You are on page 1of 9

Contribuies do etanol de cana-de-acar na mitigao dos gases do efeito estufa Contributions of cane sugar ethanol in mitigation of greenhouse gases

Contribuciones de etanol de caa de azcar la reduccin de gases de efecto invernadero


Marcia N. C. Harder1; Aderbal Almeida Rocha*; Aline Grella Campos*; Daniel Rodrigo Shiroma*; Shigemitsu Shiroma*.

Resumo Na atual conjuntura, o mundo se depara com a preocupante situao do aquecimento global e as mudanas climticas que esto ocorrendo, sendo necessrio o desenvolvimento, o aperfeioamento e a utilizao de tecnologias limpas e sustentveis, capazes de substiturem o uso de fontes fsseis que contribuem, em parte, com a emisso dos gases do efeito estufa. Este trabalho teve o objetivo de realizar um levantamento sobre a utilizao do etanol de cana e verificar se sua influncia positiva, em relao mitigao ou seqestro de carbono. Palavras-chave: combustveis verdes; seqestro de carbono; aquecimento global.

Abstract At the present time, the world is faced with the alarming situation of global warming and climate change. This situation has made necessary the use, development, and perfecting of clean and sustainable technologies for the replacement of fossil fuels, which contribute to the emission of greenhouse gases. This study surveys the use of cane sugar

Prof Dr do Curso de Graduao em Tecnologia de Biocombustveis da FATEC Piracicaba. Autor correspondente. E-mail: mnharder@terra.com.br *Acadmicos do Curso de Graduao em Tecnologia de Biocombustveis da FATEC Piracicaba.

84

ethanol in order to verify whether its influence on carbon mitigation and sequestration in the context of global warming is positive or negative. Keywords: green fuels; carbon sequestration; global warming. Resmen En la coyuntura actual, el mundo se enfrenta a la situacin alarmante del calentamiento global y el cambio climtico que se estn produciendo, llamando a la necesidad de que el uso, desarrollo y mejora de las tecnologas limpias y sostenibles, capaces de sustituir el uso de combustibles fsiles, que contribuyen en parte con la emisin de gases de efecto invernadero. Este estudio tuvo como objetivo realizar una encuesta a algunos de etanol y si su influencia es positiva o no, en relacin con la mitigacin o la retencin de carbono en el contexto del calentamiento global. Palabras clave: combustibles verdes, el secuestro de carbono, el calentamiento global.

Introduo A crescente preocupao com o aquecimento global e as mudanas climticas ocorridas e previstas, tem levado busca de fontes de energia renovveis que possam substituir parcialmente o uso de combustveis fsseis, em especial no transporte e assim contribuir para a reduo da emisso dos gases de efeito estufa. A maior parte da energia gerada para movimentar veculos, indstrias e at mesmo para cozinhar alimentos (GLP) advm de fontes no-renovveis (86,0 %), que liberam na natureza inmeros elementos poluentes, inclusive os gases de efeito estufa. Em termos mundiais, somente 14,0 % da produo de energia de origem renovvel. Dentre as fontes de energia primria no-renovveis, o petrleo destacase tanto em pases desenvolvidos como em pases em desenvolvimento, respondendo por 39,7 % da produo mundial. J no Brasil, o petrleo equivale a 42,4% da produo de energia primria, no entanto, 46,6% da energia total produzida, no perodo 2000-2003, foram provenientes de fontes renovveis (FREITAS e FREDO, 2005).

85

Para colaborar na transio de um setor energtico mais sustentvel no futuro, a utilizao de combustveis verdes surge, mundialmente, como possvel alternativa para a reduo das emisses de Gases de Efeito Estufa (GEE). O combustvel de origem renovvel produzidos a partir da biomassa atualmente tem importncia significativa pelo fato do gs carbnico, emitido na queima de combustvel, ser reabsorvido pelo processo de fotossntese na produo de combustveis renovveis, tornando neutro o seu uso. Entre os biocombustveis, est o etanol, produzido no Brasil a partir da cana-de-acar. Os Estados Unidos produzem o etanol a partir do milho e a Europa a partir da beterraba. Porm, o processo de produo de etanol que permite o melhor ganho na relao custobenefcio o da cana-de-acar, pois alm do custo de produo ser o mais baixo por litro produzido, o que possui o melhor balano energtico (IEL, 2008). O aumento da demanda futura de etanol, tanto para abastecer o mercado interno como para exportao, no implica necessariamente a degradao do solo, da fauna e da flora e transformar a cana-de-acar em cultura dominante, predatria e degradativa, pois deve-se investir em sistemas de produo que utilizem as boas prticas agrcolas, causando o menor impacto possvel ao ambiente.

