You are on page 1of 12

Re vi st a d e Li n g u st i c a e T e ori a Li t er ri a I SS N 2 17 6- 6 80 0

Variao e mudana lingustica: a emergncia do artigo definido na lngua latina


Linguistic variation and change: the emergence of definite article in Latin language
Maria de Lurdes Nazrio
Universidade Estadual de Gois

Resumo: Faz-se aqui uma reviso terica sobre a emergncia do artigo definido no latim vulgar, sistematizando-se como uma nova categoria lingustica e tendo o seu uso difundido nas lnguas romnicas. O artigo definido surge no latim vulgar aps uma mudana lingustica ocorrida no sistema pronominal latino com o demonstrativo ille. A perspectiva assumida neste trabalho de que a lngua est em constante evoluo, mantendo estgios de variao, podendo ocorrer posteriormente uma mudana lingustica (LABOV, 1972). Objetiva-se com esse enfoque evidenciar a heterogeneidade inerente das lnguas naturais, sendo fundamental compreender que todo e qualquer sistema lingustico estruturado, funcional, social e histrico (LABOV, 1982; FARACO, 2005). Palavras-chave: Variao lingustica. Mudana lingustica. Artigo definido.

Abstract: This paper presents a theoretical review on the emergence of definite article in Vulgar Latin, systematizing it as a new linguistic category, and showing its use widespread in Romance languages. The definite article appears in the Vulgar Latin after language change occurred in Latin pronominal system referred to the demonstrative pronoun ille. In this text, the perspective is that language is in constant flux through time, with stages of variation, and after some time a language change may become widely accepted (LABOV, 1972). From this approach, the main objective is to make clear the heterogeneity of natural languages. It is also fundamental to understand that every and any linguistic system has structured, functional, social and historical aspects (LABOV, 1982; FARACO, 2005). Keywords: Linguistic variation. Linguistic change. Definite article.

Via Litterae Anpolis v. 3, n. 2 p. 333-344 jul./dez. 2011 www.unucseh.ueg.br/vialitterae

334

NAZRIO Variao e mudana lingustica: a emergncia do artigo definido na lngua latina

Introduo
O presente texto faz uma reviso terica sobre o surgimento do artigo definido na lngua latina com o objetivo de evidenciar os processos de variao e mudana lingustica to discutidos nas faculdades de Letras e mal compreendidos na sociedade em geral. A perspectiva da pesquisa se deu por considerar que o resgate dos processos scio-histricos dos fenmenos lingusticos fundamental para a compreenso da sincronia da lngua. O artigo definido surge no latim vulgar aps uma mudana lingustica ocorrida no sistema pronominal latino com o demonstrativo ille. Ressalta-se aqui tal processo de mudana a partir de autores como Coutinho (1971), Silva Neto (1979), Cmara Jr. (1985), Tarallo (1990), entre outros, adotando a perspectiva dos trabalhos da Lingustica Histrica e da Sociolingustica Variacionista. A variao um processo inerente a toda lngua natural que pode levar ou no a uma mudana lingustica. Segundo Labov (1972), o processo de variao e mudana pode ser explicado atravs de estgios de variao. Num primeiro estgio, surge a variao entre duas entidades lingusticas; no segundo estgio, essa variao pode ser imitada e difundida de modo que formas novas convivam com formas antigas da lngua (por exemplo, meu pai x o meu pai; eu o vi x eu vi ele; ns x a gente); num terceiro e ltimo estgio, uma das duas formas desaparece, concluindo a regularidade do sistema. Nessa abordagem lingustica, ao contrrio do que pregam o estruturalismo e o gerativismo, a ausncia de heterogeneidade estruturada que seria disfuncional na lngua que serve a uma comunidade de fala. Essa heterogeneidade tem funes especficas tanto na estrutura lingustica como na social, representando questes scio-culturais de cada grupo de falantes (WLH, 1968; LABOV, 1982). Espera-se, ento, demonstrar que a constituio sincrnica de um sistema lingustico se faz com a contnua transformao diacrnica. Ou seja, os estgios pelos quais passam uma lngua configuram o seu quadro atual e possibilitam pensar sobre o seu desenvolvimento futuro, evidenciando a variabilidade inerente das lnguas naturais.

