You are on page 1of 12

CINCIA E TECNOLOGIA MODELO PARA ANLISE ESTRATGICA DE INDSTRIAS BASEADAS EM CINCIA

MODELO PARA ANLISE ESTRATGICA DE INDSTRIAS BASEADAS EM CINCIA


RESUMO

Este artigo apresenta um modelo para anlise estratgica de indstrias em processo de capacitao tecnolgica, baseadas em cincia e sediadas em pases em desenvolvimento. O modelo baseado em cinco elementos principais: regime tecnolgico, estrutura mercadolgica, processo organizacional, conhecimentos e recursos disponveis, e papel do governo. Ele pode ser aplicado tanto no nvel da indstria como no nvel da empresa, e visa apoiar o alinhamento das estratgias de inovao estratgia geral da empresa. Aplicado indstria brasileira de vacinas, o modelo permitiu evidenciar limitaes no regime tecnolgico e nos processos organizacionais dos produtores brasileiros, bem como identificar oportunidades de crescimento mercadolgico.
Rosiceli Barreto Gonalves Baetas
UFRJ e Fundao Oswaldo Cruz

Jos Vtor Bomtempo


UFRJ

Cristiane Quental
Fundao Oswaldo Cruz

ABSTRACT This paper presents a strategic analysis model for science-based industries in process of innovation and technological development, operating in developing countries. The model is based on five main elements: technological regime; marketing structure; organizational process; knowledge and available resources, and governmental role. It can be applied in both industry and firm level, and aims to support the alignment of innovation strategies to general firm strategy. Applied to the Brazilian vaccines industry, the framework highlighted the Brazilian vaccine manufacturers limitations in terms of technological regime and organizational processes, as well as the opportunities of market growth. PALAVRAS-CHAVE Inovao, competitividade, estratgia, capacitao, indstria baseada em cincia. KEY WORDS Innovation, competitiveness, strategy, capability, science-based industry.

80

RAE

VOL. 44 N4

ROSICELI BARRETO GONALVES BAETAS JOS VTOR BOMTEMPO CRISTIANE QUENTAL

INTRODUO
Uma questo fundamental para a gesto estratgica de empresas que atuam em setores industriais baseados em cincia em pases em desenvolvimento como se inserir competitivamente e de forma sustentvel em um ambiente turbulento. Em um setor baseado em cincia o avano tecnolgico depende de conhecimentos, habilidades e tcnicas provenientes da pesquisa cientfica (Pavitt, 1990), e a capacitao tecnolgica e a inovao inovadora so fatores crticos de sucesso (Kim, 1997; Lall, 2000; Katz, 2000). Este artigo apresenta uma estrutura analtica, denominada Modelo para Anlise Estratgica de Indstrias Baseadas em Cincia de Pases em Desenvolvimento (MAEI), que visa orientar a estratgia de organizaes que estejam passando por processos de capacitao tecnolgica. O modelo se baseia em cinco elementos: regime tecnolgico, estrutura tecnolgica, processos organizacionais, conhecimentos e recursos, e papel do governo. Neste artigo, a aplicao do MAEI ilustrada por uma anlise da indstria brasileira de vacinas de uso humano. Ao mesmo tempo em que possui limitaes estruturais, essa indstria est em posio favorvel em termos de oportunidades, em funo dos avanos da biotecnologia e da capacitao nacional. O artigo est organizado da seguinte forma: inicialmente, so discutidas as bases tericas e conceituais da construo do modelo; em seguida, o modelo apresentado e ilustrado pelo caso da indstria brasileira de vacinas; e, por fim, so apresentadas as concluses e sugestes para outras aplicaes do modelo.

BASES DO MODELO
O MAEI baseado em quatro abordagens de anlise estratgica: primeiro, nas capacitaes dinmicas de Teece, Pisano e Shuen (1997); segundo, na teoria de criao do conhecimento de Nonaka e Takeuchi (1995); terceiro, na trajetria reversa de Kim (1997); e quarto, no modelo de catching-up mercadolgico e tecnolgico de Lee e Lim (2001). Sero examinados a seguir os detalhes de cada um desses modelos.

Capacitaes dinmicas
Uma reviso da evoluo dos modelos de anlise estratgica, que tm como objetivo a formulao de estratgias para sustentar e aumentar a vantagem competitiva das

empresas, aponta a existncia de dois enfoques principais ao tema: o primeiro enfatiza o poder de mercado ou da indstria e suas interaes estratgicas, e o segundo baseia-se nos recursos e na eficcia das empresas. Em relao aos modelos que enfatizam o poder de mercado e interaes estratgicas, destacam-se o modelo das cinco foras competitivas (Porter, 1980), os modelos que ampliam a anlise dessas foras (Ghemawat, 1999) e o modelo da rede de valor (Brandenburger e Nalebuff, 1996). As abordagens baseadas em recursos tiveram origem nos trabalhos de Penrose (1959), seguidos dos trabalhos de Nelson e Winter (1982) e Barney (1991). A partir da dcada de 1990, destacam-se abordagens baseadas em capacidades ou competncias (Grant, 1991), que classificam os recursos como fontes de capacidades de uma empresa e capacidades como fontes de vantagens competitivas. Prahalad e Hamel (1990) conceituam competncias essenciais como o conjunto de habilidades e tecnologias de difcil imitao que permitem empresa oferecer um determinado benefcio para os clientes e, eventualmente, entrar em outras indstrias. Nessa mesma linha, a abordagem de Teece et al. (1997) tem como principal diferencial a nfase na necessidade de adaptao contnua da empresa para garantir a inovao a longo prazo. Esses autores propem que, em ambientes caracterizados por rpida mudana tecnolgica, as capacitaes dinmicas so as fontes de criao, captao e manuteno de valor pelas empresas. Eles enfatizam trs pontos que diferenciam sua abordagem das anteriores: a capacidade de renovar as competncias, o papel-chave da administrao estratgica, e a influncia da trajetria na situao presente da empresa. Para os autores, as vantagens competitivas de uma empresa residem em seu processo organizacional, na posio de seus ativos especficos tecnolgicos, financeiros e mercadolgicos e na sua trajetria. O processo de aprendizado de uma empresa dependente de sua trajetria, sendo que os caminhos so condicionados pelas competncias acumuladas no desenvolvimento e explorao dos produtos. Cohen e Levinthal (1990) propem que as pr-condies necessrias para solucionar problemas no processo de inovao e no processo de aprendizagem so similares entre si. O aprendizado envolve o desenvolvimento de capacidade para assimilar o conhecimento existente, ao passo que a inovao requer a capacidade de criar novos conhecimentos. Em ambos os casos a existncia de conhecimento e habilidades relevantes que permite as associaes e ligaes necessrias para solucionar os problemas.

