You are on page 1of 6

De acordo com o comando a que cada um dos itens de 1 a 80 se refira, marque na folha de respostas, para cada item: o campo

designado com o cdigo C, caso julgue o item CERTO; ou o campo designado com o cdigo E, caso julgue o item ERRADO. Para as devidas marcaes, use a folha de respostas, nico documento vlido para a correo da sua prova. Os itens desta prova devem ser julgados exclusivamente luz das apostilas do Curso de Formao, deixando de parte quaisquer divergncias entre estas e outras fontes. Nesse sentido, considere que as siglas seguintes, sempre que utilizadas na prova, devero ser interpretadas nesta forma: DF = Distrito Federal; VISA = vigilncia sanitria; ANVISA = Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria; SUS = Sistema nico de Sade; PPA = Plano Plurianual.

PROVA OBJETIVA
No contexto da proteo e da defesa da sade, julgue os itens a seguir, concernentes ao campo da vigilncia sanitria.
1

So funes dos servios de vigilncia sanitria, no Brasil, a normatizao e o controle sanitrio de


10

As aes de vigilncia sanitria se constituem em meios de controle sanitrio para operar a defesa e a proteo da sade coletiva.

A vigilncia sanitria insere-se na lgica de mercado, com aes de controle especficas de sade pblica para impor interesses sanitrios.

bens, produo, armazenamento, guarda, circulao, transporte, comercializao e consumo de substncias e produtos de interesse da sade, suas matrias-primas, coadjuvantes de tecnologias, processos, equipamentos e embalagens. tecnologias mdicas, sangue, tecidos e rgos, procedimentos, equipamentos e aspectos da pesquisa em sade. servios direta ou indiretamente relacionados sade prestados pelo setor privado, excluindo-se aqueles prestados pelo Estado. portos, aeroportos e fronteiras, contemplando meios de transporte, cargas e pessoas. aspectos do meio ambiente, ambiente e processos de trabalho e sade do trabalhador.

11

O controle sanitrio funo exclusiva do mbito institucional da sade.

12

Apesar de as aes da vigilncia sanitria permearem todas as aes de sade, elas no interferem na produo, na circulao e no consumo de produtos.

13 14

A vigilncia sanitria exerce uma funo mediadora, entre os interesses econmicos e os interesses da sade, baseada em competncia tcnico-cientfica e tica da responsabilidade pblica pelos interesses da sade.

Quanto aos instrumentos para ao em vigilncia sanitria, julgue os itens subseqentes.


15

Em relao ao conceito, ao debate, s crticas e aos usos do termo poder de polcia no campo da vigilncia sanitria, julgue os itens que se seguem.
6 16

A legislao sanitria especialmente relevante devido ao papel interventor da vigilncia sanitria e necessidade de observncia do princpio da legalidade na atuao do Estado. A fiscalizao sanitria verifica o cumprimento das normas estabelecidas de fabricao, armazenamento, prestao de servios, entre outras atividades, para garantir a proteo da sade. Aplica medidas preventivas, no sendo sua funo, no entanto, a ao repressiva. O laboratrio ponto de apoio da fiscalizao sanitria. Estudos epidemiolgicos, pesquisas de laboratrio com base em experimentos com modelos animais e monitorizao so exemplos de instrumentos de apoio para a ao em vigilncia sanitria. A farmacovigilncia tem papel fundamental no conhecimento do perfil de reaes adversas pouco freqentes, s possveis de serem identificadas aps a comercializao de determinado frmaco. Apesar da relevncia do tema e da existncia de negociaes atuais, o Brasil, no mbito da ANVISA, no dispe de atividades e programas de farmacovigilncia e ainda no faz parte do Programa Internacional de Monitorizao de Medicamentos coordenado pela Organizao Mundial da Sade (OMS).

Apesar de muito criticado, esse termo se refere atuao do Estado nas limitaes das liberdades individuais em benefcio do interesse coletivo.
17 18

Segundo Di Pietro, no mbito da vigilncia sanitria, os atos de poder de polcia vo alm dos limites da lei.

Os meios de exerccio do poder de polcia so resumidos, por Di Pietro, em atos normativos em geral, atos administrativos e operaes materiais de aplicao da lei ao caso concreto, compreendendo medidas preventivas e repressivas.
19

Para ser efetiva e atingir sua finalidade, a vigilncia sanitria necessita, alm dos meios de exerccio do poder de polcia, de instrumentos de vigilncia epidemiolgica, do monitoramento, da pesquisa, da educao e da informao sanitria, entre outras prticas.

