You are on page 1of 7

4

ORANDO JUNTOS EM ACORDO


A - H nfase no "juntos". 1 - Essa talvez seja a lio mais importante do curso Eternamente casados . a} As outras lies so como tijolos . b} Esta lio a massa que liga os tijolos. 2 - H maridos que tem uma vida de orao consistente . a} necessrio manter uma vida de orao individual a cada dia . b} Orar sozinho no a forma mais correta para um casal . 3 - Somente existe uma maneira do casal tornar - se um como Deus os planejou : Isso acontece atravs da orientao e submisso ao espirito santo . a} a coisa mais intima que um casal pode fazer juntos . b} essencial para a sade do casamento . c} Isso com dedicao , pratica e consistncia B - Algumas razes para se orar juntos . 1 - Nosso cnjuge um parceiro ntimo na orao Mat 18:20 . 2 - O acordo nos fortalece Mat 18:19 . a} Concordar com a vontade de Deus realizar sua vontade na terra . 3 - O nosso poder em batalha espiritual aumentar exponencialmente Lev 26:8 . a} Ns temos em nome de Jesus , autoridade para derrubar fortalezas , anulando sofismas 2 Cor 10:4, 5 . b} Precisamos "patrulhar nossa cerca " juntos J 1:10 . C - Algumas orientaes para a orao em conjunto . 1 - uma hora intima entre voc , seu cnjuge e Deus . a} No discuta as oraes de seu cnjuge nem discuta sua validade Bblica . 1 - Isso far seu cnjuge sentir vergonha de orar em vs alta . 2 - Se j fez isso , se arrependa . 3 - Seja uma s unidade no tempo da orao junta . 4 - Permita Deus dar o crescimento necessrio na vida de orao de seu cnjuge. B} Prestando ateno na orao de seu cnjuge ter noo do relacionamento dele com Deus . 1 - Aprenda entender melhor o corao de seu cnjuge . 2 - privilgio saber do dilogo entre algum e Deus , mas no abuse . 2 - Paulo fala em "orar em lngua e orar em espirito" 1 Cor 14:15 . a} H o momento de exercer os dois tipos de orao . b} orando juntos em portugus . 1 - E necessrio maior maturidade quando se ora no portugus . 2 - Podemos cair na tendncia de manipular ou corrigir a orao [" senhor , ajude - o a parar de fumar ; o senhor sabe o quanto isso me importuna "]. O momento da orao no para mandar recados e sim falar com Deus . 3 - um cnjuge pode desejar orar muito , enquanto o outro sente que poucas palavra so necessrio . 3 - Entre na presena dele com louvor e adorao . a} Salmo 100:4 ; 22:3 . No mande recados durante a orao , louve ao senhor de todo corao . 4 - Ore na sua lngua materna . Fil 4:6 . Mantenha um registro de respostas das oraes. 1 - Quando orarem juntos , limitem - se a orar sobre coisas que concernem a vocs como uma s carne . a} use o momento da orao individual para apresentar as suas preocupaes

b} a orao junta deve manter - se num nico propsito , ou uma s direo. 2 - Orem a palavra I Joo 5:14 -15 . a} Saibam que devem orar a vontade de Deus . b} Mantenham fora da orao as opinies prprias . c} o senhor vela pela sua palavra [ Jer 1:12 ] ela no voltar vazia Is 55:11 5 - Orando no espirito [lnguas] . a} Uma das coisas mais significativas que o marido e esposa podem fazer a favor de seu casamento . 1 - Eles se edificam e aperfeioam em uma s carne 1 cor 14:4 . a} Experimentam um crescimento espiritual mais rpido [esprito]. b} Melhora - se a comunicao [alma] . c} Melhora - se a vida sexual [corpo] . d} Estamos em acordo com Deus , portanto , uma com o outro . 2 - Submetem o membro mais indomvel : a lngua , direo do espirito Tg 3:8. 3 - Quando o casal confia no espirito , ele os moldar segundo a vontade de Deus Rom 8:26 -29 . 4 - H resistncia para orar em lnguas juntos , por parecer esquisito . 1 - Livrem - se da vergonha e entrem na vontade de Deus . 2 - Obtenham liberdade de modo que possam orar livremente . 6 - Como casal ,marque um compromisso dirio com Jesus e mantenham esse horrio a qualquer custo . a} O inimigo no gosta da orao feita pelo casal juntos , e usar qualquer truque para evitar que o faam . A orao a dois tem mais eficcia . b} No faam planejamentos , simplesmente "ore juntos" , ponto final . c} Casais que esto feridos demais at mesmo para conversarem juntos , podem orar juntos no espirito e curar seu casamento . d} O crescimento como " uma - s - carne" resultado desse tempo juntos em orao . 7 - Batismo ou enchimento no espirito santo : a} uma forma de estarmos unidos , precisamos receber o dom de lnguas . b} a palavra de Deus clara com relao ao desejo de Deus atos 1:4 -5 . c} O espirito vivifica nosso corpo mortal Joo 6:63 . 8 - Precisamos pedir para receber Tg 4:2 , Deus deseja nos dar o melhor, o seu espirito Lc 11:11 -13 . se voc no tem , busque o batismo no espirito santo , orar em espirito edifica - se a si mesmo , esta a razo para que busquemos com zelo para nosso prprio beneficio ; Seja como Paulo, Ele tinha o desejo de orar a todo tempo Ef 6:18 . B - VIVA O ACORDO, DE ACORDO COM A BBLIA A - O plano de Deus para o nosso casamento que andemos em acordo . ams 3:3 . 1 - frequentemente se diz aos casais no andarem juntos se no estiverem em acordo. a} Recomenda - se a errneamente a separao ou o divrcio . b} Um cnjuge foi aconselhado a "continuar no ministrio " e deixar o outro para trs. 2 - sem duvida o desejo de Deus que andemos juntos , precisamos entrar em acordo . a} Gn 2:24 ; Mat 19:5; Ef 5:31; Mal 2:16; Mat 19:6 . B - Existem vrias maneiras que os casais usam para entrarem em acordo . 1 - Ausncia de conflitos. a} chegar a uma deciso sem discutir ou . b} considerar as alternativas e escolher a melhor.

