You are on page 1of 24

A IDADE MNIMA PARA

CASAMENTO

coletnea Inacio de Carvalho Neto

A IDADE MNIMA PARA CASAMENTO

Inacio de Carvalho Neto*

Resenha

O Cdigo Civil probe o casamento de mulheres com menos de 16 anos e homens com menos de 18, salvo se visar evitar a imposio de pena criminal. No se tratando desta exceo, h impossibilidade jurdica do pedido de suprimento de idade para casamento, no podendo o Juiz deferi-lo. A Conveno sobre Consentimento para Casamento em nada alterou as disposies do Cdigo Civil, sendo regra programtica. O interesse social que no se casem pessoas de pouca idade, casamento que, em regra, caminha a passos largos para uma separao.

Abstract

The Civil Code prohibit the marriage of women with less than 16 years and men with less than 18, except to prevent the imposition of criminal penalty. If not treating to this exception, there is impossibility of the petition of age supply for marriage, not being able the Judge to grant it. The Convention on Assent for Marriage has not nothing modified the dispositions of the Civil Code, being programmatical rule. The social interest is that people of little age not married, marriage that, in rule, walks on the double for a separation. Palavras-chave

Impedimento,

casamento,

idade,

menoridade,

consentimento, impossibilidade, suprimento, conveno. Key Words

Impediment,

marriage,

age,

minority,

consent,

impossibility, supply, convention.

Sumrio

I Intrito II A impossibilidade jurdica do pedido III A Conveno sobre Consentimento para Casamento IV Motivaes Diversas V Concluso

I - Intrito

O Cdigo Civil estabelece, em seu art. 183, XII, no poderem se casar as mulheres menores de 16 e os homens menores de 18 anos. Em exceo a esta proibio, o art. 214 do mesmo Cdigo afirma poderem os referidos menores casar para evitarem a imposio ou o cumprimento de pena criminal1. Este impedimento 2 tem sido objeto de discusses na jurisprudncia, com solues que nem sempre se nos afiguram corretas.
*O autor Promotor de Justia no Paran, Especialista em Direito pela UNIPAR, Mestrando em Direito Civil pela UEM e Professor de Direito de Famlia e Sucesses na Escola do Ministrio Pblico Maring, Foz do Iguau, Londrina, Curitiba e Umuarama e da Escola da Magistratura - Maring. 1 O art. 107, VII, do Cdigo Penal afirma extinguir-se a punibilidade pelo casamento do agente com a ofendida nos crimes contra os costumes definidos nos Captulos I, II e III do Ttulo IV da Parte Especial, ou seja, nos crimes de estupro, atentado violento ao pudor, posse sexual mediante fraude, atentado ao pudor mediante fraude, seduo, corrupo de menores, rapto violento ou mediante fraude e rapto consensual. Nestes casos, poder o Juiz autorizar o casamento da adolescente com menos de 16 ou do adolescente com menos de 18 anos vtima de um dos referidos crimes com o(a) agente, para que a este(a) no se imponha pena criminal, ou para que no tenha ele(a) que cumpri-la. Ainda assim, poder o Juiz ordenar a separao de corpos at que a(o) adolescente atinja a idade legal (art. 214, pargrafo nico, do Cdigo Civil). de se anotar, ainda, que a disposio no direito egpcio semelhante ao art. 107 do nosso Cdigo Penal foi recentemente abolida, assim como j havia ocorrido na Itlia em 1981 e em Portugal em 1983 (Cf. Revista Veja, de 23.6.99, p. 31). 2 De imediato, deve-se deixar claro no se tratar, na verdade, de um impedimento matrimonial, mas de uma incapacidade para o casamento. Distingue-se a incapacidade do impedimento em que, na primeira, a pessoa incapaz no pode se casar com quem quer que seja (ex: a pessoa j casada no pode se casar com pessoa alguma); no ltimo, impede-se o casamento com determinadas pessoas (ex: no possvel o casamento de uma pessoa com

Tm sido comuns os pedidos em juzo de suprimento de idade, visando autorizar o casamento de pessoas com idade inferior estabelecida no inciso em tela. O nome dado a estes pedidos j evidencia um erro: Como poderia algum suprir a idade de um dos nubentes? Poderia o juiz dizer que uma jovem de 14 anos, por exemplo, passa a ter 16? Obviamente que no. H, na verdade, impossibilidade ftica nestes pedidos de suprimento de idade.

