You are on page 1of 19

A Verdadeira Igreja

J. C. Ryle

A Verdadeira Igreja
(traduzido de um texto com ingles atualizado por Tony Cappocia)

Aviso n1 do livro Avisos para a Igreja Sermo pregado por J.C. Ryle Em agosto de 1858

Sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do Hades no podero venc-la. Mateus 16:18
Vivemos em um mundo no qual todas as coisas esto perecendo. Reinos, imprios, cidades, instituies, famlias, tudo passvel de mudanas e corrupo. Uma lei universal parece prevalecer em todo lugar. H uma tendncia, em todas as coisas criadas, a uma deteriorao. H uma coisa triste e depressiva nisto. Que lucro tem um homem no trabalho de suas mos? Haver algo que permanecer? Haver algo que durar? Haver algo que resistir? Haver algo na qual poderemos dizer: Isto continuar para sempre? Voc ter as respostas a essas perguntas nas palavras de nosso texto. Nosso Senhor Jesus Cristo fala de algo que continuar e no passar. H uma criao a qual uma exceo para a regra universal da que tenho falado. H uma coisa a qual nunca perecer e nunca passar. Essa coisa o edifcio fundado sobre a rocha a Igreja de nosso Senhor Jesus Cristo. Ele declara, nas palavras que vocs ouviram esta noite: Sobre essa pedra edificarei a minha igreja, e as portas do Hades no podero venc-la. H cinco coisas nestas palavras que exigem sua ateno: 1. 2. 3. 4. 5. Um edifcio: Minha Igreja Um construtor: Cristo diz: Edificarei minha igreja Uma fundao: Sobre essa pedra edificarei minha igreja. Perigos implcitos: As portas do hades. Garantia afirmada: As portas do Hades no podero venc-las.

Que Deus abenoe as palavras que sero proferidas. Possamos todos ns examinar nossos prprios coraes esta noite, e saber se pertencemos ou no a essa Igreja. Possamos ns voltar todos para a casa para refletir e orar.

1. Primeiros vocs tm um edifcio mencionado no texto. O Senhor Jesus Cristo fala da Minha Igreja. Agora, qual essa Igreja: Poucas perguntas podem ser feitas de maior importncia que estas. Pela necessidade da devida ateno a esse assunto, os erros que se faz notar na Igreja e no mundo no so poucos e nem pequenos. A Igreja de nosso texto no um edifcio material. No um templo feito por mos, de madeira, ou tijolos, ou pedras, ou mrmores. Ela um grupo de homens e mulheres. Ela no uma particular igreja visvel sobre a terra. No a igreja oriental ou ocidental. No a Igreja da Inglaterra ou da Esccia. Muito menos a de Roma. A igreja de nosso texto uma que faz menos aos olhos do homem, mas faz mais importncia aos olhos de Deus. A Igreja de nosso texto a edificao de todos os verdadeiros crentes no Senhor Jesus Cristo. Ela compreende todos os que se arrependeram dos seus pecados e se refugiaram em Cristo pela f, e foram feitas novas criaturas nele. Ela consiste em todos eleitos de Deus, todos aqueles que tm recebidos a graa de Deus, todos aqueles que foram lavados no sangue de Jesus, todos aqueles que foram revestidos pela justia de Cristo, todos aqueles que nasceram de novo e foram santificados pelo Esprito de Cristo. So os tais todos de cada nao, povo, e lngua compe a Igreja de nosso texto. Essa a noiva. Essa a esposa do cordeiro. Essa a Igreja sobra a rocha. Os membros desta Igreja no adoram Deus do mesmo modo, ou usam a mesma forma de governo. Nosso prprio 34 Artigo declara, No necessrio que as cerimnias sejam iguais ou semelhantes em todos os lugares. Porm que todos adorem em um s corao. Sejam eles todos guiados por um Esprito. Sejam eles todos realmente e verdadeiramente santos. Possam eles cantar Aleluia e todos possam responder Amm. Esta aquela Igreja para quem todas as igrejas visveis sobre a terra so servas. Sejam elas episcopais, independentes ou presbiterianas, todas elas servem ao interesse da verdadeira Igreja. Elas so andaimes atrs do qual o grande edifcio conduzido. Elas so as cascas sob a qual a semente viva cresce. Elas tm seus vrios graus de utilidade. A melhor e a mais valiosa delas aquela a qual so treinados os membros da verdadeira Igreja de Cristo. Mas nenhuma igreja visvel tem o direito de dizer: Ns somos a verdadeira Igreja. Somos os homens e a verdadeira sabedoria morrer conosco. Nenhuma igreja jamais deveria ousar a dizer Permaneceremos para sempre. O inferno no prevalecer contra ns.