Reviso de literatura Histrico O conceito de combustveis verde, limpo, ou ecologicamente correto so formas como os meios de comunicao se referem aos biocombustveis. Estes surgiram quando Rudolf Diesel, o pai do motor a diesel, props a possibilidade de utilizar leo de amendoim como combustvel h cerca de cem anos, apresentando em Paris o projeto que o imortalizou. Porm o baixo custo do petrleo at a dcada de 1970, no entanto, provocou o desinteresse de qualquer projeto nesse sentido (SANTANNA, 2003). No Brasil em 1975, na primeira crise mundial do petrleo, o governo criou o Programa Nacional do lcool (Prolcool). Aps o entusiasmo inicial, o produto enfrentou crises de escassez e amargou o descrdito nos anos 90, a extino do Instituto do Acar e do lcool (IAA), marcou o fim da interveno governamental no setor, mas o etanol continuou a ser misturado gasolina e retornou com xito em

86

2003, com o lanamento dos carros bicombustveis (flex fuel), consagrando a utilizao do etanol como alternativa para a frota automotiva (NOEL, 2007). Desde que se observou que a temperatura da Terra vem aumentando, devidos aos gases resultantes da queima de combustveis fsseis, vrias medidas foram tomadas para amenizar os efeitos advindos desse problema, sendo que o Protocolo de Quioto, no qual os pases desenvolvidos signatrios comprometem-se a reduzir as emisses desses gases e logo o lcool brasileiro ganha mais um papel importante de contribuir para a mitigao dos gases de efeito estufa, em especial o CO2, pois as culturas e resduos de terras agrcolas podem ser usados como fonte de combustvel, diretamente ou aps a converso para combustveis como o etanol ou o diesel. Essas matrias primas bioenergticas tambm liberam CO 2 com a combusto, mas esse carbono de origem atmosfrica recente (via fotossntese) e no carbono fssil. O benefcio efetivo dessas fontes de bioenergia para a atmosfera equivalente ao deslocamento de emisses de combustveis fsseis, descontadas as emisses resultantes de produo, transporte e processamento (FBDS, 2010).

Principais Matrias-primas Os combustveis verdes so originrios de fontes renovveis, como etanol (produzido a partir da cana-de-acar e milho), biogs (produzido a partir da biomassa), biodiesel, entre outros. O etanol produzido principalmente a partir de fontes renovveis, por meio da converso de acares (cana-de-acar, beterraba e uva), de amido (milho, trigo, batata e mandioca), ou de celulose (madeira, resduos industriais ou agrcolas), destacando-se por ser um lquido de baixa toxidez, inflamvel e principalmente por conter oxignio em sua estrutura qumica, possibilitando que a queima do combustvel no motor ocorra de forma mais completa e resulte em menor emisso de poluentes (BRASIL, 2007). No Brasil o etanol, para uso combustvel, produzido exclusivamente de canade-acar. Com os avanos observados na rea de biotecnologia, provvel que no futuro seja possvel produzir etanol em escala comercial e a custos competitivos a partir de materiais que contm celulose e hemi-celulose, como o bagao e a palha da cana-de-acar, possibilitando aumento substancial na produtividade.

87

Balano Energtico e Emisso de Gs Carbnico O balano energtico o parmetro mais adequado para definir a viabilidade tcnica de qualquer programa bioenergtico. Como o balano positivo altamente dependente do rendimento da cultura e do menor consumo de N-fertilizante, para o caso de culturas de baixa produo de leo as alternativas so o melhoramento gentico e a otimizao da contribuio da fixao biolgica de N2 atravs da adubao verde, permitindo reduzir ao mnimo a adubao nitrogenada (BRASIL, 2007). O etanol da cana-de-acar produzido no Brasil considerado atualmente a melhor alternativa para a reduo da emisso de GEE. Quando comparado com etanol produzido em outros pases, a partir de diferentes matrias-primas, e com o biodiesel, o produto brasileiro apresenta a maior reduo de GEE e o menor custo por tonelada de GEE evitado (SZWARC, 2010).

Objetivos Levantar as contribuies do etanol na emisso dos gases do efeito estufa e verificar se sua influencia positiva, em relao mitigao ou seqestro de carbono no contexto do aquecimento global. Determinar se a produo do etanol da cana-de-acar tem balano positivo ou negativo, em relao retirada de carbono da atmosfera e conseqentemente auxiliar na diminuio dos efeitos estufa sobre o planeta.