A razo de se pedir suprimento de idade est na possibilidade de o juiz suprir o consentimento dos pais, nos termos do art. 188 do Cdigo Civil. Confunde-se, assim, o suprimento da autorizao paterna com o suprimento de idade. A permisso do art. 188 para aqueles nubentes menores de 21 anos, mas com idade superior fixada no art. 183, XII, que tiveram sua pretenso de casar injustamente denegada pelos pais. O juiz, analisando as razes dos pais e considerando-as injustas, poder suprir o seu consentimento, para o fim de autorizar o

seu filho). No obstante a clara distino, o Cdigo Civil os confundiu, tratando ambos juntos, sob a rubrica de Impedimentos, no art. 183. O Projeto de Cdigo Civil, de 1975, intentou fazer esta distino, tratando, nos arts. 1514 a 1517, da incapacidade, e, no art. 1518, dos impedimentos.

casamento contra a vontade dos pais 3. Mas, se nem os pais poderiam autorizar o casamento da menor de 16 ou do menor de 18 anos, como ocorre nos casos do art. 183, XII, como poderia o juiz suprir o consentimento que estes no poderiam dar? Injustificvel, portanto, argumentar-se com a anuncia dos pais para se autorizar o casamento 4. Mas, esta impropriedade terminolgica, por si s, no seria impeditivo concesso da autorizao para o casamento. O que, realmente, pretendem os requerentes, nestes casos, a autorizao para se casarem, no o suprimento da idade. O erro na nomenclatura do pedido, naturalmente, no impede a sua procedncia.

Neste caso vigorar, quanto ao regime de bens, o da separao legal (art. 258, pargrafo nico, IV, do Cdigo Civil). 4 Casamento de menor. Suprimento judicial. Procedncia do pedido em face da anuncia dos pais... (TJPR - 2. Cm. Civ. - Ap. 149 - j. 06/06/90 - Rel. Des. Negi Calixto). A deciso do Juiz da Comarca de Umuarama, reformada por este acrdo, foi, em nosso entendimento, a mais correta: indeferiu ele a inicial, em razo da proibio legal.

II - A impossibilidade jurdica do pedido

O problema outro, qual seja, a impossibilidade jurdica do pedido, que ocorre quando o ordenamento jurdico, expressamente, veda a pretenso dos requerentes 5.

Ora,

art.

183,

XII,

do

Cdigo

Civil

expressamente probe o casamento da menor de 16 e do menor de 18 anos, com a s exceo do art. 214 do mesmo Cdigo, pelo que juridicamente impossvel o pedido de autorizao para o casamento dos referidos menores que no se encontrem nas situaes do art. 214. Como poderia o juiz autorizar aquilo que a lei, expressamente, veda?6 A se admitir esta autorizao, seria foroso admitir-se, tambm, a autorizao para o casamento com infrao a outros impedimentos, como, v.g., o do inc. VI do art. 183. Seria admissvel que o juiz suprisse o estado civil de algum, autorizando uma pessoa casada a contrair novas npcias?
5

A impossibilidade jurdica do pedido s se caracteriza se, no ordenamento jurdico vigente, existir um veto pretenso do autor, constituindo bice intransponvel sua apreciao judicial e conseqente pronunciamento do mrito (TJSC - 3. Cm. - Apel. n. 26.296, Rel. Des. Norberto Ungaretti, Jurisp. Cat. 56/243). 6 IN CASU, inocorreu qualquer infrao s normas penais, que pudessem acarretar cumprimento de pena. Portanto, no poderia ser autorizado um casamento que a lei probe e que, em consequncia, poderia servir para a decretao posterior de sua nulidade (TJPR 1. Cm. Civ. - Ap. 987 - j. 27/09/83 - Rel. Des. Zeferino Krukoski - no corpo do acrdo).

O Cdigo Italiano admite, expressamente, em seu art. 847 (redao dada pela lei de 1975), a dispensa judicial ao requisito da idade, dependente da existncia de motivos graves. Igualmente, o direito alemo admite a dispensa judicial da idade de dezoito anos, com base nos interesses do menor, desde que tenha ele completado dezesseis anos. Tal no ocorre no direito brasileiro. Salvo a j referida exceo do art. 214, no se admite a dispensa judicial em qualquer hiptese.

