You are on page 1of 21

Espaos Econmicos Internacionais - Nafta, Unio Europia e reas de influncia da China e do Japo

Instituto de Economia Universidade Federal do Rio de Janeiro

Marta R. Castilho

Objetivo e organizao
Como a integrao regional evoluiu nos ltimos anos principais tendncias em termos de configurao dos espaos integrados e efeitos sobre os fluxos de comrcio mundiais.
1. Intensificao na realizao de acordos de integrao nos ltimos 20 anos 2. Mudana no escopo dos acordos 3. Comrcio intra-regional crescente nos principais blocos comerciais 4. Tal crescimento est relacionado integrao produtiva dos pases, sobretudo na sia, responsvel por exportaes progressivamente mais sofisticadas (alta tecnologia).
Espaos Econmicos Internacionais Marta Castilho IE/UFRJ

Intensificao na realizao de acordos de integrao nos ltimos 20 anos:


profuso da assinatura de acordos regionais nos anos 90 e 2000

Atualmente todos os 153 membros da OMC fazem parte de pelo menos um acordo. Os pases da Amrica Latina, em mdia, so signatrios de 5 acordos.
Espaos Econmicos Internacionais Marta Castilho IE/UFRJ

diferentes coberturas e tipos de integrao


Os acordos podem ter diferenas em termos de abrangncia (disciplinas e setores cobertos) e em termos de profundidade (grau de compromisso e de liberalizao). Abrangncia:
Acesso a mercados (bens): nmero e relevncia dos produtos com reduo de barreiras, exceo de setores (agricultura, setores sensveis), tratamento de picos tarifrios. Servios: incluso de acordo referente ao comrcio de servios, cobertura de setores, listas positivas ou negativas, incluso de clusula referente ao movimento de pessoas. Investimento: incluso de clusulas genricas (inteno) ou especficas referentes proteo do investimento e no discriminao, previso de um mecanismo de soluo de controvrsias, incluso de proteo especfica ao investimento no setor de servios Propriedade intelectual: incluso do tema e referncia adeso s convenes internacionais Outros temas: Compras governamentais, Concorrncia, Instrumentos de defesa comercial, Barreiras tcnicas, sanitrias e fito-sanitrias, Mecanismos e rgo de soluo de controvrsias, Temas no-comerciais (normas trabalhistas, ambientais, direitos humanos, temas polticos e cooperao)
Espaos Econmicos Internacionais Marta Castilho IE/UFRJ

Mudana no escopo dos acordos:

diferentes coberturas e tipos de integrao Profundidade (depende dos objetivos):


Tipo de acordo: preferencial (cobertura parcial), Acordo de Livre Comrcio (liberalizao do comrcio entre os signatrios com manuteno de polticas comerciais autnomas), Unio Aduaneira (adoo de poltica comercial e tarifa comum), Mercado Comum (liberalizao do movimento de fatores capital e pessoas), Unio Monetria (adoo de poltica monetria e de moeda nica), Unio Poltica.

Mudana no escopo dos acordos:

Espaos Econmicos Internacionais Marta Castilho IE/UFRJ

Diferentes acordos, diferentes conseqncias econmicas


Tendncia recente de aumentar a abrangncia mas no necessariamente a profundidade dos acordos (a maior parte 83% dos acordos consiste em reas de Livre Comrcio e apenas 10%, Unies Aduaneiras). Compromissos crescentes = maior necessidade de coordenao de polticas econmicas (fiscal/monetria e cambial mas tambm produtivas, tecnolgicas, educacionais, etc.) e de mecanismos de compensao entre os Estados e regies a fim de criar condies iguais de competio entre as firmas. Benefcios crescentes: maiores ganhos de comrcio e de investimento, maior coordenao macroeconmica, estabilidade poltica. Custos crescentes: necessidade de se compensar pases/regies perdedoras, perda de autonomia na definio de certas polticas econmicas.
Espaos Econmicos Internacionais Marta Castilho IE/UFRJ