1 Configurao do sistema pronominal demonstrativo latino


De acordo com Silva Neto (1979, p. 235), o sistema demonstrativo latino era constitudo por: hic (1 pessoa), iste (2), ille (3), is (empregado para todas as pessoas) e ipse (como marca de identidade). J Maurer Jr. (1959, p. 108) acrescenta a essa lista idem. Cmara Jr., em conformidade com Silva Neto, diz que esse sistema era constitudo por:
Via Litterae Anpolis v. 3, n. 2 p. 333-344 jul./dez. 2011 www.unucseh.ueg.br/vialitterae

NAZRIO Variao e mudana lingustica: a emergncia do artigo definido na lngua latina

335

hc, para o que estava prximo do falante, ste, para o que estava prximo do ouvinte e uma srie de outros pronomes para o que estava alm dessas duas reas mostrativas. A srie era primariamente constituda por trs pronomes distintos: lle, de valor indicativo preciso; is, de indicao vaga; pse, que reiterava uma indicao anterior, maneira de o mesmo, em portugus, ou the same em ingls. (CMARA JR., 1985, p. 90; grifos do autor).

As trs formas is, ipse e idem eram pronomes pessoais e determinativos que exerciam uma funo delimitadora e identificadora, mas que ocasionalmente assumiam tambm o valor de demonstrativo (LAUSBERG, 1973, p. 202); enquanto que hic, iste e ille eram os genuinamente pronomes demonstrativos do latim. Desses seis itens lexicais, o latim vulgar1 conservou somente trs como demonstrativos: iste, ipse e ille. No quadro abaixo, visualiza-se melhor tal mudana lingustica:

LATIM CLSSICO hic iste ille is ipse idem

LATIM VULGAR iste (este) ipse (esse) ille (aquele)

Quadro 1 Mudana no sistema pronominal demonstrativo latino.

Configurou-se, ento, esse novo sistema pronominal com o hic, is e idem desaparecidos de seus usos habituais ou presentes em expresses cristalizadas. Esse processo de mudana pode ser melhor compreendido a partir da exposio abaixo. Em funo da proximidade fontica entre os pronomes is e hic, havia flutuaes constantes no uso desses itens, e j na fase romnica2 nenhum deles perdurou como formas pronominais vivas. Isso ocorreu provavelmente pelo mtuo enfraquecimento semntico. Posteriormente, o iste passou a exercer a funo de hic na 1 pessoa (LAUSBERG, 1973, p. 202-203; 204). H o registro de is e hic, porm, em algumas expresses petrificadas, como id ipsum, hoc anno (MAURER JR., 1959, p. 108). Em Silva Neto (1976, p. 212), l-se que hic assumiu funo adverbial, tendo depois se cristalizado em hac hora, hoc anno. Sobre o idem, este autor registra que
1 2

O latim vulgar preponderou do sculo II ao V d.C. (SILVA NETO, 1976, p. 37). A partir do sculo V, com a invaso dos brbaros e com a runa de Roma, d-se incio ao perodo do romance, fase embrionria das lnguas romnicas (SILVA NETO, 1976, p. 41).
Via Litterae Anpolis v. 3, n. 2 p. 333-344 jul./dez. 2011 www.unucseh.ueg.br/vialitterae

336

NAZRIO Variao e mudana lingustica: a emergncia do artigo definido na lngua latina

