You are on page 1of 5

ENEM: ARTES - A mulher de sombrinha -

"Mulher com sombrinha" (1875), tambm conhecida como "Madame Monet e o filho" uma das mais famosas obras do pintor impressionista Claude Monet. Por sua beleza mpar, essa obra foi escolhida pelo ENEM (Exame Nacional de Nvel Mdio) de 2010, para questionar os alunos sobre o movimento do Impressionismo. O fascnio deste quadro no est nas identidades dos retratados (esposa e filho de Monet), mas no modo pelo qual a luz e a brisa conservam-se na tela para um eterno deleite. Num dia de vero, a jovem est no alto de um monte, onde a relva e as flores escondem completamente seus ps. Ela parece flutuar ali, levada pela sombrinha e envolta na luminosidade do instante. Repare que a luminosidade que vem do cu, apenas faz destacar a mulher, inclusive com o seu olhar, remetendo

sua importncia, at mesmo porque vista/retratada de baixo para cima. O vestido ganhou vida com os tons refletidos o azul, o dourado, o rosa o mais claro possvel. As cores nunca se fixam, dando a sensao de eterna leveza ao momento retratado.

AS QUESTES SOBRE ARTE NO ENEM 2010 (para o 3 Ano do Ensino Mdio)

A abordagem das artes na prova do Enem 2010 limitou-se a quatro questes sobre artes visuais e uma sobre folclore. Nenhuma delas pode ser considerada difcil, visto que, com uma reflexo sobre os enunciados, as respostas se tornam mais claras. A exceo ficou por conta da questo sobre folclore. O enunciado (que j comea com um erro de concordncia) cita as manifestaes folclricas e, sob essa abordagem, solicita que o candidato exclua como dana folclrica brasileira: o bumba meu boi, a quadrilha, o congado, o bal ou o carnaval. As trs primeiras opes so danas ou danas teatrais conhecidas. O bal est completamente fora da manifestao folclrica brasileira e, assim, esta j poderia ser considerada a resposta correta. A ltima alternativa o carnaval, que no considerado dana, e sim uma festa popular que posteriormente passou a envolver danas variadas (samba, frevo). Devido definio de carnaval e a seu contexto histrico, essa opo no parece muito adequada como alternativa. A questo sobre apropriao de imagem torna-se fcil de responder ao se ler com ateno o trecho do enunciado que diz: obras em que se misturam personagens de diferentes pocas. A nica opo em que isso ocorre em Monabean: Mister Bean e Monalisa.

O passeio, mulher com sombrinha, 1875. Claude Monet. National Gallery of Art, Washington.

Os conhecimentos bsicos sobre Impressionismo so testados na questo ilustrada pela pintura de Monet, que perde um pouco por apresentar uma imagem em preto e branco, mas no compromete a resposta. A primeira opo pode ser excluda porque os artistas no idealizavam cores, eles usavam cores puras observadas na natureza; o mesmo pode-se fazer com a alternativa C, pois as paisagens tambm no eram idealizadas e sim observadas. As opes B e E citam a cor preta em contornos e sombras, que no constava da prtica impressionista, cuja caracterstica est na sombra com cores e ausncia de contornos. Sobre o Surrealismo, apesar das questes polticas de Salvador Dali, suas obras, de forma geral, limitam-se ao onrico (sonho) e aos estudos de Freud. Seu trao preciso e suas cores no so necessariamente discretas. A ltima questo cita Anita Malfatti e os modernistas, que no defendiam a liberdade limitada do uso da cor nem que a arte deveria copiar fielmente a natureza ou qualquer figura, e muito menos respeitavam limites temticos.

De forma geral, a prova de artes no foi difcil, mas era necessrio estar atento ao que se pedia nos enunciados e interpretar cada opo cuidadosamente.

You might also like