You are on page 1of 7

MERCADO DE CAPITAIS Atividade Aberta 02 - Estudo Dirigido 1) Para qual finalidade existe o mercado financeiro?

R = A sua finalidade a de mediar a compra e a venda de dinheiro, afim de captar recursos de quem tem recursos sobrando (superafitario) e repassa a quem est precisando de dinheiro (deficitrio), sendo que este aceita em troca disto pagar um valor maior. 2) Indique que produto negociado neste mercado. R = Este produto o dinheiro. 3) Explique como o mercado financeiro pode promover a democratizao do acesso riqueza. R= O mercado financeiro pode promover a democratizao riqueza da seguinte forma: captando recursos de quem superavitrio e emprestando dinheiro para quem deficitrio, assim quem toma emprestado ter recursos para investir e gerar lucro, e conseqentemente, este pagar os juros deste emprstimo, logo ganhar quem tomou este recurso emprestado e tambm ganhar quem aplicou este dinheiro. 4) Qual a funo do Conselho Monetrio Nacional? R= A funo do Conselho Monetrio Nacional expedir diretrizes gerais para o bom funcionamento do Sistema Financeiro Nacional (SFN), tambm funo do Conselho adaptar o volume dos meios de pagamento s reais necessidades da economia, regular o valor interno e externo da moeda e o equilbrio do balano de pagamentos, orientar a aplicao de recursos das instituies financeiras, propiciar o aperfeioamento das instituies e dos instrumentos financeiros, zelar pela liquidez e solvncia das instituies financeiras, coordenar as polticas monetrias, creditcia, oramentria e da dvida pblica interna e externa. 5) Qual a funo do Banco Central no mercado financeiro? R= A principal funo e responsabilidade do Banco Central no mercado financeiro, garantir o poder de compra da moeda nacional, tendo como outras funes emitir papel-moeda e moeda metlica; executar os servios do meio circulante; receber recolhimentos compulsrios e voluntrios das instituies financeiras e bancrias; realizar operaes de redesconto e emprstimo s instituies financeiras; regular a execuo dos servios de compensao de cheques e outros papis; efetuar operaes de compra e venda de ttulos pblicos federais; exercer o controle de crdito; exercer a

fiscalizao das instituies financeiras; autorizar o funcionamento das instituies financeiras; estabelecer as condies para o exerccio de quaisquer cargos de direo nas instituies financeiras; vigiar a interferncia de outras empresas nos mercados financeiros e de capitais e controlar o fluxo de capitais estrangeiros no pas. 6) Qual a funo da CVM no mercado financeiro? R= A Funo da Comisso de Valores Mobilirios tem a funo de assegurar o funcionamento eficiente e regular dos mercados de bolsa e de balco; proteger os titulares de valores mobilirios; evitar ou coibir modalidades de fraude ou manipulao do mercado; assegurar o acesso do pblico a informaes sobre valores mobilirios negociados e sobre as companhias que os tenham emitidos; assegurar a observncia de prticas comerciais equitativas no mercado de valores mobiliares; promover a expanso e o funcionamento eficiente e regular no mercado de aes e estimular as aplicaes permanentes em aes do capital social das companhias abertas. 7) Qual a funo da SUSEP no mercado financeiro? R = A funo da Superintendncia de Seguros Privados fazer o controle e fiscalizao do mercado de seguro, previdncia privada aberta e capitalizao, sendo que dentre esta, existem outras funes subseqentes, que so: fiscalizar a constituio, organizao, funcionamento e operao das sociedades seguradoras, de capitalizao, entidades de previdncia privada aberta e resseguradores, na qualidade de executora da poltica traada pelo CNSP; atuar no sentido de proteger a captao de poupana popular que se efetua atravs de operaes de seguro, previdncia privada aberta, de capitalizao e resseguro; zelar pela defesa dos interesses dos consumidores dos mercados supervisionados; promover o aperfeioamento das instituies e dos instrumentos operacionais a eles vinculados; promover a estabiliadade do mercado sobre a sua jurisdio; zelar pela liquidez e solvncia das sociedades que integram o mercado; diciplinar e acompanhar os investimentos daquelas entidades, e especial os efetuados em bens garantidores de provises tcnicas; cumprir e fazer cumprir as deliberaes do CNSP e exercer as atividades que por este for delegadas; prover os servios de secretaria executiva do CNSP. 8) O que um banco mltiplo? Como faz a captao e a aplicao? R= Um banco mltiplo uma instituio financeira privada ou pblica que realiza operaes ativas, passivas e acessrias das diversas instituies financeiras, sendo que, a captao e aplicao feito por intermdio das seguintes carteiras: comercial, de investimento, e/ou de desenvolvimento, de crdito imobilirio, de arrendamento mercantil e de crdito, financiamento e investimento.