84. Et. I minori di et non possono contrarre matriimonio [2]. Il tribunale, su istanza dellinteressato, accertata la sua maturit psico-fisica e la fundatezza delle ragioni addotte, sentito il pubblico ministero, i genitori o il tutore, pu com decreto emesso in camera di consiglio ammettere per gravi motivi al matrimonio chi abbia compiuto i sedici anni.... Convm esclarecer que o art. 2. citado no dispositivo transcrito estabelece a maioridade (maggiore et) aos 18 anos.

10

III - A Conveno sobre Consentimento para Casamento

Para justificar a concesso da autorizao para casar, tem a jurisprudncia, por vezes, se firmado no disposto no art. II da Conveno sobre Consentimento para Casamento, Idade Mnima para Casamento e Registro de Casamento, adotada pela Assemblia Geral das Naes Unidas em 10 de dezembro de 1.962, e posta em vigor em nosso Pas atravs do Decreto-Lei n. 659/69, que dispe:

Art. II - Os Estados Contratantes adotaro as medidas legislativas necessrias para determinar a idade mnima para contrair casamento. No podero contrair casamento legalmente as pessoas que no tiverem atingido essa idade, salvo dispensa da autoridade competente ao requisito da idade, por causas justificadas e em interesse dos futuros cnjuges.

A interpretao que se tem dado a este dispositivo equivocada. Trata-se de dispositivo programtico (Os Estados

11

Contratantes adotaro as medidas legislativas...). No est ele dispondo sobre a idade mnima para o casamento, nem as condies para a dispensa do requisito de idade. Apenas determina que os Estados Contratantes disponham a respeito.

No Brasil, as medidas legislativas j existem pelo menos desde 18908, e subsistiram com a promulgao do Cdigo Civil em 1916, que determina no poderem se casar as mulheres menores de 16 e os homens menores de 18 anos. E regula os casos de dispensa do requisito de idade no art. 214, conferindo ao juiz a possibilidade de autorizar o casamento daquele que ainda no perfez a idade legal. Note-se que o art. II da referida Conveno no autoriza o juiz9 dispensar o requisito da idade a seu prudente arbtrio. Ordena ela que os Estados Contratantes adotem medidas legislativas que regulem os casos em que a autoridade competente poder dispensar o requisito de idade. Trata-se,
8

O Decreto n. 181/1890, chamado de Lei do Matrimnio, fixava, em seu art. 7., 8., a idade mnima de 14 anos para as mulheres e 16 para os homens. A exceo a este dispositivo constava do art. 17 do mesmo Decreto, em termos semelhantes ao disposto no art. 214 do Cdigo Civil. Curiosamente, o pargrafo nico deste art. 17 exigia, como prova da necessidade de evitar imposio de pena criminal, a confisso do crime. 9 A Conveno sequer fala em Juiz; refere-se a dispensa da autoridade competente, deixando lei de cada Pas regular quem seja a autoridade competente.

12

portanto, inclusive nesta parte, de dispositivo programtico. Neste aspecto, data venia, no se justifica o entendimento de MAXIMILIANUS CLUDIO AMRICO FHRER, verbis: A primeira parte do dispositivo programtica. Os pases signatrios devero ter ou criar lei nesse sentido. No Brasil, j existe esse limite mnimo de idade (art. 183, XII, CC), no havendo portanto necessidade de se editar lei a respeito. A segunda parte, referente dispensa ao requisito da idade, auto-aplicvel, no

necessitando de integrao ou complementao legislativa, por conter todos os elementos para sua perfeita compreenso e incidncia direta. Encontra-se portanto derrogado o art. 214 do CC, que s admitia o suprimento de idade para evitar a imposio ou o cumprimento de pena criminal. Hoje o assunto encontra-se entregue ao prudente arbtrio do juiz, que pode

13

admitir, ou no, outros motivos para a dispensa ao requisito da idade10. No podemos concordar tratar-se de dispositivo auto-aplicvel, na sua segunda parte. O dispositivo claro ao determinar aos Estados Contratantes a adoo de medidas legislativas. Ademais, ao contrrio do que afirma MAXIMILIANUS, faltam ao dispositivo requisitos para que se o considere auto-aplicvel: No determina ele quem seria a autoridade competente11 para a dispensa do requisito de idade, e no discrimina ele que causas poderiam justificar a dispensa do requisito. a lei de cada Pas signatrio da Conveno que determinar a autoridade competente e os requisitos necessrios para a dispensa do requisito da idade mnima para o casamento.
10