OUT./DEZ. 2004

RAE

81

CINCIA E TECNOLOGIA MODELO PARA ANLISE ESTRATGICA DE INDSTRIAS BASEADAS EM CINCIA

Numa abordagem prxima de recursos, Nelson e Winter (1982) e Pavitt (1990) enfatizam o papel da tecnologia. Pavitt (1990) explora a noo de trajetria tecnolgica e o papel determinante das caractersticas do setor, e afirma que as diferenas e as similaridades entre os setores industriais esto relacionadas s fontes e direes das estratgias tecnolgicas. Para o autor, as estratgias tecnolgicas possveis para uma empresa so determinadas pelas caractersticas do setor e sinalizam as potencialidades e limites que conduzem os esforos em uma certa direo. De acordo com Nelson e Winter (1982), o regime tecnolgico pode ser definido como o ambiente tecnolgico onde a firma atua em determinado momento.

Criao do conhecimento organizacional


O que h em comum nas abordagens apresentadas que no exploram o processo de inovao em si. Para preencher essa lacuna, Nonaka e Takeuchi (1995) estudaram as interaes que ocorrem nos planos individual e organizacional no processo de inovao. Nonaka et al. (2000) propem que a razo de ser da empresa criar continuamente conhecimento, que a mais importante fonte de vantagem competitiva. Nonaka e Takeuchi (1995) argumentam que o processo de criao do conhecimento organizacional ocorre na interao, ao nvel individual, entre os conhecimentos tcito e explcito. A inovao surge do processo de transformao, em duas dimenses: em uma dimenso, o conhecimento criado e expandido por meio da interao social contnua e dinmica entre os conhecimentos tcito e explcito; na outra dimenso, o conhecimento do indivduo transformado em conhecimento de grupo e conhecimento organizacional. A funo da organizao prover as condies que auxiliem no processo de converso do conhecimento e na formao das espirais do conhecimento.

Modelos da trajetria reversa e de catching-up


Grande parte da literatura sobre anlise estratgica se destina aos pases desenvolvidos. Em face das dificuldades de aplicao s empresas de pases em desenvolvimento, diversas tentativas esto sendo desenvolvidas com o intuito de criar modelos que se adaptem s experincias de indstrias de pases emergentes. Diferentes autores vm estudando as experincias de desenvolvimento tecnolgico em pases de industrializao recente, como as anlises de experincias na sia de Pack (2000), Lall (2000) e Hobday (2000), e as anlises de experincias de pases da Amrica Latina, inclusive do Brasil, de Katz (2000) e de Figueiredo (2003).

O foco de interesse para o MAEI so as anlises que tratam o aprendizado, a capacidade de absoro e a inovao como pontos centrais. Duas abordagens de experincias da Coria do Sul possuem esse foco: o modelo da trajetria reversa de Kim (1997) e o modelo de catching-up mercadolgico e tecnolgico de Lee e Lim. (2001). O modelo dominante de anlise do processo de evoluo da inovao nos pases desenvolvidos o modelo da dinmica da inovao de Utterback (1994), no qual a trajetria tecnolgica das empresas segue trs fases principais: fluida, transitria e especfica. Na fase fluida ocorre um grande nmero de mudanas e o resultado incerto. A fase transitria caracterizada pela aceitao no mercado de uma inovao do produto. Na fase especfica, o valor da relao qualidade-custo se torna a base da concorrncia. Kim (1997) sugere que a trajetria das empresas de pases em desenvolvimento segue as mesmas trs fases, porm de forma inversa. Para ele, o desenvolvimento de capacitao tecnolgica visto como um processo de aprendizagem nos nveis individual e organizacional, e nas dimenses do conhecimento tcito e explcito. Um dos conceitos centrais da abordagem de Kim (1997) que a capacidade de absoro de uma empresa determinada pela base de conhecimento existente e pela intensidade de esforo comprometido. Para Kim, a capacitao tecnolgica um processo de aprendizagem que ocorre em todos os nveis da sociedade. Lee e Lim (2001) tambm analisam alguns setores industriais da Coria do Sul, buscando verificar as condies para a superao de etapas em direo capacitao tecnolgica. Para explic-las, os autores construram o modelo de catching-up mercadolgico e tecnolgico. Os autores defendem que o regime tecnolgico determinante nas atividades de inovao das empresas em processo de catching-up. Eles utilizam e apiam o detalhamento de regime tecnolgico feito por Malerba e Orsenigo (1993) nveis de oportunidades e apropriabilidade, acmulo de conhecimento e complexidade do conhecimento de base. Com isso, apresentam no modelo dois determinantes principais no processo de definio de produtos a desenvolver: o regime tecnolgico e as fontes de vantagens competitivas. As polticas da empresa e o papel do governo complementam o modelo como determinantes do esforo de P&D que, por sua vez, afeta diretamente os resultados alcanados.

MODELO INTEGRADO
A idia central que inspirou a proposio do MAEI que as qualidades dos quatro modelos estudados se reforam

82

RAE

VOL. 44 N4

ROSICELI BARRETO GONALVES BAETAS JOS VTOR BOMTEMPO CRISTIANE QUENTAL

quando os mesmos so considerados em conjunto. Alm disso, considerou-se que as bases conceituais desses quatro modelos poderiam ser estruturadas em torno do que se denominou elementos do processo de capacitao tecnolgica e inovadora em indstrias baseadas em cincia de pases em desenvolvimento. O modelo das capacitaes dinmicas de Teece et al. (1997) trata de forma conjunta os ativos especficos da empresa e a posio mercadolgica da empresa. Tal opo dificulta o processo de anlise das capacitaes, pois as anlises de mercado e de ativos requerem ferramentas distintas. Dessa forma, na construo do MAEI o conceito posio de Teece et al. (1997) subdividido. Em sua teoria de criao do conhecimento, Nonaka e Takeuchi (1995) enfatizam aspectos relacionados s interaes dos conhecimentos tcito e explcito, mas no incluem outros aspectos, como a trajetria e o regime tecnolgico, tambm importantes no processo de capacitao tecnolgica, que so abordados nos demais modelos. O modelo de Lee e Lim (2001), por outro lado, d pouca importncia questo do processo organizacional, amplamente enfatizada nas outras abordagens. Alm disso, esse modelo objetiva ser uma ferramenta de apoio administrao estratgica, destinando-se apenas a explicar os trs casos de catching-up estudados pelos autores. Ambos os modelos baseados na experincia coreana (Kim, 1997; Lee e Lim, 2001) trazem reflexes sobre o processo de capacitao tecnolgica. No entanto, exploram a idia de um referencial dos pases desenvolvidos no qual as empresas dos pases em desenvolvimento se espelham. Nesses modelos, o objetivo analisar o processo de catching-up tomando-se como referncia os produtos fabricados pelas empresas lderes. Entretanto, nem sempre esse o objetivo dos produtores atuantes em pases em desenvolvimento, pois muitos deles precisam achar nichos para atuar, visto que, em geral, no possuem condies de competir diretamente com os lderes.

