You are on page 1of 7

Identidade Civilizacional da Europa Ocidental

- Ficha de Unidade n. 2 -

ESCT ~ Departamento de Humanidades ~Prof. Jos Fernando Vasco

Identidade Civilizacional da Europa Ocidental


- Ficha de Unidade n. 2 A1.

As profundas mutaes polticas, sociais e econmicas que se verificam nos espaos anteriormente ocupados pelo Imprio Romano deram origem a trs grandes conjuntos civilizacionais, que rodeavam as margens do Mediterrneo no sculo XIII. Esses conjuntos civilizacionais eram:

A - A civilizao rabe, a Cristandade latina e a civilizao ibrica. B - A civilizao europeia, o Imprio Bizantino e o Islo. C - O Islo, a Cristandade latina e o Imprio Bizantino. D - A civilizao africana, o Imprio Bizantino e o Islo.
As instituies romanas foram em grande parte utilizadas pelos reinos brbaros. No entanto, houve uma noo que se perdeu. Assinale-a:

A - A noo de Deus. B - A noo de reino. C - A noo de democracia. D - A noo de Estado.


ESCT ~ Departamento de Humanidades ~Prof. Jos Fernando Vasco 2

Identidade Civilizacional da Europa Ocidental


- Ficha de Unidade n. 2 Findo o Imprio Romano, formaram-se diversos reinos. O que aconteceu ideia de Imprio?

A - Os reinos cristos uniram-se e formaram um Imprio. B - Foi seguida apenas no Imprio Bizantino. C - Ficou como referncia para a formao de novos imprios. D - Foi completamente abandonada.
As disputas territoriais entre prncipes e grandes senhores territoriais, juntamente com as invases tiveram como consequncia, entre os scs. V-XI, na Europa Ocidental:

A - O fortalecimento do poder central e a submisso dos senhores locais autoridade dos reis B - O enfraquecimento do poder central e a passagem dos poderes pblicos para os grandes senhores locais C - O enfraquecimento do poder central e a instituio de um modelo nico que definia as relaes entre os reis e os grandes senhores D - A centralizao do poder e o fortalecimento da burguesia enquanto grupo social politicamente dominante
ESCT ~ Departamento de Humanidades ~Prof. Jos Fernando Vasco 3

Identidade Civilizacional da Europa Ocidental


- Ficha de Unidade n. 2 Podemos definir senhorio como:

A - designao da autoridade local das grandes reas territoriais, recebendo em troca rendas e obrigaes banais e prestando ao rei obrigaes de vassalagem B - circunscrio jurdica, fiscal e administrativa onde os grandes senhores nobres ou eclesisticos exerciam um poder representativo, prestando contas ao poder central C - rea urbana qual era concedida uma carta comunal, reconhecendo o direito de exerccio local da autoridade e de autonomia na regulao administrativa D - circunscrio jurdica, fiscal e administrativa onde um senhor nobre ou eclesistico exercia o poder banal sobre todos os homens livres ou servos a residentes
ESCT ~ Departamento de Humanidades ~Prof. Jos Fernando Vasco 4

Identidade Civilizacional da Europa Ocidental


- Ficha de Unidade n. 2 A2. Ordene cronologicamente os acontecimentos listados abaixo utilize os algarismos 1 (o mais antigo) 2 3 4 5 ( o mais recente).

1. Queda do Imprio Romano do Ocidente (476) 1. Queda do Imprio Romano do Ocidente 2. Coroao de Carlos Magno como Imperador 4. Justiniano torna-se Imperador Bizantino (527) 3. Invaso muulmana da Pennsula Ibrica (711) 3. Invaso muulmana da Pennsula Ibrica 4. Justiniano torna-se Imperador Bizantino 2. Coroao de Carlos Magno como Imperador (800) 5. Gregrio VII redige a Dictatus Papae (1073) 5. Gregrio VII redige a Dictatus Papae
A3. Aplique os conceitos IMPRIO - COMUNA - REINO s frases enunciadas abaixo:

*Direito de auto-administrao dos habitantes livres de uma cidade. *Poder exercido por uma pessoa sobre territrios diferenciados que correspondem a vrios pases, lnguas e culturas. *Poder exercido numa nao, agregadora de pequenas unidades territoriais regionais.
ESCT ~ Departamento de Humanidades ~Prof. Jos Fernando Vasco

COMUNA IMPRIO ESTADO


5

Identidade Civilizacional da Europa Ocidental


- Ficha de Unidade n. 2 Movimento expansionista (religioso-militar) da Cristandade Ocidental, liderada pela Igreja Crist Romana, em afirmao do seu poder e papel de liderana do Ocidente. Conhecimento da cultura bizantina, desconhecida no Ocidente. Desenvolvimento das cidades de Gnova e Veneza que dominam o comrcio do Mediterrneo Oriental e tornam-se intermedirios comerciais entre Oriente/Ocidente. Agravamento das difceis relaes entre Cristos Romanos e Cristos Ortodoxos.

A4. Enuncie a importncia da 4 Cruzada de 1204.


ESCT ~ Departamento de Humanidades ~Prof. Jos Fernando Vasco 6

Identidade Civilizacional da Europa Ocidental


- Ficha de Unidade n. 2 A Europa moderna no vai construir-se em redor das cidades mas dos Estados. () A base econmica das cidades no vai bastar nem para fundamento de um poder poltico de primeira ordem nem sequer para fundamento de uma fora econmica de grande envergadura. Jacques Le Goff, A civilizao do Ocidente Medieval.

A5. Refira como os reis conseguiram impor-se aos poderes senhoriais locais e basear a sua autoridade com base no Estado.

Os reis afirmaram o seu poder face aos poderes locais feudais, tornando-se os suseranos dos principais nobres e ocupando o topo da pirmide feudal. O desenvolvimento econmico, graas dinamizao do comrcio, permitiu o levantamento de impostos para a edificao de uma administrao com base no nas cidades demasiado pequenas para se tornarem completamente autnomas - mas nos estados territoriais, chefiados pelos diversos reis. A atribuio de cartas de comuna limitou os poderes senhoriais, em favor dos habitantes dos meios urbanos, do Rei e da sua administrao.
ESCT ~ Departamento de Humanidades ~Prof. Jos Fernando Vasco 7

You might also like