essa forma foi substituda por expresses enfticas com base em ipse, a saber, *metipse e *metipsimus, enquanto Lausberg (1973, p. 202) afirma que idem se perdeu totalmente no latim. Nesse processo de mudana, segundo Lausberg (1973, p. 203), ao se perder o is, o ille assumiu sua funo. O ille passou a ser usado como anafrico no lugar de is, facilitando seu emprego como pronome pessoal e artigo definido (MAURER JR., 1959, p. 110). O ipse manteve-se com o valor primitivo e com o valor de idem na forma reforada mitipsimus. Esse pronome tambm era empregado como pronome pessoal e artigo definido (MAURER JR., 1959, p. 110). Segundo Silva Neto (1979, p. 212), o ipse foi conservado em portugus precisamente no lugar de iste (2 pessoa no latim clssico). Nesse caso, observando o sistema pronominal do latim vulgar acima, v-se que o iste assumiu a funo de hic na 1 pessoa, o ipse, a funo de iste na 2 pessoa e ille se manteve na funo de 3 pessoa. Enfim, a lngua vulgar criou um novo sistema com trs pessoas, que foi difundido por quase toda Romnia. De um modo geral, o latim vulgar usou essa trplice oposio (proximidade da pessoa que fala, proximidade da pessoa com quem se fala ou coisa pouco distante e distncia remota de/do quem/que se fala). Entretanto registra-se desde cedo uma tendncia em conservar somente a oposio de objeto prximo e objeto remoto, tendo em iste e ille, dois demonstrativos com sentido mais definido e persistente, e o ipse com um sentido um pouco mais vago, e menos rigorosamente ligado 2 pessoa (MAURER JR., 1959, p. 108-110).

2 A emergncia do artigo definido no latim vulgar


Conforme j visto acima, iste e ille tinham o sentido mais definido e persistente que ipse. Contudo com o tempo houve um esvaziamento do sentido demonstrativo de ille, que passou a ser usado com sentido de definitude, constituindo-se artigo (MAURER JR., 1959, p. 112). Silvio Elia (1979, p. 210) tambm afirma que ipse e ille sofreram um processo de esvaziamento semntico demonstrativo. Lausberg (1973, p. 208-209) explica que o artigo definido tem em sua origem a funo de se referir a um indivduo ausente, mas conhecido pelo ouvinte, por j ter sido mencionado anteriormente. Em consequncia dessa funo identificadora, o autor explica que o pronome identificador ipse estava apto para ser empregado como artigo definido, tendo sido, conforme Maurer Jr. (1959, p. 112113), difundido nas regies da Sardenha e em alguns pontos da Catalunha, da Gasconha e nas ilhas Baleares. No entanto, para Lausberg, a funo demonstrativa do artigo definido fez do pronome ille o mais apropriado para ser empregado como artigo, pois fazia aluso a um indivduo que estava ausente. Esta foi a forma mais usada em quase toda Romnia.

Via Litterae Anpolis v. 3, n. 2 p. 333-344 jul./dez. 2011 www.unucseh.ueg.br/vialitterae

NAZRIO Variao e mudana lingustica: a emergncia do artigo definido na lngua latina

337

Iordan e Manoliu (1972, p. 246) tambm afirmam que o artigo definido resguarda uma semelhana com o demonstrativo ille ao se referir a um indivduo conhecido, pelo menos, pelo falante. E Said Ali expe que essa
funo demonstrativa [do artigo] pode perceber-se ainda em dizeres nos quais, ou pelo contexto, ou por ajuntar-se ao nome algum qualificativo ou frase equivalente, se aponta o ente ou entes de que se trata. Mas esta funo se amorteceu desde que se tornou um costume o antepor, sem grande necessidade, a qualquer substantivo o vocbulo o, a, tornando-se seu companheiro quase inseparvel. Desde ento passou o demonstrativo a ser artigo. (1965, p. 123).

Enfim, o pesquisador em seu texto evidencia o processo de mudana ocorrido na lngua latina, com o surgimento de uma nova categoria lingustica a partir de um novo uso para o demonstrativo ille. Mattos e Silva (2001, p. 23) afirma que a origem do artigo definido se deu a partir da forma acusativa latina do ille, tendo se sedimentado no portugus como determinante do substantivo, satisfazendo a necessidade de especificao dos seres, como tambm do desejo de clareza e especificidade prprio do latim vulgar e das lnguas romnicas. Conforme a estudiosa,
o artigo no era prprio ao latim clssico; no latim corrente do Imprio Romano se especializou um dos demonstrativos do complexo sistema de demonstrativos latinos, ille, na forma do acusativo, como o determinador por excelncia dos nomes substantivos, alm de marcador bsico do gnero. (MATTOS E SILVA, 2001, p. 23).

