You are on page 1of 4

LISTA DE EXERCCIOS N 01/2010

PROF. Marcelo 1 SRIE DO ENSINO MDIO DIVISO CELULAR 1) Analise a figura ao lado: A figura representa um cromossomo em metfase mittica. Portanto, os nmeros I e II correspondem a: a) cromossomos emparelhados na meiose, cada um com uma molcula diferente de DNA. b) cromtides no-irms, cada uma com uma molcula idntica de DNA. c) cromtides-irms, cada uma com duas molculas diferentes de DNA. d) cromtides-irms, com duas molculas idnticas de DNA. e) cromossomos duplicados, com duas molculas diferentes de DNA. 2)

Relacione as fases da mitose: anfase, telfase, metfase e prfase, com os respectivos nmeros das figuras acima: a) 4 - 3 - 2 1 b) 3 - 4 - 2 1 c) 1 - 2 - 3 4 d) 2 - 3 - 4 1 e) 3 - 1 - 2 - 4 3) A figura a seguir representa o tecido meristemtico de uma planta observado no microscpio ptico, onde podem ser observadas clulas em diferentes fases de diviso. D origem a todos os outros a partir de clulas indiferenciadas. o responsvel pelo crescimento em comprimento meristemas primrios e em dimetro meristemas secundrios.

Qual das alternativas corresponde sequncia do processo mittico? a) a b c d e f b) c f e a b d c) f b a e d c d) e f c a b d e) f e c b d a

Obs: Nas clulas vegetais, como a existncia de parede celular no permite a diviso citoplasmtica por estrangulamento (como ocorre nas clulas animais ver figura 4 da questo 2), um conjunto de vesculas derivadas do Complexo de Golgi vo alinhar e fundir-se na regio equatorial da clula, formando a membrana plasmtica entre as clulas-filhas. Posteriormente, verifica-se a deposio de celulose - ocorre a formao das paredes celulares de cada nova clula, que cresce da parte central para a periferia.

4) A colchicina uma substncia que desfaz as fibras do fuso acromtico de diviso, impedindo que este se forme. Em um meio de cultura foram colocadas 5 clulas, em diferentes estgios do ciclo celular: duas estavam em intrfase, duas estavam em prfase e a ltima estava em telfase. Imediatamente depois colocouse colchicina. Aps certo tempo, contando-se as clulas presentes em tal meio, espera-se encontrar um total de quantas clulas? a) cinco b) seis c) oito d) nove e) dez 5) Os itens abaixo se referem mitose e todos eles esto corretos, exceto: a) um processo de diviso celular importante para o crescimento dos organismos. b) Ocorre nas clulas somticas (no germinativas) de animais e vegetais. c) Uma clula-me origina duas clulas-filhas com metade do nmero de cromossomos. d) A duplicao do DNA ocorre na fase da intrfase. e) Na fase da telfase, forma-se uma nova membrana nuclear em torno dos cromossomos e o citoplasma se divide. 6) O grfico abaixo revela a variao de DNA durante as diversas fases da vida celular. Com relao ao grfico, incorreto afirmar que: a) durante o perodo 1, a clula realiza intensa sntese de protenas. b) no decorrer do perodo 2, ocorre a duplicao do DNA. c) no perodo 3 ocorre incio da espiralizao da cromatina d) no perodo 4 ocorre separao de cromossomos homlogos. e) logo aps o perodo 4, ocorre cariocinese e citocinese. 7) A figura abaixo caracterstica da Meiose porque s nesse tipo de diviso celular acontece: a) separao dos centrolos. b) formao do fuso acromtico. c) manuteno da carioteca. d) pareamento dos cromossomos homlogos. e) duplicao do DNA.

8) Das afirmativas abaixo: I- O crossing-over permite a recombinao dos genes localizados em cromossomos homlogos. II- Meiose um tipo de diviso celular na qual uma clula diplide d origem a quatro clulas haplides. III- A intrfase um perodo de grande atividade metablica no ncleo. nessa fase que o DNA se duplica e o RNA sintetizado. a) apenas a afirmativa I correta. b) apenas a afirmativa II correta. c) apenas a afirmativa III correta. d) apenas duas afirmativas so corretas. e) todas as afirmativas so corretas.

9) Considerando uma clula com 6 cromossomas (2n=6) que esteja em diviso, o esquema ao lado representaria uma: a) anfase I da meiose. b) metfase I da meiose. c) metfase II da meiose. d) anfase II da meiose. e) anfase mittica. 10) Uma evidente diferena existente entre a anfase da mitose e as anfases I e II da meiose que os cromossomos em migrao para os plos celulares so: a) cromtides-irms nas anfases I e II da meiose e homlogos na anfase da mitose. b) homlogos nas anfases I e II da meiose e cromtides-irms na anfase da mitose. c) homlogos na anfase I da meiose e cromtides-irms na anfase II da meiose e na anfase da mitose. d) cromtides-irms na anfase I da meiose e anfase da mitose e homlogos na anfase II da meiose. e) cromtides-irms nas anfases I e II da meiose e na anfase da mitose. 11) Assinale a frase errada, em relao meiose: a) Os cromossomos (DNA) j entram duplicados na prfase I. b) A permutao ocorre na prfase I. c) A permutao nada mais do que a troca de segmentos entre cromtides-irms. d) A espiralizao mxima dos cromossomos ocorre na metfase. e) Na metfase I, a placa equatorial est formada por pares de cromossomos. 12) O grfico a seguir.

Com base no grfico correto afirmar que: a) a diviso representada a mitose. b) no tempo 4 h 2 clulas-filhas com metade do contedo de DNA da clula que entrou em diviso. c) no tempo 3 ocorre citocinese. d) no tempo 2 ocorre separao de cromtides-irms. e) logo aps o tempo 1 ocorre a formao de 2 clulas haplides. BOM ESTUDO!!! PROF. MARCELO GABARITO 1) D 2) B 3) B 4) B (Apenas a clula em telfase terminar a diviso e originar 2 clulas-filhas. As 2 em interfase nem entraro em diviso e as 2 em prfase tero a diviso interrompida). 5) C

6) D (no perodo 4 ocorre separao das cromtides-irms) 7) D 8) E 9) A (separao de cromossomos homlogos anfase da fase I da meiose) 10) C 11) C (A permutao nada mais do que a troca de segmentos entre cromtides homlogas) 12) D

You might also like