20

UnB/CESPE ANVISA

Curso de Formao / 2007 4. Turma

Quanto estrutura poltico-institucional, integra(m) o Sistema Nacional de Vigilncia Sanitria (SNVS) brasileiro
21 22 23

36

a ANVISA. a Fundao Nacional de Sade (FUNASA). o Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Sade (INCQS).
38 37

No Brasil, alm da rea da sade, outras reas, tais como a agricultura, o meio ambiente, a medicina do trabalho e a rea nuclear, tm responsabilidades relativas aos riscos sade das populaes. Os sistemas de vigilncia sanitria constituem apenas uma das unidades da rede de instituies da sociedade moderna que regulam a vida do ponto de vista do risco sade. O processo de avaliao de risco, apesar de ser, em geral, demorado e complexo, oferece definies exatas para os reguladores se orientarem em suas decises. A avaliao de risco no atividade probabilstica. Enquanto a avaliao de risco mais condicionada por fatores domsticos, de natureza poltico-administrativa, a outra dimenso da poltica regulatria (a gerncia de risco) mais condicionada a fatores tcnico-cientficos.

24

o Conselho Nacional de Secretrios Estaduais de Sade (CONASS) e o Conselho Nacional de Secretrios Municipais de Sade (CONASEMS).
39 40

25 26 27 28

os laboratrios centrais de sade pblica (LACENs). a Fundao Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). as fundaes de amparo pesquisa. os representantes nacionais da indstria farmacutica e de outras reas afins.

No Brasil, aps a Constituio de 1988, seguiu-se a construo social do SUS ao mesmo tempo em que o mercado montava o sistema de assistncia mdica supletiva (dcadas de 80 e 90 do sculo XX). Acerca desse tema, julgue os itens a seguir.
41 42

No que se refere organizao do Sistema Nacional de Vigilncia Sanitria (SNVS) brasileiro, julgue os seguintes itens.
29

Com o SUS, a sade passou a ser direito social de todos, vinculado questo de cidadania. Apesar das dificuldades de implantao do SUS, ocorreu extenso de cobertura dos servios de sade para a populao brasileira no final do sculo XX. Apesar de atender outras demandas, o SUS concebido essencialmente como um sistema de servios de sade destinados aos pobres e indigentes. O SUS possui princpios, diretrizes e dispositivos estabelecidos pela Constituio Federal e pela Lei Orgnica da Sade. A funo nica do SUS organizar o financiamento e o repasse de recursos federais da sade para estados e municpios.

Existem atribuies distintas para os trs nveis de gesto: nacional, estadual e municipal.
43

30

Atividades de regulao em geral, de registro e de autorizao e a atuao na rea de portos, aeroportos e fronteiras so responsabilidades exclusivas do nvel de gesto municipal.
44

31

Competem s gestes estadual e municipal a elaborao de normas complementares no seu mbito de atuao e a execuo de atividades que no sejam de competncia exclusiva do nvel federal.

45

Em relao concepo e construo do SUS, correto afirmar que esse sistema deve
46

32

Em nvel de gesto federal cabe, exclusivamente, o conjunto de aes relativas ao poder de polcia e s atividades repressivas, nos limites da lei.

buscar a eqidade, que sinnimo de igualdade, ou seja, todas as pessoas devem ter direitos iguais perante o SUS independentemente de suas necessidades. ser descentralizado, ou seja, o poder de deciso deve recair sobre aqueles que so responsveis pela execuo das aes. atuar de maneira integral, ou seja, as aes de sade devem estar voltadas para o indivduo (como um todo) e para a comunidade, para a preveno e para o tratamento, e respeitar a dignidade humana. ser eficiente e eficaz, ou seja, deve produzir resultados positivos e de qualidade. ser democrtico, ou seja, deve assegurar o direito de participao de todos os segmentos diretamente envolvidos na prestao de servios, o que inclui apenas os dirigentes, os trabalhadores de sade e os prestadores de servios.

Segundo Geraldo Lucchese (2001), um dos maiores desafios para a ao regulatria do Estado moderno na rea sanitria a avaliao de risco. Nesse contexto, julgue os prximos itens.
33 34 35

47 48

A anlise de risco auxilia no manejo racional da tecnologia em uma sociedade. A anlise de risco ajuda na eliminao das condies que deterioram o ecossistema em uma sociedade. Nas sociedades modernas, todos os fatores que podem trazer algum risco de agravo sade individual e coletiva so regulados pelo Estado.

49 50

UnB/CESPE ANVISA

Curso de Formao / 2007 4. Turma

Julgue os itens a seguir, considerando as atribuies regimentais da Assessoria de Planejamento da ANVISA (APLAN) e de suas coordenaes.
51

Julgue os itens a seguir, considerando as competncias e os parceiros do Ncleo de Assessoramento na Descentralizao das Aes de Vigilncia Sanitria (NADAV) da ANVISA.
61

Cabe APLAN coordenar e fornecer suporte tcnico ao processo de elaborao, anlise e acompanhamento do contrato de gesto.

competncia do NADAV gerenciar o planejamento, o acompanhamento e a avaliao das aes descentralizadas e pactuadas de vigilncia sanitria. competncia do NADAV promover aes de descentralizao da distribuio de medicamentos, em parceria com estados e municpios. competncia do NADAV participar, em conjunto com a Secretaria de Vigilncia em Sade (SVS) do Ministrio da Sade, do processo de monitoramento das aes de vigilncia em sade. A SVS, responsvel pelas aes de vigilncia em sade, pactua com a ANVISA a programao de aes prioritrias em vigilncia sanitria para cada unidade da federao. O NADAV coordena as aes do Departamento de Apoio Descentralizao do Ministrio da Sade, visando ao fortalecimento da gesto do SUS e qualificao e humanizao da assistncia nos diversos nveis. O NADAV articula-se com o Fundo Nacional de Sade para autorizar o repasse dos recursos financeiros, fundo a fundo, para estados e municpios. Cabe ao NADAV, juntamente com o Ministrio Pblico, investigar denncias de desvios de dinheiro pblico relacionadas vigilncia sanitria.

