You are on page 1of 10

E. E. M.

Governador Adauto Bezerra Laboratrio de Cincias da Natureza e Matemtica

ROBTICA EDUCACIONAL CONTRIBUINDO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDISADO

Francisco Iran Pinho Junior Professor Responsvel

MONSENHOR TABOSA CEAR 2012

1. Dados da Escola
Nome da Escola: INEP: E. E. M. Governador Adauto Bezerra 23089164 Endereo (Rua, Nmero): Bairro: Rua So Sebastio, 147 Quadras Municpio: CEP: CREDOR: Monsenhor Tabosa 63780-000 72982 Telefone: Fax: E-mail: (88) 3696-1613 (88) 3696-1613 egovadauto@escola.ce.gov.br Diretor(a) da Escola: CPF: RG: Mozart Galvo Monteiro Neto 972.683.213-68 98097187845 CREDE da Escola: 13 Crates Modalidade de Ensino: N de Alunos Matriculados em 2011: Tipificao da Escola: Mdio 432 B

2. Dados do Projeto
Ttulo: Robtica Educacional e SPAECE Professor Responsvel pelo Projeto: Francisco Iran Pinho Junior CPF: RG: 000.751.033-03 3470158-2000 Telefones: E-mail: (88) 3696-1379 (88) 9908-9551 fipjr@hotmail.com Formao: Vnculo: Licenciatura Plena em Biologia e Qumica ( ) Efetivo ( X ) Temporrio Abrangncia do Projeto: - Nmero de Turmas Envolvidas com o Projeto: 18 - Nmero de Alunos Beneficiados: 440 - Durao do Projeto: incio: 27 / 02 / 2012 Trmino: 30 / 11 / 2012

3. Assinatura do Responsvel (Diretor)


Local: Monsenhor Tabosa, CE Data: Assinatura:

4. Visto do Conselho Escola


Local: Monsenhor Tabosa, CE Data: Assinatura:

5. Caracterizao do Projeto A insero da tecnologia como forma de auxlio na educao um dos grandes debates abertos no Brasil. Em pases de primeiro mundo esse assunto j foi superado, pois a maioria da populao j tem acesso a recursos tecnolgicos como computador, internet e programas educativos na escola e at na prpria residncia. Por outro lado, a realidade brasileira aponta para o uso intenso de solues livres, abrindo assim um campo interessante para disseminao de tecnologia de baixo custo para governos e entidades. Vivemos em uma sociedade onde ter competncia no uso da tecnologia e desenvolvimento de atividades em grupo so elementos fundamentais para o sucesso. A escola, sensvel a esta realidade, tem se empenhado em atender aos anseios e necessidades resultantes das mudanas que ocorrem na sociedade. Isto se d com a aplicao de metodologias que valorizam o aprender pelo fazer, a compreenso e no apenas a assimilao de contedos. A formao de professores e a oferta de recursos tecnolgicos adequados aos processos de ensino aprendizagem so meios importantes para a formao do cidado nessa que denominada sociedade do conhecimento. (CHELLA, 2002) A robtica aliada educao prope uma maior interao professor/aluno, permitindo que ambos experimentem, atravs da busca, um aprendizado constante. Assim, a robtica educacional transforma a aprendizagem em uma vivncia divertida e construtiva, levando para dentro da escola os princpios da cincia e da tecnologia. (GROCHOCKI e SILVA, 2012) A tcnica pedaggica possvel de ser aplicada do questionamento e da investigao. O aluno trabalha com conceitos da matemtica, fsica, qumica, mtodos matemticos e numricos, teoria de controle de sistemas de computao, contedos de mecnica, processos de fabricao e materiais, alm de sistemas eletrnicos, digitais, eletrnica de potncia, sistemas de aquisio de dados, ecologia, etc. As teorias absorvidas em sala de aula so transformadas em ideias que estimulam o aluno a sempre querer aprender mais, instiga a voracidade em absorver novos conhecimentos e tecnologias. A robtica educacional procura auxiliar o aluno na construo do aprendizado adquirido em sala de aula, podendo ser usada para melhorar os ndices dos mesmos em avaliaes externas como o SPAECE, OBA e OBMEP, por exemplo.

