You are on page 1of 4

Energia Automao: Softwares supervisrios para automao.

A Energia Automao fornece solues SCADA (superviso, controle e aquisio de dados) e IHM (interface homem mquina) para os setores eltrico (gerao, transmisso e distribuio), industrial/processo e predial. A empresa especializada em softwares supervisrios para as reas de gerao, transmisso e distribuio de energia eltrica. A Energia Automao possui experincia e conhecimento para desenvolver e integrar sistemas IHM/SCADA para subestaes, unidades de gerao de energia eltrica e centros de operao. O objetivo da Energia Automao fornecer servios e solues IHM/SCADA com alta qualidade, atravs de eficincia e transparncia promovendo o desenvolvimento dos clientes e parceiros e tornando-se referncia como empresa especializada em softwares de superviso, controle e aquisio de dados.

Especializada em solues IHM/SCADA para o setor eltrico.

WWW.energiaautomacao.com.br

Servios Especializados
A E N E R G I A A U TO MA O O F E R E C E S E R V I O S C O M A L T O P A D R O D E QUALIDADE, CONFIABILIDADE E INOVAO. Configurao de softwares supervisrios atravs das plataformas Elipse SCADA, Elipse E3, Elipse Power e Elipse Plant Manager. Especificao de sistemas IHM/SCADA para gerao, transmisso e distribuio de energia eltrica. Integrao de softwares supervisrios atravs das plataformas Elipse SCADA, Elipse E3, Elipse Power e Elipse Plant Manager com equipamentos (rels inteligentes, IEDs, PC industriais, CLPs, gateways) promovendo solues integradas. Testes de Aceitao em Fbrica para softwares IHM/SCADA. Testes de Aceitao em Campo (Comissionamento e Start Up) para softwares IHM/SCADA. Suporte tcnico para sistemas IHM/SCADA. Treinamentos certificados pela Elipse Software nas plataformas Elipse SCADA, E3 e Power. Documentao para especificao, operao de manuteno de softwares supervisrios.

PROFISIONAIS CERTIFICADOS
A Energia Automao formada por profissionais certificados como instrutores e programadores Elipse Software.

Solues para o setor eltrico


SOLUO PARA DESCARTE DE CARGAS
Soluo plataforma IHM/SCADA, Elipse desenvolvida para a atravs superviso da e

SOLUO PARA REDES DE DISTRIBUIO


Soluo IHM/SCADA, desenvolvida atravs das plataformas Elipse Power e Elipse E3, para a superviso de sistemas de distribuio de energia eltrica. Esta soluo voltada para o conceito de SMARTGRID, onde a rede de distribuio (religadores, reguladores de tenso, sensores de falta e banca de capacitores) supervisionada. A soluo pode ser integrada a equipamentos de diversos fabricantes, como COOPER, PEXTRON, NULEC, SINCMASTER e etc., atravs dos protocolos de comunicao DNP 3.0, IEC 101, 103, 104 ou 61850. A soluo com Elipse Power permite uso de recursos como localizao de faltas, oferecendo a localizao geogrfica da falta visualizada atravs do Google Earth.

SOLUO PARA TELEMEDIO


Soluo IHM/SCADA incorporada ao software E3Telemedio para aquisio e armazenamento de dados de medidores de faturamento de unidades geradoras e cogeradoras de energia eltrica. Esta soluo permite que o cliente tenha em um nico ambiente, a superviso do processo de gerao e o faturamento de energia para medidores homologados pela CCEE, independente do seu fabricante, oferecendo interface com banco de dados e exportao dos dados de memria de massa.

Power,

gerenciamento da demanda de carga em unidades de gerao, cogerao e distribuio de energia eltrica. O grande diferencial desta soluo permitir que um software IHM/SCADA realize a simulao de cenrios eltricos e informe aos equipamentos de tomadas de deciso (IEDs, CLPs), atravs de protocolos eltricos como IEC-61850, sobre o panorama do circuito eltrico antes que um evento de perda de alimentao acontea. Alm disso, permite que a superviso e o alvio de cargas rodem em um nico ambiente,

E MP R E S A C E R T I F I C A D A
A Energia Automao uma das poucas empresas certificadas pela Elipse Software.

T R E I N A ME N T O S
A Energia Automao oferece treinamentos in Company nas plataformas Elipse: SCADA, E3 e

SOLUO GATEWAY DE PROTOCOLOS


Soluo conversora de protocolos eltricos (DNP3.0, IEC61850, IEC 101/103/104) implementada atravs da plataforma Elipse E3 ou Elipse Power. O grande diferencial desta soluo oferecer um gateway via software, dispensando a necessidade de hardwares e garantindo a eficincia da transmisso de dados. Esta soluo pode ser utilizada por subestaes ou unidades de gerao para reportar dados para rgos de gesto de energia atravs de protocolos especficos.