62

52

Cabe APLAN definir os critrios para aprovao e priorizao de projetos e convnios.


63

53

Cabe Coordenao de Controle de Projetos e Convnios (CPROC) apoiar tecnicamente as aes de fortalecimento institucional por intermdio da adoo de novas prticas de execuo dos processos de trabalho no mbito da ANVISA.

64

Acerca da ANVISA e do Plano Nacional de Sade (PNS), julgue os itens que se seguem.
54 65

O primeiro contrato de gesto da ANVISA com o Ministrio da Sade, j previsto na lei de criao da ANVISA, foi estabelecido em 1999.
66

55

A ANVISA presta contas ao Ministrio da Sade trimestralmente, por meio de reunies e relatrios.
67

56

PNS um instrumento de gesto do SUS e traduz as intenes polticas do governo para responder aos anseios da sociedade em relao sade.

57

Vigilncia sanitria de produtos e servios de sade, publicidade de utilidade pblica, construo do edifcio sede da ANVISA e pesquisa em vigilncia sanitria so algumas das aes da ANVISA previstas no Plano Plurianual 2004-2007.

Julgue os seguintes itens, que tratam da descentralizao no mbito do SUS.


68

Com a edio da NOB/SUS n. 1/1996, iniciou-se um processo de incorporao da vigilncia sanitria na agenda poltica do SUS, com a criao de incentivos financeiros para a rea. A poltica de descentralizao das aes de sade no Brasil foi motivada prioritariamente por reivindicaes dos estados e dos municpios, em especial por meio da publicao das Normas Operacionais Bsicas, que se opuseram tendncia centralizadora da poltica federal de gesto de sade. A criao dos conselhos de sade e das comisses intergestores tripartite e bipartite objetivou superar contradies e conflitos inerentes s relaes intergovernamentais em um contexto de federalismo predatrio. As transferncias de recursos automticas cercearam a autonomia municipal, pois limitaram o valor a ser transferido.

58

O Plano Diretor de Vigilncia Sanitria (PDVISA) estabelece as prioridades nacionais para a vigilncia sanitria, determinando aes uniformes, que devem ser executadas nas vrias regies do Pas.

69

59

O Programa de Implantao e Aperfeioamento da Gesto da Qualidade (PIMAQ), vinculado Diretoria de Recursos Humanos da ANVISA, iniciou-se pela Unidade de Atendimento ao Pblico.

70

60

Gesto centrada no cidado, participativa e pr-ativa, valorizao das pessoas e foco em resultados so alguns dos princpios gerais adotados pelo PIMAQ.

71

UnB/CESPE ANVISA

Curso de Formao / 2007 4. Turma

72 73

O Pacto pela Sade, implantado em 2006, apresenta duas dimenses bsicas: defesa do SUS e descentralizao. O Pacto pela Vida compromisso entre os gestores do SUS para diminuir as taxas de mortalidade nacional e regionais prev aes de combate s doenas cardiovasculares, s neoplasias e s causas externas de bito. Para cada prioridade do Pacto pela Vida, foram estabelecidos objetivos nacionais, porm com abertura para a definio de metas locais. O Pacto em Defesa do SUS expressa o compromisso dos gestores do SUS com a consolidao da reforma sanitria brasileira. Estabelecimento de dilogo com a sociedade dentro dos limites do SUS e aprovao de oramentos da sade distintos para cada esfera de governo, por meio da regulamentao da Emenda Constitucional n. 29, so aes do Pacto em Defesa do SUS.

77

No pacto de gesto, as atribuies sanitrias de cada esfera de governo compem o seu Termo de Compromisso de Gesto, elaborado de forma pactuada e aprovado pelo Ministrio da Sade. Com o pacto de gesto, os recursos da esfera federal destinados aos estados e municpios foram agrupados em dois grandes blocos: ateno sade e aes de preveno. Desde 2006, a lgica da programao das aes de vigilncia sanitria classificadas por nveis de complexidade foi substituda pela responsabilidade sanitria, com a proposta de aes voltadas para a estruturao dos rgos de vigilncia sanitria, para o fortalecimento da gesto e para o controle dos riscos sanitrios, em consonncia com as prioridades definidas no Pacto pela Sade. O oramento destinado s aes de vigilncia sanitria conta tambm com recursos arrecadados por meio dos servios de vigilncia sanitria, oriundos de taxas de fiscalizao e multas.

78

74

79

75

76

80

UnB/CESPE ANVISA

Curso de Formao / 2007 4. Turma

You might also like