You are on page 1of 30

A V A L I A O

DE IMPACTOS AMBIENTAIS

AVALIAO DE IMPACTO AMBIENTAL

IMPACTO AMBIENTAL
Qualquer alterao nas caractersticas fsicas, qumica e/ou biolgicas do ambiente, causada por qualquer forma de matria ou energia, resultante de atividade humana, que direta ou indiretamente, afetem:

a sade, a segurana e o bem-estar da populao; as atividades sociais e econmicas; a biota; as condies estticas e sanitrias do ambiente; a qualidade dos recursos naturais.

CLASSIFICAO DOS IMPACTOS AMBIENTAIS

Direto / Indireto; Positivo / Negativo; De Curto Prazo / De Longo Prazo; Permanente / Temporrio; Reversvel / Irreversvel;

CLASSIFICAO DOS IMPACTOS AMBIENTAIS


IMPACTO DIRETO Resultante de uma simples relao de causa e efeito. a alterao que sofre um determinado componente ambiental, pela ao direta sobre esse componente. Tais impactos so geralmente mais fceis de se identificar, descrever ou quantificar, posto que so os efeitos diretos de aes do projeto. Exemplo: O aumento da concentrao de contaminantes, como CO, SO2 e MP na atmosfera, resultantes da queima de combustveis nos veculos automotores. IMPACTO INDIRETO Decorrente do impacto direto, seus efeitos correspondem aos efeitos indiretos das aes do projeto. Geralmente so mais difceis de identificar e controlar. Exemplo: O crescimento populacional decorrente do assentamento da populao atrada pelo projeto, a qual demanda moradia, escola, servios sanitrios, transporte, etc., que no se havia previsto e cuja falta gera srios conflitos sociais.

CLASSIFICAO DOS IMPACTOS AMBIENTAIS


IMPACTO POSITIVO
Quando a ao ou atividade resulta na melhoria da qualidade de um fator ou parmetro ambiental. Exemplo: Aumento da produo agrcola em reas irrigadas.

IMPACTO NEGATIVO
Quando a ao ou atividade resulta em um dano qualidade de um fator ou parmetro ambiental. Exemplo: A perda de matas, lagos e rios quando do enchimento do reservatrio para fins hidreltricos.

CLASSIFICAO DOS IMPACTOS AMBIENTAIS


IMPACTO DE CURTO PRAZO Quando o efeito ou a modificao do parmetro ambiental surge logo aps a ao, podendo at desaparecer em seguida. Exemplo: Aumento do rudo no ambiente quando so ligados determinados eletrodomsticos. IMPACTO DE LONGO PRAZO Quando o efeito ou a modificao do parmetro ambiental ocorre depois de um certo tempo de realizada a ao. Exemplo: A eroso e a conseqente desertificao de solos submetidos a desmatamentos ou mesmo a projetos agrcolas mal orientados.

CLASSIFICAO DOS IMPACTOS AMBIENTAIS


IMPACTO REVERSVEL Quando o fator ou parmetro ambiental afetado, retorna s suas condies originais, uma vez cessada a ao impactante. Exemplo: As molstias decorrentes da construo de uma obra em cujo perodo se produziu poeira, rudo, aumento do trfego no entorno, mas que desaparecem ou ficam reduzidas a nveis admissveis uma vez acabada a construo. IMPACTO IRREVERSVEL Quando uma vez cessada a ao impactante, o fator ambiental afetado no retorna s suas condies, em um prazo previsvel.

Exemplo: O assoreamento de corpos dgua, resultante do carreamento de materiais na atividade de minerao.

CLASSIFICAO DOS IMPACTOS AMBIENTAIS


IMPACTO TEMPORRIO
Quando, uma vez executada a ao, a modificao do fator ambiental considerado, tem durao determinada. Exemplo: Os rudos gerados na fase de construo de um empreendimento.

IMPACTO PERMANTE
Quando, uma vez executada a ao, os efeitos no cessam de se manifestar num horizonte temporal conhecido. Exemplo: Reteno de slidos em transporte nas barragens.

