You are on page 1of 12

Formato: papel em branco, formato A4 (21,0 cm X 29,7 cm), digitados no anverso da folha.

Recomenda-se a fonte tamanho 12 para o texto e tamanho 10 para as citaes longas e notas de rodap.Margem: esquerda e superior de 3,0 cm e direita e inferior de 2,0 cm. Espacejamento: todo o texto deve ser digitado com 1,5 de entrelinhas. As citaes longas, as notas, as referncias e os resumos devem ser digitados em espao simples. Os ttulos das sees devem ser separados do texto que os sucede por uma entrelinha dupla ou dois espaos simples. Notas de rodap: digitadas dentro da margem, ficam separadas com espao simples de entrelinhas e um filete de 3,0 cm a partir da margem esquerda. Indicativo de seo: o indicativo numrico precede seu ttulo, alinhado esquerda, somente com o espao de um caractere. Para os ttulos sem indicao numrica, ficam centralizados. Paginao: a numerao colocada a partir da primeira folha da parte textual, em algarismos arbicos, no canto superior da folham a 2,0 cm da borda superior, ficando o ltimo algarismo da borda direita da folha. Se o trabalho tiver mais de um volume a seqncia deve ser mantida no volume seguinte, a partir do texto principal. Numerao progressiva: utilizada para destacar o contedo do trabalho. Pode-se usar demais recursos existentes, como caixa alta, negrito etc. Citao: meno de uma informao extrada de outra fonte. Abreviaturas e siglas: quando aparecem pela primeira vez, deve-se colocar por extenso e a sigla entre parnteses. SITE OTIMO>>> http://www.trabalhosabnt.com/regras-normas-abnt-formatacao

INSTITUTO EDUCACIONAL CECLIA MEIRELES IECEM

EFEITO ESTUFA

Poes, 03 de Agosto de 2012

INSTITUTO EDUCACIONAL CECLIA MEIRELES IECEM

EFEITO ESTUFA

Trabalho realizado pelos alunos do 1 ano do Ensino Mdio: Huann Andrade, Jssica Bittencourt, Karolayne Cardoso, Laryssa Leite, Larissa Cunha e Rebeca Andrade; sob orientao da professora Augusto Jorge, referente disciplina Qumica como nota parcial da 3 Unidade do corrente ano.

Poes, 03 de Agosto de 2012

INSTITUTO EDUCACIONAL CECLIA MEIRELES IECEM

EFEITO ESTUFA POR Huann Andrade Jssica Bittencourt Karolayne Cardoso Laryssa Leite Larissa Cunha Rebeca Andrade

Trabalho apresentado disciplina de Qumica, como parte dos requisitos necessrios obteno de notas referente Terceira Unidade do corrente ano, do Instituto Educacional Ceclia Meireles.

Examinado Por: Prof Mestre Augusto Jorge Heine - Qumica

Poes, 03 de Agosto de 2012

SUMRIO FOLHA DE ROSTO .. FOLHA DE APROVAO ..................................................................... RESUMO ................................................................................................ ABSTRACT ............................................................................................ SUMRIO ............................................................................................... INTRODUO ........................................................................................ DESENVOLVIMENTO ............................................................................ 7.1. O QUE ? .................................................................................... 7.2. COMO OCORRE? ....................................................................... 7.3. QUAIS OS PROBLEMAS?........................................................... 7.4. QUAIS AS SOLUES? ............................................................ 8. CONCLUSO ......................................................................................... 9. REFERENCIAS ....................................................................................... 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7.

RESUMO

O efeito estufa um dos principais fenmenos naturais que propiciam condies na vida existente na Terra. Tem como objetivo manter equilbrio da temperatura, mas ainda sim a ao humana tem agravado resultados que promovem grandes alteraes climticas. O efeito juntamente ao humana assume uma postura perigosa, passando ento a aderir o conhecido nome de aquecimento global. um tema polmico, sendo muito discutido pela sociedade, mas pouco feito para reverter o mesmo. Deve-se lembrar de que todos tomem conscincia direta da gravidade que o mesmo causa, e assim encontrarem medidas plausveis para ameniz-lo e possivelmente deteriora-lo, pois sendo contnua esta ao, poder no existir vida no planeta. Suas ocorrncias so principalmente causadas pela queima de florestas e a exagerada utilizao de combustveis fsseis e por fim as grandes quantidades de gs carbono que so lanados na atmosfera. As principais solues seriam se toda a humanidade diminusse o desmatamento de florestas, por ser a maneira mais eficaz de reduzir os gazes estufas e estabilizar ento o aquecimento global. Inquestionavelmente o efeito estufa afeta tudo que vive e respira no planeta Terra.