Cmara Jr. (1985, p. 104) enfatiza que o demonstrativo ille passou a ser usado, na sua forma acusativa, sem a inteno de localizao no espao, funo genuinamente demonstrativa ditica, passando a ser empregado diante de um nome para opor o indivduo definidamente visualizado a qualquer outro da mesma espcie (proferte mihi stolam illam primam = trazei-me a primeira estola). Entretanto, para o linguista, o artigo continua a ser uma partcula pronominal demonstrativa, pois assinala o carter definido de uma posio num campo mostrativo ideal, (sic) que participam o falante e o ouvinte. Assim, no exemplo acima, estola est nitidamente situada na memria em comum dos dois interlocutores - no conhecimento de mundo compartilhado entre eles. Quanto mudana lingustica formal ocorrida com tal demonstrativo, Tarallo (1990, p. 137) afirma que se deu nos derradeiros momentos do latim falado, j numa fase pr-romano, passando pelo seguinte processo de evoluo a partir de sua forma acusativa:
Via Litterae Anpolis v. 3, n. 2 p. 333-344 jul./dez. 2011 www.unucseh.ueg.br/vialitterae

338

NAZRIO Variao e mudana lingustica: a emergncia do artigo definido na lngua latina

Masculino singular: llu > elo > lo > o Feminino singular: lla > ela > la > a Masculino plural: llos > elos > los > os Feminino plural: llas > elas > las > as (1990, p. 137).

Especificamente para se chegar s formas o, a, os, as, Leite de Vasconcelos (1959, p. 55), Coutinho (1971, p. 251) e Tarallo (1990, p. 137) postulam que ocorreram os seguintes fenmenos: 1 - o /i/ passou para /e/; 2 - as consoantes duplas foram simplificadas (illu > elo; illa > ela; illos > elos; illas > elas); 3 - o /e/ inicial caiu logo depois em funo do artigo estar em posio procltica: elos campos > los campos; 4 - o /l/, agora inicial, quando em posio intervoclica (de los campos), caiu desta posio devido evoluo fontica normal das consoantes, durante a passagem do latim ao portugus (TARALLO, 1990, p. 137). Quanto a essa transformao, Maurer Jr. (1959, p. 113) diz que o artigo definido, no latim vulgar, j devia perder geralmente a slaba inicial em consequncia de sua posio procltica, como revelam quase uniformemente as lnguas romnicas. Este fato explica a queda do l no portugus, por um fenmeno de fontica sinttica. Cmara Jr. (1985, p. 98; grifos do autor) tambm registra que as formas o, a, os, as se originam diretamente do acusativo latino de lle, em suas quatro formas de masculino, feminino, singular e plural (llum, llam, llos, llas), submetidas a um enfraquecimento articulatrio gradual, que atingiu a vogal inicial e a consoante do radical. Essas afirmaes esto de acordo com o processo de mudana descrito por Leite Vasconcelos, Coutinho e Tarallo. Coutinho (1971, p. 251) explica que, em outras lnguas romnicas, observase a conservao do /l/, o que, para ele, comprova a teoria da mudana lingustica apresentada acima: francs (le, la), castelhano (el, lo, la), italiano (il, lo, la), alm do fato de que, na fase arcaica do portugus3, o artigo aparecia sob a forma de lo, la. Cunha e Cintra (2001, p. 206; grifos dos autores) tambm afirmam que no portugus antigo havia as formas lo (la, los, las) e el do artigo definido. Mattos e Silva (2001, p. 23; grifos da autora) aponta, a partir de Maia (1986, p. 645-651), que A forma lo, los; la, las aparece em documentos da rea galega e, eventualmente, no
Portugus arcaico: do sculo XII ao XVI. Portugus moderno: do sculo XVI ao XX (SILVA NETO, 1976, p. 85).
Via Litterae Anpolis v. 3, n. 2 p. 333-344 jul./dez. 2011 www.unucseh.ueg.br/vialitterae
3

