You are on page 1of 6

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAO SUPERINTENDNCIA DE GESTO E POLTICAS EDUCACIONAIS DIVISO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL

Atividade: Texto Clssico Mdulo 7 Mediador pedaggico: Cristiane Delboni Cursista: Mari Llia Lima de Oliveira
A mediao pedaggica no uso da Web 2.0 que possibilite a aprendizagem por meio da autoria. O uso das ferramentas e recursos da Web 2.0 na educao no se trata apenas de utilizar novas ferramentas tecnolgicas, mas de quebrar alguns paradigmas da educao formal em relao forma tradicional ou no da escola e que nunca conseguiu abandonar os velhos formatos de aulas, ementas e avaliaes dos alunos. Pois para a nova gerao de alunos que se encantam com os jogos 3D, jogos on line e vdeos engraados do Youtube, a educao na escola precisa tornar-se mais atraente e interativa, e o professor nesse contexto, deixa de ser o detentor do saber e transmissor de contedos, passando a ser o facilitador, o mediador , aquele que estimula e incentiva os alunos produzir e debater ideias e que no apenas ensina, mas que tambm aprende. A utilizao das ferramentas disponveis na web direcionadas aprendizagem requer uma mediao feita pelo professor, buscando valorizar a autoria dos seus alunos proporcionando eles uma aprendizagem significativa, que esteja de acordo com a sua realidade e do meio ambiente em que vive. Para que o professor consiga desempenhar um papel de mediador do conhecimento do seu aluno, necessrio se faz o aperfeioamento de seus saberes de forma continuada. Para Demo (2008- p.3): O que define o professor autoria, no a aula. Por isso, pesquisa vista como fundamento docente e discente, no s para construir conhecimento, mas igualmente para pleitear formao melhor. Por isso o professor deve sempre estar pesquisando e atualizando suas ferramentas de trabalho, principalmente as utilizadas via web, que so diariamente atualizadas na rede. A partir do momento que o mediador/professor se conscientiza da importncia da autoira de seu aluno para uma aprendizagem eficaz, o mesmo procura conhecer novas ferramentas

disponveis, busca meios de motivar seus alunos a utilizarem essas ferramentas, e com isso torna suas aulas mais produtivas e consequentemente mais significativas.
Aprender bem exige mudanas profundas frente a vezos tradicionais anteriores. A as novas tecnologias, em vez de banalizadas espalhafatosamente, no foram tomadas a srio. Primeiro, h que construir alguma fluncia tecnolgica, para dar conta minimamente dos procedimentos virtuais. Segundo, em vez de copiar, reproduzir, plagiar, urge usar criativamente a internet, caminhando rumo a textos multimodais, no lineares complexos e exigentes. (DEMO- p14)

Para isso se faz necessrio o estudo constante, pois o mediador/professor precisa ter conhecimento daquilo que vai mediar para seu aluno, buscar uma fluncia tecnolgica para realizar as atividades que propor aos mesmos. O tempo todo diariamente surgem novos ambientes virtuais para socializar conhecimentos. A internet proporciona o acesso a todas as novidades tecnolgicas que podem ser utilizadas. De acordo com Moran (p.94- 2007): Com a internet, ar redes de comunicao em tempo real, a TV digital e o celular, surgem novos espaos e tempos no processo de ensino e aprendizagem, que modificam e ampliam o que fazamos na sala de aula. Os alunos tem acesso a estas novas ferramentas tecnolgicas e o professor deve aproveitar e se utilizar destes recursos para desenvolver aulas diferenciadas e que tragam mais significado para seus alunos. E esta inovao permite aos professores tambm estarem em constante aprendizagem.
O professor um pesquisador em servio. Aprende com a prtica e a pesquisa e ensina a partir do que aprende. Realiza-se aprendendo-pesquisando- ensinando-aprendendo. O seu papel fundamentalmente o de um orientador/mediador. (Moran p 30 2000).

O professor precisa primeiro aprender a utilizar as ferramentas e a pesquisa ajuda nisso, e aprendendo a pesquisar ele vai auxiliar seu aluno, e mediar seu conhecimento, assim ao mesmo tempo em que aprende ele compartilha seu aprendizado com seus alunos. Ao se aperfeioar, aprender junto ao aluno e se conscientizar dessa necessidade, o professor/mediador valoriza e entende que a autoria do aluno, que vai proporcionar a ele atingir uma aprendizagem eficaz, e isso comea a ser um desafio ao professor, para realizar essa mediao utilizando os recursos da WEB 2.0, que tambm proporciona uma socializao de saber que continua fora da escola, em outro momento que no apenas dentro da sala de aula ou no laboratrio de informtica.
O professor precisa adquirir a competncia da gesto dos tempos distncia combinados com o presencial. O que vale a pena fazer pela internet e que ajuda a melhorar a aprendizagem, mantm a motivao, traz novas experincias para a classe, enriquece o repertrio do grupo. (Moran p. 97 2007).

Estamos na poca da informao e com vrios recursos, diferentes mdias disponveis para se trabalhar dentro e fora da escola, porm que no substituem os mtodos atuais de aprendizagem, mas colaboram com a construo e integrao destes conhecimentos. Por mais que no sejamos nativos digitais, precisamos atualizar nossos mtodos de ensino de acordo com nossos alunos, aprender a utilizar as vrias mdias e tambm os recursos disponveis na web, para mediar o conhecimento de nossos alunos. Precisamos vencer alguns paradigmas e nos concentrar tambm em nosso aprendizado.
Para encaminhar nossas dificuldades em ensinar, poderiam ser estas algumas pistas: equilibrar o planejamento institucional e o pessoal nas organizaes educacionais, integrar um planejamento flexvel com criatividade sinrgica, realizar um equilbrio entre a flexibilidade (que est ligada ao conceito de liberdade, de criatividade) e a organizao (onde h hierarquia, normas, maior rigidez). Nem planejamento fechado, nem criatividade desorganizada, que vira s improvisao. (Moran p. 28- 2000).

