You are on page 1of 14

Prstata PRSTATA - REAGIR AOS SINTOMAS

O cancro da prstata a segunda doena maligna mais frequentemente diagnosticada e uma das principais causas de morte nos homens. Em Portugal, surgem todos os anos quatro mil novos casos da doena e o nmero de bitos ronda os 1400 a 1600 por ano. Muitos homens entram em pnico quando tm sangramento urinrio, fazem reteno urinria, tm diversas mices num curto espao de tempo, urinam aos pinguinhos, ou sentem irritabilidade na zona da bexiga/prstata. Pensam logo o pior. Porm, estes sintomas nem sempre resultam duma situao cancergena, pois pode tratar-se apenas de uma hipertrofia benigna da prstata ou uma prostatite ( processo inflamatrio ou infeccioso). Perante algum destes sintomas no se deve facilitar e o melhor ser mesmo recorrer ao mdico e submeter-se aos exames necessrios que permitam traar o diagnstico correcto. O toque rectal, a ultra-sonografia, a urografia excretora, a retrocistografia, a uretrocistoscopia e a bipsia da prstata so meios de diagnstico que normalmente assustam os pacientesl. H no entanto outros exames, que no causando melindre nos doentes, podero ser decisivos para um correcto diagnstico. o caso do anlise ao sangue, que permite avaliar a dosagem do PSA (uma protena chamada Antgeno Prosttico Especfico) que importante para a excluso de possveis tumores malignos da prstata. Um novo exame no agressivo passou tambm a fazer parte dos meios de diagnstico e reduzir o nmero de bipsias - trata-se de um simples teste urina, designado PCA3. Uma prstata doente no conduz forosamente morte, mas o doente tem que fazer a sua parte. Ao aperceber-se de algum dos sintomas acima referidos no deve adiar uma visita ao mdico, porque se o fizer tardiamente o desfecho poder ser fatal. Saber mais em:

http://www.orientacoesmedicas.com.br/examedeprostata.asp http://www.apdprostata.com/

Como vai a sua prstata?

As principais doenas que acometem a prstata so:

Hipertrofia Benigna da Prstata (HPB) que representa o crescimento de um adenoma (tumor benigno), em uma das partes da glndula; Processos inflamatrios e infecciosos - as chamados prostatites; Cncer da Prstata.

A prstata uma glndula masculina, que pesa cerca de 20 gramas, e secreta fluidos que compem parte do smen. Localiza-se logo abaixo da bexiga, envolvendo uma parte da uretra. Hipertrofia Benigna da Prstata (HPB): a doena mais comum do homem. Representa o crescimento nodular de uma das regies da prstata. Sua incidncia aumenta progressivamente com a idade, ocorrendo em 40 % dos homens a partir dos 50 anos e em 90 % daqueles com 80 anos. O crescimento da prstata comprime a uretra, causando obstruo mecnica ao fluxo da urina, o que leva dificuldade para urinar. A urina estagnada na bexiga favorece o surgimento de infeco urinria e formao de clculos. O esforo para urinar, em conseqncia da obstruo ao fluxo urinrio, aumenta a presso no interior da bexiga e provoca o aumento de suas camadas musculares. O aumento da presso dentro da bexiga se transmite aos ureteres e aos rins, podendo levar doena chamada hidronefrose e culminar com um quadro de insuficincia renal. Os sintomas da Hipertrofia Benigna da Prstata podem ser divididos em dois grandes grupos: Sintomas Obstrutivos, decorrentes da obstruo ao fluxo urinrio, tais como: diminuio da fora do jato urinrio; esforo para urinar; interrupo do jato durante a mico; gotejamento; sensao de esvaziamento incompleto da bexiga. Sintomas Irritativos, devidos irritabilidade da bexiga : urgncia para urinar; dor no baixo ventre; diversas nices noturnas; diversas mices, em um curto espao de tempo, com sada de pequena quantidade de urina em cada uma delas. Tambm pode ocorrer sangramento junto com a urina e infeco urinria. No Exame Fsico, imprescindvel o Toque Retal que fornece informaes sobre o volume, consistncia, presena de irregularidades, limites, sensibilidade e mobilidade da prstata.

