You are on page 1of 2

Referncial terico sobre a importncia da comunidade local para o turismo Com o crescimento da globalizao, v-se a necessidade de fortalecer iniciativas

locais para que pequenos destinos e simples comunidades tenham espao no mercado. Aos poucos est muda-se o hbito de no inserir a comunidade no processo de desenvolvimento turstico. Assim, segundo Gastal e Moesch (2007), com a existncia de um mercado global, impe-se que a gesto turstica dos locais permita a participao da comunidade. A importncia do envolvimento da comunidade local no processo de desenvolvimento turstico tambm est relacionada a busca pela oposio ao fato do capitalismo ditar as regras e estas serem divulgadas por todo mundo atravs da mdia, o que aponta uma tendncia homogeneizao. Por conseqncia, h uma valorizao maior das diferentes culturais locais. Segundo Urry (1999, apud Silveira 2005: 12) Seja como for, a lgica da globalizao bem conhecida: quanto mais semelhantes nos tornamos, maior o sentido de urgncia assumido pela tarefa de identificao das diferenas. Esta busca pela diferena refletida diretamente no turismo, visto que muitos turistas viajam durante seu tempo livre para locais onde possam apreciar diferentes costumes, a fim de fugir de seu cotidiano. Assim, conforme Silveira (2005: 11):
[...] a diferena um elemento fundamental da atividade turstica, ou seja, o indivduo motivado a viajar para vivenciar culturas e territrios diferentes daqueles com os quais est acostumado a conviver diariamente.

Dessa forma, destaca-se que o governo deve servir como negociador das idias surgidas em meio aos cidados e no seguir o que imposto por partidos, alianas polticas ou interesses prprios. Com a participao cidad pretende-se que as cidades tenham autonomia internacional e no sejam mais simplesmente reprodutoras de um modelo globalizado. (Gastal; Moesch, 2007) Alm disso, ao se permitir e estimular a participao da comunidade nas decises das polticas pblicas, esta poder expor os interesses locais, buscando um desenvolvimento sustentvel. Os nativos conhecem melhor do que ningum as caractersticas ecolgicas do meio natural e seu limite de saturao, como tambm em relao a outros aspectos, como infra-estrutura e cultura; e, assim, podem estabelecer parmetros de sustentabilidade da atividade turstica. (Medona, 2001)

Segundo Gastal e Moesch (2007: 16), No que j um chavo, a cidade boa para o turista seria aquela que boa para seus cidados. A comunidade envolvida tambm se torna mais hospitaleira, resultado da satisfao em ter suas idias valorizadas.
evidente a importncia do fator humano no turismo, em funo da crescente comoditizao (=tornar iguais) dos produtos (avies, destinos, preos so similares) e o atendimento pessoal representa uma ferramenta inesgotvel de diferenciao (Lage; Milone, 2000: 52).

Outro fator que demonstra a relevncia do envolvimento da comunidade local que, desse modo, a comunidade ter um maior interesse em preservar seus atrativos tursticos e em tomar decises sobre o desenvolvimento turstico em sua localidade.
As comunidades locais, por sua vez, aprendem a valorizar seus recursos naturais e culturais, desenvolvendo maior sentimento de pertencimento e, consequentemente, elevando seu grau de cidadania. A postura cidad leva as pessoas a se tornarem protagonistas nos processos de deciso sobre o tipo de turismo e de turistas com os quais esto dispostos a compartilhar seu prprio espao de vivncia. (Gastal; Moesch, 2007: 16).

O envolvimento da comunidade local no desenvolvimento do turismo tambm uma questo social, porque desse modo visa-se promover o compartilhamento dos recursos ganhos com a atividade turstica, visto que geralmente h uma concentrao do poder econmico nas mos de grandes operadoras de turismo, companhias areas, agncias de turismo, redes hoteleiras e outras similares. (Nechar, 2006)

Bibliografia Gastal, S.; Moesch, M. M., 2007, Turismo, Polticas Pblicas e Cidadania, Coleo ABC do Turismo, 1. ed., Aleph, So Paulo. Lage, B.H.; Milone, P.C. (Orgs.), 2000, Turismo: Teoria e Prtica, Atlas, So Paulo. Medona, R., 2001, Turismo ou meio ambiente: uma falsa oposio?, in Lemos, A. (Org.), Turismo: impactos socioambientais, Hucitec, So Paulo. Nechar, M. C., 2006, Orientaciones en la construccin del conocimento turstico: acerca de su epistemologia, Anais Eletrnicos do Seminrio de Pesquisa em Turismo do Mercosul da UCS, 4, julho 7-8, Caxias do Sul, [http://www.ucs.br/ucs/tplSemMenus/posgraduacao/strictosensu/turismo/seminarios/ seminario_4/arquivos_4_seminario/GT14-17.pdf], (Site acessado 23 junho 2009). Silveira, M. D., 2005, O consumo da diferena pelo turismo, Monografia, UFPEL, Pelotas.

You might also like