ATIVIDADES MODIFICADORAS DO MEIO AMBIENTE

Na elaborao de relao de atividades modificadoras do meio ambiente, o CONAMA considera os seguintes critrios: Impacto fsico (qualitativo e quantitativo); Extenso da rea de influncia; Utilizao dos recursos naturais.
No Anexo I da Resoluo CONAMA 237/97 consta a lista de atividades ou empreendimentos sujeitas ao licenciamento ambiental, c/s apresentao da AIA, a critrio do OEMA (rgo responsvel pela conduo do processo de licenciamento ambiental no Estado.

VANTAGENS DA AIA
A AIA apresenta, dentre outras, as seguintes vantagens econmicas: O custo da aes preventivas, incluindo a AIA, inferior aos custos para recuperao da rea contaminada/deteriorada por impactos ambientais no previstos; A aplicao do procedimento no pressupe o alargamento dos prazos de execuo da obra.

INCERTEZAS DA AIA Principais causas de incertezas na AIA: Variabilidade estocstica dos fenmenos ambientais (fenmenos que surgem aleatoriamente); Conhecimento inadequado ou incompleto do comportamento dos componentes do meio; Falta de dados de base e informaes da zona ou problema a avaliar.

IMPACTO AMBIENTAL DE UM PROJETO definido como a diferena entre a situao do meio ambiente modificado, tal como resultaria depois da realizao do projeto, e a situao do meio ambiente futuro, tal como havia evoludo normalmente sem tal atuao. A AIA objetiva identificar, predizer e valorar os impactos ambientais, com a finalidade de estabelecer medidas mitigadoras; Os resultados so apresentados na forma de Relatrio de Impacto sobre o Meio Ambiente -RIMA.

TPICOS DO EIA/RIMA

Descrio do projeto e suas alternativas; Determinao da rea de influncia; Diagnstico ambiental da rea de influncia; Identificao e estimativa dos impactos ambientais; Estudo e definio de medidas mitigadoras; Programas de gerenciamento.

DESCRIO DO PROJETO E SUAS ALTERNATIVAS;


Consiste na descrio completa do projeto e suas alternativas tecnolgicas e de localizao,contendo objetivos, justificativas, dados econmico-financeiros, localizao, rea de ocupao, mo-de-obra, fluxo de insumos e produtos, layout, cronogramas, plantas, diagramas e quadros, de modo a caracterizar o empreendimento, incluindo:

na fase de construo: limpeza e preparao do terreno, remoo da vegetao, terraplanagem, movimentos de terra; demanda e origem da gua e da energia; origem, tipos e estocagem dos materiais de construo, incluindo jazidas; origem, quantidade e qualificao da mo-de-obra; na fase de operao: processos de produo, insumos e produtos; origem, caractersticas, estocagem e manipulao de matria prima e combustveis; informao sobre tipo e quantidade de cada produto intermedirio e final e subprodutos produzidos; transporte, armazenamento e estocagem de produtos; caractersticas das emisses slidas, lquidas e gasosas; sistemas de tratamento, reciclagem, recuperao e disposio final das emisses slidas, lquidas e gasosas; origem, quantidade e qualificao do pessoal empregado na produo e administrao; riscos potenciais, aes e equipamentos de preveno de acidentes.

DETERMINAO DA REA DE INFLUNCIA;

DIAGNSTICO AMBIENTAL DA REA DE INFLUNCIA

O diagnstico ambiental consiste de uma atividade dentro do EIA, destinada a caracterizar a situao do meio ambiente na rea de influncia do projeto, antes da implantao do projeto, atravs da completa descrio e anlise dos fatores ambientais e suas interaes. Deve descrever o meio fsico, biolgico e antrpico.

DIAGNSTICO AMBIENTAL DA REA DE INFLUNCIA

Meio fsico: caractersticas geolgicas, formao e tipo de solo; topografia, relevo, declividade ; recursos minerais e jazimentos fsseis; regime hidrolgico e qualidade dos corpos d'gua; padres de drenagem natural e artificial, lanamentos e tomadas de gua; clima e qualidade do ar; processos erosivos e sedimentolgicos, estabilidade dos solos.