6. Justificativa Conforme aponta Zilli (2004), alm de propiciar ao educando o conhecimento da tecnologia atual, a robtica educacional potencializa as seguintes competncias: raciocnio lgico; habilidades manuais e estticas; relaes interpessoais e intrapessoais; utilizao de conceitos aprendidos em diversas reas do conhecimento para o desenvolvimento de projetos; investigao e compreenso; representao e comunicao; trabalho com pesquisa; resoluo de problemas por meio de erros e acertos; aplicao das teorias formuladas atividades concretas; utilizao da criatividade em diferentes situaes; capacidade crtica. Como forma de aplicar na prtica os conceitos difundidos anteriormente, iniciou-se um trabalho em 2011 com alunos do 1, 2 e 3 ano do Ensino Mdio, na faixa etria de 14 a 17 anos, da E. E. M. Gov. Adauto Bezerra na cidade de Monsenhor Tabosa. Estes alunos foram divididos em turmas com o intuito de aprenderem conceitos relacionados fsica, matemtica, qumica e biologia, de uma maneira extremamente prtica, utilizando como base a robtica. Um dos projetos desenvolvidos pelos alunos competiu na V Feira Regional de Cincias e Cultura realizada na cidade de Crates e ganhou a credencial para a participao na V Feira Estadual de Cincias e Cultura, realizada em Fortaleza. Este projeto vem com o intuito de garantir a continuidade dos trabalhos iniciados no ano de 2011 garantindo assim a participao da escola em feiras e competies de robtica a nvel regional, estadual e at nacional, e ainda o melhoramento dos ndices escolares dos alunos.

7. Objetivos, Metas e Atividades Objetivo Geral Implantar de forma definitiva a Robtica Educacional na E. E. M. Gov. Adauto Bezerra promovendo ao educando o estudo de conceitos multidisciplinares, como fsica, matemtica, geografia, entre outros. Estimulando a criatividade e a inteligncia melhorando assim os ndices escolares dos mesmos. Objetivos Especficos Adquirir kits de robtica educacional para a escola; Promover aulas de robtica educacional abordando conceitos interdisciplinares; Incentivar os alunos a desenvolverem projetos de robtica visando participao em feiras e eventos tecnolgicos.

Metas Implantar a Robtica Educacional na escola e, de forma construtivista, colaborar com o ensino-aprendizagem dos alunos participantes do projeto. Criar o Clube ABtron onde os alunos participantes (monitores) auxiliaro os demais alunos a desenvolverem projetos na rea de robtica e a fim de apresent-los em feiras realizadas pela escola e demais eventos.

Atividades Aulas expositivas: duas vezes por semana durante todo o ano. Sero abordados conceitos tericos sobre diversos assuntos relacionados robtica, como fsica, matemtica, informtica, programao, eletrnica digital e analgica, mecnica entre outros assuntos. Aulas prticas: duas vezes por semana durante todo o ano. Sero postos na prtica os conceitos tericos abordados. O aluno desenvolver projetos de robtica utilizando os conceitos aprendidos nas aulas expositivas. Seminrios: uma vez por ms durante todo o ano. Os alunos apresentaro os resultados obtidos em seus projetos, apontando as dificuldades enfrentadas e as metas para contorn-las, indicando quais objetivos foram ou no foram alcanados. Participao da Olimpada Brasileira de Robtica e em Feiras de Cincias e Cultura

8. Metodologia e Estratgia de Ao Logo no comeo do ano o projeto ser apresentado aos alunos das turmas de 1, 2 e 3 anos do ensino mdio e sero motivados a participarem de um processo seletivo para compor o Clube de Robtica da escola. Aos que se inscreverem para o teste, ser aplicado um teste, extrado da Olimpada Brasileira de Robtica, a fim de selecionar os alunos para serem monitores do Clube de Robtica da escola, que tero a responsabilidade de auxiliarem os demais alunos em seus projetos. Feita a seleo dos alunos monitores, haver um treinamento com os mesmos duas vezes por semana durante um ms. Em meados de maro comearo os encontros com os demais alunos, onde os mesmo tero duas aulas expositivas e duas praticas, e ao final de cada ms teremos um momento para expor os avanos nos projetos. Neste dia sero explicitadas as dificuldades encontradas, quais metas foram ou ainda faltam ser alcanadas. Esse momento ser importante, pois teremos vrios debates e apresentaes por computador onde ser feita uma troca de ideias entre os participantes, melhorando anda mais a relao entre os mesmos e proporcionando uma difuso dos conhecimentos adquiridos pelos mesmos. Ao final de cada bimestre ser realizada uma avaliao e/ou testes para medir o grau de conhecimentos dos alunos a fim de verificar se o projeto est sendo executado com xito. As equipes realizaro, ao longo do ano, projetos de robtica e em outubro ser selecionado o que mais se destacar para representar a escola na feira regional, visando a participao na feira estadual e dependendo dos resultados alcanar o nvel nacional.

