrado na Fundao Getlio Vargas: todos os governos devem atentar para estes pontos capitais, que integram um programa eficiente de Relaes Pblicas: a) procurar a cooperao de todos os cidados para os processos e regulamentos governamentais; b) bem informar os cidados sobre o que realizava em seu beneficio e pedir sua participao nessas

18 19

20

21

22
23

atividades para que eles possam lograr maiores benefcios; c) evitar a crescente complexidade do sistema de governo, exigindo leis e reformas ditadas pelas necessidades da tcnica; d) aceitar as Relaes Pblicas para o Governo como ponto essencial ao desenvolvimento de uma slida poltica, evitando-se a interferncia:dos interesses partidrios nas funes governamentais especficas; e) demonstrar ao povo que ele tem direito a participao no progresso do governo, em seus nveis mais elevados.

24
25 26

Naquela anlise do professor da Universidade de Princeton (USA), inegavelmente, esto colocadas todas as diretrizes gerais que devem nortear o trabalho de Relaes Pblicas no campo .governamental. Interessante notar o item c dos pontos capitais apresentados por H. Childs, pois, na verdade, a excessiva variedade e complexidade das funes pblicas, a par da inflada burocracia, cria problemas que podem fazer naufragar o melhor planejamento de Relaes Pblicas.

medida que um Governo cresce em extenso e poder, faz-se mais premente a necessidade de estabelecer comunicaes adequadas entre o pblico oficial e os cidados. Contudo, certas foras ocultas tendem a separar esses grupos cada vez mais. As Relaes Pblicas ocupam-se, de certo modo, desse problema (Relaciones pblicas, Scott M. Cutlip e Allen H. Center, Madrid, RIALP, 1961, p. 485). curioso observar que, enquanto para Cutlip e Center, a burocracia constitui a melhor representao das chamadas foras ocultas, para outros estudiosos de Relaes Pblicas, a atuao dos grupos de presso que assinala o poderio dessas foras e sua deletria presena no mbito da informao governamental. E a instrumentao utilizada por esses grupos est contida no trabalho dos lobbystmen. Muitas vezes, a poltica e os interesses dos partidos polticos criam e mantm atividades que poderiam ser confundidas com Relaes Pblicas Governamentais. Haver sempre lugar para argumentos contrrios ao uso de Relaes Pblicas na dinmica governamental. O perigo do uso ilegtimo das Relaes Pblicas para vantagens dos partidos polticos maior em um sistema que no tenha arraigada tradio de servio pblico e onde ainda no esteja perfeitamente estabelecida a distino entre Governo entidade em funcionamento continuo e Governo partido que ocupa o poder (Public Relations and American Democracy, J. A. R. Pimlott, New Jersey,1951, p. 74).

27
28 29

A informao oficial visando a fins poltico-partidrios tem curta durao, pois a imprensa em geral e a oposio, facilmente, levaro ao descrdito esse tipo de propaganda. Pode-se mesmo dizer que essa propaganda atuar como a conhecida arma australiana, o boomerang, voltando-se contra aqueles que a lanaram. Essa forma de propaganda, intil, seno extempornea, acarreta para o servio pblico, alm de desprestgio, um dispndio enorme de verbas, que melhor poderiam ser aproveitadas em outras atividades.

30

A utilizao de extraordinria arma de comunicaes para fins que no sejam exclusivamente o de informar e esclarecer, honesta e criteriosamente, um crime to srio que poderia ser capitulado entre as mais graves transgresses. Num pas como o Brasil, onde a metade da populao analfabeta, e v e ouve atravs de terceiros, a deformao da verdade dificulta a prpria educao da coletividade. Governos bem intencionados dariam um grande passo no sentido do reconhecimento e da confiana pblica se estabelecessem, para os diversos setores da administrao, normas rgidas para a utilizao dos meios de comunicao (O administrador deve informar, mas sem fazer propaganda pessoal, Ney Peixoto do Vale, Revista PN, Rio de Janeiro, 22 maio 1958, p. 28).

You might also like