You are on page 1of 4

Escola Profissional Aprodaz

Modelos de Urbanismo e Mobilidade

Porteflio Reflexivo de Aprendizagem

Misael Vieira Formador: Nuno Rainha 25-07-2012

Porteflio Reflexivo de Aprendizagem

Objectivos o Associa conceitos de construo e arquitectura integrao social e melhoria do bem-estar individual. o Promove a qualidade de vida atravs da harmonizao territorial em modelos de desenvolvimento rural ou urbano. o Compreende os diferentes papis das instituies que trabalham no mbito da administrao, segurana e territrio. o Reconhece diferentes formas de mobilidade territorial (do local ao global), bem como a sua evoluo.

Porteflio Reflexivo de Aprendizagem

Reflexo
Neste mdulo, abordamos temas dos quais falamos da sua importncia no desenvolvimento das comunidades e espao global. Falamos na emigrao, ou seja, o porqu das pessoas sarem do seu pas. Normalmente os emigrantes procuram melhores condies de vida profissional sendo estes pases fortes em desenvolvimento econmico. J a imigrao precisamente o contrrio, ou seja, so as pessoas que esto a chegar a pases de nacionalidades diferentes da sua, quando estes pases recebem imigrantes em massa porque so fortes economicamente no mbito da construo civil e indstria, entre outros sectores tercirios, como por exemplo, enfermagem, medicina, engenharia. Outro tema falado foi a urbanizao e meio rural, ou seja, so dois conceitos que ao longo dos anos vo tendo um processo que est a levar as pessoas a sair do meio rural (campo) para meio urbano (cidade). No campo a vida das pessoas mais calma, mas tambm pode ter consequncias problemticas como por exemplo a falta de escolas, falta de emprego, bancos, centros comerciais, por outras palavras, o comrcio pouco desenvolvido. Ento as pessoas migram para as cidades onde tudo mais desenvolvido, sendo que no podemos esquecer que existem zonas rurais que ficam muito perto das cidades e estes tambm so pouco procuradas. Quando estas cidades comeam a ter uma enchente de multido, muitas pessoas mais tarde acabam por regressar ao campo, pessoas estas que j tm a sua vida estabilizada ou at mesmo j vivem da sua reforma. Tambm existem outras formas das pessoas regressarem ao campo, quando este comea a ficar mais desenvolvido a nvel educacional, profissional e cultural. Abordando outro assunto, que desenvolvimento sustentvel.

Desenvolvimento sustentvel ( aquele que ocorre no presente, sendo que no futuro de novas geraes no ter consequncias graves, do tipo ambientais e sociais) um conceito muito falado nos dias de hoje, porque chegou-se concluso que o meio ambiente e social esta mais afectado nas zonas mais desenvolvidas. No entanto j se fala em alguns pases, em desenvolvimento sustentvel tendo como alvo, as cidades. Nestas cidades existem muitos edifcios, sendo muitos arranha-cu, e a ideia ser criar nos terraos espao para cultivo e at mesmo criao de gado tendo como principal papel, reabastecer estas prprias cidades no mbito da alimentao tambm criando mais

Porteflio Reflexivo de Aprendizagem


empregos, ou seja, nas cidades as pessoas podem sentir-se de um modo geral nas zonas rurais.

Concluso Estes foram os temas que mais gostei, entre outros temas que abordamos. No entanto este mdulo em relao ao curso de tcnico de higiene e segurana no trabalho no ser de uma forma geral muito importante, a no ser em cultura geral o que no podemos deixar em conta. Mas como j referi em outas reflexes, com vontade de ser empreendedor na rea de manuteno e construo elctrica e entre outras reas, este mdulo serviu-me para compreender situaes do nosso quotidiano que podem ser alteradas com sucesso, tambm posso perceber melhor, onde e como fazer estudos de mercado, recorrendo as necessidades das pessoas no mbito do meu projecto.

You might also like