Discusso A cana-de-acar produz energia limpa (pelo menos em grande parte) e teoricamente poderia amenizar alguns dos efeitos do aquecimento global. Se a cana tiver mesmo esse potencial, ele estaria relacionado a uma diminuio das emisses e combustveis fsseis e no potencial de seqestro de carbono (BUCKERIDGE, 2010). O carbono emitido em forma de gs carbnico (CO2) por meio da queima de etanol de cana-de-acar, um carbono que havia sido previamente absorvido pelas plantas, alguns meses atrs, assimilado pelas folhas atravs da fotossntese e incorporado primeiramente na forma de sacarose. A sacarose pode ser

88

transformada em amido e tambm na forma de celulose. As plantas equilibram seu metabolismo entre essas diferentes formas de armazenamento de carbono. medida que crescem, as plantas usam a sacarose e o amido para a produo de mais celulose (BUCKERIDGE, 2010). Antes da Revoluo Industrial, no final do sculo 18 e 19 na Europa e no incio do sculo 20 no Brasil, a concentrao atmosfrica de CO 2 (o principal gs gerador de efeito estufa) era de 0,028% do ar atmosfrico. Com o uso intenso de combustveis fsseis (derivados do petrleo), a concentrao foi aumentando e atualmente j estamos medindo cerca de 0,038%. Parece pouco, mas como o gs carbnico um dos gases causadores do efeito estufa, ele promove aumento significativo da temperatura na atmosfera, que segundo as previses de modelos meteorolgicos atuais poder provocar alteraes no clima de vrias regies da Terra. Uma das solues possveis para amenizar esses efeitos aumentar o que chamamos de seqestro de carbono. Essa expresso refere-se a qualquer processo que armazene carbono por longo perodo em forma no gasosa como a madeira, que no eficaz em contribuir como o efeito estufa. Isto ocorre porque quando a celulose armazenada no xilema (vasos que transportam gua e nutrientes na planta), que um tecido com a maioria das clulas mortas, o carbono fica preso e s ser liberado novamente para atmosfera quando a planta morrer e a madeira apodrecer ou for queimada. Para que o seqestro de carbono seja significativo, necessrio que o carbono fique armazenado por um perodo longo o suficiente para que a emisso de carbono para a atmosfera diminua, evitando o aumento da temperatura e o aquecimento global. Assim, se poderia dizer que o uso de lcool como combustvel seria capaz de mitigar os efeitos do aquecimento global, ou seja, diminuir seu impacto futuro (BUCKERIDGE, 2010).

A cana e o etanol combustvel O potencial de mitigao da cana-de-acar quando usada para a produo de biocombutvel, evidenciou que cada planta com um ano de idade, totalmente desidratada, pesa em mdia 2,5 kg, destes, 1,5 kg correspondem ao colmo, parte da planta utilizada para a produo de lcool. Como no mnimo 40 % deste colmo

89

composto de carbono, cada planta teria cerca de 0,6 kg (600 gramas) de carbono (BUCKERIDGE, 2010). A produo de cana-de-acar no Brasil na safra 2009/2010 foi de 541,5 milhes de toneladas (UNICA, 2010). Porm, preciso lembrar que o caule da canade-acar possui 90 % de gua que para os clculos de percentagem de carbono no podem contar. Tirando a gua, o montante seria de 40 milhes de toneladas de material seco, o que equivale a 16 milhes de toneladas de carbono. Isto foi o que foi transformado em Etanol e acar, cerca de metade (8 milhes) para cada um. Ambos retornam atmosfera em forma de gs carbnico, o primeiro na forma de resduo da queima por combusto e o segundo como emisso de gs carbnico pela nossa respirao ao consumir a energia do acar e respirar (BUCKERIDGE, 2010). Portanto, ao consumir etanol combustvel, deixaremos de emitir para a atmosfera cerca de 8 milhes de toneladas de carbono a partir de combustveis fsseis. Em comparao com o ano de 2000, as emisses mundiais conjuntas de carbono para a atmosfera na forma de combustveis fsseis para a produo de petrleo, gs natural, carvo e cimento chegaram casa de 6,5 bilhes de toneladas de carbono. Por esse nmero, podemos dizer que a nossa produo de cana teria um potencial de reduzir apenas 0,125 % do total de emisses (BUCKERIDGE, 2010).

A floresta e emisso dos gases do efeito estufa Em termos de seqestro de carbono, as florestas reduzem enormemente o estoque de carbono na atmosfera. S na Amrica do Sul, que possui a terceira maior floresta do mundo (a maior tropical, que a Amaznia), estima-se um estoque de 70 bilhes de toneladas de carbono, isto significa que localmente os nossos 8 milhes de toneladas de carbono, a partir da cana corresponderiam ao estoque de carbono de cerca de 0,01 % da floresta tropical. Agora, ao pensarmos globalmente, o total de carbono armazenado em nossas principais florestas est na casa de 1,2 trilhes de toneladas. Isto equivale a dizer que os nossos 8 milhes a partir da cana-de-acar equivalem a 0,0007 % do total de carbono armazenado em todas as florestas do mundo. Algumas estimativas sugerem que s as queimadas na floresta amaznica emitem cerca de 3 bilhes de toneladas de carbono em 1 ano. Imaginemos ento 90

que consigamos diminuir as queimadas para dez vezes menos que esse valor. Estaramos, assim mesmo, emitindo um total de carbono muito maior do que conseguimos produzir com as plantaes de cana (BUCKERIDGE, 2009).