De acordo com Moran, devemos encontrar um equilbrio entre nossos planejamentos, e em meio a eles importante encontrar um tempo para continuar os estudos, de forma que contemple a diversidade de fatores ambientes, ferramentas, e assim proporcionar aos alunos aulas bem elaboradas, mais criativas e dinmicas de acordo com as possibilidades desta poca. E isso que devemos buscar sempre, a atualizao atravs da formao continuada, elaborar aulas diversificadas com as ferramentas disponveis, mas principalmente buscar a integrao dos alunos com os recursos disponveis na web socializando com seus colegas atravs de atividades que incentivem a autoria dos alunos. Para Kensky (2003): o professor na sala de aula presencial tem o poder da fala, enquanto que no espao virtual essa fala substituda pelo dilogo e colaborao entre os membros do grupo. Essa colaborao primordial para a aprendizagem. O relacionamento com o meio, com os outros colegas, com as mdas disponveis, com a palavra e com a fala norteiam todo o processo de mediao pedaggica, acima de tudo, no uma ao imediata. Alguns fatores como: motivao e incentivo dependem muito mais da relao de mediao e interao entre aluno-mediador e aluno-aluno, do que da ao individualizada de cada aluno no espao virtual. Por isso mesmo, as atividades e demais trabalhos realizados nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem, com a utilizao da WEB 2.0, baseiam-se em dilogos e trocas de experincias estabelecidas com o grupo de alunos, seja na linguagem oral ou escrita. A aprendizagem atravs

da web prope um elo intermedirio entre as disciplinas a serem estudadas, as ferramentas tecnolgicas de interao e os sujeitos.
[...]Ocorre que preciso redefinir o papel do professor: em vez de instrutor, passar para orientador maiutico, coach. Certas encenaes caducam, claro: abuso da retrica e de dinmicas de grupo para reter a ateno, presena fsica obsessiva e transmisso instrucionista de contedos, avaliaes muito unilaterais e autoritrias[...](Demo p.12 2009).

O professor no pode deixar de estabelecer objetivos e critrios ao utilizar estes recursos, pois a utilizao aleatria no enriquece as aulas, torna-se um tempo inutilizado para a construo e a troca de conhecimentos. Ele deve deixar claro o que espera do aluno e o que pretende com a proposta de trabalho. Assim a avaliao deve ser feita pelo professor e pelos alunos. E atravs da utilizao dos recursos da web 2.0, o professor pode ajudar a aumentar a vontade dos alunos de elaborar textos, pesquisar sobre um assunto, emitir suas opinies e debater com outros colegas sobre determinados assuntos, pode utilizar-se de portflios digitais em redes de colaborao, projetos de aprendizagem que podero ser pensados e elaborados melhor e mais dinamicamente gerenciados por professores/mediadores de aprendizagens, utilizando as ferramentas que existem e que surgem a cada dia. Alguns recursos da web, que podemos citar so: Blog, Pbworks, Podcast, Redes sociais (Orkut, Facebook, Netlog, Linkedin), Calamo, Voki, Evoca, Google Docs, Wikispace, Web paint, Youblisher, Flickr, Toondoo, Delicious, Clipmarks, Scribd e etc....vamos citar alguns, pois como j foi dito, diariamente surgem novos recursos e cada um possui uma caracterstica que pode ser aproveitada pelo mediador/professor, direcionando para a aprendizagem dos seus alunos, e para isso se faz necessrio um olhar criterioso e diferenciado.
Essa percepo crescente acabou reconhecendo a face informal da aprendizagem, cada vez mais visvel e importante, no s porque em ambientes informais h mais motivao, chance individualizada, chance coletiva, fluncia tecnolgica, mas principalmente por que, de direito e de fato, pode-se aprender bem. A questo chave, por isso, aprender bem. (Demo p.13- 2009)

De acordo com Demo, nesses ambientes virtuais a aprendizagem acontece de forma mais visvel, pois a interao motiva a troca a, e a socializao promove a integrao das diferentes ideias e a fluncia tecnolgica. Antigos mtodos de ensino e de educao estabelecidos devem ser repensados para receberem os benefcios da Web 2.0. E o papel da educao nesse contexto servir como instrumento capaz de consolidar aprendizagens, pela ampliao de possibilidades para obteno

de conhecimento, troca de informaes, comunicao, servindo como instrumento para ser utilizado no processo ensino aprendizagem. A utilizao das Tecnologias na escola e das ferramentas da web 2.0 tais como os j citados acima: Blog, Scribd, Wiki, e redes sociais e etc, no devem ser consideradas apenas como ferramentas e recursos de informao e comunicao eletrnica, mas tambm como um investimento em oportunidade de crescimento do conhecimento e isso no vir apenas pela democratizao da escola ou do acesso educao, mas pela qualidade deste processo

educacional, que promove interaes e experincias educativas que permitiram aos seus alunos e mediadores serem autores de seu prprio saber.

Referncias Bibliogrficas DEMO, Pedro. Educao Hoje. So Paulo: Ed. Atlas. 2009. MORAN, Jos Manuel. A educao que desejamos: Novos desafios e como chegar l. Campinas, SP Papirus, 2007. MORAN, Jos Manuel. Novas Tecnologias e Inovao Pedaggica. Campinas, SP Papirus, 2000. KENSKI, V. Tecnologias e Ensino Presencial e a Distncia. Campinas, SP: Papirus, 2003.

You might also like