O Exame de Urina evidencia a presena de sangramento e/ou infeces. Exames de Sangue, tais como: uria e creatinina, permitem avaliar o comprometimento da funo renal. A dosagem do PSA (uma protena chamada Antgeno Prosttico Especfico) importante para a excluso de possveis tumores malgnos da prstata. A Ultra-sonografia permite avaliar a forma e a densidade da prstata, bem como a presena de resduo elevado de urina na bexiga, aps a mico. A Urografia Excretora tem sua indicao quando ocorrer sangramento na urina e como complemento para melhor avaliao de alteraes observadas na ultra-sonografia. Quando necessrio podem ser realizados ainda: Uretrocistografia - exame radiolgico, com introduo de contraste atravs da uretra. Uretrocistoscopia - exame que permite a viso da uretra e bexiga, atravs de instrumentos ticos introduzidos pela uretra. Bipsia da Prstata - coleta de fragmentos do tecido prosttico, atravs de puno transretal. Estudo Urodinmico - avaliao das contraes da bexiga e alteraes do fluxo urinrio durante a mico. O tratamento da HPB pode ser clnico ou cirrgico. A seleo do tratamento feita tendo em vista as condies clnicas do paciente, os danos causados ao aparelho urinrio e a gravidade dos sintomas. Pacientes com sintomas leves e sem complicaes devem ser observados, com acompanhamento anual. Nos pacientes com sintomas moderados est indicado o tratamento medicamentoso. Em pacientes com sintomas graves, o tratamento cirrgico a opo recomendada. O tratamento cirrgico padro da obstruo do fluxo urinrio por HPB a chamada resseco trans-uretral da prstata ou a prostatectomia supra-pbica.

O tratamento cirrgico est indicado quando ocorrer: Reteno urinria persistente e refratria ao tratamento clnico. Infeces urinrias freqentes. Sintomas clnicos graves. Dilatao do sistema urinrio. Sangramento urinrio persistente. Associao de clculos ou divertculos na bexiga. Resseco Trans-uretral da Prstata (RTUP): consiste na retirada de fragmentos do tecido prosttico, atravs de instrumental introduzido pela uretra, desobstrundo o fluxo urinrio. Sendo menos traumtica que a cirurgia aberta, propiciando menor tempo de hospitalizao e recuperao mais rpida do paciente, o mtodo de preferncia para o tratamento cirrgico da HPB. Prostatectomia Supra-pbica: trata-se de cirurgia aberta, onde a retirada do adenoma da prstata realizado atravs de uma abertura feita na bexiga. As indicaes da prostatectomia supra-pbica so as seguintes: Prstatas muito volumosas ( acima de 80 - 90 g ). Presena de divertculos ou clculos na bexiga. Estenose uretral extensa. Problemas ortopdicos que impossibilitem a colocao do paciente na posio adequada para a RTUP. Cncer de Prstata A freqncia do cncer de prstata aumentou de forma explosiva nos ltimos anos, representando, atualmente, o cncer que mais freqentemente acomete o homem. Sua incidncia aumenta com a idade atingindo quase 50 % dos indivduos com 80 anos. Todavia, sua evoluo lenta e a grande maioria de seus portadores, provavelmente, viro a falecer de outros motivos que no o cncer de prstata. A busca do diagnstico precoce, visando um tratamento curativo, assume fundamental importncia e deve ser realizada atravs de exame preventivo, anual, em todos os homens a partir de 45 anos de idade, independente de apresentarem ou no sintomas. Naqueles que possuem histria de incidncia de cncer de prstata na famlia, o exame preventivo dever ser iniciado aos 40 anos. Deteco do Carcinoma Prosttico: Toque retal - O exame digital da prstata o mtodo mais antigo, mais barato e ainda o mais usado para levantar suspeitas de cncer de prstata. Dosagem do Antgeno Prosttico Especfico (PSA) - O PSA uma protena secretada pela prstata. O aumento da taxa de PSA no sangue, excludas as causas benignas desse aumento, pode indicar a presena de cncer de prstata. Elevaes extremamente expressivas sugerem o comprometimento metasttico do tumor. As causas benignas de aumento do PSA so: Hipertrofia prosttica benigna. Massagem prosttica recente. Prostatite. Reteno aguda de urina.

