You are on page 1of 5

5.

AULA METODOLOGIA DO TRABALHO ACADMICO MTA INICIAO PESQUISA CIENTFICA Pesquisa Cientfica Segundo MATTAR (2002), pesquisa cientfica um procedimento racional e sistemtico que tem por objetivo proporcionar respostas aos problemas que so propostos. requerida quando no se dispe de informao suficiente para responder ao problema, ou ento quando a informao disponvel se encontra em tal estado de desordem que no possa ser adequadamente relacionada ao problema. Porque se faz pesquisa Por razes intelectuais = desejo de conhecer pela prpria satisfao de conhecer. Por razes prticas = desejo de conhecer com vistas a fazer algo de maneira mais eficiente ou eficaz. Classificao das Pesquisas Pesquisas puras = conhecimento por si mesmo acadmico laboratrio. Pesquisas aplicadas = contribuies prticas decorrentes do conhecimento puro. Uma pesquisa sobre problemas prticos pode conduzir descoberta de princpios cientficos. Uma pesquisa pura pode fornecer conhecimentos passveis de aplicao prtica imediata. O delineamento, ou seja, o planejamento da pesquisa define a classificao da pesquisa. O elemento mais importante para a identificao de um delineamento o procedimento adotado para a coleta de dados.

Dois grupos: a) Dados advindos de documentos pesquisa bibliogrfica e a pesquisa documental; b) Dados advindos de pessoas pesquisa experimental, levantamento e estudo de caso (ver a seo de metodologia de pesquisa).
CLASSIFICAO DAS PESQUISAS: Por Objetivos:
1. Exploratrias

recomendada quando h pouco conhecimento do objeto estudado. Tem como objetivo principal o aprimoramento de idias ou a descoberta de intuies. Na maioria dos casos assume a forma de pesquisa bibliogrfica ou estudo de caso. fenmeno da populao. Utiliza-se de tcnicas padronizadas de coletas tais como o questionrio e a observao.

2. Descritivas descreve caractersticas sobre determinado

3. Explicativas Tipo mais complexo e delicado. Busca

aprofundamento no porqu e razo das coisas. O mtodo experimental o maios utilizado neste tipo de pesquisa. Por delineamento (procedimentos adotados para coleta de dados) Delineamento o planejamento da pesquisa em sua dimenso mais ampla, envolvendo tanto a diagramao quanto a previso de anlise e interpretao da coleta de dados. Expressa, em linhas gerais, o desenvolvimento da pesquisa com nfase nos procedimentos tcnicos de coleta e anlise de dados. Podem ser: 1) Fontes de papel: a) Pesquisa Bibliogrfica: desenvolvida a partir de material j elaborado, constitudo principalmente de livros e artigos cientficos. a mais usada em iniciao cientfica, ou seja, em Trabalho de Concluso de Curso de Graduao. O trabalho de Fichamento essencial a este tipo de pesquisa.

Classificao das fontes bibliogrficas: 1. Livros de leitura corrente 2. Livros de referncia : Informativa dicionrio, enciclopdia, anurio, almanaques Remissiva catlogos, anais de congressos 3. Publicaes peridicas: Jornais Revistas 4. Impressos diversos Vantagens da Pesquisa Bibliogrfica:

Permite ao investigador a cobertura de uma gama de fenmenos muito mais ampla do que aquela que poderia pesquisar diretamente.

indispensvel nos estudos histricos quando no h outra maneira de conhecer os fatos a no ser em dados bibliogrficos. Limitaes da Pesquisa Bibliogrfica: Muitas vezes as fontes secundrias apresentam dados coletados ou processados de forma equivocada e, uma pesquisa baseada em concluses erradas pode reproduzir ou mesmo ampliar esses erros. b) Pesquisa Documental: Assemelha-se bibliogrfica mas, valese de maneiras que ainda no receberam um tratamento analtico ou que ainda podem ser reelaborados. Ex.: 1. Mo: Documentos conservados em arquivos de rgos pblicos; pesquisa de cartas, dirios, fotografias, gravaes etc. 2. Mo: Relatrios de pesquisa, relatrio de empresas, tabelas estatsticas etc.

Vantagens da Pesquisa Documental: Os documentos constituem fonte rica e estvel de dados. Subsistem ao longo do tempo, tornando-se importante fonte de dados em qualquer pesquisa de natureza histrica. O custo baixo exigindo para anlise dos documentos apenas tempo do pesquisador. No exige contato com os sujeitos da pesquisa. Limitaes da Pesquisa Documental: No representatividade. Subjetividade dos documentos. 2) Dados fornecidos por Pessoas: a)Pesquisa experimental: Aquela que se verifica principalmente em laboratrio. H um controle do pesquisador para observar os efeitos que uma varivel produz no objeto. Exemplo: PINGA-SE UMA GOTA DE CIDO NUMA PLACA DE METAL PARA OBSERVAR O RESULTADO. Observao: Na pesquisa social (aquela que estuda pessoas, grupos ou instituies) este tipo de pesquisa no muito adequado. Exemplo: A tica humana no permite que um pesquisador deixe um sujeito passar fome para observar os efeitos deste fato. b) Pesquisa Ex-Post-Facto: Tipo de pesquisa que se realiza depois do fato, sem o controle de variveis. So tomadas como experimentais situaes que se desenvolveram naturalmente e trabalha-se sobre elas como se estivessem submetidas a controles. Exemplo: Se em determinada regio existem duas cidades com aproximadamente o mesmo tamanho, o mesmo tempo de fundao e caractersticas scio-culturais semelhantes e numa delas se instala uma indstria, as modificaes que a se produzirem podero ser atribudas a esse fato, j que a presena da indstria constituiu o nico fator relevante observado numa cidade e no na outra. c) Levantamento: Tipo de pesquisa que se caracteriza pela interrogao direta das pessoas cujo comportamento se deseja

conhecer. Seleciona-se uma amostra significativa de todo o universo pesquisado e a concluso projetada para a totalidade do universo, levando em considerao a margem de erro, que obtida atravs de clculos estatsticos. Exemplo: Pesquisa IBOPE sobre as eleies e o CENSO anual. d) Estudo de Caso: Estudo profundo e exaustivo de um ou poucos objetos de maneira que permita o seu amplo e detalhado conhecimento. Exemplo: Investigar as caractersticas de sndrome do pnico numa paciente com a doena. e) Pesquisa-Ao: Tipo de pesquisa com base emprica que concebida e realizada em estreita associao com uma ao ou com a resoluo de um problema coletivo e no qual os pesquisadores e participantes representativos da situao ou do problema esto envolvidos de modo cooperativo ou participativo. Exemplo: O diretor de uma escola realiza uma pesquisa sobre a evoluo do trabalho coletivo na sua gesto. f) Pesquisa Participante: Muito parecida com a pesquisa-ao, ou seja, caracteriza-se pela interao entre pesquisadores e membros das situaes investigadas. A diferena que a participante envolve posies valorativas, derivadas sobretudo do humanismo cristo e de certas concepes marxistas, ou seja, pretende minimizar a distncia entre dirigentes e dirigidos. Exemplo 1) : Um grupo de uma ONG atuando no combate ao desemprego numa determinada regio, investigam as formas de trabalho que aquela determinada comunidade pode se servir, ensinando, inclusive, tcnicas de aperfeioamento deste trabalho. Exemplo 2) : Investigo as formas que poderia servir para uma comunidade, no caso, artesanato e ao mesmo tempo ensino tcnicas de aperfeioamento em artesanato.

You might also like