S O L U O P I M S (P R O C E S S I N F O R MA T I O N MA N A G E ME N T S Y S T E M )
Atravs do uso da ferramenta EPM (Elipse Plant Manager), a soluo PIMS busca atender s necessidades de anlise de dados de grandes centros (COD, COG e COS). Informaes como nmero de operaes, tempo de indisponibilidade, tempo de manobra e etc. encontram-se muitas vezes fragmentadas e o uso de uma ferramenta PIMS surge como alternativa essencial para suprir este problema. Com uso de relatrios customizados, e possibilidade de mesclar diversos tipos de informao, a soluo PIMS possibilita a consulta informao de forma contextualizada independente do tipo de fonte de informao (SCADA, CLP, SDCD, etc.) transformando dados brutos em indicadores de processo e contribuindo para o conhecimento para auxilio na tomada de decises. Dentre as vantagens esto: compresso dos dados, interface com outros sistemas e recuperao dos dados.

SOLUES PARA SUBESTAES


Soluo IHM/SCADA, desenvolvida atravs das plataformas Elipse Power ou Elipse E3, para a superviso e controle de subestaes eltricas. O grande diferencial desta soluo contar uma com uma biblioteca garantindo de sua funes melhor desenvolvidas operao e especialmente para atender s funcionalidades exigidas por subestao, desempenho. A soluo permite agilidade, flexibilidade e possibilidade de customizao das plataformas para as necessidades de cada cliente. A soluo facilmente integrada com equipamentos (CLPs, IEDs, rels, medidores) que compem o controle de subestaes atravs de protocolos eltricos: IEC61850. DNP3.0. IEC101, 103, 104

Power com tutoriais e certificados emitidos pela Elipse Software.


.

SOLUES COM QUALIDADE E C U S T O MI Z A D A S P A R A CADA CLIENTE


A Energia Automao oferece solues supervisrios necessidade desafio de em cada a softwares conforme a cliente. Energia

SOLUO PARA SUPERVISO REMOTA DA GERAO E DISTRIBUIO DE ENERGIA


Soluo IHM/SCADA, desenvolvida atravs da

Impossvel para o cliente um para Automao.

plataforma Elipse E3 ou Elipse Power e protocolo Domnios Remotos, para a superviso e gerenciamento remoto de unidades de gerao e distribuio de energia pelos centros de operao da gerao (COG) e centros de operao da distribuio (COD).

Cases
IHM SUBESTAO PADRE FIALHO
Configurao e instalao do supervisrio para subestao atravs da plataforma Elipse Power integrada com rels SEL via protocolo IEC61850.

IHM SUBESTAO UTE LINHARES


Configurao e instalao do supervisrio para subestao atravs da plataforma Elipse Power integrada com o concentrador SEL-3354 via protocolo DNP3.0.

I H M S U B E S T A E S A R A T U E MI A S S A B A
Configurao e instalao do supervisrio para subestaes atravs da plataforma Elipse Power integrada com o concentrador SEL-3354 via protocolo DNP3.0.

U H E J A G U A R I (C E S P / A L T U S )
Em parceria com a Altus, a Energia Automao executou a configurao do supervisrio para a Usina Hidreltrica Jaguari, da CESP. A aplicao foi configurada com o software Elipse E3 e implementou a comunicao com aproximadamente 10mil pontos atravs do protocolo IEC 104.

U H E B O A E S P E R A N A (C H E S F / A L T U S )
Em parceria com a Altus, a Energia Automao executou a configurao do supervisrio para a Usina Hidreltrica Boa Esperana, da CHESF. A aplicao foi configurada com o software Elipse E3 e implementou a comunicao com aproximadamente 30mil pontos atravs dos protocolos DNP 3.0 e IEC 61850.

TELEMEDIO: UTE LINHARES E USINA HENRY BORDEN


Configurao e instalao do supervisrio para a telemedio dos medidores de faturamento ELO e ION atravs da plataforma Elipse E3.

Clientes e Parceiros

Contatos:
E N T R E E M C O N T A TO C O M A E N E R G I A A U T O M A O :

WWW.energiaautomacao.com.br

CAMPINAS - SP Rua Francisco Otaviano, 798 | sala 13 Jardim Chapado (19) 3284-2400 (19) 8330-1001 contato@energiaautomacao.com.br

You might also like