Consideraes Finais A importncia da cana-de-acar em termos de seqestro de carbono no chega a um milsimo do que se emite de carbono ao queimar a Amaznia. A canade-acar poder se beneficiar com o aumento do gs carbnico na atmosfera, aumentando a biomassa em at 50 %, o potencial de seqestro de carbono da cana nem sequer arranhar o potencial das florestas tropicais. Por outro lado, dados recentes do laboratrio de Botnica da USP sugerem que plantas jovens de rvores da Mata Atlntica armazenam mais carbono quando crescem em atmosfera artificial com o dobro de CO2 em comparao atual. Os dados sugerem mdia de 20 kg de carbono por tonelada (2 %) seriam armazenados a mais durante a vida de cada rvore. Se for implantados programas de recuperao de florestas que nos levassem a aumentar somente em 10 % as florestas (isto significa parar de queimar e comear a recuperar levando a saldo positivo de florestas), considerando os nossos atuais 70 bilhes de toneladas nas florestas tropicais ns teramos, ao fim de 100 anos, 8,4 bilhes de toneladas de carbono armazenados a mais. Estimando uma produo futura de cana da ordem de 250 milhes de toneladas (com gua) por ano a capacidade de produo seria de 10 milhes de toneladas carbono em 100 anos. Mas h um problema, todo ano ns queimaramos os 250 milhes de toneladas, devolvendo o carbono para atmosfera para ser assimilado pelas plantas pela fotossntese para produzir nova cana no ano posterior (BUCKERIDGE, 2010). Essas estimativas indicam que, em 100 anos, a produo de cana poderia suprir apenas cerca de 0,1 % do total de carbono armazenado com aumento de 10 % em nossas florestas. Assim, a cana tem outros predicados importantes, que no o de seqestrar carbono. A cana-de-acar no tem tanto potencial assim para mitigar os efeitos do aquecimento global, mas seus atributos esto mais na produo de combustvel limpo.

91

Bibliografia BRASIL Ministrio de Minas e Energia. Plano Nacional de Energia 2030. Braslia: MME:EPE, 2007. Disponvel no site: < http://www.epe.gov.br/PNE/20080512_10.pdf. Acesso outubro 2010> BUCKERIDGE, M.S. Seqestro de carbono, cana-de-acar e o efeito Cinderela. Revista Com Cincia. Disponvel no site: <http://www.comciencia.br/comciencia/?section=8&edicao= 23&id=258. Acesso novembro 2010> BUCKERIDGE, M.S. Terra, gua e biocombustveis brasileiros, argentinos e americanos vo discutir os impactos da produo de energia renovvel em workshop em Atibaia. Revista Pesquisa FAPESP online, So Paulo, 09 ago. 2009. Disponvel no site: <http://www.revistapesquisa.fapesp.br/?art= 5746&bd=2&pg=1&lg=. Acesso em novembro 2009. FBDS Fundao Brasileira para o Desenvolvimento Sustentvel. Prticas de Gesto para reduo da Emisso de Gases do Efeito Estufa e remoo de Carbono na Agricultura, Pecuria e Engenharia Florestal Brasileira. Disponvel no site: <http://www.fbds.org.br/cop15/ FBDS_AgropecFlorestal.pdf. Acesso em outubro 2010. FREITAS, S.M.; FREDO, C.E. Fontes energticas e protocolo de Kyoto: a posio do Brasil. Informaes Econmicas, v.35, n.5, maio 2005. IEL Instituto Euvaldo Lodi lcool combustvel. Ncleo Central. Braslia: IEL/NC, 2008. (Srie Indstria em Perspectiva) NOEL, F.L. Etanol: o desafio do combustvel verde. In: Problemas Brasileiros n. 382, jul/ago 2007. SANTANNA, J.P. Biodiesel alimenta motor da economia. Revista Qumica e Derivados. Edio n. 414 - Abril de 2003. SZWARC, A. O Etanol e o Controle de Emisses de Gases de Efeito Estufa. Disponvel no site: < http://felix.ib.usp.br/bib138/etanol_controle_gases.pdf. Acesso em maro 2011. UNICA UNIO DAS INDSTRIAS DE CANA-DE-ACAR Noticias, 2010. Disponvel no site: <http://www.unica.com.br/noticias/show.asp?nwsCode=%7B1A44C1EA-92CE-44C1AE09-431825C01193%7D. Acesso em maro 2011.

92

You might also like