You are on page 1of 4

Ana Paula Auditoria

Auditoria Governamental para Concurso

TPICOS FINAIS

1) Nos termos da Lei n. 8.443/92, as contas dos administradores e responsveis por bens e dinheiros pblicos sero anualmente submetidas a julgamento do Tribunal de Contas da Unio sob a forma de (AFC-CGU-2006): a)tomada ou prestao de contas. b)auditoria ou de fiscalizao. c)parecer regular, regular com ressalva ou irregular. d)parecer pleno, restritivo ou irregular. e)processo executivo.

2) Como tcnica (s) de trabalho, para a consecuo de suas finalidades, o Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal utiliza (AFC-CGU-2006) a)a tomada e a prestao de contas. b)a tomada de contas especial. c)a auditoria e a fiscalizao. d)a amostragem e a denncia. e)a circularizao.

3) Acerca das normas relativas audincia do auditado, assinale a opo incorreta (AFC-CGU-2006). a)Os servidores designados para a realizao dos trabalhos de auditoria devero, obrigatoriamente, durante os trabalhos de campo, dar conhecimento das ocorrncias identificadas aos responsveis pelas reas auditadas.

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

b)Concludos os trabalhos de campo, aps os esclarecimentos apresentados pelas reas auditadas, o titular do rgo ou unidade do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal responsvel pela realizao da auditoria dar conhecimento formal do Relatrio prvio ao dirigente mximo da unidade/entidade auditada. c)Os relatrios de auditoria a serem elaborados na etapa posterior dos trabalhos de campo, devero evidenciar as manifestaes ou justificativas apresentadas pelos gestores/dirigentes. d)Na hiptese de o rgo ou entidade auditada no encaminhar, nos prazos previstos, a manifestao a que se refere o item anterior, o rgo ou unidade do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal, responsvel pela realizao da auditoria, consignar no relatrio, certificado de auditoria e parecer do dirigente, que o rgo ou entidade auditada no exerceu o direito de resposta. e)Emitido o relatrio, o certificado de auditoria e o parecer do dirigente do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal, com o posicionamento final, a unidade de controle interno remeter o processo ao Tribunal de Contas da Unio.

4) Na emisso do Relatrio de Auditoria realizada com base no processo de Tomada e Prestao de Contas do rgo ou entidades examinadas, necessrio que se atenda aos seguintes requisitos, exceto (AFC-CGU-2006): a)identificar o nmero do processo, o perodo examinado e a unidade ou entidade examinada. b)indicar as normas que instruam o processo de Tomada ou Prestao de Contas. c)identificar o passivo trabalhista do rgo ou entidade examinada. d)definir o objetivo da auditoria e identificar as demonstraes financeiras examinadas, no caso de auditoria contbil. e)declarar ter o exame sido efetuado por amostragem, na extenso julgada necessria e de acordo com as normas de auditoria aplicveis ao Servio Pblico Federal.

5) Os tipos de certificados de auditoria governamental so (TCE-CE-Auditor/2006): (A)sem ressalva, com ressalva e com absteno de opinio. (B)de legalidade, de legalidade com ressalvas e de ilegalidade. (C)de regularidade, de regularidade com ressalvas e de irregularidade. (D)de regularidade com nfase, regularidade e regularidade com ressalvas. (E)favorvel, com absteno de opinio e adverso.

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

6) Em relao tomada ou prestao de contas, analise as afirmativas a seguir: I. A deciso do Tribunal de Contas que julgar irregular a tomada de contas dos administradores pblicos definitiva e seu mrito no poder ser apreciado pelo Poder Judicirio. II. Terminativa a deciso pela qual o Tribunal de Contas julga as contas regulares, regulares com ressalva ou irregulares. III. Quando julgar as contas regulares com ressalva, o Tribunal de Contas dar quitao ao responsvel e determinar a adoo de medidas necessrias correo de impropriedades ou faltas identificadas. IV) As contas sero consideradas iliquidveis pelo Tribunal de Contas quando caso fortuito ou de fora maior, comprovadamente alheio vontade do responsvel, tornar materialmente impossvel o julgamento de mrito.

Esto corretas as afirmativas:

(A)I e II. (B)I e III. (C)II e III. (D)III e IV. (E)II, III e IV.

7) A tcnica de auditoria denominada rastreamento consiste em (MPUND-Anal-Per-Contabilidade/FCC2007) (A)reviso de memrias de clculos ou a confirmao de valores por meio do cotejamento de elementos numricos correlacionados, de modo a constatar a adequao dos clculos apresentados. (B)corte interruptivo das operaes ou transaes para apurar, de forma seccionada, a dinmica de um procedimento, representando a fotografia do momento-chave de um processo. (C)investigao minuciosa, com exame de documentos, setores, unidades, rgos e procedimentos interligados, visando dar segurana opinio do responsvel pela execuo do trabalho sobre o fato observado.

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

(D)cotejamento de informaes obtidas de fontes independentes, autnomas e distintas, no interior da prpria organizao, com o objetivo de procurar a consistncia mtua entre diferentes amostras de evidncia. (E)verificao dos registros constantes de controles regulamentares, relatrios sistematizados, mapas e demonstrativos formalizados, elaborados de forma manual ou por sistemas informatizados.

8) Na auditoria governamental, o documento que representa a opinio do Sistema de Controle Interno sobre a exatido e regularidade da gesto (ou no) e a adequao das peas examinadas (ou no) denominado (MPUND-Anal-Per-Contabilidade/FCC-2007) (A)Registro de constataes. (B)Parecer conclusivo. (C)Certificado. (D)Parecer sem ressalva. (E)Relatrio de auditoria.

GABARITO:

1) 2) 3) 4) 5) 6) 7) 8)

A C E C C D C C

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

You might also like