DIAGNSTICO AMBIENTAL DA REA DE INFLUNCIA

biolgico: inventrio de espcies caractersticas da fauna e flora natural; inventrio de espcies endmicas, raras ou ameaadas de extino e de espcies migratrias; diversidade de espcies; reas de preservao permanente, unidades de conservao da natureza e reas protegidas por legislao especial; produtividade e estabilidade dos ecossistemas; reas potenciais de refgio de fauna e flora.

Meio

DIAGNSTICO AMBIENTAL DA REA DE INFLUNCIA


das atividades, densidade demogrfica, sistema virio, valor da terra, estrutura fundiria, etc.); usos dos recursos ambientais (guas, florestas, solos, dependncia local dos recursos, nvel de tecnologia, fontes de poluio); populao (crescimento demogrfico, estrutura da populao, distribuio espacial, mobilidade, escolaridade, nvel de sade, nvel cultural); equipamentos sociais (abastecimento d'gua, sistema de esgotamento sanitrio, disposio do lixo, logradouros, rede de sade, rede escolar, rede de suprimentos, segurana, lazer, religio, cemitrios, stios e monumentos arqueolgicos, culturais, cvicos e histricos, meios de transporte); organizao social (foras e tenses sociais, grupos e movimentos comunitrios, lideranas, foras polticas e sindicais atuantes, associaes); estrutura produtiva (anlise dos fatores de produo, modificaes havidas em relao composio da produo local, contribuio de cada setor, gerao de empregos e nvel tecnolgico por setor, relaes de troca entre a economia local e a micro-regional, regional e nacional, incluindo a desativao da produo local e importncia relativa, consumo e renda "per capita").

Meio antrpico: ocupao e uso do solo (processo histrico da ocupao, distribuio

IDENTIFICAO AMBIENTAIS

ESTIMATIVA

DOS

IMPACTOS

A identificao dos impactos ambientais se efetua mediante uma anlise do meio e do projeto, e o resultado da considerao das interaes possveis. Esta fase do EIA compreende as seguintes etapas: identificao e classificao dos impactos ambientais das aes do projeto e suas alternativas, nas fases de construo e operao da atividade, destacando os impactos mais significativos a serem pesquisados em profundidade e justificando os demais; previso da magnitude dos impactos identificados, especificando os indicadores de impacto, critrios, mtodos e tcnicas de previso utilizados; atribuio do grau de importncia dos impactos em relao ao fator ambiental afetado e em relao relevncia conferida a cada um deles pelos grupos sociais afetados; prognstico da qualidade ambiental da rea de influncia, nos casos de adoo do projeto e suas alternativas e na hiptese de sua no implantao, determinando e justificando os horizontes de tempo considerados.

ESTUDO E DEFINIO DE MEDIDAS MITIGADORAS

Neste ponto do EIA, devero ser definidas medidas que visem minimizar os impactos negativos entre elas, os equipamentos de controle e sistemas de tratamento de despejos, avaliando a eficincia de cada uma delas em relao aos padres de qualidade ambiental e indicando os impactos que no podem ser evitados ou mitigados.

PROGRAMA DE GERENCIAMENTO

Razes para estabelecer um programa de monitoramento no RIMA: Assegurar que os padres ambientais no sejam ultrapassados; Assegurar que as medidas mitigadoras sejam implementadas da maneira descrita no RIMA; Possibilitar a deteco imediata dos danos ao ambiente, de forma a agir contra os impactos indesejados.

RELATRIO DE IMPACTO AMBIENTAL - RIMA

RESOLUES CONAMA PARA LICENCIAMENTO AMBIENTAL

Resoluo CONAMA N 413/2009 - "Dispe sobre o licenciamento ambiental da aquicultura, e d outras providncias." - Data da legislao: 26/06/2009 - Publicao DOU n 122, de 30/06/2009, pgs. 126-129 Resoluo CONAMA N 412/2009 - "Estabelece critrios e diretrizes para o licenciamento ambiental de novos empreendimentos destinados construo de habitaes de Interesse Social." - Data da legislao: 13/05/2009 - Publicao DOU n 90, de 14/05/2009, pgs. 75-76 Resoluo CONAMA N 404/2008 - "Estabelece critrios e diretrizes para o licenciamento ambiental de aterro sanitrio de pequeno porte de resduos slidos urbanos." - Data da legislao: 11/11/2008 - Publicao DOU n 220, de 12/11/2008, pg. 93

