You are on page 1of 6

Algumas dicas para lidar com o computador

1. Todas as conexes entre os componentes (impressoras, monitor, scanner, mouse e


teclado) devem ser feitas com a energia eltrica desligada.

2. Todas as partes do computador devem ficar protegidas contra esbarres, quedas e luz
solar direta.

3. O computador deve ficar em local ventilado, de preferncia em local refrigerado. As


frestas de ventilao existentes no gabinete devem ficar desimpedidas, especialmente o local de sada de ar da ventoinha, que fica na parte posterior do gabinete 4. Os cabos e fios de conexo devem ficar fora do caminho das pessoas, evitando-se que sejam manipuladas com freqncia (conectar e desconectar muitas vezes, mudana do monitor de vdeo e da impressora de lugar com os mesmos conectados).

5. O computador, o monitor, a impressora e o teclado devem, de preferncia, ficar em


mveis que proporcionem uma posio de trabalho confortvel e saudvel . 6. O local de trabalho deve ter iluminao, temperatura e arejamento adequados tanto para a mquina quanto para voc, usurio.

Usando o mouse
O mouse facilita muito o uso do Windows. Vamos aprender algumas operaes bsicas. APONTAR mover e posicionar o ponteiro do mouse at que a ponta da seta fique sobre o objeto selecionado. CLIQUE pressionar uma vez o boto esquerdo do mouse com a ponta do ponteiro (seta que movida ao se movimentar o mouse) sobre o objeto desejado. O boto esquerdo o mais utilizado e recebe o nome de boto de seleo. DUPLO CLIQUE pressionar rapidamente duas vezes o boto esquerdo com o ponteiro apontando para o item desejado. O duplo clique usado freqentemente para abrir atalhos, arquivos e pastas, e equivale a selecionar um objeto e teclar a tecla ENTER no teclado.

ENTENDENDO O TECLADO NOES DE INFORMTICA


Diviso do teclado de acordo com a funo: Teclas de digitao (alfanumricas). Incluem as mesmas letras, nmeros, pontuao e smbolos encontrados em uma mquina de escrever tradicional. Teclas de controle. So usadas sozinhas ou em combinao com outras teclas para executar determinadas aes. As teclas de controle mais usadas so CTRL, ALT, a tecla de logotipo do Windows e ESC. Teclas de funo. So usadas para executar tarefas especficas. Elas foram rotuladas como F1, F2, F3 e assim por diante at F12. A funcionalidade dessas teclas varia de programa para programa. Teclas de navegao. Permitem editar texto e mover-se por documentos ou pginas da Web. Elas incluem as teclas de seta, HOME, END, PAGE UP, PAGE DOWN, DELETE e INSERT.

Teclado numrico. til para digitar nmeros rapidamente. As teclas esto agrupadas em bloco na mesma disposio de uma calculadora convencional.

Conhecendo o Teclado
1) TECLA Esc Utilizada normalmente para retornar a uma janela anterior, cancelar a maioria das operaes ou sada de programas e finalizao de programas, seu nome est relacionado com a palavra ESCAPE (escapar, sair). 2) TECLAS DE FUNES Os programadores definem funes especiais para essas teclas (so os chamados atalhos), variando de programa para programa. Em geral, a tecla F1 definida para exibir uma tela de AJUDA quando o usurio tiver dvidas. Se voc quer aprender como usar um programa, na maioria deles basta pressionar F1 para receber instrues. Procure no Menu Ajuda as funes das teclas F1 a F12. 3) TECLA Tab Utilizada normalmente em editores de texto, onde podemos avanar o cursor (barra vertical ou trao horizontal piscante que marca a posio onde ser inserido um caractere) 1,25 cm adiante para a direita. Essa medida pode ser configurada (modificada). Quando utilizada juntamente com a tecla SHIFT, retrocede uma tabulao.

4) TECLA Caps Lock Utilizada para alterar a fonte (letra) para MAISCULA ou MINSCULA. Quando acionada, acende o indicador luminoso de Caps Lock (localizado no canto superior direito do teclado) indicando que todos as letras digitadas a partir do acionamento sero MAISCULAS. Se pressionada novamente, o indicador luminoso se apaga, indicando que todos as letras digitadas a partir daquele momento sero MINSCULAS. 5) TECLA Shift (tambm representada por uma seta vertical para cima) Quando mantida pressionada e pressionando-se tambm uma outra tecla com o Caps Lock desativado, a letra ser MAISCULA. Se Caps Lock estiver acionado, a letra ser MINSCULA. Ao se manter a tecla Shift pressionada e digitarmos uma tecla que tenha dois caracteres diferentes ( um na parte superior e outro na inferior da tecla), no texto ser inserido o caractere que estiver na parte superior da tecla. 6) TECLA Ctrl