Esta aquela Igreja que pertence as preciosas promessas do Senhor de preservao, continuidade, proteo e glria final. Qualquer que seja diz Hooker1, que leiamos nas escrituras, concernente ao eterno amor e misericrdia salvadora que Deus mostre a sua Igreja, o nico justo assunto esta Igreja, o qual ns propriamente chamamos de corpo mstico de Cristo. Pequena e desprezada como a verdadeira Igreja de Cristo possa ser neste mundo, ela preciosa e honorvel vista de Deus. O templo de Salomo em toda a sua glria nada comparado a Igreja que est edificada sobre a rocha. Homens e irmos, vejam que vocs retenham ss a doutrina a respeito da Igreja. Um erro aqui pode os levar para o perigo e a runa as almas. A Igreja que composta de verdadeiros crentes a Igreja para a qual ns, que somos ministros, somos ordenados especialmente para pregar. A Igreja que abrange todos aqueles que se arrependem e acreditam no evangelho, a Igreja que ns desejamos que vocs pertenam. Nosso trabalho no est terminado e nossos coraes ainda no esto satisfeitos, at vocs serem feitos novas criaturas e serem membros da verdadeira Igreja. Fora desta verdadeira Igreja no h salvao. 2. Passo ao segundo ponto, para qual eu proponho chamar a sua ateno. Nosso texto contm no meramente um edifcio, mas tambm um construtor. Nosso Senhor Jesus Cristo declara: Eu edificarei minha Igreja. A verdadeira Igreja de Cristo est ternamente cuidada por todas as pessoas da bendita Trindade. Na economia da redeno, sem dvida nenhuma, Deus o Pai escolhe, e o Deus Esprito Santo santifica cada membro do corpo mstico de Cristo. Deus Pai, Deus Filho e Deus Esprito Santo, trs pessoas e um s Deus, cooperam para a salvao de cada alma salva. Esta a verdade, a qual no devemos jamais esquecer. No obstante, h um senso peculiar na qual a assistncia da Igreja depositada sobre Nosso Senhor Jesus Cristo. Ele peculiar e preeminentemente o Redentor e o Salvador. Consequentemente, o encontramos dizendo em nosso texto, Eu edificarei: o trabalho de edificao minha obra especial. Cristo que chama os membros da Igreja no seu devido tempo. Eles so os chamados de Jesus Cristo. Cristo que lhes d vida. O filho d tambm a vida a quem ele quer. Joo 5:21.
1

Richard Hooker (1554 - 1600) foi um pastor Anglicano e um influente telogo reformado. A nfase de Hooker na razo e na tolerncia influenciaram bastante o desenvolvimento de Anglicanismo. (Wikipdia)

Cristo quem lavou seus pecados. Aquele que nos ama e libertou dos nossos pecados por meio do seu sangue. Apocalipse 1:5. Cristo que lhes d a paz. Deixo-lhes a paz, a minha paz lhes dou. Joo 14:27. Cristo que lhes d a vida eterna. Eu lhes dou a vida eterna e eles jamais perecero. Joo 10:28. Cristo que lhes assegura arrependimento. E Deus o exaltou, colocando-o sua direita como Prncipe e Salvador para dar a Israel arrependimento e perdo dos pecados, Atos 5:31. Cristo que os capacita a se tornarem filhos de Deus. Contudo, aos que o receberam e aos que creram em seu nome deu-lhes o direito de tornarem filhos de Deus. Joo 1:12. Cristo que continua a obra neles quando ela comeou. Porque eu vivo, vocs tambm vivero Joo 14:19. Em resumo Pois foi do agrado de Deus que nele {em Cristo} habitasse toda a plenitude. Colossences 1:19. Ele o autor e consumador da f. Dele, toda a junta e membro do corpo mstico dos cristos suprido. Atravs de Cristo eles so fortificados para o dever. Atravs Dele eles so guardados do fracasso. Cristo os preservar at o fim e os apresentar sem falta diante do trono do Pai com grande regozijo. Ele todas as coisas, e tudo em todos para os crentes. O agente poderoso pela qual o Senhor Jesus Cristo cumpre este trabalho em grande nmero de Igrejas , sem dvida nenhuma, o Esprito Santo. Ele que aplica Cristo e seus benefcios para a alma. ele que renova, desperta, convence, leva para a cruz, transformando, tirando do mundo, pedra aps pedra, e adicionado-o para o corpo mstico de Cristo. Mas o grande chefe construtor, que elaborou o trabalho de redeno e trouxe-o para o seu cumprimento, o Filho de Deus: o verbo que se fez carne. Jesus que edifica. Edificando a verdadeira Igreja, o Senhor Jesus permite usar muitos instrumentos subordinados. O ministrio do evangelho, a exposio das Escrituras, a admoestao amiga, a palavra falada na estao certa, atraindo influncia das aflies, todos so mtodos pela qual seu trabalho continua. Mas Cristo o grande superintendente, arquiteto, ordenando, guiando, dirigindo tudo o que feito. O que o sol para todo o sistema solar, Cristo para todos os membros da verdadeira Igreja. Paulo pode plantar, Apolo regar, mas Deus d o crescimento.