RESOLUES CONAMA PARA LICENCIAMENTO AMBIENTAL


Resoluo CONAMA N 387/2006 - "Estabelece procedimentos para o Licenciamento Ambiental de Projetos de Assentamentos de Reforma Agrria, e d outras providncias" Data da legislao: 27/12/2006 - Publicao DOU n 249, de 29/12/2006, pg. 665 Resoluo CONAMA N 385/2006 - "Estabelece procedimentos a serem adotados para o licenciamento ambiental de agroindstrias de pequeno porte e baixo potencial de impacto ambiental" - Data da legislao: 27/12/2006 - Publicao DOU n 249, de 29/12/2006, pg. 665 Resoluo CONAMA N 377/2006 - "Dispe sobre licenciamento ambiental simplificado de Sistemas de Esgotamento Sanitrio" - Data da legislao: 09/10/2006 - Publicao DOU n 195, de 10/10/2006, pg. 56 Resoluo CONAMA N 368/2006 - "Altera dispositivos da Resoluo N 335, de 3 de abril de 2003, que dispe sobre o licenciamento ambiental de cemitrios" - Data da legislao: 28/03/2006 - Publicao DOU n 061, de 29/03/2006, pgs. 149-150 Resoluo CONAMA N 356/2004 - "Prorroga o prazo estabelecido no art. 15 da Resoluo CONAMA n 289, de 25 de outubro de 2001, que estabelece diretrizes para o Licenciamento Ambiental de Projetos de Assentamentos de Reforma Agrria" - Data da legislao: 23/12/2004 - Publicao DOU n 247, de 24/12/2004, pg. 082 - Status: Revogada

RESOLUES CONAMA PARA LICENCIAMENTO AMBIENTAL


Resoluo CONAMA N 350/2004 - "Dispe sobre o licenciamento ambiental especfico das atividades de aquisio de dados ssmicos martimos e em zonas de transio." - Data da legislao: 06/07/2004 - Publicao DOU n 161, de 20/08/2004, pgs. 80-81 Resoluo CONAMA N 349/2004 - "Dispe sobre o licenciamento ambiental de empreendimentos ferrovirios de pequeno potencial de impacto ambiental e a regularizao dos empreendimentos em operao." - Data da legislao: 16/08/2004 - Publicao DOU n 158, de 17/08/2004, pgs. 70-71 Resoluo CONAMA N 335/2003 - "Dispe sobre o licenciamento ambiental de cemitrios" Data da legislao: 03/04/2003 - Publicao DOU n 101, de 28/05/2003, pgs. 98-99 Resoluo CONAMA N 334/2003 - "Dispe sobre os procedimentos de licenciamento ambiental de estabelecimentos destinados ao recebimento de embalagens vazias de agrotxicos" - Data da legislao: 03/04/2003 - Publicao DOU n 094, de 19/05/2003, pgs. 79-80 Resoluo CONAMA N 318/2002 - "Prorroga o prazo estabelecido no Art. 15 da Resoluo CONAMA N 289, de 25 de outubro de 2001, que estabelece diretrizes para o Licenciamento Ambiental de Projetos de Assentamentos de Reforma Agrria" - Data da legislao: 04/12/2002 - Publicao DOU n 245, de 19/12/2002, pg. 244 - Status: Cumpriu o seu objeto