9) O que um banco comercial? Como faz a captao e a aplicao? R= Um banco comercial uma instituio financeira privada ou pblica que tm como objetivo principal proporcionar suprimento de recursos necessrios para financiar, a curto e a mdio prazos, o comercio, a industria, as empresas prestadoras de servios, as pessoas fsicas e terceiros em geral. Nessas instituies a captao feita atravs de depsitos vista, depsitos a prazo fixo, obrigaes contradas no Pas e no exterior relativamente a repasses de refinanciamentos; emisso de Cdulas Pignoratcias de Debntures; colocao de letras de Cmbio de aceite com base em operaes com cauo de Warrants; certificados de depsitos de mdio ou de longo prazo em moeda estrangeira. A aplicao feita atravs de descontos de ttulos; abertura de crdito simples e em conta corrente; crdito rural (financiamento de custeio, investimento e comercializao); operaes de repasses e refinanciamentos; aplicao em ttulos, valores imobilirios e quotas de fundos de investimento; financiamento de projetos ligados a programas de fomento. 10) O que um banco de investimento? Como faz a captao e a aplicao? R= Bancos de investimentos so instituies financeiras privadas especializadas em operaes de participao societria de carter temporrio, de financiamento da atividade produtiva para suprimento de capital fixo e de giro e de administrao de recursos de terceiros. As captaes nessas instituies so feitos com depsitos a prazo fixo; emprstimos externos; emprstimos no Pas oriundos de recursos de instituies financeiras oficiais; emisso ou endosso de cdulas hipotecrias; emisso de certificados de depsitos de valores mobilirios em garantia; emisso de cdulas pignoratcias de debntures As aplicaes so feitas atravs de financiamento de capital de giro e capital fixo; subscrio ou aquisio de ttulos de valores mobilirios; depsitos interfinanceiros; repasses de emprstimos externos; repasse de recursos oficiais; repasse de emprstimos externos; arrendamento mercantil; operaes com entidades pblicas; crdito rural; financiamento de projetos de programas de fomento. 11) O que uma sociedade de crdito imobilirio? Como faz a captao e a aplicao? R= Um sociedade de crdito imobilirio basicamente uma instituio financeira que atua no financiamento habitacional.