Ministros podem pregar, os escritores podem escrever. Mas s Jesus que pode edificar. E se ele no edificar, a obra permanece paralisada. Grande a sabedoria com a qual o Senhor Jesus edifica a sua Igreja. Tudo feito no devido tempo, na forma correta. Cada pedra em sua Igreja colocada no lugar devido. s vezes ele escolhe grandes pedras, e s vezes escolhe pequenas pedras. s vezes, a obra se move rapidamente, s vezes vagarosamente. O homem frequentemente impaciente, e pensa que nada est acontecendo. Mas o tempo do homem no o tempo de Deus. Mil anos para Deus representa apenas um dia. O grande construtor no comete erros. Ele sabe o que est fazendo. Desde o inicio faz conhecer o fim. Ele trabalha atravs de um plano perfeito, certo e inaltervel. As mais poderosas concepes de arquitetos, como Michelangelo, so meras brincadeiras de crianas, em comparao com os sbios conselhos de Cristo com respeito a sua Igreja. Grande a condescendncia e a misericrdia que Cristo mostra na edificao de sua Igreja. Ele frequentemente escolhe as mais improvveis e speras pedras e ajusta-as na mais excelente obra. Ele no despreza e nem rejeita ningum por conta dos seus antigos pecados e transgresses passadas. Ele se agrada e deleita em mostrar misericrdia. Ele frequentemente pega o mais negligente e incrdulo e transforma-o em cantos polidos do seu templo espiritual. Grande o poder que Cristo exibe na edificao de sua Igreja. Ele prossegue Sua obra apesar da oposio do mundo, da carne e de Satans. Na tempestade, no caos, atravs de tempos turbulentos, silenciosamente, quietamente, sem barulho, sem agitao, sem excitao, o edifcio avana como o templo de Salomo. Eu trabalharei, declara, e ningum interromper. Irmos, os filhos do mundo tm pouco ou nenhum interesse na edificao desta Igreja. Eles no se importam pela converso das almas. O que so espritos quebrantados e coraes arrependidos para eles? Tudo bobagem seus olhos. Porm, enquanto os filhos deste mundo no se importam, h alegria na presena dos anjos de Deus. Porque na preservao dessa Igreja, as leis da natureza tm sido, s vezes, suspensas. Para o bem dessa Igreja, todos os negcios de Deus neste mundo so ordenados e organizados. Pelo amor dos eleitos, as guerras so encerradas, e a paz dada para a nao. Estadistas, governantes, imperadores, reis, presidentes, Chefes de governos, tm seus esquemas e planos, e pensam que so de alta importncia. Porm, h outra obra que est acontecendo, definitivamente, de muito maior significado, pelas quais eles todos so nada mais que machados e instrumentos nas mos de Deus. Essa obra o ajuntamento de pedras vivas na verdadeira Igreja. Quo pouco nos contam a palavra de Deus a respeito dos no convertidos comparado com que nos contam sobre os convertidos crentes. A histria de Ninrode, o poderoso caador, descar-

tada em poucas palavras. A Histria de Abrao, o pai da f, ocupa diversas pginas. Nada nas escrituras to importante como a concernente verdadeira Igreja. O mundo desdenha da Palavra de Deus. A Igreja e sua histria a tem em alta considerao. Vamos agradecer a Deus para sempre, meus amados irmos, porque a edificao da verdadeira Igreja est colocada sobre os ombros Daquele que poderoso. Vamos bendizer a Deus, que no faz cair essa responsabilidade sobre o homem. Vamos bendizer a Deus que no depende de missionrios, ministros ou comisses. Cristo o poderoso Construtor. Ele prosseguir sua obra, embora naes e igrejas visveis desconheam seus deveres e obrigaes. Cristo nunca falhar. O que ele comeou ele certamente executar e completar. 3. Passo para o terceiro ponto, que propus a considerar. O fundamento sobre a qual esta Igreja est edificada. O Senhor Jesus Cristo nos diz; sobre essa rocha edificarei a minha Igreja. O que quis dizer o Senhor Jesus Cristo quando ele falou deste fundamento? Referia-se ele ao apstolo Pedro com quem estava falando? Eu tenho certeza que no. No consigo ver razo, pois se ele referia-se a Pedro ele teria dito sobre voc eu edificarei minha Igreja. Se ele estivesse referindo-se a Pedro ele teria dito, Eu edificarei minha Igreja por seu intermdio, to claramente quanto ele disse: Eu lhe darei as chaves. No, no na pessoa do apstolo Pedro, mas na boa confisso que o apstolo tinha acabado de fazer. No era Pedro, o vacilante, o homem instvel. Mas a poderosa verdade que o Pai havia revelada a Pedro. Era a mediao de Cristo, o messianismo de Cristo. Era a abenoada verdade, que Jesus era o salvador prometido, a verdadeira Garantia, o real intercessor entre Deus e o homem. Essa era a rocha, e esse era o fundamento sobre a qual a Igreja de Cristo seria edificada. Meus irmos, esse fundamento foi colocado mediante a um alto preo. Foi necessrio que o filho de Deus tomasse a nossa natureza sobre Ele e naquela natureza vivesse, sofresse e morresse, no pelos seus prprios pecados, mas pelos nossos. Foi necessrio que naquela natureza Cristo fosse para o tmulo e ressuscitasse. Foi necessrio que naquela natureza subisse ao cu, sentasse a mo direita de Deus, tendo obtido redeno eterna para todo o seu povo. Nenhum outro fundamento exceto esse poderia sustentar essa Igreja da qual o texto fala. Nenhum outro fundamento poderia conhecer a necessidade de um mundo de pecadores. O fundamento, uma vez obtido, muito forte. Ele pode sustentar o peso do pecado de todo o mundo. Ele tem sustentado o peso de todos os pecados de todos os crentes que edificaram sobre ele. Pecados do pensamento, pecados da imaginao, pecados do corao, pecados da cabea, pecados que cada um tem visto, pecados que nenhum homem