Palavras-chaves: efeito estufa, fenmenos naturais, planeta terra, clima, florestas, queimadas.

ABSTRACT

The greenhouse effect is a main natural phenomena that provide the conditions existing life on Earth. Its objective is to maintain equilibrium temperature, but still human action has exacerbated results that promote climate variations. The effect coupled to human action assumes a dangerous position, then moving on to join the known name of global warming It is a controversial topic being widely discussed by society, but little is done to reverse it. It should be remembered that all are aware of the seriousness direct that the same cause, and so find plausible measures to mitigate it and possibly deteriorates it, because this action is continuous, there may be no life on the planet. Their occurrences are mainly caused by burning forests and excessive use of fossil fuels and finally the large amounts of carbon gas that are emitted into the atmosphere. The main solutions would be if all mankind would decrease the clearing of forests, to be the most effective way to reduce greenhouse gases and then stabilize global warming. Unquestionably the greenhouse effect affects everything that lives and breathes on the planet Earth.

Keywords: greenhouse effect, natural phenomena, planet earth, climate, forests burned.

INTRODUO

Encontra-se como as principais causas do efeito estufa: a queima de combustveis fsseis, tanto a nvel industrial como urbano; a devastao e queima de reas florestais como a floresta Amaznica; a associao destes e outros processos. Sendo assim, existem muitas controvrsias e muitas teorias sobre este assunto, onde algumas entidades ecolgicas intitulam as queimadas da Amaznia como um dos principais causadores do efeito estufa. Sendo assim o presente trabalho pretende demonstrar de maneira sucinta as diferentes interpretaes sobre as causas e consequncias das queimadas na Amaznia sobre o efeito estufa.

DESENVOLVIMENTO

- O QUE ? O efeito estufa um mecanismo atmosfrico natural que mantm o planeta aquecido nos limites de temperatura necessrios preservao da vida. Se no houvesse a proteo do efeito estufa, os raios solares que aquecem o planeta seriam refletidos para o espao. Assim, o efeito estufa a forma que a Terra tem para manter sua temperatura constante. A atmosfera altamente transparente luz solar, porm parte da radiao que recebe vai ser refletida de novo para o espao, ficando somente os que sero retidos na Terra. Tal fato deve-se principalmente ao efeito sobre os raios infravermelhos de gases como o dixido de carbono, metano e oznio presentes na atmosfera, que vo absorver esta radiao na Terra, permitindo ao efeito que os mesmos causam. Tendo como finalidade impedir que a Terra esfrie demais, pois se a Terra tivesse a temperatura muito baixa, certamente no teramos tantas variedades de vida. O efeito estufa um fenmeno fundamental para a vida terrestre, pois ele consiste na obteno de calor irradiado pela superfcie e pelas partculas de gases e de gua em suspenso na atmosfera evitando que a maior parte desse calor se perca no espao. A consequncia disto a manuteno do equilbrio trmico do planeta e a sobrevivncia de varias espcies animais e vegetais. Assim, caso a terra no fosse coberta por esse manto de ar, que a atmosfera, as condies seriam hostis vida, j que a mesma muito frgil e poderia assim nem se quer ter iniciado a sua formao. O efeito estufa atualmente tem colaborado com o aumento da temperatura terrestre. Na qual, pesquisas recentes informaram que tal sculo, tenha sido o mais quente dos ltimos 500 anos. O aumento da temperatura provocado pelo efeito estufa poder ocasionar o derretimento das geleiras e o aumento do nvel dos mares. J que nos ltimos anos, a concentrao de dixido de carbono na atmosfera tem aumentado cerca de 0,4%. Este aumento deve-se utilizao de petrleo, gs, carvo e destruio das florestas tropicais. Ocorre que, com a queima de florestas e a exagerada utilizao de combustveis fsseis, essas substancias so lanadas na atmosfera. Isso bloqueia o calor, aumentando a temperatura do planeta e provocando ainda mais o aquecimento global. - COMO OCORRE? O efeito estufa ocorre quando uma parte da radiao solar refletida pela superfcie absorvida por determinados gases presentes na atmosfera, entre os quais esto o gs carbnico ou dixido de carbono (CO2), o metano (CH4) e o xido nitroso (N2O). O efeito estufa faz com que a Terra seja comparada a painis de vidro, medida que isolam a Terra e impedem que entrem o calor produzido pelos raios infravermelhos do sol. O problema que a atividade