Bipsia prosttica por agulha. Resseco trans-uretral da prstata. Ultra-sonografia da Prstata um exame ultrassonogrfico da prstata, que pode evidenciar o aumento de volume da mesma, alteraes de sua consistncia e a presena de ndulos. A Ultra-sonografia trans-retal permite uma avaliao mais acurada da prstata. Bipsia a coleta de fragmentos do tecido prosttico, atravs de puno por uma agulha especial, confirma o diagnstico da leso. O tratamento do cncer de prstata varia de acordo com o tipo de tumor e estgio em que foi diagnosticada a doena. As diversas possibilidades de tratamento, mais adequadas para cada caso, devem ser discutidas entre mdicos e pacientes e compreendem: Prostatectomia radical - retirada cirrgica de toda a prstata e tecidos linfticos adjacentes. Bloqueio hormonal - o crescimento do tumor contido atravs de terapia medicamentosa. Orquiectomia - o crescimento do tumor contido atravs do efeito hormonal provocado pela retirada dos testculos. Radioterapia - est indicada em determinados casos. CNCER DE PRSTATA O que ? O cncer de prstata (CP) o tumor mais comum em homens com mais de 50 anos de idade. Com os progressos da Medicina e de outras reas que interferem com a sade, espera-se para as prximas dcadas uma populao cada vez maior de homens atingindo faixas etrias bem superiores quela. Conclui-se, portanto, que mais casos de CP sero diagnosticados. Atualmente, existem no pas diversas campanhas de deteco precoce dessa neoplasia (cncer). O diagnstico precoce deveras importante, visto ser esse um cncer curvel nos estgios iniciais. Como se desenvolve? A prstata uma glndula localizada prximo bexiga cercando a uretra na sua poro inicial. As secrees prostticas so o maior componente do lquido seminal (ou esperma). A origem do CP desconhecida, entretanto, presume-se que alguns fatores possam influenciar o seu desenvolvimento. Entre eles, o fator gentico, visto a incidncia desta neoplasia ser maior em familiares portadores da doena. A presena de CP em parentes do primeiro grau aumenta a probabilidade de diagnstico desse cncer em 18%. O fator hormonal bastante importante, pois essa neoplasia regride de maneira significativa com a supresso dos hormnios masculinos (por exemplo, castrao). Pesquisas feitas em ratos tratados cronicamente com testosterona mostraram o desenvolvimento do cncer de prstata nesses animais. A testosterona no indutora de cncer, entretanto, em homens j com a neoplasia ou com predisposio, a testosterona estimularia o seu crescimento. Por outro lado, o CP no ocorre em eunucos. Ultimamente, tem se dado muita ateno ao fator dieta. Dietas ricas em gordura predispem ao cncer e as ricas em fibras e tomate diminuem o seu aparecimento. Baseados em levantamentos epidemiolgicos em reas geogrficas de maior incidncia de