conhece, pecados contra Deus, e pecados contra o homem pecados de todos os tipos e descries essa poderosa rocha pode suportar o peso de todos esses pecados e no ceder. O servio mediador de Cristo um remdio suficiente para todos os pecados de todo o mundo. A esse fundamento cada membro da verdadeira Igreja de Cristo est conectado. Em muitas coisas os crentes esto em desacordos e desunidos. Na questo do fundamento de suas almas eles so uma s alma. Todos eles so edificados na rocha. Pergunte onde eles obtm a paz, a esperana, e as expectativas jubilantes das boas coisas que esto por vir. Vocs descobriro que tudo flui daquela poderosa verdade Cristo, o Mediador entre Deus e o homem, e o ofcio que Cristo detem como Sumo Sacerdote e Promessa dos pecadores. Aqui est o ponto de exige a nossa ateno. Estamos ns sobre a rocha? Estamos ns reunidos ao nico fundamento? O que aquele velho temente homem, Leighton diz? Deus ps esta preciosa pedra para este exato propsito, que os fadigados pecadores possam descansar sobre ela. A multido de imaginrios crentes jazem todos ao redor, mas eles no so melhores por causa disso, no mais que as pedras que jazem soltas em pilhas, perto do fundamento, mas no reunidas a ele. No h benefcios para ns atravs de Cristo se no estamos firmados Nele. Olhem para o fundamento em que se apiam, amados irmos, para saberem se so membros ou no da verdadeira Igreja. uma questo que pode ser conhecida por vocs mesmos. Suas adoraes pblicas podemos ver, mas no podemos ver se vocs esto pessoalmente edificados sobre a rocha. Podemos ver a presena de vocs na ceia do Senhor, mas no podemos saber se vocs esto unidos a Cristo, um em Cristo e Cristo em todos. Porm, tudo vir luz um dia. Os segredos dos coraes sero revelados. Talvez vocs venham a Igreja regularmente e voc ora fielmente. Tudo isso correto e bom. Mas, observe que voc no erre sobre sua prpria salvao. Observe se sua prpria alma est sobre a rocha. Sem isto, tudo mais no significa nada ( nada). Sem isto, vocs jamais resistiro ao dia do julgamento. Muito melhor ser encontrado em uma cabana naquele dia, do que em um palcio sobre a areia. 4- Prossigo, em quarto lugar, falando das provaes sugeridas da Igreja, a qual nosso texto refere. H meno feita de os portes do inferno. Por essa expresso somos levados a entender a fora de Satans e do mal. A histria da verdadeira Igreja de Cristo sempre tem sido de conflito e guerra. Ela tem sido constantemente assediada por um inimigo mortal, Satans, o prncipe deste mundo. Satans odeia a verdadeira Igreja de Cristo com um eterno dio. Ele est sempre incitando oposio

contra todos os seus membros. Ele est sempre instigando os filhos deste mundo a fazerem sua vontade e injuria e atormenta o povo de Deus. Se ele no pode ferir o Cabea, ele ferir o calcanhar. Se ele no pode roubar o paraso dos crentes, ele os agravar quando eles viajarem pela estrada do cu. Por seiscentos anos esta hostilidade tem continuado. Milhes de mpios tm sido agentes de Satans, e feito as obras de satans, embora eles no saibam disso. Os Faras, os Herodes, os Neros, os Julianos, os Dioclesianos, as Marias Sanguinrias; foram instrumentos de Satans, quando eles perseguiram os discpulos de Jesus Cristo. As guerras com os poderes do inferno tem sido a experincia de todo o corpo de Cristo. Tem sido sempre uma sara em chamas, embora no consumida uma mulher fugindo no deserto, mas no devorada. As igrejas visveis tm seus tempos de prosperidades e pocas de paz, mas nunca tem havido um tempo de paz para a verdadeira Igreja. Seu conflito perptuo. Sua batalha nunca termina. Guerra com os poderes do inferno uma experincia de cada membro individual de todo o corpo de Cristo. Cada um tem que lutar. O que so as vidas de todos os santos seno registros de suas batalhas? O Que foram tais homens como Paulo, Tiago, Joo, Policarpo, Incio, Agostinho, Lutero, Calvino, Latimer, Baxter, seno soldados engajados em uma constante guerra? s vezes suas pessoas foram atacadas, s vezes suas propriedades. s vezes foram atormentados por calnias, e s vezes por aberta perseguio. Assim, de uma forma ou de outra, Satans tem estado continuamente guerreando contra a Igreja. Homens e irmos, ns que pregamos o Evangelho podemos estender as mos para todos aqueles que venham a Cristo, ultrapassando grandes e preciosas promessas. Podemos oferecer ousadamente a vocs no nome de nosso Mestre, a paz de Deus que ultrapassa a todo o entendimento. Misericrdia, gratuita graa e plena salvao so oferecidas para todos que virem para Cristo e Nele acreditarem. Porm, no prometemos paz com o mundo, ou com Satans. Avisamos a vocs, pelo contrrio, que deve haver uma guerra, enquanto estiverem no corpo. Ns no os reemprederemos ou deteremos no servio de Cristo. Mas vocs tero que levar em conta o preo e entender completamente o que o servio de Cristo implica. O Inferno est atrs de vocs. O cu diante de vocs. O Lar se apresenta do outro lado do mar agitado. Milhares, dezenas de milhares atravessaram essa guas turbulentas, apesar de toda a oposio alcanaram o porto. O inferno os atacou, mas no prevaleceu. Vo em frente, amados irmos e no temam o adversrio. Somente vinculem-se a Cristo e a vitria certa. No estranhe no dio das portas do inferno. Se vocs estivessem no mundo, o mundo amaria vocs com se fossem os seus. Enquanto o