O modelo proposto: MAEI


O MAEI aplica-se tanto anlise de indstrias quanto ao apoio gesto estratgica de uma organizao em particular. Ele permite a identificao de limitaes e oportunidades que podem ser exploradas no nvel da indstria e no da empresa ou agente produtor. No primeiro caso, visa fornecer um retrato da situao geral da indstria e pode ser usado, por exemplo, como apoio definio de polticas setoriais. Quanto sua aplicao no nvel da organizao, o MAEI ajuda no entendimento das potencialidades da organizao frente ao ambiente, na

identificao de escolhas possveis e na definio de estratgias, sendo ainda til para o alinhamento das estratgias de inovao estratgia geral da organizao. No modelo considera-se que um produto fruto de inovao quando novo para a organizao em anlise, mesmo que no o seja para os competidores (Mytelka, 1999). Em funo do estgio de desenvolvimento tecnolgico da organizao, ser necessrio desenvolver capacidade para assimilar o conhecimento existente (Cohen e Levintal, 1990). Assim, em muitos casos dever se percorrer uma trajetria reversa de Kim (1997): no primeiro estgio, a organizao adquire tecnologias em fase especfica (ou madura); no segundo estgio (imitao criativa), repete o processo com tecnologias ainda em transio; e no terceiro estgio, capaz de gerar tecnologias emergentes, em fase fluida. No MAEI, considera-se como complementares as abordagens baseadas no mercado (Porter, 1980; Ghemawat, 1999; Bradenburger e Nalebuff, 1996) e aquelas baseadas em recursos (Penrose, 1959; Nelson e Winter, 1982; Barney, 1991; Grant, 1991; Prahalad e Hamel, 1990) e no ambiente tecnolgico (Pavitt, 1990; Nelson e Winter, 1982; Lee e Lim, 2001). A identificao de oportunidades mercadolgicas e tecnolgicas deve ser feita luz das capacitaes dinmicas (Teece et al., 1997), levando-se em conta os ambientes mercadolgico e tecnolgico nos quais a organizao atua e o papel do governo (Lee e Lim, 2001). O processo organizacional adaptado de Teece et al. (1997) e Nonaka e Takeuchi (1995) deve oferecer condies de capacitao para a organizao aprender e inovar. O desenvolvimento de capacitao tecnolgica e inovadora visto principalmente como um processo de aprendizagem. O modelo (Figura 1) contm cinco elementos principais relacionados s escolhas das estratgias para o desenvolvimento de capacitao tecnolgica e inovadora: o primeiro refere-se ao regime tecnolgico e posio relativa da empresa; o segundo refere-se estrutura mercadolgica e posio relativa da empresa; o terceiro relaciona-se ao processo organizacional; o quarto refere-se aos conhecimentos e recursos disponveis; e o quinto refere-se ao papel desempenhado pelo governo. Cada um desses elementos descrito a seguir. As anlises do regime tecnolgico e da estrutura mercadolgica devem ser realizadas no nvel internacional, exceto quando houver limites relevantes do ambiente competitivo da indstria dados por condies locais. A anlise do regime tecnolgico tem como objetivo apontar as oportunidades de desenvolvimento ou incorporao de novos produtos linha atual da empresa, em face

OUT./DEZ. 2004

RAE

83

CINCIA E TECNOLOGIA MODELO PARA ANLISE ESTRATGICA DE INDSTRIAS BASEADAS EM CINCIA

das caractersticas especficas segundo as quais as atividades de inovao so organizadas. Essa anlise pode explorar tanto o regime tecnolgico da indstria em que a organizao atua como o regime tecnolgico de novos usos potenciais para as competncias e ativos existentes. A anlise dos conhecimentos e recursos disponveis deve apontar as vantagens e desvantagens das escolhas estratgicas possveis. Essa anlise pode compreender duas abordagens: na primeira, pode-se focar a indstria em que a empresa atua, e na segunda, a avaliao deve se debruar sobre novos usos para os ativos e competncias existentes. Essa anlise pode ser ampliada com o intuito de explorar as necessidades de aprimoramento ou mesmo desenvolvimento de novos conhecimentos e recursos para fazer frente s oportunidades identificadas. As decises estratgicas de aprendizado e inovao esto relacionadas s possibilidades e s decises de explorar as oportunidades. Essas oportunidades podem ter uma natureza de curto ou longo prazo e, em ambas as condies, podem estar relacionadas ou no indstria em que a organizao atua e aos ativos e competncias de que a organizao dispe (Loewe et al., 2001). As estratgias gerais da empresa devem orientar essas decises, e o processo organizacional deve ser analisado levando-se em conta se est estruturado para favorecer a identificao de oportunidades, a inovao e o aprendizado, e

de que modo esse processo pode ser melhorado em funo das decises estratgicas. As estratgias de inovao relacionadas indstria em que a organizao atua so aplicadas quando existe potencial de crescimento na indstria ou dentro dela, ou ainda perspectiva de oportunidades futuras, originadas por um novo ciclo de inovao. Para as oportunidades de curto prazo, a organizao deve promover inovaes e aprendizados rpidos, com vistas a gerar melhorias e mudanas rpidas (Loewe et al., 2001). As estratgicas de inovao relacionadas a novos usos para os ativos e competncias se aplicam em duas situaes principais: quando a empresa percebe a necessidade de buscar novos usos para os ativos e competncias ou quando so identificadas novas oportunidades para estes. Por fim, deve ser analisado o papel do governo e as suas interferncias no regime tecnolgico, a estrutura mercadolgica, o processo organizacional, e os conhecimentos e recursos disponveis. Devem-se focar as polticas industriais, de cincia, tecnologia e inovao e setoriais que afetam as estratgias da empresa e, principalmente, as estratgias de inovao.

Regime tecnolgico
O regime tecnolgico reflete como as atividades de inovao de um determinado setor so organizadas, e como

Figura 1 - Modelo para Anlise Estratgica de Indstrias baseadas em Cincia de Pases em Desenvolvimento MAEI. Conhecimentos e Recursos Disponveis Regime Tecnolgico e Posio Oportunidades tecnolgicas

Papel do Governo e Estratgias da Empresa

Estratgias de Inovao

Criao do Conhecimento

M E R C A D O

Estrutura Mercadolgica e Posio

Oportunidades mercadolgicas

Processo Organizacional

84

RAE

VOL. 44 N4

ROSICELI BARRETO GONALVES BAETAS JOS VTOR BOMTEMPO CRISTIANE QUENTAL

elas afetam diretamente as oportunidades tecnolgicas e as oportunidades para o desenvolvimento de produtos. O regime tecnolgico definido neste artigo como a combinao dos seguintes fatores: fluidez da trajetria tecnolgica, freqncia da inovao, fonte da inovao, possibilidades de acesso tecnologia ou condies de apropriao da inovao, e possibilidades de acesso aos ativos complementares. A trajetria tecnolgica pode ser mais ou menos previsvel. Define-se como fluidez da trajetria tecnolgica o grau de acumulao do desenvolvimento tecnolgico e a previsibilidade da direo desse desenvolvimento. Pode-se utilizar aqui o conceito das fases de Utterback (1994) e classificar a trajetria como fluida, transitria ou especfica. Como afirmam Lee e Lim (2001), a freqncia da inovao tambm importante, pois uma alta ou baixa incidncia de inovaes num perodo curto de tempo afeta as oportunidades da empresa. Outros fatores de grande importncia so as fontes da inovao e as possibilidades de acesso tecnologia. Para a verificao das possibilidades de acesso tecnologia j existente devem ser analisadas as fontes de aprendizado tecnolgico (Kim, 1997; Lee e Lim, 2001). No caso de inovaes recentes, as anlises se voltam para a capacidade de aprendizado e absoro. Devem tambm ser analisadas as condies de apropriao dessas inovaes (Teece, 1986). Essas condies esto relacionadas capacidade de proteger a inovao e ao acesso aos ativos complementares. Tal anlise pode ser feita tanto do ponto de vista de se apropriar de inovaes externas quanto para proteger a prpria inovao. Algumas oportunidades de inovao exigem ativos especializados que o inovador no detm, mas que precisam estar disponveis para viabilizar a venda do produto: so os ativos complementares. As alternativas so integrar os ativos ou realizar acordos com outras empresas. As possibilidades de acesso a tais ativos tambm devem ser analisadas (Teece, 1986).