2 - Buscam a opinio de um especialista . a} O cnjuge mais experiente ou com mais conhecimento d seu parecer ajuizado. b} O casal concorda em acatar a deciso do especialista .

3 - Compromisso . a} Cada cnjuge apresenta a sua opinio ou desejo. b} chegam a um acordo no meio dos dois extremos . 4 - Sobrevivncia do mais apto . a} Ambos esto convencidos de que suas opinies so corretas . b} Lutam pela deciso at que um enfraquea . [ lei da sobrevivncia ]. c} aquele que aguentar mais , vence . [ Vencer no cansao ] . 5 - Manipulao . a} Se voc fizer do meu jeito , eu lhe darei....[ dinheiro, sexo, uma noite fora, etc...] b} Um cnjuge fora o outro a concordar ao oferecer ou recusar certos favores . 6 - Lgica versus Emoo . a} Um cnjuge se sobressai numa discusso lgica , enquanto que o outro melhor numa argumentao emocional . b} Ganha aquele que tiver o melhor desempenho . 7 - decurso de prazo = tempo de durao , tempo decorrido, prazo estipulado . a} Um cnjuge tem uma opinio bem definida a respeito de um assunto , enquanto o outro no se importa . b} a deciso feita por aquele que est convencido ; o outro apenas consente . 8 - Porta aberta / porta fechada . a} Uma maneira muito usada pelos cristos . b} Se a "porta estiver aberta " , a deciso sim . c} Se a "porta estiver fechada ", a deciso no . no ande por sentimentos . 9 - Nenhuma dessas maneiras a correta de entrar em acordo Tg 4:2, 3 . Onde no h acordo entre marido e esposa , h falta de paz Tg 3:16 . a} Isso abre a porta para o ataque do inimigo . b} Frequentemente nos mantm fora da vontade de Deus . c} Leva um a culpar o outro pelo fracasso . 1 - No falei!!!!!!!!? 2 - Voc sempre acha que est com a razo . C - ACORDO Da maneira de Deus . " numa orquestra todos tocam uma musica s , mas se ouve um nico som ". 1 - " De novo vos digo , se dois de vocs sobre a terra concordarem [ harmonizarem juntos , juntos fizerem uma sinfonia] acerca de algo ,seja o que for que pedirem isso se realizar ; Meu pai no cu o far" [Mat 18:19 amplificada]. a} misturar os dois num acordo , como uma sinfonia . 1 - harmonizar significa combinar tons simultaneamente . 2 - misturar - se do jeito que so , sem se tornar um igual ao outro . 3 - A flexibilidade deve existir antes do acordo , A gua desliza suave sobre todo e qualquer obstculo , nada impede seu trajeto, com sua flexibilidade vence os obstculos e alcana sempre o seu alvo . b} Deus far a mistura se lhe dermos essa liberdade . 2 - Siga o exemplo de Jesus cristo . a} Jesus sempre procurou cumprir a vontade de seu pai . b} Joo 5:30b ; 4:34 . O principio da unio o entrelaamento . c} Nosso acordo tambm precisa ter como base o cumprimento da vontade do pai. 1 - O pai tem uma vontade para tudo o que fazemos . 2 - Nunca devemos procurar cumprir a nossa prpria vontade.

d} Um acordo baseado na vontade de Deus nos assegura que veremos o cumprimento dos pedidos . 1 - 1 Joo 5:14 ,15 .