A institucionalidade da integrao UE27: integrao profunda (deep integration) NAFTA: acordo de livre comrcio com abrangncia de diversos temas no comerciais. ASEAN: acordo de livre comrcio, nfase na liberalizao de bens; realizao de acordos de livre comrcio de bens com seus principais vizinhos (Japo, China, Coria e ndia). Realizao tardia de acordos que reforam a integrao produtiva da regio. MERCOSUL: Unio Aduaneira imperfeita com ambio de mercado comum
Espaos Econmicos Internacionais Marta Castilho IE/UFRJ

Evoluo do intercmbio internacional de bens Crescimento comrcio mundial: fluxos de comrcio cresceram mais do que a produo nos ltimos anos Por que? Mudanas tecnolgicas e institucionais possibilitaram a reorganizao da produo atravs da separao das diversas etapas da produo dos bens, que foram distribudas em diferentes pases e/ou regies.
Fragmentao ou segmentao do processo produtivo; formao das redes produtivas internacionais ou das cadeias produtivas globais
Espaos Econmicos Internacionais Marta Castilho IE/UFRJ

Segmentao do processo produtivo e formao de redes produtivas globais


Fatores tecnolgicos (miniaturizao e avanos nas reas de informtica e telecomunicaes) possibilitaram, por um lado, a flexibilizao e a segmentao do processo produtivo, e, por outro, a reduo do tempo e do custo de acesso a informaes e bens. A possibilidade de se partilhar o processo produtivo levou a uma reorganizao das empresas, que passaram a utilizar de diversas estratgias de internacionalizao (sub-contratao, instalao de filiais multinacionais), de forma a aproveitar as vantagens comparativas dos pases em determinadas etapas do processo produtivo (atividades especficas e no mais em toda a cadeia produtiva). Fatores institucionais:
Desregulamentao da economia privatizao e investimento direto estrangeiro Liberalizao generalizada do comrcio: reduo dos custos de comrcio multilateral e regional

Efeitos sobre os fluxos internacionais de investimentos diretos e de comrcio.

Espaos Econmicos Internacionais Marta Castilho IE/UFRJ

Exportaes versus produo mundiais


400 350 300
ndice : base 1985 = 100

Exportaes mundiais

PIB mundial

250 200 150 100 50 0 1950 1955 1960 1965 1970 1975 1980 1985 1990 1995 2000 2005

Fonte: OMC.

Espaos Econmicos Internacionais Marta Castilho IE/UFRJ

Exportaes versus IDE mundiais


4,000 3,500 ndice base 1980 = 100 3,000 2,500 2,000 1,500 1,000 500 1970 1972 1974 1976 1978 1980 1982 1984 1986 1988 1990 1992 1994 1996 1998 2000 2002 2004 2006 2008 Fonte: OMC e UNCTAD. Exportaes (valor) IDE (valor)

Espaos Econmicos Internacionais Marta Castilho IE/UFRJ

Integrao produtiva regional como fator determinante para o desempenho global das exportaes
Alguns dados: 1. Participao dos grandes blocos no comrcio internacional e na produo mundial: Ascenso da sia e mudanas na geografia do comrcio mundial e da produo mundial 2. Importncia dos acordos regionais para o comrcio dos pases: parte crescente do comrcio se realiza dentro dos blocos 3. Composio setorial do comrcio total e do comrcio intra-regional: crescimento do comrcio de bens manufaturados (sobretudo, os de maior contedo tecnolgico) devido integrao produtiva (que mais elevada na sia).
Espaos Econmicos Internacionais Marta Castilho IE/UFRJ

Mudana na geografia do comrcio mundial: ascenso da sia

Espaos Econmicos Internacionais Marta Castilho IE/UFRJ

Deslocamento do eixo de dinamismo da economia mundial: ganho de peso da sia no PIB mundial

Espaos Econmicos Internacionais Marta Castilho IE/UFRJ

Parcela (%) das exportaes totais de cada bloco destinada aos demais pases membros