APLICAO DO MODELO
O MAEI foi utilizado na anlise da indstria de vacinas, tendo em vista a sensibilidade desse setor s inovaes tecnolgicas e sua relevncia no quadro nacional do sistema de sade. A seguir ser detalhado cada um dos cinco elementos do modelo.

Regime tecnolgico da indstria brasileira de vacinas


A trajetria tecnolgica na indstria de vacinas se carac-

teriza por duas grandes fases, divididas nos perodos anterior e posterior ao advento da biotecnologia moderna. Em cada uma dessas fases observam-se ciclos distintos de inovao (Galambos e Sewell, 1995). De um primeiro ciclo, que compreende um perodo de nfase bacteriolgica, virolgica e de nova bacteriologia de cpsulas polissacardicas, surgiram as chamadas vacinas de primeira gerao, que so as vacinas inativadas e atenuadas. As vacinas de segunda gerao so mais modernas, utilizando novas tcnicas da biotecnologia moderna, decorrentes do ciclo do DNA recombinante, dos estudos moleculares da gentica e do ciclo da tecnologia de conjugao. As novas abordagens no desenvolvimento de vacinas tm evoludo na direo do desenvolvimento das chamadas vacinas de terceira gerao, como as vacinas de DNA (The Jordan Report, 2002). Do ponto de vista do conceito de fluidez da trajetria tecnolgica, observa-se no setor de vacinas a convivncia das fases fluida, transitria e especfica. De um lado, tm-se inovaes incrementais, como as vacinas combinadas, que so novas apresentaes das vacinas existentes, o que caracterstico de fase especfica; de outro, observam-se caractersticas de fase transitria, como as inmeras vacinas em estudos clnicos no mundo provenientes do ciclo da DNA recombinante e estudos moleculares da gentica. A fase fluida pode ser ilustrada pelas vacinas de terceira gerao em desenvolvimento, como as vacinas contra AIDS e Malria, para as quais no foi possvel utilizar as abordagens das vacinas de primeira gerao. Quanto freqncia de inovao, a histria do desenvolvimento de vacinas tem mais de 200 anos, mas at a dcada de 1980 existiam aproximadamente 20 vacinas licenciadas nos Estados Unidos. Entretanto, a partir dessa dcada os avanos na biotecnologia e na imunologia permitiram o surgimento de uma nova gerao de vacinas, e, desde ento, foram licenciadas mais de 20 novas vacinas de uso humano (The Jordan Report, 2002). As fontes de inovao da moderna biotecnologia tm sido as universidades, os centros de pesquisa e as novas empresas de base biotecnolgica (NEBs). A maioria das NEBs nasceu a partir de 1980 em ambientes acadmicos e so caracterizadas como empresas inovadoras, baseadas em pesquisa e detentoras de tecnologia patenteada. A competncia estratgica dessas empresas fundamentase nas pesquisas cientficas, enquanto seus pontos fracos so os ativos complementares para a produo em ampla escala, marketing, capacitao gerencial para a realizao de estudos clnicos e atendimento das exigncias regulatrias, que so por sua vez competncias abundan-

OUT./DEZ. 2004

RAE

85

CINCIA E TECNOLOGIA MODELO PARA ANLISE ESTRATGICA DE INDSTRIAS BASEADAS EM CINCIA

tes nas lderes farmacuticas. As NEBs foram e ainda so alvo de interesse estratgico das empresas lderes, motivadas pela necessidade de capacitao na biotecnologia moderna. Uma anlise da trajetria tecnolgica dos produtores dos pases em desenvolvimento mostra uma histria de sucessivos acordos de transferncia de tecnologia com os pases desenvolvidos, como o Brasil. Por outro lado, observam-se tambm trajetrias de inovao a partir da biotecnologia moderna, como ocorre com alguns produtores em Cuba.

Estrutura mercadolgica
A anlise da estrutura mercadolgica fornece indicaes das oportunidades mercadolgicas para a empresa. O objetivo facilitar a identificao das vantagens competitivas que a empresa vem construindo e suas potencialidades luz da dinmica da estrutura industrial. A estrutura industrial o ambiente dinmico onde se relacionam os competidores, clientes, fornecedores, entrantes potenciais, substitutos, complementadores e demais participantes relevantes (Porter, 1980; Ghemawat, 1999). Como as relaes dos participantes da indstria tendem a mudar com o tempo, o mapeamento das relaes futuras fornece informaes teis (Ghemawat, 1999). Para a identificao dos determinantes das vantagens competitivas conveniente fazer uma anlise dos direcionadores de custo e da diferenciao. O objetivo identificar as oportunidades para aumentar o valor apropriado pela empresa com as atividades desempenhadas (Porter, 1985). Tambm devem ser analisados os comprometimentos existentes: as decises que envolvem grandes mudanas na modalidade de recursos e, portanto, possuem caractersticas de irreversibilidade (Ghemawat, 1999).

A estrutura mercadolgica da indstria de vacinas


O setor de vacinas passou por um processo de consolidao nas duas ltimas dcadas, fazendo com que hoje possua caractersticas oligopolistas: quatro empresas detm mais de 80% do faturamento do setor. A estratgia das empresas baseia-se no lanamento contnuo de produtos protegidos por patentes e de preo mais elevado, com a expectativa de aumentar as vendas e os lucros anuais (Merrill Lynch, 2003). Um outro aspecto importante para se compreender o mercado de vacinas o papel de organismos internacionais, como a Organizao Mundial de Sade (OMS) e o Fundo das Naes Unidas para Crianas (UNICEF). Esses organismos possuem o papel de estimuladores da produo de vacinas em pases em desenvolvimento.