NAZRIO Variao e mudana lingustica: a emergncia do artigo definido na lngua latina

339

Cancioneiro Medieval, em cantigas de amigo. No fragmento de uma cantiga de amigo de Joam Soares Coelho o artigo definido se atualiza atravs do item la, determinando o substantivo fonte: Fui eu, madre, lavar meus cabelos / a la fonte e paguei-meu delos / e de mi, lou. Mattos e Silva ainda explica que as formas o, a, os, as comeam a aparecer j nos primeiros textos em portugus. Em relao a isso, Said Ali (1965, p. 123) afirma que o artigo aparece por tda (sic) a parte, desde a mais remota fase da lngua portuguesa, [...] j sem vestgios do radical, inteiramente gasto, e reduzido terminao tona o, a (escrito s vzes (sic) ho, ha). Desse modo, percebe-se a evoluo diacrnica dessa nova categoria lingustica que se firmou no latim e se difundiu nas lnguas romnicas. Evidentemente, tal fenmeno no se deu bruscamente, uma vez que a mudana lingustica um processo gradual e lento, que se configura em seus estgios de variao, conforme cientificamente descrito e analisado pelas pesquisas em Lingustica Histrica e Sociolingustica Variacionista. Conforme Tarallo (1990, p. 137-139), essa nova categoria configurou-se como um ganho morfolgico no latim vulgar, sendo uma inovao lingustica que, com o tempo, sistematizou-se na lngua falada, encaixando-se ao sistema lingustico do latim vulgar. Tarallo considera esse ganho como morfolgico no-encaixado ao sistema lingustico, o que, para ele, corresponde s mudanas que ocorrem na lngua como reflexo das diferenas entre as modalidades de uso lingustico, escrita versus fala. O artigo surgiu na lngua falada, tendo demorado a chegar escrita. Enquanto a escrita, ora ou outra, j registrava o pronome demonstrativo ille com a funo de artigo definido, na fala essa funo j estava completamente preenchida. Nas palavras do linguista brasileiro,
O latim clssico possua um sistema para a indeterminao e a indefinitude dos substantivos que apareciam, ento, formalmente marcados. Por excluso, os substantivos sem marca formal determinativa poderiam ser interpretados como definidos. No portugus moderno, entretanto, a falta da marca formal tambm garante uma leitura, mas a da indefinitude. Nesse sentido, dissemos que a aquisio de artigos pelas lnguas romnicas constitui uma instanciao de ganhos morfolgicos no-encaixados, pois a funo existia no latim clssico sem ser formalmente marcada: as lnguas romnicas implementaram assim uma nova forma para retomar uma antiga funo. (TARALLO, 1990, p. 138).

Com essa descrio da emergncia do artigo definido como uma nova categoria na lngua latina, mas com uma antiga funo, observa-se com mais clareza que a lngua se movimenta, configurando-se como um sistema em constante mudana. E conforme ser visto a seguir, alguns estudiosos tm levantado as causas para algumas mudanas no sistema latino que, entre outras coisas, favoreceram a emergncia do artigo definido do demonstrativo ille.
Via Litterae Anpolis v. 3, n. 2 p. 333-344 jul./dez. 2011 www.unucseh.ueg.br/vialitterae

340

NAZRIO Variao e mudana lingustica: a emergncia do artigo definido na lngua latina