RESOLUES CONAMA PARA LICENCIAMENTO AMBIENTAL


Resoluo CONAMA N 312/2002 - "Dispe sobre o licenciamento ambiental dos empreendimentos de carcinicultura na zona costeira" - Data da legislao: 10/10/2002 Publicao DOU n 203, de 18/10/2002, pgs. 60-61 Resoluo CONAMA N 308/2002 - "Licenciamento Ambiental de sistemas de disposio final dos resduos slidos urbanos gerados em municpios de pequeno porte." - Data da legislao: 21/03/2002 - Publicao DOU n 144, de 29/07/2002, pgs. 77-78 - Status: Revogada Resoluo CONAMA N 305/2002 - "Dispe sobre Licenciamento Ambiental, Estudo de Impacto Ambiental e Relatrio de Impacto no Meio Ambiente de atividades e empreendimentos com Organismos Geneticamente Modificados e seus derivados" - Data da legislao: 12/06/2002 - Publicao DOU n 127, de 04/07/2002, pgs. 81-82 Resoluo CONAMA N 289/2001 - "Estabelece diretrizes para o Licenciamento Ambiental de Projetos de Assentamentos de Reforma Agrria" - Data da legislao: 25/10/2001 Publicao DOU n 243, de 21/12/2001, pgs. 310-313 - Status: Revogada Resoluo CONAMA N 286/2001 - "Dispe sobre o licenciamento ambiental de empreendimentos nas regies endmicas de malria" - Data da legislao: 30/08/2001 Publicao DOU n 239, de 17/12/2001, pg. 223

RESOLUES CONAMA PARA LICENCIAMENTO AMBIENTAL


Resoluo CONAMA N 279/2001 - "Estabelece procedimentos para o licenciamento ambiental simplificado de empreendimentos eltricos com pequeno potencial de impacto ambiental" Data da legislao: 27/06/2001 - Publicao DOU n 125, de 29/06/2001, pgs. 165-166 Resoluo CONAMA N 248/1999 - "Determina o Manejo florestal sustentvel, Licenciamento Ambiental e Controle e Monitoramento dos empreendimentos de base florestal, na Mata Atlntica no Sul da Bahia" - Data da legislao: 07/01/1999 - Publicao DOU, de 11/01/1999 Resoluo CONAMA N 237/1997 - "Regulamenta os aspectos de licenciamento ambiental estabelecidos na Poltica Nacional do Meio Ambiente" - Data da legislao: 22/12/1997 Publicao DOU n 247, de 22/12/1997, pgs. 30.841-30.843 Resoluo CONAMA N 010/1996 - "Regulamenta o licenciamento ambiental em praias onde ocorre a desova de tartarugas marinhas" - Data da legislao: 24/10/1996 - Publicao DOU n 217, de 07/11/1996, pg. 23070 Resoluo CONAMA N 011/1994 - "Cria Grupo de Trabalho para analisar avaliao e reviso do Sistema de Licenciamento Ambiental, elaborado pela ABEMA" - Data da legislao: 04/05/1994 Publicao DOU n 094, de 19/05/1994, pg. 7432 - Status: Cumpriu o seu objeto

RESOLUES CONAMA PARA LICENCIAMENTO AMBIENTAL


Resoluo CONAMA N 016/1993 - "Ratifica os limites de emisso, os prazos e demais exigncias contidas na Resoluo CONAMA n 018/86, que institui o Programa Nacional de Controle da Poluio por Veculos Automotores - PROCONVE, complementada pelas Resolues CONAMA n 03/89, n 004/89, n 06/93, n 07/93, n 008/93 e pela Portaria IBAMA n 1.937/90; torna obrigatrio o licenciamento ambiental junto ao IBAMA para as especificaes, fabricao, comercializao e distribuio de novos combustveis e sua formulao final para uso em todo o pas" - Data da legislao: 17/12/1993 - Publicao DOU n 250, de 31/12/1993, pg. 21541 Resoluo CONAMA N 011/1990 - "Dispe a reviso e elaborao de planos de manejo e licenciamento ambiental na Mata Atlntica" - Data da legislao: 06/12/1990 - Publicao DOU, de 28/12/1990, pg. 25541 Resoluo CONAMA N 010/1990 - "Dispe sobre normas especficas para o licenciamento ambiental de extrao mineral, classe II" - Data da legislao: 06/12/1990 - Publicao DOU, de 28/12/1990, pgs. 25540-25541 Resoluo CONAMA N 009/1990 - "Dispe sobre normas especficas para o licenciamento ambiental de extrao mineral, classes I, III a IX" - Data da legislao: 06/12/1990 - Publicao DOU, de 28/12/1990, pgs. 25539-25540 Resoluo CONAMA N 006/1987 - "Dispe sobre o licenciamento ambiental de obras do setor de gerao de energia eltrica" - Data da legislao: 16/09/1987 - Publicao DOU, de 22/10/1987, pg. 17500

You might also like