MAXIMILIANUS CLUDIO AMRICO FHRER. Resumo de Direito Civil. 16. ed. So Paulo: Malheiros, 1997, p. 99-100. 11 Embora se possa presumir tratar-se do juiz, a lei poderia, como poder, conferir tal atribuio ao Oficial do Registro Civil ou a outra autoridade administrativa. A designao, na norma, da autoridade competente para a sua execuo expressamente lembrada por JOS AFONSO DA SILVA (Aplicabilidade das Normas Constitucionais. So Paulo: Revista dos Tribunais, 1968, p. 68) como requisito das normas auto-aplicveis: Alm dessas, pelo conceito acima, tambm so auto-aplicveis as que no reclamem, para a sua execuo: I - a designao de autoridades, a que se cometa especificamente essa execuo;... (grifo nosso).

14

No Brasil, como j dissemos, esta lei o Cdigo Civil, que, em seu art. 214, faculta ao juiz dispensar o requisito da idade para evitar imposio ou cumprimento de pena criminal. Est este dispositivo, portanto, em pleno vigor, no tendo sido derrogado pela referida Conveno, como quer MAXIMILIANUS

FHRER; ao contrrio, o art. 214 a norma regulamentadora da parte final do art. II da Conveno. Contra o entendimento do autor, a grande maioria dos doutrinadores se manifesta pela vigncia do art. 21412. E tambm alguns julgados do pela validade do dispositivo 13.

Somente neste caso, portanto, poder o juiz dispensar o requisito da idade mnima para o casamento, j que, somente a, o Cdigo Civil permite a dispensa14.
12

Cf., entre outros, WASHINGTON DE BARROS MONTEIRO (Curso de Direito Civil., V. 2, 32. ed. So Paulo: Saraiva, 1995, p. 56), CAIO MRIO DA SILVA PEREIRA (Instituies de Direito Civil. Vol. V. 11. ed. Rio de Janeiro: Forense, 1997, p. 91), SYLVIO RODRIGUES (Direito Civil, Vol. 6. 21. ed. So Paulo: Saraiva, 1995, p. 47-48). 13 O suprimento judicial de idade, para casamento, somente se justifica quando h interesse de ordem pblica a preservar (artigo 214 do Cdigo Civil) (TJPR - 1. Cm. Cv. - Ac. 2271 - Rel. Des. Zeferino Krukoski - j. 27/09/83). 14 No h que se confundir a dispensa de um requisito para o casamento com a possibilidade, ou no, de anulao do casamento realizado com infrao de um requisito (impedimento). O art. 215 do Cdigo Civil estabelece que por defeito de idade no se anular o casamento de que resultou gravidez. No est o referido dispositivo autorizando o casamento com infrao do impedimento do art. 183, XII; apenas nega ele a possibilidade de anulao do casamento que o infringiu, se deste casamento resultou gravidez. So coisas distintas: se uma adolescente com menos de 16 anos pretende se casar por estar grvida, no o poder se tal gravidez no provier de crime (se provier de um crime de seduo, v.g., poder casar em razo do disposto no art. 214). Se, no entanto, casa-se a dita adolescente

15

Sustentamos, portanto, nosso entendimento de que h, nestes pedidos de suprimento de idade, impossibilidade jurdica do pedido, ainda que respeitando a opinio contrria da Egrgia Primeira Cmara Cvel do Tribunal de Justia do Estado do Paran, em julgamento de Apelao por ns interposta: ...De outra parte, a dita ocorrncia de contrariedade ao direito federal comum apontada no recurso, , no mnimo, discutvel 15.

infringindo o impedimento do art. 183, XII, sobrevindo gravidez, este casamento no poder mais ser anulado. No correto, pois, data venia, o entendimento de SYLVIO RODRIGUES (op. cit., p. 48), para quem outra exceo (ao art. 183, XII) ocorre, na hiptese do casamento de menores, se dele resultar gravidez (esclarecemos no parntese). Entendemos at que deveria o legislador estabelecer mais esta exceo ao impedimento em comento, o que, no entanto, s se pode admitir de lege ferenda, no pela norma vigente. 15 TJPR - 1. Cm. Cv. - Ap. Cv. n. 52.474-3 - Rel. J. Vidal Coelho - DJ 09/12/96 - no corpo do acrdo.