3 Explicaes lingusticas e sociais para o surgimento do artigo definido do demonstrativo ille


Lausberg (1973, p. 210), por exemplo, afirma que o emprego do ipse e ille era j prprio do romnico comn, podendo explicar tal uso muito provavelmente pelo influxo do adstrato grego. Iordan e Manoliu (1972, p. 245) tambm fazem aluso ao fato de alguns linguistas sustentarem o surgimento do artigo no latim pela influncia da lngua grega atravs das tradues do grego para o latim. Os tradutores sentiam a necessidade de colocar tambm o artigo grego to frequente nos textos e satisfaziam essa necessidade recorrendo ao demonstrativo latino que estava semanticamente muito prximo do artigo - o ille. No entanto, esses estudiosos no apontam nenhum dos linguistas que defende essa tese. Pode-se, no entanto, conhecendo a histria da formao das sociedades romana e grega, pensar que os contatos sociais mantidos pelos seus falantes tenham favorecido a emergncia do artigo no latim, uma vez que o grego possua a categoria artigo definido. Entretanto, para autores como Auerbach (1972), Silva Neto (1979) e Cmara Jr. (1985), a emergncia do artigo definido est relacionada a questes de ordem lingustica e social que ocorreram com a lngua vulgar e a sociedade romanizada, no fazendo referncia ao contato que o latim manteve com o grego. O latim era uma lngua flexional, mas no seu uso vulgar muito cedo ocorreu uma perda das terminaes das palavras, sendo necessrio se fazer uso de palavras auxiliares, como preposio, artigo e pronome, para se manter as relaes sintticosemnticas. Assim, com o desaparecimento das desinncias latinas, o sistema de conjugao ficou comprometido, favorecendo um rearranjo deste, de onde surge um outro sistema originalmente sinttico e analtico (AUERBACH, 1972; CMARA JR., 1985). J no sculo II a. C., encontra-se esse sistema em de Deo Munus (ddiva de Deus), em vez da construo clssica sinttica Dei Munus com Dei no genitivo (CMARA JR., 1985, p. 24). Algumas causas so apontadas para justificar essa transformao da estrutura lingustica do latim vulgar (AUERBACH, 1972, p. 85-88): a) quando o latim se difundiu e as novas populaes comearam a fazer uso dele, estas sentiram um incmodo com o to complicado sistema do latim, que possua quatro sries de tipos de conjugao e cinco para a declinao, alm de um grande nmero de particularidades e excees. Com isso, o povo simplesmente se confundia e simplificava, provocando um enfraquecimento das flexes; b) o fato tambm das desinncias no latim vulgar terem uma posio articulatria dbil (com slabas tonas) facilitou o seu desaparecimento, fenmeno que j ocorria at mesmo no latim clssico; e c) a tendncia concretizao e mesmo dramatizao do fenmeno expresso pelas palavras por parte dos povos romanizados favoreceu as formas analticas. Havia preferncia por uma expresso analtica do tipo ille homo (o
Via Litterae Anpolis v. 3, n. 2 p. 333-344 jul./dez. 2011 www.unucseh.ueg.br/vialitterae

NAZRIO Variao e mudana lingustica: a emergncia do artigo definido na lngua latina