Atualmente, as novas vacinas esto sendo introduzidas nos pases em desenvolvimento principalmente por meio de acordos de transferncia de tecnologia e licenas de explorao de patentes ou joint-ventures. Em alguns casos, como no Brasil, a negociao de tais acordos mediada pelo poder de barganha dos governos, que detm o mercado pblico. essa lgica que tem norteado os acordos recentes no Brasil entre os produtores pblicos locais e as empresas lderes. Uma das caractersticas do mercado de vacinas a sua segmentao, fazendo com que os preos e tipos de vacinas variem conforme o segmento. Nos pases em desenvolvimento, h uma diferena relevante entre os preos e tipos de vacinas dos setores governamental e privado, fazendo com que surjam oportunidades para os produtores locais (Kremer, 2000). Em relao pesquisa e ao desenvolvimento das vacinas, ambos so realizados basicamente nos pases desenvolvidos. O foco das pesquisas est voltado s doenas que se manifestam mais comumente em tais pases, fazendo com que as pesquisas das doenas mais comuns em pases em desenvolvimento, como a dengue, a febre amarela a leishmaniose, no constituam prioridade. Por outro lado, de certa forma esse desinteresse representa uma oportunidade para os produtores dos pases em desenvolvimento. As vacinas possuem uma caracterstica particular no que diz respeito a insumos. Ao se desenvolver, testar clinicamente e aprovar uma vacina, o insumo principal o resultado do seu prprio desenvolvimento: o lote-semente primrio, que d origem aos lotes a serem utilizados nos testes clnicos. A estratgia de cpia dificultada para os pases em desenvolvimento, pois, para provar que um produto copiado igualmente seguro e eficaz, necessrio realizar novos testes clnicos. Alm disso, existem ameaas de produtos substitutos, como novas vacinas combinadas em substituio s vacinas monovalentes; novas abordagens para a aplicao das vacinas (aerossol nasal e adesivos) e vacinas comestveis (produtos geneticamente modificados para conter antgenos contra determinadas doenas). Os fabricantes de vacinas podem ser classificados em quatro grupos estratgicos: a) multinacionais com atuao global; b) novas empresas de base biotecnolgica NEBs; c) empresas seguidoras; e d) empresas focalizadas. No primeiro grupo se encontram as divises de vacinas de grandes empresas farmacuticas baseadas em pesquisa. No das NEBs, poucas empresas evoluram at a etapa de comercializao de vacinas. No grupo de seguidoras, encontram-se as empresas, institutos pblicos e institutos privados que atuam principalmente no mercado domsti-

86

RAE

VOL. 44 N4

ROSICELI BARRETO GONALVES BAETAS JOS VTOR BOMTEMPO CRISTIANE QUENTAL

co ou como fornecedores da OMS e do UNICEF Pases . com a ndia, a China, a Indonsia e o Brasil possuem produtores com essa caracterstica. O ltimo grupo composto de empresas, institutos pblicos e institutos privados inovadores, com foco restrito de atuao. Os produtores cubanos tambm se encontram nessa categoria. No Brasil, o mercado de vacinas afetado de forma considervel pelas motivaes de sade pblica, porm limitadas por aspectos polticos e econmicos. O governo brasileiro coordena a aquisio e distribuio gratuita de vacinas segundo um calendrio estabelecido, cuja deciso de incluso ou no de determinadas vacinas depende de critrios tanto epidemiolgicos quanto econmicos. Observa-se uma contnua presso pela introduo de novas vacinas no calendrio oficial. Temporo (2002) observa que, apesar de a oferta nacional ser crescente, ainda h dependncia externa, sobretudo das novas vacinas. A demanda da rea privada crescente e totalmente atendida por importaes. O Brasil conta com dois produtores pblicos: o Instituto de Tecnologia em Imunobiolgicos de Manguinhos (Bio-Manguinhos), da Fundao Oswaldo Cruz, vinculado ao Ministrio da Sade, e o Instituto Butantan, subordinado ao governo do Estado de So Paulo. As suas linhas de vacinas so complementares e esto incorporando novos produtos, principalmente por meio de acordos de transferncia de tecnologia com empresas multinacionais. Em outros pases, como na ndia, China, Indonsia e Cuba, existem muitas empresas e instituies de porte pequeno a mdio. Diante desse cenrio, possvel identificar algumas arenas competitivas e segmentos com necessidades diferenciadas que podem ser explorados pelos pases em desenvolvimento, com variaes em opes estratgicas. Por exemplo, para a estratgia de inovao com foco na indstria, existem opes de baixo custo com atuao global ou local, o que exige eficcia, para garantir custo competitivo, e estratgia, para focalizar segmentos de mercado. Entretanto, existem tambm restries de natureza legal patentes, estudos clnicos e tecnolgica cpia de vacinas j existentes, bem como gargalos de natureza cientfica, como os enfrentadas para o desenvolvimento de vacinas para determinadas doenas.

O processo organizacional o modo como a empresa se estrutura, e em que grau sua estrutura favorece a inovao, sendo o aprendizado um dos principais fatores (Kim, 1997). Quanto mais a empresa for organizada para o aprendizado, mais chances ter de se capacitar em termos de tecnologia e inovao. Outro fator a habilidade de se reconfigurar, ou seja, de realizar as transformaes necessrias exigidas num ambiente de rpidas mudanas (Teece et al., 1997). Dessa forma, o processo organizacional compreende competncias organizacionais, relacionais e tcnicas (Franois et al., 1999). As competncias organizacionais esto ligadas capacidade da empresa de criar novos conhecimentos na gesto dos recursos humanos, tais como a capacidade de favorecer e canalizar a criatividade, e a capacidade de se transformar e de proteger a propriedade intelectual. As competncias relacionais dizem respeito capacidade de integrar e coordenar atividades internas e externas, estabelecer alianas, integrar novas tecnologias, coordenar novas atividades, acompanhar, prever e agir sobre a evoluo do mercado. A competncia tcnica est ligada capacidade da empresa de detectar as necessidades ou possibilidades de melhorias de produtos, processos e organizacionais, bem como de introduzir inovaes rapidamente. Todas essas competncias so classificadas segundo os elementos do MAEI, buscando verificar se favorecem os produtores quanto ao posicionamento tecnolgico e mercadolgico, e se favorecem a utilizao dos recursos. O que deve ser analisado, portanto, so principalmente as competncias que favorecem o aprendizado contnuo e a inovao desenvolvidos pela firma.

O processo organizacional e a indstria de vacinas


A maior parte das informaes apresentadas a seguir baseada no estudo de Bomtempo e Baetas (2004) acerca dos produtores brasileiros. Tais informaes levam a crer que h possibilidades para estruturar essas instituies com a finalidade de aprendizado e inovao. Uma das questes discutidas por especialistas do setor se o ponto central das limitaes dos produtores brasileiros decorrente de sua natureza jurdica e organizacional de instituio pblica. No h consenso, mas certamente a falta de flexibilidade administrativa um complicador. Uma alternativa prtica para incentivar a flexibilidade foi desenvolvida pelos institutos Bio-Manguinhos e Butantan, com a criao de fundaes de apoio. As instituies brasileiras produtoras de vacinas so avaliadas por Bomtempo e Baetas segundo 12 dimenses organizacionais consideradas fundamentais para o favorecimento do aprendizado contnuo e da inovao: 1)

O processo organizacional
O exame do regime tecnolgico e da estrutura mercadolgica fornece as peas-chave para o processo de formulao ou construo da estratgia. O processo organizacional aborda o como fazer, fornecendo as condies de capacitao para a implementao ou o desenvolvimento da estratgia.