16

IV - Motivaes diversas

Tm os julgados concessivos do suprimento de idade se fundamentado tambm em consideraes outras, argumentando estar superada a tese da estrita subordinao do juzo aos mandamentos legais16. Data venia, entendemos que o juiz no pode se afastar da lei, salvo se esta contradisser a Carta Magna17. A autoridade do juiz advm da norma jurdica e em seus termos deve ser exercida; no tem o Magistrado o poder de fazer justia a seu bel-prazer18.
16 17

TJPR - 1. Cm. Cv. - acrdo citado. neste sentido a lio dos grandes mestres da hermenutica: A prescrio obrigatria acha-se contida na frmula concreta. Se a letra no contraditada por nenhum elemento exterior, no h motivo para hesitao: deve ser observada. ... No pode o intrprete alimentar a pretenso de melhorar a lei com desobedecer s suas prescries explcitas. Deve ter o intuito de cumprir a regra positiva, e, tanto quanto a letra o permita, faz-la consentnea com as exigncias da atualidade (CARLOS MAXIMILIANO. Hermenutica e Aplicao do Direito. 10 ed. Rio de Janeiro: Forense, 1988, p. 110-111 e 277). Quando se me apresenta um caso forense para decidir, eu tiro a sentena, primeira e imediatamente, do prprio senso ou conscincia jurdica; e procuro a princpio a base legal e a justificao terica do meu prejulgamento; porm, se verifico, enfim, que um preceito positivo se contrape quela deciso provisria, considero um dever profissional subordinar lei a minha convico espontnea de jurista (grifo nosso) (UNGER. Deutsche Juristen-Zeitung. Viena, 1906, p. 789, apud CARLOS MAXIMILIANO, op. cit., p. 277). A interpretao deve ser objetiva, desapaixonada, equilibrada, s vezes audaciosa, porm no revolucionria, aguda, mas sempre atenta respeitadora da lei (grifo nosso) (FRANCESCO FERRARA. Trattato di Diritto Civile Italiano. Vol. I. Roma: Athenaeum, 1921, p. 206). 18 Precisa, neste aspecto, a lio de R. REIS FRIEDE (Questes de Direito Positivo Luz do Novo Ordenamento Jurdico-Constitucional em Vigor., 2. ed. Rio de Janeiro: Thex, 1992, p. 9):

17

Argumentam com o interesse social e com o fato de que os nubentes podem passar a viver em concubinato (quando j no vivem). Ora, o interesse social , justamente, que as pessoas com pouca idade no se casem19, j que, sabidamente, o casamento entre pessoas muito jovens tem maiores propenses de resultar em separao ou divrcio 20. Note-se que justamente no interesse dos nubentes que se fixa a idade mnima para o

...em nenhuma hiptese, tem o Magistrado uma autoridade e um poder que no estejam nitidamente previstos e limitados pela Constituio Federal e pelas leis infraconstitucionais que com ela convergem. Por esta razo no podem os Juzes - como erroneamente supem os menos avisados - realizar o que se convencionou atecnicamente denominar-se de Justia, de forma ampla, subjetiva e absoluta, considerando que o verdadeiro e nico Poder, outorgado legtima e tradicionalmente aos Magistrados - desde o advento da tripartio funcional dos poderes - a prestao da tutela jurisdicional, com o conseqente poder de interpretao e aplicao do ordenamento jurdico vigente, majoritariamente criado - em sua vertente fundamental - pelo Poder Legislativo, rigorosamente limitado observncia de regras prprias e especficas que, forosamente, restringem o resultado final a sua acepo bsica, objetiva e concreta de Justia, irremediavelmente dependente da efetiva preexistncia de um denominado Direito Justo (grifo no original). 19 ...a norma que prev idade mnima para o casamento no tem por inspirao nica a preocupao com a maturidade fsica para o ato sexual mas, em plano muito mais abrangente, repousa na preocupao com a maturidade global do desenvolvimento da personalidade, de modo a impedir que pessoas ainda imaturas quanto compreenso total do sentido do matrimnio, venham a casar-se (JOS LAMARTINE CORRA DE OLIVEIRA. Direito de Famlia: Direito Matrimonial. Porto Alegre: Srgio Antnio Fabris, 1990, p. 191). 20 ...a gravidade do ato matrimonial e das responsabilidades que gera, aconselham dilatar o momento em que o varo deve assumi-las, pois normalmente a direo do lar a ele compete, exigindo-lhe maior amadurecimento. ...antes dos 16 anos, falta mulher o completo desenvolvimento fsico e psquico para ser me de famlia; e de acrescer que antecipao dos limites de idade favorece unies de jovens sem a necessria experincia, provocando inevitveis desentendimentos (CAIO MRIO DA SILVA PEREIRA. Op. cit., p. 67).