341

homem), illo homine ou ad illum hominem (do homem, ao homem), e no, respectivamente, homo, hominis e homini, porque os sintagmas com o pronome ille apontavam de modo mais claro o indivduo em questo. O latim clssico visava menos concretizao dos fatos e atos particulares, j a lngua do povo, ao contrrio, tendia para a apresentao concreta de fenmenos particulares (AUERBACH, 1972, p. 87). Da, a necessidade de concretizao atravs de novas formas lingusticas como o emprego dos pronomes ego, tu, ille e outros antes das pessoas do verbo. De acordo com Auerbach, essa profunda transformao que ocorreu no uso do latim vulgar pelos povos romanizados resultou em muitas particularidades sintticas nessa lngua, como o emprego de perfrases no novo sistema analtico, entre outras. Para Silva Neto (1979, p. 251) tambm, foi a mudana do sistema flexional do latim que levou ao surgimento do artigo definido. O pesquisador brasileiro faz a seguinte afirmao: como acentua Meillet, se o indo-europeu no possua artigo era por causa da autonomia de cada um dos termos da frase, mas medida que se atrofiava a flexo o demonstrativo assumia o papel de artigo. O autor ainda completa com a afirmao de que o artigo definido nasceu no latim devido ao desejo de expressividade e de clareza, provavelmente em funo das muitas confuses entre casos latinos com desinncias iguais, como tambm pela perda de desinncias. Cmara Jr. (1985, p. 23) discute essa transformao no sistema latino e afirma que naturalmente a remodelao morfolgica dos nomes est ligada a uma remodelao paralela dos padres sintticos, e uma nova tipologia frasal tambm pouco a pouco se estabeleceu. Da se conclui que essa tipologia frasal tem por base um sistema analtico com partculas conectivas emergindo para manter as relaes sinttico-semnticas que foram perdidas no sistema latino, justificando a emergncia do artigo pelo desejo de clareza, como afirma Silva Neto. Desse modo, com base nesses estudiosos, pode-se dizer que simplificaes ocorridas na morfologia do latim vulgar em funo da complicao do sistema latino, da debilidade das desinncias finais tonas e da tendncia concretizao do fenmeno expresso pelas palavras que emergiu no seio do povo romanizado, favoreceram mudanas radicais no sistema flexional dessa lngua. Com isso, fortaleceu-se a mudana do aspecto sinttico para o aspecto analtico. Essa transformao possibilitou a independncia das palavras em relao ao latim clssico (sinttico), favorecendo mudanas semnticas nos usos dos pronomes demonstrativos ipse e ille, que passaram a exercer a funo das desinncias perdidas que era a de marcar a categoria gramatical de determinao e definitude. Assim, surge um novo uso para esses pronomes sem a inteno de localizao no espao, mas de determinar um nome, satisfazendo a necessidade de especificao dos seres de onde emerge o artigo definido, especificamente, do demonstrativo ille. Com o tempo, o sistema se define por formas diferentes para o

Via Litterae Anpolis v. 3, n. 2 p. 333-344 jul./dez. 2011 www.unucseh.ueg.br/vialitterae

342

NAZRIO Variao e mudana lingustica: a emergncia do artigo definido na lngua latina

pronome demonstrativo (com as partculas de reforo)4 e para o artigo definido. Evidentemente essa possibilidade se deu em funo do prprio gnio do latim vulgar e lnguas romnicas - lnguas que se desenvolveram para um sistema lingustico que possibilitou a independncia das palavras.

Consideraes finais
Com todo o percurso histrico-lingustico tecido acima, espera-se ter contribudo para a compreenso de que uma lngua natural um sistema heterogneo, estruturado e histrico. Como se v, a ocorrncia de transformaes no sistema latino, particularmente com o demonstrativo ille, se deu em funo de possibilidades sistmicas e de condies sociais que favoreceram o surgimento de uma nova categoria lingustica em tal lngua, que viesse configurar a sincronia das lnguas latinas (portugus, espanhol, francs, italiano). Desse modo, entende-se que a noo de variabilidade lingustica deve ser considerada como fator fundamental no estudo e no ensino de lngua, a fim de que se tenha melhor compreenso do objeto de estudo. Como afirma Faraco,
a mudana gera contnuas alteraes da configurao estrutural das lnguas sem que, no entanto, se perca, em qualquer momento, aquilo que costuma ser chamado de plenitude estrutural e potencial semitico das lnguas [...]. Em outras palavras, as lnguas mudam, mas continuam organizadas e oferecendo a seus falantes os recursos necessrios para a circulao dos significados. (2005, p. 14).

Nesse sentido, preciso entender tambm que as transformaes ocorridas no sistema lingustico e na estrutura social favorecem a constante mutabilidade das lnguas, no sendo esta resultado da falta de ateno do falante ou de seu desleixo no uso de seu idioma. As mudanas ocorridas no latim (por exemplo: pauco > pouco) e, posteriormente, tambm no portugus (por exemplo: Vossa Merc > voc), so resultado dessa mutabilidade constitutiva das lnguas naturais. Cabe a todos que lidam com o sistema lingustico, na pesquisa ou no ensino, compreender melhor como se do os processos de variao e de mudana, bem como os fenmenos variveis da lngua portuguesa, a fim de promover um ensino de lngua que favorea o desempenho lingustico dos falantes, seja atravs dos discursos, seja atravs de materiais didticos que respeitem o que a verdadeira lngua em uso por uma sociedade e a sua histria sociolingustica.