CP notou-se que dietas ricas em gordura aumentam os riscos de seu aparecimento. Talvez por interferncia no metabolismo dos hormnios sexuais, vrias outras substncias esto sob investigao como as vitaminas, o cdmio, o zinco. Doenas venreas no tem relao com o CP embora o herpesvrus tipo II e o citomegalovrus induzam transformaes carcinogenticas em clulas embrionrias de hamster (pequeno animal de experimentao). O fator ambiental alvo, tambm, de investigao. Populaes de baixa incidncia de CP, quando migram para reas de alta incidncia, apresentam um aumento na ocorrncia de casos. Fumaa de automveis, cigarro, fertilizantes e outros produtos qumicos esto sob suspeita. O que se sente? Nas fases iniciais nada se sente. O tumor somente detectado em exames clnicos e laboratoriais de rotina que so: O toque retal e a dosagem do antgeno prosttico especfico ou PSA. Nos casos de CP sintomtico, o paciente se queixa de dificuldade para urinar, jato urinrio fraco, sensao de no esvaziar bem a bexiga, ou seja, sintomas de obstruo urinria. Sangramento na urina pode ser uma queixa, embora mais rara. O paciente pode manifestar dores sseas como sinal de uma doena mais avanada (metstases). Anemia, perda de peso, adenopatias (nguas) no pescoo e na regio inguinal podem tambm ser a primeira manifestao da doena. Como se faz o diagnstico? Todo o homem a partir dos 45 anos deve realizar o toque retal e dosagem do PSA, principalmente aqueles com histria familiar de CP (e de cncer de mama), independentemente de sintomas. Em caso de toque anormal e ou PSA elevado, o paciente dever ser submetido a uma ecografia transretal com bipsia prosttica. Os fragmentos obtidos sero levados ao exame antomo-patolgico. Uma vez confirmado o diagnstico, o tumor dever ser estagiado. Isto significa que exames devero ser solicitados a fim de que se possa saber se o tumor est confinado prstata ou se j invadiu rgos adjacentes (bexiga, vesculas seminais, reto) ou se j enviou metstases. A cintilografia ssea o exame mais til nessa fase e nos d informaes quanto metstases no esqueleto. Outros exames eventualmente pedidos so: fosfatase alcalina, tomografia computadorizada de abdmen, radiografias de trax, radiografias do esqueleto. Como se trata? O CP pode estar confinado prstata na forma de um pequeno ndulo, como tambm pode estar restrito a ela, porm envolvendo toda a glndula. O CP, alm de localizado, pode estar comprometendo os limites desse rgo e invadir outros rgos adjacentes, como as vesculas seminais ou a bexiga. Linfonodos obturadores e ilacos so, geralmente, o primeiro estgio das metstases para depois ocorrerem metstases sseas. Para descrever a extenso do tumor (estadiamento) existem vrias classificaes (classificao de Whitmore, TNM). Alm do fato extenso tumoral, importante saber que o CP apresenta uma diversificao de clulas, mais ou menos malignas, que tambm sofrem um processo de classificao (Classificao de Gleason). Baseado no estadiamento do tumor e de sua classificao de Gleason que se escolhe o tipo de tratamento. Para os tumores localizados dentro da glndula, a prostatectomia radical e a radioterapia so as primeiras opes e consideradas curativas.

Os tumores que avanam para fora da prstata, mas sem evidncia de metstases, so geralmente tratados com radioterapia. Os tumores metastticos so paliativamente controlados com hormnios femininos, orquiectomia, drogas anti-andrognicas ou anlogos do LHRH. O tratamento do CP muito controverso pois so muitas as variveis: idade do paciente nveis do PSA estgio do tumor tipo histolgico Alm disso, deve-se discutir com o paciente as complicaes do tratamento. Tanto a prostatectomia radical quanto a radioterapia podem deixar o paciente impotente bem como incontinente urinrio. A hormonioterapia diminui a libido e causa impotncia sexual. Deve-se considerar tambm a idade do paciente na poca do diagnstico e sua expectativa de vida sem a doena. Pacientes muito idosos e com baixa expectativa de vida certamente se beneficiaro com tratamentos menos agressivos. Problemas psicolgicos e culturais fazem da orquiectomia (retirada dos testculos) um tratamento indesejado. Outras formas de terapia no tm bons resultados ou esto sob investigao, como o caso da quimioterapia, terapia gentica e fatores do crescimento. Qual o prognstico? O prognstico depende do estdio (extenso) e grau histolgico (Gleason), principalmente. Se o CP localizado e se o paciente realizar uma prostatectomia radical, a sobrevida em 10 anos pode atingir 90%, sendo equivalente da populao normal. O ndice de recorrncia local aps 5 anos de 10% contra 40% da radioterapia. A radioterapia utilizada no CP localizado ou localmente avanado (fora da prstata mas sem metstases) apresenta bipsias positivas de 60 a 30% dos casos quando realizadas seis meses e dois anos respectivamente aps o tratamento. Nos casos metastticos, o tratamento paliativo e o prognstico bem mais reservado.

