You are on page 1of 2

Programa para o Exame de Capito-Amador

A prova para Capito Amador abordar os seguintes assuntos:


Navegao Astronmica. Navegao Eletrnica. Estabilidade. Meteorologia e Oceanografia. Comunicaes. Sobrevivncia no Mar. O assunto Navegao Astronmica abordar os seguintes tpicos: o a) noes bsicas de astronomia aplicada navegao: Medida de tempo - Hora mdia local (HML), Hora mdia de Greenwich (HMG), Hora legal, Fusos horrios.Uso do Almanaque Nutico Brasileiro. o b) Clculo da hora legal da passagem meridiana superior do sol pelo processo aproximado. o c) Posio pela passagem meridiana do sol. O assunto Navegao Eletrnica abordar os seguintes tpicos: o a) Uso dos sistemas de navegao por satlite (GPS e DGPS) o b) Navegao radar Poder discriminador em marcao. Poder discriminador em distncia. Tcnicas de navegao com o radar; Aterragens Navegao Costeira Navegao de Praticagem. Auxlio Navegao Radar RACON). O radar como importante recurso para evitar coliso no mar. o c) Navegao batimtrica - O uso do ecobatmetro na navegao. O assunto Estabilidade abordar os seguintes tpicos: o a) Noes bsicas sobre flutuabilidade, estabilidade e reserva de flutuabilidade: Pontos notveis de estabilidade (centro de gravidade, centro de carena e metacentro). Altura metacntrica. Condies de equilbrio de uma embarcao. o b) Alteraes da flutuabilidade e da estabilidade: Causas da banda permanente e formas de correo. Efeito de superfcie livre (causas, precaues e correes). Variao das condies de estabilidade durante uma viagem (mau tempo, embarque de gua do mar, consumo, gua aberta e avarias). Variao da estabilidade de uma embarcao, em funo da alterao do projeto inicial de construo.

O assunto Meteorologia e Oceanografia abordar os seguintes tpicos: o a) Elementos meteorolgicos: Presso atmosfrica. Umidade relativa do ar. Nebulosidade e nevoeiro. Circulao do ar. Frentes frias, quentes, oclusas e estacionrias. o b) Interpretao de boletins, cartas sinticas e imagens de satlites meteorolgicos: Anlise do estado do tempo relacionado aos centros de alta e baixa presso atmosfrica e frentes constantes dos boletins meteorolgicos. Interpretao dos avisos de mau tempo. Interpretao da configurao isobrica das cartas sinticas. Interpretao dos elementos meteorolgicos apresentados na carta sintica de presso superfcie (direo e intensidade do vento, cobertura do cu, tempo presente, linhas de instabilidade e evoluo das frentes). Identificao dos elementos meteorolgicos apresentados nas imagens de satlites meteorolgicos. o c) Interao Oceano-Atmosfera: Ondas e marulhos. Caractersticas das correntes costeiras e ocenicas. Principais correntes ocenicas. Estado do mar (Escala Beaufort). o d) Cartas Piloto e Mars: Identificao da representao grfica dos elementos meteorolgicos e oceanogrficos apresentados nas cartas piloto. Identificao dos parmetros das mars de sizgia e quadratura. Interpretao das cartas de correntes de mars. O assunto Comunicaes abordar os seguintes tpicos: o a) Comunicaes na Navegao Ocenica: Equipamentos, procedimentos, freqncias de socorro, chamada e trnsito. Estaes de terra. Uso e funcionamento do EPIRB e do SART. O assunto Sobrevivncia no Mar abordar os seguintes tpicos: o Tcnicas e Procedimentos de Sobrevivncia em mar aberto. o Noes de sobrevivncia em balsas salva-vidas.

Lembre-se: O candidato a Capito-Amador j deve ser habilitado na categoria de Mestre-Amador. ltima Atualizao: Portaria n 100/DPC, de 04/06/2012.

You might also like