OUT./DEZ. 2004

RAE

87

CINCIA E TECNOLOGIA MODELO PARA ANLISE ESTRATGICA DE INDSTRIAS BASEADAS EM CINCIA

realizao de inovao; 2) posicionamento tecnolgico; 3) monitoramento das tecnologias; 4) capacidade de apropriao das tecnologias; 5) conhecimento, previso e ao sobre a evoluo dos mercados; 6) recursos fsicos e financeiros; 7) capacidade de gerir e defender a propriedade intelectual; 8) insero da inovao e do aprendizado na estratgia de conjunto da organizao; 9) capacidade de organizar e dirigir a produo, e assimilao e difuso interna de conhecimento; 10) gesto de RH na perspectiva de aprendizado e inovao; 11) financiamento das inovaes e assimilao de tecnologias; e 12) cooperao. No presente artigo, toma-se como premissa que as dimenses identificadas como favorecedoras de um melhor posicionamento tecnolgico dos produtores de vacinas so o monitoramento das tecnologias, a capacidade de apropriao das tecnologias e a capacidade de gerir e defender a propriedade intelectual. importante ressaltar que a dimenso capacidade de apropriao de tecnologias tambm analisada no item regime tecnolgico. Bomtempo e Baetas apontam para a necessidade de se aperfeioarem os mecanismos de monitoramento das tecnologias existentes, como o uso de fontes externas para o monitoramento das tecnologias de concorrentes e das tecnologias de futuro, alm de procedimentos formais para a anlise de publicaes dos profissionais dos concorrentes e as patentes destes. Quanto capacidade de apropriao das tecnologias, observa-se a necessidade de se buscarem sistematicamente novos desenvolvimentos e habilidades para imitar e copiar. Os dois principais produtores brasileiros possuem grupos prprios de pesquisa e um razovel acesso s fontes de tecnologia de fase especfica, pois contam com acordos de transferncia de tecnologia com empresas estrangeiras. Porm, a subcontratao de P&D limitada, sobretudo no exterior. H espao para um fortalecimento das interaes pesquisa-produo e as equipes de P&D ainda carecem de engenheiros dedicados s especificaes de projetos. Vem crescendo a ateno das instituies quanto capacidade de gerir e defender a propriedade intelectual, mas no existem procedimentos formais relacionados. A dimenso organizacional identificada como favorecedora de um melhor posicionamento mercadolgico referese ao conhecimento, previso e ao sobre a evoluo dos mercados. A principal limitao dos produtores brasileiros na explorao e identificao de novas oportunidades o foco no mercado interno. Nos processos organizacionais que favorecem uma melhor utilizao dos recursos, so identificadas as seguintes dimenses: insero do aprendizado e inovao na es-

tratgia de conjunto da organizao; gesto de recursos humanos na perspectiva de aprendizado e inovao; capacidade de organizar e dirigir a produo, e assimilao e difuso interna de conhecimento; capacidade de financiar as assimilaes e inovaes de tecnologias; e capacidade de cooperao. Quanto s trs primeiras dimenses, observou-se, neste estudo, necessidade de melhorias. Quanto capacidade de financiamento, os produtores brasileiros tm conseguido financiar as aquisies de tecnologias; entretanto, os gastos em P&D, financiados principalmente pelos governos federal e estadual, so considerados insuficientes. Quanto cooperao entre os grupos de P&D de vacinas no pas, identificou-se a necessidade de coordenao das pesquisas. A cooperao externa limitada. Em Cuba existe uma estreita colaborao entre todos os institutos envolvidos com pesquisa, desenvolvimento, estudos clnicos e produo de vacinas, alm de uma coordenao central. Tais caractersticas tm sido apontadas como pontos fortes do desenvolvimento biotecnolgico cubano.

Conhecimentos e recursos disponveis


O processo organizacional diz respeito ao como a empresa funciona, enquanto os conhecimentos e recursos disponveis examinam o que a empresa tem disponvel para funcionar e, principalmente, se est capacitada para fazer frente s oportunidades. A anlise aqui se volta para os recursos fsicos, humanos e tecnolgicos. O objetivo avaliar se a empresa dispe de recursos e conhecimentos para realizar trabalhos de pesquisa e desenvolvimento, para financiar uma inovao, se dispe de tecnologias-chave, de capacidade produtiva, de logstica e de marketing. Alm disso, importante verificar se as competncias existentes na empresa podem ser aplicadas a outras indstrias, caso existam competncias essenciais que extrapolem as fronteiras setoriais (Hamel e Prahalad, 1994). A existncia de infra-estrutura fundamental, tanto para produo quanto para desenvolvimento tecnolgico, com padres internacionais de boas prticas de fabricao. No Brasil, os produtores ainda no contam com a infra-estrutura dedicada exclusivamente produo de lotes para estudos clnicos, mas existem projetos de construo em andamento. O volume de recursos gastos em pesquisa e desenvolvimento pelos produtores e demais grupos de pesquisa considerado muito limitado. Quanto aos recursos humanos, importante mencionar a necessidade de contar com uma formao multidisciplinar e ao nvel de doutorado nas equipes de P&D. Observa-se que existem plataformas biotecnolgicas comuns que podem ser aplicadas a vrios setores da bio-

88

RAE

VOL. 44 N4

ROSICELI BARRETO GONALVES BAETAS JOS VTOR BOMTEMPO CRISTIANE QUENTAL

tecnologia, como reativos para diagnstico, biofrmacos e derivados de plasma. A maioria das empresas e instituies analisadas atua em alguma dessas outras reas. Entretanto, evidencia-se que os produtores brasileiros so focados predominantemente em vacinas, enquanto outros, como os cubanos, por exemplo, so bem mais diversificados em sua base biotecnolgica.

Papel do governo
Polticas gerais para promover a indstria, a educao e o comrcio certamente afetam os componentes regime tecnolgico, estrutura mercadolgica, processo organizacional, e conhecimentos e recursos disponveis, requerendo anlises complexas. Para fins deste trabalho, prope-se restringir a anlise s polticas de cincia, tecnologia e inovao (C&T&I), com destaque para os aspectos relacionados ao fomento. A questo central avaliar se tais polticas esto ajustadas ao estgio de desenvolvimento da indstria e do sistema que sustenta o aprendizado e a inovao na indstria. Assim, uma primeira questo a ser relevada se h um reconhecimento explcito do Estado de que C&T&I so ferramentas do desenvolvimento industrial e, em caso afirmativo, qual o papel na indstria em anlise nesta pesquisa. Segundo Dogson (2000), as polticas de C&T&I se sobrepem, mas para facilitar as anlises podem ser subdivididas da seguinte forma: cientficas, que dizem respeito promoo da cincia em universidades e laboratrios de pesquisa; tecnolgicas, relacionadas ao desenvolvimento de tecnologias genricas, como tecnologia da informao, biotecnologia, eletrnica e aeroespacial; e de inovao, que so polticas de incentivo acumulao, difuso e criao de novos produtos, processos e servios pelas empresas. A atuao do governo no incentivo s indstrias baseadas em cincia fundamental e, especificamente na questo das vacinas, sua relevncia ganha uma dimenso maior, em funo do impacto sobre a sade pblica. Como j assinalado, o governo nos pases desenvolvidos tambm comprador. No Brasil, o governo comprador e produtor. As duas principais instituies produtoras so pblicas, atendendo principalmente demanda pblica federal. As polticas governamentais para o setor de vacinas tm tido como objetivo, em vrios pases em desenvolvimento, garantir o suprimento de vacinas a baixo custo. Nesse contexto se buscou fortalecer a produo local, como ocorreu no Brasil. A estratgia local est voltada para atender as necessidades do mercado interno, a partir das demandas do Ministrio da Sade. De forma alternativa, Cuba, face sua limitada dimenso populacional, focalizou a