10

mundo for mundo, e Satans ser Satans, deve haver guerra, e os crentes em Cristo devem ser soldados. O mundo odiou a Cristo, e o mundo odiar os verdadeiros crentes, enquanto a terra durar. Como disse o grande reformador Lutero: Caim continuar assassinado Abel enquanto a igreja estiver sobre a terra. Esteja preparado para a hostilidade das portas do inferno. Revista-se de toda a armadura de Deus. A torre de Davi tem mil escudos, todos prontos para o uso do povo de Deus. As armas de nossa guerra tm sido experimentadas por milhes de pobres e miserveis pecadores como ns mesmos, e nunca se depararam com o fracasso. Sejam pacientes sob o espinheiro das portas do inferno. Tudo isso coopera para o nosso bem. Isso tende a nos santificar. Mantm vocs desperto. Isso faz vocs humildes. Isso os leva a estar mais prximos do Senhor Jesus Cristo. Isso os leva ao desapego do mundo. Isso ajuda vocs a orarem mais. Acima de tudo, faz vocs ansiarem pelo cu, e dizer com o corao e tambm com os lbios: Venha Senhor Jesus. No se perturbem pelo dio do inferno. A guerra dos verdadeiros filhos de Deus tanto uma marca da graa quanto a paz interior que ele goza. (desfruta). Sem cruz, sem coroa. Sem conflito, sem salvao crist! Bendito so, disse o Senhor Jesus Cristo, quando as pessoas insultarem vocs, perseguir-los, e falsamente acus-los de toda a sorte de maldade contra vocs por causa de mim. 5- Ainda permanece algo em acrscimo para ser considerado: A segurana da verdadeira Igreja de Deus. H uma gloriosa promessa dada pelo poderoso Construtor, As portas do inferno no prevalecero. Ele que no pode mentir, assegura com sua real palavra, que todos os poderes do inferno nunca derrubaro Sua Igreja. Ela continuar e permanecer a despeito de cada ataque. Ela jamais ser vencida. Todas as outras coisas perecero, exceto a Igreja de Cristo. A mo da violncia exterior, ou a traa da deteriorao interior prevalecem sobre qualquer outra coisa mais, mas no sobre a Igreja que Cristo edifica. Imprios se levantaram em rpida sucesso. Egito, Assria, Babilnia, Prsia, Tiro, Cartago, Roma, Grcia, Veneza Onde esto todas elas agora? Todas elas foram edificaes feitas por mos humanas, e passaram. Porm, a Igreja de Cristo vive. As mais poderosas cidades se tornaram um amontoado de runas. Os amplos muros da Babilnia esto afundados na terra. Os palcios de Nneve so um amontoado de poeira. As centenas de portes de Tebes so somente assuntos da histria. Tiro um lugar onde os pescadores penduram suas redes. Cartago uma desolao. Entretanto, todo esse

11

tempo a verdadeira Igreja permanece. As portas do inferno no prevalecero contra ela. As mais antigas igrejas visveis tm, em muitos casos, apostatado e perecido. Onde esto as Igrejas de feso e a Igreja de Antioquia? Onde est a Igreja de Alexandria e a Igreja de Constantinopla? Onde esto as igrejas de Corinto, de Filipos e Tessalnica? Onde, de fato, esto todas elas? Elas se desviaram da Palavra de Deus. Elas estavam orgulhosas de seus bispos, dos seus snodos, das suas cerimoniais, dos seus ensinos e tradies. Eles no se gloriaram na verdadeira cruz de Cristo. Elas no se apegaram ao Evangelho. Elas no deram a Jesus, ou mesmo a f, o seu devido lugar. Elas esto, agora, entre as coisas que j foram. Seus candelabros foram retirados. Porm durante todo esse tempo a verdadeira Igreja de Cristo tem permanecido viva. Tem a verdadeira Igreja sido perseguida em seu pas? Tem sido ela pisoteada e oprimida em algum solo? Foi plantada e floresceu em outro clima. Fogo, espada, prises, multas, penalidades nunca foram capazes de destruir sua vitalidade. Seus perseguidores tm morrido e ido para seus prprios lugares, mas a palavra de Deus vive, cresce e se multiplica. Por mais a verdadeira Igreja que parea fraca aos olhos do homem, ela uma bigorna que tem quebrado a muitos, e talvez quebre a muitos outros antes do fim. Aquele que pe as mos nela, est tocando a menina dos olhos de Deus. A promessa de nosso texto aplica-se verdadeiramente a todo o corpo da verdadeira Igreja de Cristo. Cristo nunca estar sem uma testemunha no mundo. Ele tem tido um povo nos piores tempos. Ele teve 7.000 em Israel nos dia do rei Acabe. H alguns agora, acredito eu, nos lugares escuros da Igreja Catlica Romana e nas Igrejas Ortodoxas Gregas, que apesar de muita fraqueza, esto servindo Cristo. Satans pode enfurecer-se terrivelmente. A igreja pode ser espezinhada em alguns pases. Porm, as portas do inferno no prevalecero completamente. A promessa de nosso texto se aplica verdadeiramente a cada membro da Igreja. Alguns do povo de Deus tm sido humilhados, para que se desesperassem da sua esperana. Alguns tm cado de forma triste, como Pedro e Davi. Alguns deixaram a f por algum tempo. Muitos tm sido tentados pelas dvidas cruis e pelo medo. Mas, finalmente todos chegaram seguros ao lar, tanto o velho quanto o jovem, tanto o mais fraco quanto o mais forte. E assim ser no fim. Vocs podem impedir que o sol nasa amanh? Vocs podem evitar a mar no fluxo e refluxo? Vocs podem evitar que os planetas se movam em suas respectivas rbitas? E ento, somente ento vocs podero evitar a salvao de qualquer crente, embora fraco ou de qualquer pedra viva nessa Igreja que est edificada na rocha, por pequena ou insignificante essa pedra possa parecer.

