You are on page 1of 3

Arrependam-se

Da em diante Jesus comeou a pregar: Arrependam-se, pois o Reino dos cus est prximo. (Mateus 4.17) Eu no vim chamar justos, mas pecadores ao arrependimento. (Lucas 5.32) Os homens de Nnive se levantaro no juzo com esta gerao e a condenaro; pois eles se arrependeram com a pregao de Jonas, e agora est aqui o que maior do que Jonas. (Mateus 12.41) Se no se arrependerem, todos vocs tambm perecero. (Lucas 13.5) O primeiro mandamento de do ministrio pblico de Jesus foi: Arrependam-se. Ele deu esse mandamento indiscriminadamente, a todos os que estivessem ouvindo. Era um apelo para mudana interior radical em relao a Deus e ao homem.

O QUE ARREPENDIMENTO? Dois fatores mostram-nos que arrependimento uma mudana da mente e do corao, no uma simples tristeza por haver pecado ou uma ligeira melhora no comportamento. Primeiro fator: arrependimento experimentar mudana nas percepes, disposies e propsitos da mente. O segundo fator que aponta para esse conceito de arrependimento esta exigncia, de Lucas 3.8, a respeito da relao entre arrependimento e novo comportamento. Em seguida, o texto apresenta exemplos desses frutos no v.11. O arrependimento ocorre dentro de ns. Depois essa mudana produz os frutos do novo comportamento. Arrependimento no significa novo modo de agir: a mudana interior que produz os frutos do novo modo de agir. Jesus ordena que sintamos essa mudana interior.

PECADO: UMA AGRESSO A DEUS Por qu? Jesus responde dizendo que somos pecadores. Eu no vim chamar justos, mas pecadores aos arrependimento(Lucas 5.32). Qual era a opinio de Jesus acerca do pecado? Na parbola do filho perdido, ele resume desta maneira o pecado do filho: ... desperdiou os seus bens vivendo irresponsavelmente, [...] esbanjou [...] com as prostitutas (Lc 15.13,30). Mas, quando se arrepende, o filho diz: Pai, pequei contra o cu e contra ti. No sou mais digno de ser chamado teu filho (v.21). Portanto, jogar a vida fora, viver irresponsavelmente e gastar dinheiro com prostitutas no apenas humanamente injurioso, uma ofensa contra o cu, isto , contra Deus. Esta a

natureza substancial do pecado: ele uma agresso a Deus. O mesmo se v quando Jesus ensina os discpulos a orar. Ele diz que devemos orar assim: Perdoa-nos os nossos pecados, pois tambm perdoamos a todos os que nos devem... (Lc 11.4). Os pecados que Deus perdoa so comparados com os que os outros cometem contra ns. Esses pecados so chamados dvidas. Portanto, a opinio de Jesus acerca do pecado que ele desonra a Deus, e ns ficamos com a dvida de restaurar a honra divina que difamamos quando menosprezamos a Deus com o comportamento e nossas atitudes. Para desfrutar essa graa, porm, devemos nos arrepender. Arrependimento significa experimentar uma mudana na mente para que possamos ver Deus como verdadeiro, belo e digno de todo o nosso louvor e obedincia. Essa mudana na mente tambm v Jesus dessa maneira. Sabemos disso porque Jesus declarou: Se Deus fosse o Pai de vocs, vocs me amariam, pois eu vim de Deus... (Jo 8.42). Ver Deus com uma mente renovada implica ver Jesus com uma nova mente.

A NECESSIDADE UNIVERSAL DE ARREPENDIMENTO Jesus no excluiu ningum ao dar o mandamento do arrependimento. Deixou isso claro quando um grupo se aproximou dele para relatar-lhe duas tragdias. A matana de inocentes sacrificados por Pilatos e a queda da torre de Silo (Lc 13.1-4). Jesus aproveitou a ocasio para advertir a todos, at mesmo os portadores das noticias: ...se no se arrependerem, todos vocs tambm perecero (v.5). Todos necessitam de arrependimento. Assim como todos precisam nascer de novo (Jo 3.7), todos precisam arrepender-se, porque todos so pecadores. Quando Jesus disse as palavras em Lc 5.32, ele no quis dizer que alguns so bons e no necessitam de arrependimento. Ele quis dizer que alguns pensam assim (Lc 18.9) e que outros j se arrependeram e acertaram as contas com Deus.

H URGENCIA NESSE MANDAMENTO PORQUE O JULGAMENTO SE APROXIMA Ningum est excludo. Todos necessitam de arrependimento, e a necessidade urgente. Jesus disse: ...se no se arrependerem, todos vocs perecero (Lc 13.5). O que ele quis dizer com perecero? Que a condenao de Deus recair sobre os que no se arrependem. Em Mateus 12.41, Jesus, o Filho de Deus, est advertindo o povo de que o julgamento est prximo e oferecendo uma sada: o arrependimento. Se no nos arrependermos, Jesus tem uma mensagem para ns: Ai de voc! (Mt 11.21). por isso que o mandamento de arrepender-se faz parte da mensagem central de Jesus acerca do Reino de Deus. Ele pregou que o Reino de Deus, aguardando havia tanto tempo, estava presente em seu ministrio. O tempo chegado, dizia ele. O Reino de Deus est prximo. Arrependam-se e creiam nas boas novas! (Mc 1.15). O evangelho as boas novas- significa que o julgamento de Deus chegou por meio de

Jesus para salvar os pecadores antes da chegada do Reino em sua segunda vinda, para o Juzo Final. O mandamento de arrepender-se baseia-se, portanto, na oferta misericordiosa do perdo e na advertncia igualmente misericordiosa de que, um dia, os que recusarem a oferta perecero no juzo de Deus.

A TODAS AS NAES, COMEANDO POR JERUSLEM Aps a ressurreio, Jesus quis ter certeza de que seus apstolos continuariam a misso de chamar os povos do mundo inteiro ao arrependimento. [Ele] lhes disse: Est escrito que o Cristo haveria de sofrer e ressuscitar dos mortos no terceiro dia, e que em seu nome seria pregado o arrependimento para perdo de pecados a todas as naes, comeando por Jerusalm(Lc 24.46,47). O mandamento de Jesus concernente ao arrependimento inclui todas as naes. Chega at ns, independentemente de quem somos ou de onde estamos, e nos atribuiu essa responsabilidade. Este o mandamento de Jesus a toda humanidade: Arrependamse. Passem por uma transformao radical de dentro para fora. Substituam todas as desonras feitas a Deus, todas as percepes, disposies e propsitos que menosprezam a Cristo por atitudes que honrem a Deus e exaltem a Jesus.

You might also like