9. Resultados e Impactos Esperados Espera-se com esse projeto: gerar o hbito de se estabelecer um plano de trabalho; garantir que o prprio aluno seja capaz de avaliar seu desempenho; utilizar conceitos aprendidos em outras reas do conhecimento para o desenvolvimento de seus projetos; estimular o crescimento individual atravs da troca de projetos e ideias; levar o aluno a reconhecer que os erros podem gerar um processo de reflexo o que permitir sua correo e garantir maior segurana na resoluo de problemas; desenvolver o senso de responsabilidade e despertar a curiosidade; desenvolver a confiana e autoestima; reconhecer a contribuio pessoal de cada um dos integrantes das equipes; desenvolver diversas habilidades, ao apresentar situaes que desafiam o raciocnio; planejar atividades, desenvolv-las e avaliar o resultado final; refletir sobre o erro e perder o medo de errar; praticar a reciclagem de materiais; desenvolver autossuficincia na busca e obteno de conhecimentos.

Todas essas competncias/habilidades pode ter influncia direta ou indireta no cotidiano escolar do aluno. A robtica pode ser vista como algo confinado ao campo da informtica ou da eletrnica, mas envolve diversas reas do conhecimento humano, desde a biologia at a psicologia. A Histria mostra que os grandes avanos foram feitos a partir da curiosidade de pessoas simples, embora gnios em formao. Com a implantao de aulas de robtica, oportunizar-se- aos alunos que desenvolvam seu gnio interior potencializando suas habilidades nas disciplinas de portugus e matemtica para que os mesmo possam ter um melhor rendimento no SPAECE, na OBA e na OBMEP e efetivamente prepararem um futuro melhor para o Cear e para o Brasil.

10. Riscos e Dificuldades a Serem Enfrentados Talvez o maior risco a ser enfrentado seja a evaso dos alunos do projeto. Como nossos alunos acabam chegando ao ensino mdio sem uma base slida nas disciplinas de portugus, matemtica e nas cincias exatas, se torna bastante difcil compreender alguns conceitos impostos pela robtica, como lgica de programao, lgica booleana, eletrnica analgica e digital, fsica aplicada, entre outros. Toda essa dificuldade que os alunos tero no incio do projeto acabar acarretando em desistncia do projeto. Cabe ento ao professor orientador a se planejar e se capacitar para que as aulas sejam atrativas e que os alunos participantes possam ir adquirindo os conhecimentos necessrios e de forma gradativa ao longo do curso. Cabe tambm ao professor orientador a instigar os alunos a serem autossuficientes na obteno de conhecimentos e orientar que o erro apenas uma etapa no processo de aprendizagem. O aluno dever reconhecer seus erros e atravs de pesquisa e debates com outros alunos tentar solucionar esses erros.

11. Referncias CHELLA, M.T. Ambiente de Robtica Educacional com Logo In: XXII Congresso da Sociedade Brasileira de Computao SBC2002, Florianpolis, SC, 2002. GROCHOCKI, Luiz Rodrigo e SILVA, Rodrigo Barbosa e. Robtica Educacional. Barbosa e Silva & Grochocki Ltda. Acessado em http://www.roboticaeducacional.com.br no dia 7 de janeiro de 2012. Zilli, S. do R. A Robtica Educacional no Ensino Fundamental: Perspectivas e Prtica. Dissertao de Mestrado em Engenharia de Produo, Universidade Federal de Santa Catarina, 2004.

12. Oramento do Projeto Permanentes (Equipamentos)


ITEM 1 DESCRIO Kit de Robtica Modelo G-6 Constitudo pelos seguintes componentes: .1 - Interface GANATECH 1 para robs fixos (plugados ao computador); .2 - Interfaces GANATECH 2 para robs mveis (autnomos); 12 - Servomotores (6 rotao, 6 posio); 4 - Sensores de toque; 2 - Sensores Liga/Desliga; 4 - Sensores Infravermelho; 2 - Sensores de luminosidade; 2 - Cabos de comunicao Serial DB9; 1 - Cabo USB 1,5m; .1 Cabo conversor USB / Serial 2 - Conexes de alimentao 0,6 m; 2 - Conexes com sensor 0,6 m; 1 - Fonte de alimentao 9V, 1A, 110/220 V; 2 - Fontes de alimentao 12V, 1A, 110/220 V; .6 - Pilhas recarregveis; .1 - Sensor de Temperatura + Carregador; 1 - Software de uso livre e bibliotecas. QTDE 1 PREO UNT 6000,00 TOTAL 6000,00

Servios
ITEM 1 DESCRIO Capacitao Para Robtica Educacional Oficina de capacitao tcnica "in loco" limitado ao nmero de 10 professores/alunos, com durao de 10 horas presenciais e suporte tcnico e didtico distncia. QTDE 1 PREO UNT 1000,00 TOTAL 1000,00

Elemento de Despesa
Permanentes Servios TOTAL

Total
6000,00 1000,00 7000,00

You might also like