Utilizada normalmente acompanhada de outra tecla qualquer. Por exemplo, para marcar totalmente um texto que esteja no WORD, basta manter pressionada a tecla Ctrl e pressionar a tecla T( Ctrl + T 7) TECLA Alt Quando pressionada, ativa a barra de menus de um programa, e poderemos escolher um menu usando as teclas de direo (setas) e pressionando Enter. Tambm podemos selecionar um menu, mantendo-se pressionada a tecla Alt e pressionando a letra do menu que est sublinhada. 8) TECLA Alt Gr Utilizada para inserir o terceiro caractere de uma tecla, exemplo: para inserir o caractere basta reter a tecla Alt Gr e pressionar a tecla que possuir o caracter 9) TECLA Enter uma das teclas mais importantes do teclado, pois possui diversas funes. utilizada para selecionar opes de menus, transferir todos os caracteres direita do cursor para uma linha abaixo, criar novas linhas em branco e realizar diversas outras funes que dependem do programa utilizado. 10) TECLA Backspace Ao ser pressionada, retorna o cursor um espao para a esquerda, apagando o caractere de texto que existir. Se no existir um caractere esquerda do cursor, o Backspace apenas retorna um espao para a esquerda. 14) TECLA Insert Quando acionada vai inserindo os caracteres sobrepondo os existentes direita. Quando no 17)TECLA Delete Utilizada para apagar (da a expresso deletar para dizer apagar) caracteres que esto direita do cursor. Tambm podemos deletar palavras, linhas, pargrafos, etc., bastando selecion-los e teclar Delete. 18) TECLA End Utilizada pra mover o cursor para o ltimo caractere da linha atual. 19) TECLA Page Down Utilizada para mover a visualizao para uma tela abaixo, ou seja, o contrrio de Page Up. 20) TECLA Barra de Espaos Move o cursor para a direita, criando espaos em branco. Tambm move caracteres localizados direita do cursor para a direita. 21) TECLA Num Lock Ativa ou desativa o teclado numrico (conjunto de teclas de operaes matemticas e de nmeros localizados na parte direita do teclado). Quando o indicador luminoso NUM LOCK est aceso, o teclado numrico est operando com as funes numricas, caso contrrio, funcionar a segunda funo de cada tecla.

Elementos das janelas


Todas as janelas de programas no Windows possuem elementos em comum, que possuem funes especficas. Veja a figura e as descries abaixo.

BARRA DE TTULO A barra de ttulo a barra superior da janela, normalmente na cor azul (cor padro), onde exibido o ttulo do programa. Na barra de ttulo tambm encontramos os botes minimizar, restaurar/maximizar e fechar da respectiva janela. BARRA DE MENUS Localizada imediatamente inferior barra de ttulo, a barra de menus consiste em uma barra com palavras que so os ttulos dos menus. Basta clicar sobre a palavra para abrir o menu de mesmo nome. Detalhe do ttulo do menu Arquivo em relevo devido ativao da barra de menus pela tecla Alt.

Um fato importante a ser destacado acerca da barra de menus que ela d

acesso a todas as funes do programa. Se quisermos uma funo relativa a arquivos, basta abrir o menu Arquivo e escolher a funo dentre as opes do menu. Se quisermos uma funo do programa relativa a exibio, basta abrir o menu Exibir, e assim por diante. Podemos abrir um menu da barra de menus atravs das respectivas letras sublinhadas. Basta teclar Alt no teclado (a barra de menus fica ativa, com a palavra Arquivo em relevo) e pressionar no teclado

BARRA DE FERRAMENTAS Localizada normalmente abaixo da barra de menus, a barra de ferramentas contm botes identificados por cones, que executam as ferramentas e funes do programa que so mais freqentemente utilizadas. Desta forma, o usurio economiza o tempo que levaria para procurar a ferramenta ou funo na barra de menus.

Exemplo de barra de ferramentas do Windows XP BARRA DE STATUS A barra de status normalmente se localiza na parte inferior da janela do programa, exibindo informaes sobre estados do programa. A barra de status do programa Windows Explorer por exemplo, exibe o nmero de objetos (arquivos e pastas) da pasta selecionada (aberta), entre outras informaes. Veja o exemplo na figura abaixo.

A barra de tarefas
O Windows um sistema operacional multitarefa, permitindo que voc use mais de um programa ao mesmo tempo. Por isso o Windows possui a barra de tarefas, localizada na parte inferior da tela, que exibe um boto com o cone e o nome de cada programa em execuo.

You might also like