biotecnologia e as vacinas como uma oportunidade de insero competitiva e, dessa forma, vem incentivando a inovao e focando o mercado internacional. No Brasil, observa-se nos ltimos anos que a nfase na eficincia oramentria do governo acarretou uma presso nos produtores pblicos para garantir um baixo preo. Essa presso, importante em vrios aspectos, ensejou, porm, uma viso de curto prazo, visto que no foi acompanhada de uma poltica de desenvolvimento tecnolgico e de inovao. As polticas cientficas brasileiras esto refletidas no nmero de grupos de pesquisa aproximadamente 60 , localizados nas universidades e centros de pesquisa, que atuam no estudo de vacinas no pas. Entretanto, h um reconhecimento geral da falta de recursos para manter os grupos ativos e da falta de articulao com o setor produtivo. Especialistas e estudiosos do setor, como Homma et al. (2003), apontam o desenvolvimento tecnolgico como elo deficiente na inovao tecnolgica de vacinas no Brasil. Gadelha (2003) chama a ateno para os constrangimentos estruturais do setor e Temporo (2002; 2003) analisa o papel do Programa Nacional de Imunizaes no desenvolvimento e na conformao do setor. Sob o ponto de vista do papel do governo, uma anlise desses estudos mostra que uma questo comum a falta de uma poltica tecnolgica e de inovao para o setor.

CONCLUSO
As consideraes que seguem abordam dois aspectos principais: o primeiro relacionado ao modelo proposto e o segundo, aos resultados da anlise da indstria brasileira de vacinas. A discusso da pertinncia de utilizao dos modelos selecionados de anlise estratgica baseados em conhecimento e inovao em empresas sediadas em pases em desenvolvimento, atuantes em setores baseados em cincia, em processo de capacitao tecnolgica e inovadora apontou que os modelos de pases desenvolvidos analisados, apesar de oferecerem amplas contribuies para reflexo, possuem limitaes para os pases em desenvolvimento. Adicionalmente, as anlises de experincias de insero competitiva de empresas situadas fora do eixo EUAEuropaJapo, especialmente a Coria do Sul, oferecem elementos de reflexo teis para empresas que devem estar voltadas para a inovao. O MAEI constitui uma ferramenta de avaliao dos agentes determinantes do contexto operacional das empresas baseadas em cincia, pois permite conjugar as abordagens de diferentes fatores e eventos. A anlise de cada

OUT./DEZ. 2004

RAE

89

CINCIA E TECNOLOGIA MODELO PARA ANLISE ESTRATGICA DE INDSTRIAS BASEADAS EM CINCIA

um dos cinco elementos que compem o modelo permite a identificao de limitaes e oportunidades que podem ser exploradas tanto no nvel da empresa ou agente produtor quanto no nvel da indstria. Portanto, o modelo se configura como um instrumento para a anlise da indstria, podendo orientar o processo de capacitao tecnolgica e inovadora das empresas e do setor em questo. O MAEI pode ajudar a empresa no entendimento das suas potencialidades frente ao ambiente, na identificao de escolhas possveis e na definio de estratgias de aprendizado e inovao. Alm disso, parece promissora a aplicao do modelo em segmentos industriais no necessariamente baseados em cincia. No caso especfico do setor de vacinas, o MAEI mostrou-se adequado para o entendimento desse setor. Observa-se que a indstria de vacinas brasileira, foco da anlise, conta com uma base produtiva estabelecida e com oportunidades de crescimento mercadolgico, porm possui limitaes em seu posicionamento no regime tecnolgico e em seu processo organizacional. Quanto ao regime tecnolgico, verificam-se dificuldades para conciliar a convivncia de um ambiente afeito tanto fase especfica, em face da necessidade de atuao em produtos maduros, como fase fluida, frente s novas abordagens de desenvolvimento de vacinas. No processo organizacional, observam-se dificuldades relacionadas, sobretudo, gesto da inovao. Como o papel do governo importante, dada sua natureza de comprador e produtor do governo brasileiro, observa-se a necessidade de uma melhor integrao das aes das esferas governamentais responsveis pela sade, C&T&I e indstria, com vistas promoo do setor. Os produtores brasileiros se defrontam com possibilidades de decises estratgicas relacionadas tanto explorao de oportunidades na indstria de curto e de longo prazo , quanto explorao dos conhecimentos e recursos existentes. Existem oportunidades advindas dos novos ciclos de inovao na indstria, de ampliao de mercado, de demandas no atendidas e de diversificao na biotecnologia aplicada sade. As oportunidades existem, e as decises polticas que precisam ser tomadas podem dispor de um instrumento gerencial que auxilia a determinao dos objetivos estratgicos e a formulao de estratgias de negcio eficazes para empresas baseadas em cincia.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
BARNEY, J. Firm resources and sustained competitive advantage. Journal of Management, v. 11, n. 4, p. 99-120, 1991. BOMTEMPO, J. V.; BAETAS, R. Potencialidade para o desenvolvimento de vacinas no Brasil. Vacinas, soros e imunizao (no prelo). Rio de Janeiro: Fundao Oswaldo Cruz, 2004. BRADENBURGER, A.; NALEBUFF B. Co-opetition. New York: Currency , Doubleday, 1996. COHEN, W.; LEVINTHAL, D. Absorptive capacity: a new perspective on learning and innovation. Administrative Science Quaterly. V. 35, n. 1, p. 128-152, 1990. DOGSON, M. Policies for science, technology, and innovation in Asian newly industrializing economies. Technology, Innvation and Learning. Cambridge (UK): Cambridge University Press, 2000. FIGUEIREDO, P. Learning, capability accumulation and firms differences: evidence from latecomer steel. Industrial Corporate Change, v. 12, n. 3, p. 607-643, 2003. FRANOIS, J. et al. Dcrire les comptences pour lnnovation. In: Foray D. et Mairesse J. (org.). Paris: Editions EHESS, p. 283-303, 1999. GADELHA, C; AZEVEDO, N. Inovao em vacinas no Brasil. Histria, Cincias, Sade Manguinhos, v. 10, Suplemento 2, Rio de Janeiro, Fundao Oswaldo Cruz, 2003. GALAMBOS, L.; SEWELL, J. Networks of Innovation Vaccine Development at Merck, Sharp & Dohme and Mulford. Cambridge (UK): Cambridge University Press, 1995. GHEMAWAT, P Strategy and the Business Landscape. Reading (MA): Addison . Wesley, 1999. GRANT, R. The Resourse-based theory of competitive advantage: implications for strategy formulation. California Management Review, v. 33, n. 3, p. 114-135, 1991. HAMEL G.; PRAHALAD C. Competing for the Future. Cambridge (MA): Harvard Business School Press, 1994. HOBDAY, M. East versus Southeast Asian innnovation systems. Technology, Learning & Innovation. Cambridghe (UK): Cambridge University Press, 2000. HOMMA, A. et al. Desenvolvimento tecnolgico: elo deficiente na inovao tecnolgica de vacinas. Histria, Cincias, Sade-Manguinhos, v. 10, Suplemento 2, Rio de Janeiro, Fundao Oswaldo Cruz, 2003. KATZ, J. The Dynamics of Technological Learning during the ImportSubstitution Period and Recent Structural Changes in Industrial Sector of Argentina, Brazil and Mxico. Technology, Learning & Innovation. Cambridge (UK): Cambridge University Press, 2000. KIM, L. Imitation to Innovation The Dynamics of Koreas Technological Learning. Cambridge (MA): Harvard Business School Press, 1997. KIM, L. Building technological capability for industrialization: analytical frameworks and Koreas experience. Industrial and Corporate Change, v. 8, n. 1, 1999. KREMER, M. Creating Markets for New Vaccines. Cambridge (MA): Harvard University, The Brooking Institution, and NBER, 2000.