Eccum iste (portugus arcaico aqueste), eccum ipse (portugus arcaico aquesse) e eccum ille (mantm-se no portugus aquele) (SILVA NETO, 1976, p. 211).
Via Litterae Anpolis v. 3, n. 2 p. 333-344 jul./dez. 2011 www.unucseh.ueg.br/vialitterae

NAZRIO Variao e mudana lingustica: a emergncia do artigo definido na lngua latina

343

Referncias
AUERBACH, E. Introduo aos estudos literrios. So Paulo: Cultrix, 1972. CMARA JR, J. M. Histria e estrutura da Lngua Portuguesa. Rio de Janeiro: Padro, 1985. COUTINHO, I. L. Artigos. In: _______. Pontos de Gramtica Histrica. Rio de Janeiro: Acadmica, 1971. p. 251-252. CUNHA, C; CINTRA, L. F. L. Nova Gramtica do Portugus Contemporneo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001. p. 205-244. ELIA, S. Caracteres Gerais das Lnguas Romnicas. In: _______. Preparao Lingustica Romnica. Rio de Janeiro: Ao Livro Tcnico, 1979. p. 156-254. FARACO, C. A. Lingustica Histrica. Uma introduo ao estudo da histria das lnguas. So Paulo: Parbola, 2005. IORDAN, I; MANOLIU, M. El articulo. In: _______. Manual de Lingustica Romnica. Madrid: Gredos, 1972. p. 243-256. LABOV, W. Sociolinguistic Patterns. Pennsylvania: University of Pennsylvania Press, 1972. _______. Building on empirical foundations. In: LEHMANN, W. P; MALKIEL, Y. Perspectives of Historical Linguistics. Amsterdam/Philadelphia: John Benjamins Publishing Company, 1982. p. 17-92. LAUSBERG, H. Pronombre. In: _______. Lingustica romnica Morfologia. Madrid: Gredos, 1973. p. 151-238. LEITE DE VASCONCELOS, J. Lies de Filologia Portuguesa. Rio de Janeiro: Livros de Portugal, 1959. MATTOS E SILVA, R. V. O nome e o sintagma nominal: morfologia e estrutura. In: _______. O portugus arcaico: morfologia e sintaxe. So Paulo: Contexto, 2001. p. 13-35. MAURER JR., T. H. Pronomes e determinativos. In: _______. Gramtica do Latim Vulgar. Rio de Janeiro: Livraria Acadmica, 1959. p. 105-119. SAID ALI, M. Os vocbulos: espcies, formas e significao. In: _______. Gramtica Histrica da Lngua Portuguesa. So Paulo: Edies Melhoramentos, 1965. p. 53-226. SILVA NETO, S. da. Histria da Lngua Portuguesa. 3. ed. Rio de Janeiro: Presena, 1979. TARALLO, F. Tempos Lingusticos. Itinerrio histrico da Lngua Portuguesa. So Paulo: tica, 1990.

Via Litterae Anpolis v. 3, n. 2 p. 333-344 jul./dez. 2011 www.unucseh.ueg.br/vialitterae

344

NAZRIO Variao e mudana lingustica: a emergncia do artigo definido na lngua latina

WEINREICH, U; LABOV, W; HERZOG, M. I. Empirical foundations for a theory of language change. In: LEHMAN, W. P; MALKIEL, Y. Directions for Historical Linguistics: A Symposium. Texas: Austin & London/University of Texas Press, 1968. p. 95-199. Recebido em 31 de julho de 2011. Aceito em 16 de dezembro de 2011.

MARIA DE LURDES NAZRIO


Mestre em Letras e Lingustica pela Universidade Federal de Gois (UFG), membro do Ncleo de Estudos da Histria Lingustica de Gois (FL/UFG). Professora efetiva da Universidade Estadual de Gois (UEG Itapuranga). E-mail: mlnazario@yahoo.com.br.

Via Litterae Anpolis v. 3, n. 2 p. 333-344 jul./dez. 2011 www.unucseh.ueg.br/vialitterae

You might also like