Afinal, o que prstata? Muitas pessoas j ouviram falar sobre ela, mas Tem apenas uma vaga idia sobre o seu papel; e muitos no sabem mesmo onde ela se encontra. Na realidade, mdicos e cientistas ainda no entendem bem a sua funo, de modo que h muito para se conhecer sobre a prstata e as doenas que a afetam. A glndula prosttica est localizada imediatamente abaixo da bexiga. Glndulas secretam fludos e a prstata fabrica parte do fludo (smen) liberado no clmax do ato sexual. A prstata precisa de hormnios dos testculos para que ela possa funcionar, se esses hormnios masculinos esto baixos, a prstata encolhe. O fludo das glndulas feito no epitlio (camada de clulas especiais chamadas clulas epiteliais). Nas glndulas, o eptlio envolvido por um tecido, chamado estroma. Na prstata, este estroma contm fibras musculares, as quais podem influenciar os sintomas produzidos pelos distrbios prostticos. Tanto o epitlio como o estroma crescem com o aumento da prstata. Alm

disso, embora a prstata tenha a aparncia de um nico orgo, na realidade ela tem duas partes distintas, cada uma delas sujeita a diferentes doenas. O interior da glndula prosttica A glndula prosttica fica abaixo da bexiga e a uretra (conduz a urina da bexiga at a bertura do pnis) passa atravs dela. os dois ductos que conduzem o smen e o lquido seminal (os canais deferentes) juntam-se uretra, no interior da prstata.

Embora isso possa parecer um pouco complicado, vai ajudar a compreender os problemas causados pela prstata, e como eles so tratados, se ela for vista como consistindo em uma parte interna e outra externa, ambas constitudas por glndulas (epitlio) envolvidas por tecido (estroma) contendo msculo. Perto da prstata h dois msculos importantes chamados esfncteres. Estes controlam a bexiga impedindo que perca urina. Eles tambm ajudam a eliminar o esperma no clmax do ato sexual. O msculo abaixo da prstata, chamado esfncter externo da bexiga, particularmente importante para previnir a perda de urina pela bexiga. O que causa os sintomas? Quando um homem envelhece, sua prstata usualmente aumenta de tamanho. A maior parte deste aumento ocorre aps os 50 anos, de modo que afeta peddoas de maior idade. O fato de a prstata crescer no importante em si, e, na verdade, os transtornos que ela causa no dependem de seu tamanho real. Entretanto, a prstata envolve o tubo da beixiga chamado uretra e medida que ela cresce, comprime a uretra estreitando a via de sada da bexiga. A isto d-se o nome de obstruo, que resulta na diminuio do fluxo da urina. Efeitos de uma prstata aumentada A medida que a prstata aumenta de tamanho, comea a comprimir a uretra, o ducto atravs do qual a urina tem de passar para esvaziar a bexiga. Como consequncia, a mico dificultada e a bexiga no se esvazia completamente.

Sintomas da obstruo Uma vez que a obstruo ocorre gradualmente, muitos homens no se do conta de que ela est acontecendo. Eles podem notar que o jato da urina j no atinge tanta distncia como constumava quando eram mais jovens e que no sai com tanta fora. medida que essa condio piora, pode haver uma demora para o incio da mico (chamada hesitao) e o jato de urina interrompe-se no final, algumas vezes terminando num gotejamento desagradvel. Pode tambm haver uma sensao de que ainda h urina na bexiga referindo como esvaziamento incompleto. Sintomas obstrutivos Quando o aumento da prstata obstrui diretamente a bexiga, os seguintes sintomas podem ser observados: Hesitao Ter de esperar para que a urina comece a fluir. A urina flui com menos fora, atingindo uma pequena distncia, s Fluxo fraco vezes diretamente para baixo. O fluxo de urina continua aps o jato principal, s vezes em golfadas ou Gotejamento em gotas. Ocasionalmente, vem um segundo grande jato de urina (s terminal vezes chamado mico em dois tempos). Esvaziamento H a sensao de que ainda resta urina na bexiga, aps terminada a incompleto mico. Desenvolvimento dos sintomas irritativos Os sintomas obstrutivos descritos acima podem no ser muito problemticos. Entretanto, a bexiga tem de fazer um grande esforo para vencer a abstruo e, depois de um certo tempo, isso pode afetar o seu funcionamento. Alguns homens desenvolvem sintomas irritativos. Eles sentem necessidade de urinar mais vezes (frequncia), com uma sensao de premncia (urgncia) que pode chegar ao ponto de se molharem. Se esses sintomas invadem a noite (noctria), a perda de sono vai tornarse um problema. Isso pode resultar num grande incmodo, no apenas para o prprio homem, que vai ter de evitar longas caminhadas, procurando sempre estar por perto de um mictrio pblico, como para sua famlia, amigos e colegas, os quais podem no ser sempre compreensivos. Na realidade, os amigos e parentes do-se conta do problema mesmo antes do sofredor, o qual vai aos poucos adaptando suas atividades aos sintomas e considerando estes como parte da vida. Frequentemente um paciente encorajado a procurar tratamento por sua esposa, cujo o sono continuamente interrompido por suas idas ao banheiro. Sintomas irritativos Os efeitos sobre a bexiga de ter de fazer um grande esforo para vencer a obstruo pode causar os seguintes sintomas. Um tempo anormalmente pequeno entre duas Frequncia mices