Sua captao feita atravs de poupana; emisso de letras e cdulas hipotecrias; emisso de letras imobilirias; refinanciamentos concedidos pela CEF; depsitos interfinanceiros. A sua aplicao feita atravs de financiamento para a construo de habitaes; abertura de crdito para compra ou construo da casa prpria; financiamento de capital de giro a empresas incorporadoras, produtoras e distribuidoras de material de construo. 12) O que uma sociedade de arrendamento mercantil? Como faz a captao e a aplicao? R= Uma sociedade de arrendamento mercantil constituda sob a forma de sociedade annima. A sua captao feita atravs da emisso de debntures (principal forma de captao); dvida externa; cesso de direitos creditrios de contratos de arrendamentos mercantil; cesso de contrato de arrendamento mercantil; pode negociar CDIs; emprstimos e financiamentos de instituies financeiras oficiais em programas especiais. A sua aplicao feita atravs de arrendamento mercantil de bens moveis; de produo nacional; ou estrangeira; e bens imveis adquiridos pela entidade arrendadora para fins de uso prprio do arrendatrio; ttulos da dvida pblica, cesso de direitos creditrios. 13) O que a Caixa Econmica Federal? Como faz a captao e a aplicao? R= A Caixa Econmica Federal uma empresa pblica vinculada ao Ministrio da Fazenda, onde ela se assemelha aos bancos comerciais. A sua captao ocorre atravs de depsitos vista, realizar operaes ativas e efetuar prestao de servios . A sua aplicao acontece com uma caracterstica que disntitiva da Caixa, onde ela prioriza a concesso de emprstimos e financiamentos a programas e projetos nas reas de assitncia social, sade, educao, trabalho, transportes urbanos e esporte. Onde tambm faz aplicaes operando com crdito direto ao consumidor, financiando bens de consumo durveis, emprestar sob garantia de penhor industrial e cauo de ttulosl, bem como tem o monoplio de venda de bilhetes de loteria federal. Alm de concentrar o recolhimento e posterior aplicao de todos os recursos oriundos do Fundo de Garantia do Tempo de Servio (FGTS), integra o Sistema Brasileiro de Poupana e Emprestimo (SBPE) e o Sistema Financeiro de Habitao (SHF). 14) O que uma sociedade de crdito, financiamento e investimento? Como faz a captao e a aplicao?

R = So instituies financeiras privadas que tm como objetivo bsico a realizao de financiamento para a aquisio de bens, servios e capital de giro. A sua captao feita atravs de recursos obtidos com o aceite de letras de cmbio; depsitos de acionistas; repasses de instituies oficiais para programas especficos; mercado interfinanceiro. A sua aplicao feita atravs de financiamento de bens e servios a pessoas fsicas e jurdicas; financiamento de capital de giro a pessoas jurdicas; refinanciamento de operaes de arrendamento mercantil. 15) O que uma cooperativa de crdito? Como faz a captao e a aplicao? R = Cooperativas de crditos so Associaes de funcionrios de uma mesma empresa ou grupo de empresas, de profissionais de determinado segmento, de empresrios ou mesmo adotar a livre administrao de associados em uma determinada rea de atuao, sob certas condies. A sua captao feita atravs de depsitos vista e a prazo somente de associados; emprstimos, repasses e refinanciamentos de outras entidades financeiras; doaes. A sua aplicao feita atravs da concesso de crdito, somente a associados descontos de ttulos, abertura de crdito, simples e em contacorrente, crdito rural, repasse de recursos de instituies financeiras, adiantamentos a depositantes; aplicao de recursos no mercado financeiro. 16) O que uma sociedade de crdito ao microempreendedor? Como faz a captao e a aplicao? R = A sociedade de crdito ao microempreendedor uma entidade que tm por objetivo social exclusivo a concesso de financiamentos e a prestao de garantias a pessoas fsicas, bem como a pessoas jurdicas classificadas como microempresas, como vista a viabilizar empreendimentos de natureza profissional, comercial ou industrial de pequeno porte. Ela impedida de captar, sob qualquer forma, recursos junto ao pblico, bem como emitir ttulos e valores imobilirios destinados colocao e oferta pblicas. A sua aplicao ocorre somente na concesso de financiamentos. 17) O que um banco de desenvolvimento? Como faz a captao e a aplicao? R = Banco de Desenvolvimento uma instituio financeira controlada pelo governo estadual, e tem como objetivo precpuo proporcionar o suprimento