12

A verdadeira Igreja o corpo de Cristo. Nenhum osso nesse corpo mstico jamais ser quebrado. A verdadeira Igreja a noiva. Aqueles a quem Deus reuniu no ltimo pacto jamais sero separados. A verdadeira Igreja o rebanho de Cristo. Quando o leo veio e pegou um cordeiro do rebanho de Davi, Davi levantou-se e livrou o cordeiro de sua boca. Cristo far o mesmo. Ele o grande filho de Davi. Nenhum cordeiro sequer no rebanho de Cristo perecer. Ele dir a seu pai no ltimo dia: Eu no perdi nenhum daqueles que me deste. A verdadeira Igreja o trigo da terra. Ele pode ser peneirado, joirado, aparado, arremessado daqui e dali. Mas nenhum deles ser perdido. Os joios e as palhas sero queimados. E o trigo ser ajuntado no celeiro. A verdadeira Igreja o exrcito de Deus. O Capito de nossa salvao no perder nenhum de seus soldados. Seus planos nunca sero frustrados. Sua proviso nunca faltar. Seu recrutamento a mesmo no fim, como era no comeo. Dos homens que marcharam audazmente da Inglaterra, h poucos anos atrs, para a guerra da Crimia2, muitos no voltaram. Regimentos que foram adiante, fortes e animados, com as mos acenando e bandeiras tremulando, deixaram seus ossos em uma terra estrangeira, e nunca retornaram para seu pas de origem. Mas o mesmo no acontece com o exercito de Cristo. Nenhum de seus soldados se perder no fim. Ele prprio declara: Eles nunca perecero. Satans poder lanar alguns membros da verdadeira Igreja na priso. Ele pode matar, queimar, tortura e enforcar. Porm, aps ter matado o corpo, no h mais nada que ele possa fazer. Ele no pode ferir a alma. Quando as tropas francesas ocuparam Roma h poucos anos atrs, eles acharam na parede de uma cela da priso, sob a Inquisio, as palavras de um prisioneiro. Quem ele era, no sabemos. Mas, vale a pena lembrar suas palavras. Embora morto, ele ainda fala. Ele escreveu nas paredes, muito provavelmente aps um injusto julgamento, e ainda uma injusta excomunho, as seguintes palavras: Bendito Jesus, eles no podem me lanar fora de Sua verdadeira Igreja. Esse registro verdadeiro. Nem toda a fora de Satans pode lanar fora da verdadeira Igreja de Cristo um crente sequer. Os filhos deste mundo podem conduzir um feroz combate contra a Igreja, mas eles no podem parar a obra da salvao. O que o sorriso escarnecedor do Imperador Juliano disse, nos primrdios da Igreja, O
2

A Guerra da Crimia foi um conflito que se estendeu de 1853 a 1856, na pennsula da Crimeia (no mar Negro, ao sul da atual Ucrnia), no sul da Rssia e nos Blcs. Envolveu, de um lado o Imprio Russo e, de outro, uma coligao integrada pelo Reino Unido, a Frana, o Reino da Sardenha - formando a Aliana Anglo-Franco-Sarda - e o Imprio Otomano (Wikipdia)