Noctria Urgncia

Sensao de esvaziamento

Acordar a noite para urinar. Ser incapaz de se conter aps sentir vontade de urinar. Pode levar perda de urina (incontinncia). Com sintomas irritativos pode haver uma sensao de que o esvaziamento da bexiga no se completou, mesmo ela estando vazia.

Reteno aguda de urina Algumas vezes acontece de um homem com prstata aumentada, de repente, ser incapaz de urinar. A bexiga enche e torna-se dolorida. Isto chamado reteno aguda. A causa da reteno pode, s vezes, ser identificada. uma complicao comum de operaes cirurgicas e mesmo estar confinado ao leito, por uma infeco pulmonar, por exemplo, pode ser suficiente. Uma constipao pode causar uma reteno. Alguns homens desenvolvem reteno se suas bexigas ficam muito cheias. Isto pode ocorrer, por exemplo, numa viagem longa. Antigamente, em feriados prolongados, era comum que hospitais vizinhos a grande engarrafamentos recebessem homens com reteno urinria. Isso ainda pode acontecer nos dias de hoje, mas a introduo de toaletes nos nibus de carreira fez uma grande diferena. O frio um outro problema. A reteno geralmente acomete homens participando de cerimnias de casamento no inverno, quando, talvez depois de alguns drinques, vai haver um longo perodo de espera ao relento for a da igreja enquanto o fotgrafo est realizando o seu trabalho. Drinques longos, especialmente de bebidas alclicas, enchem a bexiga de forma bastante rpida. Medicamentos chamados diurticos, prescritos para remover fludo excessivo do corpo devido a doenas cardacas uo pulmonares, tambm podem causar reteno. Entretanto, a reteno frequentemente ocorre sem nenhuma razo aparente, em homens que previamente no tinham tido problemas de prstata talvez porque eles tinham os sintomas obstrutivos que incomodavam menos. Por que isso acontece ainda no est bem esclarecido. possvel que a interrupo final seja causada por uma leve infeco ou alguma outra coisa que cause inchao da prstata. Reteno crnica da urina Uma retano no-dolorosa da urina (reteno crnica) ocorre ao longo de meses ou anos e a bexiga vai dilatando-se at alcanar quatro a cinco vezes sua tamanho normal. De maneira geral, os homens no se do conta de que isso esteja acontecendo, mas s vezes a bexiga cheia vaza e molha a roupa. Em alguns casos, a presso na bexiga pode aumentar e lesar os rins. Isto muito raro, embora seja muito improvvel que homens com distrbios da prstata desenvolvam insuficincia renal; um tratamento adequados nos estgios iniciais vai cur-lo completamente, assim, importante que exames sejam realizados para excluir essa possibilidade. Outras complicaes