oportuno e adequado dos recursos necessrios ao financiamento, a mdio e a longo prazo, de programas e projetos que visem a promover o desenvolvimento econmico e social do seu respectivo Estado. A sua captao ocorre atravs de depsitos a prazo, emprstimos externos, emisso ou endosso de cdulas hipotecrias, emisso de cdulas pignoratcias de debntures e de Ttulos de Desenvolvimento Econmico. 18) O que uma corretora de valores? R = Voc poderia me dar uma ajuda nesta questo? 19) O que uma distribuidora de valores? R = Uma distribuidora de Valores uma sociedade que constituda sob a forma de sociedade annima ou por quotas de responsabilidade limitada. Ela faz a intermedeia a oferta pblica e distribuio de ttulos e valores mobilirios no mercado; administra e custodia as carteiras de ttulos e valores mobilirios; institue, organiza, e administra fundos e clubes de investimento; opera no mercado acionrio, comprando, vendendo e distribuindo ttulos e valores mobilirios inclusive ouro financeiro, por conta de terceiros; fazem a intermediao com as bolsas de valores e mercadorias; efetuam lanamentos pblicos de aes; operam no mercado aberto e intermedia operaes de cmbio. 20) O que uma distribuidora de valores? R = Repetido. 21) Como subdivido o mercado financeiro? Explique o que cada um de seus componentes. R = O mercado financeiro segmentado da seguinte forma: Mercado de Crdito, Mercado de Capitais, Mercado Monetrio, Mercado Cambial. Segue abaixo a definio e detalhamento de cada componente do mercado financeiro: Mercado de Crdito: o segmento que atende aos agentes econmicos quanto s suas necessidades de crdito de curto e mdio prazos. Mais precisamente, so atendidas solicitaes de credito para financiamento da aquisio de bens durveis pelos consumidores e do capital de giro das empresas. A maior parte do suprimento desse tipo de crdito feita pelos intermedirios financeiros bancrios e no bancrios; Mercado de Capitais: o conjunto dos meios e instrumentos necessrios gerao e distribuio mobilirios. o segmento que atende aos agentes econmicos produtivos ( na rea pblica e privada) quanto as suas

necessidades de financiamento de mdio e, sobretudo, de longo prazos, essencialmente relacionados com investimentos de capital fixo. Mercado Monetrio: o segmento que se realiza operaes de curto e de curtssimos prazos. por meio desse mercado que os agentes econmicos e os prprios intermedirios financeiros suprem suas necessidades momentneas de caixa. Mercado Cambial: o segmento em que se realizam operaes de compra e venda de moedas estrangeiras conversveis. Podem ocorrer operaes a prazo (normalmente curto), para suprimentos momentneas de moeda estrangeira, Poe exemplo, para fechamento de cambio de incorporaes. 22) O que Selic e Taxa Selic? Selic: Sistema desenvolvido pelo Banco Central e pela ANDIMA para realizar e controlar a liquidao e custdia na operaes com ttulos pblicos. Taxa Selic: a taxa apurada no Selic, obtida mediante o clculo da taxa mdia ponderada e ajustada das operaes de financiamento por um dia, lastreadas em ttulos pblicos federais e cursadas no referido Sistema na forma de operaes compromissadas. 23) O que so as Reservas Bancrias? R = Reservas Bancrias so 24) Por que a demanda que os bancos tm por Reservas Bancrias exatamente o compulsrio? 25) O que ocorre se a oferta de Reservas Bancrias for maior ou menor do que a demanda? 26) Como feita a zeragem automtica? 27) Quando h inflao, como o Governo altera a taxa de juros? 28) Quando h recesso, como o Governo altera a taxa de juros? 29) Se o Risco Brasil sobe, porque o Governo dever aumentar a taxa Selic? 30) Quando a taxa de juros do Tesouro Americano sobe, como o Governo dever mexer na Taxa Selic? 31) Discuta como voc pode tentar prever o movimento da taxa de cmbio. 32) O que renda fixa? 33) O que renda varivel? 34) O que taxa de juros prefixada? 35) O que taxa de juros ps-fixada?

You might also like