13

que o filho do carpinteiro est fazendo?. Um cristo idoso responde: Ele est fazendo um caixo para o prprio Juliano. Passado alguns meses, com toda a sua pompa e poder, o imperador Juliano morreu em batalha. Onde estava Cristo quando as fogueiras de Smithfield foram acesas, e quando Latimer e Ridley foram queimados?3 O que estava Cristo fazendo ento? Ele ainda estava prosseguindo sua obra de edificao. Esse trabalho sempre prosseguir, mesmo em tempos turbulentos. No temais, amados irmos, em comear a servir Cristo. Aquele a quem vocs confiam suas almas, tem todo o poder no cu e na terra e Ele lhes guardar. Ele nunca permitir que vocs sejam lanados fora. Parentes podem se opor a vocs. Os vizinhos poderem zombar. O mundo pode caluniar e rir escarnecendo. No temais! No temais! Os poderes do inferno jamais prevalecero contra a sua alma. Maior aquele que est em vocs, do que todos aqueles que esto contra vocs. No temais pela Igreja de Cristo, meus irmos, quando ministros morrerem e os santos serem levados. Cristo sempre pode manter sua prpria causa; Ele levantar estrelas melhores e mais brilhantes. As estrelas esto todas em sua mo direita. Deixe todos os pensamentos ansiosos sobre o futuro. No se perturbem pelas medidas dos estadistas, ou de compls dos lobos em pele de cordeiro. Cristo sempre prover a sua prpria Igreja. Cristo cuidar para que as portas do inferno no prevaleam contra ela. Tudo ir bem, embora nossos olhos possam no ver. Os reinos deste mundo ainda se tornaro os reinos do nosso Deus e do seu Cristo. Permitam-me dizer algumas palavras de aplicao prtica desse sermo. Eu falo para muitos, pela primeira vez. Falo, talvez, para muitos, pela ultima vez. Que no se permita que este culto se conclua sem um esforo de aplicarem, em cada corao, este sermo. 1 . Minha primeira palavra de aplicao ser uma pergunta Qual ser esta pergunta? Como eu abordarei vocs? Que perguntarei? Eu pergunto se vocs so membros da verdadeira Igreja de Cristo? So vocs, no mais alto e no melhor dos sentidos, um verdadeiro Homem da Igreja4 aos olhos do Senhor? Vocs sabem o que quero dizer? Estou olhando muito alm da Igreja da Inglaterra. Eu falo da Igreja edificada sobre a rocha. Pergunto-lhes, com toda solenidade: so vocs membros dessa Igreja de Cristo? Vocs esto conectados no grande fundamento? Vocs j receberam o Esprito Santo? O Esprito Santo testifica com seu esprito que vocs so um em Cristo e Cristo com vocs?
3

Fogueiras de Smithfield: referncia a diversos mrtires protestantes que foram executados nesse local em Londres pela Rainha Maria, a Sanguinria 4 Em ingls, o termo que Ryle usa Churchmam que muitas vezes usado como referncia aos clrigos e sacerdotes da Igreja da Inglaterra, reforando assim a ideia de Ryle quando

14

Eu peo a vocs, em nome de Deus, que apliquem seus coraes a esta questo e reflitam bem nela. Acautelai-vos por vocs mesmos, queridos irmos, se no puderem dar uma resposta satisfatria para pergunta. Considerem, considerem, para que no naufraguem na f. Acautelai-vos, a fim de que as portas do inferno no prevaleam contra vocs, que Satans reivindique vocs com sua propriedade, e vocs sejam lanados fora para sempre. Acautelai-vos, a fim de que vocs no desam para o poo da terra da Bblia e da completa luz do Evangelho de Cristo. 2 . Minha segunda palavra ser um convite. Eu a endereo a todos aqueles que no so verdadeiros crentes. Digo a vocs, venham e juntem-se verdadeira Igreja, sem demora. Venham e juntem-se ao Senhor Jesus Cristo em um eterno pacto para no serem esquecidos. Venham para Jesus e sero salvos. O dia da deciso deve chegar em algum tempo. Porque no nesta noite. Porque no hoje, enquanto chamado hoje? Porque no, bem nesta noite, antes do sol nascer amanh de manh? Venham a Ele, a quem eu sirvo. Venham ao meu mestre, Jesus Cristo. Venham, Eu digo, porque todas as coisa esto prontas agora. Misericrdia esta pronta para vocs, o cu est pronto para vocs, anjos esto prontos regozijando por vocs, Cristo est pronto para receb-los. Cristo receber vocs alegremente, e dar boas-vindas a vocs entre seus filhos. Entrem na arca, o dilvio da ira de Deus breve romper sobre a terra, venham para a arca e estejam seguros. Venham para o barco salva-vidas. O velho mundo breve se quebrar em pedaos! Vocs no sentem o tremor dele? O mundo no seno um Navio naufragado e emperrado nas areias. A noite declina as ondas esto comeando. Mas o bote salva-vidas lanado, e ns, os ministros do evangelho, pedimos a vocs que entrem no barco salvavidas e sejam salvos. Vocs perguntam como posso vir se meus pecados so muitos? Vocs perguntam como viro? Ouam as palavras deste maravilhoso hino: Apenas como estou: sem nem um pedido; Exceto que o seu sangue foi derramado, E que Tu ofereceste me vir a Ti, Cordeiro de Deus Eu vou Este o caminho para vir a Cristo. Vocs devem vir, sem esperar nada, e no se retardando por nada. Vocs devem vir, como um pecador faminto, para serem satisfeitos, como um pobre pecador para ser enriquecido, como um infeliz, pecador injusto para ser revestido com

