You are on page 1of 2

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAO DOCNCIA PIBID 2011 ESCOLA ESTADUAL JOS BEZERRA CAVALCANTI Alunos (as) Bolsistas

as Professor Supervisor Nelson Cosme de Almeida Daiana Pereira Fernanda Katiusca dos Santos

Questes 1. Se voc colocar no fogo duas panelas de mesma massa, uma de cobre e outra de alumnio, aps alguns minutos, qual delas estar com maior temperatura? Justifique sua resposta. Dados: Ccobre = 0,091 cal / g. C C Aluminio = 0,21 cal / g.0 C 2. Uma garrafa de vidro e uma lata de alumnio , cada uma contendo 330ml de refrigerante, so mantidas em um refrigerador pelo mesmo longo perodo de tempo. Ao retir-las do refrigerador com as mos protegidas, tem-se a sensao de que a lata est mais fria que a garrafa. correto afirmar que: Dados: Cvidro:0,199 cal/gC C Aluminio = 0,21 cal / g.0 C a)A lata est realmente mais fria pois a capacidade calorifica da garrafa mais do que o da lata. b)A lata est de fato menos fria do que a garrafa, pois o vidro contm condutividade menos do que a do alumnio. c)A garrafa e a lata esto a mesma temperatura, possuem a mesma condutividade trmica, e a sensao deve-se a diferena de calores especficos. d) A garrafa e a lata esto a mesma temperatura, a sensao devido ao fato da condutividade trmica do alumnio ser maior que a do vidro. 3. Fornecendo a um corpo de massa de 1,0 kg uma quantidade de calor de 5 kcal, sua temperatura aumenta de 20C para 60C, sem contudo mudar o estado de agregao. Determine: a) Sua capacidade trmica; b) O calor especfico da substncia de que constitudo o corpo. 4. A quantidade de calor que se deve fornecer a 1kg de uma substncia para elevar sua temperatura de 5C igual a 3000 calorias. O calor especifico da substncia, no intervalo de temperatura considerado, dado em cal/gC pelo valor:

a)3,0 b)15 c)2,7

d)1,7 e)0,60

5. Duas esferas metlicas , macias, do tamanho de uma bolinha de tnis,de mesma massa,porm de mateiras diferentes, so mergulhados durante 15 minutos em gua fervente. A seguir so colocadas sobre um grande bloco de gelo a 0C. A massa de gelo derretida ser a mesma para as duas esferas? Justifique. 6. Considerando duas esferas A e B de mesma massa, de substncias diferentes. Cedendo a mesma quantidade de calor para os dois corpos, a variao de temperatura ser maior no corpo: a) De menos densidade; b) Cuja a temperatura inicial maior; c) De menos temperatura inicial; d) De maior capacidade trmica e) De menos calor especifico 7. Uma amostra de uma certa substncia de 10g de massa, inicialmente no estado slido, aquecida em um forno. Medindo-se a temperatura da amostra em funo da quantidade de calor fornecido pelo forno , encontrou-se a seguinte curva de aquecimento:

Com base no diagrama , qual das afirmaes abaixo INCORRETA. a) No trecho AB a substncia est no estado slido com calor especfico igual a 0,25 cal/gC b)Os calores latentes de fuso e vaporizao da substncia so respectivamente: 15 cal/g e 20 cal/g. c) Os trechos BC e DE representam respectivamente os pontos de fuso e de vaporizao da substncia. d) O calor especifico da substncia no estado lquido vale aproximadamente 0,67 cal/gC e) Os calores latentes de fuso e vaporizao da substncia so respectivamente: 15 cal/g e 20 cal/g.

You might also like