humana provocou um aumento insustentvel no numero intensificado do efeito estufa, produzindo assim o aumento da temperatura na Terra. Ele gerado pela derrubada de florestas e pela queimada das mesmas, pois so elas que regulam a temperatura, os ventos e o nvel das chuvas em diversas regies. Como as florestas esto diminuindo no mundo, a temperatura terrestre tem aumentado na mesma proporo. Outro fator que est agravando o efeito estufa o lanamento de gases poluentes na atmosfera, principalmente os que resultam da queima de combustveis fsseis. A queima do leo diesel e da gasolina nas grandes cidades tem colaborado muito para o efeito estufa. O dixido de carbono fica concentrado em determinadas regies da atmosfera formando uma camada que bloqueia a intensificao do calor. Esta camada de poluentes funciona como um isolante trmico do planeta Terra. Assim, o calor fica retido nas camadas mais baixas da atmosfera trazendo graves problemas ao planeta. - QUAIS OS PROBLEMAS? O efeito estufa afeta tudo o que vive e respira em nosso planeta. Ento, os pesquisadores se encontram em uma situao de extrema calamidade j que esto tentando encontrar meios para futuros problemas que possam ocorrer caso esta situao se agrave e persista. Uma das principais causas do efeito estufa so as queimadas. Pois so responsveis por 19% de tal problema. Temos tambm como consequncia do efeito estufa o derretimento das geleiras e o alagamento de ilhas e regies litorneas. E assim muitos animais que habitam nestas regies podem entrar em extino, j que muitos ecossistemas podero ser atingidos e espcies de vegetais e animais podero se encontrar na perda da fauna e flora. Logo, ocorrero drsticas mudanas climticas, onde temperaturas frias e midas enfrentariam perodos de estiagem, e ento podero ocorrer com mais intensidade os maremotos, furaces e enchentes. Alm disso, o fenmeno pode levar reas frteis a entrar em um processo de desertificao. - QUAIS AS SOLUES? Uma das solues mais adequadas para que se alcance um efeito estufa estabilizado, so as florestas tropicais. Para isso, precisamos diminuir a utilizao das queimadas e as constantes derrubadas das mesmas. Esta a soluo mais plausvel para conter o efeito estufa e manter o equilbrio agravado pelo lanamento de gases na atmosfera. Preocupados com estes problemas, so criadas ONGS e governos de diversos pases que j esto tomando medidas para reduzir a poluio ambiental e a emisso de gases na atmosfera. Um dos avanos foi o Protocolo de Kyoto, que prev a reduo de gases poluentes para os prximos anos. Porm, pases tem dificultado o avano destes acordos, j que acreditam que a reduo de gases afeta a industrializao do pas.

CONCLUSO Se analisarmos a emisso de gases na atmosfera, como uma consequncia para o aquecimento da Terra, encontraremos evidncias cientificas que comprovaro este fenmeno, bem como so indiscutveis as evidncias de que as queimadas emitem um grande nmero de gases que passam a funcionar na atmosfera como gases-estufa. Porm, na maioria dos casos a maior parte das informaes que tentam prever as consequncias do efeito estufa, so baseadas em teorias que ainda precisam ser comprovadas. Este fato admitido inclusive no relatrio do grupo GREENPEACE, que ao tentar demonstrar que a Terra esta tendo um aquecimento acelerado e que uma das causas deste aquecimento so as queimadas admite, em muitos momentos que pouco se sabe sobre as reais consequncias do efeito estufa. Alm disso, deve ser considerado que a emisso de CO2 na verdade e muito mais intensa e constante nas reas urbanas do que em regies como a Amaznia. Isto deve-se ao fato de que nas zonas urbanas as indstrias e a circulao de automoveis tem um ritmo acelerado e constante, ao passo que as queimadas antes de tudo esto relacionadas ao clima .

REFERNCIAS http://www.suapesquisa.com/efeitoestufa/ http://www.brasilescola.com/geografia/efeito-estufa.htm http://educar.sc.usp.br/licenciatura/2003/ee/Efeito_Estufa.html http://www.mundoquente.com.br/efeitoestufa.html http://ambientes.ambientebrasil.com.br/mudancas_climaticas/artigos/efeit o_estufa.html http://www.infoescola.com/geografia/efeito-estufa/

You might also like