15

justia. Assim, vindo, Cristo receber vocs. aquele que vir a Cristo, Ele no lanar fora. 3. Por ltimo, permita-me dar uma apalavra de exortao para meus ouvintes crente; Vivam uma vida santa, meus irmos. Andem dignamente, pela Igreja que vocs pertencem. Vivam como cidados dos cus. Deixem sua luz brilhar diante dos homens, para que o mundo possa beneficiar-se pela conduta de vocs. Deixem-nos conhecerem quem vocs so, e a quem vocs servem. Sejam cartas de Cristo, conhecidas e lidas por todos os homens; escritas em tal clareza, que ningum possa dizer: ns no sabemos se ele ou no um membro da Igreja de Cristo. Vivam uma vida corajosa, meus irmos. Confessem Cristo diante dos homens. Seja qual for o posto que ocupem, neste posto professem Cristo. Porque deveriam envergonharem-se dele? Ele no se envergonhou de vocs na cruz. Ele est pronto para confessar vocs diante do Pai nos cu. Porque deveriam vocs se envergonhar dele? Sejam corajosos. Tenham muita coragem. O bom soldado no se envergonha do seu uniforme. O verdadeiro crente nunca deve estar envergonhado de Cristo. Vivam uma vida exultante, meus irmos. Vivam como homens que procuram por essa abenoada esperana a segunda vinda de Jesus Cristo. Este a expectativa a qual ns todos devemos esperar ansiosamente. No tanto o pensamento de ir para o cu, mas de o cu vir para ns, que deveria preencher nossas mentes. H um bom tempo vindo para todo o povo de Deus - um bom tempo para toda a Igreja de Cristo um bom tempo para todos os crentes mau tempo para os impenitentes e incrdulos para todos aqueles que servirem suas prprias luxrias, e virarem as costas para o Senhor, mas um bom tempo para os verdadeiros cristos. Para esse bom tempo vamos esperar, vigiar e orar. Os andaimes sero em breve derrubados a ltima pedra ser breve revelada a pedra principal ser colocada sobre o edifcio. Ainda, em pouco tempo e a plena beleza da edificao ser claramente vista. O grande mestre construtor breve vir em pessoa. Um edifcio ser mostrado para o mundo reunido, no qual no haver imperfeio. O Salvador e os salvos se alegraro juntos. O universo inteiro reconhecer que no edifcio da Igreja de Cristo tudo estava bem feito. Amm.

16

NOTA: Por mais de um sculo, J. C. Ryle ficou mais conhecido por seus textos claros e vivos, que falavam sobre temas prticos e espirituais. Seu grande objetivo, durante seu ministrio, foi encorajar uma vida crist firme e sria. Entretanto, Ryle no era ingnuo e sabia como esse encorajamento deveria ser feito. Ele reconheceu que, como pastor do rebanho de Deus, tinha a responsabilidade de proteger as ovelhas de Cristo e alert-las sempre que visse algum perigo se aproximando. Seus intensos comentrios so to sbio e relevantes hoje, quanto foram quando ele os primeiro escreveu. Seus sermes e outros escritos tem sido constantemente reconhecidos e sua utilidade e impacto continuam at hoje, mesmo no ingls obsoleto da poca do autor. Por que, ento, exposies j to bem sucedidas e memorveis, provadas teis, precisam de adaptao, reviso e reedio? A resposta clara. Para aumentar sua utilidade para leitores atuais. A linguagem com a qual foi originalmente escrita, precisa de atualizao. Por mais que seus sermes, da forma com que foram escritos pelo autor no sculo XIX, tenham servido para outras geraes, eles podem se perder nas geraes presente e futura, simplesmente porque, para eles, a linguagem no facilmente e nem completamente entendvel. Meu intuito, entretanto, no reduzir o escrito original ao vernculo dos nossos dias. Ele surgiu primeiramente para voc, que deseja ler e estudar de modo confortvel e fcil, na linguagem do seu tempo. Obviamente, apenas terminologias arcaicas e passagens obscurecidas por expresses que no nos so familiar foram revisadas. Contudo, nem a inteno de Ryle, tampouco seu propsito foram adulterados. Tony Capoccia

17

_________________ ORE PARA QUE O ESPIRITO SANTO USE ESSE SERMO PARA EDIFICAO DE MUITOS E SALVAO DE PECADORES.
FONTE Traduzido de http://www.biblebb.com/files/ryle/WARN1.TXT
Esse manuscrito atualizado e revisitado de direitos autorais de 1998 por Tony Capoccia. Todos os direitos reservados.

Todo direito de traduo em portugus protegido por lei internacional de domnio pblico Traduo: Paulo da Silva Reviso: Armando Marcos Pinto Capa: Victor Silva Projeto Ryle Anunciando a verdade Evanglica. http://bisporyle.blogspot.com/

Voc tem permisso de livre uso desse material, e incentivado a distribu-lo, desde que sem alterao do contedo, em parte ou em todo, em qualquer formato: em blogs e sites, ou distribuidores, pede-se somente que cite o site Projeto Ryle como fonte, bem como o link do site http://bisporyle.blogspot.com/ Caso voc tenha encontrado esse arquivo em sites de downloads de livros, no se preocupe se legal ou ilegal, nosso material para livre uso para divulgao de Cristo e do Evangelho, por qualquer meio adquirido, exceto por venda. vedada a venda desse material.

18

http://bisporyle.blogspot.com.br

You might also like