Importncia dos acordos regionais para o comrcio dos pases:

Espaos Econmicos Internacionais Marta Castilho IE/UFRJ

Composio das exportaes: importncia dos bens manufaturados de maior contedo tecnolgico para o dinamismo do comrcio
Mdia e alta tecnologia Outros produtos Manufaturados Prod. agrcolas e minerais no-manufaturados

Grau de integrao produtiva dos blocos econmicos


Peso (%) das exportaes de componentes e bens de capital nas exportaes totais segundo os parceiros (2009) ASEAN+3 China Coreia Japo ASEAN+3 NAFTA UE27 MERCOSUL Fonte: CHELEM 52.0 50.7 56.7 50.3 40.7 56.1 6.6 NAFTA 50.3 55.3 51.8 51.4 40.6 40.5 25.8 UE27 51.1 63.7 54.5 52.1 36.3 37.0 14.1 MERCOSUL 59.5 51.8 74.6 61.1 44.5 60.7 36.1 Mundo 53.2 56.3 55.2 51.8 39.9 40.6 19.0

sia: fbrica do mundo Grau de integrao produtiva mais elevado do que os demais blocos NAFTA, por exemplo: compra da sia, monta e vende uma parte para eles mesmos e outra para o resto do mundo.
Espaos Econmicos Internacionais Marta Castilho IE/UFRJ

Concluses: Oportunidades e ameaas para o Brasil


O movimento de regionalizao das economias no deu sinais de arrefecimento nos anos 2000 e o Brasil dever participar ativamente desse movimento. Porm, sua participao deve se dar no sentido de buscar uma melhor insero internacional atravs da participao nas cadeias produtivas globais. Para tal, o pas deve aproveitar suas vantagens competitivas associadas abundncia de recursos naturais: porm, deve buscar ir alm upgrade da pauta exportadora. A integrao com seus vizinhos fundamental para o fortalecimento da indstria brasileira (pelo lado da demanda mas tambm pelo lado da oferta) e, para tal, o Brasil deve assumir os custos de sua liderana na regio.
Espaos Econmicos Internacionais Marta Castilho IE/UFRJ

Polticas tecnolgicas, industriais e de capacitao que possibilitem o pas concorrer com uma potente e articulada indstria asitica.

Oportunidades e riscos para o Brasil


O movimento de regionalizao das economias no deu sinais de arrefecimento nos anos 2000 e o Brasil dever participar ativamente desse movimento. Ao mesmo tempo, a integrao produtiva parece estar na origem ou ao menos reforar o dinamismo das economias asiticas. Quais so as oportunidades e os riscos que tal cenrio coloca para o Brasil?

Concluses:

Oportunidades de participar das cadeias de produo globais, que antes se encontravam concentradas em poucas regies. Risco de participar das etapas menos nobres produtos padronizados onde a competio mais acirrada e que geram menos valor e menos benefcios para o restante da economia.

Espaos Econmicos Internacionais Marta Castilho IE/UFRJ

Oportunidades e riscos para o Brasil


O Brasil deve buscar aumentar sua participao nas cadeias produtivas globais, tentando se posicionar em segmentos do processo produtivo que sejam mais nobres (produtos de maior contedo tecnolgico, com maior potencial de gerar crescimento econmico). Para tal, o pas deve aproveitar suas vantagens competitivas associadas abundncia de recursos naturais: porm, deve buscar ir alm upgrade da pauta exportadora.
Necessidade de polticas tecnolgicas, industriais e de capacitao que garantam a possibilidade das empresas se integrarem nas fases mais virtuosas das cadeias produtivas.

Concluses:

A integrao com seus vizinhos fundamental para o fortalecimento da indstria brasileira (pelo lado da demanda mas tambm pelo lado da oferta) e, para tal, o Brasil deve assumir os custos de sua liderana na regio.

Espaos Econmicos Internacionais Marta Castilho IE/UFRJ

Fim

Espaos Econmicos Internacionais Marta Castilho IE/UFRJ

You might also like