NOTA
O autor Jos Vtor Bomtempo registra seu agradecimento ao apoio do CNPq e Faperj.

90

RAE

VOL. 44 N4

ROSICELI BARRETO GONALVES BAETAS JOS VTOR BOMTEMPO CRISTIANE QUENTAL

LALL, S. Technological Change and Industrialization in Asian Newly Industrializing Economies. Cambridge (UK): Cambridge University Press, 2000. LEE, K.; LIM, C. Technological regimes, catching-up and leapfrogging: findings from Korean industries. Research Policy, v. 30, n. 3, p. 459-483, 2001. LOEWE, P; WILLIAMSON, P WOOD. Five styles of strategy innovation and .; how to use them. European Management Journal, v. 19, n. 2, p. 115-125, 2001. MALERBA, F ORSENIGO, L. Technological regimes and firm behavior. .; Industrial and Corporate Change, p. 45-71, 1993. MERRYLL LYNCH. Global vaccines. Biotehnology, jan/2003. MYTELKA, L. K. Competition, innovation and competitiveness in developing countries. Competition, Innovation and Competitivenes. Paris: OECD Development Centre Studies, 1999. NELSON, R.; WINTER, S. An Evolutionary Theory of Economic Change, Cambridge (MA): Harvard University Press, 1982. NONAKA, I.; TAKEUCHI, H. The Knowledge-Creating Company. New York: Oxford University Press, 1995. NONAKA, I. et al. A firm as a knowledge-creating entity: a new perspective in the theory of the firm. Industrial and Corporate Change, mar/2000. OECD. Biotechnology and Sustainability The Fight against Infectious Disease, 2003. PACK, H. Research and development in industrial development process. Technology, Learning & Innovation. Cambridge (UK): Cambridge University Press, 2000. PAVITT, K. What we know about the strategic management of technology. California Management Review, v. 32, n. 3, p. 17-26, 1990.

PENROSE, E. The Theory of Growth of the Firm. Oxford: Basil Blackwel, 1959. PLOTKIN, S.; ORENSTEIN, W. Vaccines. 3. ed. Philadelphia: W. B. Saunders Company, 2000. PORTER, M. Competitive Strategy. New York: The Free Press, 1980. PORTER, M. Competitive Advantage. New York: The Free Press, 1985. PRAHALAD, C.; HAMEL, G. The core competence of the corporation. Harvard Business Review, n. 3, p. 79-91, 1990. PROENA, A. Dinmica estratgica sob uma perspectiva analtica: refinando o entendimento gerencial. Rio de Janeiro: Arch, v. 8, n. 23, 1999. TEECE, D. Profiting from technological innovation: implications for integration, collaboration, licensing and public policy. Research Policy, v. 15, p. 285-305, 1986. TEECE, D.; PISANO G.; SHUEN, A. Dynamic capabilities and strategic management. Strategic Management Journal, v. 18, n. 7, p. 509-533, 1997. TEMPORO, J. Complexo industrial da sade: pblico e privado na produo e consumo de vacinas no Brasil. 2002. Tese de doutorado. Instituto de Medicina da UERJ - Rio de Janeiro. TEMPORO, J. O Programa Nacional de Imunizaes (PNI): Origens e desenvolvimento. Histria, Cincias, Sade Manguinhos, v. 10, Suplemento 2, Rio de Janeiro, Fundao Oswaldo Cruz, 2003. THE JORDAN REPORT. Accelerated Development of Vaccines, US Department of Health and Human Services, 2002. UTTERBACK, J. Mastering the Dynamics of Innovation. Cambridge (MA): Harvard Business School Press, 1994.

Artigo recebido em 09.01.2004. Aprovado em 05.05.2004.

Rosiceli Barreto Gonalves Baetas Doutoranda em Gesto e Inovao Tecnolgica na Escola de Qumica, UFRJ. Analista em C&T Senior do Instituto de Tecnologia em Imunobiolgicos, da Fundao Oswaldo Cruz. Interesses de pesquisa na rea de gesto e inovao tecnolgica. E-mail: rosiceli@bio.fiocruz.br Endereo: Av. Brasil, 4.365, Manguinhos, Pavilho Rocha Lima, 6 andar, Rio de Janeiro-RJ, 21045-900. Jos Vtor Bomtempo Professor Adjunto da Escola de Qumica/UFRJ. DSc em Economia Industrial pela Ecole des Mines de Paris. Interesses de pesquisa na rea de gesto e inovao tecnolgica. Email: vitor@eq.ufrj.br Endereo: Escola de Qumica UFRJ, Centro de Tecnologia, Bloco E, Fundo, Rio de Janeiro-RJ, 21949-900. Cristiane Quental Doutora em Administrao de Empresas pela COPPEAD/UFRJ. Coordenadora de Estudos e Projetos Estratgicos da Diretoria de Planejamento Estratgico da Fundao Oswaldo Cruz. Coordenadora Adjunta do Mestrado Profissional em Gesto de C&T em Sade, da Escola Nacional de Sade Pblica/ENSP da Fundao Oswaldo Cruz. Interesses de pesqui, sa na rea de planejamento estratgico. E-mail: cquental@fiocruz.br Endereo: Av. Brasil, 4.365, Manguinhos, Prdio Quinino, sala 305, Rio de Janeiro-RJ, 21045-900.

OUT./DEZ. 2004

RAE

91

You might also like