18

casamento, pregando-se, at mesmo, a elevao da idade mnima legal21. Se nada impede uma mulher com menos de 16 anos ou um homem com menos de 18 se unir a outrem em concubinato, no se dever, s por esta razo, autorizar o casamento. Uma pessoa separada de fato, ou mesmo judicialmente, tambm poder se unir a outra em concubinato. E, por isto, algum juiz dispensaria o r equisito do art. 183, VI, do Cdigo Civil, para autorizar o casamento, antes que ela promovesse o divrcio? bvio que no. E o apontado interesse social (de regularizao da famlia legtima) seria o mesmo. Observe-se, ainda, que no somente em vista da formao orgnica que a lei probe o casamento de pessoas com pouca idade, mas tambm tendo em vista sua condio

21

no interesse dos contraentes, como no de sua prole eventual, que se fixa a idade mnima. Oportuna a advertncia de PORTALIS, de que no seria poltico permitir a criaturas mal sadas da esterilidade da infncia perpetuar em geraes imperfeitas a prpria debilidade. Alis, a tendncia no direito moderno manifesta-se no sentido de elevar a idade nupcial (grifo nosso) (WASHINGTON DE BARROS MONTEIRO. Op. cit., p. 55/56). Qualquer soluo legislativa que se proponha a equacionar esse conjunto de exigncias de forma coerente com a viso ampla do ato matrimonial, como ato de vontade livre e pessoal dos noivos, dever necessariamente equiparar a nubilidade capacidade geral. a soluo das reformas italiana e alem, que estabeleceram a idade de 18 anos como a idade da maioridade e da nubilidade, simultaneamente (JOS LAMARTINE CORRA DE OLIVEIRA. Op. cit., p. 192).

19

psquica22. Neste aspecto, portanto, criticveis so as decises judiciais que se baseiam na plena formao orgnica dos nubentes para autorizar o casamento 23. A invocao do art. 5. da Lei de Introduo ao Cdigo Civil tem se volatilizado ao extremo. Sempre que se quer argumentar contra a disposio expressa da lei, invoca-se o referido dispositivo como se fora autorizao para se substituir os critrios do legislador pelos prprios. Atender s exigncias do bem comum, na aplicao da lei, no significa divorciar-se completamente do comando imperativo da prpria lei24. O citado dispositivo tem por fim, na verdade, a soluo de interpretaes duvidosas; ou seja, quando a lei permitir duas solues viveis, deve o intrprete optar por aquela que melhor atenda ao interesse

22

Atente-se, outrossim, que o legislador atendeu, na proibio, no s as condies fisiolgicas da menor, mas tambm a sua formao psquica, para bem poder avaliar a responsabilidade que estaria assumindo com tal ato (TJPR - 1. Cm. Civ. - Ap. 987 - j. 27/09/83 - Rel. Des. Zeferino Krukoski - no corpo do acrdo). Vide, ainda, texto de JOS LAMARTINE CORRA DE OLIVEIRA transcrito na nota n. 19, supra. 23 Consentido pela me e esclarecida sua plena formao orgnica, por mdico, afastvel a proibio do casamento... (grifo nosso) (TJPR - 6. Cm. Civ. - Ap. 41097-9 - Rel. Des. Newton Luz - j. 28/06/95). 24 ...o intrprete no pode ir alm do legislador dispensando onde ele exige, temperando, e desfigurar o mandamento da lei (STF - voto vencido do Ministro Orozimbo Nonato em Acrdo que gerou a Smula 377).