2 - Mat 18:19 [ampliada] . D - Discernindo a vontade e Deus . 1 - A palavra . a} No necessitamos perguntar se devemos fazer determinadas coisas quando est expressamente escrita no palavra . [ ide por todo mundo ,pregai o evangelho] 1 - A palavra manda evangelizar , no precisamos perguntar Mc 16:15;Mat28:19;At1:8. 2 - a palavra nos diz com devemos educar nossos filhos de uma maneira sria; no precisamos perguntar Deut 11:19 ; Is 54: 13 ; Tito 1:6 . 3 - a palavra nos diz que devemos permanecer a um corpo local de cristos ; no precisamos perguntar Hb 10: 125 ; Atos 2:42,46 . b} A vontade de Deus a nosso respeito est expressa em sua palavra . c} precisamos conhecer a palavra para conhecermos a vontade de Deus . d} A palavra frequentemente no nos diz como , quando e onde . mas diz o que devemos ser ou fazer . 2 - Nem sempre encontramos em um versculo ou capitulo , algo especifico com relao vontade de Deus , como por exemplo : a} Onde devemos evangelizar ? b} Como lidar com nosso filho numa determinada situao ? c} A qual igreja devemos nos filiar ? d} Muitos outros assuntos para os quais no podemos encontrar orientaes especficas nas escrituras . E - Buscando a vontade de Deus , quando no se consegue respostas especifica em sua palavra . 1 - As escrituras dizem que : " qualquer coisa que pedirem..." Mat 18:19. a} No necessrio que um oua a resposta de Deus e o outro simplesmente concorde Deut 19:15b [ os dois precisam ouvir a resposta ]. b} Deve se buscar a vontade de Deus juntos , marido e esposa , Is 30:21; Joo 10:3 c} Deus deseja que cada um : "O" ouam e "O" conheam Joo 10:14 . d} Para haver um acordo , ambos precisam ouvir de Deus ams 3:3 . 2 - Orem juntos no espirito para buscar a vontade de Deus . a} Quando oramos no espirito [ lnguas ] , estamos orando a perfeita vontade de Deus Rom 8:27 . b} quando oramos no espirito [ lnguas ] nossa mente fica infrutfera 1 Cor 14:14 . 1 - Conseguimos manter nossas prprias opinies sem as oraes Prov 3:5,6 . 2 - Seguimos a vontade de Deus e no a nossa Is 55:9 . 3 - Quando buscamos orientao ,no espirito, nossa mente fica infrutfera . 3 - Compartilhe um com o outro o que Deus tem falado . a} Quando Deus est falando , os dois recebem a mesma resposta . 1 - Deus no Deus de confuso 1 Cor 14:33. 2 - Deus no quer duplicidade Tg 1:8 . b} Se a resposta no for a mesma , um ou ambos no esto ouvindo corretamente. 1 - Talvez um dos dois j tenha ouvido a resposta de Deus . 2 - Deus poder ter um plano inteiramente diferente daquele que vocs esto pensando 3 - Muitas vezes no incio estamos apenas ouvindo nossas prprias opinies. 4 - Volte a orar no espirito e busquem a vontade de Deus . a} No ore para que seu cnjuge se modifique e veja as coisas como voc as v.

1 - Nosso orgulho frequentemente nos impede de admitir que talvez estejamos errados . 2 - Experincias do passado devem nos ensinar que nem sempre estamos certos mesmo quando pensamos que sim . b} Orem para que a vontade de Deus se revele a ambos .