Se a bexiga no pode esvaziar-se adequadamente, qualquer urina que permanece nela pode infectar-se ou formar cristais que crecem formando pedras. Se a urina se infecta, isso pode causar uma sensao de queimao, chamada disuria, durante a mico. Uma cirurgia da prstata pode ser necessria para resolver as infeces repetidas, mas s veses isso pode ser um sintoma de prostatite. Algumas vesez uma prstata aumentada pode sangrar, mas o sangramento provavelmente devido a outras causas e deve ser investigado. Muito ocasionalmente, sangramentos repetidos so razes para uma cirurgia de prstata. Porque do aumento da prstata O aumento da prstata mais comumente devido a um crescimento natural do tecido prosttico e parte do processo de envelhecimento. Pode tambm se dever a um cncer ou a uma inflamo da prstata. Hiperplasia benigna da prstata Na maioria dos homens a prstata aumenta medida que envelhecem. Sob microscpio, esse aumento benigno (simple, no canceroso) visto como uma alterao chamada hiperplasia benigna da prstata, ou HBP. A razo exata para esse crescimeto ainda incerta, mas ela precisa de hormnios masculinos e no ocorre em homens castrados quando jovens. A maioria dos homens acima de 80 anos tem essa condio e cerca de metade deles apresenta algum sintoma decorrente disso. medida que a prstata aumenta, crescem ambos, epitlio estroma. s vezes a prstata no est muito aumentada e os sintomas so causados pela contrao do msculo no estroma que comprime abertura da bexiga e a uretra. A HBP inicia-se na parte interna da glndula e a medida que ela aumenta espreme a parte externa da glndula at que esta se reduza a uma fina camada, ento denominada cpsula. A HBP nunca se espalha para alm da glndula. No importa o tamanho que a prstata atinja, ela permanece coberta pela cpsula, como uma castanha em sua casca. Quando um mdico examina uma glndula com HBP, ela tem uma superfcie lisa com uma forma regular e uma consistncia elstica, em vez de dura. A no ser que ela cause os tipos de sintomas descritos acima neste captulo, o paciente no ir sentir nada de diferente simplesmente porque sua prstata est aumentada e a glndula parece funcionar normalmente. Cncer da prstata

O cncer da prstata mais comumente afeta a camada externa da glndula, mas medida que o tumor cresce e invade a parte central, ele vai obstruir a uretra.

Cncer da prstata A prstata um dos orgos que pode desenvolver tumores cancerosos. Estes usualmente se iniciam na parte externa da glndula e inicialmente podem no bloquear a uretra. Muitos homens com tumores tm, coincidentemente, HBP e so os sintomas desta que levam descoberta do cncer. Envolvendo a parte externa da glndula h uma fina camada de tecido que tambm chamada de cpsula, o que pode causar confuso. No incio, o tumor fica confinado a esta cpsula externa, mas, medida que cresce, espalha-se atravs da cpsula e cresce para dentro dos tecidos ao redor da prstata. Ele pode se espalhar por meio de clulas que se destacam dele. Estas so sequestradas pelas glndulas linfticas prximas prstata de onde podem-se desenvolver em turmores secundrios (metstases). O tumor tambm pode-se espalhar atravs dos vasos sanguneos, geralmente para os ossos da coluna e da pelve. Um mdico vai suspeitar de um tumor se h um ndulo duro na prstata, se esta como um todo est dura e sua forma irregular. Entretanto, tumores muito pequenos so impossveis de serem identificados. Prostatite A inflamao da prstata (prostatite) por infeco ou qualquer outra causa no incomum e pode ocorrer em todas as idades. Algumas vezes ela causa sintomas como os da cistite dor em queimadura durante a mico. Nos homens mais velhos, que j estejam sofrendo de HBP, ela pode exacerbar os sintomas prostticos. A prostatite pode causar sintomas muito vagos e ser difcil de diagnosticar. Adiante h mais informao sobre prostatite. Pontos centrais

Os sintomas prostticos podem ser obstrutivos ou irritativos. Os pricipais distrbios da prstata so: o Hiperplasia benigna da prstata (HBP). o Cncer de prstata. o Prostatites.

Fonte: Revista ISTO - Guia da Sade Familiar - Volume 17 - 06/2002

You might also like