20

comum25. Ademais, o bem comum, nestes casos, a no realizao do matrimnio, como j dissemos. Por igual, forar uma interpretao extensiva do art. 214 do Cdigo Civil26 no colhe. A uma, porque a interpretao extensiva no tem o condo de negar a disposio expressa da prpria lei interpretada. A duas, porque, por mais extensiva que seja a interpretao, jamais se poderia conferir ao dispositivo o sentido que se pretende dar. A trs, porque a interpretao extensiva no tem lugar em dispositivo de exceo 27, carter de que se reveste, inegavelmente, o art. 214 citado.

25

Por outro lado, ao falar nas exigncias do bem comum, entendemos quis o legislador proporcionar um critrio para a soluo de casos duvidosos. Assim, entre dois caminhos possveis, deve o intrprete seguir aquele que mais atenda ao interesse de todos (R. LIMONGI FRANA. Instituies de Direito Civil. 4. ed. So Paulo: Saraiva, 1996, p. 36). 26 O suprimento requerido, no entanto, encontra apoio no artigo 214 do mesmo codex que, a meu ver, merece uma aplicao mais ampla que a dada pelo Apelante. O que visou a lei com esse artigo, conforme tem entendido a jurisprudncia ptria que os cnjuges queiram legitimar a sua unio em satisfao moral, honestidade das famlias, dos bons costumes e no interesse da prole possvel (TJPR - 1. Cm. Civ. - Ap. 1294 - j. 12/11/87 - Rel. Des. Silvio Romero - no corpo do acrdo). 27 As leis excepcionais ou especiais se interpretam restritivamente (R. LIMONGI FRANA. Op. cit., p. 37). As disposies excepcionais so estabelecidas por motivos ou consideraes particulares, contra outras normas jurdicas, ou contra o Direito comum; por isso no se estendem alm dos casos e tempos que designam expressamente (CARLOS MAXIMILIANO. Op. cit., p. 227).

21

H de se referir, por ltimo, que a deciso judicial que permita o casamento de quem no tenha completado ainda 16 ou 18 anos, sem que se enquadre no citado art. 214, no afasta a anulabilidade deste casamento indevidamente autorizado, como bem ressaltou o Des. Zeferino Krukoski28.

28

Acrdo transcrito na nota n. 6, supra.

22

V - Concluso

De todo o exposto, conclumos sustentando que a Conveno sobre Consentimento para Casamento em nada alterou nosso direito positivo, permanecendo em vigor o impedimento do art. 183, XII, com a s exceo do art. 214, ambos do Cdigo Civil, bem como que, no havendo bice externo algum aplicao da Lei, deve o impedimento ser respeitado, no podendo o juiz suprir a idade de quem quer que seja, pedido este juridicamente impossvel.

23

Referncias Bibliogrficas: FERRARA, Francesco. Trattato di Diritto Civile Italiano. Vol. I. Roma: Athenaeum, 1921.

FRANA, R. Limongi. Instituies de Direito Civil. 4. ed. So Paulo: Saraiva, 1996. FRIEDE, R. Reis. Questes de Direito Positivo Luz do Novo Ordenamento Jurdico-Constitucional em Vigor., 2. ed. Rio de Janeiro: Thex, 1992. FHRER, Maximilianus Cludio Amrico. Resumo de Direito Civil. 16. ed. So Paulo: Malheiros, 1997.

MAXIMILIANO, Carlos. Hermenutica e Aplicao do Direito. 10 ed. Rio de Janeiro: Forense, 1988. MONTEIRO, Washington de Barros. Curso de Direito Civil., V. 2, 32. ed. So Paulo: Saraiva, 1995.

24

OLIVEIRA, Jos Lamartine Corra de. Direito de Famlia: Direito Matrimonial. Porto Alegre: Srgio Antnio Fabris, 1990. PEREIRA, Caio Mrio da Silva. Instituies de Direito Civil. Vol. V. 11. ed. Rio de Janeiro: Forense, 1997. RODRIGUES, Sylvio. Direito Civil, Vol. 6. 21. ed. So Paulo: Saraiva, 1995.

SILVA, Jos Afonso da. Aplicabilidade das Normas Constitucionais. So Paulo: Revista dos Tribunais, 1968.

You might also like