5 - Quando os dois recebem a mesma resposta , podem estar confiantes de que ouviram a voz de Deus. Luc 11:10 . a} Um acordo alcanado desta forma obra do espirito santo e no da carne . b} Os dois sentiro paz na resposta Tg 3:17 . c} Se a deciso alcanada tem alguma consequncia diretamente oposta palavra de Deus , no de Deus essa resposta . 1 - Qualquer resposta precisa estar de acordo com a palavra de Deus . 2 - O espirito e a palavra sempre confirmam um ao outro . 3 - Deus nunca fala na mente , sim no corao 4 - Quanto mais tempo gastamos na palavra de Deus , mais nossas mentes sero transformadas para podermos logo discernir a vontade de Deus Rom 12:2. d} O tempo que se gasta para entrar em acordo, na orao , muito menor que o tempo gasto para desenrolar uma deciso errada . A demora de Deus sempre mais rpida que nossa pressa . 6 - O marido como cabea do lar , deve declarar que o casal no agir sem estar em acordo. a} Isso no nega o papel do lder Ef 5:23 . 1 - O marido ainda o responsvel diante de Deus . 2 - uma maneira de se conseguir mais conselho e confirmao. a} Provrbios 11:14 ; 15:22 . b} At mesmo a palavra de Deus precisa ser confirmada [ no se deve tomar um texto isolado ] . b} No permitam que a presso de circunstncias alheias os desviem da busca da vontade de Deus . 1 - Deus conhece o elemento tempo e dar a resposta no tempo certo . 2 - Se o casal resolver agir sem um acordo , o inimigo ir atrasar a resposta . a} Prazos no so prazos a no ser que Deus o diga . b} O inimigo atrasou a resposta para Daniel por 21 dias [ Daniel 10 ] c} Recuse uma segunda opo ; somente procure aquele acordo verdadeiro que o espirito santo oferece . F - Fazendo realizar - se a vontade de Deus na terra . 1 - "ser - lhes - s concedida por meu pai que est nos cus " Mat 18:19 . a} Esperar para estar seguro da vontade de Deus torna possvel proceder com confiana . b} O acordo conforme a vontade de Deus faz com que a sua vontade se realize no terra .Mat 6:10 2 - O casal que buscar o acordo desta forma constantemente , comear a focalizar a vontade de Deus como uma maneira de se viver . g - Hbitos ruins impede o acordo .Temperamento , falta de conhecimento da palavra, Fortalezas espirituais , Heranas de raas Gl 2:20.

QUESTIONRIO : ORANDO JUNTOS EM ACORDO 1 - Uma vida de orao s possvel com muita consistncia e disciplina entre o casal, hoje o dia melhor para comear . No discuta comece . 2 - se vocs nunca oraram juntos , poder parecer como se vocs estivessem aprendendo a

andar de bicicleta. Sejam pacientes e permitam que o esprito santo lhes ajude nesta atividade . escolha um tempo possvel para orarem juntos diariamente . o tempo que iro gastar na orao o menos importante , simplesmente comece . O inimigo sabe do poder da orao do casal e ir tentar de tudo para atrapalhar , no desistam , perseverem Orem no espirito ,juntos , isso ir uni - los numa s carne , quando orarem em portugus procurem " um confirmar a orao do outro " . Procurem fazer um dirio de orao das coisas que vocs tem orado para reconhecer quando receber as respostas de Deus . seu pedido na orao so sementes lanadas na terra , elas iro germinar, nascer . crescer ,amadurecer e produzir frutos .H um processo , necessrio esperar para colher , se colher antes do tempo o fruto no ser aproveitvel . Lembrem - se a semente necessita ser adubada e regada , depois de plantar seu pedido , comece a agradecer Deus , louva - lo e engrandece - lo . EXEMPLO : Data ___/____/_________ Anote na sequncia seu pedido : ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ _____ Cite textos para ser base do seu pedido ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ _____ Datas ____/_____/_______ Resposta dos pedidos feitos ao senhor: ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ _____ Voc ainda no recebeu o batismo no espirito santo? Se no esse o melhor momento para buscar esse presente juntos , quer receber o batismo orem assim : "Senhor Jesus , quero tudo aquilo que Deus tem para mim . quero entregar tudo ao senhor . por favor , me d esse presente e me batize no espirito santo , neste momento Eu o recebo de acordo com sua palavra . Muito obrigado senhor , eu te agradeo e te glorifico , amm!."

Batizados agora podero orar com a mente [ portugus ] e em espirito [ lnguas ] . Muitas vezes no sabemos orar como convm , mas o espirito nos ajuda Rom 8:26 ,So em momentos como esses , de dificuldades que devemos orar no espirito , pois ele ora a orao perfeita , sempre de acordo com a vontade de Deus . Lembrem - se que a orao no espirito nos edifica 1 Cor 14:4. Se foram batizados no espirito santo , escrevam a data

abaixo e assinem seus nomes . _________________________________ MARIDO ____/_____/_________ DATA Acordo o que Deus deseja que tenhamos . 1 - Identifiquem alguma das maneiras pelas quais vocs ,como casal , tem usado para chegar a um acordo no passado .__________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ___ 2 - Quais tem sido os resultados destes mtodos ?___________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ __ 3 - Considerem algumas reas em que vocs necessitam chegar a um acordo agora . o que que a palavra de Deus diz a respeito dela ? ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ____ Responda este questionrio : assunto que requer o acordo______________________________________________________ Data em que a orao comeou____________________________________________________ Qual a resposta recebida do senhor________________________________________________ Data da resposta _____/_____/________ Resultados da resposta______________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ________________ DECORE ESTE VERSCULO "Se algum quiser prevalecer contra um , os dois unidos resistiro ; o cordo de trs dobras no ser quebrada com facilidade." Eclesiastes 4:12. "Andaro dois juntos ,se no estiverem em acordo?" Ams 3:3. _________________________________ ESPOSA

You might also like